Linguagem C para Microcontroladores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagem C para Microcontroladores"

Transcrição

1 RESUMO Linguagem C para Microcontroladores Prof. Glauber G. O. Brante UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELT Departamento Acadêmico de Eletrotécnica

2 Sumário 1 Introdução Definições Gerais em Linguagem C A Linguagem C é Case Sensitive Palavras Reservadas Comentários Representação Numérica Tipos de Dados Constantes Definições Variáveis Variáveis Locais Variáveis Globais Funções Header Operadores Operadores Aritméticos Operadores Relacionais Operadores Booleanos Operadores Lógicos Associação de Operadores Estruturas Condicionais A Estrutura if A Estrutura if-else A Estrutura if-else if A Estrutura switch Estruturas de Repetição O Laço for O Comando break O Laço while Estrutura de Repetição Infinita O Laço do-while Comentários Finais

3 1 Introdução 3 1 Introdução O objetivo desse documento é fornecer um resumo sobre a linguagem C com ênfase em aplicações para microcontroladores. O emprego da linguagem C na programação de microcontroladores não é complicado, mas exige conhecimento mínimo da estrutura de programação, além de conhecimentos específicos sobre as estruturas internas do microcontrolador em questão. Este resumo apresentará as estruturas de programação mais comuns, necessárias para se programar microcontroladores. Para os conhecimentos específicos de cada microcontrolador, uma leitura do datasheet do componente se faz necessária. A estrutura básica de um programa em C para microcontroladores é a seguinte: void main() // inicializações de hardware e software while(1) // loop infinito /* tarefas a serem executadas pelo microcontrolador durante o funcionamento */ Com o uso inteligente dos comentários e funções, a programação se torna de mais fácil compreensão. Programas extensos podem ser divididos em sub-rotinas (funções) que ocasionalmente consumirão menos memória do microcontrolador e tornarão o se processamento mais rápido.

4 2 Definições Gerais em Linguagem C 4 2 Definições Gerais em Linguagem C 2.1 A Linguagem C é Case Sensitive Case sensitive significa que a linguagem C diferencia as letras maiúsculas das minúsculas. Assim, os identificadores CONTADOR, contador e Contador são diferentes entre si. Devemos prestar bastante atenção a esse fato, pois se criarmos uma variável de uma maneira e escrevermos de outra na hora de utilizá-la teremos um erro de compilação. Essa regra também se aplica a todos os comandos da linguagem C, que devem ser escritos em letras minúsculas, e.g., while, for, if. 2.2 Palavras Reservadas A linguagem C possui um conjunto de palavras reservadas que não podem ser usadas como variáveis de programa. As palavras reservadas da linguagem C, no padrão ANSI, são: Tab. 1: Palavras Reservadas em Linguagem C auto break case char const continue default do double else enum extern float for goto if int long register return short signed sizeof static struct switch typedef union unsigned void volatile while main Como já comentado, uma palavra reservada da linguagem C não pode ser utilizada pelo programador como variável do programa. A seguir temos um exemplo de erro no emprego de variáveis: while = 1; int = 200; 2.3 Comentários Os comentários auxiliam na documentação do programa e são fundamentais para entendimento futuro de sua funcionalidade, especialmente se quem vai fazer a manutenção do firmware não é o próprio programador que o criou. Além disso, os comentários também são úteis exclusão de linhas de código durante a compilação, facilitando os testes durante a programação. Em geral, grande parte dos compiladores aceita dois tipos de comentários, os de linha simples e os de múltiplas linhas. Os comentários de linha simples sempre são iniciados com // (dupla barra), fazendo com que o compilador ignore tudo o que estiver na mesma linha depois da dupla barra. Por exemplo: // Este é um comentário de linha simples.

5 2 Definições Gerais em Linguagem C 5 Por sua vez, os comentários de múltiplas linhas devem ser sempre iniciados com /* e terminados com */. Por exemplo: /* Este é um comentário de múltiplas linhas. */ 2.4 Representação Numérica Nessa subseção apresentaremos um resumo das representações numéricas para microcontroladores PIC, baseados no compilador MikroC Pro. Os tipos numéricos são os mesmos para todos os microcontroladores, porém a representação numérica pode variar entre os diversos compiladores existentes. Decimal: valor_decimal = 125; Binário: PORTA = 0b ; Hexadecimal: valor_hexa = 0xFF; Octal: valor_octal = 075; Caractere: caracter = a ; 2.5 Tipos de Dados Toda variável usada em um programa deve ser declarada como de um determinado tipo, que define seu tamanho (em número de bits) e suas características. As variáveis podem ser: Tab. 2: Tipos de Dados Tipo Bytes Mínimo Máximo Representa void Zero Sem valor Sem valor Valores nulos char Caracteres int Inteiros float 4 ±1, ±3, Valores com casas decimais (ponto flutuante) double 8 ±4, ±1, Valores com casas decimais (ponto flutuante)

6 2 Definições Gerais em Linguagem C 6 Além disso, temos os seguintes modificadores de tipo: Tab. 3: Modificadores de Tipos de Dados Tipo Modificação signed Com sinal unsigned Sem sinal short Inteiro menor que o padrão long Inteiro maior que o padrão Portanto, temos os seguintes tipos de dados inteiros: Tab. 4: Tipos de Dados Inteiros Tipo Bytes Mínimo Máximo char signed char unsigned char short int signed short int unsigned short int int signed int unsigned int short signed short unsigned short long int signed long int unsigned long int Constantes Servem para criar símbolos de valor constante que auxiliam na programação. No momento da compilação, o compilador se encarrega de atribuir os valores corretos aos símbolos criados. Por exemplo: const LIGADO = 1; const DESLIGADO = 0; const TMAX = 100; Após definir as constantes, é possível utilizar estas palavras como tendo o mesmo significado do valor numérico atribuído.

7 2 Definições Gerais em Linguagem C Definições Além de dar nome a valores constantes, também podemos atribuir outros nomes a símbolos já existentes no microcontrolador. Por exemplo, imagine que você tenha um LED ligado ao bit 0 da porta A do seu microcontrolador, além de um motor DC ligado ao bit 1 dessa mesma porta. Para facilitar a programação, pode-se fazer: #define LED PORTA.B0 #define MOTOR PORTA.B1 Observe que na Linguagem C os comandos iniciados pelo caractere # são os únicos que não recebem ponto-e-vírgula no final da sentença. Assim, os comandos de definição #define e const servem para tornar o programa mais compreensível. Além disso, estes comandos são sempre eliminados pelo compilador, ou seja, não consomem memória extra do microcontrolador. Para visualizar sua utilizada, considere o código abaixo utilizando definições e constantes: #define LED PORTA.B0 #define MOTOR PORTA.B1 const LIGADO = 1; const DESLIGADO = 0; void main() LED = LIGADO; MOTOR = LIGADO; 2.6 Variáveis Uma variável sempre deve ser declarada da seguinte forma: (<modificador>) <tipo de dado> <nome da variável> (= <valor>); Note que a utilização do modificador e da inicialização da variável são opcionais. Exemplos: unsigned int valor = 123; char letra = a ; int contador; As variáveis podem ser do tipo locais ou globais, conforme veremos a seguir.

8 2 Definições Gerais em Linguagem C Variáveis Locais São variáveis declaradas dentro de um bloco de instruções (ou função) e só podem ser acessadas dentro desse bloco. Exemplo: int media() int valor1 = 5; int valor2 = 7; return (valor1+valor2)/2; Uma observação importante é que todas as definições de variáveis locais devem aparecer logo no início do bloco/função Variáveis Globais São declaradas fora dos blocos de função e podem ser acessadas por todas as funções e blocos de instruções. Exemplo: int valor1 = 5; int valor2 = 7; int media() return (valor1+valor2)/2; int soma() return valor1+valor2; Mas atenção, apesar de parecer uma boa ideia declarar funções globais devemos ter bastante cuidado com sua utilização. Uma vez que estas variáveis podem ser acessadas por todas as funções, é difícil manter o controle sobre seus valores à medida que o código vai sendo executado. Por essa razão, declarar variáveis globais não é considerada uma boa prática de programação, devendo ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias, e de forma bastante cuidadosa. 2.7 Funções Quando temos trechos de códigos que são repetidos várias vezes, podemos isolar estes trechos em funções. Assim, podemos chamar uma função em diferentes pontos do programa principal, evitando reescrever aquele trecho de código repetidamente. Uma função deve ser declarada antes de ser chamada. Por isso é importante escrever todas as novas funções antes da função principal (main). Por exemplo:

9 2 Definições Gerais em Linguagem C 9 void piscaled() PORTA.B0 = 1; delay_ms(1000); PORTA.B0 = 0; delay_ms(1000); // declara o início da função piscaled // liga o pino A0 // aguarda 1000ms (1 segundo) // desliga o pino A0 // aguarda 1 segundo void main(void) while(1) piscaled(); // início do programa principal // chama a função piscaled O void, que traduzido para português quer dizer vazio, é um tipo de dado utilizado em funções que não retornam nenhum parâmetro. A função main é sempre do tipo void, pois não retorna nem recebe nanhum valor. Entretanto, as funções podem muitas vezes conter parâmetros de entrada que carregam informações para dentro do bloco da função, além de parâmetros de saída, devolvendo informações ao programa principal. Por exemplo: int media(int a, int b) return (a + b)/2; /* declara o início da função media. Essa função recebe dois valores do tipo int (a e b) */ // retorna um valor do tipo int void main(void) int valor1 = 10; int valor2 = 20; int result; // início do programa principal result = media(valor1, valor2); /* A função média retorna seu valor do tipo int na variável result */ 2.8 Header Em muitos compiladores, é necessário incluir um arquivo que contém todas as definições do microcontrolador sendo utilizado. Isto é feito através do comando #include. Em geral, temos a seguinte sintaxe que deve ser incluída logo no início de qualquer programa: #include<microcontrolador.h> Além deste arquivo com as definições do microcontrolador, podemos utiliza a instrução #include para incluir algum arquivo denominado cabeçalho, contendo funções auxiliares a serem utilizadas. Por exemplo: #include<nome_do_arquivo.h>

10 3 Operadores 10 3 Operadores A linguagem C possui operadores para atribuir, comparar ou modificar dados e variáveis. Podemos dividir estes operadores em quatro categorias principais: Aritméticos: para cálculos; Relacionais: para comparar valores numéricos; Lógicos: para testar condições ou manipular bits; Booleanos: para realizar operações lógicas com mais de um bit. 3.1 Operadores Aritméticos Em linguagem C temos os seguintes operadores aritméticos: Tab. 5: Operadores Aritméticos Símbolo Operação + Soma - Subtração * Multiplicação / Divisão % Resto inteiro da divisão ++ Incremento em um Decremento em um Os operadores aritméticos sempre usam duas variáveis e retornam um terceiro valor mantendo inalteradas as variáveis originais. Exemplos: Soma: int y = 10; int z = 5; int x = 0; x = y + z; /* Soma o conteúdo da variável y com a variável z e armazena o resultado na variável x */ Subtração: int a = 10; int b = 5; int c = 0; c = b - a; /* Subtrai da variável b o conteúdo da variável a e armazena o resultado na variável c */

11 3 Operadores 11 Multiplicação: int a = 1; int b = 20; int c = 2; a = b*c; /* Multiplica o conteúdo da variável b pelo da variável c e armazena o resultado na variável a */ Divisão: int a = 0; int b = 20; int c = 2; a = b/c; /* Divide o conteúdo da variável b pelo da variável c e armazena o resultado na variável a */ Resto inteiro da divisão: int a = 1; int b = 25; int c = 2; a = b%c; /* Divide o conteúdo da variável b pelo da variável c e armazena o resto da divisão na variável a */ Incremento em um: int contagem = 0; contagem++; // Incrementa a variável contagem em um Decremento em um: int contagem = 0; contagem--; // Decrementa a variável contagem em um 3.2 Operadores Relacionais Realizam operações de comparação, retornando os valores FALSO (0) ou VERDADEIRO (1). Esses operadores não afetam o conteúdo das variáveis sendo comparadas.

12 3 Operadores 12 Tab. 6: Operadores Relacionais Símbolo Descrição == Igual a!= Diferente de < Menor que > Maior que <= Menor ou igual >= Maior ou igual Exemplo: void main() unsigned char cont = 0; while(1) if (PORTA.B0 == 1) // Se o pino A0 estiver ligado if (cont < 9) cont++; /* Se contagem for maior que 9, incrementa */ else cont = 0; // Caso contrário, zera 3.3 Operadores Booleanos São usados para realizar testes booleanos entre elementos em um teste condicional. Os operadores são: Tab. 7: Operadores Booleanos Símbolo Descrição && E (AND) OU (OR)! NÃO (NOT) Exemplo 1: int A = 0; if ((A > 0) && (A < 10)) A++; Significado: se A for maior do que zero E A for menor do que dez, então incremente A em um.

13 3 Operadores 13 Exemplo 2: int A = 0; int B = 0; int C = 0; if ((A!= B) (A!= C)) A--; Significado: se A for diferente de B OU A for diferente de C, então decremente A em um. 3.4 Operadores Lógicos São usados para realizar testes lógicos bit a bit. Os operadores lógicos são: Tab. 8: Operadores Lógicos Símbolo Descrição & E (AND) OU (OR) OU Exclusivo (XOR) NÃO (NOT)» Deslocamento para a direita «Deslocamento para a esquerda Exemplo 1: int cont = 0; if (PORTA.B0 & PORTA.B1) cont++; Significado: se PORTA.B0 for igual a um E PORTA.B1 for igual a um, então cont é incrementado em uma unidade. Exemplo 2: int cont = 0b ; if (PORTA.B0 PORTA.B1) cont = cont<<1; Significado: se PORTA.B0 for igual a um OU PORTA.B1 for igual a um, então o valor de cont é deslocado para a esquerda. Exemplo 3: int cont = 10; if (PORTA.B0 & ~PORTA.B1) cont--; Significado: se PORTA.B0 for igual a um E PORTA.B1 não for igual a um, então o valor de cont é decrementado de uma unidade.

14 3 Operadores Associação de Operadores Algumas abreviações são comumente utilizadas com os operadores. Dentre elas podemos citar: Tab. 9: Abreviações de Operadores Forma Expandida Forma Reduzida x = x + y x += y x = x - y x -= y x = x * y x *= y x = x / y x /= y x = x % y x %= y x = x & y x &= y x = x y x = y x = x y x = y x = x << y x <<= y x = x >> y x >>= y

15 4 Estruturas Condicionais 15 4 Estruturas Condicionais 4.1 A Estrutura if A estrutura if, que significa se em português, é uma estrutura de decisão baseada no resultado de um teste lógico. Sua forma geral é: if (condição) comando 1; comando 2;... comando n; Se houver apenas uma instrução a ser executada após o teste lógico, as chaves podem desprezadas: if (condição) comando; Em C, qualquer número diferente de zero é considerado verdadeiro, o que significa que a condição if só será falsa se o teste lógico aplicado resultar em zero (0). Qualquer outro valor, mesmo que negativo, é considerado verdadeiro (1). Exemplo: void main() int contagem = 0; if (PORTA.B0) contador++; /* Apenas se o valor da porta A0 for igual a um, o contador será incrementado */ Entretanto, em geral utilizamos uma expressão lógica como condição de entrada para a estrutura if: void main() int contagem = 0; if (PORTA.B0 == 0) contador++; /* Apenas se o valor da porta A0 for igual a zero, o contador será incrementado */ Uma observação importante é quanto a diferença entre o operador de atribuição (=) e a operação booleana de igualdade (==). Para inicializar uma variável utilizamos =, porém, para testar o valor de uma variável utilizamos ==. Por exemplo: int a = 10; // Inicializamos a variável a com o valor 10 if (a == 10) a++; // Fazemos o teste booleano com a variável a

16 4 Estruturas Condicionais A Estrutura if-else A estrutura if pode ser expandida com o uso de else (senão), que permite definir comandos a serem executados caso o teste seja falso (0). Por exemplo: int i = 10; int j = 5; if (i == 10) j++; else j--; // Se i for igual a 10, incrementa j // Senão, decrementa j Caso haja mais de um comando if na sequência, o else estará sempre relacionado com o último if. Por exemplo: int i = 10; int j = 5; if (i == 10) j++; else j--; // Se i for igual a 10, incrementa j // Senão, decrementa j 4.3 A Estrutura if-else if Este tipo de estrutura permite um número de alinhamentos de comandos, possibilitando colocar estruturas if dentro de outras estruturas if com maior facilidade. Seu formato geral é: if (condição 1) comandos; else if (condição 2) comandos; else if (condição 3) comandos; A estrutura if-else if é uma alternativa para tornar tomadas de decisões mais rápidas em alguns casos, Isto ocorre porque, no momento em que alguma condição seja satisfeita, os demais blocos if subsequentes não serão sequer testados.

17 4 Estruturas Condicionais A Estrutura switch A estrutura switch é muito parecida com a estrutura if-else if. A diferença é que switch não aceita expressões lógicas para tomar decisões, mas somente constantes. O comando switch testa o valor de uma variável e executa os comandos correspondentes a casos (cases) préestabelecidos. Cada case define uma série de comandos que serão executados até chegar na instrução break. Quando nenhum caso correspondente for encontrado, a cláusula default será executada. Porém, o uso da cláusula default é opcional. Formato da estrutura switch: switch(variável) case constante1: comandos; break; case constante2: comandos; break;... case constante n: comandos; break; default: comandos; break; Exemplo de uso da estrutura switch: int contador = read_adc(); switch(contador) case 0: x++; PORTA.B0 = 1; break; case 1: PORTA.B1 = 1; break; case 2: PORTA.B0 = 0; PORTA.B1 = 0; break; default: break; /* lê o valor do conversor AD e armazena na variável contador */

18 5 Estruturas de Repetição 18 5 Estruturas de Repetição 5.1 O Laço for O laço for é utilizado quando precisamos de uma ciclo controlado de repetições. Em sua inicialização definimos uma variável de controle, a qual damos um valor inicial, uma condição de parada, e uma regra de incremento (ou decremento). Antes de serem executados os comandos do laço for, avalia-se a condição de teste. Caso esta condição seja verdadeira, os comandos são executados. A cada ciclo de execução (iteração), a variável de controle é incrementada ou decrementada de acordo com uma regra. A estrutura geral do laço for é: for(inicialização; condição; incremento) comandos; Vejamos um exemplo de uso: for(i = 0; i < 10; i++) PORTA.B0 = 1; delay_ms(1000); PORTA.B0 = 0; delay_ms(1000); // liga o pino A0 // aguarda 1 segundo // desliga o pino A0 // aguarda 1 segundo Neste exemplo, a variável i é inicialmente carregada com o valor 0 (i = 0). Como a condição inicial é verdadeira (i < 10), os comandos do laço são executados. Após a execução dos comandos do laço, a variável i é incrementada em uma unidade, dada pela condição de incremento i++, e novamente os comandos do laço são executados. Isto é feito até que a condição se torne falsa, isto é, quando i for igual a 10. Ainda é possível utilizar o laço for em passos decrescentes. O mesmo código acima pode ser escrito de maneira equivalente como: for(i = 10; i > 0; i--) PORTA.B0 = 1; delay_ms(1000); PORTA.B0 = 0; delay_ms(1000); // liga o pino A0 // aguarda 1 segundo // desliga o pino A0 // aguarda 1 segundo O Comando break o comando break é utilizado para encerrar o laço for antes de se completar todas as iterações. Quando o laço é quebrado, o programa pula para a próxima instrução após o laço. Exemplo: void main() int i = 0;

19 5 Estruturas de Repetição 19 for(i = 0; i < 10; i++) if (PORTB.B0 == 1) break; PORTA.B0 = 1; delay_ms(1000); PORTA.B0 = 0; delay_ms(1000); // liga o pino A0 // aguarda 1 segundo // desliga o pino A0 // aguarda 1 segundo Neste exemplo, o pino A0 ficará piscando desde que o pino B0 seja diferente de 1. Quando isto acontecer (quando B0 for ligado), o comando break será executado e o laço será encerrado. 5.2 O Laço while O laço while tem a seguinte estrutura: while(condição) comandos; Dessa forma, o laço inicialmente verifica uma condição lógica. Se esta condição for verdadeira, os comandos dentro do laço serão executados, caso contrário, o programa salta para a linha de comando imediatamente após o fim do laço. A condição pode ser uma operação relacional, ou um teste booleano. Por exemplo: while(x<50) // Enquanto x for menor do que 50 x++; // incrementa x Estrutura de Repetição Infinita Microcontroladores em geral são programados para executar uma tarefa indefinidamente. Dessa forma, o uso de laços infinitos é bastante comum. Uma maneira de criar um laço infinito é fornecer uma condição sempre verdadeira ao while. Assim, uma estrutura típica de um programa em C para microcontroladores é a seguinte: void main() // inicializações de hardware e software while(1) // loop infinito /* tarefas a serem executadas pelo microcontrolador durante o funcionamento */ onde a condição em while(1) é sempre verdadeira (sempre igual a 1).

20 5 Estruturas de Repetição O Laço do-while O laço do-while nada mais é do que uma variação do laço while. Sua estrutura geral é: do comandos; while(condição); A diferença aqui é que os comandos são executados antes de se realizar o teste lógico de condição. Caso o teste executado ao final seja verdadeiro, o laço é executado novamente do início. Caso contrário, o programa segue com a instrução imediatamente após o laço.

21 6 Comentários Finais 21 6 Comentários Finais Todo o material apresentado neste resumo é material de livre acesso, baseado nas notas de aula disponíveis em bem como no livro Programação Linguagem C para Microcontroladores 8051, da iniciativa u8051, disponível em

Revisão Linguagem C Parte 1

Revisão Linguagem C Parte 1 Revisão Linguagem C Parte 1 Comentários: Os comentários aparecem em verde e podem iniciados com /* e encerrados com */ quando utilizase várias linhas ou coloca-se // quando forem colocados em apenas uma

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Criada em 1972, por Dennis Ritchie; Centro de Pesquisas da Bell Laboratories; Para utilização no S.O. UNIX; C é uma linguagem

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL0433 Aplicação de Microprocessadores I Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues Estrutura de um programa C Diretivas de pré processamento Declaração de variáveis globais Declaração de protótipos

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Introdução à linguagem C Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Programação estruturada

Leia mais

Revisão C++ - Parte 1

Revisão C++ - Parte 1 Revisão C++ - Parte 1 Prof. Gustavo Leitão Campus Natal Central Disciplina Programação para Ambiente de Redes 5/3/2010 Objetivo da Aula 5/3/2010 5/3/2010 OBJETIVO DA AULA Revisar os principais comandos

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

Linguagens de Programação I

Linguagens de Programação I Linguagens de Programação I Tema # 4 Operadores em C Susana M Iglesias FUNÇÕES ENTRADA-SAÍDA I/O printf(), utilizada para enviar dados ao dispositivo de saída padrão (stdout), scanf(), utilizada para ler

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Linguagem de Programação I. Aula 06 Linguagem C: Tipos de Dados

Linguagem de Programação I. Aula 06 Linguagem C: Tipos de Dados Linguagem de Programação I Aula 06 Linguagem C: Tipos de Dados Da Aula Anterior Linguagens de Programação A Linguagem C: Como tudo começou Principais características da Linguagem C O primeiro programa

Leia mais

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Introdução à Programação em C Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Linguagem C Criada em 1972 para uso no LINUX; Sintaxe base para diversas outras (Java, JavaScript, PHP, C++,

Leia mais

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento Hello World Linguagem C printf("hello world!\n"); main é a função principal, a execução do programa começa por ela printf é uma função usada para enviar dados para o vídeo Palavras Reservadas auto double

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Engenharia de CONTROLE e AUTOMAÇÃO Introdução à Linguagem C Aula 02 DPEE 1038 Estrutura de Dados para Automação Curso de Engenharia de Controle e Automação Universidade Federal de Santa Maria beltrame@mail.ufsm.br

Leia mais

4. Estruturas Fundamentais de Programação em C

4. Estruturas Fundamentais de Programação em C 4. Estruturas Fundamentais de Programação em C 4.1. Imprimindo Mensagens e Valores no Monitor de Vídeo A biblioteca de entrada e saída (stdio.h) possui a função printf que imprime mensagens e valores diretamente

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S PROGRAMAÇÃO I VA R I Á V E I S, C O N S TA N T E S, O P E R A D O R E S E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S Variáveis 2 Variáveis são locais onde são armazenados os valores na memória. Toda variável é

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

A Linguagem C. A forma de um programa em C

A Linguagem C. A forma de um programa em C A Linguagem C Criada em 1972 por D. M. Ritchie e K. Thompson. Tornou-se uma das mais importantes e populares, principalmente pela portabilidade e flexibilidade. Foi projetada para o desenvolvimento de

Leia mais

Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão.

Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão. Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão. André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com http://br.geocities.com/programacao2ufs/ Agenda Tipos Primitivos de Dados Variáveis e Constantes es Comandos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Linguagem C. Linguagem C Estrutura Básica. Constante (literais) Linguagem C Primeiro Programa

Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Linguagem C. Linguagem C Estrutura Básica. Constante (literais) Linguagem C Primeiro Programa Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Linguagem C - Introdução Linguagens de Máquina Representação numérica Difícil utilização e compreensão Específica para cada máquina Linguagens Simbólicas(Assembly)

Leia mais

Linguagem C: Variáveis e Operadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Linguagem C: Variáveis e Operadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Linguagem C: Variáveis e Operadores Prof. Leonardo Barreto Campos Sumário Variáveis: Tipos de variáveis; Nome da variável; Palavras reservadas; A função printf(); A função scanf(); Variáveis locais; Variáveis

Leia mais

Engenharia Elétrica AAM. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Engenharia Elétrica AAM. Professor: Marco Shawn Meireles Machado Engenharia Elétrica AAM Professor: Marco Shawn Meireles Machado Objetivos da Aula: Definir linguagem de alto nível e baixo nível; Descrever a linguagem assembler; Descrever a linguagem C; Revisão linguagem

Leia mais

Programação científica C++

Programação científica C++ Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 2 Expressões Combinação de dados e operadores que resulta em um valor. expressão x = 2 * y + 4; variável operador constante Memória do computador

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

01/08/2011 PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C. Histórico

01/08/2011 PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C. Histórico PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C Prof. Stefano Histórico Estrutura de um programa Constantes e variáveis Declarações de Controle Exercícios 1 Prof. Stefano 2 Histórico A primeira linguagem de programação de

Leia mais

4. Constantes. Constantes pré-definidas

4. Constantes. Constantes pré-definidas 4. Constantes Constantes pré-definidas O PHP possui algumas constantes pré-definidas, indicando a versão do PHP, o Sistema Operacional do servidor, o arquivo em execução, e diversas outras informações.

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Zhao Liang O QUE É C? No inicial do computador, os programas eram escritos em linguagem de maquina Instruções primitivas que podiam ser executadas diretamente

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Linguagem de Programação. Thiago Leite Francisco Barretto

Linguagem de Programação. Thiago Leite Francisco Barretto Linguagem de Programação Thiago Leite Francisco Barretto SCHILDT, H. C Completo e Total. 3ª Edição. São Paulo: Makron, 1997. Bibliografia Ementa

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012. Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012. Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012 Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo Histórico A linguagem C é uma linguagem de programação inventada na década de 1970 por Dennis Ritchie Brian Kennigaham.

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Introdução à Linguagem C Eduardo Simões de Albuquerque Instituto de Informática UFG 13/03/2006 1 História Inventada e desenvolvida por Dennis Ritchie em um DEC- PDP 11 Originária de: BCPL desenvolvida

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação 128 13 129 Linguagens de Programação Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador. Esses programas

Leia mais

K&R: Capitulo 2 IAED, 2012/2013

K&R: Capitulo 2 IAED, 2012/2013 Elementos da Linguagem C K&R: Capitulo 2 Elementos da Linguagem C Identificadores Tipos Constantes Declarações Operadores aritméticos, lógicos e relacionais Conversões de tipos Operadores de incremento

Leia mais

Programação 1. Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados. Técnico em Eletrônica Semestre 5 02

Programação 1. Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados. Técnico em Eletrônica Semestre 5 02 Programação 1 Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados Técnico em Eletrônica Semestre 5 02 Armazenando na memória tipo de variável #include #include main() { int ano; Declaração

Leia mais

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída BCC 201 - Introdução à Programação Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/1 Estrutura Básica de um programa C I < d i r e t i v a s do pré p r o c

Leia mais

Linguagem C. IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Linguagem C. IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Linguagem C IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Sabemos construir algoritmos que tenham: Variáveis Comandos sequenciais Entrada e saída

Leia mais

RESUMO DE CONCEITOS BÁSICOS DE C

RESUMO DE CONCEITOS BÁSICOS DE C Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação RESUMO DE CONCEITOS BÁSICOS DE C 1 Material preparado pela profa Silvana Maria Affonso de Lara 2º semestre de 2010

Leia mais

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS Linguagem C Introdução à Programação C Introdução à Ciência da Computação I Prof. Denis F. Wolf Origem de C está associada ao sistema Unix Histórico: 1970: Ken Thompson desenvolve B, baseada em BCPL, para

Leia mais

Slides trabalhados durante a quinta aula

Slides trabalhados durante a quinta aula Slides trabalhados durante a quinta aula prática Estruturas de Controle de Fluxo 3. Laços de repetição (continuação) Exercício: Construa um algoritmo, representando-o através de um pseudocódigo e de um

Leia mais

Variáveis e Operadores em C

Variáveis e Operadores em C Variáveis e Operadores em C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com NOMES DE VARIÁVEIS (1) As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Faculdade Pio Décimo

Prof. Marcelo Machado Cunha Faculdade Pio Décimo 1 Introdução A linguagem C foi criada por Dennis Ritchie, em 1972, no centro de Pesquisas da Bell Laboratories. Sua primeira utilização importante foi a reescrita do Sistema Operacional UNIX, que até então

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 2

Programação Básica em Arduino Aula 2 Programação Básica em Arduino Aula 2 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Site: http://oficinaderobotica.ufsc.br/ Canal: Oficina de Robótica UFSC https://www.youtube.com/channel/uc4oojsp2fhfkdrnj0wd7iag

Leia mais

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá 4 Variáveis Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Ministrado por: Prof. André Amarante Composição do Hardware MEMÓRIA UNIDADES FUNCIONAIS

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida

Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula 1 Programação Orientada a Objeto II Tipos de Dados e Variáveis Operadores Operadores aritméticos Operadores relacionais Operadores lógicos Operadores

Leia mais

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Revisar conceitos abordados na disciplina anterior Abordar conceitos vistos com a linguagem C# Variáveis e listas Expressões Estruturas de controle do tipo condicional

Leia mais

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 CIT 2015.2 Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 Variáveis Uma variável nada mais é que um nome que damos a uma determinada posição

Leia mais

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban Computação eletrônica: Conceitos básicos Gurvan Huiban ghuiban@cin.ufpe.br Plano de aula 1 Estrutura de um programa em C 2 Variáveis e constantes 3 Comandos de entrada e saída Estrutura de um programa

Leia mais

Tópicos em C. Eliade F. Lima

Tópicos em C. Eliade F. Lima Tópicos em C Eliade F. Lima maio/2010 Criada em 1972, por Dennis Ritchie, nos laboratórios Bell, para ser usada no sistema operacional UNIX. Linguagem de propósito geral, sendo adequada à programação estruturada.

Leia mais

Programação I Estruturas de Repetição

Programação I Estruturas de Repetição Programação I Estruturas de Repetição Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Expressões compactas Frequentemente existe a necessidade de escrever expressões da forma:

Leia mais

A linguagem C (visão histórica)

A linguagem C (visão histórica) A linguagem C (visão histórica) A linguagem C é uma linguagem de programação desenvolvida no ínício dos anos 70 por Dennis Ritchie, que trabalhava nos laboratórios Bell e que também inciou em paralelo,

Leia mais

Utilização da Linguagem C

Utilização da Linguagem C Histórico Criada em 1972 por Dennis Ritchie Usada no desenvolvimento do sistema operacional Unix no Bell Labs C foi derivada da linguagem B, desenvolvida por Ken Thompson Linguagem procedural de alto nível

Leia mais

Entender o problema Encontrar um algoritmo para resolvê-lo. Implementar o algoritmo numa linguagem de programação

Entender o problema Encontrar um algoritmo para resolvê-lo. Implementar o algoritmo numa linguagem de programação Entender o problema Encontrar um algoritmo para resolvê-lo Implementar o algoritmo numa linguagem de programação Permitem implementar um algoritmo Expressar o algoritmo numa forma que o computador entenda

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 01 Introdução à linguagem C;

Leia mais

Programação Aplicada à Engenharia

Programação Aplicada à Engenharia Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Programação Aplicada à Engenharia Aula 07: Aritmética e Tomada de decisão Silvio Fernandes 2009.1 1 Operadores Aritméticos Operadores

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes Implementação Orientada a Objetos - Profª. Danielle Martin. Guia da Sintaxe do Java

Universidade de Mogi das Cruzes Implementação Orientada a Objetos - Profª. Danielle Martin. Guia da Sintaxe do Java Guia da Sintaxe do Java TIPOS PRIMITIVOS DE DADOS DO JAVA São os tipos nativos de dados do Java, que podem ser usados na declaração de atributos, variáveis, parâmetros. Tipo primitivo Tamanho Valor padrão

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

7 Operadores e Expressões

7 Operadores e Expressões 7 Operadores e Expressões 7.1 Definição de operador, expressão e operando Um operador é um símbolo utilizado para identificar que uma determinada operação deve ser realizada sobre um ou mais parâmetros,

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-5 Estruturas de Decisão e Controle. Arrays em Java Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Modelos e POO Classes e sua implementação em Java Encapsulamento Tipos de

Leia mais

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++ Preparatório OBI Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 01 Introdução a C++ Roteiro Introdução ao C++ Primeiro Programa Variáveis Operadores

Leia mais

Análise de Programação

Análise de Programação Análise de Programação Fundamentos da Linguagem de Programação Java Prof. Gilberto B. Oliveira Variáveis Atributos: Variáveis Declaradas fora de um método, sem o modificador static Variáveis membro ou

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C AULA 2. Professor: Rodrigo Rocha

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C AULA 2. Professor: Rodrigo Rocha LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C AULA 2 Professor: Rodrigo Rocha TIPOS, VARIÁVEIS E CONSTANTES Tipos de Dados Variáveis Constantes Introdução a entrada e saída Printf Scanf Ferramentas: Dev-C++ Code::Blocks

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C Linguagem de Programação C Aula 08 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais 13 de novembro de 2009 Introdução O que é uma linguagem

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna Aula 3 C++: variáveis e expressões aritméticas 2017/1 BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66, 32 e 33 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Introdução à Programação Aula 04. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 04. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 04 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL LINGUAGEM IREMOS ESTUDAR? 2 Introdução à Programação Linguagens

Leia mais

Declarações. C diferencia letras maiúsculas de minúsculas! int n, N; n é diferente de N!

Declarações. C diferencia letras maiúsculas de minúsculas! int n, N; n é diferente de N! Declarações Os nomes das variáveis devem conter apenas letras, dígitos e o símbolo _ Os principais tipos são: int, float, double e char Exemplos: int n; int quantidade_valores; float x, y, somavalores;

Leia mais

Programação de Computadores I Funções de Repetição da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Funções de Repetição da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Funções de Repetição da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO Comando WHILE O comando while executa um bloco de comandos enquanto a condição testada for verdadeira (diferente

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Construções Básicas Programa em C #include int main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius = 30; farenheit = 9.0/5

Leia mais

PIC - PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM C. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR

PIC - PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM C. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR PIC - PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM C AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br UBERABA MG 1º SEMESTRE 2009 FLUXOGRAMAS FLUXOGRAMAS Fluxograma para somar dois números e guardar em uma terceira

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES SOFTWARE PROGRAMAÇÃO (PARTE: 04) Programação em Linguagem C

Objetivos MICROCONTROLADORES SOFTWARE PROGRAMAÇÃO (PARTE: 04) Programação em Linguagem C MICROCONTROLADORES SOFTWARE PROGRAMAÇÃO (PARTE: 04) 1 Prof. Mauricio Microcontroladores - I Objetivos 2 Programação em Linguagem C Estruturas de Controle if if-else switch Estruturas de Repetição for while

Leia mais

Linguagem C Operadores

Linguagem C Operadores Linguagem C Operadores Objetivos Abordar os conceitos sobre os Operadores demonstrando o seu uso com exemplos para um melhor aprendizado. Pré-requisitos É necessário que o leitor tenha acompanhado o artigo

Leia mais

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Calculo da área de um triângulo Algoritmo Área Var base,

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais Controle de Fluxo Laços e Desvios incondicionais Laços Em C, há três comandos de ITERAÇÃO ou LAÇOS: for while do... while Estes permitem que um conjunto de instruções seja executado até que ocorra uma

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação scc-120

Introdução à Ciência da Computação scc-120 ICMC USP 1.semestre/2011 Introdução à Ciência da Computação scc-120 Aula : Variáveis em C Profa. Roseli Romero mailto: rafrance@icmc.sc.usp.br Slides cedidos pela profa. Renata Fortes Variáveis variáveis

Leia mais

Linguagem C Operadora

Linguagem C Operadora Linguagem C Operadora Objetivos Abordar os conceitos sobre os Operadores demonstrando o seu uso com exemplos para um melhor aprendizado. Operadores Os operadores indicam ao compilador a necessidade de

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza Universidade Federal do Espírito Santo Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza Variáveis Tipos de Dados Básicos Formação dos identificadores o nome deve começar com uma letra

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Professor: Diego Oliveira Conteúdo 05: Linguagem Java Conteúdo da Aula Linguagem Java Tipos Primitivos Operadores Aritiméticos Operadores Lógicos Precedência de Operadores

Leia mais

Diagramas Sintáticos

Diagramas Sintáticos Diagramas Sintáticos Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt) Classe pública com método main Cada classe X pública é declarada num ficheiro

Leia mais

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Introdução à Programação Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Programa em C #include int main main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius

Leia mais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais Controle de Fluxo Laços e Desvios incondicionais Laços Em C, há três comandos de ITERAÇÃO ou LAÇOS: for while do... while Estes permitem que um conjunto de instruções seja executado até que ocorra uma

Leia mais

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída BCC 201 - Introdução à Programação Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/63 Estrutura Básica de um programa C I < d i r e t i v a s do pre p r o

Leia mais

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto switch (estrutura de seleção múltipla) Trata uma série de condições nas quais uma variável ou expressão particular é comparada

Leia mais

Aula 4 - Operadores. Prof. Laura Silva de Assis. Engenharia de Computação 2 o Período

Aula 4 - Operadores. Prof. Laura Silva de Assis. Engenharia de Computação 2 o Período Programação I Aula 4 - Prof. Laura Silva de Assis Engenharia de Computação 2 o Período CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca UnED Petrópolis 2 o semestre - 2015 1 Sumário

Leia mais

PHP: <?php echo("hello World");?> Printa Hello World na página do navegador, mais fácil do que no Java.

PHP: <?php echo(hello World);?> Printa Hello World na página do navegador, mais fácil do que no Java. Nome: Vinícius Meng 3º ano Escrever em tela: public class HelloWorld { public static void main (String[] args) { System.out. println ("Hello World"); Printa Hello World na tela do terminal. echo("hello

Leia mais

Métodos Computacionais. Comandos Condicionais e de Repetição em C

Métodos Computacionais. Comandos Condicionais e de Repetição em C Métodos Computacionais Comandos Condicionais e de Repetição em C Tópicos da Aula Hoje vamos acrescentar comportamentos mais complexos a programas em C Comandos Condicionais if-else switch Comandos de Repetição

Leia mais

Introdução à Programação. Estruturas de Repetição

Introdução à Programação. Estruturas de Repetição Introdução à Programação Estruturas de Repetição Repetição de Comandos i 0 int somatorio(int n) { int soma = 0; int i = 0; soma = soma + i; i++; soma = soma + i; i++; soma = soma + i;... n i Faz esta seqüência

Leia mais

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes Fundamentos de Programação Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes Prof.: Bruno Gomes 1 Variáveis Representa uma porção da memória que pode ser utilizada pelo programa para armazenar informações

Leia mais

Linguagem de Programação C. Prof. Fabrício Olivetti de França

Linguagem de Programação C. Prof. Fabrício Olivetti de França Linguagem de Programação C Prof. Fabrício Olivetti de França Linguagem C 2 Linguagem C Imperativo e estruturado Pequeno conjunto de palavras-chaves, operadores, etc. Tipagem estática, porém fraca Permite

Leia mais

Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while.

Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while. Conceitos básicos do C. 2 Introdução às funções. Entrada e saída. Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while. Variáveis, constantes, operadores e expressões Switch / break / matrizes e

Leia mais