Bruna Mesquita Andrade Jaqueline Martins Souza. Maio/2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bruna Mesquita Andrade Jaqueline Martins Souza. Maio/2011"

Transcrição

1 Bruna Mesquita Andrade Jaqueline Martins Souza Maio/2011

2 Gestão de Tesouraria A gestão de tesouraria engloba diversas atividades dentro da empresa como a administração de caixa, contas bancárias, aplicações financeiras de curto prazo, operações de hedge, gestão de risco das instituições financeiras, dentre outras.

3 Papel da Tesouraria na Gestão do Capital de Giro Integra os componentes do capital de giro pelo fato de que todas as movimentações financeiras da empresa passam pelo caixa, sejam elas de curto ou de longo prazo. Essas movimentações necessitam de uma gestão precisa para evitar uma situação de insolvência na empresa, ou a sobra de recursos.

4 Papel da Tesouraria na Gestão do Capital de Giro O fluxo de caixa deve ser considerado por todas os setores da empresa, todos estes devem estar comprometidos com a capacidade de solvência e com os compromissos da empresa.

5 Sistema de Controle Financeiro

6 Finalidades do Disponível Transação: Os pagamentos e recebimentos da empresa podem ocorrer em períodos diferentes, necessitando manter recursos em caixa para honrar os compromissos da empresa. Precaução: Os pagamentos são certos, mas os recebimentos não, necessitando de recursos em caixa para cobrir eventuais atrasos de recebimentos ou pagamentos imprevistos. Especulação: Empresas podem manter recursos em caixa para aproveitar oportunidades futuras de investimento.

7 Fluxo de caixa Apura os resultados entre o fluxo de entradas e saídas de moeda corrente em determinado período. Permite avaliar as decisões pertinentes a administração financeira com antecipação. Identifica o estado de liquidez da empresa, os excessos de recursos, que podem ser aplicados, ou a escassez de recursos, que demandam empréstimos ou financiamentos.

8 Fluxo de caixa A periodicidade das operações de caixa irá depender da empresa, porém é recomendável ser feito tanto uma elaboração diária, com maiores detalhes, como uma com prazos maiores e menores detalhes.

9 Métodos de Elaboração de Fluxo de Caixa O Fluxo de caixa pode ser elaborado por dois métodos, que serão explicados a seguir: Método Direto: Demonstra efetivamente as movimentações de recursos financeiros, além de facilitar o entendimento, já que detalha as origens de recursos de caixa e onde eles foram aplicados. Base nos recebimentos.

10 Métodos de Elaboração de Fluxo de Caixa Método Indireto: Complementação da DOAR, pode ser feito a partir do Balanço Patrimonial e da DRE, tem base no lucro líquido.

11 Método Direto

12 Método Indireto

13 Modelos de Gestão de Caixa

14 Caixa Mínimo Operacional É encontrado pela divisão dos desembolsos totais de caixa previstos pelo giro de caixa. Giro de caixa é quantas vezes o ciclo de caixa ocorre num determinado período, geralmente de 360 dias. Quanto maior o giro de caixa, menor será o nível de caixa mínimo.

15 Caixa Mínimo Operacional Apresenta algumas restrições como a ausência da sazonalidade sobre saldo apresentado e a desconsideração do lucro gerado no exercício. Alguns ajustes podem amenizar essas limitações, tais como: trabalhar com períodos os mais curtos possíveis, considerar os períodos de sazonalidade, trabalhar sempre que necessário em moeda constante.

16 Exemplo: Desembolsos previstos de caixa = $ Ciclo de caixa= 30 dias Período= 360 dias Giro de caixa= 360/30 = 12 Caixa Mínimo Operacional = $ /12* = $ *360 dias

17 Modelo de Baumol

18 Elementos conceituais preliminares O Modelo afirma que os recursos que ficariam mantidos em caixa podem ser alocados em aplicações financeiras e sacado conforme as necessidades previstas, maximizando recursos. Transformação de um recebimento em vários, por meio da aplicação de recursos recebidos num investimento de curto prazo. O investimento desse modelo proporcionará uma receita financeira pelo recebimento de juros, porém terá custos.

19 Comportamento do volume de recursos financeiros no Caixa com base no modelo de Baumol Modelo de Baumol

20 Equação de Baumol Para resolver a questão entre rendimentos obtidos e custos incorridos, Baumol propôs a seguinte equação: Onde, i= taxa de juros N= (0,5 x i x R)/b R= recebimento no período b= custo de cada operação N= Número de operações realizadas no período

21 Modelo de Miller e Orr

22 Modelo de Miller e Orr Caixa é imprevisível Não há momento predeterminado para ocorrer a transferência de recursos para investimento,na forma de aplicação e resgates para o caixa. Definição de limite máximo e mínimo Quando o nível é abaixo do mínimo é providenciado o resgate de recursos. Quando o nível é acima do máximo é feita a aplicação dos recursos.

23 Ponto de Retorno z* A equação abaixo mostra o ponto de retorno z*, para qual a empresa deve retornar sempre que estiver abaixo ou acima dos pontos máximos e mínimos: z*= m + ³ (0,75 b δ²)/i Onde, m= valor caixa mínimo, b= custo δ²= variância diária do caixa i= taxa de juros diária do investimento Ponto máximo : h*=m+3z*

24 Aleatoriedade do fluxo de caixa no tempo.

25 Modelo Sazonal Modelo para empresas que possuem sazonalidade nas vendas dentro da semana ou do mês. Ex: Restaurantes, lojas de shopping. Deve-se identificar o fluxo de caixa de cada dia da semana e sua participação no total. Ajusta-se os desvios, incorporando a previsão de vendas do período para determinação do caixa mínimo.

26 Modelo de Terceirização Empresas podem terceirizar sua gestão de tesouraria Bancos comerciais e de investimento oferecem serviços Cash Management, nos quais se inserem pagamentos, recebimentos, aplicação de recursos e empréstimos e financiamentos. Para utilizar esses serviços a empresa deve ter um sistema ERP, que será o elo da organização com a estrutura bancária.

27 Administração das Aplicações Financeiras de Curto Prazo

28 Mercados entre Instituições Financeiras e o Público em Geral Instituições financeiras podem comprar um volume de títulos acima do seu patrimônio líquido. Essas instituições captam recursos vendendo títulos próprios como o CDB ou vendendo cotas de fundos de investimentos lastreados em títulos públicos ou através das taxas de juros overnight.

29 Fundo de Investimento Financeiro (FIF) Os FIFs englobam vários tipos de fundos de investimentos, tais como renda fixa e DI. O dinheiro é investido de diversas maneiras, tais como títulos do governo, CDBs, mercados futuros, de opções, ações(limitado a 49% da carteira), dentre outros.

30 Fundo de Investimento Financeiro (FIF) Os FIFsencontrados no Brasil são: Renda Fixa, Renda Fixa(curto prazo),renda Fixa (Referenciado Cambial Dólar),RF(Referenciado cambial Euro), RF(Referenciado DI), RF(Investimento no Exterior), RF(Múltiíndice), RF (Balanceados), RF(Multimercado).

31 Certificado de Depósito Bancário São Títulos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos. São registrados eletronicamente na Cetip. O imposto de renda é retido na fonte, no ato do resgate de título, à alíquota de 20% sobre os ganhos brutos.

32 Certificado de Depósito Bancário Tipos de CDB: Prefixado: negociado por meio de uma taxa bruta efetiva anual divulgada no ato da contratação. Pós-fixado: Negociado pelo prazo mínimo de 120 dias, sendo o valor aplicado atualizado pela taxa referencial de juros.

33 Mercado entre Instituições Não Financeiras e o Público em Geral Essas instituições captam recursos : No mercado doméstico para financiar suas necessidades de recursos de longo prazo. No mercado de ações ou de títulos de renda fixa para financiar suas necessidades de capital de giro.

34 Situação Financeira e Patrimonial Para realizar um investimento é necessário conhecer o perfil do próprio investidor, para identificar quais investimentos se encaixam melhor nos objetivos da empresa. A situação financeira e patrimonial mostra o que a empresa tem disponível para investir e a composição de seu patrimônio.

35 Prazo de Investimento A empresa deve separar seus objetivos por prazos: Os de curto prazo são compostos por aplicações de curto prazo, compostas por fundos a serem utilizados no giro da empresa. Os de médio e longo prazo possuem foco de um a cinco anos. Exemplo: aquisição de imóvel.

36 Risco Todo ativo tem um valor pelo qual pode ser negociado no mercado. Quanto mais variar esse valor, mais riscos ele contém. O prazo de investimento é um fator importante a ser considerado quando se avalia o risco de uma operação. Operações de hedge visam proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de um determinado ativo. É uma forma de proteger uma aplicação contra as oscilações do mercado.

37 Rentabilidade É o lucro ou a perda com determinada aplicação Diversificar é a melhor estratégia, pois torna possível suportar perdas em algumas aplicações porque se estará ganhando em outra.

38 Risco de Contraparte Alguns aspectos devem ser observados ao se escolher em que instituições financeiras investir, entre eles: Solidez e idoneidade da instituição que irá acolher os investimentos Mecanismos que possam ser utilizados, caso haja problemas com a instituição.

39 Estratégias para a Gestão de Tesouraria Operações de hedge visam proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de um determinado ativo. É uma forma de proteger uma aplicação contra as oscilações do mercado. Conta Garantida é uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro.

40 Estratégias para a Gestão de Tesouraria Aditamento a fornecedores são modificações feitas na relação de fornecimento, por exemplo, maior prazo para pagamento, descontos, dentre outros.

41 Sistema de Pagamentos Brasileiro Conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e sistemas operacionais integrados, utilizado para transferir recursos do pagador para o recebedor. O novo sistema de pagamentos apresenta um maior rigor na avaliação da necessidade de capital de giro, pois os débitos nas contas ocorrem em tempo real. Com a implantação do SPB ( Sistema de Pagamentos Brasileiro ), as empresas trabalham com a real dimensão dos seus recursos disponíveis, o que é uma grande vantagem.

42 Sistema de Pagamentos Brasileiro Implica também na precisão do gerenciamento do fluxo de caixa, principalmente no saldo da conta corrente, em vários momentos no dia, para fazer face aos pagamentos agendados que acontecem durante o dia. Float bancário são os recursos em trânsito de terceiros, depósitos sob aviso, cobrança e arrecadação de tributos e cheques administrativos.

43 Sistema de Pagamentos Brasileiro Alguns benefícios do Sistema de Pagamentos são: Maior agilidade nas transferências de recursos Maior segurança nas transações financeiras Redução de riscos decorrentes das transações que envolvem pagamentos e recebimentos de terceiros Acompanhamento em tempo real dos lançamentos em sua conta corrente Possibilidade de agendamento eletrônico de pagamentos, dentre outras.

44 Referências Consultadas GITMAN, L. J. Princípios da administração financeira, 10 ed., São Paulo: Pearson Addison Wesley, MATIAS, A. B. Finanças Corporativas de curto prazo: a gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007.

45 OBRIGADO!

GESTÃO DA TESOURARIA. Daniella Campos Daniela Münch. Fortaleza/2013

GESTÃO DA TESOURARIA. Daniella Campos Daniela Münch. Fortaleza/2013 GESTÃO DA TESOURARIA Daniella Campos Daniela Münch Fortaleza/2013 CFO TESOUREIRO CONTROLLER Fluxo de Recebimentos Fluxo de Pagamentos TESOURARIA NA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO Sistema de contas a receber

Leia mais

Universidade Federal UNIVERSIDADE do FEDERAL Ceará DO CEARÁ

Universidade Federal UNIVERSIDADE do FEDERAL Ceará DO CEARÁ Universidade Federal UNIVERSIDADE do FEDERAL Ceará DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE FEAAC Gestão da Tesouraria Roger Cardoso Thaís Pires Junho/2013 Gestão da Tesouraria

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

Gestão da Tesouraria. Breno Aragão Pedro Neves

Gestão da Tesouraria. Breno Aragão Pedro Neves Gestão da Tesouraria Breno Aragão Pedro Neves Gestão da Tesouraria Introdução Gestão da Tesouraria Administração do caixa Administração das contas bancárias Administração das aplicações financeiras de

Leia mais

PAULO DE TARSO BEZERRA PEDRO RECAMONDE

PAULO DE TARSO BEZERRA PEDRO RECAMONDE PAULO DE TARSO BEZERRA PEDRO RECAMONDE OBJETIVOS MAXIMIZAR O VALOR DA ORGANIZAÇÃO GERAR RIQUEZA (VALOR) PARA OS STAKEHOLDERS; GERAR RIQUEZA PARA OS QUE ESTÃO INSERIDOS INTERNA E EXTERNAMENTE; TORNAR CAPAZ

Leia mais

Gestão de Tesouraria FEARP/USP

Gestão de Tesouraria FEARP/USP Gestão de Tesouraria FEARP/USP Gestão de Tesouraria Introdução Fluxo de Caixa Administração do Disponível Administração das Aplicações Financeiras Avaliação das Instituições Financeiras Sistema de Pagamentos

Leia mais

OPERAÇÕES FINANCEIRA

OPERAÇÕES FINANCEIRA OPERAÇÕES FINANCEIRA (Cap 09) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Renê Coppe Pg. 1 APLICAÇÃO DE RECURSOS (ATIVOS): APLICAÇÕES FINANCEIRAS Renê

Leia mais

Gestão do Valor no Capital de Giro

Gestão do Valor no Capital de Giro Universidade Federal do Ceará Departamento de Administração Gestão do Valor no Capital de Giro Daniel Queiroz & Rafael Teixeira Janeiro/2013 Gestão do Valor no Capital de Giro Tópicos a serem abordados:

Leia mais

CPC 03 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz

CPC 03 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz CPC 03 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz OBJETIVOS Fornecer: base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa; mostrar as alterações históricas

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Apresentar as estratégias que o administrador pode adotar para gerar valor à organização.

Apresentar as estratégias que o administrador pode adotar para gerar valor à organização. Igor Leal Aderaldo Apresentar as estratégias que o administrador pode adotar para gerar valor à organização. Explicar como a administrador pode combinar financiamentos de curto e longo prazo para otimizar

Leia mais

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 1 CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 2 INTRODUÇÃO Até 1994 Pouca importância ao Fluxo de Caixa por parte dos gestores; Altas taxas de inflação; Interferência da legislação

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão Gestão Financeira Apresentação de práticas de gestão Registro financeiro REGIME DE COMPETÊNCIA REGIME DE CAIXA Registro financeiro Objetivos Contábil Fornece dados sobre valor e composição do patrimônio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O SEU NEGÓCIO Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE AGENDA O que é planejamento financeiro? Qual a importância e quais são os benefícios e resultados

Leia mais

RENDA FIXA. acionista.com.br

RENDA FIXA. acionista.com.br RENDA FIXA acionista.com.br Fevereiro/2017 Renda Fixa São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no

Leia mais

Títulos privados de Renda Fixa

Títulos privados de Renda Fixa Títulos Privados de Renda Fixa são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidas. Existem diversas modalidades disponíveis no mercado,

Leia mais

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui Índice Sumário 5 investimentos seguros para 2017... 3 Mesmo com projeção de queda da Selic, especialistas continuam indicando a renda fixa para este ano. Veja quais são as melhores opções... 3 TESOURO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

INVISTA NO. Tesouro Direto

INVISTA NO. Tesouro Direto INVISTA NO Tesouro Direto Introdução CAPÍTULO 1 OS TÍTULOS E SUAS CARACTERÍSTICAS O Tesouro Nacional criou o Tesouro Direto, programa oferecido em parceria com a B3, que permite ao investidor pessoa física

Leia mais

Na hora de investir, conte com o conhecimento e a segurança do maior grupo financeiro de Portugal.

Na hora de investir, conte com o conhecimento e a segurança do maior grupo financeiro de Portugal. Na hora de investir, conte com o conhecimento e a segurança do maior grupo financeiro de Portugal. 1 Grupo Caixa Geral de Depósitos A CGD é o maior grupo financeiro português e detém a maior plataforma

Leia mais

Produtos bancários e Reserva de Emergência

Produtos bancários e Reserva de Emergência Curso Baroneza de Limeira Março/2018 Produtos bancários e Reserva de Emergência - Como evitar as pegadinhas dos bancos? Editor-Analista CFP Beatriz Cutait Editora-Analista Assistente Juliana Megid Renda

Leia mais

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame Fundamentos da Gestão do Capital de Giro Paulo Diogo Remo Willame Finanças Empresarial: Âmbito Macro Macroeconomia Fluxos Internacionais de Capitais Sistemas Financeiros Mercados de Capitais Âmbito Micro

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO. João Victor

FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO. João Victor FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO João Victor Outubro, 2013 Contextualização do Capital de Giro FINANÇAS Fluxos Internacionais de Capital ÂMBITO Sistema Financeiro Nacional MACRO Mercados Financeiros ÂMBITO

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS 10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS Os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações financeiras são como segue: (a) Apuração do resultado O resultado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC GESTÃO DE TESOURARIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC GESTÃO DE TESOURARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC GESTÃO DE TESOURARIA Marília Saraiva Sistema de Controle de Fluxo de Caixa Finalidades do Disponível Transação: não há sincronia perfeita entre recebimentos e pagamentos

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2015 DEMONSTRAÇÕES

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2015 DEMONSTRAÇÕES BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2015 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2016 A T I V O Circulante Disponibilidades Relações Inter nanceiras Correspondentes Centralização Financeira - Cooperativas

Leia mais

Certificado de Depósito Bancário CDB

Certificado de Depósito Bancário CDB Certificado de Depósito Bancário CDB Questões Comentadas em Vídeo Prof. Lucas Silva Certificação: CPA-10 Um investidor aplicou em um CDB indexado ao CDI de um banco. O banco emissor oferece o compromisso

Leia mais

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris CONTABILIDADE Prof. Me. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTABILIDADE Aula 1 Introdução à Contabilidade Aula 2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Aula 3 Demonstração do Fluxo de

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa

Demonstração dos Fluxos de Caixa FEA/USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-0111 Fundamentos de Contabilidade Demonstração dos Fluxos de Caixa Prof. Jerônimo Antunes Demonstração dos Fluxos de Caixa Conceito: apresentar a movimentação

Leia mais

TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / TOP RENDA MIX FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 01.361.072/0001-27 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, O TOP RENDA MIX - FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO,

Leia mais

Market Share Indicadores Mar/09 Mar/10 Mar/11 Mar/12 Mar/13 Ativo Total Patrimônio Líquido Depósitos Totais Nº de Agências

Market Share Indicadores Mar/09 Mar/10 Mar/11 Mar/12 Mar/13 Ativo Total Patrimônio Líquido Depósitos Totais Nº de Agências Market Share Indicadores Mar/09 Mar/10 Mar/11 Mar/12 Mar/13 Ativo Total 10º 11º 11º 11º 11º Patrimônio Líquido 12º 11º 12º 11º 11º Depósitos Totais 8º 8º 8º 8º 7º Nº de Agências 7º 7º 7º 7º 7º Fonte: Banco

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório contábil que tem por fim evidenciar as transações

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 (Valores expressos reais R$)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 (Valores expressos reais R$) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 A T I V O 31/12/2013 31/12/2012 Circulante Nota 65.719.454,60 44.753.673,97 Disponibilidades 210.959,24 127.969,26 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

Renda Fixa. Guia Básico. ebook Gratuito.

Renda Fixa. Guia Básico. ebook Gratuito. Renda Fixa Guia Básico ebook Gratuito Índice Renda Fixa 03 05 08 11 Introdução CDB LCI e LCA Tesouro Direto 1. Introdução O que é Renda Fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar dinheiro para

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração do Fluxo de Caixa 6 Demonstração das Mutações

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS

Leia mais

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos 1 FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa é o instrumento que permite a pessoa de finanças planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. captação

Leia mais

SICOOB CREDICAMPO BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE

SICOOB CREDICAMPO BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE 2015 A T I V O Nota 31/12/2016 31/12/2015 Circulante 95.233.783,49 77.014.694,77 Disponibilidades 4 1.644.220,82 1.316.395,60 Relações Interfinanceiras

Leia mais

Bicicletas Monark S.A.

Bicicletas Monark S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2018 e 2017 (Em milhares de Reais) ATIVO Notas 2018 2017 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 150.534 158.553 Contas a receber de clientes - 4.209 5.598

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / NOVEMBRO/2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / NOVEMBRO/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Renda Fixa Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de

Leia mais

Finanças Corporativas 1 Revisão de Contabilidade Financeira Lista de Exercícios

Finanças Corporativas 1 Revisão de Contabilidade Financeira Lista de Exercícios Finanças Corporativas 1 Revisão de Contabilidade Financeira Lista de Exercícios 1. Conceitos básicos de contabilidade e importância para finanças a. O que é contabilidade e quais são os três principais

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14 BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14 Brasília, 12 de maio de 2014 O Banco de Brasília S.A. BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal, anuncia hoje seus resultados

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2016 - BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo

Leia mais

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A.

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo Passivo e patrimônio líquido Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 6) 25.888 67.330 Fornecedores 4.797 8.340 Aplicações financeiras 3.341

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Fundamentos de Finanças, 1. Prefácio, xv. Links da web, 32 Sugestões de leituras, 32 Respostas dos testes de verificação, 33

SUMÁRIO. Parte I Fundamentos de Finanças, 1. Prefácio, xv. Links da web, 32 Sugestões de leituras, 32 Respostas dos testes de verificação, 33 SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I Fundamentos de Finanças, 1 1 Introdução às Finanças Corporativas, 2 1.1 Como evoluíram as finanças das empresas, 4 1.2 As novas responsabilidades da administração financeira,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / ABRIL/2019

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / ABRIL/2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Renda Fixa Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17 Exercício Nº 17 1 Elaboração do Balanço Patrimonial de em moeda de ATIVO Valores Históricos Valores ajustados Quant. de Valores na moeda de Ativo circulante 350.000 105.132,3249 416.324 Caixa 80.000 80.000

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais São Paulo, fevereiro de 2012 Conceitos Fundamentais 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Bens Direitos Obrigações Fato Contábil Regime Lançamento Contábil Plano de Contas Exercício Bem - é tudo o que possa satisfazer

Leia mais

ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / ITAÚ CAMBIAL FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 02.497.034/0001-69 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, O ITAÚ CAMBIAL - FUNDO DE APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO,

Leia mais

Gestão Financeira. Gestão Financeira. 1. Abertura da Empresa. Empresa em Operação. Staff de Finanças

Gestão Financeira. Gestão Financeira.  1. Abertura da Empresa. Empresa em Operação. Staff de Finanças segunda-feira, 18 de agosto de 2014 Professor Bruno Eduardo Site: http://www.brunoeduardo.com e-mail: Abertura da Empresa Aquisição de máquinas/equipamentos Custos Receitas Empresa em Operação Capital

Leia mais

Objetivo. O curso apresenta também, com exclusividade, um modelo de Fluxo de Caixa específico para análise de crédito.

Objetivo. O curso apresenta também, com exclusividade, um modelo de Fluxo de Caixa específico para análise de crédito. Objetivo Mais do que demonstrar fórmulas de índices, esse curso evidencia as diferentes características dos ramos de atividade que determinam a composição de seus ativos, passivos, receitas e despesas,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / JANEIRO/2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / JANEIRO/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Dividendos Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário

Leia mais

ITAÚ UPJ ESPECIAL CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ /

ITAÚ UPJ ESPECIAL CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ / FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.376/0001-00 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado

Leia mais

Informações referentes a Janeiro de 2017

Informações referentes a Janeiro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO DI 12.610.849/0001-66 Informações referentes a Janeiro de 2017 Esta lâmina

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9. Debêntures 13 LC 16. LCI e LCA 19. Letras Financeiras 23. Poupança 26. Tesouro Direto 29

ÍNDICE. Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9. Debêntures 13 LC 16. LCI e LCA 19. Letras Financeiras 23. Poupança 26. Tesouro Direto 29 1 ÍNDICE Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9 Debêntures 13 LC 16 LCI e LCA 19 Letras Financeiras 23 Poupança 26 Tesouro Direto 29 Introdução O que é renda fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

SICOOB CREDICAMPO BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE

SICOOB CREDICAMPO BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE 2014 A T I V O Nota 31/12/2015 31/12/2014 Circulante 77.014.694,77 63.663.224,74 Disponibilidades 1.316.395,60 1.856.306,25 Relações Interfinanceiras

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES Índice 1. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES...3 2. Sistema de Pagamentos Brasileiro...3

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2018 (valores expressos em

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 30 DE ABRIL DE 2019 (valores expressos

Leia mais

PREVI Futuro - Mai / Resultado

PREVI Futuro - Mai / Resultado PREVI Futuro - Mai / 2018 + = Resultado Conjuntura Econômica Educação Previdenciária é fundamental para associado do Previ Futuro, que participa ativamente da gestão do seu plano No Previ Futuro, o valor

Leia mais

Informações referentes a Agosto de 2018

Informações referentes a Agosto de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO DI 12.610.849/0001-66 Informações referentes a Agosto de 2018 Esta lâmina

Leia mais

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE POMPEU LTDA SICOOB CREDIPEU BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 30 DE JUNHO DE 2016 E DE

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE POMPEU LTDA SICOOB CREDIPEU BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 30 DE JUNHO DE 2016 E DE BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 30 DE JUNHO DE 2016 E DE 2015 A T I V O 30/06/2016 30/06/2015 Circulante Nota 87.497.833,13 70.022.227,64 Disponibilidades 320.595,58 334.411,40 Relações Interfinanceiras 4 47.618.547,29

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ PANATLANTICA S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ PANATLANTICA S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido DMPL - 01/01/2018

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2019 (valores expressos

Leia mais

28ª Série. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015

28ª Série. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015 BARIGUI SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários 28ª Série Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015 PARTICIPANTES EMISSORA INSTITUIÇÃO

Leia mais

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade Profa.

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DE CAÇADOR /

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DE CAÇADOR / Balanço Patrimonial Ativo Circulante 37.373.794,23 34.625.285,05 Disponibilidades 4 1.212.360,29 354.370,68 Títulos e Valores Mobiliários 5 18.281.677,49 11.506.189,75 Carteira Própria 15.078.032,33 11.415.748,58

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Fernando de Noronha - PE

Fernando de Noronha - PE Fernando de Noronha - PE Um dos maiores fabricantes de equipamentos eletro-eletrônicos do mundo Megatendências estão criando mudanças nos padrões de demanda e novas oportunidades de negócios A solução

Leia mais

MIT041 - Especificação de Processos Padrão do Módulo Financeiro - Protheus Cliente: Caern - Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte

MIT041 - Especificação de Processos Padrão do Módulo Financeiro - Protheus Cliente: Caern - Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte Página: 1 de 12 12. Aplicações/Empréstimos: O conceito de Empréstimo é o meio pelo qual uma pessoa, seja ela física ou jurídica, transfere o domínio da coisa emprestada ao mutuário (devedor), sob determinada

Leia mais

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários. 16ª e 17ª Séries

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários. 16ª e 17ª Séries POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários 16ª e 17ª Séries Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015 PARTICIPANTES EMISSORA

Leia mais

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e parecer de auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Quotistas e ao Administrador

Leia mais

BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA DI LONGO PRAZO CNPJ: /

BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA DI LONGO PRAZO CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA DI LONGO PRAZO 500 CNPJ: 05.086.234/0001-17 Informações referentes a Março/2018

Leia mais

DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA Base Legal CPC 03 e Seção 07 da NBC TG 1.000 O presente auto estudo embasará os conceitos e procedimentos técnicos contemplados no CPC 03 (IFRS Integral) e na Seção 07

Leia mais

Prof. Esp. Salomão Soares

Prof. Esp. Salomão Soares Prof. Esp. Salomão Soares A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a

Leia mais

Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais

Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais Ativo 2016 2015 Passivo e patrimônio líquido 2016 2015 Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 6) 25.431 27.730 Fornecedores

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS DE

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais