Universidade de São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de São Paulo"

Transcrição

1 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO Transferência Externa Ingresso 2 o semestre de 2014 Edital FFCLRP-SG 02/2014 de O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Fernando Luis Medina Mantelatto, no uso de suas atribuições legais, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes, aprova o seguinte edital para o Processo de Transferência Externa nesta Unidade: Número de Vagas: Curso de Física Médica: 11 vagas; Curso de Matemática Aplicada a Negócios: 05 vagas; Curso de Pedagogia: 02 vagas; Curso de Bacharelado em Química (59023): 03 vagas; Curso de Licenciatura em Química: 07 vagas, Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia: 25 vagas, Curso de Psicologia: 01 vaga; Curso de Música: 08 vagas. Após a divulgação do resultado da Pré-Seleção da Fuvest (1ª fase) para o processo de transferência, onde serão selecionados 03 (três) candidatos por vaga, o da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, receberá em sua sala, na Rua Clóvis Vieira -38, nos dias 22 e 23 de maio de 2014, das 9 às 11h30m e das 13h30m às 16 horas, os candidatos selecionados ou seus procuradores, os requerimentos dirigidos ao Diretor da Unidade, acompanhados de uma via (original ou autenticada pela Faculdade de origem) dos seguintes documentos: Atestado de matrícula recente da instituição de ensino de origem (original), ou Declaração de Vínculo com a mesma (original); Histórico escolar (contendo notas e carga horária das disciplinas) (original); Programas das disciplinas cursadas e aprovadas somente para os cursos que exigem equivalências, Física Médica, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Matemática Aplicada a Negócios (original ou autenticadas pela Instituição de origem); (não serão aceitos programas resumidos e impresso pela internet sem autenticação da Universidade) Fotocópia simples do documento de Identidade acompanhado do mesmo ou fotocópia autenticada. Currículum Vitae Documentado (para o Curso de Música).

2 Não serão aceitos documentos enviados via fax. A entrega de todos os documentos se dará somente neste período, no horário acima citado, não sendo permitida a apresentação posterior de qualquer outra documentação. Fica desclassificado o candidato que não cumprir às exigências do presente edital. A avaliação específica (2a etapa) será no dia obedecendo às normas específicas da Unidade para esta etapa. Conforme art. 78, 2º, do Regimento Geral, em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior. O resultado final da classificação será divulgado no dia no Serviço de Graduação da FFCLRP ou pelo site tendo o candidato 48 horas após essa data, para qualquer recurso referente ao processo. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Graduação da FFCLRP da USP. O candidato aprovado neste processo deverá no ato da matrícula apresentar atestado de matrícula recente, constando curso, ano/ou período em que estiver matriculado na instituição de origem. As normas para efetivação da transferência encontram-se à disposição dos interessados no da Faculdade, à Rua Clóvis Vieira, casa 38 Ribeirão Preto. A documentação dos alunos que não foram aprovados serão descartadas no prazo de 90 dias após a divulgação do resultado. Cabe ao interessado retirá-la, na Secretaria do, antes do prazo estipulado. Normas para Transferência Externa do curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia: Os candidatos serão submetidos à prova escrita sobre conteúdos das disciplinas do Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco. Os candidatos serão classificados de acordo com a nota do exame. Conteúdo:

3 1. Sociedade da Informação 2. As Tecnologias de Informação e Comunicação e o Mundo Globalizado 3. Mediação da Informação 4. A Informação no Mundo Contemporâneo 5. Documentação, Teoria e História 6. Organização e Gestão de Práticas Culturais Normas para Transferência Externa do curso de Física Médica Os candidatos selecionados pela FUVEST terão o histórico escolar completo (incluindo reprovações) submetido a exame, no Departamento de Física da FFCLRP, realizado pela Comissão Coordenadora do Curso (CoC). Artigo1. Como condição para transferência, o candidato deverá: Parágrafo Primeiro. Obter equivalência em, pelo menos, três das seguintes disciplinas: Programação de Computadores; Vetores e Geometria Analítica; Cálculo Diferencial e Integral I; Cálculo Diferencial e Integral II; Química Geral III; Física I Mecânica; Física Experimental Mecânica. Parágrafo Segundo. Apresentar menos de 50% de reprovações nas disciplinas cursadas na Instituição de origem. Artigo 2. Obedecida as condições exigidas no Artigo 1., serão analisadas outras equivalências com disciplinas obrigatórias da estrutura curricular do Curso de Física Médica. Artigo 3. A equivalência de disciplinas será dada de acordo com as seguintes regras: Parágrafo Primeiro. A equivalência entre disciplinas cursadas fora do Departamento de Física da FFCLRP-USP e as disciplinas do curso de Física Médica será concedida desde que sejam satisfeitos os seguintes critérios: Inciso 1. A disciplina cursada tenha carga horária igual ou superior à da disciplina correspondente.

4 Inciso 2. O conteúdo programático da disciplina cursada corresponda a, pelo menos 75% do conteúdo programático da disciplina correspondente. Inciso 3. A relação entre carga horária e conteúdo das(s) disciplina(s) cursada(s) e da disciplina cuja equivalência está sendo solicitada deve ser cumprida. O conteúdo com caráter experimental é considerado diferente daquele com caráter teórico. Inciso 4. Quando a disciplina tiver sido cursada fora da USP, o aluno poderá ser submetido a exame versando sobre o conteúdo programático da disciplina da USP-RP elaborada pelo departamento responsável pela disciplina. A aprovação em tal exame dar-se-á com nota igual ou superior a cinco. Parágrafo Segundo. A critério da CoC, os candidatos poderão ser chamados para entrevista. Artigo 4. Os candidatos serão classificados de acordo com o número total de disciplinas em que foram obtidas equivalências. Parágrafo Primeiro. Havendo empate no número de disciplinas equivalentes, o desempate será de acordo com a nota obtida no exame da FUVEST, persistindo ainda empate, será de acordo com a média aritmética das notas de todas as disciplinas para as quais obtiveram equivalência. Aprovado pela CoC/Física Médica em (53ª reunião ordinária) e Conselho do Departamento de Física em (14ª reunião ordinária) Normas para Transferência Externa do Curso de Matemática Aplicada a Negócios: Os candidatos selecionados pela FUVEST terão o histórico escolar analisado pela CoC-MAN, ouvida a Comissão de Equivalência de Disciplinas do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP. 1. Como condição para transferência, o candidato deverá obter equivalência em pelo menos uma das seguintes disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral I; Programação de Computadores e Introdução à Probabilidade e Estatística I.

5 2. Obedecida essa condição, serão analisadas outras equivalências com disciplinas da estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios. 3. A equivalência de disciplinas será dada de acordo com os seguintes critérios: I A disciplina cursada na instituição de origem deve ter carga horária igual ou superior à da disciplina correspondente do curso de Matemática Aplicada a Negócios. II O conteúdo programático da disciplina cursada na instituição de origem deve corresponder a, pelo menos, 70% do conteúdo programático da disciplina correspondente do curso de Matemática Aplicada a Negócios. A critério da CoC, os candidatos poderão ser chamados para entrevista com a Comissão de Equivalência. Os candidatos serão classificados de acordo com o número de disciplinas em que for obtida a equivalência e, havendo empate, de acordo com a média global em todas as disciplinas para as quais obtiveram equivalência. NORMAS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O NÚCLEO GERAL (LICENCIATURA/BACHARELADO) EM MÚSICA 2014 Critérios de seleção: Provas Escrita, Prova Prática/Habilidade Específica e Análise do Currículum Vitae. PROGRAMA 1. PROVA TEÓRICA A Prova Teórica possui peso 2, será formulada de acordo com o conteúdo da Bibliografia e compreenderá os seguintes assuntos: (a) História Geral da Música (b) Teoria da Música: reconhecimento e manipulação de: escalas maiores e menores; tonalidades; modos; intervalos; tríades; rítmicas mais recorrentes; claves; fórmulas de compasso; notação musical; sinais de expressão; terminologia musical; progressões harmônicas; notas auxiliares (notas estranhas ao acorde); cadências; análise harmônica.

6 (c) Percepção Musical: identificação pela audição de: melodias escritas a uma ou a duas vozes; intervalos; tríades; rítmicas mais recorrentes; progressões harmônicas; notas auxiliares; cadências. (d) Educação Musical (somente para os candidatos ao curso de Licenciatura). Bibliografia: História Geral da Música BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. RJ: Jorge Zahar Ed., GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. RJ: Jorge Zahar, GROUT, Donald e PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa, Gradiva, MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5.ed. RJ: Nova Fronteira, MICHELS, Ulrich: Atlas de música: parte sistemática / parte histórica (dos primórdios ao Renascimento). Vol. I. Lisboa: Gradiva, MICHELS, Ulrich: Atlas de música: del Barroco hasta hoy. Vol. II. Madrid: Alianza, NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2 ed. RJ: Contracapa, Teoria da Música BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. RJ: Jorge Zahar Ed., BRISOLLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. SP: Annablume, LIMA, Marisa Ramires e FIGUEIREDO, Sérgio. Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática. 6 ed ampliada e com CD. SP: Embraform, PASCOAL, Maria Lúcia e PASCOAL, Alexandre. Estrutura tonal: Harmonia. Livro eletrônico: SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. SP: Editora Unesp, TUREK, Ralph. The Elements of Music: Concepts and Applications. Vol. I. NY: McGraw-Hill, Percepção Musical BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. SP: Edusp / Editora da Unicamp, HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 4 ed. SP: Ricordi, PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. 2 volumes. RJ: Lumiar, Educação Musical (somente para os candidatos ao curso de Licenciatura)

7 BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed. Unesp, SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. SP: Editora da Unesp, PROVA PRÁTICA A Prova Prática será realizada individualmente, de acordo com as especificidades relacionadas a cada curso Para o Curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação às questões educacionais musicais, presentes na Bibliografia acima proposta, levando em consideração seu histórico. Possui peso 2. (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade da execução pelo canto de linhas melódicas simples. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência. Possui peso 2. (c) Execução, ao instrumento indicado pelo candidato, de uma peça erudita de livre escolha, pertencente aos períodos Barroco, Clássico, Romântico, ou Século XX: Avalia a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato através da performance. A peça escolhida deverá ter um nível técnico compatível ou superior ao das Invenções e Sinfonias de J. S. Bach. Possui peso Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Canto e Arte Lírica (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1. (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade da execução pelo canto de linhas melódicas simples. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência. Possui peso 2. (c) Programa: Execução vocal de duas obras: C. W. Gluck Ária: O del mio dolce ardor; e uma peça de livre escolha, que se enquadre nas opções abaixo relacionadas: Avalia a aptidão, o potencial, a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato através da performance. Possui peso 5. - Canção de câmara brasileira - Lied ou canção do período Romântico - Ária de ópera, oratório ou cantata

8 Observação: O candidato deverá comparecer acompanhado por um pianista apto a executar as obras do programa, às suas expensas Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento Todos os candidatos ao Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento realizarão as seguintes atividades: (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1. (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade da execução pelo canto de linhas melódicas simples. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 1. (c) Execução das peças indicadas no programa do instrumento escolhido, listadas a seguir: Avalia a aptidão, o potencial, a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato através da performance. Possui peso Percussão (c1) Morris Goldenberg: Farfel s Gavotte do livro 12 Progressive Solos for Snare Drum. (c2) Jacques Delecluse: Test-Claire. (c3) Uma peça de livre escolha para teclados (Marimba, Vibrafone, Xilofone) com duas ou quatro baquetas. (c4) Leitura à primeira vista ao teclado (duas baquetas) de peça indicada pela banca examinadora Violoncelo (c1) C. Saint-Saëns: O Cisne. (c2) F. A. Kummer: Estudo n. 1, dos 10 Études Mélodiques, Op. 57. (c3) Uma peça de livre escolha Piano (c1) J. S. Bach: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado, volume I ou II. (c2) Um movimento em andamento vivo de Sonata de Haydn, Mozart ou Beethoven. (c3) Uma peça de livre escolha Violão (c1) Fernando Sor: Minueto Op. 11 nº 4

9 (c2) Uma obra selecionada entre os seguintes compositores: Dionísio Aguado, Fernando Sor (exceto Minueto Op. 11 nº 4), Mauro Giuliani, Napoleón Coste, Giulio Regondi, Francisco Tárrega, Agustín Barrios, Heitor Villa-Lobos, Manuel Ponce, Mario Castelnuovo-Tedesco, Joaquín Turina, Federico Moreno Torroba, Alexandre Tansman, Abel Carlevaro e Leo Brouwer Viola caipira (c1) C. Guerra-Peixe: Prelúdio n. 5 (Ponteado Nordestino). (c2) Uma peça de livre escolha. Normas para Transferência Externa do Curso de Pedagogia: I. O Candidato deverá realizar uma prova escrita, valendo de zero a dez pontos, sobre temas relativos aos Fundamentos da Educação. (etapa eliminatória); II. Serão Classificados os Candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco; III. A Classificação dos Candidatos será feita considerando a média aritmética simples entre as notas de pré-seleção da Fuvest (normalizado para uma escala de zero a dez) e da prova escrita; IV. A(s) vaga(s) será(ão) preenchida(s) pelo(s) Candidato(s) aprovado(s), seguindo a ordem de Classificação; Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Campus de Ribeirão Preto V. Em caso de empate, o critério de Classificação será pela análise do histórico escolar e entrevista; VI. A bibliografia básica: Bibliografia CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação nas constituições brasileiras. In: BASTOS, Maria Helena Câmara; STEPHANOU (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil vol. III Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, (vol. III). p CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Educ. rev., Belo Horizonte, n. 48, dez Disponível em OLIVEIRA, R. P. (Org.); ADRIÃO, T. (Org.). Organização do ensino no Brasil: Níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2. ed. São Paulo: Xamã, OLIVEIRA, R. P. (Org.); ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: Análise da Constituição Federal e da LDB. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007.

10 ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, out Disponível em DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 11ª edição. São Paulo: Melhoramentos, FREITAG, Bárbara. Escola, estado e Sociedade. 6ª edição. São Paulo: Moraes, MANACORDA, Mario. Marx e a Pedagogia Moderna. 3ª edição. São Paulo: Cortez, WEBER, Max. Os Letrados Chineses. In: Ensaios de Sociologia. 5ª edição. Rio de Janeiro: LCT Editora, WEBER, Max. Burocracia. In: Ensaios de Sociologia. 5ª edição. Rio de Janeiro: LCT Editora, NOSELLA, Paolo. A educação brasileira no final do século: um balanço. In:. Qual compromisso político? Ensaios sobre a educação brasileira pósditadura. Bragança Paulista: IFAN/CDAPH/Editora da Universidade São Francisco, p SAVIANI, Demerval. A política educacional no Brasil. In: BASTOS, Maria Helena Câmara; STEPHANOU (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil vol. III Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, (vol. III). p Normas de Transferência Externa Curso de Psicologia I. Os candidatos deverão realizar uma avaliação escrita, valendo de zero a dez pontos, com base na bibliografia, anexa, relacionada aos temas: História dos Saberes Psicológicos, Metodologia Científica em Psicologia, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Personalidade. II. Serão classificados, pela nota da prova, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco. III. A(s) vaga(s) será(ão) preenchida(s) pelo(s) Candidato(s) aprovado(s), seguindo a ordem de Classificação. IV. Havendo empate, para efeito de desempate, será feita a média aritmética simples da nota obtida na pré-seleção FUVEST e da prova escrita. V. Persistindo o empate, será feita a classificação dos candidatos pela análise do histórico escolar do candidato, sendo critério classificatório a média

11 aritmética das notas de todas as disciplinas efetivamente cursadas, segundo a análise do histórico escolar. (Aprovada pelo Conselho em ) Bibliografia Jacó-Vilella, A. M., Ferreira, A. A. L. & Portugal, F. T. (ano). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora. Capítulos: 1, 2 e 3. Cozby, P. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. Capítulos: 6, 7, 8, 9 e 11. Sternberg, R. J. (2010). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 5º edição. Capítulos: 3, 5 e 6. Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre, Artmed. Capítulos: 1 a 13. Cofer, C. N. (1972). Motivação e Emoção. Rio de Janeiro: Interamericana. Capítulos: 1, 5 e 8. Shaffer, D. R. & Kipp, K. (2012). Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Cengage Learning, 2.ed. Capítulos: 1 e 2. Pervin, L. A. & Jonh, O. P. (2004). Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed. Capítulos 1, 2, 5 e 13. Young, J. (2003). Terapia cognitiva para transtornos de personalidade: Uma abordagem focada no esquema. Porto Alegre: Artmed. Capítulo 1. Normas para Transferência Externa para os Cursos de Graduação do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP Os candidatos aprovados para a segunda fase do processo de transferência externa para os cursos de graduação do Departamento de Química da da Universidade de São Paulo, deverão comprovar, através do histórico escolar, aprovação nos seus cursos de origem, em disciplinas que sejam equivalentes às relacionadas abaixo: - Química Geral código , Fundamentos de Química Experimental código , Teoria e Aplicação do Cálculo código , Física I código , Vetores e Geometria Analítica código , Química Analítica I código , Físico-Química I código , Mineralogia código , Física II código , Bioquímica I código ,

12 Química Orgânica I código , Introdução à Quimiometria código , Química Analítica II código , Físico-Química II código , Física III código , Bioquímica II código , Química Orgânica II código , para o Bacharelado em Química. - Iniciação à Química código , Química Geral Experimental código e Física I para Licenciatura código ou Cálculo Diferencial e Integral I e Cálculo Diferencial e Integral II para a modalidade de Licenciatura em Química. Sendo o número de candidatos, aprovados na pré-seleção da Fuvest e que satisfazem essa condição, inferior ao número de vagas disponíveis para cada curso, todos os candidatos serão considerados habilitados, desde que apresentem a documentação dentro do prazo estabelecido. Havendo mais candidatos que vagas, todos os candidatos aprovados na préseleção da Fuvest e que preenchem as condições mínimas exigidas, deverão submeter-se a uma prova escrita, baseada no programa da disciplina Química Geral código , para as transferências para as modalidades do Bacharelado em Química e no programa da disciplina Iniciação à Química código , para as transferências para a modalidade de Licenciatura em Química. Os candidatos com nota igual ou superior a 5,0 (cinco) preencherão as vagas segundo critério classificatório com base nas notas obtidas. Em caso de empate na classificação dos candidatos habilitados, o desempate será baseado nos critérios abaixo: 1. o disposto no 2º do artigo 78 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo. No exame de seleção, em caso de empate entre candidatos à transferência, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior; 2. a média aritmética das notas de todas as disciplinas efetivamente cursadas, segundo a análise dos históricos escolares, obedecendo, neste caso, aos seguintes critérios de prioridade: a) nenhuma reprovação; b) 1 (uma) reprovação); c) 2 (duas) reprovações e assim sucessivamente. 3. o menor número de adaptações curriculares necessárias, após análise da equivalência entre as disciplinas cursadas na instituição de origem e as disciplinas dos cursos de Química, acima mencionados, nos termos do disposto no artigo 79 do Regimento Geral da USP. Diretoria, 17 de março de 2014 Prof. Dr. FERNANDO LUIS MEDINA MANTELATTO Diretor

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Edital FFCLRP-SG 02-2012 de 09.05.2012 Edital de vagas para transferência externa Graduação ingresso em 2013. O Diretor da da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Sebastião de Sousa Almeida, no uso de

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Cursos de Educação Artística Licenciatura com Habilitação em Música, Música Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música Bacharelado

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE PORTADORES DE DIPLOMAS DE NÍVEL SUPERIOR A EVENTUAIS VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ECA PARA 2011

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE PORTADORES DE DIPLOMAS DE NÍVEL SUPERIOR A EVENTUAIS VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ECA PARA 2011 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE PORTADORES DE DIPLOMAS DE NÍVEL SUPERIOR A EVENTUAIS VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ECA PARA 2011 Vagas disponíveis VAGAS CURSOS PERÍODO 1 Bacharelado em Biblioteconomia noturno

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES EDITAL CG-ECA-1/2019, de 26 de março de (Publicado no D.O.E. de 27/03/2019)

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES EDITAL CG-ECA-1/2019, de 26 de março de (Publicado no D.O.E. de 27/03/2019) ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES EDITAL CG-ECA-1/2019, de 26 de março de 2019. (Publicado no D.O.E. de 27/03/2019) O Diretor da Escola de Comunicações e Artes e a Presidente da Comissão de Graduação, em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL CG 03/2016, QUE DISPÕE SOBRE A ABERTURA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2016 PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA- BIOQUÍMICA DA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FCFRP/USP). O Presidente da Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL CG 01/2017, QUE DISPÕE SOBRE A ABERTURA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2017 PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA- BIOQUÍMICA DA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FCFRP/USP). O Presidente da Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES EDITAL SG 1, de 10/05/2012 * Dispondo sobre normas da segunda etapa das provas de transferência de curso para curso, podendo ser aceito da mesma área de conhecimento, de alunos pertencentes aos cursos

Leia mais

INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE FREQUÊNCIA DAS LICENCIATURAS DA FCSH DOS INDIVÍDUOS ABRANGIDOS PELO DECRETO-LEI 64/2006 (MAIORES DE 23 ANOS)

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Portaria Externa ECA - 2, em 19 de março de 2013

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Portaria Externa ECA - 2, em 19 de março de 2013 ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Portaria Externa ECA - 2, em 19 de março de 2013 * Dispondo sobre normas da segunda etapa das provas de transferência de curso para curso, podendo ser aceito da mesma área

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS EM MÚSICA - UFU 2018-1 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº07/2018 COMPOSIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO A Certificação de Habilidades Específicas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃOEM HABILIDADES

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 1. A candidatura de acesso ao curso de Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro exige a satisfação de um

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL CG 03/2015, QUE DISPÕE SOBRE A ABERTURA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015/2016 PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA-BIOQUÍMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO DA

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 29 de janeiro de 2018 até às 23h59 do dia 04 de fevereiro de 2018, considerando 7 (sete) dias de inscrições

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS UFU 2016-2 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 10/2016 Composição da Certificação A Certificação de Habilidades Específicas

Leia mais

EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA Teste de Habilidade Específica (THE) O Teste de Habilidade Específica (THE)

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 18 de outubro de 2018 até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de outubro de 2018, considerando 8 (oito)

Leia mais

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E).

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E). A Prova de Habilidade Específica em Música compreenderá: a) uma Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical e b) uma Prova Prática, cada uma delas eliminatória e classificatória. As provas versarão sobre

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 32/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE

Leia mais

Edital FCT-DTA

Edital FCT-DTA Edital FCT-DTA-021-2012 A Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente torna público que estarão abertas, no período de 19, 20 e 21/11/2012, as inscrições para o preenchimento de

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 22 de junho de 2018 até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 02 de julho de 2018, considerando 10 (dez) dias

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 29/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

EDITAL DTA nº 01/2016 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2016

EDITAL DTA nº 01/2016 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2016 EDITAL DTA nº 01/2016 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2016 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009.

PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009. PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009. Estabelece normas para o processo seletivo para o preenchimento de vagas por transferência e o critério de aproveitamento de estudos para ingresso nos Cursos de

Leia mais

EDITAL TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL DA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS USP 2016/2017, PARA OS CURSOS DE BACHARELADO EM GEOFÍSICA E BACHARELADO EM METEOROLOGIA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE INFORME PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

EDITAL Nº 20, DE 02 DE MAIO DE TROCA VOLUNTÁRIA DE INSTRUMENTO NO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

EDITAL Nº 20, DE 02 DE MAIO DE TROCA VOLUNTÁRIA DE INSTRUMENTO NO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EDITAL Nº 20, DE 02 DE MAIO DE 2018. TROCA VOLUNTÁRIA DE INSTRUMENTO NO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Serviço de Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Serviço de Graduação EDITAL FZEA 36/2017 Aprovado na 232ª reunião da Comissão de Graduação de 28 de novembro de 2017. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CÂMPUS DO LITORAL PAULISTA Edital de Transferência Edital nº 01/2017 DTAc/CLP 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Estarão abertas nos dias 19 e 20/01/2017 e nos dias 06 e 07/02/2017, das

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2017

EDITAL PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2017 EDITAL PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2017 A Diretora Geral da Faculdade de Educação de São Mateus (FAESM), torna público através do presente Edital, que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 Bairro Pioneiros

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de ProcessosSeletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de ProcessosSeletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADE ESPECÍFICA EM MÚSICA - UFU 2018-2 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 3/2018 Composição da Certificação A Certificação em Habilidade Específica

Leia mais

Deliberação CG-FD Nº 03/2011

Deliberação CG-FD Nº 03/2011 Deliberação CG-FD Nº 03/2011 Regulamenta as transferências de alunos oriundos de outro curso da USP e externos para a Faculdade de Direito. Artigo 1º - Compete à Comissão de Graduação, nos termos do art.

Leia mais

2 DOS CURSOS, SEUS TURNOS, ÁREAS AFINS E NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Tabela de vagas para os Cursos Superiores de Graduação:

2 DOS CURSOS, SEUS TURNOS, ÁREAS AFINS E NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Tabela de vagas para os Cursos Superiores de Graduação: Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 046, DE 09 DE MAIO DE 2013.

Leia mais

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO.

