Conteúdo. O Universo O jogo Componentes Montagem e preparação Jogando Casa Baralhos Tokens Fim de jogo! Créditos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdo. O Universo O jogo Componentes Montagem e preparação Jogando Casa Baralhos Tokens Fim de jogo! Créditos"

Transcrição

1 1

2 Conteúdo O Universo O jogo Componentes Montagem e preparação Jogando Casa Baralhos Tokens Fim de jogo! Créditos

3 3 O universo A Contabilidade é a ciência que estuda o controle, o registro e a exposição das variações ocorridas no patrimônio de uma entidade, evidenciando as características de gestão dos recursos disponíveis em busca de resultados positivos, fazendo da Contabilidade uma essencial ferramenta de análise para os usuários internos e externos à entidade. O Pirâmide das Profissões: Contabilidade é uma plataforma educacional voltada para estudantes de Ciências Contábeis. Nele o jogador simula a vida de um profissional no mercado de trabalho de sua área, e seu objetivo é chegar ao cargo mais alto antes de seus adversários, fazendo uso de seus conhecimentos técnicos e do gerenciamento de recursos. Os jogadores encontrarão desafios envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento da contabilidade, desde demonstrações públicas até o gerenciamento de contas do setor privado, passando pelas particularidades da contabilidade de custos.

4 4 O Jogo O Pirâmide das Profissões propõe a simulação do transcorrer de uma carreira no mercado de trabalho. Inicialmente, essa simulação tem foco na carreira contábil, sendo uma plataforma de estudos para provas de suficiência da área. O jogador vencedor é o primeiro que chegar ao topo da pirâmide, para tornar-se Presidente Executivo. Para isso o jogador deve administrar os recursos tempo e dinheiro, além de exercitar o conhecimento para conseguir as 9 experiências mínimas necessárias para acessar o topo da pirâmide.

5 5 Componentes

6 6 Componentes A)Tabuleiro 1 un B)Peões 4 un C)Dados 2 un D)Marcador Individual 4un E)Cartões: a)hierárquico 24un b)territoriais 4un F)Tokens 1. de Dinheiro 120un a) Valor 1 30 un b)valor 2 30 un c)valor 3 30 un d)valor 5 20 un e)valor 7 10 un 2. de Tempo 140un a) Valor 1 30 un b)valor 2 30 un c)valor 3 30 un d) Valor 5 30 un e) Valor 7 20 un 3. de Eliminatória 16 un 4. de Experiência 40 un 5. de Dominação de Território 20 un 6. de Auto-Promoção 8 un G)Cartão de Informações 4un H)Baralhos 1. Evento/Promoção 169un a) Fácil 77 un b)médio 62 un c)difícil 30 un 2.Território/Supervisão 75un a) Fácil 35 un b)médio 20 un c)difícil 20 un 3. Sorte ou Revés 60 un

7 7 Montagem e Preparação Embaralhe todas as cartas e em seguida as separe por categoria. Entregue um Marcador Individual para cada jogador. Cada jogador escolhe um peão para colocar em qualquer uma das 4 CASAS DE INICIO do tabuleiro. O jogador tem a liberdade de escolher a direção em cada nível do tabuleiro e essa deve ser respeitada até que suba para um novo nível.

8 8 Montagem e Preparação Deixe o Cartão de Informação próximo do tabuleiro, para consulta.

9 9 Jogando No começo de cada turno o jogador da vez ganha seu salário de acordo com sua posição na pirâmide. Os valores estarão no Cartão de Informação. (coluna SALÁRIO). Use o Marcador Individual para organizar seus Tokens. O jogador rola 1 dado para se movimentar no tabuleiro. Se desejar, o ele pode comprar outro dado para somar ao resultado do primeiro. O preço para essa ação é o valor do salário referente ao nível da carreira que o jogador se encontra.

10 10 Jogando - Casas O Jogador pode cair em diversas casas e após a interação com tal é a vez do próximo jogador. Confira abaixo as ações propostas em cada casa: Casa de Câmbio Caso o Jogador queira, ele pode trocar dinheiro por tempo, respeitando os valores de cada item. *Limite de trocas >Estagiário e Analista: Até 3 tempos por rodada. >Gerente, Diretor e Vice Presidente: Até 6 tempos por rodada.

