CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTOMAÇÃO, CONTROLE E ROBÓTICA TÓPICO MÓDULOS RECIFE,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTOMAÇÃO, CONTROLE E ROBÓTICA TÓPICO MÓDULOS RECIFE,"

Transcrição

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTOMAÇÃO, CONTROLE E ROBÓTICA TÓPICO MÓDULOS RECIFE,

2 MÓDULOS 1 - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS COMBINACIONAIS E SEQUENCIAIS Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de desenvolver sistemas de automação para máquinas combinacionais e sequenciais. Materiais e Métodos Os alunos aprenderão os conteúdos ao longo do desenvolvimento de aplicações de automação para máquinas e processos existentes nos ambientes industriais virtuais da plataforma MKSIM. Serão disponibilizados os instaladores da plataforma MKSIM e do aplicativo de programação e simulação de CLPs. A aprendizagem será baseada em problemas. Ou seja, primeiramente é apresentado o projeto/problema/desafio de automação e em seguida são disponibilizados os conteúdos e as orientações. Histórico da automação industrial Principais conceitos relacionados a sistemas de controle e supervisão, controle dinâmico, controle lógico, redes de comunicação industriais, sistemas inteligentes, motion, robótica e MES. Controladores Programáveis: Estrutura de hardware e software; Características técnicas e especificação; Software e linguagens de programação; Principais instruções para operações booleanas, movimentação de dados, formatos numéricos, cálculos, comparações e temporização. Modelagem em Diagramas de estados Interpretação de diagramas elétricos de painéis de controle e comando de motores Estudos de caso e aplicações práticas.

3 2 - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS E PROCESSOS COM MÚLTIPLOS SUBSISTEMAS Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de desenvolver sistemas de automação para máquinas que são compostas por vários subsistemas, de forma estruturada e escalável. Materiais e Métodos Os alunos aprenderão os conteúdos ao longo do desenvolvimento de aplicações de automação para máquinas e processos existentes nos ambientes industriais virtuais da plataforma MKSIM. A aprendizagem será baseada em problemas. Ou seja, primeiramente é apresentado o projeto/problema/desafio de automação e em seguida são disponibilizados os conteúdos e as orientações. Processos, máquinas e sistemas Divisão de máquinas em subsistemas funcionais independentes e interconectados Estruturação de aplicações em blocos de funções simples e parametrizáveis Desenvolvimento de sistemas de automação com múltiplos subsistemas Organização, estruturação e boas práticas em aplicações de controle com CLPs Controladores Programáveis: Contagem; Instruções multibits; Bibliotecas de blocos de função; Implementação de blocos de função parametrizáveis; Recursos de análise e diagnóstico de aplicações.

4 3 - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de integrar sistemas de supervisão e interfaces homem-máquina a sistemas de automação industrial. Materiais e Métodos Os alunos aprenderão os conteúdos ao longo do desenvolvimento de aplicações de supervisão para as máquinas e processos trabalhadas nos módulos anteriores e utilizarão o ambiente virtual da plataforma MKSIM para simular os processos. Sistemas supervisórios: breve histórico, principais conceitos, componentes de um sistema SCADA(Supervisory Control and Data Acquisition), arquitetura, comunicação e escopo de aplicação. Estrutura dos supervisórios: estrutura de hardware e software de um sistema de supervisão. Interação com controladores e outros sistemas. Estrutura de rede e comunicação. Conexões via drivers diretos e via OPC. Sistemas locais e remotos. Sistemas supervisórios: ambiente de desenvolvimento: tags, telas, objetos de interface com o usuário, base de dados de tempo real, dataloggers, alarmes, scripts, gráficos de tendência, animação e segurança. Desenvolvimento de sistemas de supervisão: planejamento do sistema supervisório, entendimento das necessidades do processo, definição/especificação da arquitetura, planejamento do desenvolvimento do aplicativo, desenvolvimento, testes e validações.

5 4 - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EM DIFERENTES PLATAFORMAS DE AUTOMAÇÃO Ao final deste módulo, os profissionais serão capazes de implementar sistemas de controle e supervisão utilizando plataformas de diferentes fabricantes. Isso é importante pois a grande maioria das fábricas possui máquinas e processos controlados por sistemas de diferentes fabricantes. Materiais e Métodos Serão disponibilizados instaladores, manuais e apostilas de ambientes de desenvolvimento de sistemas de automação de 2 novos fabricantes. Os alunos desenvolverão novos sistemas de automação para máquinas e processos disponíveis no ambiente MKSIM utilizando essas novas plataformas. Nesse processo entenderão as semelhanças e as particularidades de cada uma e adquirirão competências para aprender rapidamente a trabalhar com outras tecnologias com as quais venham a se deparar. Estrutura geral de aplicações e plataformas para desenvolvimento de aplicações de automação Tendência de integração das plataformas (Controle, Supervisão, Comunicação, Integração de Dados e Motion) Desenvolvimento de sistemas de automação utilizando plataformas de 2 fabricantes que não tenham sido trabalhadas nos módulos anteriores.

6 5 - DESENVOLVIMENTO DE SCRIPTS E APLICAÇÕES COMPLEMENTARES EM SISTEMAS DE SUPERVISÃO Ao final desse módulo os alunos serão capazes de desenvolver aplicações utilizando linguagens de programação de alto nível para atendimento a necessidades específicas em sistemas de supervisão que não são previstas nativamente nos supervisórios. Materiais e Métodos Serão apresentadas demandas para o desenvolvimento de funcionalidades específicas nos supervisórios, seguidos de conteúdos e orientações sobre a estrutura dos ambientes de programação, linguagens de programação e boas práticas em estruturação de scripts. Linguagens de programação de alto nível Algoritmos Estruturação de aplicações em módulos de função Visual Basic for Aplications (VBA) VBScript

7 6 - INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DE DIAGNÓSTICO, ALARMES E NOTIFICAÇÕES Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de implementar aplicações em CLPs e Supervisórios para realizar diagnósticos de problemas ocorridos em máquinas e sinalizar claramente par a operação a ocorrência, bem como implementar recursos que indiquem quando um problema está prestes a ocorrer para evitar que ocorra. Serão propostas implementações de funcionalidades de diagnóstico reativo e prospectivo em sistemas de controle já desenvolvidos pelos usuários e em outras aplicações. Neste módulo serão discutidos aspectos de manutenção preditiva. A importância dos diagnósticos precisos O impacto financeiro da falta de diagnósticos na produção Sistemas de gerenciamento de Alarmes e Eventos: importância, aplicações, características, normas. Integração Prática: configuração, parametrização, otimização e auditoria Rotinas para diagnóstico e notificação de eventos Recursos de diagnósticos de hardware e de rede disponíveis nas plataformas de automação Implementação de aplicações para diagnóstico (falhas, tendências e variações de comportamento)

8 7 - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CONTROLE EM REDES INDUSTRIAIS Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de especificar e configurar sistemas de comunicação em projetos de automação industrial Os profissionais receberão kits com módulos de hardware e cabeamentos para implementação de práticas com redes industriais. No ambiente virtual serão propostos projetos de integração envolvendo o hardware, aplicativos de controle e supervisão e o ambiente de realidade virtual. Serão também apresentados e discutidos vários estudos de caso. Conceituação geral das redes de automação industrial: introdução, classificações, aplicações e principais tecnologias. Características fundamentais: velocidade, determinismo, tipos de conexão, topologias, meios de transmissão, padrões de interface de comunicação, mecanismos de acesso e colisões, tipos de tráfego, métodos de comunicação, protocolos, ferramentas de teste e diagnóstico. Modelo conceitual ISO/OSI Sistemas de comunicação mais utilizados em novos projetos de automação: ProfiNet, Ethernet/IP, Modbus/TCP, ISO/TCP; Drivers de comunicação; OPC Servers e Clients. Padrões de rede e protocolos mais presentes na indústria: Profibus DP, Profibus PA, Modbus TCP, Modbus RTU, Foundation Fieldbus, CAN (ControllerArea Network), ControlNet, DeviceNet, Harting e Wireless Harting. Redes de sensores e atuadores: AS-i e IOLink. Projetos de redes industriais: estudos de caso contemplando análise, especificação e apresentação de soluções contemplando redes industriais.

9 8 - CONTROLE DE PROCESSOS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de especificar instrumentos e implementar aplicações envolvendo controles PID. Serão apresentadas situações práticas de controle de processos através do ambiente de realidade virtual e serão propostos objetivos de controle. Em seguida serão trabalhados conteúdos de sistemas de controle e métodos de sintonia. Sistemas de controle: introdução, exemplos, diagramas de blocos, malha aberta e malha fechada. Princípios de controle: modelagem matemática de sistemas dinâmicos, linearidade, funções de transferência; diagramas de blocos; resposta em frequência; estabilidade; simulação computacional. Abordagens de controle: controle clássico, controle ótimo e lógica fuzzy. Controle PID: introdução; controle P, PI e PID; sintonia de controladores por métodos analíticos e experimentais. Análise de resposta de sistemas de primeira, segunda e terceira ordem, em regime transitório e permanente. Efeitos das ações de controle proporcional, integral e derivativa. Instrumentação Industrial e elementos finais de controle: tipos de grandezas, tipos de instrumentos, tipos de sinais de saída e interfaces de rede, respostas em regime transitório e permanente.

10 9 - PROJETO E MONTAGEM DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE AUTOMAÇÃO Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de projetar e orientar a montagem de painéis e infraestrutura elétrica para sistemas de automação industrial e de comando de motores. Serão apresentadas demandas reais de projetos e propostos requisitos de tecnologia, escopo e custo. Em seguida serão discutidas as normas aplicáveis, as tecnologias disponíveis e as melhores alternativas para atendimento a cada especificação de requisitos. Normas para projetos elétricos em baixa tensão Boas práticas de projeto e montagem de painéis elétricos Boas práticas em projetos de infraestrutura elétrica Tipos de sinais elétricos mais comuns na indústria Tecnologias de conexão, interligação, acionamento e distribuição Smart Panels Sistemas concentrados e distribuídos

11 10 - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS MES (MANUFACTURING EXECUTION SYSTEMS) Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de implementar aplicações para realizar registros em bancos de dados relacionais, de forma estruturada, bem como interfaces de consulta que viabilizem a rastreabilidade em sistemas de manufatura. Serão apresentados processos de manufatura discreta com fluxos de materiais e serão propostos desenvolvimentos de módulos de sistemas para registro de dados. Em seguida, serão propostos desenvolvimentos de sistemas para consulta desses dados e apresentação ao usuário. MES, PIMS, EMI Internet das Coisas, Manufatura Avançada e Indústria 4.0 Implementação de Dashboards e Cockpits para gerenciamento da produção através do monitoramento em tempo real Gerenciamento da produção e de ativos Desenvolvimento de aplicações para integração entre controladores industriais e sistemas de informação: Bancos de dados relacionais, Linguagem SQL, Conexões com bancos de dados, Conexões com OPC Servers

12 11 - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PIMS (Process Information Management System) Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de realizar integrações de dados de chão-de-fábrica com sistemas de gerenciamento de informação de forma a extrair informações estratégicas para planejamento, rastreabilidade e auditoria. Serão apresentadas simulações de processos industriais e propostos projetos de coleta de dados e apresentação na forma de dashboards que apoiem processos de análise dos processos. Introdução a sistemas PIMS Importância de Sistemas PIMS no contexto de indústria 4.0 Principais tipos de sistemas PIMS Historiadores de Processos: Importância, aplicações, características, modo de armazenamento, compressão de dados Tecnologias de historiamento disponíveis no mercado Integração Prática: configuração, parametrização, otimização e auditoria.

13 12 - ESPECIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA Ao final desse módulo os alunos terão uma clara compreensão sobre os aspectos de segurança em um projeto de automação de máquinas sob as perspectivas da NR10 e da NR12. Etapa 1: Serão apresentados casos práticos de projetos de segurança em máquinas executados por engenheiros de segurança, em seguida serão discutidos os pontos relevantes à luz das normas aplicáveis e depois serão apresentadas as tecnologias de automação disponíveis. Etapa 2: Os participantes do curso elaborarão propostas de solução para os casos propostos. Etapa 3: Serão discutidas as soluções propostas pelos participantes e, em seguida, serao apresentadas as recomendações dos engenheiros de segurança para os casos apresentados. Conceitos de segurança Segurança elétrica Segurança em máquinas Projetos de sistemas de segurança em máquinas

14 13 - GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, PROCESSOS E SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO Ao final deste módulo os profissionais serão capazes de implementar estratégicas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, conforme seja adequado a cada situação. Serão abordados metodologias e conceitos importantes para manutenção, estratégias e indicadores de performance. Em seguida serão apresentados e discutidos casos reais e, por fim, será realizado uma simulação prática. Planejamento, programação e controle em manutenção Manutenção Produtiva Total TPM e gestão visual FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) Logística em manutenção Gestão de Indicadores e Índices de Manutenção Gerenciamento dos Custos de Manutenção Gestão de Projetos em Manutenção Gestão da Qualidade com foco em Manutenção

15 14 - INTEGRAÇÃO DE CÉLULAS ROBOTIZADAS Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de desenvolver projetos que demandem a integração de sistemas robotizados a sistemas de automação. Serão apresentados desafios de integração de sistemas em células robotizadas virtuais, nas quais o profissional precisará integrar robôs a sistemas de automação de periféricos. Em seguida serão discutidos conceitos e metodologias aplicáveis. Por fim, serão apresentados e discutidos estudos de casos de implementações reais de células robotizadas. Sistemas de automação com robôs. Tipos de robôs; Sensores empregados em robótica. Cinemática e dinâmica de robôs. Linguagem de programação de robôs Integração entre robôs e demais sistemas de automação

16 15 - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE VISÃO ARTIFICIAL Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de implementar aplicações de inspeção visual e de posicionamento envolvendo sistemas de visão artificial, CLPs e manipuladores. Serão propostos projetos de inspeção visual e posicionamento utilizando o ambiente de realidade virtual integrado a um simulador de câmera inteligente industrial e um simulador de CLP. Visão computacional: câmeras, radiometria, iluminação, cores. Métodos de filtragem de imagens. Conceitos gerais de reconhecimento de padrões. Detetores de bordas.

17 16 - INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL APLICADA À AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ao final desse módulo o profissional será capaz de verificar as abordagens mais adequadas de inteligência computacional para diferentes aplicações em automação, bem como implementar soluções envolvendo tecnologias dessa natureza. Será apresentado o programa do módulo e discutida a motivação de estudar IA e seu potencial de contribuir para a competitividade industrial. Serão abordados conceitos e discutidas as principais tecnologias. Em seguida serão realizados estudos de caso e, por fim, será realizada uma aplicação prática no ambiente de realidade virtual. Fundamentos de IA Raciocínio, Paradigmas de aprendizado, Representação do Conhecimento Conceitos de Internet das Coisas e Indústria 4.0 Visão geral de Abordagens e Técnicas Simbólicas: Métodos de Busca Local, Sistemas Especialistas, Lógica Fuzzy, Árvores de Decisão e Sistemas Multi Agentes Visão geral de Abordagens e Técnicas Sub-simbólicas: Baysean Networks, Neurocomputação, Computação Evolucionária, Inteligência de Enxames e Sistemas Imunológicos Artificiais

18 17 - PROJETOS DE INVESTIMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de analisar projetos de automação sob a perspectiva econômico-financeira, considerando investimento, custos operacionais e flexibilidades gerenciais. Serão apresentadas propostas de projetos para que os estudantes realizem análises econômico-financeiras. Em seguida, serão apresentados os conceitos, os métodos e as técnicas mais adequados para avaliação dos projetos de investimento. Por fim serão apresentados e discutidos estudos de casos reais. Indicadores econômicos e financeiros e valor do dinheiro no tempo. Noções de matemática financeira (juros simples e compostos, equivalência de taxas de juros), baseado na HP12c. Introdução a análise de projetos de investimentos. Critérios para avaliação econômica de projetos (VPL, TIR, Payback, Índice de Lucratividade). Diferenças entre fluxo de caixa do projeto e do acionista. Estrutura ótima do capital, custo médio ponderado, custo de oportunidade do capital e estrutura ótima de alavancagem do projeto. Extra: Modelos de financiamento de projetos de longo prazo no Brasil (sistema BNDES e BNB). Incertezas, riscos, flexibilidades gerenciais e Opções Reais

19 18 - METODOLOGIA CIENTÍFICA, PESQUISA TECNOLÓGICA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Ao final desse módulo os profissionais serão capazes de analisar oportunidades de inovação em indústrias, realizar pesquisas tecnológicas para identificar alternativas disponíveis e elaborar propostas de projetos para captação de recursos e órgãos de fomento. Serão apresentados cenários para análise e identificação de oportunidades de melhoria, em seguida os participantes realizarão pesquisas, verificarão se há oportunidade real de inovação e elaborarão as propostas de projetos. Ao longo desse processo serão discutidos aspectos de metodologia científica, conceitos de inovação, empreendedorismo e modelos de negócios. Processo de gestão da Inovação Atividades de P&D&E, P&D&I Inteligência competitiva, ciclo de inteligência, fontes e fornecedores de informação Gestão do capital intelectual, Patentes e propriedade Intelectual Importância econômica e cultural da Propriedade Intelectual. A organização da vida de estudos na universidade, a documentação como método de estudo pessoal e diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. Diretrizes para a realização de um seminário e elaboração de uma monografia cientifica. A internet como fonte de pesquisa. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de pósgraduação. Os pré-requisitos lógicos do trabalho cientifico. Aspectos importantes na elaboração de propostas de projetos de inovação tecnológica

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD Apresentação de gerência de projetos; metodologia de gerência de projetos - ciclo da vida da gestão de projetos; análise de riscos e medidas gerenciais derivadas;

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos da Disciplina Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Contextualizar a importância de redes de comunicação

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos Automação 4 de fevereiro de 2016 O que é automação? Engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da

Leia mais

Aplicação Indústria 4.0

Aplicação Indústria 4.0 Aplicação Indústria 4.0 Sistema IoT de Otimização Industrial Sistema IoT de Otimização Industrial Fonte: Jornal Folha de São Paulo Online 31/05/2015/Conference Board. Produtividade entre Países Como é

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas Mecatrônica GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas Conteúdos Horas Presencial Matemática / Física 80 80 Desenho Técnico 40 40 Eletricidade 40 40 Circuitos Elétricos 40 40 Redes /

Leia mais

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 Janeiro/2016 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 2 Janeiro/2016 A Empresa A Prime In-Tech, empresa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2003.1 Objetivos da Disciplina Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Contextualizar a importância de redes de comunicação

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização dos elementos

Leia mais

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas às variações ao longo do tempo. O nível de líquido em um tanque, a pressão em um vaso, a vazão de um fluido; todas estas condições

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos

Leia mais

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1 Curso Técnico Concomitante em Mecatrônica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Instalações e Comandos Elétricos 60 Não

Leia mais

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento 2 O sistema oferece ao usuário: Monitoramento 24 horas de redes e dispositivos PROFIBUS e PROFINET; Alarmes e diagnósticos padrão interpretados;

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Automação?

CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Automação? CONCEITOS E DEFINIÇÕES Automação? CONCEITOS E DEFINIÇÕES Ponto de vista mercadológico O termo automação foi introduzido nos anos 60 como apelo de marketing aos novos produtos então lançados. CONCEITOS

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cyber Physical System Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de

Leia mais

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VISUALIZE COM SEU DISPOSITIVO NA HORIZONTAL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO WWW.NSRV.COM.BR DESCOBRINDO NOVAS POSSIBILIDADES 03SOBRE NÓS SAIBA MAIS SOBRE A NSRV 05MISSÃO

Leia mais

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes Classificação das redes para automação industrial Luiz Affonso Guedes CONCEITO FIELDBUS Tecnologia Dominante Pneumatica Analogica Digital Redes de campo 1940 1960 1980 2000 Time 2 Redes de Comunicação

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/09/2015 Currículo de Cursos Hora: 07:48:26 Curso: Engenharia da Computação Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Computação Turno: Integral

Leia mais

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas)

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas) Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Mestrado Profissional em Mecatrônica CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Primeiro Ano/Trimestre

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 2

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 2 DISCIPLINAS TIVAS GRUPO (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo, não lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, ou disciplinas eletivas dos cursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído Sistema Sistema Digital Digital de de Controle Controle Distribuído Distribuído SLIDE - 1 INTRODUÇÃO: AUTOMAÇÃO: Qualquer sistema, apoiado por computadores, que substitua o trabalho humano e que vise soluções

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA Competências Profissionais Competência Geral: Implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados, bem como atuar no desenvolvimento de

Leia mais

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX Γ INTRODUÇÃO AO IFIX l O que é o ifix: - Software de automação industrial; - Fornece uma janela para o seu processo ; - Fornece dados em tempo real para a monitoração e aplicações de software. l As funções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Engenharia da

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4018 09/10/13 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006, Decreto 4.945 Publicado D.O 18.018 de 04/12/2006.

Leia mais

1 P á g i n a. Case de sucesso. Cláudia Mattos Diretora de operações da Yukon

1 P á g i n a. Case de sucesso. Cláudia Mattos Diretora de operações da Yukon 1 P á g i n a Case de sucesso Cláudia Mattos Diretora de operações da Yukon 2 P á g i n a Cliente da Yukon desde 2016, a Albaugh é uma empresa norte-americana de defensivos agrícolas pós-patente, fundada

Leia mais

Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ

Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ Prof. Dr. Néstor Fabián Ayala nestor.ayala@ufrgs.br Novembro de 2018 Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ Recorte para o Grupo de Trabalho de Guindastes Núcleo de Engenharia Organizacional

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões.

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões. A evolução tecnológica, baseada na eletrônica fez com que a Automação Industrial dentro dos processos de manufatura atingisse o patamar de tecnologia estratégica em todos os sistemas de gestão. Empresas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Figura 4.2: Matriz Curricular

Figura 4.2: Matriz Curricular Figura 4.2: Matriz Curricular 3660 Fundamentos de Matemática e Estatística Física Eletrônica Algoritmos e Programação Arquitetura de Computadores Metodologias e Técnicas de Computação Engenharia e Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Currículo Pleno Curso: G022 - Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) Base Curricular: 2013/02 Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

SMGV Sistema de monitoramento e gestão de variáveis.

SMGV Sistema de monitoramento e gestão de variáveis. UM SÓLIDO INVESTIMENTO EM AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS SMGV Sistema de monitoramento e gestão de variáveis. Objetivo Ser uma solução que permita o monitoramento, análise e o controle de diversas

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Prof. Heitor Medeiros Florencio Aulas anteriores O que é automação industrial? Quais

Leia mais

CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014)

CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014) CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014) Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 29/08/2011 Currículo de Cursos Hora: 16:19:21 Curso: Engenharia de Computacao Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Computação Turno: Diurno

Leia mais

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (baseada na Res. 10/2008 do CCEPE) NOME DO CURSO: Pós-Graduação em Ciência da

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

Motivação: Integração Sistemas. Carlos Eduardo Pereira

Motivação: Integração Sistemas. Carlos Eduardo Pereira Motivação: Integração Sistemas Carlos Eduardo Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Depto Engenharia Eletrica DELET Grupo de Controle, Automação e Robótica - GCAR Integração Integração

Leia mais

A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes. abineetec 30/03/2011

A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes. abineetec 30/03/2011 A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes abineetec 30/03/2011 AGENDA 1. Nossas Diretrizes 2. A nossa visão estratégica 3. Grandes desafios 4. Conclusões Nossas Diretrizes Planejamento Estratégico Fonte: Eletrobras

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131 Heitor Medeiros Florencio Norma IEC 61131 A norma IEC (International Electrotechnical

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA NA ARQUITETURA DE UM SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO 1 INTRODUÇÃO

INTEGRAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA NA ARQUITETURA DE UM SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO 1 INTRODUÇÃO INTEGRAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA NA ARQUITETURA DE UM SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO Renan Mainardes¹, Lucas Belório de Castro¹, Rodrigo Pita Rolle¹, Wagner Endo² e Marcos Banheti Rabello

Leia mais

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos.

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos. Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e força para a realização de tarefas utilizando o

Leia mais

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Julio Arlindo Pinto Azevedo & Alex Bernardes de Souza Abstract This document contains a description of the main industrial networks

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período 7º Período 8º Período 9º Período 10º Período

1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período 7º Período 8º Período 9º Período 10º Período Proposta de nova matriz de 2014 1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período 7º Período 8º Período 9º Período 10º Período 1 Arquitetura e 2 Cálculo Diferencial Cálculo Diferencial

Leia mais

Roberto Machado 21/ago/2008. Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008

Roberto Machado 21/ago/2008. Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008 ABB Group - 1 Roberto Machado 21/ago/2008 Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008 Porque utilizar Sistemas Inteligentes! " ABB Group - 2 - Evolução das Tecnologias Inteligentes #! $

Leia mais

Mecanismos de Interrupção e de Exceção, Barramento, Redes e Sistemas Distribuídos. Sistemas Operacionais, Sistemas

Mecanismos de Interrupção e de Exceção, Barramento, Redes e Sistemas Distribuídos. Sistemas Operacionais, Sistemas Arquitetura de Computadores, Arquitetura de Computadores Organização de Computadores, Conjunto de Instruções, Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Sistemas Mecanismos de Interrupção e de Exceção,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS principais

CARACTERÍSTICAS principais Os sensores tornaram-se peças fundamentais à Automação Industrial. Sensores e transdutores destacam-se como importantes componentes que fazem a interface de um sistema automatizado com o ambiente externo.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica CÂMPUS CRICIÚMA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Matemática Básica 64h - Eletricidade 64h - Medidas Elétricas I 32h - Desenho Técnico

Leia mais

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SISTEMAS DE ENERGIA EQUIVALÊNCIAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Currículo Novo

Leia mais

ENGENHARIA E TREINAMENTO

ENGENHARIA E TREINAMENTO SISTEMAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES LABORATÓRIOS POLIVALENTES ENGENHARIA E TREINAMENTO www.dk8.com.br DK8 TECNOLOGIA EDUCACIONAL A DK8 Tecnologia Educacional é uma empresa que fabrica e desenvolve soluções

Leia mais

Edital 33/2017 Temas para a Prova Prática de Desempenho Didático Biologia Geral

Edital 33/2017 Temas para a Prova Prática de Desempenho Didático Biologia Geral Biologia Geral 1. Divisão celular: mitose e meiose. 2. Patologias humanas: interação homem, meio ambiente e agentes. 3. Reino vegetal anatomia e fisiologia comparada dos vertebrados. 3. Reino animal anatomia

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciência da Computação BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciência da Computação A experiência de aprendizagem no curso de Ciência da Computação da Unisinos é marcada pelo incentivo a utilização

Leia mais

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente.

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente. 1) Os elementos constituintes de um sistema pneumático ou hidráulico são divididos em três grupos conhecidos por (1) Sistemas de Comando, (2) Comandos de Potência e (3) Atuadores. Classifique de acordo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Metodologia para implementação de Sistemas MES

Metodologia para implementação de Sistemas MES Metodologia para implementação de Sistemas MES Uma abordagem baseada na Norma ISA-95 Introdução O conceito do MES (Manufacturing Execution System) em 1990 era uma classe de sistemas de informações que

Leia mais

Estudo de caso Santelisa Vale

Estudo de caso Santelisa Vale Estudo de caso Santelisa Vale SYSTEM302 7: Soluções com a tecnologia PROFIBUS Consumo de energia no mundo Consumo de energia no mundo Contexto mundial Avanço da economia mundial Crescimento da demanda

Leia mais

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Prof. Fabricia Neres São sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerencia as variáveis do processo. Estas informações são atualizadas continuamente e armazenadas

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Especialização em Automação Industrial

Especialização em Automação Industrial Especialização em Automação Industrial APRESENTAÇÃO DO CURSO O curso de Especialização em Automação Industrial, oferece aos participantes uma matriz curricular que compreende as necessidades do dia a dia

Leia mais

Conceitos e Tecnologias

Conceitos e Tecnologias Conceitos e Tecnologias Processos Inteligentes Digital Twins Dados Analíticos Internet das coisas Customização Sistemas Ciber-Físicos Eficiência Máquina / Máquina O caminho até a Manufatura Avançada Primeira

Leia mais

SMV. Sistema de Monitoramento de Variáveis. BASE Automação

SMV. Sistema de Monitoramento de Variáveis. BASE Automação SMV Sistema de Monitoramento de Variáveis BASE Automação Maio / 2015 SMV Objetivo: Ser uma solução que permita o monitoramento, análise e o controle de diversas variáveis e grandezas que estão direta ou

Leia mais

Integração entre Profinet e Indústria 4.0

Integração entre Profinet e Indústria 4.0 Integração entre Profinet e Indústria 4.0 Prof. Dr. Alexandre Baratella Lugli PICC/PITC INATEL SANTA RITA DO SAPUCAÍ/MG E-mail: baratella@inatel.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5881767597296521 INATEL

Leia mais

Benefícios de um CLP:

Benefícios de um CLP: Benefícios de um CLP: a) Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou de reparos em falhas que venham a ocorrer durante a sua operação. b) Ser instalado em cabines

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Currículo 1 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos básicos e às aplicações de engenharia.

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação Currículo 3 alterada pelo CDI em 23/12/2015 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle Aula 05 Introdução ao CLP Profª Danielle Casillo CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL -CLP 2 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE CHÃO DE FÁBRICA E O SISTEMA CORPORATIVO

NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE CHÃO DE FÁBRICA E O SISTEMA CORPORATIVO Data: 06/09/2006 NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE CHÃO DE FÁBRICA E O SISTEMA CORPORATIVO Mestrando: Ricardo Cezar Joaquim Orientador: Prof Dr Glauco A. de Paula Caurin Agenda Introdução Motivação

Leia mais

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer O que é Automação Industrial? É a integração entre hardware (controlador eletrônico), software (programação) e elementos de campo (motores, atuadores, sensores) com

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS. Empresa integradora de sistemas.

PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS. Empresa integradora de sistemas. Empresa integradora de sistemas. PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS Especializada em projeto de sistemas críticos: Engenharia de Sistemas Projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados Projeto de sistemas

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o Livro Sobre o Autor Agradecimentos Nota à 5.ª Edição Prefácio à 1.ª Edição. Capítulo 1 Sistemas de Produção Modernos

ÍNDICE. Sobre o Livro Sobre o Autor Agradecimentos Nota à 5.ª Edição Prefácio à 1.ª Edição. Capítulo 1 Sistemas de Produção Modernos ÍNDICE Sobre o Livro Sobre o Autor Agradecimentos Nota à 5.ª Edição Prefácio à 1.ª Edição Capítulo 1 Sistemas de Produção Modernos 1.1 Introdução 1.2 Equipamentos 1.3 Robôs 1.4 Sistemas de Armazenamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

29 FIEE Impactos da indústria 4.0 no mercado industrial e o surgimento de novos modelos de negócios

29 FIEE Impactos da indústria 4.0 no mercado industrial e o surgimento de novos modelos de negócios 29 FIEE Impactos da indústria 4.0 no mercado industrial e o surgimento de novos modelos de negócios Marcelo F. Pinto 25 de julho de 2017 Sobre a PPI-Multitask Sobre a PPI-Multitask 25+ anos de experiência;

Leia mais

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids)

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) Métodos Avançados de Controle Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica

Leia mais