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 05/2018 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência interna e externa para o ano letivo de 2019. Estarão abertas as inscrições para preenchimento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 24/2018 RESOLVE:

RESOLUÇÃO nº 24/2018 RESOLVE: RESOLUÇÃO nº 24/2018 Estabelece regras para ingresso no Curso de Medicina da Faculdade Campo Real por meio de transferência de outra instituição de ensino superior. A Faculdade Campo Real, mantida pela

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA INDICE 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO 1 RESOLUÇÃO Nº 12/2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Regulamenta o VESTIBULAR ESPECIAL para ingresso nos cursos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular FORMAÇÃO MUSICAL Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS PONTES E LACERDA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS PONTES E LACERDA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS PONTES E LACERDA REGULAMENTO DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano

Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano Disciplina: Formação Musical Tipo de Prova: Escrita Duração da prova: 90 minutos Material permitido: Lápis, borracha e esferográfica azul ou preta Objetivos:

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 EDITAL

Leia mais

1 DISPOSIÇÕES GERAIS 2 CURSOS E NÚMERO DE VAGAS

1 DISPOSIÇÕES GERAIS 2 CURSOS E NÚMERO DE VAGAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA INFORMATIVO Nº 001/ 2009 O INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE por meio da Escola de Música da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Serviço de Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Serviço de Graduação EDITAL FZEA 08/2016 Aprovado pela Comissão de Graduação em 28 de março de 2016. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS E ZOOTECNIA

Leia mais

EDITAL N 41 DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2019/1

EDITAL N 41 DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2019/1 EDITAL N 41 DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2019/1 A Reitora da UNIFENAS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, faz saber aos interessados que estão abertas

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA INDICE

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA INDICE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita 2. 2 Curriculum Vitae 2. 3 Do Resultado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. 69/2016 ANEXO V PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CURSOS QUE EXIGEM

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA

LICENCIATURA EM MÚSICA Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Curso de Música Licenciatura com ênfase em Educação Musical, Instrumento ou Canto TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA

Leia mais

PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA PARA O CURSO DE MÚSICA 2019 MANUAL DO CANDIDATO

PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA PARA O CURSO DE MÚSICA 2019 MANUAL DO CANDIDATO PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA PARA O CURSO DE MÚSICA 2019 MANUAL DO CANDIDATO 1 1. DATAS DAS PROVAS PROVA DE LEITURA MUSICAL E TESTES AUDITIVOS Data da prova: 31 de março de 2019, a partir

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018. Estarão abertas, nos dias 22 e 23/01/2018, as inscrições para preenchimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Violoncelo I CÓDIGO: APC 0217 PRÉ-REQUISITOS: Prova de Habilidade Específica EMENTA: Desenvolvimento do repertório do violoncelo e suas interfaces: escuta, memória musical, técnica do violoncelo,

Leia mais

PROVA TEÓRICA LICENCIATURA EM MÚSICA

PROVA TEÓRICA LICENCIATURA EM MÚSICA Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS (THE) EDITAL 19/2017 COPESE COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PROVA TEÓRICA

Leia mais

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA ANO LETIVO 2017 / 2018 1. CARGA HORÁRIA A disciplina de instrumento é lecionada semanalmente, de acordo com o quadro que se segue: INICIAÇÃO 1º CICLO

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 30 de maio de 2017)

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 30 de maio de 2017) EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 30 de maio de 2017) A Pró-Reitoria de Graduação da torna público aos interessados que estarão

Leia mais

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO A Diretoria do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús comunica

Leia mais

CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019

CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE MÚSICA EXTENSÃO CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019 De ordem da Sra. Diretora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

1.1 A modalidade de aluno especial com graduação concluída se destina aos candidatos que já concluíram o curso de graduação.

1.1 A modalidade de aluno especial com graduação concluída se destina aos candidatos que já concluíram o curso de graduação. CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ENGENHARIA EDITAL 006/2019 - STPG/FE Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 03 a 28/06/2019, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 09 de outubro de 2018)

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 09 de outubro de 2018) EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 09 de outubro de 2018) A Pró-Reitoria de Graduação da torna público aos interessados que

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO PERÍODO LETIVO 2017.2 A

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - GEOGRAFIA 2016 (Ano letivo 2017)

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - GEOGRAFIA 2016 (Ano letivo 2017) FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - GEOGRAFIA 2016 (Ano letivo 2017) A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas estará recebendo pedidos

Leia mais

Edital nº 03, de 06 de junho de 2017

Edital nº 03, de 06 de junho de 2017 Edital nº 03, de 06 de junho de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO E REOPÇÃO DE CURSO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIORES PARA O PERÍODO LETIVO

Leia mais

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano

Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano Disciplina: Formação Musical Tipo de Prova: Escrita Duração da prova: 90 minutos Material permitido: Lápis, borracha e esferográfica azul ou preta Objetivos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERCEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE OCIOSAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2013 EDITAL

Leia mais

Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017

Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017 Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PARA O PERÍODO LETIVO 2017.2 A Diretora

Leia mais

FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita

FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita NOME: Nota da Prova Escrita: (uso interno, não preencher) Nota da Prova Prática: (uso interno, não preencher) Nota Final: (uso interno, não preencher) 2 Acompanhe

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES TRANSFERÊNCIA INTERNA ECA/USP AOS CURSOS DA 1º PERÍODO LETIVO DE 2013 TRANSFERÊNCIA DE CURSO E HABILITAÇÃO DESTINADA A ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA PRÓPRIA E DE CURSOS AFINS (HUMANAS) DA UNIVERSIDADE DE SÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA Teste de Habilidade Específica (THE) O Teste de Habilidade Específica (THE)

Leia mais

EDITAL Nº 027/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

EDITAL Nº 027/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL EDITAL Nº 027/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL A Reitora por intermédio da Pró-Reitoria Acadêmica da UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MÚSICO BANDA/ORQUESTRA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM INDICE

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM INDICE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita 2. 2 Curriculum Vitae 2.

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto 1 Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas -. Edital 186/2013 - IBILCE Abertura de vagas para transferência interna - 2014 O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/UNESP, torna público

Leia mais

PORTARIA Nº 107, de 11 de outubro de 2018.

PORTARIA Nº 107, de 11 de outubro de 2018. PORTARIA Nº 107, de 11 de outubro de 2018. Estabelece normas para o processo seletivo para o preenchimento de vagas por transferência e o critério de aproveitamento de estudos para ingresso nos Cursos

Leia mais

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 Thales Reis Hannas, Diretor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, no uso de

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - GEOGRAFIA 2018 (Ano letivo 2019) A estará recebendo pedidos de transferência externa dos alunos regularmente

Leia mais

I - à existência de vagas remanescentes das transferências internas;

I - à existência de vagas remanescentes das transferências internas; PORTARIA nº 82/2008 - FACULDADE DE ENGENHARIA/DTA Campus de Guaratinguetá DISPÕE SOBRE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS, FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012.

EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMAMIDADES UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012. Dispõe

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016

EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016 EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR PARA O

Leia mais

NORMAS PARA A SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2º/SEMESTRE/2014 MAIO/2014

NORMAS PARA A SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2º/SEMESTRE/2014 MAIO/2014 Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9 CEP: 13418-9 Piracicaba, SP Brasil NORMAS PARA A SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2º/SEMESTRE/214 I. DISPOSIÇÕES GERAIS MAIO/214 a) A abertura do processo

Leia mais

Faculdade de Talentos Humanos Direção Acadêmica EDITAL Nº 02/2019/DA/FACTHUS DE 11 DE FEVEREIRO DE 2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À MONITORIA

Faculdade de Talentos Humanos Direção Acadêmica EDITAL Nº 02/2019/DA/FACTHUS DE 11 DE FEVEREIRO DE 2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À MONITORIA EDITAL Nº 02/2019/DA/FACTHUS DE 11 DE FEVEREIRO DE 2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À MONITORIA A Diretoria Acadêmica da Faculdade Talentos Humanos FACTHUS, faz saber que estão abertas as inscrições para o Primeiro

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

29 de junho a 2 de julho de Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP

29 de junho a 2 de julho de Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP CAIO PAGANO 29 de junho a 2 de julho de 2016 Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP Inscrições até 30 de maio de 2016 Informações: www.ffclrp.usp.br/musica

Leia mais

Fatec Ipiranga - Pastor Enéas Tognini

Fatec Ipiranga - Pastor Enéas Tognini EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 03 / 2017 DE 23 DE MAIO DE 2017. VAGAS REMANESCENTES PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR. O Diretor da Faculdade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 007, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 007, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 007, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011 VAGAS RESTANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO

Leia mais