OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO REALIZADA NO PROJETO RONDON OPERAÇÃO CATOPÊ. Palavras-chave: Projeto Rondon, óleo de cozinha usado, reciclagem, sabão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO REALIZADA NO PROJETO RONDON OPERAÇÃO CATOPÊ. Palavras-chave: Projeto Rondon, óleo de cozinha usado, reciclagem, sabão."

Transcrição

1 OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO REALIZADA NO PROJETO RONDON OPERAÇÃO CATOPÊ Área Temática: Meio ambiente Daniel Bartiko (Coordenador da Ação de Extensão) Daniel Bartiko 1 Bruna Carina Menon 2 Renata Brasileiro Franco 3 Palavras-chave: Projeto Rondon, óleo de cozinha usado, reciclagem, sabão. Resumo: O óleo de cozinha usado quando descartado inadequadamente causa sérios danos ao ecossistema aquático, impermeabilização do solo, obstrução de encanamentos e galerias de esgotos, contribuindo assim para problemas de odores, proliferação de vetores, enchentes, dentre outros. Algumas das ações desenvolvidas no Projeto Rondon, Operação Capotê, em Julho e Agosto de 2014, contribuíram para com questões ambientais do município de Francisco Sá/MG, visando a educação ambiental e a conscientização sobre a problemática do óleo de cozinha usado. Neste contexto, foram desenvolvidas oficinas de Produção de Sabão, com o intuito de reciclar o óleo de cozinha, preservar o meio ambiente, conscientização ambiental e inserção de novos hábitos, além de possibilitar novas fontes de renda, aumento da economia local, e atingir multiplicadores da prática na comunidade. Introdução A oficina de Produção de Sabão foi ofertada no município de Francisco Sá, Minas Gerais, durante a Operação Catopê, no Projeto Rondon que ocorreu do dia 20 de Julho a 3 de Agosto de Esta foi ministrada pelos acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, com o intuito de conscientizar a população sobre os benefícios trazidos pela reciclagem do óleo de cozinha usado, incentivar nova fonte de renda e, principalmente, atingir multiplicadores dentro da comunidade. O óleo de cozinha proveniente de residências, comércio e indústrias é um potencial poluidor quando descartado inadequadamente. Asseiam-se alternativas para sua reciclagem, garantindo equilíbrio ambiental, econômico e social (ZUCATO, WELLE, SILVA, 2013). 1 Mestre. Docente do Departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO, campus de Irati. danielbartiko@hotmail.com 2 Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental da UNICENTRO, campus de Irati. 3 Acadêmica do Curso de Administração da UNICENTRO, campus de Irati. Especialista em Ensino da Geografia e História, da ESAP Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação das Faculdade Integradas do Vale do Ivaí e Bacharel em Turismo pela UNICENTRO.

2 Os óleos são substâncias hidrofóbicas, formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis. Em função desta imiscibilidade e por possuir densidade menor que a água, quando em contato com esta, emerge para a superfície (WILDNER & HILLIG, 2012). Segundo o Programa de Gestão Ambiental - PGA (2012), um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, ou seja, o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microrganismos que vivem na água, além impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes. Diversos estabelecimentos comerciais e residênciais descartam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto. Este descarte incorreto gera problemas com higiene, mau cheiro e compromete o funcionamento das estações de tratamento de água e de esgoto (ALBERICI & PONTES, 2004). Quando é descartado no ralo ou na pia provoca entupimentos nos encanamentos e aumenta os custos de limpeza nas caixas de gordura residenciais, o que contribui para aumentar a proliferação de ratos, baratas e outros vetores transmissores de doenças (PROGRAMA BIOLEO (b), [20-?]). Atualmente, as tecnologias mais utilizadas para reciclagem de óleo vegetal usado em frituras são: a saponificação, a produção de biodiesel e a constituição de ração animal. Uma pequena parcela também é destinada a utilização como matéria prima para a fabricação de tintas e massa de vidraceiro (NEZI, UHDRE, ROMERO, 2011). Segundo o Programa Bióleo (a) ([20-?]), a reciclagem do óleo acarreta em benefícios diretos para a natureza, economia e melhora a qualidade da vida; deixa de ser um resíduo contaminante, se transforma em insumo para a produção; reduz consideravelmente os custos com o tratamento da água que abastece cidades; transforma resíduo custoso e impactante ao meio ambiente em um insumo de valor econômico e ambiental. Nexte contexto, a simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir até o aquecimento global (PGA, 2012). Metodologia O presente trabalho estrutou-se em 2 momentos. Primeiramente, baseou-se em pesquisa e revisão bibliográfica para confeccionar as apostilas e a oficina de Produção de Sabão, bem como foram feitas visitas à fabrica de sabão localizada em Irati para aprender a fabricar o sabão junto com o Clube de Mães da Associação de Morados do Bairro de Engenheiro Gutierrez AMEG. Posteriormente, viajou-se até a cidade de Francisco Sá em Minas Gerais onde a equipe da UNICENTRO participou da Operação Catopê do Projeto Rondon. A oficina de Produção de Sabão foi estruturadas em 2 etapas. A primeira caracterizava-se por apresentação teórica, com auxílio de slides, e conversação com os participantes a respeito dos impactos causados pelo descarte incorreto do óleo

3 de cozinha usado, bem como os benefícios que a reciclagem pode trazer. Ainda nesta etapa explicou-se a receita e o procedimento de fabricação do sabão. Salientou-se que a fabricação de sabão requer cuidados, e exige-se equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas, avental e máscara para evitar queimaduras com a soda cáustica. Na segunda etapa da oficina, realizou-se a confecção do sabão ecológico. Salientou-se que poderiam ser feitas receitas com quantidades menores ou maiores do ingredientes, desde que, nas mesmas proporções. Materiais: 200 ml de Sabão em Pó; 2 L de Água; 400 ml de Vinagre; 1 L de Soda cáustica (NaOH 99%); 6 L Oléo de cozinha usado; 200 ml de desinfetante ou amaciante; Preparo: Colou-se em um balde o sabão em pó e o dissolveu em água. Acrescentou-se a soda cáustica e a mexeu até dissolve-lá. Em seguida, acrescentou-se o desinfetante, o vinagre, e por útlimo o óleo de cozinha usado, e mexeu-se até que a mistura adquirisse textura mais consistente. Após, colocou-se o sabão, ainda liquido, em potes plásticos usados, como os de margarina, sorvete, garrafas Pet e caixinhas de leite cortadas. Resultados e discussão A primeira oficina de Produção de Sabão foi realizada no dia 29 de Julho de 2014 no polo da UAB, onde contamos com a presença de 11 participantes (Figura 1). Devido a procura pela oficina, esta foi reofertada para a população. A segunda apresentação da oficina realizou-se no distrito de Catuni, no dia 1º de Agosto, para alunos do 3º ano do ensino médio e funcionários da escola, com participação de aproximidamente 25 indivíduos (Figura 2). E a terceira realizou-se no dia 2 de Agosto, na Casa da Pastoral da Criança, para os reponsáveis pelo estabelcimento. Nas oficinas, confeccionamos o sabão a partir do óleo de frituras doado por algumas lanchonetes e restaurantes do município. O sabão demorou, aproximadamente, 12 horas para ficar firme e assim poder ser desenformado. Ainda que firme, salientou-se a importância de esperar um tempo de cura, de aproximadamente 1 mês, antes de utilizá-lo. Em relação aos ingredientes, o vinagre foi usado com o intuito de abaixar o ph do sabão. Aconselhou-se usar o desinfetante na receita, quando o intuito do sabão é o uso para serviços em geral, e este pode ser substituído pelo amaciante quando o intuito é fabricar sabão para lavar roupas. Durante a oficina, alguns participantes relataram que já fabricavam sabão a partir do óleo descartado, porém, com receitas mais trabalhosas.

4 * Figura 1. *Figura 2. Considerações finais O processo de reciclagem do óleo vegetal através da produção de sabão ecológico é simples e prático, minimiza os impactos no meio ambiente, agrega-se valor ao transformar o resíduo, possibilita nova renda, gera aumento na economia local, melhora a qualidade de vida e conserva o meio ambiente. Através do Projeto Rondon 2014, conseguimos atingir uma parcela da população, e estes atuarão como multiplicadores, aumentando a rede de conhecimento desta prática.

5 Referências ALBERICI, R. M; PONTES, F. F., F DE. Reciclagem de óleo comestível de usado através da fabricação de sabão. Engenharia Ambiental, Espirito Santo do Pinhal, v. 1, n. 1, p , NEZI, S. M; UHDRE, D. F; ROMERO, A. L. Implementação do projeto Reciclagem de óleos e gorduras usados em frituras através a fabricação de sabão na UTFPR. In: VI Encontro de Produção Científica e Tecnologica. Outubro de PROGRAMA BIÓLEO DUPLAMENTE SUTENTÁVEL. Benefícios da Reciclagem. [20-?]. Disponível em: < em: 07 de Maio de 2014.(a) PROGRAMA BIÓLEO DUPLAMENTE SUTENTÁVEL. Descarte inadequado. [20-?]. Disponível em: < Acessado em: 07 de Maio de (b) PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL PGA. Sabão feito com óleo de cozinha: uma forma de diminuir o efeito estufa e a contaminação das águas Disponível em: < Acesso em: 07 de Maio de 2014 WILDNER, L. B. A; HILLIG, C.Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumentos de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v(5), n 5, p , REGET/UFSM (e- ISSN: ). ZUCATO, L.C; WELLE, I; SILVA, T. N. Cadeia reversa do óleo de cozinha: coordenação, estrutura e aspectos relacionais. REA Revista de Administração de Empresas/FGV-EAESP.São Paulo, v. 53, n. 5, p , set-out 2013.

Barra Limpa Caipira Colégio Nossa Senhora da Glória

Barra Limpa Caipira Colégio Nossa Senhora da Glória Colégio Nossa Senhora da Glória Escola: Colégio Nossa Senhora da Glória Cidade: Francisco Beltrão (PR) Categoria: Sustentabilidade Professor responsável: Cláucia Cuzzi Turma Envolvida: 9º Ano Período:

Leia mais

PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA!

PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA! PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA! Alexandre A. D. E. Santos 1 (IC), Ana Carolina C. Silva 1 (IC), Arthur I. do Prado 1 (IC), Geicyellen F. Dias 1 (IC), Jaqueline S. Costa 1 (IC), Kelly C. A. Borges

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

SABÃO ECOLÓGICO: A FAVOR DO MEIO AMBIENTE

SABÃO ECOLÓGICO: A FAVOR DO MEIO AMBIENTE Pró-Reitoria de Extensão Universitária e desportos Projeto Ações socioambientais SABÃO ECOLÓGICO: A FAVOR DO MEIO AMBIENTE Projeto Vassouras, RJ 2017 O óleo de cozinha que todo mundo usa para fazer frituras,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO Thayz Rodrigues Enedino (1); Maria de Fátima Camarotti (2) Universidade Federal

Leia mais

PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1

PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1 PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1 Jailson de O. Rodrigues Júnior 2 ; Alberto José O. de Mello 3 ; Thais

Leia mais

Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP. Mestre docente da Faculdade de Apucarana RESUMO

Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP. Mestre docente da Faculdade de Apucarana RESUMO RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO: POR MEIO DE FABRICAÇÃO DE SABÃO NA COMUNIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO HENRIQUE DA SILVA, LOCALIZADA EM APUCARANA - PR REIS, R 1 ; SANTOS, C.A 1 ; FERREIRA, P.A.B

Leia mais

Projeto Óleo Amigo SANTA CRUZ DO RIO PARDO S/P REALIZAÇÃO: ONG RIO PARDO VIVO PARCERIAS: SABESP/SEC MUN DE MEIO AMBIENTE

Projeto Óleo Amigo SANTA CRUZ DO RIO PARDO S/P REALIZAÇÃO: ONG RIO PARDO VIVO PARCERIAS: SABESP/SEC MUN DE MEIO AMBIENTE Projeto Óleo Amigo SANTA CRUZ DO RIO PARDO S/P REALIZAÇÃO: ONG RIO PARDO VIVO PARCERIAS: SABESP/SEC MUN DE MEIO AMBIENTE INTRODUÇÃO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA Forma uma película sobre a ÁGUA, que provoca

Leia mais

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO VISANDO A CRIAÇÃO DE UMA REDE DE COLETA DE ÓLEO DE FRITURA

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO VISANDO A CRIAÇÃO DE UMA REDE DE COLETA DE ÓLEO DE FRITURA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO VISANDO A CRIAÇÃO DE UMA REDE DE COLETA DE ÓLEO DE FRITURA 1. INTRODUÇÃO O modelo de vida urbano contemporâneo é caracterizado pelo seu crescente dinamismo, sendo influenciado

Leia mais

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal Nkarthe Guerra Araújo 1, Tuilly de Fátima Macedo Rodrigues

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul AVALIAÇÃO DO SABÃO PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL COMESTÍVEL

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul AVALIAÇÃO DO SABÃO PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL COMESTÍVEL AVALIAÇÃO DO SABÃO PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL COMESTÍVEL Área Temática: Redução das Desigualdades Sociais e Promoção da Inclusão Produtiva. Marcia Foster Mesko (Coordenadora da Ação de Extensão)

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL Vitória, A. Freire 1 ; Kaline, R. M. Ferreira 2 ; Didiane, S.Silva 2. 1

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1 REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1 Tainara Szulz Do Amaral 2, Maikel Veiga Bess 3, Carolaine Tais Kapelinski 4, Tailur Mousquer Martins 5, Osmar Bruneslau

Leia mais

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO 1 REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO Andrea Barbosa Delfini de Paulo 1 Arion Guedes Diogo 2 Cíntia Cargnin Cavalheiro Ribas 3 Lizete Marisa de Macedo 4 Mayara de Fatima Esper Cury 5 Valdeir De Almeida

Leia mais

Sabão Ecológico - Espuma & Brilho

Sabão Ecológico - Espuma & Brilho Sabão Ecológico - Espuma & Brilho EE Profª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Professor(es) Apresentador(es): Ronaldo Vieira Pinto Realização: Foco do Projeto Nessa eletiva os alunos serão protagonista em suas

Leia mais

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL 1.0 Do Projeto... 02 1.1 Por um Brasil Mais Sustentável... 02 1.1.1 Sugestões de atividades... 02 1.1.2 Programa de coleta... 03 1.2 Descarte correto de óleo usado... 03 1.2.1 Descarte

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL Vaniane de Mendonça Ramos (1); Cintia de Sousa Bezerra (2) (1) Aluna graduanda do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios,

Leia mais

Aproveitamento do óleo de cozinha vegetal usado para a fabricação de sabão ecológico

Aproveitamento do óleo de cozinha vegetal usado para a fabricação de sabão ecológico Aproveitamento do óleo de cozinha vegetal usado para a fabricação de sabão ecológico Yasmin Veridiana Furtado da Silva 1, Nataly Leidens 2 1 Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Leia mais

Palavras-chave: Educação Ambiental. Óleos e Gorduras Residuais (OGRs). Quantificação. Descarte.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Óleos e Gorduras Residuais (OGRs). Quantificação. Descarte. QUANTIFICAÇÃO E DESCARTE DOS ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Jorge Vleberton Bessa de Andrade 1, Ítalo Magno de Melo Santos, João Roberto Pereira Nogueira 3, Maria Cristiane

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NA COMUNIDADE DE ENGENHEIRO GUTIERREZ IRATI/PR

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NA COMUNIDADE DE ENGENHEIRO GUTIERREZ IRATI/PR 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NA COMUNIDADE DE ENGENHEIRO GUTIERREZ IRATI/PR Área temática comunicação oral Resumo O projeto objetiva propor ações intervencionistas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

FABRICAÇÃO DE SAPONÁCEOS COMO INCENTIVO À REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL: UM MINICURSO NO IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

FABRICAÇÃO DE SAPONÁCEOS COMO INCENTIVO À REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL: UM MINICURSO NO IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS 1 FABRICAÇÃO DE SAPONÁCEOS COMO INCENTIVO À REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL: UM MINICURSO NO IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS MANUFACTURING OF SAPONACEOUS AS INCENTIVE TO REUSE OF WASTE VEGETABLE OILS:

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 1

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 1 REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 1 Paola de Souza Roballo 2, Denis da Silva Garcia 3, Ana Paula Augustin Padilha 4, Fernanda Hart Garcia 5 1 Projeto de Ensino desenvolvido

Leia mais

Sabão Ecológico: desenvolvimento de uma metodologia simples para ser replicada

Sabão Ecológico: desenvolvimento de uma metodologia simples para ser replicada Sabão Ecológico: desenvolvimento de uma metodologia simples para ser replicada Natália Vogel 1, Cínthia Gabriely Zimmer 2 RESUMO O descarte inadequado de óleo vegetal usado ainda é uma prática realizada

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO COM COMUNIDADE QUILOMBOLA EM PARCERIA COM INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE PARA PRODUÇÃO DE SABÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO COM COMUNIDADE QUILOMBOLA EM PARCERIA COM INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE PARA PRODUÇÃO DE SABÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO COM COMUNIDADE QUILOMBOLA EM PARCERIA COM INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE PARA PRODUÇÃO DE SABÃO Raphael Lucas Jacinto Almeida (1); Newton Carlos Santos (1); Elder Miguel Esperidião

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

Diovana Jarosezwski da Rosa, aluna do Curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista PROAV/UNIJUÍ,

Diovana Jarosezwski da Rosa, aluna do Curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista PROAV/UNIJUÍ, REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS. 1 REUSE OF RESIDUAL KITCHEN OIL FOR THE DEVELOPMENT OF SUSTAINABLE PRODUCTS. Diovana Jarosezwski Da Rosa 2, Fernanda

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

Tema do Trabalho: A L og sti tica Reversa do Ól eo e Cozinha Usado

Tema do Trabalho: A L og sti tica Reversa do Ól eo e Cozinha Usado Tema do Trabalho: AL Logística Reversa do Óleo de Cozinha Usado Introdução Importante no preparo de alimentos através de fritura, são geradas grandes quantidades de resíduo de óleo de cozinha em residências

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO PROGRAMA Nº1/ 2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 6ª edição, revisão e atualização

Leia mais

SABÃO ECOLÓGICO SOLUZ: UMA PROPOSTA DE GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES DA GRANDE JOÃO PESSOA - PB

SABÃO ECOLÓGICO SOLUZ: UMA PROPOSTA DE GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES DA GRANDE JOÃO PESSOA - PB SABÃO ECOLÓGICO SOLUZ: UMA PROPOSTA DE GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES DA GRANDE JOÃO PESSOA - PB Claudiana Maria DA SILVA LEAL (1); Anna Paula DIONÍISIO RAMOS (2); Rômulo Wilker NERI DE ANDRADE (3);

Leia mais

Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado

Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado Projeto de extensão: Desenvolvimento de estojos e bolsas com material reaproveitado As professoras Káritha Macedo e Carolina Carioni, da área do Vestuário do Câmpus Gaspar, começaram em 2013 a desenvolver

Leia mais

Apostila Fórmulas de Produtos de Limpeza

Apostila Fórmulas de Produtos de Limpeza 1 Grátis para baixar A fabricação de produtos de limpeza pode ser uma boa opção para quem deseja obter renda com a fabricação dos produtos. Hoje é grande o faturamento nesse segmento de saneantes domissanitários,

Leia mais

DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA. Meio ambiente. Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA. Meio ambiente. Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA Meio ambiente 1 Maria da Glória Gomes Cristino Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) 2 Jessica Leonan Lima Ferreira- UFPA

Leia mais

Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO

Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO Avaliação do Potencial de Produção de Biocombustível a partir de Óleo de Fritura Residual (OFR) em Anápolis e Implantação

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA MARIA DA GLÓRIA GOMES CRISTINO, JESSICA LEONAN LIMA

Leia mais

Revista Brasileira de Gestão Ambiental ESTUDO DE CASO

Revista Brasileira de Gestão Ambiental   ESTUDO DE CASO Revista Brasileira de Gestão Ambiental http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rbga/index ESTUDO DE CASO Destinação do óleo de cozinha na cidade de Pombal-PB Destination of cooking oil in the city of

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - PRODUÇÃO VEGETAL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - PRODUÇÃO VEGETAL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - PRODUÇÃO VEGETAL ESTUDO DE CASO: DESTINAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL USADO EM RESTAURANTES E LANCHONETES NO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM-PA. GABRIEL LUCAS DA COSTA LISBOA, EVERSON DE

Leia mais

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO 16 TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE FONTES SUSTENTÁVEIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES,

Leia mais

Experimentando a produção de sabão sustentável através de oficina realizada no IFBA campus Santo Amaro.

Experimentando a produção de sabão sustentável através de oficina realizada no IFBA campus Santo Amaro. Experimentando a produção de sabão sustentável através de oficina realizada no IFBA campus Santo Amaro. Adriana Vieira dos Santos 1, Almir Vinicius Teixeira 2, Kênnya Rosa 3, Moisés Almeida 4, Rafael dos

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Artur Torres de Araújo Universidade Federal da Paraíba arturdesume@hotmail.com José Maurício de Albuquerque Monteiro Júnior

Leia mais

Educação Tecnológica-Ambiental para a Reciclagem do Óleo de Cozinha na Produção de Sabão Liquido Ecológico

Educação Tecnológica-Ambiental para a Reciclagem do Óleo de Cozinha na Produção de Sabão Liquido Ecológico ÁREA TEMÁTICA: Tecnologia Educação Tecnológica-Ambiental para a Reciclagem do Óleo de Cozinha na Produção de Sabão Liquido Ecológico Silvânia Coelho Souza 1, Luana Pereira de Souza 2, Fábio de Melo Resende

Leia mais

Óleo Vivo Programa de Conscientização, Coleta e Beneficiamento de Óleos e Gorduras Residuais, com Propósito de Produção de Biodiesel

Óleo Vivo Programa de Conscientização, Coleta e Beneficiamento de Óleos e Gorduras Residuais, com Propósito de Produção de Biodiesel Óleo Vivo Programa de Conscientização, Coleta e Beneficiamento de Óleos e Gorduras Residuais, com Propósito de Produção de Biodiesel Alex Nogueira Brasil¹ André Nogueira Brasil² Bruna Scarpelli³ Camilla

Leia mais

USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB)

USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB) USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB) Karoline Fernandes Siqueira Campos (1); Dayana Leite da Silva (2); Vinicius Batista Campos (3); Laércio Rodrigues de

Leia mais

SABÃO ECOLÓGICO DE CAJÁ- MANGA

SABÃO ECOLÓGICO DE CAJÁ- MANGA SABÃO ECOLÓGICO DE CAJÁ- MANGA Sabão Ecológico de Cajá-manga Identificação Nome de projeto: Sabão Ecológico de Cajá- manga Escola: Colégio Cedel Cidade: Edéia (GO) Categoria: Sustentabilidade Professora

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE LIPÍDEOS: PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE GORDURA ANIMAL E ÓLEO VEGETAL

REAPROVEITAMENTO DE LIPÍDEOS: PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE GORDURA ANIMAL E ÓLEO VEGETAL REAPROVEITAMENTO DE LIPÍDEOS: PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE GORDURA ANIMAL E ÓLEO VEGETAL Estudante(s): Arthur Cunha Pena, Pedro Henrique Naves Rodrigues. Orientador(es): Maísa G. da Silva, Raquel F. G.

Leia mais

LEVANTAMENTO DO DESTINO DADO AO ÓLEO DE FRITURA UTILIZADO POR VENDEDORES AMBULANTES NO CENTRO COMERCIAL DE SÃO LUÍS/MA 1

LEVANTAMENTO DO DESTINO DADO AO ÓLEO DE FRITURA UTILIZADO POR VENDEDORES AMBULANTES NO CENTRO COMERCIAL DE SÃO LUÍS/MA 1 LEVANTAMENTO DO DESTINO DADO AO ÓLEO DE FRITURA UTILIZADO POR VENDEDORES AMBULANTES NO CENTRO COMERCIAL DE SÃO LUÍS/MA 1 Cristiano Trindade Serrão 2 Debora Danna Soares da Silva 3 Gabrielle Silva de Almeida

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA Cláudio Carneiro Santana Junior (Autor Principal) claudio_jr_santana@hotmail.com Tharinne Borba

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 004 Data última revisão: 06/05/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Amaciante Blanc Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi,

Leia mais

Horta na Escola E.E WASHINGTON LUÍS

Horta na Escola E.E WASHINGTON LUÍS E.E WASHINGTON LUÍS Horta na Escola Ana Allice Evangelista Nascimento Beatriz Santos Agra Camily Guimarães Messias Bento Felipe Havrelhuk de Souza Maria Eduarda Vicco Ferreira Stellen Santana de Lima Júlia

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

Composição e Ingredientes: Etanol, Coadjuvante, Tensoativo não Iônico, Fragrância, Corante e Água.

Composição e Ingredientes: Etanol, Coadjuvante, Tensoativo não Iônico, Fragrância, Corante e Água. 1- IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Limpa Vidros Econômico. Aplicação: Este produto é utilizado para manter vidros, vitrines, espelhos, pára-brisas e acrílicos limpos e brilhantes. Não utilize em vidros

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

A Sustentabilidade nos condomínios

A Sustentabilidade nos condomínios A Sustentabilidade nos condomínios Palestrante: Célia Marcondes 1/3 PLANETA TERRA A TERRA É AZUL! Islândia Inglaterra Plataforma continental Oceano Atlântico Açores Portugal França Itália Canárias ÁFRICA

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF

CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF GAIO, Lucas Machado 1 ; CURADO, Isabela Cristina; RIBEIRO, Breno P. Marcondes; RODRIGUES, Juliana P.,

Leia mais

Reutilização do óleo de cozinha no processo de saponificação: indústria obtém lucro apoiando o meio ambiente

Reutilização do óleo de cozinha no processo de saponificação: indústria obtém lucro apoiando o meio ambiente Reutilização do óleo de cozinha no processo de saponificação: indústria obtém lucro apoiando o meio ambiente Larissa Maria Soares de Farias, Bel. (Faculdade Boa Viagem) larissa.farias92@gmail.com Yna Oliveira

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS M. SILVA 1, M. SACARDO 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC,

Leia mais

ROTEIRIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA ONG ÓLEO FORA D ÁGUA, NA CIDADE DE BOTUCATU.

ROTEIRIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA ONG ÓLEO FORA D ÁGUA, NA CIDADE DE BOTUCATU. ROTEIRIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA ONG ÓLEO FORA D ÁGUA, NA CIDADE DE BOTUCATU. Laís Alves de Proença 1, Celso Fernandes Joaquim Junior 2, Osmar Delmanto Junior³ 1 Faculdade

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

Projeto: Reclicar é Preciso Organização: Refeiçês Naturas Página: 1/1

Projeto: Reclicar é Preciso Organização: Refeiçês Naturas Página: 1/1 Projeto: Reclicar é Preciso Organização: Refeiçês Naturas Página: 1/1 nº 12 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 08:50:38 Última modificação: sexta-feira,

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL O que é Esgoto? São todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios que necessitam

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento:

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento: Plano de Aula Desentupindo pias quimicamente Autoras: Karoline dos Santos Tarnowski, Nadine Inácio e Anne Gabrielle Meirinho Série: 3 ano do Ensino Médio Número de aulas: 3 de 40 min, 2 horas Origem: Trabalho

Leia mais

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE ÓLEO DE COZINHA E FÁBRICA DE SABÃO FEVEREIRO, 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE

Leia mais

Estudo comparativo entre o sabão caseiro e o sabão industrial.

Estudo comparativo entre o sabão caseiro e o sabão industrial. Estudo comparativo entre o sabão caseiro e o sabão industrial. Estudantes responsáveis: André M. Martinez Jr. RA: 131041053 Lucas R. Bento RA: 131040502 Stephane A. Alves RA: 131040987 Grazielly C. Teodoro

Leia mais

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA PARA SABÃO

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA PARA SABÃO RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA PARA SABÃO Marina Ramos dos Santos 1 ; Jane Herondi dos Santos Brito 2 ; Rosa Maria Farias Asmus 3 1 Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental, Unidade Universitária de Dourados;

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERÍS DE FXAÇÃ 01 (UFV-MG) composto denominado arolignana A, cuja fórmula está representada a seguir, foi isolado no Departamento de Química da UFV a partir da planta chroma lagopus, popularmente conhecida

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS USADOS EM FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO NA UTFPR

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS USADOS EM FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO NA UTFPR IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS USADOS EM FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO NA UTFPR Sara Maria Nezi (IC) Curso de Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

[PROJETO RETORNA PET]

[PROJETO RETORNA PET] 2009 PROJETO RETORNA PET AUTORES: JOSE MACIO DE ANDRADE MISLAINE SOUZA SANTANA SANDRO PINTO LEITE DE OLIVEIRA [PROJETO RETORNA PET] Projeto sustentável desenvolvido para rede varejista. PROJETO PROPOSTO

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O DESCARTE ÓLEO DE FRITURA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O DESCARTE ÓLEO DE FRITURA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O DESCARTE ÓLEO DE FRITURA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO Fernando de Souza Muniz (*), Thaís Vasconcelos Silva * Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato

Leia mais

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Pág. 1/6 Rev.02 04/05/15 Norma ABNT/NBR 14725 1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: - Nome do produto: - Nome da empresa: - Endereço: - Telefone: - Fax: - E-mail: - Site: - Emergências: Sabão em barra

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE

COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE Sumário COMO MONTAR SUA FÁBRICA DE SORVETE... 2 EXEMPLOS DE COMO MONTAR SUA FÁBRICA... 8 COMO LUCRAR COM SUA FÁBRICA... 9 COMO MONTAR SUA FÁBRICA DE SORVETE

Leia mais

CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA 2122 CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Fabio Barcelos Barcelos Segatto¹ ¹segatto.fabio@gmail.com http://dx.doi.org/10.5902/223611707602

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12 1/12 SOLUÇÃO TITULANTE FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Bauminas Hidroazul Indústria

Leia mais

Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM

Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM A CORRETA DESTINAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA PÓS-USO E A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS EMPRESAS FABRICANTES Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM O resíduo O.F.U

Leia mais

OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UTILIZAÇÃO DE ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO 1

OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UTILIZAÇÃO DE ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO 1 OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UTILIZAÇÃO DE ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO 1 Gabriel Vicente Iungs Fabrin 2, Débora Pedroso 3, Bruna Comparsi 4. 1 Projeto de extensão Sabão Ecológico Solidário Curumim

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA M- MACBETH NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA M- MACBETH NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA M- MACBETH NA ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA Francisca Rogeria da Silva Lima (UEMA) rogerialima12@gmail.com LAUANDES MARQUES DE OLIVEIRA (UEMA) lauandes_2@yahoo.com.br

Leia mais

PROCERT Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável

PROCERT Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável Diretoria Técnica - Parecer no. 010/2013 PROCERT Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável Selo Verde PRÊMIO SOCIOAMBIENTAL CHICO MENDES PARECER TÉCNICO DA EMPRESA

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PRÁTICA EM ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS, MG

GESTÃO DE RESÍDUOS NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PRÁTICA EM ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS, MG GESTÃO DE RESÍDUOS NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PRÁTICA EM ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS, MG Daiane Ribeiro Dias*, Annanda Alkimim Alves, João Paulo Silva Fernandes, Mariana Oliveira Marques, Daniel Rodrigues

Leia mais

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL A RECICLAGEM DAS LATAS DE ALUMÍMIO Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL CONTEÚDOS Reciclagem do alumínio Vantagens e benefícios da reciclagem Reciclagem e sustentabilidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

Leia mais

O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autor (1) Wanusa Abreu de Paula; Co-autor (1) Fabio José Ésper; Co-autor (2) Maurício Carrara; Co-autor (3) Amanda

Leia mais

OFICINA DE ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO DESENVOLVIDA NO PROJETO RONDON 2014 OPERAÇÃO CATOPÊ

OFICINA DE ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO DESENVOLVIDA NO PROJETO RONDON 2014 OPERAÇÃO CATOPÊ OFICINA DE ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO DESENVOLVIDA NO PROJETO RONDON 2014 OPERAÇÃO CATOPÊ Área Temática: Meio Ambiente Valdemir Antoneli (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave: Projeto Rondon,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: KYARAD MR Page: (1 of 5) Data de elaboração: (04 /01 / 2006) Data de revisão: (16 / 08 / 2006) Número de Revisão: (01) ATENÇÃO: Leia

Leia mais

SUBPRODUTOS ALTERNATIVOS GERADOS A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL

SUBPRODUTOS ALTERNATIVOS GERADOS A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL SUBPRODUTOS ALTERNATIVOS GERADOS A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL Pedro Vieira Souza Santos (UNIVASF) Ciro Henrique de Araújo Fernandes (UNIVASF) Leiziane Ferreira de Carvalho (UNIVASF)

Leia mais

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 01 Stripalene 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STRIPALENE REMOVEDOR DE TINTAS Fórmula Química: Mistura a base de Diclorometano (CH 2 Cl 2 ). Uso / aplicação do produto: Removedor

Leia mais

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS GOVERNO DE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL NAIR PALÁCIO DE SOUZA NOVA ANDRADINA - MS PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS 1.TÍTULO: Projeto Óleo e água não se

Leia mais

Simulado Química UNICAMP

Simulado Química UNICAMP 1. (Unicamp 2014) Recentemente encontrou-se um verdadeiro fatberg, um iceberg de gordura com cerca de 15 toneladas, nas tubulações de esgoto de uma região de Londres. Esse fatberg, resultado do descarte

Leia mais

Clã Pioneiro Myrddin. G. E. AR Albino Bueno de Camargo 261. D.R.A.C.O.PIO Dia regional de ação comunitária pioneira

Clã Pioneiro Myrddin. G. E. AR Albino Bueno de Camargo 261. D.R.A.C.O.PIO Dia regional de ação comunitária pioneira Clã Pioneiro Myrddin G. E. AR Albino Bueno de Camargo 261 D.R.A.C.O.PIO Dia regional de ação comunitária pioneira Sorocaba / São Paulo Outubro / 2010 Projeto Reciclagem de Óleo Sandro José Martins Morais

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental UTILIZAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA FABRICAÇÃO DE SABÃO

Eixo Temático ET Educação Ambiental UTILIZAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA FABRICAÇÃO DE SABÃO 1728 Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Vol. 4: Congestas 2016 Eixo Temático ET-09-017 - Educação Ambiental UTILIZAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA FABRICAÇÃO DE SABÃO

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO: FERRAMENTA PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES

OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO: FERRAMENTA PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO: FERRAMENTA PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES Autor (1) Liduína Lima Pires Barbosa; Co-autor (2) Roberislândia Sousa Lima viana; Co-autor (3); Francisco

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima O que é lixo? Latim Lix : cinza ; Europa : resíduos domésticos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Indicador de Alcalinidade Aplicação: Indicador de Alcalinidade Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos

Leia mais

DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS.

DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS. DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS. ADEMIR MASSAL Discente do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS GILSON DIAS DE ARAÚJO Discente

Leia mais

PRODUÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE BIODEGRADÁVEL ATRAVÉS DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

PRODUÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE BIODEGRADÁVEL ATRAVÉS DO ÓLEO DE COZINHA USADO. PRODUÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE BIODEGRADÁVEL ATRAVÉS DO ÓLEO DE COZINHA USADO. Fabiana Costa Santos¹, Edielson Ferreira Xavier, Vera Núbia de Carvalho Farias 1. bi_costa.al@hotmail.com Resumo O meio ambiente

Leia mais