A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO"

Transcrição

1 A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO Balanço sobre o Novo Processo Civil Jorge Morais Carvalho 10 de março de 2016

2 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO Introdução Distinção entre mediação e conciliação. Problemas jurídicos da mediação: Voluntariedade, mediação obrigatória e cláusulas de mediação; Mediabilidade do litígio; Homologação do acordo; Executoriedade do acordo. Conciliação judicial: Importância do conhecimento pelo juiz das técnicas de mediação; Inadequação da referência a uma solução de equidade.

3 INTRODUÇÃO

4 DISTINÇÃO ENTRE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO Há autores que defendem que a distinção se centra no papel do terceiro, sendo mais interventivo o conciliador e menos interventivo o mediador. Outros consideram que a distinção está na possibilidade de o terceiro formular propostas de acordo. Julgo que o melhor critério distintivo é o dos poderes do terceiro. Se o terceiro tiver poderes para decidir o litígio, ainda que em momento posterior ---» conciliação.

5 PROBLEMAS JURÍDICOS DA MEDIAÇÃO

6 PRINCÍPIO DA VOLUNTARIEDADE ARTIGO 4.º DA LEI DA MEDIAÇÃO (LEI N.º 29/2013, DE 19 DE ABRIL) O procedimento de mediação é voluntário, sendo necessário obter o consentimento esclarecido e informado das partes para a realização da mediação, cabendo-lhes a responsabilidade pelas decisões tomadas no decurso do procedimento (n.º 1). Durante o procedimento de mediação, as partes podem, em qualquer momento, conjunta ou unilateralmente, revogar o seu consentimento para a participação no referido procedimento (n.º 2). A recusa das partes em iniciar ou prosseguir o procedimento de mediação não consubstancia violação do dever de cooperação nos termos previstos no Código de Processo Civil (n.º 3).

7 MEDIAÇÃO E PROCESSO JUDICIAL ARTIGO 273.º DO CPC Em qualquer estado da causa, e sempre que o entenda conveniente, o juiz pode determinar a remessa do processo para mediação, suspendendo a instância, salvo quando alguma das partes expressamente se opuser a tal remessa (n.º 1). Sem prejuízo do disposto no número anterior, as partes podem, em conjunto, optar por resolver o litígio por mediação, acordando na suspensão da instância nos termos e pelo prazo máximo previsto no n.º 4 do artigo anterior (n.º 2). A suspensão da instância referida no número anterior verifica-se, automaticamente e sem necessidade de despacho judicial, com a comunicação por qualquer das partes do recurso a sistemas de mediação (n.º 3).

8 EFEITOS DA CONVENÇÃO DE MEDIAÇÃO ARTIGO 12.º DA LEI DA MEDIAÇÃO As partes podem prever, no âmbito de um contrato, que os litígios eventuais emergentes dessa relação jurídica contratual sejam submetidos a mediação (n.º 1). O tribunal no qual seja proposta ação relativa a uma questão abrangida por uma convenção de mediação deve, a requerimento do réu deduzido até ao momento em que este apresentar o seu primeiro articulado sobre o fundo da causa, suspender a instância e remeter o processo para mediação (n.º 4).

9 MEDIABILIDADE DO LITÍGIO ARTIGO 11.º DA LEI DA MEDIAÇÃO Podem ser objeto de mediação de litígios em matéria civil e comercial os litígios que, enquadrando-se nessas matérias, respeitem a interesses de natureza patrimonial (n.º 1). Podem ainda ser objeto de mediação os litígios em matéria civil e comercial que não envolvam interesses de natureza patrimonial, desde que as partes possam celebrar transação sobre o direito controvertido (n.º 2). Crítica destes critérios de mediabilidade.

10 HOMOLOGAÇÃO DO ACORDO OBTIDO EM MEDIAÇÃO Nos casos em que a lei não determina a sua obrigação, as partes têm a faculdade de requerer a homologação judicial do acordo obtido em mediação pré-judicial (art. 14.º-1 da Lei da Mediação). A homologação do acordo é obrigatória: Mediação determinada pelo tribunal Alcançando-se acordo na mediação, o mesmo é remetido a tribunal, preferencialmente por via eletrónica, seguindo os termos definidos na lei para a homologação dos acordos de mediação (art. 273.º-5 do CPC); Mediação nos Julgados de Paz Se as partes chegarem a acordo, é este reduzido a escrito e assinado por todos os intervenientes, para imediata homologação pelo juiz de paz, tendo valor de sentença (art. 56.º-1 da LJP).

11 CRITÉRIO(S) PARA A HOMOLOGAÇÃO DO ACORDO OBTIDO EM MEDIAÇÃO A homologação judicial do acordo obtido em mediação pré-judicial tem por finalidade verificar se o mesmo respeita a litígio que possa ser objeto de mediação, a capacidade das partes para a sua celebração, se respeita os princípios gerais de direito, se respeita a boa-fé, se não constitui um abuso do direito e o seu conteúdo não viola a ordem pública (art. 14.º- 3 da Lei da Mediação). Crítica. Necessidade de análise dos requisitos do objeto negocial, em especial a conformidade com a lei (art. 280.º do Código Civil).

12 EXECUTORIEDADE DO ACORDO ARTIGO 9.º DA LEI DA MEDIAÇÃO Novo CPC: documentos particulares deixaram, em regra, de ser títulos executivos (art. 703.º do CPC). Se houver homologação, o título executivo é a sentença de homologação. Se não tiver sido homologado, tem força executiva o acordo de mediação (n.º 1): a) Que diga respeito a litígio que possa ser objeto de mediação e para o qual a lei não exija homologação judicial; b) Em que as partes tenham capacidade para a sua celebração; c) Obtido por via de mediação realizada nos termos legalmente previstos; d) Cujo conteúdo não viole a ordem pública; e e) Em que tenha participado mediador de conflitos inscrito na lista de mediadores de conflitos organizada pelo Ministério da Justiça (v. n.º 2).

13 CONCILIAÇÃO JUDICIAL

14 TÉCNICAS DE CONCILIAÇÃO / TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO Não existem estudos específicos sobre as técnicas que devem ser utilizadas na conciliação judicial. Existem, no entanto, estudos sobre técnicas para a obtenção de um acordo mais satisfatório para as partes (desenvolvidos em torno da negociação e da mediação). Crítica das técnicas (muitas vezes) utilizadas na conciliação. Recomendação para uma melhor oferta de justiça: utilização das técnicas da mediação, negociando em torno de interesses e não de posições.

15 SOLUÇÃO DE EQUIDADE A tentativa de conciliação é presidida pelo juiz, devendo este empenhar-se ativamente na obtenção da solução de equidade mais adequada aos termos do litígio (art. 594.º-3 do CPC). Sentido e alcance do conceito de equidade neste preceito. Crítica.

16 Jorge Morais Carvalho

PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS À MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO CIVIL E COMERCIAL

PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS À MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO CIVIL E COMERCIAL Lei n.º 29/2013, de 19 de Abril (versão actualizada) [ Nº de artigos:50 ] PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS À MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO CIVIL E COMERCIAL SUMÁRIO Estabelece os princípios gerais aplicáveis à mediação

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 2278 Diário da República, 1.ª série N.º 77 19 de abril de 2013 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 29/2013 de 19 de abril Estabelece os princípios gerais aplicáveis à mediação realizada em Portugal, bem como

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. Autotutela poder da própria pessoa em proteger seus interesses. A autotutela

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados.

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados. Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Todos os Direitos Reservados. QUANDO AS CONTROVÉRSIAS OCORREM? Numa visão bem abrangente: Quando as expectativas da contratação não prosperaram

Leia mais

Regulamento do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto. Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico. Artigo 1.

Regulamento do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto. Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico. Artigo 1. Regulamento do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico Artigo 1.º Objeto O Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto/Tribunal Arbitral

Leia mais

A mediação e a conciliação também compõem estes métodos; contudo, eles diferem entre si.

A mediação e a conciliação também compõem estes métodos; contudo, eles diferem entre si. A arbitragem consiste em um meio privado de solução de conflitos que se utiliza de um terceiro imparcial e neutro, geralmente especialista na matéria discutida, que profere sentença arbitral Ressalte-se

Leia mais

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral REGULAMENTO Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral Aprovado em Assembleia Geral de 1 de abril de 2016 REGULAMENTO Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO

REGULAMENTO DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO REGULAMENTO DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO CAPÍTULO I Objeto, natureza e atuação supletiva Artigo 1.º Objeto O Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos

Leia mais

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem PAINEL 5 Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem Marcelo Dias Gonçalves Vilela O sucesso do SACI-Adm e do CASD-ND são inspiradores

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Meios diplomáticos. Meios políticos. Meios jurisdicionais. Parte 2 Prof. Renata Menezes - Conciliação: método mais formal e solene de solução. Comissão de conciliadores (e

Leia mais

Regulamento do CNIACC. Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Regulamento do CNIACC. Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Regulamento do CNIACC Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Capi tulo I - Objeto, natureza e atuação supletiva Artigo 1º (Objeto) O Centro Nacional de Informação e Arbitragem

Leia mais

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase Autotutela, Autocomposição, Mediação e arbitragem Período 2012-2016 1) FEMPERJ Técnico de Notificações - TCE RJ (2012) A solução

Leia mais

ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS

ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS 1. O que é arbitragem? A arbitragem é uma forma de solução de conflitos, prevista em lei, que pode ser utilizada quando estamos diante de um impasse decorrente de um contrato.

Leia mais

MEDIAÇÃO.

MEDIAÇÃO. MEDIAÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITUAÇÃO...5 Conceito... 5 2. ESCOLAS DA MEDIAÇÃO...7 Escola Transformativa (Bush e Folger)...7 Escola Tradicional Linear (Projeto de Negociação de Harvard)...7

Leia mais

Regulamento do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra

Regulamento do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra Regulamento do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico Artigo 1.º Objeto O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito

Leia mais

Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Teórico Docente Práticas

Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Teórico Docente Práticas Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Docente s 2008.06.06 10:30 Sessão de abertura Sessão de abertura Origem e criação dos Julgados de Paz 2h Dr. Diogo Lacerda Machado 2008.06.06 Ética e Deontologia Ética

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Módulo 1 Parte Geral 1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Módulo 1 Parte Geral 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1 Parte Geral 1 FUNÇÃO JURISDICIONAL 1.1 Princípios Constitucionais 1.2 Jurisdição 1.2.1 Princípios da jurisdição 1.2.2 Espécies de jurisdição 1.3 Ação 1.3.1 Teorias 1.3.2

Leia mais

Mediação, conciliação e arbitragem em matéria tributária

Mediação, conciliação e arbitragem em matéria tributária Mediação, conciliação e arbitragem em matéria tributária Betina Treiger Grupenmacher Doutora UFPR, Pós-Doutora Universidade de Lisboa Portugal e Professora UFPR Art. 156. Extinguem o crédito tributário:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Do Procedimento de Mediação Art. 14. No início da primeira reunião de mediação, e sempre que julgar necessário,

Leia mais

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação Aspectos legais da conciliação Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação 1. Aspectos legais da conciliação Autotula: resolução dos conflitos com utilização de força. Autocomposição:

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS... I. ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM... 1 1. Conceito de arbitragem jurisdição... 1 2. Arbitragem, mediação e conciliação... 9 3. Normas de direito material aplicáveis à solução do

Leia mais

Processo de arbitragem

Processo de arbitragem Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

Regulamento de Arbitragem. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve

Regulamento de Arbitragem. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve Regulamento de Arbitragem Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico Artigo 1.º Objeto O Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos

Leia mais

Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto

Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo Capacitação em arbitragem para peritos Eng o /Adv Francisco Maia Neto Adv Mauro Cunha Azevedo Neto O instituto da Arbitragem

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR

ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR 1. Disciplina legal. Novo CPC (Lei 13.105/15): Art. 3º, 3 º - A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados

Leia mais

CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA

CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA REGULAMENTO DO TRIBUNAL ARBITRAL DO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA No quadro da Lei nº 31/86, de 29 de Agosto * e do Decreto-Lei nº425/86, de 27 de Dezembro, a Câmara Municipal

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO CÓDIGO DO TRABALHO LIVRO I PARTE GERAL 7 TÍTULO I Fontes e aplicação do direito do trabalho 7 CAPÍTULO I Fontes do direito do trabalho 7 CAPÍTULO II Aplicação do direito do trabalho 8 TÍTULO II Contrato

Leia mais

ARBITRAGEM EM PORTUGAL. Arbitragem em Portugal. Uma visão geral

ARBITRAGEM EM PORTUGAL. Arbitragem em Portugal. Uma visão geral Arbitragem em Portugal Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM Em Portugal, a arbitragem voluntária é regulada pela Lei nº 63/2011, de 14 de dezembro (LAV). A LAV tem por base a Lei-Modelo da UNCITRAL, sofrendo

Leia mais

Aula 33. A resolução 125 do CNJ traz o sentido/interpretação que deve ser dado aos princípios por ela previstos:

Aula 33. A resolução 125 do CNJ traz o sentido/interpretação que deve ser dado aos princípios por ela previstos: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Princípios Informadores da Conciliação e da Mediação. CPC - Resolução n 125 e Lei Brasileira de Mediação. / 33 Professor: Edward Carlyle

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 4 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 164. O intérprete ou tradutor, oficial ou não, é obrigado a desempenhar seu ofício,

Leia mais

ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS

ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS 1 ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS 2 O QUE SE BUSCA COM ESTA APRESENTAÇÃO: a) Desmistificar o instituto da arbitragem; b) Desenvolver um espírito crítico dos contadores em relação ao

Leia mais

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM A Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996, constitui o principal instrumento do quadro legal da arbitragem no Brasil (LAB).

Leia mais

DECRETO N.º 60/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 60/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 60/XIII Estabelece o regime de regulação das responsabilidades parentais por mútuo acordo junto das Conservatórias do Registo Civil, alterando o Código Civil aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47344,

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

ARBITRAGEM.

ARBITRAGEM. ARBITRAGEM www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS RELEVANTES...5 Conceito de arbitragem... 5 Métodos Alternativos de Solução de Conflitos...7 Autonomia da vontade das partes...7 Convenção de arbitragem...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 4 Prof(a). Bethania Senra O polo passivo das ações que versem sobre direitos reais imobiliários: -No polo passivo, a lei determina que se o

Leia mais

Proposta de LEI nº 116/XII/2.ª (Gov)

Proposta de LEI nº 116/XII/2.ª (Gov) 1 Parecer - CSMP sobre a Proposta de LEI nº 116/XII/2.ª (Gov) Que estabelece os princípios gerais e o regime jurídico da mediação civil e comercial, dos mediadores e da mediação pública 1. O Presidente

Leia mais

A Justiça Atrasada não é Justiça

A Justiça Atrasada não é Justiça Agosto/2015 A Justiça Atrasada não é Justiça Tire suas dúvidas Quem pode utilizar a arbitragem? Por que instituir a arbitragem em seu negócio? Tribunal Arbitral e Mediação de São Paulo Presidente Dr. Marcelo

Leia mais

A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL

A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL A AUDIÇÃO DA CRIANÇA NOS PROCEDIMENTOS QUE CORREM NAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL A Lei n.º 5/2017, de 2 de Março, veio estabelecer o regime de regulação do exercício das responsabilidades parentais

Leia mais

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI Curso de Arbitragem 1 Curso de Arbitragem 10 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 25 1.2 Breve histórico... 30 1.3 Bibliografia

Leia mais

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL Acesso ao Direito e aos Tribunais Custas I- O Processo Especial de Revitalização (designado por PER) traduz-se num passível de viabilização

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3

SUMÁRIO. Introdução CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 SUMÁRIO Introdução... 1 CAPÍTULO 1 Conflitos civis e meios de composição... 3 1.1 Conflito: conceito e abordagem... 3 1.1.1 Abordagem cuidadosa das controvérsias... 7 1.1.2 Uma nova visão também nos conflitos

Leia mais

MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS. Angelo volpi neto

MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS. Angelo volpi neto MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS Angelo volpi neto angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br A MEDIAÇÃO NOTARIAL 1994 Fundação do IMAB- Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. 1995 XI Congresso Notarial

Leia mais

Enfoque constitucional da arbitragem em direito público (1)

Enfoque constitucional da arbitragem em direito público (1) Enfoque constitucional da arbitragem em direito público (1) Limites à arbitragem de direito público: aspectos gerais - O enfoque constitucional da arbitragem em direito público poderá colocar-se em três

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 ÍNDICE GERAL i n t rodução 5 ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 1. Meios graciosos e meios contenciosos 7 2. Reclamação e recurso 9 2.1. Aspetos comuns 9 2.2. Dedução 11 2.3. Natureza e fundamentos

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 11 APRESENTAÇÃO... 13 1. INTRODUÇÃO... 25 1.1. Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 27 1.2. Breve histórico... 33 1.3. Bibliografia recomendada...

Leia mais

Regulamento do CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Capi tulo I - Objeto, natureza e âmbito geográfico

Regulamento do CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Capi tulo I - Objeto, natureza e âmbito geográfico Regulamento do CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Capi tulo I - Objeto, natureza e âmbito geográfico Artigo 1º (Objeto) O Centro Nacional de Informação e Arbitragem

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA FERNANDA TARTUCE Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto (USP); Mediadora; Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela USP; Professora

Leia mais

AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA

AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA AUTOCOMPOSIÇÃO NO NOVO CPC Profa. Ma. MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA AUTOCOMPOSIÇÃO CONCEITO E COMPREENSÃO Autocomposição é um dos modos de solução de conflitos sociais disponíveis no ordenamento jurídico

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS*

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento destina-se a fixar as regras relativas aos encargos processuais decorrentes dos litígios cuja resolução seja submetida ao ARBITRARE

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Processo de arbitragem n.º 23/2015. Sentença

Processo de arbitragem n.º 23/2015. Sentença Processo de arbitragem n.º 23/2015 Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos...

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... Sumário CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 21 1.1 Considerações... 21 1.2 As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... 23 CAPÍTULO 2 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO

REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO Inicialmente devemos perquirir sobre quem pode ser árbitro? A resposta está no art. 13 da Lei n. 9.307, de 23.09.96, Lei de Arbitragem

Leia mais

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96 REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96 Meios Alternativos para Soluções de Conflitos MASC Mediação, Conciliação e Negociação Revisão nº 01 ATUANDO EM CONFORMIDADE COM INSTITUIÇÃO DE MEDIAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 20/03/2018). Jurisdição. Jurisdição é exercida pelo Estado e consiste na atribuição de resolver os conflitos sociais,

Leia mais

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1. Disposições introdutórias

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1. Disposições introdutórias REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1 Disposições introdutórias Artigo 1 O regulamento e o CAAL 1. O Regulamento de Mediação (o Regulamento

Leia mais

Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação

Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação Enquadramento À Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) compete, no exercício das suas atribuições em matéria de resolução

Leia mais

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 A presente grelha de correção é feita de forma sucinta, indicando o que de essencial deve ser referido pelo aluno estagiário. Cotação

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - Cultura da pacificação, do diálogo e do consenso

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 18/10/2017). Obrigação de fazer e não fazer. Requerer que o próprio devedor faça, sob pena de multa diária + P.D

Leia mais

Mediação, conciliação e arbitragem

Mediação, conciliação e arbitragem Mediação, conciliação e arbitragem Métodos alternativos de Resolução de Conflitos Prof. Leandro Gobbo 1 Conciliação e sua definição Processo técnico (não intuitivo), desenvolvido pelo método consensual,

Leia mais

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital DECRETO N.º 186/XIII Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente

Leia mais

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos:

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos: DESTAQUE Março 2018 COMERCIAL E SOCIETÁRIO REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS I. Introdução O regime extrajudicial de recuperação de empresas, que entrou em vigor no dia 3 de Março de 2018,

Leia mais

ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS. Luís Vale

ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS. Luís Vale ENUNCIADOS APROVADOS NA II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ORGANIZADOS POR ARTIGOS Luís Vale Enunciados Aprovados da II Jornada de Direito Processual Civil do Conselho

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 669/2015 Requerente: Maria Requerida: SA 1. Relatório 1.1. A requerente, referindo que a requerida lhe solicita o pagamento da quantia de 491,78, por serviços de comunicações electrónicas

Leia mais

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação / Ana Flávia Penido. Varginha, f.

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação / Ana Flávia Penido. Varginha, f. 1 Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação /. Varginha, 2015. 6 f. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contratos. 2. Transação (Direito). I. Título. II. Fundação

Leia mais

06/02/2017. By: J. E. A. Neto

06/02/2017. By: J. E. A. Neto Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro

Leia mais

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap Reunião Técnica ANEFAC Execução e Anulação de Sentença Arbitral Palestrante: Elis Wendpap elis.wendpap@veirano.com.br Arbitragem Marco legal no Brasil: Lei n. 9.307/1996 Supremo Tribunal Federal, 2001:

Leia mais

III MARATONA DO CPC 26/06/ MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato

III MARATONA DO CPC 26/06/ MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato III MARATONA DO CPC 26/06/2017 - MEDIAÇÃO NO NCPC - Ana Marcato anamarcato@marcatoadv.com.br MEDIAÇÃO NO NCPC AUDIÊNCIA ART. 334 1) FORMA DE REALIZAÇÃO (ART. 334, 1º): o FORMA DE REALIZAÇÃO QUANDO NÃO

Leia mais

CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES

CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES CONCILIAÇÃO E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 12 e 13 de maio de 2016 ENUNCIADOS/RECOMENDAÇÕES A conciliação em demandas de alta complexidade, relevância social e/ou com desdobramentos estadual e regional

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DO VALE DO AVE - TRIBUNAL ARBITRAL

REGULAMENTO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DO VALE DO AVE - TRIBUNAL ARBITRAL REGULAMENTO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO VALE AVE - TRIBUNAL ARBITRAL APROVA EM ASSEMBLEIA GERAL DE 18.11.97 ALTERA EM ASSEMBLEIA GERAL DE 21.03.00 ALTERA EM ASSEMBLEIA GERAL DE 29.11.07

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO 1.Esperamos alcançar o que? resolvermos a questão

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva. A união homoafetiva é constituição familiar

Leia mais

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE Outubro de 2002 Recentes Recomendações da Comissão Europeia interpelam as várias entidades com competências em matéria de resolução de conflitos

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

Aula 35. O CPC trata do tema no art. 168, mais especificamente em seus pp. 1º e 2º:

Aula 35. O CPC trata do tema no art. 168, mais especificamente em seus pp. 1º e 2º: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Questões práticas sobre a Mediação (Temas específicos) / 35 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 35 Ao final da aula

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Art. 7º Existindo cláusula compromissória e havendo resistência quanto à instituição da arbitragem, poderá a

Leia mais

CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA DE VINHA DA RAINHA. Pressupostos

CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA DE VINHA DA RAINHA. Pressupostos CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FREGUESIA DE VINHA DA RAINHA Pressupostos Com a entrada em vigor da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, estabelece-se o novo Regime Jurídico

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

PROTOCOLO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE CLÁUSULAS GERAIS. Cláusula 1ª Princípios aplicáveis

PROTOCOLO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE CLÁUSULAS GERAIS. Cláusula 1ª Princípios aplicáveis PROTOCOLO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE CLÁUSULAS GERAIS Cláusula 1ª Princípios aplicáveis O sistema de mediação de conflitos da ERS rege-se pelos princípios da informalidade,

Leia mais

MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2018 1 Entre em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a

Leia mais

Publicado em h:36m N.º

Publicado em h:36m N.º Publicado em 2018-07-11 10h:36m N.º 1007 https://www.cm-oaz.pt/boletimmunicipal/1007.html Contrato Contrato Interadministrativo de Cooperação Financeira - Que constituem atribuições das autarquias locais

Leia mais

Lei nº 7/2018, de 2 de Março

Lei nº 7/2018, de 2 de Março Lei n.º 7/2018 de 2 de Março * Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

Leia mais