Tomadade Contas Especial. Perspectivas Normativas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tomadade Contas Especial. Perspectivas Normativas"

Transcrição

1 Tomadade Contas Especial Pressupostos, Objetivos e Perspectivas Normativas

2 Atribuições da Auditoria Interna Sobre o Processo de TCE Examinar e emitir parecer sobre a prestação de contas anual da entidade e as tomadas de contas especiais; (Art. 15, 6º, Decreto 3.591/2000, Redação dada pelo Decreto nº 4.304/2002, de 2002) Comunicar a Controladoria-Geral da União atos ou fatos atribuídos a agentes da Administração Pública Federal que tenham resultado potencial ou efetivo prejuízo ao erário no valor superior ao valor mínimo da TCE; (Art. 19, Lei /2003) Acompanhar as recomendações e as determinações dos órgãos e de controle interno e externo a respeito das tomada de contas especiais instauradas ou não.

3 Fatos Ensejadorese Pressupostos da TCE Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da aplicação de recursos repassados pela União, mediante convênio, contrato de repasse ou instrumento congênere, da ocorrência de desfalque, alcance, desvio ou desaparecimento de dinheiros, bens ou valores públicos, ou de prática de ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano à administração pública federal, a autoridade administrativa federal competente deve adotar providências para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis, quantificação do dano e obtenção do ressarcimento (art. 1º, IN TCU 56/2007).

4 Consequências da Condescendência Administrativa e do Controle Interno A ausência de adoção de providências tendentes à instaurar a TCE, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, caracteriza grave infração a norma legal e sujeita a autoridade administrativa federal omissa à responsabilização solidária e às sanções cabíveis ( 1º, art. 1º, IN TCU 56/2007) O responsável pelo controle interno que tomar conhecimento de irregularidade, ilegalidade ou omissão no dever de instaurar tomada de contas especial deve adotar medidas para assegurar o cumprimento da lei, sob pena de responsabilidade solidária. (art. 2º, IN TCU 56/2007).

5 Natureza e Objetivos da TCE Tomada de contas especial é um processo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e obtenção do respectivo ressarcimento (art. 3º, IN TCU 56/2007). O objetivo da TCE é continuar a persecução do ressarcimento ao erário não exitosa na fase preliminar da TCE, ou seja, no decorrer das medidas administrativas internas a cargo do órgão ou entidade lesada pela irregularidade Natureza de reparação civil

6 Período de Exceção, Apuração e Saneamento OprocessodeTCEéumamedidadeexceçãodogestor público, ou seja, apenas deve ser deflagrado pela Administração após esgotadas todas as medidas administrativas, no prazo de até 180 dias, visando a apuração e o saneamento da irregularidade ou ressarcimento do prejuízo constatado contra o erário. (Preâmbulo, 3º do art. 1º e 3º do art. 3º, IN TCU 56/2007)

7 Pressupostos de Constituição e de Desenvolvimento da TCE 1) Ato ilícito(irregularidade devidamente tipificada); 2) Dano ao erário quantificado(débito) superior ao valor de alçada(atualmente R$ ,00); 3) Responsabilidade de agente público ou de agente privado gestor de recursos públicos (caracterizar o nexo entre a conduta do agente e a irregularidade); 4) Adoção e esgotamento da medidas administrativas anteriores à TCE; 5) Oferecimento do contraditório e ampla defesa(notificações e exame dos elementos de defesa apresentados); 6) Instrução com informações e documentos exigidos (comprovação dos pressupostos).

8 Regra de Ouro da TCE Processo de Tomada de Contas Especial TCE: Instaurase o processo para apurar seus pressupostos ou apuramse seus pressupostos para instaurar o processo? Primeiro apuram-se os pressupostos (fato, dano, responsabilidade) depois instaura-se a TCE, se necessário(pois trata-se de uma medida excepcional). (vide artigo publicado na Revista TCU nº 122)

9 Tomada de Contas Especial Instauração - Valor Mínimo do Débito (VMTCE) ATCEsomentedeveserinstauradaeencaminhadaao TCU quando o valor do dano, atualizado monetariamente, for igual ou superior a R$ ,00. (art. 5º, caput, c/c art. 11, IN TCU 56/2007).

10 Tomada de Contas Especial Características da TCE (I) É um processo administrativo autônomo devidamente formalizado e com rito próprio; Possui natureza jurídica de reparação civil indenizatória (ressarcimento do prejuízo). É instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas internas sem a obtenção, voluntária, da prestação de contas reclamada, nem o ressarcimento do prejuízo verificado; e É um instrumento de controle administrativo interno saneador e de controle externo sancionador (reparar as irregularidades e o prejuízo e imputar responsabilidade ao agente causador do dano);

11 Tomada de Contas Especial Características da TCE (II) É deflagrado na ocorrência de irregularidade de que resulte dano efetivo à Fazenda Pública; por perda, desvio ou má aplicação dos recursos financeiros ou patrimoniais; ou prejuízo presumido, por omissão no dever de prestar contas; É instaurado e instruído, regularmente, pela autoridade competente do órgão ou entidade lesada contra agente público, pessoa jurídica ou terceiro em liame com aquele; É um processo auditado e certificado pelo controle interno, com ciência ao Ministro Supervisor do órgão ou entidade instauradora, e julgado pelo TCU; Resulta em inadimplência do responsável no SIAFI, CADIN e inscrição na Dívida Ativa da União.

12 Razões de Devolução da TCE à Instância Anterior (I) Falhas Quanto à Aplicação das Medidas Administrativas Preliminares à TCE Ausência de notificação de cobrança administrativa ao responsável; Ausência nas notificações de informações relativas à irregularidade e sua fundamentação e prazo para saneamento; Ausência de análise sobre a defesa apresentada pelo responsável; Envio das notificações para endereços indevidos ou desatualizados; Notificação editalícia sem atendimento aos requisitos para procedimento excepcional.

13 Razões de Devolução da TCE à Instância Anterior (II) Falhas Quanto ao Responsável Falecido Ausência da certidão de óbito do falecido; Não notificação do representante do espólio ou dos herdeiros do falecido. Falhas Quanto à Correta Quantificação do Débito Ausência da demonstração do cálculo do débito; Valor original do débito constante do processo instaurado diferente(a maior) daquele informado nas notificações; Data de valoração do débito incompatível com a data de ocorrência do dano.

14 Razões de Devolução da TCE à Instância Anterior (III) Falhas Quanto à Correta Responsabilização Ausência de responsabilização da unidade da federação convenente em razão de desvio de finalidade e não aplicação da contrapartida; Ausência de responsabilização das firmas contratadas em razão de inexecução do objeto contratado; Exclusão de responsável sem o devido parecer/manifestação a respeito; Ausência de comprovação do nexo de causalidade entre a conduta (ação ou omissão) do agente e a irregularidade que resultou em dano ao erário; Ausência de identificação do período de gestão do responsável. Processo de TCE instaurado e instruído sem as peças obrigatórias(devolução pelo TCU).

15 Matriz de Responsabilização Irregularidade(s) Responsável(is) Período de Gestão Conduta Nexo de Causalidade

16 Perspectivas Normativas da TCE Alterações/Revogação da IN TCU 56/2007 1) Fixar prazo para envio das TCE instauradas no exercício; 2) AlteraroEnunciadodaSúmulaTCU230; 3) Elevar o valor mínimo para instaurar processo de tomada de contas especial(vmtce); 4) Dispensar a instauração de TCE quando o TCU já o tiver feitopormeiodeconversãodeseusprocessosemquese apreciem os mesmos fatos; 5) Elencar situações em que a unidade instauradora da TCE poderá excluir a responsabilidade do agente; 6) Incluir no Relatório de Gestão Anual informações sobre TCE instauradas e dispensadas no exercício.

17 Obrigado pela Atenção!

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL Instrução Normativa N.TC-13/2012 Definição e Objetivo A tomada de contas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 Altera a Instrução Normativa - TCU nº 71, de 28 de novembro de 2012, que dispõe sobre a instauração, a organização e o encaminhamento ao Tribunal

Leia mais

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL POR UM PROCESSO RACIONAL E EFETIVO

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL POR UM PROCESSO RACIONAL E EFETIVO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL POR UM PROCESSO RACIONAL E EFETIVO SUMÁRIO 1. Diagnóstico 2. Estratégias adotadas e previstas 3. Sistema e-tce https://www.bing.com/videos/search?q=bom+dia+df+desvio+de+recursos&&view=detail&mid=0a0cfd0173f0

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: Julgamento de contas. Processo de tomada e prestação de contas, processo de tomada de contas especial (Resolução 102/1998 TCDF). 1) De acordo com a

Leia mais

Legislação Específica TCE-RJ

Legislação Específica TCE-RJ Legislação Específica TCE-RJ (DELIBERAÇÕES 277 E 279 DE 2017) Prof. Leandro Santos www.concursovirtual.com.br 1 DELIBERAÇÃO TCE-RJ Nº 277/17 Dispõe sobre a apresentação da Prestação de Contas Anual de

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA TOMADAS DE CONTAS ESPECIAIS QUE NÃO TRATEM DE RECURSOS REPASSADOS POR CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº 999/20XX DADOS DA

Leia mais

RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO, CONFORME ART. 16 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA TC-0020/2015

RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO, CONFORME ART. 16 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA TC-0020/2015 RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO, CONFORME ART. 16 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA TC-0020/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA TC- 0020/2015 (...) Art. 16. O relatório do controle

Leia mais

1º CICLO DE PALESTRA SOBRE FINAL DE MANDATO A GESTÃO MUNICIPAL E O CONTROLE EXTERNO: ORIENTAÇÃO PARA O FINAL DE MANDATO

1º CICLO DE PALESTRA SOBRE FINAL DE MANDATO A GESTÃO MUNICIPAL E O CONTROLE EXTERNO: ORIENTAÇÃO PARA O FINAL DE MANDATO 1º CICLO DE PALESTRA SOBRE FINAL DE MANDATO A GESTÃO MUNICIPAL E O CONTROLE EXTERNO: ORIENTAÇÃO PARA O FINAL DE MANDATO A fiscalização do TCU na aplicação dos recursos federais nos municípios Processo

Leia mais

Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE)

Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE) Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE) Ciclo das Transferências Voluntárias (Negociadas) Orçamentação Publicização Credenciamento Proposição Celebração Repasse Prestação de

Leia mais

APRESENTAÇÃO Os órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal na condução de suas ações internas e externas e de relacionamento entre seus

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº XX/20XX DADOS DO CONVÊNIO PROCESSO ORIGINAL 99999.999999/9999-99 INSTRUMENTO ORIGINAL REGISTRO

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE E INSTRUÇÃO PROCESSUAL:...5 MÓDULO 1 NOÇÕES GERAIS...6 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS...6

SUMÁRIO ANÁLISE E INSTRUÇÃO PROCESSUAL:...5 MÓDULO 1 NOÇÕES GERAIS...6 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS...6 Análise e Instrução Processual :: Apresentação SUMÁRIO ANÁLISE E INSTRUÇÃO PROCESSUAL:...5 MÓDULO 1 NOÇÕES GERAIS...6 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS...6 1.1 Conceito de TCE... 6 1.2 Objetivos da TCE... 7

Leia mais

AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL Providências Administrativas, Instauração, Apuração e Responsabilidade. 16 e 17 de março Brasília, 16 e 17 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

Informativo n 39 FIQUE ALERTA

Informativo n 39 FIQUE ALERTA Informativo n 39 FIQUE ALERTA A Lei Federal nº 9.452, de 20 de março de 1997 que Determina que as Câmaras Municipais sejam obrigatoriamente notificadas da liberação de recursos federais para os respectivos

Leia mais

DECISÃO do Plenário na 27ª reunião, realizada no dia 23 do corrente,

DECISÃO do Plenário na 27ª reunião, realizada no dia 23 do corrente, Publicada no D.O.U. nº 234, de 06/12/2007 Seção 1 Página 129 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 349, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2007 Estabelece normas para Organização e Apresentação de Prestação de Contas Anual no

Leia mais

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc.

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc. LEI MUNICIPAL N.º 895/2013, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. REESTRUTURA NO ÂMBITO DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE ITUAÇU O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS

Leia mais

Resolução Atricon nº 04/2016

Resolução Atricon nº 04/2016 Resolução Atricon nº 04/2016 Aprova recomendações para fins de aplicação no âmbito dos Tribunais de Contas da tese jurídica de repercussão geral editada pelo STF, em sede do RE 848.826/DF. O Presidente

Leia mais

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo Processo Administrativo Disciplinar Fabrício Colombo APRESENTAÇÃO * Sistema de Correição do Poder Executivo Federal; * Dever de apuração da autoridade; * Espécies processuais; * Comissões disciplinares;

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Controle Contábil Prof. Cláudio Alves A Lei n 4.320/64, em seu art. 93, estabelece: Art. 93 - Todas as operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira,

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PORTARIA Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE 2018

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PORTARIA Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE 2018 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PORTARIA Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE 2018 Dispõe sobre a implantação e a operacionalização do sistema informatizado de tomada de contas especial (Sistema e-tce), com amparo no

Leia mais

PORTARIAS PORTARIA-TCU Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PORTARIAS PORTARIA-TCU Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES BTCU Administrativo Ano 51 n 76 Terça-feira, 24/04/2018 1 ATOS DO PRESIDENTE PORTARIAS PORTARIA-TCU Nº 122, DE 20 DE ABRIL DE 2018. Dispõe sobre a implantação e a operacionalização do sistema informatizado

Leia mais

PROJETO DE LEI (modelo) CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

PROJETO DE LEI (modelo) CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI (modelo) Dispõe sobre a organização do Sistema de Controle Interno no Município de e dá outras providências. CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Art. 1 o A organização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1392 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 007/2018, de 08 de março de 2018- Regulamenta a aplicação da lei n. 386/2006, que dispõe sobre a criação, a implantação

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Resolução: Disciplina a apuração de condutas infrativas no âmbito da CMED Contexto Atual Inexistência de normativo próprio Inexistência de mecanismos que estimulem a reparação do dano Falta

Leia mais

Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal.

Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal. Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal. 1.(INMETRO/CESPE/2009/AEMQ/Contador) O Sistema de Contabilidade Federal tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária,

Leia mais

RESOLUÇÃO TCU Nº 234, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO TCU Nº 234, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO TCU Nº 234, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 Estabelece diretrizes a serem observadas pelas unidades internas do Tribunal na elaboração das normas previstas em Instrução Normativa do TCU e no tratamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jeremoabo publica:

Prefeitura Municipal de Jeremoabo publica: Prefeitura Municipal de Jeremoabo 1 Terça-feira Ano IX Nº 2231 Prefeitura Municipal de Jeremoabo publica: Portaria de nº 552 de 25 de setembro de 2018 Retificação- Dispõe sobre a abertura de SINDICÂNCIA,

Leia mais

O TCU e os acordos de leniência

O TCU e os acordos de leniência O TCU e os acordos de leniência Ministro Bruno Dantas Pós-Doutor em Direito (UERJ). Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Visiting Research Scholar na Cardozo Law (Nova York) Contextualização teórica e dogmática

Leia mais

ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética EDUCATIVA ética CONSULTIVA ética CONCILIADORA RESPONSABILIZADORAética ética

ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética ética EDUCATIVA ética CONSULTIVA ética CONCILIADORA RESPONSABILIZADORAética ética ÉTICA EDUCATIVA CONCILIADORA PREVENTIVA RESPONSABILIZADORA COMISSÃO DE CONSULTIVA DO IFBA COMISSÃO DE ÉTICA DO IFBA 3 Apresentação Esta guia tem como objetivo esclarecer, orientar e estimular a compreensão

Leia mais

SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria

SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União 25 de abril de 2012 CHAMAMENTO PÚBLICO DECRETO

Leia mais

Portaria nº 008-SEF, de 10 de Dezembro de 2002

Portaria nº 008-SEF, de 10 de Dezembro de 2002 Portaria nº 008-SEF, de 10 de Dezembro de 2002 Aprova as Normas para a Realização de Tomada de Contas Especial. O SECRETÁRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS, de acordo com o que prescreve o art. 117 das Instruções

Leia mais

LEI Nº. 638 DE 10 DE MARÇO DE Título I. Das Disposições Preliminares. Título II. Das Conceituações

LEI Nº. 638 DE 10 DE MARÇO DE Título I. Das Disposições Preliminares. Título II. Das Conceituações LEI Nº. 638 DE 10 DE MARÇO DE 2.009 DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO DE ITIQUIRA MATO GROSSO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITIQUIRA, Estado do Mato Grosso, no

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO Nº: 277247/14 ASSUNTO: ENTIDADE: INTERESSADO: RELATOR: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL FUNDO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LONDRINA DENILSON VIEIRA NOVAES CONSELHEIRO JOSE DURVAL

Leia mais

PROCESSO N.º : /2017 (AUTOS DIGITAIS) ÓRGÃO

PROCESSO N.º : /2017 (AUTOS DIGITAIS) ÓRGÃO PROCESSO N.º : 14.406-1/2017 (AUTOS DIGITAIS) ÓRGÃO : PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS RESPONSÁVEL : RAFAEL MACHADO PREFEITO ASSUNTO RELATOR : REPRESENTAÇÃO DE NATUREZA INTERNA : CONSELHEIRO

Leia mais

Instrução Normativa PRESIDENTE INSS nº 22 de 29/11/07 DOU 03/12/07

Instrução Normativa PRESIDENTE INSS nº 22 de 29/11/07 DOU 03/12/07 Instrução Normativa PRESIDENTE INSS nº 22 de 29/11/07 DOU 03/12/07 Institui procedimentos para processos de tomada de contas especial no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS. FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Orvalina Ornelas Nascimento Santos Coordenadora-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas Prestação de Contas: Quem

Leia mais

LEI N DE 05 DE AGOSTO DE 2013.

LEI N DE 05 DE AGOSTO DE 2013. LEI N 1.012 DE 05 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Município de Paranatinga e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PARANATINGA, ESTADO DE MATO GROSSO, SENHOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 52 DE 18 DE JANEIRO DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 52 DE 18 DE JANEIRO DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 52 DE 18 DE JANEIRO DE 2019 Dispõe sobre procedimentos orçamentários, contábeis e de prestação de contas a serem adotados pelos Conselhos Federal e Regionais de Técnicos Industriais e dá outras

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

JORGE MIRANDA RIBEIRO MARIA MOTA PIRES

JORGE MIRANDA RIBEIRO MARIA MOTA PIRES JORGE MIRANDA RIBEIRO MARIA MOTA PIRES CONVÊNIOS DA UNIÃO Temas Polêmicos, Doutrina, Jurisprudência do TCU e Poder Judiciário, Recomendações Editora BRASÍLIA JURÍDICA Ribeiro, Jorge Miranda. Convênios

Leia mais

DECRETO Nº 6.150, DE 24 DE JULHO DE 2017

DECRETO Nº 6.150, DE 24 DE JULHO DE 2017 DECRETO Nº 6.150, DE 24 DE JULHO DE 2017 REGULAMENTA A APLICAÇÃO DA LEI Nº 1.727, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2015, QUE DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO DE ECOPORANGA- ES NO ÂMBITO DOS

Leia mais

INSTITUI O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1 de 5 25/03/2014 18:41 Endereço desta legislação http://leismunicipa.is/tpkmc Essa é a versão consolidada, com todas as alterações que ocorreram até o dia 30/03/2011. LEI COMPLEMENTAR Nº 7, DE 28 DE JULHO

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA Nº / DF

MANDADO DE SEGURANÇA Nº / DF Procuradoria Geral da República Nº 8604 RJMB / asr MANDADO DE SEGURANÇA Nº 31.891 / DF RELATOR : Ministro RICARDO LEWANDOWSKI IMPETRANTE : Hugo Canellas Rodrigues Filho IMPETRADO : Tribunal de Contas da

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura

Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura M i n i s t r o Bruno Dantas Pó s - D o u t o r e m D i r e i t o ( U E R J ). D o u t o r e M e s t r e e m D i r e i t o ( P U C / S P

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0245-14/01-2 Identidade do documento: Acórdão 245/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. Fundação Nacional de Saúde. Prefeitura

Leia mais

Tomada de Contas Especial e a Reparação do Dano

Tomada de Contas Especial e a Reparação do Dano Tomada de Contas Especial e a Reparação do Dano Special Rendering of Accounts and Compensation for Damages RESUMO Ana Clara Oliveira da Silva 1 A Tomada de Contas Especial constitui-se em um instrumento

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS 21/5/2012 CONTAS - DEFINIÇÕES O QUE É PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS?

PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS 21/5/2012 CONTAS - DEFINIÇÕES O QUE É PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS? PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS O QUE É PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS? PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS - DEFINIÇÕES I - Prestação de Contas, o procedimento pelo qual pessoa física, órgão ou entidade, por final

Leia mais

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno na Administração Pública Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno A origem do controle está estabelecida na Lei 4.320/64. Constituição Federal de 1988. Lei

Leia mais

DECISÃO NORMATIVA - TCU Nº 139, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014

DECISÃO NORMATIVA - TCU Nº 139, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014 DECISÃO NORMATIVA - TCU Nº 139, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014 Altera a Decisão Normativa TCU 134, de 4 de dezembro de 2013, que dispõe acerca das unidades jurisdicionadas cujos dirigentes máximos devem apresentar

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Instrução Normativa REITORIA nº 01, de 07 de janeiro de

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 16 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº

Leia mais

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA - Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Professora Claudete Pessôa Regimento Interno da Comissão de Ética Pública Resolução

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 16 a 20/07/2018 Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br O processo de Tomada de Contas Especial

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 00207.00086/2007-39 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 295, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.

LEI COMPLEMENTAR N 295, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007. Legislação Financeira Planejamento Financeiro Ato: Lei Número/Complemento Assinatura Publicação Pág. D.O. Início da Vigência Início dos Efeitos 295/2007 28/12/2007 28/12/2007 1 20/12/200728/12/2007 Assunto:

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS

REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS Sumário Capítulo I - Da Finalidade... 3 Capítulo II - Das Competências da Auditoria da Eletrobras... 3 Capítulo III - Da Organização da Auditoria da Eletrobras...

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006

RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006 RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006 Alterada pela Resolução CFN nº 444/2009 Revogada pela Resolução CFN nº 539/2013 Dispõe sobre a elaboração de documentos de natureza contábilfinanceira pelos

Leia mais

Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR.

Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR. PORTARIA PGFN Nº 948, DE 15.09.2017 Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR. O PROCURADOR-GERAL

Leia mais

Súmula: DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA E PODER LEGISLATIVO, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

Súmula: DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA E PODER LEGISLATIVO, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS Lei n 345/2007 Súmula: DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA E PODER LEGISLATIVO, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS O Prefeito Municipal de Colniza, Estado de Mato

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS ANTECIPADOS

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS ANTECIPADOS PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS ANTECIPADOS Ministrante: ALEXANDRE ALVES, bacharel em Ciências Contábeis e Direito, pósgraduado em Administração Pública e Controladoria na Administração Pública, assessor

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: EXTRAVIO OU DANO A BEM PÚBLICO VERIFICADO EM: 03/09/2010 POR: NELSON SOUZA ASSINATURA:

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: EXTRAVIO OU DANO A BEM PÚBLICO VERIFICADO EM: 03/09/2010 POR: NELSON SOUZA ASSINATURA: PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD CÓDIGO POP.020005320/003 TíTULO: EXTRAVIO OU DANO A BEM PÚBLICO ELABORADO EM: 26/07/2010 RESP.PELA UF: ADRIANA PETRELLI : VERIFICADO EM: 03/09/2010 POR: NELSON

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 63, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 63, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 63, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 Estabelece normas de organização e de apresentação dos relatórios de gestão e das peças complementares que constituirão os processos de contas

Leia mais

Formas (efetivas) de acesso ao TCU

Formas (efetivas) de acesso ao TCU Formas (efetivas) de acesso ao TCU Apresentação: Auditor Federal Marco Antonio Gomes. SECEX/PR, em 27/8/2013. Os tribunais de contas Os Tribunais de Contas são órgãos autônomos, que auxiliam o Poder Legislativo,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO n 1/2016

RECOMENDAÇÃO n 1/2016 PRM-RVD-GO-00001404/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE/GO 1 OFÍCIO RECOMENDAÇÃO n 1/2016 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, no exercício de suas atribuições

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 6-ANTAQ, DE 17 DE MAIO DE 2016 ALTERA O ANEXO DA RESOLUÇÃO 3.259-ANTAQ, DE 30 DE JANEIRO 2014. O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO DA AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No-63, DE 1º-DE SETEMBRO DE 2010 DOU 6/9/2010 Seção 1 Página 79

INSTRUÇÃO NORMATIVA No-63, DE 1º-DE SETEMBRO DE 2010 DOU 6/9/2010 Seção 1 Página 79 INSTRUÇÃO NORMATIVA No-63, DE 1º-DE SETEMBRO DE 2010 DOU 6/9/2010 Seção 1 Página 79 Estabelece normas de organização e de apresentação dos relatórios de gestão e das peças complementares que constituirão

Leia mais

PROF. MARCELO ARAGÃO JANEIRO DE 2014

PROF. MARCELO ARAGÃO JANEIRO DE 2014 O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 1/1994): JULGAMENTO DE CONTAS. PROCESSO DE TOMADA E PRESTAÇÃO DE CONTAS, PROCESSO DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL (RESOLUÇÃO 102/1998 TCDF). PROF.

Leia mais

E D U C A T I V A CONSULTIVA

E D U C A T I V A CONSULTIVA Guia Informativo COMISSÃO DE ÉTICA DA UFMG E D U C A T I V A CONSULTIVA PREVENTIVA CONCILIADORA REPRESSIVA Outubro de 2013 2 Apresentação Este guia tem como objetivo esclarecer, orientar e estimular a

Leia mais

Concorrência limpa e compras governamentais. Hamilton Caputo Delfino Silva Secretário de Controle Externo do TCU em São Paulo

Concorrência limpa e compras governamentais. Hamilton Caputo Delfino Silva Secretário de Controle Externo do TCU em São Paulo Concorrência limpa e compras governamentais Hamilton Caputo Delfino Silva Secretário de Controle Externo do TCU em São Paulo São Paulo, 28/5/2013 SUMÁRIO O TCU: competências, diretrizes, instrumentos de

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : UFVJM CÓDIGO UG : 153036 : DIAMANTINA RELATÓRIO Nº : 208556 UCI EXECUTORA : 170099 Chefe da CGU-Regional/MG,

Leia mais

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A Importância do Controle Interno na Administração Pública Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A importância do Controle Interno na Administração Pública Fins do Estado - Satisfação

Leia mais

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS Airton Roberto Rehbein Auditor Público TCE-RS Bacharel em Ciências

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 189767 UNIDADE AUDITADA : FFFCMPA CÓDIGO

Leia mais

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 Anexo II Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 1.01/14 Elaborar o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT 2013 2.01/14 Relatório de Gestão 2013 e Parecer de contas 2013

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO CÓDIGO UG : 440031 RELATÓRIO Nº : 208054 UCI EXECUTORA : 170981 RELATÓRIO DE AUDITORIA Senhora Coordenadora-Geral, Em atendimento à determinação contida na Ordem

Leia mais

Lei de Improbidade Administrativa. como fator de aproximação entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas Elóia Rosa da Silva* Introdução

Lei de Improbidade Administrativa. como fator de aproximação entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas Elóia Rosa da Silva* Introdução A Lei de Improbidade Administrativa como fator de aproximação entre o Elóia Rosa da Silva* Introdução A Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, representa um importante instrumento no controle da moralidade

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/8 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 Altera a /IFTM n 02, de 03 de abril de 2012. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Pró-Reitoria de Administração - PRA Departamento de Serviços Gerais DSG Divisão de Notificação - DNOT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Pró-Reitoria de Administração - PRA Departamento de Serviços Gerais DSG Divisão de Notificação - DNOT Fotografia: Samira Chami Neves (27/07/16) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Pró-Reitoria de Administração - PRA Departamento de Serviços Gerais DSG Divisão de Notificação - DNOT DIVISÃO DE NOTIFICAÇÃO

Leia mais

Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL

Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL 1. AUDIÊNCIA DA AUDITORIA GERAL DA UFAL DIANTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

1 de 2 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PARECER DO DIRIGENTE DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO Nº : 201108950 EXERCÍCIO : 2010 PROCESSO Nº : 23078.007786/2011-59

Leia mais

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo Sumário Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1.1. Antecedentes 1.2. Democracia e Controle Externo 1.3. Conceitos de controle 1.3.1. Controle na ciência da Administração 1.3.2. Controle

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CERTIFICADO DE AUDITORIA CERTIFICADO Nº : 244004 UNIDADE AUDITADA : IF DO CEARA CÓDIGO : 158133 EXERCÍCIO :

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 ANO XXVIII - 2017-5ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE CORREIÇÃO, APURAÇÃO DE ILICITOS ADMINISTRATIVOS E APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR DANO AO ERÁRIO EXERCÍCIO 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE CORREIÇÃO, APURAÇÃO DE ILICITOS ADMINISTRATIVOS E APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR DANO AO ERÁRIO EXERCÍCIO 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REITORIA / UNIDADE DISCIPLINAR RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE CORREIÇÃO, APURAÇÃO DE ILICITOS ADMINISTRATIVOS E APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, Dispõe sobre a obrigatoriedade dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual manterem atualizados os documentos relativos às respectivas regularidades jurídica, fiscal e econômico-financeira,

Leia mais

RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO (Art. 16 da IN 20/2015 TCE/SC) ANEXO VII

RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO (Art. 16 da IN 20/2015 TCE/SC) ANEXO VII BRASÃO DO MUNICÍPIO ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE IN-20 CONTROLADORIA GERAL RELATÓRIO DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO (Art. 16 da IN 20/2015 TCE/SC)

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO PROCESSO Nº : 08659002736/2008-55 CÓDIGO UG : 200118 RELATÓRIO Nº : 208282 UCI EXECUTORA : 170165 Sr. Chefe da CGU-Regional/PR,

Leia mais

RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT

RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT O CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS

ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS 1 - UNIDADE DE DIREÇÃO SUPERIOR - Tem a responsabilidade de dirigir e decidir sobre

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 343, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Regulamenta a forma de processamento das demandas de reclamação; o procedimento de Notificação

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 21 DE JANEIRO DE 2016

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 21 DE JANEIRO DE 2016 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO No- 2.138, DE 21 DE JANEIRO DE 2016 Estabelece normas e procedimentos para tomada e prestação de contas dos Conselhos de Medicina e revoga a Resolução CFM nº 2.053/13,

Leia mais

LEI nº 292/2008. Título I. Das Disposições Preliminares

LEI nº 292/2008. Título I. Das Disposições Preliminares LEI nº 292/2008 Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Município de Lambari D Oeste - MT e dá outras providências. JESUÍNO GOMES, Prefeito Municipal de Lambari D Oeste, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Função fiscalizatória do poder legislativo -> Controle interno -> Controle externo Controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo

Leia mais

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve:

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve: GOVERNO DA PARAIBA PORTARIA/ SEDH Nº 036 de 02 de dezembro de 2015. Dispõe sobre a forma de repasse dos recursos do cofinanciamento Estadual aos Municípios e sua prestação de contas, e dá outras providências.

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 23045.001094/2007-06 UNIDADE AUDITADA

Leia mais