PROTOCOLO USO DO ESPECTROFOTÔMETRO HITACHI (U-2900 UV-VIS) COM AUTOSIPER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROTOCOLO USO DO ESPECTROFOTÔMETRO HITACHI (U-2900 UV-VIS) COM AUTOSIPER"

Transcrição

1 PROTOCOLO USO DO ESPECTROFOTÔMETRO HITACHI (U-2900 UV-VIS) COM AUTOSIPER Figura 1. Imagem do espectrofotômetro. A: Botão Power. B: Tampa superior. C: Mangueira coletora. D: Botão Wash. 1º passo: ligando o espectrofotômetro Figura 2. Teclado do espectrofotômetro. 1. Retirar a capa que protege o aparelho; 2. Ligar o estabilizador na tomada (220v), ATENÇÃO!; 3. Ligar o estabilizador; 4. Ligar o aparelho no botão Power de cor preta que fica na lateral esquerda do aparelho (A- Figura 1); 5. Esperar até que a tela inicial (main menu) apareça no visor, enquanto ele checa os itens do sistema e realiza sua autocalibração (Figura 3). (nunca abrir caixa superiordireita (B-Figura 1) durante esta leitura, pois pode dar interferência na checagem da lâmpada!).

2 2º passo: limpando o espectrofotômetro Figura 3. Tela de inicialização do espectrofotômetro. O espectrofotômetro, quando em repouso, permanece com um pouco de detergente em seu sistema, é preciso removê-lo antes do início das análises. 1. Abra a tampa superior-direita (B-Figura 1), onde está localizado o sistema de fluxo e mangueira para entrada e saída de amostra; 2. Puxe o engate de metal que prende a mangueira, esticando-a; 3. Retire a proteção que envolve a mangueira coletora na sua entrada; 4. Coloque, ao final da mangueira, um recipiente que servirá para descarte das amostras, podendo ser este um pote qualquer ou béquer grande, de preferência cobrindo-o com papel filme para evitar que o cheiro dos reagentes se disperse no ar; 5. Abra a válvula de descarte, ao final da mangueira, de modo a permitir o fluxo das amostras pelo sistema; 6. Pegue um pequeno frasco (um béquer, por exemplo), com aproximadamente 50 ml de água destilada. Introduza a fina mangueira coletora (C- Figura 1), que se encontra na frente do espectrofotômetro, dentro do frasco e aperte o botão Wash (de cor verde (D-Figura 1)). Permaneça pressionando o botão por aproximadamente 30 segundos, ou até que aproximadamente 30 ml da água destilada tenha passado pelo aparelho, retirando, assim, todo o detergente que havia dentro da mangueira interna do aparelho. PRONTO! O espectrofotômetro está pronto para o uso. 3º passo: Preparando equipamento para análise colorimétrica 1. Na tela principal, selecione a partir dos botões direcionais a opção 1 Photometry e aperte a tecla Enter.

3 Figura 4. Menu principal na tela do espectrofotômetro. 2. Aparecerá então uma segunda tela com um submenu; 3. Na opção 1 Parameter Setup verifique se o modo Data Mode está selecionado para conc (concentração); 4. Os modos Initial Delay e Number of WL, aconselha-se que sejam sempre 0 e 1, respectivamente. 5. Com a seta cursor para baixo vá até a opção WL (nm)(comprimento de onda) e pressione a tecla Enter. Nesta opção você irá eleger o comprimento de onda pertinente a sua análise, por exemplo: 540 Nitrito e nitrato (NO 2+ NO 3) 630 N-amoniacal (NH 4) 880 Ortofosfato (PO 4) 810 Silicato SiOH 6. Digite o valor do comprimento de onda no teclado numérico e aperte Enter; 7. Aperte a tecla Return para voltar ao submenu; 8. Desça com a tecla usando as setas e vá para a opção 2 Sample Setup. Em Name selecione o nome do projeto referente às suas análises (para digitar uma letra pressione a tecla Shift+letra) e a unidade de leitura (ex: µm); 9. Na opção do submenu Curve Setup, selecione o número de amostras da curva: no caso dos nutrientes, serão 4, o branco (água destilada com os reagentes) + 3 diluições. Na linha de baixo deve ser digitado o número 3, já que o equipamento fará a média de três amostras (triplicata), conforme Figura 5;

4 Figura 5. Leitura da curva em triplicata. 10. Já na opção Curve Data, inserir o valor 0 (zero) do branco mais os valores da diluição da curva padrão para o nutriente em questão, conforme abaixo: AMÔNIA: 0 µm, 1 µm, 2 µm, 4 µm; FOSFATO: 0 µm, 0,5 µm, 1 µm, 2 µm; SILICATO: 0 µm, 2 µm, 5 µm, 10 µm; NITRITO E NITRATO: 0 µm, 1 µm, 2 µm, 4 µm para cada. (Obs: deverá ser aberto um procedimento p o NO3+2 coluna A e outro para a coluna B.) 11. Em Print Setup, todos os modos devem estar ON; 12. System Setup e Data Save Setup não precisam ser alterados; 13. Vá em Save Parameter. 3º passo: Elaborando a curva de calibração Após salvar seus dados para suas análises, vamos começar a passar as amostras: 1. Ir em Methods/Load e baixar a curva com as definições já salvas, caso a sua curva apresente informações diferentes das que estão salva, será necessário criar uma curva nova (seguindo os passos acima). JAMAIS altere as informações das curvas que estão salvas no equipamento; 2. Fazer Wash passando água destilada por 1 minuto, conforme já explicado anteriormente; 3. Sempre conferir se o valor da absorbância que aparece no topo direito da tela é 0, caso contrário deve-se sempre passar uma pequena fração de água destilada e clicar em Auto Zero, especialmente antes de passar a curva e antes de começar a passar as amostras; 4. Comece com a curva padrão, passando primeiramente o branco: inserir a mangueira de fluxo do espectro na amostra e pressionar rapidamente a chapa de metal na parte frontal direita do equipamento (E- figura 1), ao lado da entrada da mangueira, conforme Figura 6; 5. Lembrar que são três leituras para cada amostra!!! Leremos sempre em triplicata, afim de maior segurança e precisão!

5 Figura 6. Inserção de amostra no aparelho para leitura. 6. Inserir as demais amostras na ordem que foi indicada na etapa anterior item 9, sempre da menos concentrada para as mais concentradas; 7. Ao final da inserção das amostras da curva em triplicata, o equipamento calcula a média das três amostras e gera a reta que aparecerá em um quadro ao lado das absorbâncias e concentrações, além dos fatores da curva, conforme Figura 7; Figura 7. Curva gerada pelo aparelho, onde aparecem os quatro fatores gerados. 8. O R da curva deve ficar o mais próximo de 1, e o fator K1 deve ficar entre 80 e 120, o que indica que a curva está correta e as amostras podem então ser lidas. Se os fatores não ficarem bons, a curva deve ser refeita; 9. Salvar a curva. 4º passo: fazendo uma análise colorimétrica: passando as amostras 1. Para começar a analisar as suas amostras, vá em File Manager, Internal Memory Flash Memory, dependendo de onde salvou sua curva e Load (clicando no nome que você salvou sua curva); 2. Clicar em Measure;

6 3. Realizar o Auto Zero, quando se zera o valor da absorbância no canto superior direito da tela após inserir água destilada no circuito (pelo menos 5 ml), conforme já descrito; 4. Começar a passar as amostras experimentais, que também serão feitas em triplicata (três amostras em reação, não três leituras), sempre as homogeneizando antes de inserir no aparelho; 5. Quando acabar de passar as amostras é só teclar Stop e a medição é encerrada. 6. Salve seus dados conforme passo 5. 5 º passo: Salvando seus dados 1. Para salvar tanto a curva quanto os seus dados das amostras, clique em Save; 2. Deve-se escolher entre salvar os dados na Memória Interna (Internal Memory) ou no Pen Drive (Flash Memory); 3. Clique em Flash Memory (pen drive) e com o teclado nomeie os seus dados; 4. Clique em Save. * O Pen Drive fica aos cuidados da Coordenadora do Laboratório. Inserir o pen drive no aparelho antes de ligá-lo. Após o uso removê-lo e entregá-lo a coordenadora. Sempre que fizer uma análise é necessário passar imediatamente seus dados para seu computador, pois o pen drive é formatado periodicamente. 6º passo: convertendo seus dados 1. Após salvar seus dados, dê um Return até a tela inicial (Figura 4); 2. Selecione a opção de número 6 no menu, File Manager; 3. Selecione Convert to txt; 4. Selecione os seus dados (os que você acaba de salvar no aparelho); 5. Nomeie seus dados (ou mantenha o mesmo nome); 6. Pronto, seus dados estarão salvos no Pen Drive e prontos para serem trabalhados no programa Excel. 7º passo: desligando o aparelho Após finalizadas as leituras das amostras e os dados salvos: 1. Voltar para o menu inicial no visor, clicando em Return (o aparelho questionará se pode limpar os seus dados, você pode dar Enter, uma vez que os dados já estão salvos); 2. Lavar novamente a mangueira com água destilada por um minuto ou até passar o volume de 50 ml no Wash (idem item 6 do 2º passo); 3. Secar a parte externa da mangueira com papel toalha; 4. Desligar o botão Power na lateral do aparelho; 5. Desligar o estabilizador; 6. Tirar o espectrofotômetro da tomada;

7 7. Soltar a mangueira pressionando o engate de metal no interior do compartimento da mangueira; 8. Cobrir com a capa a porção da mangueira que entra em contato com a amostra ; 9. Fechar a saída da mangueira; 10. Cobrir o aparelho com a capa protetora. IMPORTANTE: - JAMAIS PASSAR AMOSTRA CUJO SOLVENTE SEJA ACETONA OU ÁCIDO!! As mangueiras do sistema de fluxo não são adequadas para este tipo de químico e ressecam. O uso de álcool é permitido. Para utilizar com acetona e ácidos é necessário trocar as mangueiras por modelo indicado no manual do equipamento, que são de silicone especiais para estes solventes, as quais podem ser adquiridas no fornecedor do equipamento (empresa Micronal SP, telefone (11) , página ou micronal@micronal.com.br). - Nunca descongele suas amostras sem antes conferir se a curva padrão está OK, caso contrário você poderá perder suas amostras. Em caso de dúvidas, visite a página do fabricante:

8 ANEXO 1 Descrição das teclas do equipamento.

9

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SIGPOSTO. A CONTAGEM DE ESTOQUE É DIVIDIDA EM 4 ETAPAS, SENDO ELAS:

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P. 1/15 1. Objetivo Realizar a rotina das amostras de sangue dos doadores do Laboratório de Imuno-Hematologia de forma automatizada. 2. Aplicação Aplicado às amostras de sangue dos doadores das coletas

Leia mais

ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE

ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE Instruções de operação para UVWin7 Seção 1: Instalação Televendas: 1. Requerimentos do Sistema Sistema operacional: Windows XP Processador:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SISTEMA SELLER A CONTAGEM DE ESTOQUE É DIVIDIDA EM 4 ETAPAS, SENDO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SISTEMA EMSYS3 DA REZENDE OBS: É IMPORTANTE DESTACAR QUE ESTA CONEXÃO

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Guia Rápido - Regia 2015 Plus

Guia Rápido - Regia 2015 Plus Regia 2015 Plus Guia Rápido - Regia 2015 Plus 1. Patch de Dimmer Clique no botão Patch e selecione Patch New Fixture. Selecione Patch Dimmer, para inserir as quantidades de canais; Escolha a Linha (A,

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Guia Ra pido TSW500CATV

Guia Ra pido TSW500CATV Guia Ra pido TSW500CATV Pressione o botão para ligar o equipamento Assim que o equipamento é ligado é possível ver o logo da Wise junto com o nome do equipamento, automaticamente o equipamento passará

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Introdução ao Epi Info - Versão Windows

Introdução ao Epi Info - Versão Windows Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Introdução ao Epi Info - Versão Windows Apresentação do Software Criar Ficha (Make View) Cria

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual de utilização Coletor Metrologic Optimus

Manual de utilização Coletor Metrologic Optimus Manual de utilização Coletor Metrologic Optimus Objetivo: auxiliar o usuário a fazer contagens de estoque via coletor e importá-las para o sistema Novo Sigilo (baseado na versão 2.0.81). A contagem de

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Minizinha manual de uso

Minizinha manual de uso Minizinha manual de uso Conteúdo da embalagem 1 Minizinha 1 Cabo micro USB 1 Manual de uso 1 Manual do fabricante 1 Adesivo das bandeiras Sumário 1. Baixe o aplicativo PagSeguro Vendas 2. Configure sua

Leia mais

Importar e Receber NF-e

Importar e Receber NF-e Importar e Receber NF-e Procedimentos prévios para importar: 1. Caso ainda não tenha sido criada, criar na área de trabalho o atalho para a pasta RECEBER. Para isso vá no SGL e clique no menu CADASTRO

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

CENTRO REGIONAL DE HEMOTERAPIA DO HCFMRP - USP

CENTRO REGIONAL DE HEMOTERAPIA DO HCFMRP - USP P.: 01/07 1. Objetivo Realizar a fenotipagem ABO/RhD, PAI e fenotipagem Rh C c E e de doadores de sangue por processo semi-automatizado. 2. Amostra Sangue total com anticoagulante. Sangue total sem anticoagulante.

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA

MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Cadastro de Pedido de Vendas. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos.

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário: Introdução O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP 1. Sinonímia: Manual de uso para o equipamento 2. Aplicabilidade: Bioquímicos e biomédicos 3. Aplicação clínica O Roche é um analisador de estrutura modular para medição de gases sanguíneos, eletrólitos

Leia mais

Opção de vidro de originais

Opção de vidro de originais Xerox WorkCentre 8/8/8/87/890 Como fazer uma cópia Página inicial de serviços Status do trabalho Tela de seleção por toque Iniciar Limpar tudo Parar. Coloque os documentos com a face para cima na bandeja

Leia mais

Guia Rápido - Regia 2015

Guia Rápido - Regia 2015 Regia 2015 Guia Rápido - Regia 2015 1. Patch de Dimmer Pressione no botão Patch e selecione Patch Dimmer no botão [S4]. Selecione Patch Dimmer, para inserir o endereço do canal; Escolha no botão [S2] a

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

ENTRADA COM NOTA FISCAL

ENTRADA COM NOTA FISCAL ENTRADA COM NOTA FISCAL Para darmos entrada nas notas no SoftenSIEM precisamos primeiro clicar na setinha do lado do botão ENTRADA: Depois em ENTRADA DE NOTA: E depois no botão IMPORTAR NFE: Neste momento

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A NOVA TELA DE VENDAS: VANTAGENS DE PERSONALIZAR SUA PRÓPRIA TELA DE VENDAS:

COMECE A TRABALHAR COM A NOVA TELA DE VENDAS: VANTAGENS DE PERSONALIZAR SUA PRÓPRIA TELA DE VENDAS: COMECE A TRABALHAR COM A NOVA TELA DE VENDAS: NESTE VÍDEO, VOCÊ VAI APRENDER A CONFIGURAR E MONTAR SUA PRÓPRIA TELA DE VENDAS. DEPOIS, VOCÊ E TODOS SEUS VENDEDORES, VÃO COMEÇAR A VENDER PELA INTERNET MAIS

Leia mais

MANUAL: Instalação de sistema Multilaser

MANUAL: Instalação de sistema Multilaser MANUAL: Instalação de sistema Multilaser Sumário Apresentação... 1 Acesso à BIOS... 2 Boot no pendrive... 4 Iniciando procedimento de instalação... 6 Apresentação O recurso antirroubo integrado aos processadores.

Leia mais

CLOUD PHONE. Login 03. Tela de contatos 03. Como configurar chamadas 04. Não perturbe 04. Desvio incondicional de chamadas 05

CLOUD PHONE. Login 03. Tela de contatos 03. Como configurar chamadas 04. Não perturbe 04. Desvio incondicional de chamadas 05 GUIA RÁPIDO CLOUD PHONE Sumário Login 03 Tela de contatos 03 Como configurar chamadas 04 Não perturbe 04 Desvio incondicional de chamadas 05 Desvio de chamada em caso de ocupado 05 Desvio de chamada em

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Manual de operação Ford Pats 2

Manual de operação Ford Pats 2 Manual de operação Ford Pats 2 Introdução: Esta carga permitirá apagar e adiconar novas chaves via OBD dos módulos de injeção ECC V, com sistema Pats 2, usados no Ka, Fiesta e Courier. Também nesta será

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet Exercícios Complementares Internet Conhecendo a Internet 2013 Internet Explorer - Barra de botões padrão - Aula 01 1. Conhecendo a janela do Internet Explorer - Barra de Botões Padrão: a) Barra de Endereço:

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE S@T Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE PRODUTO... 3 3. CADASTRO DE CLIENTES... 9 4. INTEGRAÇÃO RETAGUARDA- PDV... 11 5. COMO EMITIR S@T... 12 CANCELAMENTO DE CUPOM... 17 SANGRIA... 19

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000

ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000 A GUIA DE UTI ASASYS INFORMÁTICA ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000 INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1. O drive só vai funcionar no win8 se instado em modo sem verificação de assinaturaa de driver. 2. A comunicação

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS Realizar a entrada de notas fiscais é importante para manter o estoque da loja atualizado. Acesso o menu Movimento>Entrada de notas fiscais e selecione

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

Departamento de Informática. Orientações básicas de como utilizar Equipamento Central (BULL)

Departamento de Informática. Orientações básicas de como utilizar Equipamento Central (BULL) Departamento de Informática Orientações básicas de como utilizar Equipamento Central (BULL) Acesso ao Sistema Para utilizar os sistemas BULL devemos primeiramente fazer a conexão com o sistema através

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

B E X. Manual de Referência Rápida

B E X. Manual de Referência Rápida B E X T Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição Tecla 2 Memória Mostra às 100 posições de memória da máquina. Tecla 1 USB Entra no menu USB para ler pen drives e salvar bordados na

Leia mais

Instruções práticas para uso da cortadora Ruijie Laser RJ-1060

Instruções práticas para uso da cortadora Ruijie Laser RJ-1060 Instruções práticas para uso da cortadora Ruijie Laser RJ-1060 Por Yuri Spuras Tajima 2016 Tabela de configuração de impressão IMPORTANTE: (LEIA ANTES DE UTILIZAR A MÁQUINA) A OPERAÇÃO DA MÁQUINA DEVE

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Ricoh MP Guia do usuário. Cópia

Ricoh MP Guia do usuário. Cópia Ricoh MP 2000 Guia do usuário Cópia 1 Índice Mapa do painel...3 Funções Cópia simples...5 Cópia de múltiplas folhas...6 Vantagens da cópia pelo ADF e pelo vidro...8 Cópia frente e verso...8 Ampliando e

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE?

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? A-2 - FERRAMENTAS CONFERENCIAS DE ESTOQUE. (FRENTE DE LOJA) 02-Clique em sim para fazer a conferência com todos os produtos em estoque 03-se for apenas por grupos

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Escrito por: Ramon Andrade Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Configurando impressora de etiquetas Zebra GC420t Antes de começar a configuração certifique se que a impressora esteja devidamente

Leia mais

Manual de Operações do Terminal de Captura (máquina de cartão/ POS) Se possuir alguma dúvida ou problema recorrente, entre em contato conosco.

Manual de Operações do Terminal de Captura (máquina de cartão/ POS) Se possuir alguma dúvida ou problema recorrente, entre em contato conosco. Manual de Operações do Terminal de Captura (máquina de cartão/ POS) Se possuir alguma dúvida ou problema recorrente, entre em contato conosco. Site: www.gojuntos.com.br E-mail: contato@gojuntos.com.br

Leia mais

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Versão: 05.2016 IMPORTANTE!!! - Ao configurar a posição do cabo interno do módulo WiFi para alterar o modo de funcionamento, sempre

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente)

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Para entrar no SEI (sei.ufrgs.br) utilize o número do seu cartão (8 dígitos) e a senha do portal do servidor. Na tela inicial verifique a unidade que

Leia mais

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM.

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Pedido de Compra 1.1

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO TERMOBALANÇA Modelo TGA-50 DEQUI ITR Nº 03 / LNM Rev. 00 Junho/2003 Seqüência das Etapas 1. Equipar-se com os EPIs necessários 1. Lesões por projeção de produtos químicos ou queimaduras

Leia mais

MultiBoot (Multi-inicialização) Guia do Usuário

MultiBoot (Multi-inicialização) Guia do Usuário MultiBoot (Multi-inicialização) Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Clique em Delivery para abrir o controle das entregas. No Controle de Entregas (1) clique no pedido que deseja entregar. Clique

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR GESTÃO DE PESSOAS V.3 ACESSO Faça seu login no Portal Acesse o endereço portal.utfpr.edu.br/login e digite seu login e senha Você será direcionado

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4 Atividade 4 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la por correio eletrónico tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Utilitário de configuração do computador Guia do usuário

Utilitário de configuração do computador Guia do usuário Utilitário de configuração do computador Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial de seu proprietário e utilizada sob licença pela Hewlett-Packard

Leia mais

LASERJET PROFESSIONAL M1130/M1210 MFP SERIES. Guia de referência rápida

LASERJET PROFESSIONAL M1130/M1210 MFP SERIES. Guia de referência rápida LASERJET PROFESSIONAL M1130/M1210 MFP SERIES Guia de referência rápida Impressão em papel especial, etiquetas ou transparências no Windows 1. No menu Arquivo do programa de software, clique em Imprimir.

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo G4R

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo G4R Pág.: 1 de 47 OBJETIVO Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, junto aos nossos clientes, sejam eles revendas e ou consumidores finais. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento

Leia mais

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Autor: Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução Este tutorial tem como objetivo realizar análises de mercado utilizando o software Gismaps Viewer e os Índices de

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo Discovery

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo Discovery Pág.: 1 de 47 OBJETIVO Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, junto aos nossos clientes, sejam eles revendas e ou consumidores finais. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento

Leia mais

Manual de Operação CNC AD 90

Manual de Operação CNC AD 90 Manual de Operação CNC AD 90 Série: E CNC AD 90 1.0 Ligando a Máquina 1.1 Ligar a chave geral (esta chave encontra-se na parte frontal ou lateral do armário elétrico da máquina); 1.2 Acionar o botão VERDE

Leia mais

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios...

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... 3 Fotos do veículo... 4 Proprietário... 5 Acompanhamento... 5 Serviços...

Leia mais

Manual de operação TSW700TDR

Manual de operação TSW700TDR Manual de operação TSW700TDR Versão: 1 Revisão: 3 Janeiro/2017 Direitos de edição Este manual foi elaborado ela equipe da Wise Indústria de Telecomunicações. Parte e conteúdo deste manual não podem ser

Leia mais

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local.

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Anexar Documentos no Sekron Online Versão 1.4 12/2017. Objetivo: Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Descrição: Dependendo

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

ALION AHC VISTA GERAL

ALION AHC VISTA GERAL ALION AHC812 O timer AHC812 é um timer cujas funções o torna único no mercado. Além da grande capacidade de memória para programação possui 2 relês independentes na saída e várias funções que serão explicados

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais