PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA EXAME DEPOIS DAS 16H. Dia do Exame:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA EXAME DEPOIS DAS 16H. Dia do Exame:"

Transcrição

1 PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA Dia do Exame: EXAME DEPOIS DAS 16H Hora: Deve comprar na farmácia uma embalagem de KLEEN PREP e duas embalagens de Enema Fleet. A embalagem de Kleen Prep é composta por 4 carteiras. Dois dias antes do exame: Deve apenas alimentar-se com alimentos líquidos. Os alimentos podem ser variados, mas devem ser líquidos. Pode, por exemplo, utilizar a varinha mágica de forma a tornar os alimentos líquidos. Sugestões: iogurtes líquidos, sopas bem simples/ pobres em legumes e trituradas (canja só o caldo), leite, fruta cozida/assada em batido com leite ou iogurte, bebidas sem gás, papas bem diluídas (cerelac, nestum ) e gelatinas. Na véspera do dia exame: Só poderá ingerir alimentos líquidos até 2 horas antes de começar a tomar o KLEAN PREP. Por volta das 20 horas (hora meramente indicativa, tem é de iniciar a toma na véspera do dia do exame) dissolva o conteúdo de duas saquetas de KLEAN PREP em 2 LITRO de água morna cada (2 saquetas correspondem a 2 LITROS). Misture bem e deixe arrefecer. Beba um copo da mistura de 15 em 15 minutos. Deverá tomar dois litros de preparação durante 2 horas. Depois de beber cerca de 2 litros (2saquetas) vai começar a evacuação. Pode preparar a solução na sua totalidade (as 4 saquetas em 4 litros) e deixar no frigorífico durante a noite. No dia do exame: Por volta das 6horas da manhã deverá ingerir os dois litros restantes de preparação KLEAN PREP e terminar a ingestão no máximo às 9h da manhã. Não come nem BEBE nada após terminar da ingestão da preparação. Antes de sair de casa (2 horas antes) faz o primeiro Enema Fleet, espera 30 min e faz o segundo Enema Fleet, espera 60 min e vem para a clínica. Problemas Cardíacos e/ou Toma Anticoagulantes e/ou Outros Problemas Graves Se não tem qualquer problema de Saúde Grave Levar: - Todos os exames Cardiológicos recentes que possua; - Análises após parar Anticoagulantes (o mais próximo possível do dia do exame); - Electrocardiograma (ECG) mais recente que possua (máximo 1 mês). Levar: - Análises recentes (máximo 6 meses) +Electrocardiograma (máximo meses). Levar SEMPRE todos os exames anteriores de Gastrenterologia (igual ao que irá realizar), caso tenha. Se no dia do exame estiver com Gripe, Pneumonia, Infecção Respiratória Contagiosa ou sintomas de Constipação persistentes, deverá OBRIGATORIAMENTE desmarcar o seu exame. ANÁLISES OBRIGATÓRIAS: Hemograma com plaquetas, Glicemia, Tempo de Protrombina (INR) e Tempo de Tromboplastina parcial activada (aptt). Caso pretenda realizar, as análises numa das nossas instalações, em Particular tem o custo de 13,30 ; e o Electrocardiograma com relatório do Cardiologista, em Particular 15. DEVERÁ COMPARECER EM JEJUM (Não COME nem BEBE nada) PARA REALIZAR O SEU EXAME COM ANESTESIA. Ingerir apenas a medicação habitual para a hipertensão com um golo de água.

2 NOTA IMPORTANTE: - PODE TOMAR SEMPRE A MEDICAÇÃO ATÉ NO DIA DO EXAME, SÓ TER ESPECIAL ATENÇÃO: Se é diabético e toma comprimidos ou insulina, não os deve utilizar na manhã do exame já que podem provocar hipoglicemia grave, por se encontrar em jejum. Se tiver alguma dúvida, telefone para a clínica onde vai realizar o exame e fazer-se acompanhar de lista com toda a medicação. - Deverá apresentar-se na Unidade 40 minutos antes da hora da sua marcação devidamente ACOMPANHADO com alguém que permaneça no local ate términos do exame (a falta de acompanhante impossibilita a realização do exame com Anestesia); - Aconselhamos que traga roupa e calçado simples e prático. Irá realizar o seu exame nas nossas novas instalações da Unidade Gastro Sampaio Saúde. Apresentamos abaixo um mapa de modo a facilitar a sua chegada à Unidade.

3 Gastrenterologia Exame Colonoscopia A Colonoscopia é um exame complementar de diagnóstico que permite observar o Cólon e Recto (intestino grosso). Permite também realizar procedimentos terapêuticos tais como, excisão de pólipos e tratamento de hemorragias. Deverá seguir rigorosamente as intrusões relativas à preparação intestinal, uma vez que uma má preparação pode ser impedimento para detecção de eventuais lesões e obrigar à realização de novo exame. Durante o exame poderá ser necessário, mediante as lesões ou alterações detectadas, realização de Biopsias (colheita/extracção de pequenos fragmentos da mucosa intestinal) para posterior análise. Este procedimento é indolor e praticamente isento de complicações. Se forem detectados pólipos durante o exame, estes poderão ser retirados, sempre que possível, na ocasião. A Colonoscopia pode causar mal-estar ou desconforto abdominal e, desta forma, é habitual ser realizada sob efeito de sedação e apoio de anestesia. Deverá trazer a lista da medicação habitual (tal como referido anteriormente). Se estiver a tomar Anticoagulantes Orais (para a coagulação do sangue) como Varfarina (Varfine), Clopidogrel (Plavix) Ticlopidina (Tiklyd) ou Aspirina (AAS, Aspegic, Cartia, Tromalyt) ou medicamentos que contenham ferro deverá suspende-los 7 dias antes do exame, caso seja possível e mediante o consentimento obrigatório do seu medico assistente e/ou Cardiologista. Deverá dar o seu consentimento para a realização do exame através da assinatura de impresso próprio em anexo. Na Unidade de Gastro, Sampaio Saúde, só realizamos exames a partir dos 18 anos inclusive. Informações após o exame Depois da execução do exame, e como é habitual ser efectuado sob efeito de sedação profunda, ficara algum tempo numa sala de recuperação (Sala de Recobro). Devido à sedação administrada, deverá comparecer acompanhado e não poderá conduzir automóveis ou operar máquinas durante todo o dia. Após a alta poderá retomar uma alimentação normal, embora com alimentos/ refeições ligeiras, excepto se lhe for dada alguma indicação em contrário. Devido a introdução de ar durante o exame, o que possibilita ao médico observar a mucosa intestinal, poderá sentir algum tipo de desconforto abdominal que ira progressivamente desaparecendo. Riscos e Complicações Todo o acto médico de exploração/ intervenção do corpo humano, mesmo efectuado nas condições de competência e segurança conforme os conhecimentos da ciência e todas as regras em vigor, acarreta riscos e possíveis complicações. As complicações da Colonoscopia (Perfuração, Hemorragia, Perturbações-Cardiovasculares ou Alergias medicamentosas) são raras (cerca de 1/1000 exames), mas podem exigir tratamento médico ou procedimentos cirúrgicos urgentes. Se após o exame notar algo de anormal, como dores abdominais fortes e persistentes, febre, vómitos de repetição ou hemorragia, deverá dirigir-se de imediato ao Serviço de Urgência. Declaro que compreendo a informação acima mencionada:

4 Consentimento Informado Depois de ler atentamente o folheto informativo que lhe foi entregue aquando da marcação do seu exame, e tendo presente que a Clínica e todos os seus profissionais de saúde estão disponíveis para lhe prestar quaisquer esclarecimentos ou informações que considere necessárias sobre o exame que ira realizar, queira por favor assinar a seguinte autorização: (Nota: Informamos que o procedimento a que vai ser submetido poderá ser gravado ou fotografado para fins científicos). Autorização para Realização de Exames - A preencher pelo Médico Executante Confirmo que esclareci doente, os pais, ou o seu representante legal, de forma adequada e inteligível, quanto à indicação do exame referido e outras informações solicitadas. Nome do Médico: Nº Ordem: Data: Autorização para Procedimento A preencher pelo Doente/ Representante Legal (riscar o que não interessa) Eu,, abaixo assinado, declaro que recebi toda a informação e fiquei devidamente esclarecido sobre o exame a que vou ser submetido, os seus benefícios esperados e possíveis efeitos secundários e riscos, pelo que autorizo a realização do mesmo, pelos profissionais da Clínica qualificados para tal, e outros a que possam vir a ser necessários para o efeito. Estou informado que a minha decisão pode ser revogado a qualquer altura e de livre vontade. Se não for o Próprio/ Não saiba assinar: Nome Morada Data Documento Identificação (BI/CC) Rua da Eirinha, nº Mem Martins geral@sampaiosaude.pt

5 Procedimentos Anestésicos - A preencher pelo Médico Executante Tipo de Anestesia Geral Regional Local Sedação Analgesia Confirmo que foi devidamente explicado ao doente,aos Pais, ou Representante Legal, de forma adequada e inteligível, o tipo de anestesia proposta, os potenciais benefícios e prejuízos, as alternativas possíveis, a previsibilidade de êxito na sua aplicação, possíveis problemas relacionados com a recuperação e possíveis resultados da decisão de não realização dos tratamentos. Nome do Médico Nº Ordem Procedimentos Anestésicos - A preencher pelo Doente/ Pais / Representante Legal Eu, abaixo assinado, declaro que fui devidamente esclarecido acerca da técnica anestésica escolhida para que o procedimento possa ser realizado, sobre a possibilidade de alterar ou complementar o tipo proposto de anestesia / analgesia, assim como os benefícios, complicações ou riscos da administração da mesma, bem como dos riscos inerentes à técnica previamente estabelecida. Estes riscos, embora muito raros, podem incluir lesões dentárias, de mastigação, das cordas vocais, problemas respiratórios, lesões das artérias e/ou veias, dores, cefaleias, hemorragias, infecção, reacções adversas aos medicamentos, assim como os derivados do sangue, lesões de nervos com perda de função dos mesmos, paralisia, danos cerebrais e ate mesmo a perda da própria vida. Autorizo a realização dos actos médicos indicados, bem como os procedimentos adicionais necessários, no meu próprio interesse e justificado por razões clínicas. Se não for o Próprio/ Não saiba assinar: Nome Data Morada Documento Identificação (BI/CC) Rua da Eirinha, nº Mem Martins geral@sampaiosaude.pt

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR COLONOSCOPIA COM ANESTESIA (Folheto Informativo e Consentimento Informado) DIAGNÓSTICO E/OU DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO CLÍNICA DESCRIÇÃO DO ATO/INTERVENÇÃO,

Leia mais

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR UNIDADE DE ENDOSCOPIA DO HOSPITAL DOM MANUEL AGUIAR ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM ANESTESIA (Folheto Informativo e Consentimento Informado) DIAGNÓSTICO E/OU DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO CLÍNICA DESCRIÇÃO DO ATO/INTERVENÇÃO,

Leia mais

COLONOSCOPIA UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro)

COLONOSCOPIA UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro) UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro) COLONOSCOPIA A colonoscopia é um exame que tem como objectivo a observação do recto e do intestino grosso (cólon), na sua

Leia mais

3 ó. Colonoscopia com Anestesia (MOVIPREP) INSTRUÇÕES SERVIÇO DE GASTRENTEROLOGIA

3 ó. Colonoscopia com Anestesia (MOVIPREP) INSTRUÇÕES SERVIÇO DE GASTRENTEROLOGIA Colonoscopia com Anestesia (MOVIPREP) INSTRUÇÕES SERVIÇO DE GASTRENTEROLOGIA A colonoscopia é um procedimento que permite visualizar o intestino grosso [recto e colon] através duma pequena câmara instalada

Leia mais

COLONOSCOPIA (Endoscopia digestiva baixa antes das 16:00)

COLONOSCOPIA (Endoscopia digestiva baixa antes das 16:00) COLONOSCOPIA (Endoscopia digestiva baixa antes das 16:00) A Colonoscopia é um exame que permite observar o intestino grosso, desde o ânus até à passagem entre o intestino grosso e o delgado, através da

Leia mais

COLONOSCOPIA UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro)

COLONOSCOPIA UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro) UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA (Coordenação Clínica: Dr. Pedro Moutinho Ribeiro) COLONOSCOPIA A colonoscopia é um exame que tem como objectivo a observação do recto e do intestino grosso (cólon), na sua

Leia mais

Dr. Pedro Moutinho Ribeiro

Dr. Pedro Moutinho Ribeiro UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA Dr. Pedro Moutinho Ribeiro COLONOSCOPIA A colonoscopia é um exame que tem como objetivo a observação do reto e do intestino grosso (cólon), na sua totalidade (COLONOSCOPIA

Leia mais

COLONOSCOPIA (Exames realizados no período da manhã)

COLONOSCOPIA (Exames realizados no período da manhã) COLONOSCOPIA (Exames realizados no período da manhã) PARA REALIZAR ESTE EXAME O PACIENTE DEVERÁ SEGUIR ORIENTAÇÕES PASSADAS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM. SEM A PRESENÇA NA CONSULTA DE ENFERMAGEM O EXAME NÃO

Leia mais

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA COLONOSCOPIA. Dr. Pedro Moutinho Ribeiro

UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA COLONOSCOPIA. Dr. Pedro Moutinho Ribeiro UNIDADE DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA Dr. Pedro Moutinho Ribeiro T. 220 100 100 E. saudeatlantica@saudeatlantica.pt www.saudeatlantica.pt COLONOSCOPIA A colonoscopia é um exame que tem como objetivo a observação

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DULCOLAX 10 mg supositório Bisacodil Laxante por contacto Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar.

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Broncoscopia Certificado pela Joint Commission International Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Centro de Endoscopia 11 3549 1428 Agendamento de Exames 11 3549 1000 O

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é?

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é? 1/5 O presente Termo de Ciência de Consentimento para Procedimento Anestésico tem o objetivo de informar ao paciente e/ou responsável, quanto ao procedimento anestésico ao qual será submetido, complementando

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado

Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado A endoscopia digestiva alta (EDA) é um procedimento utilizado para visualizar o tubo

Leia mais

1. Vídeo-Endoscopia Digestiva Alta. - Preparo prévio

1. Vídeo-Endoscopia Digestiva Alta. - Preparo prévio 1. Vídeo-Endoscopia Digestiva Alta» Jejum de 8 horas para alimentos sólidos. É permitido tomar água com moderação até 6 horas antes do exame.» Comparecer à Clínica Procto Gastro no dia e hora marcados

Leia mais

VARFINE FOLHETO INFORMATIVO Varfine 5 mg comprimidos

VARFINE FOLHETO INFORMATIVO Varfine 5 mg comprimidos VARFINE FOLHETO INFORMATIVO Varfine 5 mg comprimidos O QUE DEVE SABER SOBRE VARFINE Por favor leia este folheto antes de tomar VARFINE. Guarde este folheto até ter terminado o tratamento. Pode necessitar

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado

Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado BIOPSIAS E POLIPECTOMIA) Informação Leia atentamente esta informação que é muito importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado A endoscopia digestiva alta (EDA) é um procedimento

Leia mais

Leia atentamente este documento que é muito importante. Juntamente com o mesmo ser-lhe-á fornecido outro documento com informação adicional.

Leia atentamente este documento que é muito importante. Juntamente com o mesmo ser-lhe-á fornecido outro documento com informação adicional. BIOPSIAS E POLIPECTOMIA) Consentimento Informado Leia atentamente este documento que é muito importante. Juntamente com o mesmo ser-lhe-á fornecido outro documento com informação adicional. A Endoscopia

Leia mais

ORIENTAÇÕES E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA REALIZAÇÃO DE ENTEROSCOPIA COM DUPLO BALÃO Enteroscopia retrógrada

ORIENTAÇÕES E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA REALIZAÇÃO DE ENTEROSCOPIA COM DUPLO BALÃO Enteroscopia retrógrada ORIENTAÇÕES E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA REALIZAÇÃO DE ENTEROSCOPIA COM DUPLO BALÃO Enteroscopia retrógrada É o exame que permite visualizar o intestino delgado (porção do tubo digestivo com

Leia mais

COLONOSCOPIA COM OU SEM SEDAÇÃO (INCLUINDO EVENTUAIS BIOPSIASE POLIPECTOMIA)

COLONOSCOPIA COM OU SEM SEDAÇÃO (INCLUINDO EVENTUAIS BIOPSIASE POLIPECTOMIA) Leia atentamente esta informação que é extremamente importante a mesma complementa o formulário do consentimento informado A COLONOSCOPIA é o procedimento endoscópico utilizado para visualizar o intestino

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paramolan 1000 mg Supositórios (Adulto) Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Triflusal Mylan, 300 mg, Cápsulas Triflusal Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta Orientação para preparo de Endoscopia Digestiva Alta ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA o que é videoendoscopia? Endoscopia digestiva alta (também conhecida como gastroscopia, endoscopia gastrointestinal alta,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Antibiophilus, 1500 mg, Pó para suspensão oral Lactobacillus casei variedade rhamnosus Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pulmiben Lisina 2700 mg Pó para solução oral Carbocisteina, lisinato mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio MUVINLAX macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio APRESENTAÇÕES Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada. USO ORAL USO

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

TERMO DE CIÊNCIA E CONSENTIMENTO. Termo de ciência e consentimento

TERMO DE CIÊNCIA E CONSENTIMENTO. Termo de ciência e consentimento TERMO DE CIÊNCIA E CONSENTIMENTO Termo de ciência e consentimento Por este instrumento particular o(a) paciente ou seu responsável, Sr.(a), declara, para todos os fins legais, que dá plena autorização

Leia mais

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Nota: As alterações ao Resumo das Características do Medicamento e ao Folheto Informativo

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LISOPAN Pó para solução oral a 125 mg, 250 mg e 500 mg Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Septolete Mel e Lima, 5 mg/ 1 mg, pastilhas Benzocaína/cloreto de cetilpiridínio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Antigrippine trieffect.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Antigrippine trieffect. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Antigrippine trieffect, comprimidos revestidos por película Paracetamol 500 mg, Cloridrato de fenilefrina 5 mg Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

Preclint, 240 mg/ml mg/ml, Solução oral Fosfato dissódico dodeca-hidratado + Fosfato monossódico di-hidratado

Preclint, 240 mg/ml mg/ml, Solução oral Fosfato dissódico dodeca-hidratado + Fosfato monossódico di-hidratado Folheto informativo: Informação para o utilizador Preclint, 240 mg/ml + 542 mg/ml, Solução oral Fosfato dissódico dodeca-hidratado + Fosfato monossódico di-hidratado Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Caso precise cancelar seu exame ou remarcá-lo, entre em contato com a central de marcação da unidade, onde marcou o seu exame, assim que puder.

Caso precise cancelar seu exame ou remarcá-lo, entre em contato com a central de marcação da unidade, onde marcou o seu exame, assim que puder. Nome: : / / Hora: : Para garantir o sucesso do seu exame, favor seguir as instruções cuidadosamente. Você deverá comparecer com um responsável legal no dia do exame. Caso não consiga um acompanhante, seu

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Importal 10g pó para solução oral. Lactitol, mono-hidratado

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Importal 10g pó para solução oral. Lactitol, mono-hidratado Folheto informativo: Informação para o utilizador Importal 10g pó para solução oral Lactitol, mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Paracetamol FARMOZ é um medicamento disponível na forma farmacêutica de comprimidos doseados a 500 mg de paracetamol.

Paracetamol FARMOZ é um medicamento disponível na forma farmacêutica de comprimidos doseados a 500 mg de paracetamol. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol FARMOZ, 500 mg, comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. - Este medicamento pode ser

Leia mais

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto.

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Struxart 625 mg cápsulas Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao (a)

, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao (a) TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO UTENTE

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO UTENTE Data de Inscrição: Data de Admissão: N.º de Utente: Ponto da Situação da Inscrição: Diretor de Serviços Saída da Instituição Transferência de Resposta Social Motivo: Data: / / Data: / / 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre.

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Generis 40 mg/ml Xarope Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALGIFENE, 25 MG + 300 MG, COMPRIMIDOS REVESTIDOS Cloridrato de D-propoxifeno, Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -

Leia mais

Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA

Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA Inscrição nº (A preencher pela organização) Data: / / 1.Dados Pessoais do Participante Nome Completo: Data de Nascimento: / / Idade: Nº BI/C. do

Leia mais

Desenho do cólon com seus diversos segmentos É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO?

Desenho do cólon com seus diversos segmentos É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO? Colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior de todo o cólon (intestino grosso). É utilizado é um tubo flexível com cerca de 180 cm de comprimento e um centímetro de diâmetro,

Leia mais

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630)

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Folheto informativo: Informação para o doente Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Consentimento Informado livre e esclarecido para procedimentos cirúrgicos e procedimentos invasivos

Consentimento Informado livre e esclarecido para procedimentos cirúrgicos e procedimentos invasivos Consentimento Informado livre e esclarecido para procedimentos cirúrgicos e procedimentos invasivos Direção da Qualidade /Gabinete de Gestão do Risco Dr.ª Adelaide Serra Enf.ª Filomena Reis Fernandes Garantir

Leia mais

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda.

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. MUVINLAX (macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. pó para preparação extemporânea (13,125 g de macrogol 3350; 0,1775 g de bicarbonato de

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Sandoz 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária.

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 0,55 mg, comprimidos Zymafluor, 2,2 mg, comprimidos Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Alter 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito?

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito? METOTREXATO Quais são os objetivos deste folheto? Este folheto foi elaborado para o(a) ajudar a compreender melhor o metotrexato e para o informar sobre o que é, como funciona, como é utilizado para tratar

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA EXAMES E PROCEDIMENTOS ENDOSCÓPICOS: COLONOSCOPIA

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA EXAMES E PROCEDIMENTOS ENDOSCÓPICOS: COLONOSCOPIA Página 1 de 5 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA EXAMES E PROCEDIMENTOS ENDOSCÓPICOS: COLONOSCOPIA O(A) paciente (ou seu responsável), declara, para todos os fins legais, que dá plena autorização

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Remotil 10 mg Comprimidos efervescentes Domperidona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cêtussin, 600 mg, Granulado efervescente Acetilcisteína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. DUPHALAC, 667 g/ l, xarope Lactulose

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. DUPHALAC, 667 g/ l, xarope Lactulose Folheto informativo: Informação para o doente DUPHALAC, 667 g/ l, xarope Lactulose Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris.

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xumadol, 650 mg, Granulado efervescente Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME C/ DOPPLER

ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME C/ DOPPLER ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME C/ DOPPLER TOMAR 1 COMPRIMIDO OU 40 GOTAS DE LUFTAL (DIMETICONA) DE 8/8 HORAS INICIANDO 1 DIA ANTES DO EXAME. JEJUM DE 6 HORAS NO DIA DO EXAME, EXCETO ÁGUA E REMÉDIOS. LEVAR

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu medico ou farmacêutico.

Leia mais

Acetato de cálcio Renacare 475 mg comprimido revestido por película

Acetato de cálcio Renacare 475 mg comprimido revestido por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetato de cálcio Renacare 475 mg comprimido revestido por película Acetato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

Indicações terapêuticas: Obstipação e regulação da consistência fecal.

Indicações terapêuticas: Obstipação e regulação da consistência fecal. Folheto informativo: Informação para o utilizador Agiocur 22 mg/g + 650 mg/g granulado Ispaghula, tegumentos + Ispaghula, sementes Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais