Traje Medieval de animação histórica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Traje Medieval de animação histórica"

Transcrição

1 Traje Medieval de animação histórica A recriação de traje histórico tem como princípio uma sólida base de investigação científica mas, por outro lado, tendo uma componente lúdica de animação, pode ter-se alguma latitude relativamente ao modo de execução e materiais utilizados. Os princípios da Arqueologia Experimental não devem confundir-se com recriação ou animação histórica, dado que os objectivos destes dois conceitos são radicalmente diferentes. A investigação pura da Arqueologia Experimental pouco tem a ver com os objectivos de divulgação da Animação que, não sendo isenta de uma preocupação científica acaba por ter uma certa ligeireza sendo aceitável o que é «verosímil» sem se ter uma profunda preocupação de autenticidade. Vestir e apetrechar um grupo de animação histórica acarreta um investimento monetário considerável, sendo impossível recorrer a uma veracidade científica a toda a prova quando falamos de dezenas de elementos de um grupo de teatro ou dança. Não seria viável recorrer à execução de trajes em grande número se tivermos de encomendar tecidos manufacturados, ou se tivermos de recorrer a costureiras que tenham formação nos pontos característicos desta época, já para não falar do preço da mão-de-obra que um tal projecto acarretaria. Assim relativamente ao traje a principal preocupação que devemos é que a silhueta a aparência e cor sejam adequadas à época que se pretende retratar. Deambulando pelos muitos mercados medievais e outras recriações históricas que vão surgindo um pouco por todo o nosso país, somos confrontados com a existência de inúmeros erros grosseiros em termos históricos, mas somos, sobretudo, obrigados a assistir a um deprimente espectáculo de tecidos brilhantes e de personagens totalmente inadequadas no que se constitui como uma espécie de «carnaval garrido» que pouco faz pelo conhecimento histórico.

2 Estética geral de um evento de recriação histórica Relativamente a qualquer evento de animação histórica o principio de autenticidade tem de verificar-se, devendo toda a cenografia obedecer a uma pesquisa profunda, no entanto os basicamente podemos falar em três princípios: 1 Preocupação de autenticidade Para se elaborar um evento de animação histórica deve recorrer-se sempre às fontes da época que se pretende retratar, sendo conveniente recorrer aos serviços de alguém com formação em História para o acompanhamento da elaboração de toda a estrutura de apoio. 2 Adequação A escolha de materiais adequados passa por critérios previstos no ponto anterior, mas convém sempre ter em consideração que se deve adequar toda a estética às classes sociais que se deseja representar. Uma tentação fácil é sempre imaginar que, no que diz respeito a épocas recuadas, todas as personagens são da nobreza, e que toda a estética dos eventos de animação histórica é a das classes mais altas. Assiste-se, por exemplo, a cortejos históricos onde todos os participantes se encontram vestidos como elementos das classes altas, ou vemos feirantes trajados ricamente, com fatos que correspondem a uma vivencia palaciana e não à vivencia popular que procuram retratar. 3 Simplicidade Em tudo o que diz respeito à animação histórica o critério de simplicidade é o mais adequado. Quando se recorre a uma estética simples estamos mais perto do original e corremos menos riscos de incorrer em erro.

3 Guia prático de Pesquisa A elaboração de um traje de recriação histórica passa por diversas fases, e para um amador surgem as seguintes questões práticas: 1. Onde procurar? 2. O que escolher de entre o material informativo ao meu alcance? 3. Que materiais adquirir? 4. Como confeccionar? 1. Onde procurar Além de várias histórias do vestuário de acesso relativamente fácil, temos ainda o grande manancial de informação que nos é fornecida pela Internet (ver Bibliografia). Os sites em língua estrangeira, sobretudo inglesa, são aqueles onde se encontra mais informação sobre este tipo de assunto. Convém ter em atenção que há muitos sites de trajes de Carnaval que apresentam roupas, por regra, bastante estilizadas e confeccionados com materiais, geralmente sintéticos e inadequados para recriação histórica. Para os que não se encontram muito familiarizados com os termos adequados para procurar incluímos um pequeno glossário que procura listar alguns dos termos chave me língua inglesa para uma busca na INTERNET: Pequeno Glossário de Procura Recriação histórica Vestuário - Reenactment - Clothing ou Costume Renascimento Alfaiate Alfaiataria Vestido de dama Cavalheiro Cavaleiro Traje Tecido - Renaissance - Taylor - Tayloring - Lady s Gown - Gentleman - Knight - Costume - Fabric ou Material

4 Combinações de termos sugeridas para uma pesquisa Traje de recriação histórica Medieval Traje Medieval Traje Medieval Masculino Traje Medieval de Cavalheiro Traje Medieval Feminino Traje Medieval de Dama Feira Medieval - Medieval Reenactment Costume - Medieval Costume - Masculine Medieval Costume - Men Medieval Clothing - Gentleman Medieval Costume - Gentleman Medieval Clothing - Feminin Medievbal Costume - Women Medieval Clothing - Ladies Medieval Costume - Ladies Medieval Clothing - Medieval Fair Erros comuns Tissue Clothes Suits (= lenço de papel e não tecido) (= roupa é um termo mais coloquial geralmente não utilizado neste contexto, usando-se geralmente o termo «clothing») (= fatos, refere-se aos fatos actuais de homem ou senhora e não à designação portuguesa mais abrangente - «fato medieval fato de teatro, etc.») Recomendação Importante Quando encontramos um desenho ou de uma fotografia de uma peça de vestuário temos de ter em conta que a sua interpretação por costureiras, menos experientes na execução de traje histórico, geralmente leva a resultados pouco fidedignos. Os principiantes devem procurar socorrer-se da cópia de trajes fidedignos já existentes, de sites ou livros que forneçam modelos, desenho técnico ou, idealmente, os moldes para o corte das peças. Dado que a má interpretação de um desenho ou de uma fotografia pode ter resultados muito pouco adequados.

5 3. Que materiais adquirir Com o advento dos Descobrimentos Portugueses instalou-se uma primeira «Globalização» com a introdução de uma economia à escala mundial baseada no comércio. Assim se, por um lado, se verifica uma enorme evolução do comercio e dos produtos exóticos, sobretudo vindos do Oriente, por outro lado, os modos de produção europeus não evoluem a um ritmo igual, sendo claro que os produtos medievais continuaram a ser os produzidos pelos artesãos portugueses. Assim em termos de tecidos temos uma enorme diferenciação social, tendo as classes altas (nobreza e a emergente burguesia comercial) acesso a tecidos luxuosos do Oriente como a seda e o damasco, enquanto as classes populares se tinham de contentar com as fibras naturais autóctones como a lã e o linho. Os tecidos populares eram confeccionados à mão, tendo geralmente um aspecto relativamente «grosseiro» ou artesanal. Na maior parte dos casos hoje em dia o preço destes tecidos é muito elevado, pelo que temos de nos contentar com outros que tenham características ou aspecto aproximado. Recomenda-se sempre cuidado na aquisição de materiais sintéticos, estes para além de não existirem até à industrialização, são geralmente tecidos que não respiram, logo tornam-se pouco confortáveis, sobretudo no verão. Serapilheira e pano-cru são dois dos recursos mais encontrados nos mercados medievais em Portugal, como se o pano-cru fosse o «substituto oficial» do Linho, e a serapilheira «o mais medieval dos tecidos populares». Devemos usar estes dois tecidos com alguma parcimónia, ambos não existiam na época, e porque, ao contrário do que parece quando vamos a algumas actividades de recriação e animação histórica no nosso país, uma saca de serapilheira não é um traje medieval adequado. O Algodão não existia no Ocidente, até aos descobrimentos, e as fibras sintéticas são obviamente muito recentes, datando quase todas do século XX, pelo que são pouco apropriadas, excepto quando, pela sua aparência, imitam tecidos naturais a preço mais baixo. Relativamente aos tecidos «ricos» como a seda, o veludo, o damasco e o brocado, estes eram também confeccionados manualmente, o que também lhes dava uma certa simplicidade, assim devemos ter em conta, ao adquirir estes tecidos os seguintes princípios:

6 Seda A seda deve ter alguma textura, tipo «seda selvagem» devendo evitar-se as cores mais berrantes e brilhantes, não se devendo em nenhuma hipótese recorrer a tecidos tipo cetim sintético, dado que o seu brilho, alem de pouco apropriado revela logo pobreza e falta de rigor na confecção de um traje. (cores recomendadas de seda selvagem) Damasco - O damasco de seda seria o mais apropriado, mas o seu preço proibitivo torna-o pouco prático. Deve ter-se em conta que alguns tecidos sintéticos dão um efeito bastante aproximado mas, pelo seu preço, o damasco de algodão é um dos melhores substitutos deste tipo de tecido. Deve ter-se em atenção que o damasco é um tecido em que o padrão é elaborado com o lavrado do tecido, sendo o padrão exactamente da mesma cor do resto da peça, assim todos os damascos que apresentam mais que uma cor devem ser evitados.

7

8 Brocado os brocados actuais atingem preços muito elevados, excepto quando são imitações sintéticas, que geralmente são demasiado brilhantes e berrantes, pelo que devem ser evitadas. Veludo O veludo é um tecido que pouco evoluiu desde a Idade Média, sendo o melhor tecido para dar um aspecto rico e verosímil a um traje, mas o seu corte é difícil para costureiras pouco habituadas. Assim temos de ter de ter em atenção apenas duas questões: Em primeiro lugar deve ter-se algum cuidado com as cores escolhidas que devem ser sempre discretas, e não berrantes, e, em segundo lugar, nunca escolher os veludos sintéticos com Lycra, porque estes não tem o mesmo aspecto, e para além disso, sendo tecidos sintéticos, não «respiram» o que se torna muito desconfortável para quem os usa em animações.

9 Quando se adquirem tecidos para recriação histórica temos de ter atenção aos seguintes princípios básicos: - «Se brilha não é adequado!» Os tecidos utilizados na Idade Média, apesar da importação de muitos tecidos asiáticos, como as sedas, os brocados, os veludos e os damascos (que, pelo seu preço, eram apenas utilizados pele alta nobreza e clero), não tinham no entanto o brilho que actualmente se consegue com os tecidos sintéticos. - «Se tem cores brilhantes não é adequado!» As cores brilhantes não eram possíveis de atingir com os corantes naturais, pelo que as tonalidades adequadas serão sempre as mais simples e sem brilho. - Os metais quer na forma de jóia quer na forma de passamanarias devem ser discretos, devendo-se recorrer mais a «ouro mate» ou «ouro velho», sempre que possível deve dar-se ao traje de recriação histórica um aspecto discreto, dado que quanto mais simples mais credível se torna. Nota: Quando se está a vestir um grupo de animadores ou recriadores devemos sempre tentar diferenciar os trajes. Os grupos (excepto os que recriam personagens do clero) devem ter uma coerência em termos de modelo, mas as personagens devem ser individualizadas quer através de tecidos e cores, quer através de detalhes ou acessórios.

10 4. Como confeccionar Sempre que se vai escolher um modelo deve ter-se em conta a sua dificuldade de execução, sendo sempre preferível a escolha de um traje mais simples do que um modelo mais elaborado, onde é muito mais fácil surgir dúvidas e erros de execução que radicam num produto final de má qualidade. Anteriormente já referimos que, para os menos experientes, é importante que os modelos escolhidos tenham moldes que orientem a confecção das peças de vestuário ou acessórios escolhidos. A simplicidade do traje medieval, quer em termos de corte, quer em termos de execução, torna simples a confecção de peças básicas adequadas. As classes sociais distinguem-se não por diferenças essenciais no corte, mas sim, na maior parte dos casos, pela qualidade dos tecidos e adereços usados. Assim recomenda-se que, depois de escolhido o modelo, os moldes sejam respeitados o mais aproximadamente possível. Os acabamentos devem ser sóbrios, recorrendo o mínimo possível a embelezamentos desnecessários como fitas ou cordões de cetim ou outros materiais brilhantes. Devemos ter em mente que na Idade Média a costura era toda manual (as máquinas de costura são uma invenção do século XIX) pelo que uma certa irregularidade no ponto, sobretudo no traje das classes populares é, mesmo, desejável. Recomenda-se ainda um certo cuidado com o comprimento das saias. Na Idade Média as saias, por convenção social e religiosa eram até ao chão, assim recomenda-se que o traje feminino seja sempre tão comprido quanto possível. Galões e passamanarias Uma das tendências mais frequentes que se verificam na elaboração de trajes para animações históricas é aplicação mais ou menos abusiva de aplicações com galões e passamanarias inadequados e demasiado vistosos. Relativamente a este tipo de aplicações recomenda-se um uso criterioso, sempre que em dúvida deve optar-se por aplicar menos ou mesmo nenhuns enfeites, dado estes serem sinais de grande riqueza no traje Medieval. Sempre que um traje necessite deste tipo de aplicação devem ser escolhidos os enfeites mais discretos possível, optando sempre, por exemplo no que diz respeito a dourados, a tonalidades mais dentro do «ouro velho», evitando sempre os materiais mais brilhantes com um aspecto mais «de plástico». Lantejoulas e missangas não são aceitáveis para os trajes desta época.

11 Véus Os véus e outros tipos de coberturas eram muito usados pelas mulheres medievais, sobretudo devido a questões de tradição que obrigavam, sobretudo as mulheres casadas a cobrirem os seus cabelos. Como, hoje em dia, uma parte significativa das mulheres tem cabelo curto, véus e chapéus são uma boa opção para cobrir os cabelos curtos. Relativamente a crianças pode-se, e deve-se, sempre que possível expor os cabelos longos, recorrendo-se a simples adereços como coroas tiaras ou simples fios de pérolas, apenas como embelezamento. Associados a chapéus, «bandeletes» forradas com tecido ou cingidos com um simples cordão, os são altamente aconselháveis. Em tom de advertência devemos evitar tecidos tipo tule, ou tecidos transparentes sintéticos, devemos optar por tecidos finos, sem brilho e opacos.

12

13

14 Peles O recurso a peles é muito frequente nos agasalhos medievais. Este tipo de material era muito comum, sobretudo devido à caça que era o desporto, por excelência, dos nobres Actualmente as peles são consideradas produto de luxo, atingindo preços muito altos, incomportáveis para o bolso da maior parte dos intervenientes em animação histórica, porém com a actual tecnologia é perfeitamente legítimo recorrer a peles sintéticas, tendo no entanto de se acautelar o grau de realismo destas. Recomenda-se vivamente que se tenha em atenção o realismo das peles escolhidas dado que peluche não é um bom substituto para uma pele verdadeira, e peles de tigre, leopardo, zebra ou vaca também não são um bom exemplo do que era usado neste período.

15 Chapéus e capuzes Para compor personagens Medievais os chapéus e capuzes são essenciais. O homem medieval usava profusamente este tipo de acessório. Recomenda-se assim que para cada traje se procure o complemento de um chapéu ou capuz, que sendo elaborado num tecido de tonalidade contrastante irá ajudar a dar cor ao traje elaborado.

16

17 Cintos Necessários para definir a silhueta de qualquer traje, os cintos podem ser simples cordões de fibra ou linha mas, sempre que possível, devem ser de couro. Nos trajes de damas, os cintos, podem ser substituídos por faixas de tecido contrastante atados à frente, e eventualmente guarnecidos com borlas decorativas nas pontas.

18 Bolsas As bolsas eram bastante frequentes na Idade média tanto no vestuário masculino como feminino, dado que os trajes desta época não tinham bolsos, como os da actualidade. Pendendo dos cintos, as bolsas podem ser de couro ou de tecido, ajudando a dar cor e credibilidade a um traje, alem de serem um acessório essencial para esconder os objectos actuais dos quis não nos conseguimos separar, como carteiras telemóveis, etc. A variedade de modelos é quase infinita, recomenda-se, no entanto, como sempre que se opte pela simplicidade que é sempre um bom ponto de partida.

19 Sapatos O calçado é um dos aspectos que mais encarece a elaboração de um traje. Um sapato bota ou sandália apropriada é um complemento importante para qualquer traje. Hoje em dia existem em Portugal vários artesãos que percorrem os vários mercados medievais e outras animações históricas produzidas no nosso país, e que já produzem sapatos de qualidade, e com preços relativamente acessíveis. Entrando em contacto com os produtores de um destes eventos será fácil conseguir o contacto de um destes artesãos, e adquirir sapatos adequados. Salienta-se que no período medieval os sapatos e botas eram semelhantes para ambos os sexos. Devem evitar-se a todo o custo os sapatos de ténis e outro calçado desportivo, e sempre que for impossível adquirir sapatos de época, devem utilizar-se sapatos actuais, mas o mais simples possível.

20 Jóias A joalharia era apanágio das classes mais altas as classes populares tinham, geralmente apenas medalhões ou cruzes de metal ou madeira. O ouro e a prata eram amplamente usados, porém no que diz respeito às pedrarias e aplicações existem algumas diferenças essenciais. As pérolas eram bastante conhecidas e apreciadas pelos nobres, esmeraldas e rubis, pelas suas cores fortes também eram muito comuns, já os diamantes, cuja técnica de lapidação ainda não era conhecida, eram muito raros. As pedrarias utilizadas eram geralmente polidas ao estilo «Cabouchon»

21

22

23

24 NOTA: Simplicidade A palavra de ordem em todos os aspectos referidos (escolha de modelos, escolha de tecidos e cores, e mesmo no modo de confecção dos trajes) deve ser sempre «SIMPLICIDADE». Quando se opta por um modelo mais simples tem-se, logo à partida, muito menos possibilidades de erro. A veracidade de um traje simples é sempre menos questionável e, mesmo visualmente, a «simplicidade» radica em veracidade. A riqueza de um traje faz-se pela riqueza de detalhe e pela riqueza dos tecidos, não pela sobreposição de decorações e embelezamentos inúteis que só destroem o efeito de autenticidade pretendido.

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução Roupas e acessórios mais seguros 1. Introdução Há um número muito grande de criminosos que atuam em vias públicas e locais de aglomeração de pessoas, como lojas, shoppings, ou mesmo nas ruas mais movimentadas,

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA.

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. Na atualidade não basta ter talento e saber transmiti-lo as nossas criações. Também é preciso conhecer as ferramentas digitais ao nosso alcance, os programas de

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP

REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP 1 REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP Data: 28/02/2013 Horário: 14h às 17:30h. Município: Mirante do Paranapanema Gonçalves Número de participantes: 14

Leia mais

CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA

CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA Estas regras são válidas para todos os eventos autorizados ou sob a tutela da APPDSI A APPDSI reserva-se o direito de impor regras adicionais ou permitir exceções em eventos específicos.

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO

A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO Alexandre Homem de Cristo A ciência política cresceu e afirmou-se enquanto disciplina científica em Portugal, desde os anos 1990, sendo a face mais evidente

Leia mais

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria:

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: INTERNET SITE NA INTERNET Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: É mais fácil, para os seus clientes, encontrarem informações que procuram, tal como moradas, horários, etc.

Leia mais

Rodada de negócios com empresários alemães do setor têxtil

Rodada de negócios com empresários alemães do setor têxtil 01 Fabricante de correias transportadoras e de a- cionamento. O programa de produtos abrange mais de 400 tipos diferentes de correias de acionamento e de transporte. Estes produtos são utilizados em muitas

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

A. A sala dos professores

A. A sala dos professores A. A sala dos professores Esta iniciativa tem como objectivo promover o contacto e o intercâmbio de informação entre os professores e o parque, bem como facilitar a programação e fruição das nossas actividades.

Leia mais

COMO TER UMA IMAGEM DE SUCESSO

COMO TER UMA IMAGEM DE SUCESSO COMO TER UMA IMAGEM DE SUCESSO www.estilloconsultoria.com.br O QUE A SUA APARÊNCIA DIZ SOBRE VOCÊ? COMO GERENCIAR A MINHA IMAGEM O conceito de gerenciamento de imagem se aplica a qualquer pessoa que precisa

Leia mais

A evolução do conceito de liderança:

A evolução do conceito de liderança: A evolução do conceito de liderança: um bolo feito de camadas Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Licenciatura em Gestão, 3º Ano, 2º semestre, 2011-2012 Liderança e Gestão de Equipas Docentes:

Leia mais

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e Manual de Uniformes Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e que justificam o investimento no

Leia mais

A interpretação gráfica e o ensino de funções

A interpretação gráfica e o ensino de funções A interpretação gráfica e o ensino de funções Adaptado do artigo de Katia Cristina Stocco Smole Marília Ramos Centurión Maria Ignez de S. Vieira Diniz Vamos discutir um pouco sobre o ensino de funções,

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os O que me levou a participar no programa de mobilidade foi a vontade de sair do país, aproveitando as oportunidades daí decorrentes, para ver como é lá fora, poder ter um termo de comparação, além da oportunidade

Leia mais

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013 4ºano 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 3º período 30 de agosto de 2013 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E DE PROJECTOS PEDAGÓGICOS

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E DE PROJECTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E DE PROJECTOS PEDAGÓGICOS Prof. Domingos Fernandes/Portugal* A avaliação é uma prática social cuja presença é cada vez mais indispensável para caracterizar, compreender, divulgar

Leia mais

SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE

SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE A importância de um alarme residencial: Com o aumento da criminalidade, os sistemas de segurança têm ganho uma maior importância e o mercado tem-se expandido. Há alguns anos

Leia mais

Sugestões de Natal Zippo

Sugestões de Natal Zippo Sugestões de Natal Zippo A melhor prenda para este Natal? Um Zippo! A Zippo, marca de culto dos isqueiros mais resistentes e duradouros do mercado mundial desde 1932, sugere que nesta quadra opte por oferecer

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. desenho técnico

NORMALIZAÇÃO. desenho técnico NORMALIZAÇÃO desenho técnico 2004/2005 II Formatos do papel (NP 48) Normalização No mundo actual cada vez mais é necessário haver um conjunto de regras ou normas que permitam uma uniformização, quer nos

Leia mais

DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME.

DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME. DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME. A PROPOSTA Usar uniforme pro ssional às vezes não é uma prática vista com bons olhos pelos funcionários de uma empresa. As pessoas nem sempre gostam de se sentir

Leia mais

Avaliação da Unidade Curricular de Segurança Alimentar pelos alunos 2010-2011. Aluno 1

Avaliação da Unidade Curricular de Segurança Alimentar pelos alunos 2010-2011. Aluno 1 Aluno 1 Em termos negativos, não existe muita coisa a apontar 1º Talvez se houvesse disponibilidade existir uma maior rotação dos grupos a apresentar para que não estivéssemos por exemplo 1 mês sem apresentar

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins*

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Os fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para Portugal tornaram-se uma componente importante da economia portuguesa

Leia mais

E-Book por Cristina Marinho

E-Book por Cristina Marinho E-Book por Cristina Marinho É uma profissional especialista em Marketing da Moda, Comportamento de Compra e Pesquisa de Mercado. Durante 10 anos esteve à frente do seu próprio instituto de pesquisas credenciado

Leia mais

VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA

VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA Diariamente utilizamos dinheiro para comprar o que desejamos ou precisamos, como alimentos, roupa, jogos, gelados, bilhetes de cinema, livros e muitas outras coisas Actualmente,

Leia mais

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA PORTUCEL SOPORCEL INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, o Grupo Portucel Soporcel é uma

Leia mais

Informática II Cap. 3

Informática II Cap. 3 Cap. 3 1 Tradicionalmente, programar significava apenas a escrita de um programa, que resolvesse o problema pretendido de uma forma aparentemente correcta. Problema Problema Programa Programa Desvantagens:

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Instituto Superior Politécnico de VISEU. Escola Superior de Tecnologia

Instituto Superior Politécnico de VISEU. Escola Superior de Tecnologia 1 Tradicionalmente, programar significava apenas a escrita de um programa, que resolvesse o problema pretendido de uma forma aparentemente correcta. Problema Problema Programa Programa Desvantagens: Programas

Leia mais

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade.

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade. Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora www.omnitrade.pt Quality Media Press O que representa a empresa o mercado português? R.

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO CURE SEU IMPROVISO - MODOS GREGOS. Primeiramente, muito obrigado por apoiar meu trabalho e depois do grande sucesso

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Qualidade em e-serviços multicanal

Qualidade em e-serviços multicanal Qualidade em e-serviços multicanal Em anos recentes temos assistido a um grande crescimento dos serviços prestados pela internet (e-serviços). Ao longo deste percurso, os e-serviços têm também adquirido

Leia mais

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal)

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) A Habitat for Humanity Portugal é uma organização não governamental sem fins lucrativos de base cristã e ecuménica e procura lutar contra o problema da pobreza

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com i2s Luís Paupério Presidente www.i2s.pt (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet

Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet SOPHIA MIND A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca.

Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca. Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca. Carlos Drummond de Andrade ORIGENS SUPORTE Antes do papel, o suporte da

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel.

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. Limpeza de carpetes Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. É mais um tutorial da autoria do Miguel Oliveira, e como tal a qualidade

Leia mais

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional.

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. DOM COLLETTO: A certeza de um conceito A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. O sistema de franchising permite

Leia mais

Entrevista com Tetrafarma. Nelson Henriques. Director Gerente. Luísa Teixeira. Directora. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Tetrafarma. Nelson Henriques. Director Gerente. Luísa Teixeira. Directora. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Tetrafarma Nelson Henriques Director Gerente Luísa Teixeira Directora Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING

SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING A Salvador & Filhos é uma empresa especialista em bordados. O nosso mercado vai para além das fronteiras portuguesas. Efectuamos os seguintes tipos de serviços

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

15. Percepção Das Possibilidades De Acção No Espaço Físico

15. Percepção Das Possibilidades De Acção No Espaço Físico Resultados e sua Discussão 105 15. Percepção Das Possibilidades De Acção No Espaço Físico 15.1. Percepção Das Possibilidades De Acção Existentes No Espaço Físico Para A Realização De Acções Motoras E Actividades

Leia mais

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos 1-Vais à Net copias a informação, colas num novo documento, imprimes e já está! 2-Pesquisas informação em fontes diversas, retiras

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

TEATRO DE MARIONETES DE PAUL KLEE E A PRODUÇÃO DE BONECOS.

TEATRO DE MARIONETES DE PAUL KLEE E A PRODUÇÃO DE BONECOS. TEATRO DE MARIONETES DE PAUL KLEE E A PRODUÇÃO DE BONECOS. Amanda Cristina de Sousa amandita_badiana@hotmail.com E.M. Freitas Azevedo Comunicação Relato de Experiência Resumo: O presente relato trata da

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Horário 11h00- ABERTURA DO EVENTO. Horário 11h00- JAPÃO Apresentação dos alunos do nível I A - profª Sheila

Horário 11h00- ABERTURA DO EVENTO. Horário 11h00- JAPÃO Apresentação dos alunos do nível I A - profª Sheila Senhores Responsáveis; A festa de encerramento do Projeto ESTRELINHA ALEGRE NO MUNDO DOS ESPORTES E DA CULTURA acontecerá no dia 7 de Dezembro na Casa de Nassau, onde os alunos receberão seus convidados

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE De inicio nos reunimos com alguns monitores do Programa Mais Educação para realizarmos a

Leia mais

alegria, prazer, desejo e entusiasmo

alegria, prazer, desejo e entusiasmo ,, a ideia Os escalões de formação são, ou deveriam ser encarados por todos, como a base que pode garantir o futuro e até o sucesso de uma modalidade quer dentro de um clube quer a nível nacional. Actualmente

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008 Programa do Serviço Educativo Museu Municipal i de Óbidos 2.º Semestre 2008 Programa Semestral Mês Dias Título Público-alvo Agosto Quintas, Sextas, Sábado No Ateliê do Pintor um Tesouro Escondido Crianças

Leia mais

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO Gestão do tempo como gestão das energias Ninguém gere o tempo. Não conseguimos colocar as 17 horas antes das 15. 2004 só chega depois de 2003. Gerimos energias,

Leia mais

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente.

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente. 12 perguntas que você precisa fazer para o seu cliente. Introdução Neste final de ano, a Icatu Seguros quer convidar a todos para uma reflexão sobre decisões aparentemente simples, mas que nem sempre são

Leia mais

Representações do Corpo na Cultura Midiática

Representações do Corpo na Cultura Midiática Representações do Corpo na Cultura Midiática A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A crescente procura por práticas

Leia mais

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r?

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r? O q u e u s a r? Smoking Black Tie: Para um casamento moderno, luxuoso e realizado durante à noite. Composição: As lapelas com detalhes em cetim, camisa branca, podendo ser plissada no peito. A gravata

Leia mais

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal LOWCOST Qualidade e design num conceito económico Made in Portugal distribuidor d Estética do fogo www.herkell.pt Qualidade e design num conceito económico A HERKELL desenvolveu uma linha de produtos LOWCOST,

Leia mais

Objecto Técnico. Fátima Pais

Objecto Técnico. Fátima Pais Objecto Técnico Fátima Pais 1 OBJECTOS Naturais Transformados(ou Artefactos) São os objectos que são construídos (transformados) a partir dos naturais para uma utilização prática, para embelezamento ou

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Proponente(s): Nome: Zinder León Echeverría Idade: 32 anos BI ou CC n.º: 49260049Y Telm./ Telf.: 917711025 E-mail: zinderli@yahoo.

Proponente(s): Nome: Zinder León Echeverría Idade: 32 anos BI ou CC n.º: 49260049Y Telm./ Telf.: 917711025 E-mail: zinderli@yahoo. Proponente(s): Nome: Zinder León Echeverría Idade: 32 anos BI ou CC n.º: 49260049Y Telm./ Telf.: 917711025 E-mail: zinderli@yahoo.es: Nome: Ricardo João Roque de Carvalho Idade: 33 anos CC nº 11679744

Leia mais

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2 8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 A SITUAÇÃO DA MULHER EM PORTUGAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER DE 2011 RESUMO DESTE ESTUDO No dia

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

ETIQUETA CORPORATIVA para a Mulher de Negócios

ETIQUETA CORPORATIVA para a Mulher de Negócios ETIQUETA CORPORATIVA para a Mulher de Negócios 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 POR QUÊ? E PARA QUÊ? Imagem Competência Social Comportamento Ético Etiqueta A primeira impressão é a

Leia mais

Como Criar Sites Grátis de Sucesso

Como Criar Sites Grátis de Sucesso Truques e Dicas Como Criar Sites Grátis de Sucesso Tudo o Que Precisa Para Ter Sucesso na Internet Gratuitamente! INTRODUÇÃO... 2 COMO ESCOLHER O TEMA DO SITE... 4 DICAS PARA REGISTAR UM DOMÍNIO... 5 COMO

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais