Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Belo Horizonte"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Políticas Sociais Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social Proteção Social Especial de Alta Complexidade/SUAS-BH

2 Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS/BH: ações voltadas para as crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. O SUAS/BH executa dois Serviços de Acolhimento. São eles: Serviço de Acolhimento Institucional/Abrigo (46 UAIs-689 vagas) Serviço Família Acolhedora Modalidades I e II (15 vagas cada uma) E implantará um programa de guarda subsidiada à Família Extensa: Programa Família Extensa Guardiã PROFEG (40 vagas)

3 Serviço Família Acolhedora FAMÍLIA ACOLHEDORA: aquela que voluntariamente tem a função de acolher em seu espaço familiar, pelo tempo que for necessário, a criança e/ou o adolescente que, para ser protegido, foi retirado de sua família, respeitando sua identidade e sua história, oferecendo-lhe todos os cuidados básicos mais afeto, amor, orientação, favorecendo seu desenvolvimento integral e sua inserção familiar, assegurando-lhe a convivência familiar e comunitária (Valente, 2013). Serviço que oferece uma modalidade diferenciada de acolhimento a crianças e adolescentes que foram afastadas de suas famílias por medida de proteção (ECA, art 101- Inc.VIII), em residências de famílias acolhedoras. Propicia o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária, permitindo a continuidade da socialização da criança/adolescente.

4 Serviço Família Acolhedora Implantado no município de Belo Horizonte no início de Executado através de Convênio firmado entre a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social-SMAAS e Instituto Félix Guattari até Junho de A partir de julho de 2011, a execução passou a ser feita pelo Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, através da Providência Nossa Senhora da Conceição. Cadastra, seleciona, capacita e habilita famílias interessadas em participar do acolhimento e procede ao acompanhamento das mesmas. O referido acompanhamento se estende às crianças e adolescentes acolhidos e suas famílias de origem/extensa.

5 Serviço Família Acolhedora Art. 34. O poder público estimulará, por meio de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, o acolhimento, sob a forma de guarda, de criança ou adolescente afastado do convívio familiar. (Redação dada pela Lei nº de 2009) 1º A inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar terá preferência a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei. (Incluído pela Lei nº , de 2009)

6 Público Alvo Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos que estão em medida protetiva, responsáveis legais e grupos familiares envolvidos. Grupo familiar se refere a: família acolhedora, família de origem, extensa e/ou ampliada. Em Belo Horizonte a criança/adolescente é identificada em dois grupos com características específicas denominados como:

7 Modalidade I Crianças e adolescentes retirados da guarda dos pais ou responsáveis, por meio de medida protetiva de acolhimento e com possibilidade de reintegração/integração familiar; Modalidade II Crianças e adolescentes, com ou sem histórico de institucionalização e afastadas do convívio familiar (destituição do poder familiar ou falecimento dos pais), que não possuam possibilidade de reintegração/integração, atestada no momento a inexistência de postulantes à adoção, seja nacional ou internacional.

8 Serviço Família Acolhedora Para ser família acolhedora, é necessário: Ser maior de 21 anos Residir a mais de 2(dois) anos em BH Residir em BH durante todo o período do acolhimento Residir em endereço fixo Que todos os membros da família concordem com o acolhimento Que não tenham antecedentes criminais Não ter pessoas dependentes de substâncias psicoativas Aceitação e comprometimento com as diretrizes do Serviço Além disso, Para a modalidade I: A família deve estar disposta ao acolhimento temporário e não ter a intenção de adotar; Para a modalidade II: A família deve estar disposta ao acolhimento por tempo indeterminado e pode ou não ter a intenção de adotar.

9 TEMPO DE PERMANÊNCIA Na modalidade I é recomendável que o acolhimento não ultrapasse dois anos, salvo situações excepcionais. Na modalidade II, o acolhimento poderá se estender até a maioridade do acolhido.

10 O acompanhamento nas duas modalidades, contempla: - O atendimento às famílias acolhedoras, às crianças e adolescentes, famílias de origem, extensa e/ou ampliada, agregando ações de busca ativa, encaminhamentos, orientações, concessão de benefícios eventuais, concessão de Bolsa Auxílio/subsídio financeiro, encontros de convivência - A elaboração do estudo de caso - A elaboração do Plano Individual de Atendimento PIA - A elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar PAF - Visita Domiciliar: (família acolhedora, origem, extensa e/ou ampliada) - Visita Institucional - Atividades Coletivas (grupos socioeducativos, Oficinas de reflexão, eventos) Além disto, a equipe técnica procede ao acompanhamento pósreintegração/integração, bem como ao contrarreferenciamento no SUAS.