11 11 Jogando - Casas Casa de Evento Nessa casa, o jogador tem a oportunidade de conseguir tokens de experiência. Para isso ele deve pagar o custo do evento. O custo do evento muda em cada nível profissional e está descrito no Cartão de Informações (coluna EVENTO). Se o jogador pagar a entrada do evento, o jogador a sua direita saca uma carta do baralho de Evento/Promoção, e lê (em voz alta) a pergunta para o jogador da vez, que deve escolher entre uma das alternativas.

12 12 Jogando - Casas Níveis e dificuldades: O jogador deve sacar a carta do baralho respeitando os níveis de hierarquia do jogo. *Essa mesma regra de dificuldade se aplica para o baralho de Território/ Supervisão. Se o jogador que está na casa Evento responder de maneira correta, ele ganha um token de Experiência como recompensa.

13 13 Jogando - Casas Casa Sorte ou Revés O jogador que cair nessa casa deve sacar uma carta do baralho Sorte ou Revés, e ler em voz alta o que está descrito, para proceder conforme o que foi dito. Casa Supervisão O jogador que está na casa vai ser supervisionado, então o jogador a sua direita saca uma carta do baralho de Território/Supervisão, e lê (em voz alta) a pergunta para o jogador da vez, que deve responder entre verdadeiro ou falso.

14 14 Jogando - Casas Caso responda de maneira incorreta, o efeito atinge ele e todos os jogadores que estiverem a pelo menos um nível hierárquico acima. Caso ele acerte, nenhuma sansão é aplicada nos jogadores. Casa Território O jogador que cair nessa casa pode tentar dominar uma das 4 áreas, dependendo de qual estiver no momento.

15 15 Jogando - Casas Os 4 territórios, ou 4 grandes áreas da Contabilidade: Auditoria, Contabilidade Gerencial, Perícia e Academia. Se algum jogador conquista os quatro territórios, este ganha um bônus de 1 Token de Experiência.

16 16 Jogando - Casas O jogador deve responder a uma pergunta do baralho Território/Supervisão. Respondendo corretamente, ele ganha um token de território que deve ser colocado na casa que ele está, para indicar que está se tornando representante daquela área. Assim que ele conquista essa casa, o jogador ganha um Cartão Territorial, este ficará com o jogador até o fim da partida ou até que alguém pegue o território dele.

17 17 Jogando - Casas Uma vez dominada a área, o pagamento de todos os revés do baralho Sorte/ Revés realizado pelos outros jogadores (dentro do território dominado), vão para esse representante. *Esta regra não se aplica as casas de Sorte ou Revés que estão em diagonal. (indicado em vermelho na imagem) Outros jogadores podem tentar tomar o território ao cair em uma casa de Território dominada ou alguma acima no nível hierárquico da mesma área.

18 18 Jogando - Casas Casa Promoção O jogador que cair nessa casa, se tiver o recurso necessário (Experiência) pode tentar se promover e subir na hierarquia do tabuleiro respondendo a uma pergunta do baralho Promoção/Evento. *Caso ele apenas passe pela casa e tenha a quantidade de tokens de experiência necessários para tentar se promover, ele ganha um Token de Auto-Promoção, que pode ser usado na próxima ou em outra rodada do jogador. (Token não cumulativo)

19 19 Jogando - Casas Ao se promover, o jogador recebe um Cartão Hierárquico do respectivo ao seu cargo novo. *Todos os jogadores começam com o Cartão Hierárquico de Estagiário.

20 20 Jogando - Baralhos Baralho Sorte/Revés: É Usado apenas quando o jogador parar em uma casa Sorte/Revés. Baralho Promoção/Evento: Perguntas de Múltipla Escolha, usado apenas quando o jogador parar em uma casa promoção ou evento. Baralho Território/Supervisão: Perguntas Verdadeiro ou Falso, usado apenas nas casas Território e Supervisão.

21 21 Jogando - Tokens Tokens de Dinheiro: Representa o salário do jogador, com ele é possível compra um dado extra para se movimentar, ir a eventos, bem como trocar por token de tempo nas casas de câmbio. Cada jogador tem direito ao seu salário no começo de cada rodada e eventualmente pode ganhar quantias de tal ao cair na casa Sorte ou Revés. O jogador perde dinheiro caso responda de maneira incorreta perguntas do baralho de supervisão ou ao pagar a taxa de entrada em algum evento.

22 22 Jogando - Tokens Tokens de Tempo: Representa o tempo disponível do jogador, ele é necessário para entrar em eventos. O jogador pode adquirir tempo indo a uma casa de câmbio e eventualmente nas casas de Sorte ou Revés. Tokens de Experiência: Representa a experiência do Jogador, ele é necessário para subir de cargo. O jogador pode adquirir experiência acertando a perguntas nos eventos.

23 23 Jogando - Tokens Tokens de Auto-Promoção: Com esse token o Jogador pode ser promovido mais facilmente. Ele ganha o token quando já tem a quantidade necessária de experiência para se promover mas ao jogar o(s) dados passou direto pela casa promoção, não parando nela. Na sua próxima rodada, antes de rolar o dado, o jogdor pode usar o token e ser movido automaticamente para uma casa promoção (do nível que estiver) para que possa responder a questão.

24 24 Jogando - Tokens Tokens de Dominação de Território: Esse indica qual território o jogador está dominando. Ao dominar um território o marcador deve ser colocado na casa onde o jogador estava quando o dominou. Tokens de Eliminação de Alternativa Com esse o jogador pode descartar uma alternativa errada da questão. O jogador pode adquirir esse token eventualmente na casa Sorte ou Revés. (O efeito desse token não é acumulativo).

25 25 Fim de jogo! O jogo pode acabar quando um dos jogadores chegar primeiro na posição de Presidente Executivo. (topo da pirâmide).

26 26 Créditos Conteúdo de Contabilidade: Victor Ribeiro Marcelo Game designers: Maria Fernanda Salgueiro Maurício Juba Ilustração: Thiago Oliveira Playtesters: Abel Augusto Ntchala Beatriz Kitamura Calsavara Breno Yukikazu Yamamoto Karolina Gusmão Letícia Boareto Braz

27

28

29

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo SME0230 - Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de 2017 Professora: Marina Andretta (andretta@icmc.usp.br) Monitores: Douglas Buzzanello Tinoco (douglas.tinoco@usp.br) Amanda Carrijo

Leia mais

Design Gráfico zippsolucoes.com. Revisão Naiara dos Santos Corá

Design Gráfico zippsolucoes.com. Revisão Naiara dos Santos Corá 2017 - Brasil Sherlock S.A. Autores: Renato Morroni e Thiago H. Ferri Ilustrações Nicoly Boaventura Manual de Regras Texto Original Renato Morroni Thiago H. Ferri Design Gráfico zippsolucoes.com Revisão

Leia mais

ISBN Apresentação

ISBN Apresentação Serpentes e Escadas - TERMOQUÍMICA Apresentação Serpentes e Escadas é um jogo de percurso feito em tabuleiro. Sua origem é indiana e os registros mais antigos são do século XIII. Na ocasião, era utilizado

Leia mais

Objetivo do jogo. À procura de tesouros, grupos de aventureiros vasculham o lendário templo em Luxor.

Objetivo do jogo. À procura de tesouros, grupos de aventureiros vasculham o lendário templo em Luxor. Um jogo de Rüdiger Dorn para 2-4 jogadores a partir de 8 anos Objetivo do jogo À procura de tesouros, grupos de aventureiros vasculham o lendário templo em Luxor. Os aventureiros disputam a chegada à câmara

Leia mais

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos Tradução: Paula Faria Componentes do jogo 1 Tabuleiro Componentes do jogo básico 60 Peças de trilhos Frente: Verso: 61 Vagões de metrô Frente:

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Visão Geral do Jogo. Componentes do Jogo

Visão Geral do Jogo. Componentes do Jogo Seja em tempo de paz ou em tempo de guerra, o Reino de Hammer Stones se orgulha da qualidade de suas forjas. Mas, no último ano o Mestre Ferreiro do reino veio a falecer. Assim, o Rei irá percorrer os

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Bem Vindo a CONEXÃO HACKER e boa sorte!

INTRODUÇÃO. Bem Vindo a CONEXÃO HACKER e boa sorte! INTRODUÇÃO Um grupo de Hackers resolvem criar uma competição para mostrar qual deles é o melhor. Colocando suas habilidades em jogo, todos devem invadir e recolher determinadas INFORMAÇÕES SECRETAS dos

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERÍODO 10/11/17 6ª feira - Contabilidade - Metodologia Científica - Fundamentos do Direito e Legislação - Estatística - Matemática Financeira - Teoria Geral

Leia mais

» O jogo: - é dividido em 3 semanas, cada uma com 7 dias/turnos. Cada turno divide-se em 2 fases:

» O jogo: - é dividido em 3 semanas, cada uma com 7 dias/turnos. Cada turno divide-se em 2 fases: » Preparação do jogo: - coloca-se o Supervisor (peão branco) na casa central da estrada no tabuleiro. - coloca-se um cubo branco na casa I do contador de semanas (I a III) e um cubo branco na casa 1 do

Leia mais

Componentes. Objetivo do Jogo x 3-9 7x x x x x. Um jogo de Dirk Henn para 2 a 6 jogadores

Componentes. Objetivo do Jogo x 3-9 7x x x x x. Um jogo de Dirk Henn para 2 a 6 jogadores Português Os melhores empreiteiros da Europa e das Arábias querem provar sua competência. Contrate as melhores equipes de construtores e garanta que terá sempre as moedas certas em quantidade suficiente.

Leia mais

Preparação. Como jogar. os novos Aliados as Nébulis os novos Lordes as novas Localidades

Preparação. Como jogar. os novos Aliados as Nébulis os novos Lordes as novas Localidades Nas profundezas do reino do Abismo, a guilda dos contrabandistas se estabeleceu no coração de um cemitério de criaturas marinhas gigantescas. Escondidos em meio a esqueletos de gelar a espinha e com o

Leia mais

Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos

Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos 1 Introdução: Neste jogo, cada jogador tem uma família de 3 elementos (Pai,Mãe e filho). Cada membro da família tem uma Escala de Poupança

Leia mais

JOGO 3E O EQUILÍBRIO DO ESTUDANTE

JOGO 3E O EQUILÍBRIO DO ESTUDANTE JOGO 3E O EQUILÍBRIO DO ESTUDANTE REGRAS Introdução 3E é um jogo que simula um período letivo de uma disciplina, onde o desafio é atingir um bom desempenho acadêmico sem descuidar das esferas social e

Leia mais

Este é um jogo para 1 a 4 pessoas com um tempo de jogo aproximado de 15 minutos por jogador.

Este é um jogo para 1 a 4 pessoas com um tempo de jogo aproximado de 15 minutos por jogador. LIVRO DE REGRAS Nã o q u er l Veja er as regr o a www video em s? 1 - Introdução.meb o.pt Em Portugal, durante o Verão, existem muitas festas populares, onde as pessoas se encontram na rua para festejar.

Leia mais

ISBN Apresentação

ISBN Apresentação Desafio da Estrela Apresentação O Desafio da Estrela é um jogo de tabuleiro original, desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa com o propósito de ser uma atividade lúdica educativa. Neste jogo, o aluno

Leia mais

Introdução e objectivo do jogo. Material

Introdução e objectivo do jogo. Material REGRAS 1 Introdução e objectivo do jogo Na cidade de Lisboa, o Castelo de S. Jorge conheceu muitos Senhores, desde o vizir Al- Fihrî até ao Rei D. Manuel II. Passou pelas mãos de Romanos, Muçulmanos e

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras Reiner Knizia Djib Manual de Regras U ma brisa quente de verão sopra pelo vale Escocês enquanto os pássaros começam a cantar e a neve derrete lentamente. Seu precioso vilarejo é lentamente descoberto e

Leia mais

ELETRIZANTE DE REFLEXOS RÁPIDOS - 2 A 8 JOGADORES - A PARTIR

ELETRIZANTE DE REFLEXOS RÁPIDOS - 2 A 8 JOGADORES - A PARTIR UM JOGO ELETRIZANTE DE REFLEXOS RÁPIDOS - 2 A 8 JOGADORES - A PARTIR DE 6 ANOS Regras do jogo O que é Dobble? Dobble contém mais de 50 símbolos, 55 cartas, 8 símbolos por carta e sempre um único símbolo

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Manual de Uso do Aluno

Manual de Uso do Aluno Manual de Uso do Aluno Sumário 1. Introdução --------------------------------------------------------------------------- 2 2. Cadastro ------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Taís Baú Bernardi 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4

Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 A corrida de camelo mais lca de todos os tempos está ainda mais lca! Os camelos precisam resistir a uma corrida mais longa, mas agora são reforçados com a ajuda de dados adicionais. Enquanto isso, um fotógrafo

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO 1 OBJETIVOS DO DESENVOLVEDOR (PROPÓSITO DO JOGO) Objetivos do desenvolvedor são: _Motivos para criar o _Objetivos que pretende atingir; _Estímulos

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Zooloretto. Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante

Zooloretto. Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante Zooloretto Um jogo de Michael Schacht para 2 a 5 jogadores dos 8 anos em diante Resumo: Cada jogador é o proprietário de um zoo. Os jogadores ganham pontos por atraírem tantos visitantes ao seu zoo quanto

Leia mais

é um jogo rápido de cartas (aproximadamente 20 minutos) para 2 a 4 jogadores, no qual importantes donos de restaurantes se enfrentam pelos

é um jogo rápido de cartas (aproximadamente 20 minutos) para 2 a 4 jogadores, no qual importantes donos de restaurantes se enfrentam pelos Tsukiji é um jogo rápido de cartas (aproximadamente 20 minutos) para 2 a 4 jogadores, no qual importantes donos de restaurantes se enfrentam pelos agitados corredores do famoso mercado de peixes Tsukiji

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

um jogo de Jason Slingerland

um jogo de Jason Slingerland um jogo de Jason Slingerland BEM-VINDOS À CIDADE DE GUILDMORE! A câmara municipal contratou você para projetarem uma cidade inesquecível, única. Vocês farão isso selecionando projetos de prédios da Mesa

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 2 a 18 de abril de 2019. Período de inscrições para a competição esportiva. 25 de abril de 2019. Competição

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

Introducao, ~ Creditos

Introducao, ~ Creditos Livro de Regras Introducao, ~ Em uma noite de trevas, o reino de Nheko s conheceu a ira dos vilões, o Mago Negro e o Cavaleiro Negro, grandes inimigos de Sir Holland. Todos os habitantes do reino foram

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

Kuraki mura WEE YEE CHONG MANUAL DE REGRAS

Kuraki mura WEE YEE CHONG MANUAL DE REGRAS Kuraki mura WEE YEE CHONG MANUAL DE REGRAS INTRODUÇÃO Você e seus companheiros felinos estão em uma competição de comilança! Ao longo de várias rodadas, passe pratos para seus vizinhos ou caia de cara

Leia mais

IntroduCAo. Componentes

IntroduCAo. Componentes Um jogo de fichas para 2 a 4 jogadores, maiores de 8 anos, criado por Christopher Chung. IntroduCAo Mais uma vez estamos naquela época do ano: é a noite de lua cheia do 12 mês do calendário lunar. É hora

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Introdução. Mas afinal, o que é um TCG?

Introdução. Mas afinal, o que é um TCG? Livreto de Regras Introdução Por mais estranho que isso venha a parecer, é a primeira vez que um jogo que desenvolvo chega tão longe. Incentivos não faltaram, acho que faltou mesmo foi força de vontade

Leia mais

Conheça quais são as regras do Palpite DonPelota, do Quiz DonPelota e participe das nossas disputas!

Conheça quais são as regras do Palpite DonPelota, do Quiz DonPelota e participe das nossas disputas! REGULAMENTO PALPITE E QUIZ DONPELOTA Conheça quais são as regras do Palpite DonPelota, do Quiz DonPelota e participe das nossas disputas! Palpite DonPelota (Campeonato Brasileiro) Este regulamento permitirá

Leia mais

PACRU SÉRIE 302. Linguagens e Informação Extra. Três Jogos: Shacru, Azacru & Pacru

PACRU SÉRIE 302. Linguagens e Informação Extra. Três Jogos: Shacru, Azacru & Pacru PACRU SÉRIE 302 Linguagens e Informação Extra Se esta informação não está na sua linguagem, vá a www.pacru.com, seleccione a linguagem e imprima as regras. Neste folheto estão todas as informações necessárias

Leia mais

Reglamento / Manual Rules / Regole

Reglamento / Manual Rules / Regole Reglamento / Manual Rules / Regole Um jogo para 2 a 8 jogadores. Idade 6+ Vamos aprender a jogar 1, 2, 3... Agora é a sua vez! É uma brincadeira que eu faço com meus animais na minha fazenda no interior.

Leia mais

CONTEÚDO 1 tabuleiro 92 blocos de construção

CONTEÚDO 1 tabuleiro 92 blocos de construção REGRAS 2 Um jogo de estratégia para 2 a 4 jogadores, a partir de 10 anos. O velho rei está procurando um sucessor digno para o seu trono antes de poder abdicar da sua coroa. Para determinar quem será o

Leia mais

Um jogo para 2 a 4 jogadores a partir dos 8 anos duração aproximada 60 minutos

Um jogo para 2 a 4 jogadores a partir dos 8 anos duração aproximada 60 minutos Um jogo para 2 a 4 jogadores a partir dos 8 anos duração aproximada 60 minutos O jovem e bem-sucedido marinheiro mercante, Edmond Dantès, estava navegando de regresso a Marselha para se casar com a sua

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Regulamento Palpite DonPelota (Campeonato Brasileiro)

Regulamento Palpite DonPelota (Campeonato Brasileiro) Regulamento Palpite DonPelota (Campeonato Brasileiro) Conheça quais são as regras do Palpite DonPelota e participe da nossa disputa! Este regulamento permitirá que você saiba: 1. Como funcionam os nossos

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

Soluções da Lista de Exercícios Unidade 20

Soluções da Lista de Exercícios Unidade 20 Soluções da Lista de Exercícios Unidade 0. As peças do dominó são formadas por dois, não necessariamente distintos, dos números 0,,, 3, 4, 5 e 6. Há CR 7 C 8 8 peças e há C 8 modos de selecionar duas peças

Leia mais

Equipamento. 6 Ladrilhos Iniciais mostrando a famosa Fonte dos Leões.

Equipamento. 6 Ladrilhos Iniciais mostrando a famosa Fonte dos Leões. Alhambra Um jogo para 2 a 6 jogadores A partir dos 8 anos Duração de 45 a 60 minutos Copyright 2003 Queen Games, D-53842 Troisdorf, Germany Autor : Dirk Henn Design : Bernd Dietrich Os melhores mestres

Leia mais

Jogo dos Totais 1º e 2º anos

Jogo dos Totais 1º e 2º anos Jogo dos Totais 1º e 2º anos Introdução Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 10. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Jogo: Corrida das Áreas.

Jogo: Corrida das Áreas. REGRAS: Jogo: Corrida das Áreas. 1. Número de jogadores: 2. 2. Largada: os jogadores devem jogar os dois dados de 6 faces e somar os números obtidos. Quem tirar a maior soma escolhe uma entre as casas

Leia mais

1 Marcador do 1º jogador. 1 Bloco de Pontuação

1 Marcador do 1º jogador. 1 Bloco de Pontuação LIVRO DE REGRAS objectivo do jogo Neste jogo vai poder planear e construir a sua casa! O jogo dura 2 Rondas. Em cada Ronda, pode acrescentar divisões à sua casa e decorar com todo o tipo de acessórios.

Leia mais

REQUISITOS DO SISTEMA INTRODUÇÃO

REQUISITOS DO SISTEMA INTRODUÇÃO REQUISITOS DO SISTEMA Android : todos os dispositivos (conforme especificações mínimas apresentadas abaixo): Android OS 4.0 ou superior Dispositivo com ARMv7 (Cortex family), bi processado com CPU de 1

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

NECiFarm Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve

NECiFarm Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve II Torneio NECiFarm Regulamento Artigo 1.º Organização e objetivos 1. O II Torneio NECiFarm é uma iniciativa do NECiFarm. 2. O II Torneio NECiFarm é composto por jogos de rua e jogos de sala, nomeadamente

Leia mais

Marie van Langendonck (RA ) Superior de tecnologia em Jogos Digitais. Linguagem Audiovisual e Games. Professor Eliseu de Souza Lopes Filho

Marie van Langendonck (RA ) Superior de tecnologia em Jogos Digitais. Linguagem Audiovisual e Games. Professor Eliseu de Souza Lopes Filho PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO VOYAGE À TRAVERS L'IMPOSSIBLE Marie van Langendonck (RA00178991) Superior de tecnologia em Jogos Digitais Linguagem Audiovisual e Games Professor Eliseu de

Leia mais

> 132 casas de madeira em 6 cores: 22 por jogador > 84 peças de madeira de recursos: 24 de carvão (marrons), 24 de óleo (pretas),

> 132 casas de madeira em 6 cores: 22 por jogador > 84 peças de madeira de recursos: 24 de carvão (marrons), 24 de óleo (pretas), Conteúdo > tabuleiro frente e verso: Alemanha / EUA com marcador de pontos, ordem dos jogadores e mercado de recursos > 12 casas de madeira em 6 cores: 22 por jogador > 8 peças de madeira de recursos:

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Aula sobre Finanças Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto de suas vidas em que se sentem muito mal com seu trabalho

Leia mais

CONTEÚDO. Regras Cartas Placar Fichas Cola

CONTEÚDO. Regras Cartas Placar Fichas Cola Baixe esse arquivo em https://bddwarriors.wordpress.com - 1 CONTEÚDO Regras Cartas Placar Fichas Cola BDD Warriors de A..C. Hermann está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

Você fugiu de lá na noite escura. E vagou pelo cruel deserto...

Você fugiu de lá na noite escura. E vagou pelo cruel deserto... Livro de Regras Sua última vila foi atacada por bárbaros. Você mal teve tempo de pegar seu bebê e sua vara de pescar favorita antes que eles começassem a queimar e saquear. Você fugiu de lá na noite escura.

Leia mais

Manual do Kiriki. Albert Astals Cid Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do Kiriki. Albert Astals Cid Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Albert Astals Cid Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 8 3.1 Regras do jogo........................................

Leia mais

Méritos Acadêmicos Conquistas Profissionais

Méritos Acadêmicos Conquistas Profissionais Acadêmicos Conquistas Profissionais Chegou outubro e as provas finais estão logo ali. Estudar o conteúdo é fundamental, mas algumas técnicas podem te ajudar o potencializar seu desempenho. O Curso online

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2016 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

Isidore. Escola de magia. Conteúdo

Isidore. Escola de magia. Conteúdo Isidore Escola de magia Conteúdo 1 Tabuleiro 4 Cartões de recolha (de duas faces) 8 Figuras de jogo (4 feiticeiros e 4 feiticeiras; cartão com base de suporte) 18 Cartas de feitiço (6 Pedra, 6 Água e 6

Leia mais

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena 1 10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena As dicas presentes nesse e-book têm como finalidade oferecer informações para que você, apostador, apostadora da Mega-Sena consiga

Leia mais

Paradoxos. O problema de Monty Hall: trocar ou não trocar?

Paradoxos. O problema de Monty Hall: trocar ou não trocar? Paradoxos Os aniversários: qual a probabilidade de estarem neste momento, nesta sala, duas pessoas que fazem anos no mesmo dia? http://www.math.uah.edu/stat/applets/birthdayexperiment.xhtml 1 Paradoxos

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Experimento. O experimento. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. O experimento. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Análise de dados e probabilidade O experimento Experimento Jogo da trilha 1. 2. 3. Objetivos da unidade Discutir, através de um jogo, o conceito de probabilidade condicional; Desenvolver a habilidade necessária

Leia mais

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação) O campo Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo

Leia mais

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun FORMAS DE CRÉDITO Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun Antes de tudo... Desde o final de 2016 estamos acompanhando a redução da taxa Selic, fato que vem, ao menos,

Leia mais

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

História. Movendo os peões

História. Movendo os peões História Patolli significa feijão-vermelho na língua dos aztecas, e se refere ao fato de que, ao invés dos dados, costuma-se lançar esses feijões com uma marca em um de seus lados. Este jogo, ou variações

Leia mais

(é fácil!)

(é fácil!) Disparar Canhões! Objetivo Jogue Hearthstone 3x3! Cada jogador tem que ganhar uma contenda especial para um a fim de ganhar casas no tabuleiro do jogo Disparar Canhões! Será que a sua equipe vai ser a

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas: Anote tudo que você deve e saiba o valor total. Negocie suas contas

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Integração de Valores com Visual Sucessor Para integrar os valores calculados na folha com a contabilidade é necessário fazer a configuração completa como segue e escolher um

Leia mais

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Aula sobre Finanças Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NEPSO-NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULDOS DR. MÁRIO FARACO RELATÓRIO PROJETO: O LÚDICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PROF.

Leia mais

Construtores e Comerciantes

Construtores e Comerciantes Construtores e Comerciantes Só será possível jogar esta expansão se você já tiver o jogo básico de Carcassonne. Você poderá utilizar toda a expansão ou apenas algumas das suas partes. É possível combinar

Leia mais

SEJA MUITO BEM-VINDO

SEJA MUITO BEM-VINDO SEJA MUITO BEM-VINDO ASSOCIAÇÃO DE BENEFÍCIOS PLANO DO FUTURO CRIOU PARA TODOS CONTAS SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS bem como a forma moderna e segura de APLICAR abrindo CONTAS InvestFlash e Sociais Previdenciárias

Leia mais

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos [pg 1] CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos O tempo: 1855. A localidade: O oeste americano Você é um pesquisador de ouro, que alinha o seu território de sondagem e o defende

Leia mais

BLOCO III. 97 Sob a ótica citada, o objeto da contabilidade é o patrimônio do ente contábil específico.

BLOCO III. 97 Sob a ótica citada, o objeto da contabilidade é o patrimônio do ente contábil específico. Prof. Breno Ricardo COMENTÁRIO DA PROVA DE AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL 2018 NOÇÕES DE CONTABILIDADE CARGO 12 Olá pessoal!, Segue comentário das questões, correlacionando ao conteúdo ministrado, espero ter

Leia mais

L I V R O D E R E G R A S

L I V R O D E R E G R A S L I V R O D E R E G R A S O desfile começou no País das Maravilhas. Todos estão fantasiados, as ruas decoradas, a excitação está no ar. Vamos achar mais pessoas para juntarse ao desfile. Você é um dos

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

Os Corações da LILA - Usando jogos para ampliar horizontes

Os Corações da LILA - Usando jogos para ampliar horizontes Os Corações da LILA - Usando jogos para ampliar horizontes Ana Carolina Hermann Larissa Yasin Gonçalves Galuschka Bruna Descovi da Silva Isadora Giongo Brandalise Agenda Jogos de tabuleiro, TI e acessibilidade

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. 3 cartas de identificação da idade (estudante, adulto, aposentado)

Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. 3 cartas de identificação da idade (estudante, adulto, aposentado) Elaboração do Jogo Brincando de Detetive. Autora: Rassiê Tainy de Paula Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental. Material necessário: 1 tabuleiro; 3 cartas de identificação da cor do

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

80 Marcadores de Gelatina (45 marcadores de 1 ponto, 25 marcadores de 5 pontos e 10 macadores de 10 pontos)

80 Marcadores de Gelatina (45 marcadores de 1 ponto, 25 marcadores de 5 pontos e 10 macadores de 10 pontos) LIVRO DE REGRAS Testadores Um grande agradecimento a Gaspard Fontanille e Clément Cadinot pelo valioso auxílio e apoio que forneceram desde o início. Um agradecimento à associação Le Clétopard por todos

Leia mais