11 AÇÕES DE GESTÃO DA SMAAS: 1 - Coordenação da oferta do serviço, contemplando: -Elaboração e revisão da metodologia -Planejamento das ações -Acompanhamento da execução -Orientação para elaboração/atualização do Plano de Trabalho -Organização e/ou coordenação de reuniões com a entidade parceira e demais atores da rede -Coordenação do processo de divulgação do Serviço -Monitoramento e avaliação -Gestão do conhecimento relativa ao serviço

12 AÇÕES DE GESTÃO DA ENTIDADE PARCEIRA: 1 - Coordenação da rotina e do cotidiano do serviço, contemplando: -Reuniões com a equipe técnica de trabalho -Articulação da rede -Tratamento de informação -Coparticipação na Coordenação do processo de divulgação do Serviço -Organização e atualização do cadastro das famílias acolhedoras, das crianças e adolescentes acolhidos e das famílias de origem, extensa e/ou ampliada

13 Dados do Serviço desde a implantação em 2009 (Até 03 de Outubro de 2016) Nº total de pessoas/famílias que acessaram o Serviço: Nº total de famílias acolhedoras habilitadas pelo Serviço: 41 Nº total de famílias desabilitadas: 19 Nº total de crianças e adolescentes acolhidas: 53 Deste total, 38 foram desligadas, sendo: - Reintegração em família de origem: 07 - Integração em família extensa: 08 - Colocação em família substituta: 10 - Transferência para UAI: 12 - Óbito: crianças encontram-se em acolhimento familiar

14 Nº de famílias acompanhadas pelo Serviço: 87, sendo: - Família de origem: 42 - Família extensa: 45 Informações recentes das Famílias Acolhedoras: - Nº de famílias acolhedoras habilitadas: 22, sendo:. 11 estão acolhendo; sendo que duas famílias acolhem 02 crianças (irmãos).. 08 estão no processo pós acolhimento - 03 aguardando para acolher - 02 famílias encontram-se em processo de seleção/habilitação

15 Aspectos dificultadores do Serviço: Sensibilização da população em geral para a adesão ao acolhimento familiar; Apego x desapego.

16 Quadro de Recursos Humanos Cargo/Função Quantidade Escolaridade Carga Horária Coordenador 01 Superior 40h Assistente Social 02 Superior 30h Psicólogo 02 Superior 30h Auxiliar de Serviços Gerais 01 Ensino Fundamental Completo 40h Auxiliar Administrativo 01 Nível Médio Completo 40h Motorista 01 Nível Médio Completo 40h Estagiários Psicologia e de Serviço Social 04 Superior Incompleto 25h

17 Programa Família Extensa Guardiã - PROFEG O PROFEG é um programa piloto do SUAS/BH, que busca integrar crianças e adolescentes que foram afastados do convívio com suas famílias de origem, assegurando o direito à convivência com sua família extensa ou ampliada. Entende-se por família extensa ou ampliada, aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade (ECA, Art. 25).

18 Programa Família Extensa Guardiã - PROFEG Este programa é responsável Pelo acompanhamento das famílias extensas ou ampliadas e crianças e adolescentes que estejam sob guarda subsidiada, na perspectiva da garantia da proteção; Pelo repasse do auxílio/subsídio financeiro e o monitoramento da sua utilização em prol da criança/adolescente que esteja sob guarda da família extensa ou ampliada. Público alvo: Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que estiveram em acolhimento institucional ou familiar (modalidade I) e suas famílias extensas ou ampliadas, residentes no município de Belo Horizonte.

19 OBJETIVOS Assegurar às crianças e adolescentes o direito à convivência familiar através de processo de integração em família extensa ou ampliada; Orientar, apoiar e desenvolver ações de proteção junto à família extensa ou ampliada, potencializando-a para que possa dispensar cuidados individualizados às crianças/adolescentes integrados pós-acolhimento; Conceder auxílio/subsídio financeiro às famílias extensas ou ampliadas, que vivenciem situações de vulnerabilidades materiais em consonância com os critérios estabelecidos, com vistas a viabilizar o provimento dos cuidados necessários em relação às crianças e adolescentes; Contribuir na promoção da autonomia e emancipação material à família extensa ou ampliada para que a mesma possa garantir cuidado e proteção às crianças/adolescentes sob sua guarda, após o desligamento do Programa. Obs: Vulnerabilidade material é aquela associada à pobreza ou situação de privação ou precariedade de acesso a serviços públicos.

20 AUXÍLIO/SUBSÍDIO FINANCEIRO Consiste em auxilio financeiro disponibilizado mensalmente às famílias atendidas no programa. Este benefício não possui caráter remuneratório e será concedido por tempo determinado, após avaliação técnica para suprir necessidades materiais, com vistas à permanência da criança/adolescente na família extensa ou ampliada. Cada família extensa ou ampliada receberá auxílio/subsídio financeiro no valor de um salário mínimo, sem presunção de aumento deste valor em decorrência de integração de mais de uma criança/adolescente ao grupo familiar O Subsídio financeiro/bolsa-auxílio será de 01(um) salário mínimo por família.

21 CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO PROFEG: Possibilidade de atendimento de até 40 (quarenta) famílias. TEMPO DE PERMANÊNCIA NO PROFEG Até 02 (dois) anos, podendo ser prorrogável por mais 06 (seis) meses no máximo.

22 Condição/Forma de acesso: Condições de acesso A família extensa ou ampliada residir no município de Belo Horizonte; as crianças e/ou adolescentes estarem inseridas no Serviço de acolhimento institucional ou no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora - modalidade I. Forma de acesso Por meio de encaminhamento do caso pela Unidade de Acolhimento Institucional ou pelo Serviço Família Acolhedora Modalidade I, após avaliação técnica de acordo com os critérios de inserção no PROFEG.

23 Critérios para inserção no PROFEG: Parecer técnico que contemple: Confirmação de existência de vínculos por grau de parentesco ou vínculos por relação de afinidade ou de afetividade preexistentes entre a criança/adolescente e a família extensa ou ampliada indicada; Aceitação e comprometimento de todos os membros da família extensa ou ampliada indicada, com manifesto desejo em relação à integração da criança/adolescente; Constatação de vulnerabilidade material, tendo como referência renda per capita familiar de até ½ salário mínimo; Não incidência de situações de risco pessoal e social por violação de direitos em relação a qualquer um dos membros do grupo familiar ;

24 MOTIVOS DE DESLIGAMENTO: Família extensa e/ou ampliada com vínculos fortalecidos, não demandando mais acompanhamento especializado; Reintegração da criança e/ou adolescente à família de origem; Ausência de resposta ao processo de acompanhamento, com parecer técnico de inserção em serviço de acolhimento; Maioridade ou emancipação; Óbito da criança e/ou adolescente. No desligamento da criança/adolescente deste programa, ainda podem haver vulnerabilidades que demandem atenção e, por isso, a importância de contrarreferenciar o atendimento da família nos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica

25 O acompanhamento no PROFEG contemplará : - A elaboração do estudo de caso - A elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar PAF - Atendimento às famílias extensa ou ampliada e às crianças e adolescentes integradas - Encaminhamentos - Visita Domiciliar - Articulação em rede

26 Fluxo

27 Serviço de acolhimento Institucional Serviço Família Acolhedora Modalidade I Parecer técnico que contemple: - Confirmação de existência de vínculos por grau de parentesco ou vínculos por relação de afinidade ou de afetividade preexistentes entre a criança e/ou adolescente e a família extensa ou ampliada indicada; - Aceitação e comprometimento de todos os membros da família extensa ou ampliada indicada, com manifesto desejo em relação à integração da criança e/ou adolescente; - Constatação de vulnerabilidade material de renda, tendo como referência renda per capita familiar de até ½ salário mínimo. PROFEG

28 Serviço de acolhimento Institucional Serviço Família Acolhedora Modalidade I Parecer técnico: constatação quanto a impossibilidade de reintegração em família de origem ou integração em família extensa Adoção / destituição do poder familiar Ausência de pretendentes à adoção nacional / internacional Família Acolhedora II

29 Quadro: Características Síntese das especificidades do Serviço Família Acolhedora e do PROFEG FAMILIA ACOLHEDORA Modalidade I FAMILIA ACOLHEDORA Modalidade II Guarda Subsidiada (PROFEG) Perfil Criança ou adolescente sem histórico de institucionalização, com possibilidade de reintegração em família de origem, ou integração em família extensa/ampliada. Criança ou adolescente com ou sem histórico de institucionalização, com poder familiar destituído, sem possibilidades de reintegração ou integração e sem candidatos para adoção. Criança ou adolescente com vínculos preexistentes com a família extensa ou ampliada: relação de afinidade ou de afetividade e manifesto desejo de guarda; bem como, constatação de vulnerabilidade material de renda (per capita familiar de até ½ salário mínimo). Família Voluntária e habilitada pelo Serviço para acolhimento temporário. Voluntária e habilitada pelo Serviço para acolhimento de longa duração Família extensa ou ampliada (Não é voluntária e não requer habilitação) Vínculos Sem vínculo consanguíneo e afetivo preexistente (anterior à aplicação da medida de proteção) Sem vínculo consanguíneo e afetivo preexistentes (anterior à aplicação da medida de proteção) Com vínculos consanguíneos e/ou afetivos preexistentes Tempo de Permanência no Serviço/programa Até dois anos Indeterminado Até dois anos, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Subsídio Sim Sim Sim Responsabilidade Guarda Guarda Guarda Acompanhamento do Serviço /SUAS Sim Sim Sim Desejo de adoção Não Pode ou não Pode ou não

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA SÃO JOSÉ DO CEDRO.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA SÃO JOSÉ DO CEDRO. EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA SÃO JOSÉ DO CEDRO. O Município de São José do Cedro/SC, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Leia mais

HISTORICO DO ACOLHIMENTO FAMILIAR NO BRASIL IMPORTANTES DISTINÇÕES

HISTORICO DO ACOLHIMENTO FAMILIAR NO BRASIL IMPORTANTES DISTINÇÕES HISTORICO DO ACOLHIMENTO FAMILIAR NO BRASIL IMPORTANTES DISTINÇÕES JANE VALENTE NECA 2010 Mudanças legais à mudança de paradigmas De abrigo aos serviços de acolhimento Ouvir a criança ou o adolescente

Leia mais

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Claudia Souza Acolhimento Familiar Nomenclaturas utilizadas no Brasil para Acolhimento Familiar: Família acolhedora Família de apoio

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA 1- JUSTIFICATIVA: A Secretaria Municipal de

Leia mais

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA?

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA? ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA? Maria de Jesus da Conceição Assistente Social Eixo Temático: Assistência

Leia mais

Gabinete do Prefeito

Gabinete do Prefeito LEI N o 1.025, DE 15 DE MAIO DE 2009. O Prefeito Município de Piên, Estado do Paraná. A Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Institui o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º

PROJETO DE LEI N.º Processo n.º 541-4/2008 PROJETO DE LEI N.º 10.139 Art. 1º - Fica criado o Programa Família Acolhedora, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Integração Social, destinado ao acolhimento provisório

Leia mais

Art. 2. O programa fica vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e tem por objetivos:

Art. 2. O programa fica vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e tem por objetivos: Projeto: 11/2012 Lei nº 4.036/2012 Institui o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes e dá outras providências. Art. 1º. Fica instituído o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Programa de Guarda Temporária Subsidiada de Crianças e Adolescentes - Família Acolhedora. Art. 1º Fica instituído o Programa de Guarda

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2014

PROJETO DE LEI N o, DE 2014 PROJETO DE LEI N o, DE 2014 (Do Sr. Paulo Freire) Cria o Programa Família Acolhedora na Família Extensa, conforme artigo 227 da Constituição Federal e artigos 4º, 25 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente,

Leia mais

MUNICIPIO DE GUARATUBA

MUNICIPIO DE GUARATUBA LEI Nº 1.714 Data: 11 de outubro de 2017. Súmula: Dispõe sobre a criação do Programa Família Acolhedora e dá outras providências. A Câmara Municipal de Guaratuba aprovou e eu, Prefeito do Município de

Leia mais

(Re)integração familiar no contexto de acolhimento

(Re)integração familiar no contexto de acolhimento (Re)integração familiar no contexto de acolhimento Fluxo do atendimento CT; JIJ; MP Média Complexidade Diagnóstico: Manutenção na família ou saída Programas de alta complexidade: Acolhimento institucional

Leia mais

o acolhimento provisório em residência familiar, respeitando o seu direito a convivência familiar e comunitária; II - Oferecer apoio às famílias de

o acolhimento provisório em residência familiar, respeitando o seu direito a convivência familiar e comunitária; II - Oferecer apoio às famílias de o acolhimento provisório em residência familiar, respeitando o seu direito a convivência familiar e comunitária; II - Oferecer apoio às famílias de origem, favorecendo a sua reestruturação para o retorno

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR O ECA define três modalidades de família. São elas: NATURAL (art. 25, Caput) EXTENSA OU AMPLIADA (art. 25, único) SUBSTITUTA (art. 28) NATURAL Entende-se por família natural

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE LUPIONÓPOLIS CNPJ / LEI Nº 52/2010

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE LUPIONÓPOLIS CNPJ / LEI Nº 52/2010 PREFETURA MUNCPAL DE LUPONÓPOLS LE Nº 52/2010 SÚMULA: Cria o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes e dá outras providências. A CÂMARA MUNCPAL DE LUPONÓPOLS, ESTADO DO PARANÁ, aprovou e

Leia mais

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO ÂMBITO DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO ÂMBITO DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO ÂMBITO DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA Estrutura da Fala 1. O PETI no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria 2. O PETI na perspectiva do Sistema Único de Assistência

Leia mais

O Município de Franca

O Município de Franca O Município de Franca Está localizada na região nordeste do estado de São Paulo. É a sede da 14º região administrativa do Estado. Possui 347.237 mil habitantes. Economia predominante: Indústria Também

Leia mais

LEI Nº 4.544, DE 15 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I Do Serviço Família Acolhedora

LEI Nº 4.544, DE 15 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I Do Serviço Família Acolhedora LEI Nº 4.544, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. Institui o Serviço Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Ituiutaba decreta e eu sanciono a

Leia mais

Câmara Municipal de Itajubá

Câmara Municipal de Itajubá Projeto de Lei Nº 3750 Institui o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes no município de Itajubá e dá outras providências. CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art.1º. Fica instituído o

Leia mais

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social - ABRAFORDES www.cursosabrafordes.com.br DICA: Tecle Ctrl+s para salvar este PDF no seu computador. Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social

Leia mais

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente 1 Direito à Convivência Familiar e Comunitária Previsão: Arts. 227 da CF e 19 e seguintes do ECA Afeto, cuidado

Leia mais

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson Adoção: Os desafios de quem ganha Professor Roberson Bruno Calegaro Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank mais... Garantir um direito? Resolver um problema? Adoção: Para a língua portuguesa, adotar de acordo

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE MARÇO DE INSTITUI O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI Nº , DE 13 DE MARÇO DE INSTITUI O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 12.103, DE 13 DE MARÇO DE 2015. INSTITUI O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. a seguinte lei: O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO, ESTADO DA PARAÍBA, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO, ESTADO DA PARAÍBA, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 329, DE 21 DE JANEIRO DE 2019. REFORMULA O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO,, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO

Leia mais

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: Cargo (Código do Cargo) N. de vagas. Carga horária semanal

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: Cargo (Código do Cargo) N. de vagas. Carga horária semanal EDITAL N. 14/2017 DO INSTITUTO JURÍDICO PARA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO (A) DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL PARA CADASTRO RESERVA DO PROGRAMA SE LIGA REGIONAL BELO HORIZONTE/MG.

Leia mais

Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas das famílias de origem

Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas das famílias de origem Cuidados Alternativos para Crianças: Práticas para além do Acolhimento. Como Garantir a Convivência Familiar e Comunitária? Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/ Brasília, 13 de maio de 2015 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 5 DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR Prof. Diego Vale de Medeiros 5.1 PRINCÍPIOS INCORPORADOS COM A LEI 12010/09 NA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO Novos Princípios

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 027/2015. CAPÍTULO I DO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

PROJETO DE LEI Nº 027/2015. CAPÍTULO I DO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA PROJETO DE LEI Nº 027/2015. INSTITUI O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. a seguinte lei: O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e

Leia mais

ORIENTAÇÃO CONJUNTA 03/2018 1

ORIENTAÇÃO CONJUNTA 03/2018 1 ORIENTAÇÃO CONJUNTA 03/2018 1 Assunto: Serviço de Família Acolhedora Para: Prefeitos, Secretários(as) de Assistência Social, Promotores, Juízes, Equipes Técnicas das Promotorias e Tribunal de Justiça,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Entidades de acolhimento: como já visto, existem duas modalidades de entidades de atendimento as que desenvolvem programas de acolhimento

Leia mais

Projeto Político Pedagógico PPP O trabalho em rede na perspectiva trazida pelo PPP para garantir a prioridade absoluta.

Projeto Político Pedagógico PPP O trabalho em rede na perspectiva trazida pelo PPP para garantir a prioridade absoluta. 1º SEMINÁRIO VAMOS PENSAR JUNTOS! VAMOS CONSTRUIR JUNTOS! A IN(VISIBILIDADE) DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM BELO HORIZONTE Projeto Político Pedagógico PPP O trabalho em rede

Leia mais

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013 (PROJETO DE LEI Nº. 089/2013 PMA) LEI Nº. 2.458 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013 Súmula: Cria abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de risco social, do tipo Casa Lar, denominado Casa da

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Foco prioritário de ação da Política de Assistência Social é a família MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR Olhar para a família não pelo que lhe falta, mas por sua riqueza. CRAS X CREAS

Leia mais

A IN(VISIBILIDADE) DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM BELO HORIZONTE. Margarida Lourdes Monteiro Arcanjo

A IN(VISIBILIDADE) DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM BELO HORIZONTE. Margarida Lourdes Monteiro Arcanjo 1º SEMINÁRIO VAMOS PENSAR JUNTOS! VAMOS CONSTRUIR JUNTOS! A IN(VISIBILIDADE) DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM BELO HORIZONTE Desafios e Possibilidades: O cenário atual da política

Leia mais

ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde

ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no

Leia mais

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS 11 de maio de 2016 Relação entre o Sistema Único de Assistência Social- SUAS e os órgãos do Sistema de Justiça Maio/2016 Objetivo: Descrever a natureza do trabalho social

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MEDIA COMPLEXIDADE

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MEDIA COMPLEXIDADE OBJETIVO: Prestar atendimento especializado às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados e/ou que já tenha ocorrido rompimento familiar ou comunitário. PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Leia mais

Kellen Mariziele Simone Jaqueline Tatiane

Kellen Mariziele Simone Jaqueline Tatiane GUARUJÁ-ENSEADA Kellen 758.920 Mariziele 758.960 Simone 815.755 Jaqueline 815.773 Tatiane 817.061 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SENADOR SALGADO FILHO LEI MUNICIPAL Nº 1.209/2015 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2015.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SENADOR SALGADO FILHO LEI MUNICIPAL Nº 1.209/2015 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2015. LEI MUNICIPAL Nº 1.209/2015 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR PROVISÓRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO TEMPORÁRIA DO CONVÍVIO COM A FAMÍLIA

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

1 PROTOCOLO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE RESOLUÇÃO CONJUNTA N 01/2009 CONANDA/CNAS

1 PROTOCOLO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE RESOLUÇÃO CONJUNTA N 01/2009 CONANDA/CNAS 1 PROTOCOLO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE 26 de abril de 2017 Acolher implica escutar, diagnosticar a situação, ampliar o campo da queixa, buscando

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz.

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz. PARECER TÉCNICO Referente: Programa Criança Feliz. Instituído no ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Resolução Nº 19, de 14 de novembro de 2016, o Programa Criança Feliz, tem

Leia mais

Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a

Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a continuar caminhando, mesmo quando achamos que já não somos

Leia mais

Programa Apadrinhamento Querobem

Programa Apadrinhamento Querobem Programa Apadrinhamento Querobem Apresentação: O Programa de Apadrinhamento QueroBem tem como modelo o Projeto Anjo da Guarda que foi implantado no Juizado da Infância e Juventude de Goiânia-GO, sendo

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA Tatiane Roberta AMORIN 1 Luci Martins Barbatto VOLPATO 2 RESUMO: O presente artigo tem como finalidade discutir as possibilidades

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

SUGESTÃO DE PLANO INDIVIDUALIZADO DE ATENDIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

SUGESTÃO DE PLANO INDIVIDUALIZADO DE ATENDIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL SUGESTÃO DE PLANO INDIVIDUALIZADO DE ATENDIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Angela Mendonça e Fernando Guiraud 1 Dados de Identificação: Nome completo do(a) acolhido(a):...

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social. RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS

Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social. RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS ASSISTÊNCIA SOCIAL Política pública de Seguridade Social, não-contributiva,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016

PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016 I. DISPOSIÇÕES GERAIS A Associação Creche de Ilhabela, no uso de suas atribuições, faz-se saber que será realizado o Processo Seletivo

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO PAZ, Renata MARAVIESKI, Andressa LAVORATTI, Cleide Resumo O trabalho versa sobre a apresentação do Campo de Estágio Núcleo Promocional

Leia mais

A acolhida de mulheres que manifestam intenção de entregar seus bebês para adoção

A acolhida de mulheres que manifestam intenção de entregar seus bebês para adoção Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo Supervisão das Varas da Infância e da Juventude Coordenadoria da Infância e da Juventude A acolhida de mulheres que manifestam intenção

Leia mais

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos Acolhimento Institucional Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos -1- Encaminhamento de crianças recém-nascidas e dos genitores ao Juízo da Infância e da Juventude nos casos de grave suspeita de situação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 34/ 2013

PROJETO DE LEI Nº 34/ 2013 PROJETO DE LEI Nº 34/ 2013 Institui o Programa Municipal de Acolhimento Provisório de Crianças e Adolescentes, denominado Programa Municipal Família Acolhedora e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

GAADI- Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga

GAADI- Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga PROJETO SOCIAL GAADI / 2016 I) IDENTIFICAÇÃO: GAADI Grupo de Apoio a Adoção de Itapetininga Av. Padre Antônio Brunetti, 1122 Vila Rio Branco CEP: 18208-080 Itapetininga/SP E-mail: gaadi@ig.com.br Telefone:

Leia mais

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a 50 1 2 Conceito: medida protetiva de colocação em família substituta que estabelece o parentesco civil entre adotantes e adotados.

Leia mais

As relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento Em Família Acolhedora

As relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento Em Família Acolhedora As relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento Em Família Acolhedora Jane Valente Brasil 2013 Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento 2009 1.229 municípios

Leia mais

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017 RELAÇÃO DE EXTRATOS DAS PARCERIAS FIRMADAS ENTRE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E O DEPARTAMENTO DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA O EXERCÍCIO DO ANO 2017 EXTRATO ADITAMENTO CONVÊNIO nº 02/2016 ADITAMENTO

Leia mais

D E C R E T O Nº , 27/09/2017

D E C R E T O Nº , 27/09/2017 D E C R E T O Nº 1 3. 5 2 3, 27/09/2017 Dispõe sobre normas gerais e padronização dos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade - PSE - MC, realizados e executados pela rede socioassistencial

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Art. 3º do ECA: a criança e adolescente gozam de todos os inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da de que trata esta lei (...). Assinale

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 Antes de ser um fato jurídico, a adoção é um fato social, praticado desde o início da humanidade; Provimento de herdeiro x permanência

Leia mais

Plano de Trabalho Federal. Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos

Plano de Trabalho Federal. Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos 1 Plano de Trabalho 2016 Federal Proteção Social Especial de Alta Complexidade Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos I - Identificação: Dados da Conveniada: Fundação Mansão Ismael Endereço:

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

Panorama Nacional das modificações políticas e legais e seus atuais desdobramentos na garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes

Panorama Nacional das modificações políticas e legais e seus atuais desdobramentos na garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes Panorama Nacional das modificações políticas e legais e seus atuais desdobramentos na garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes Stéfane Natália Ribeiro e Silva Analista Técnica de Políticas

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2017 CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2017 CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2017 CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE ORIENTADOR SOCIAL E FACILITADOR O PREFEITO MUNICIPAL DE ARATIBA, no uso das atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO NA MODALIDADE DE PROJETOS DE AÇÃO COMUNITÁRIA

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

Relatório das Atividades Desenvolvidas em 2018

Relatório das Atividades Desenvolvidas em 2018 Relatório das Atividades Desenvolvidas em 2018 I. Identificação: Organização Mantenedora: Centro Espírita Luz e Caridade Departamento: Nosso Lar Serviço de Assistência à Criança Endereço: Rua Alferes Franco,

Leia mais

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: N. de vagas. Cargo (Código do Cargo) Remuneração (valor bruto)

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: N. de vagas. Cargo (Código do Cargo) Remuneração (valor bruto) EDITAL N. 15/2017 DO INSTITUTO JURÍDICO PARA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MOTORISTA PARA CADASTRO RESERVA DO PROGRAMA SE LIGA REGIONAL BELO HORIZONTE/MG. Art. 1º. O Instituto Jurídico

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018 CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018 Dispõe sobre a caracterização da oferta de Programa de Aprendizagem Profissional no Âmbito da Assistência Social no Município

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR LUZ, Luana Cristina. (estágio I) luana_luuh28@hotmail.com SOUZA,

Leia mais

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS CONANDA Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS MDS 1 CNAS A Atuação do Psicólogo nos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS 2 Introdução Os serviços

Leia mais

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho O que é? É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para

Leia mais

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: N. de vagas 01 + Cadastro Reserva. Carga horária semanal

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA. Art. 2º. Especificações das vagas: N. de vagas 01 + Cadastro Reserva. Carga horária semanal EDITAL N. 13/2017 DO INSTITUTO JURÍDICO PARA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA COORDENADOR REGIONAL DO PROGRAMA SE LIGA REGIONAL TRIÂNGULO MINEIRO UBERLÂNDIA/MG. Art. 1º. O Instituto Jurídico

Leia mais

SUAS. Serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social definidos por níveis de complexidade; Território como base de organização;

SUAS. Serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social definidos por níveis de complexidade; Território como base de organização; SUAS Modelo afiançador da unidade da política visando alterar a história de fragmentação programática, entre as esferas do governo e das ações por categorias e segmentos sociais Serviços, programas, projetos

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ATRIBUIÇÕES COORDENADOR DO CENTRO POP Coordenar as rotinas administrativas, os processos de trabalho e os recursos humanos da Unidade; Participar da elaboração, do

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Estágio de convivência: - Período de adaptação, que antecede a decisão sobre a adoção e que é utilizado para se verificar a compatibilidade

Leia mais

1- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROCESSO SELETIVO Nº 006/2018 Alta complexidade A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste, com sede na Rua Professor Hulgo Baltazar CEP: 40.030-050 Salvador-Ba torna pública

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. MARTINS, Mayara Lucia (Estágio I), e-mail: mayamartins1993@hotmail.com.

Leia mais

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS Marcelo Garcia CENSO SUAS 2011 EQUIPES TÉCNICAS SEGUNDO A ESCOLARIDADE Nos Órgãos Municipais da Assistência Social: 40.477

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação Quem são os usuários da Assistência

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

EDITAL Nº. 007/2011 DO CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO FINALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº. 007/2011 DO CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO FINALIDADE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 007/2011 DO CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO FINALIDADE DO PROCESSO SELETIVO Art. 1º. O Centro de Defesa da Cidadania, associação privada sem fins lucrativos, qualificada

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 GESTÃO CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) MÉDIA COMPLEXIDADE ALTA COMPLEXIDADE POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO N 26, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO N 26, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011. Aprova os critérios para expansão 2011 do cofinanciamento federal, nos serviços de proteção social básica, apresentados pela SNAS O CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1713 Prefeitura Municipal de publica: Lei Complementar Nº 485, de 06 de agosto de 2015 - Cria cargos temporários, autorizando a contratação de pessoal por tempo determinado

Leia mais

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS 1 O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico de Assistência Social no campo da

Leia mais

TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 III - SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE: a) Serviço de Acolhimento Institucional,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 6, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 Pactua critérios e procedimentos das expansões 2011

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO O QUE É O MONITORAMENTO? O monitoramento se caracteriza como uma função

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº. 814 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015.

LEI MUNICIPAL Nº. 814 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015. LEI MUNICIPAL Nº. 814 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015. INSTITUI E REGULAMENTA OS PROGRAMAS PAIF PROGRAMA DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA E PAEFI - PROGRAMA DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Leia mais

O Direito da Criança e Adolescente de Viver em Família

O Direito da Criança e Adolescente de Viver em Família O Direito da Criança e Adolescente de Viver em Família de crianças e adolescentes com a sua mães Patrick J. Reason de crianças e adolescentes com a sua mães Importância da Afetividade no Desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Page 2 Fique por dentro: Brasil sem miséria BRASIL SEM MISÉRIA: O QUE SERÁ FEITO Aumentar de três para cinco o número máximo de benefícios variáveis pagos pelo Bolsa

Leia mais