REGULAMENTAÇÃO CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTAÇÃO CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Transcrição

1 REGULAMENTAÇÃO CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1 o - Este Regulamento estabelece novas normas da Lei 722, de 02 de Dezembro de 1964, dos serviços de água e esgotos sanitários, bem como, nova classificação das tarifas dos mesmos. ART. 2 o - Compete ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, operar, manter, conservar e explorar diretamente e com exclusividade, os serviços públicos de água potável e de esgotos sanitários em todo o Município de Itaúna. ART. 3 o - Os serviços de água e esgotos são classificados, concedidos e tarifados de acordo com as prescrições deste Regulamento, nos termos do artigo 6 o da Lei que se alude no artigo 1 o do presente Regulamento. CAPITULO II DA TERMINOLOGIA ART. 4 o - Adota-se neste Regulamento a terminologia consagrada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, e a que se segue: 1 - Cobrança de Água Valor cobrado ao usuário referente ao serviço de fornecimento de água, em todas as suas fases. 2 - Cobrança de Esgotos Valor cobrado ao usuário referente aos serviços de coleta de esgotos, manutenção e tratamento. 3 - Consumo Estimado Volume de água, expresso em metros cúbicos, atribuído ao imóvel desprovido de hidrômetro, correspondente ao consumo mensal de água.

2 4 - Consumo Excedente Volume de água, expresso em metros cúbicos, que exceder ao consumo mínimo. 5 - Consumo Mínimo Volume de água, expresso em metros cúbicos, não inferior a 10 m 3 (dez metros cúbicos), correspondente ao faturamento da conta mínima, resultante da multiplicação da quantidade de unidades de consumo (economias) atendidas pela ligação (independentes de sua ocupação ou não) por 10 metros cúbicos. 6 - Consumo Provável Mensal Será calculado pela média de consumo dos 3 (três) últimos meses, na falta destes dados pelo volume, expresso em metros cúbicos, determinado pelo usuário, de acordo com a norma NB-93 da ABNT, correspondente ao consumo provável mensal para o imóvel. Na falta desta informação, o SAAE atribuirá este valor através da multiplicação do fator 0,1 pela área construída, expressa em metros quadrados, desprezadas as frações. Este volume não poderá ser inferior a 10 metros cúbicos. 7 - Conta/Fatura Documento fiscal emitido pelo SAAE para faturamento e recebimento pelos serviços de fornecimento de água, coleta de esgotos e outras cobranças relacionadas aos serviços prestados pelo SAAE 8 Conta Mínima Valor mínimo que deve pagar o usuário pelos serviços de abastecimento de água e/ou coleta de esgotos, de acordo com as categorias definidas no sistema tarifário do SAAE, correspondente ao consumo mínimo. 9 Corte da ligação Interrupção dos serviços prestados pelo SAAE ao usuário, pelo não pagamento da conta/fatura e/ou inobservância das normas estabelecidas pelo SAAE e ao disposto neste Regulamento. 10 Economia Corresponde a uma unidade de consumo Habitação Edificação, casa ou apartamento, isolado ou em terreno comum, utilizados para fins de moradia Hidrômetro Aparelho destinado a medir o consumo de água ou o volume de efluente (esgoto).

3 13 - Ligação Clandestina Conexão à rede de água, à rede coletora de esgotos ou à ligação predial, sem autorização do SAAE Ligação Predial de Água Tubulação e conexões compreendidas entre o registro externo e/ou o hidrômetro e a rede pública de água Ligação Predial de Esgotos Convencional Tubulação compreendida entre a última caixa de inspeção do imóvel e a rede pública coletora de esgotos Ligação temporária Ligação para fornecimento de água e/ou coleta de esgotos, que tenha prazo de duração definido e não superior a 90 (noventa) dias, para atender circos, parques e similares, com taxa definida no sistema tarifário do SAAE, não inferior a 03 (três) tarifas Comerciais Multa ou Acréscimo Cobrança estipulada pelo SAAE, pela inobservância das condições estabelecidas no presente Regulamento Preço da ligação de água Custo decorrente das despesas necessárias à implantação do usuário ao sistema de abastecimento de água Preço da ligação de esgotos Custo decorrente das despesas necessárias à implantação do usuário ao sistema de esgotamento sanitário Redes de Água e Redes Coletoras de Esgotos Conjunto de tubulações e órgãos complementares que compõem os sistemas de distribuição de água e de coleta de esgotos Registro Externo Registro destinado à interrupção do abastecimento de água do imóvel que é situado no passeio, calçada, caixa do hidrômetro ou em ponto de conveniência do SAAE Sistema de Abastecimento de Água Conjunto de canalizações, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias e demais instalações, destinado ao abastecimento de água Sistema de Coleta de Esgotos Conjunto de tubulações, estações de tratamento, elevatórias e demais instalações, com o objetivo de dar destino final adequado aos esgotos sanitários.

4 24 - Supressão de Ligação Predial Retirada da ligação predial, em decorrência de infração às normas do SAAE ou interrupção da atividade Tarifas de fornecimento de água e coleta de esgotos Conjunto de preços, referente à cobrança dos serviços de abastecimento de água e/ou coleta de esgotos Taxa para Conservação de Hidrômetro Preço estipulado pelo SAAE para remunerar os custos de limpeza e reparação de avarias do hidrômetro decorrentes do uso e da ação do tempo Taxa para Religação Preço estipulado pelo SAAE para remunerar os custos com o corte e a religação de água Taxa para Vistoria Preço estipulado pelo SAAE para remunerar os custos de verificação das exigências legais requeridas para atendimento da ligação temporária ou definitiva, definida no sistema tarifário do SAAE, não inferior a 03 (três) tarifas residenciais Última Caixa de Inspeção do imóvel Caixa de inspeção que faz a conexão do coletor predial com a ligação à rede pública de coleta de esgotos, implantado pelo usuário no ponto de ligação da rede coletora de esgoto, com especificação técnica do DOME Unidade de Consumo Imóvel, ou parte do imóvel com entrada e ocupação independentes dos demais e tendo além disso, instalações próprias para uso de água e que utiliza água distribuída pelo SAAE, obedecendo a seguinte definição: a) Residencial b) Comercial c) Industrial 31 - Usuário Pessoa física ou jurídica, proprietário, inquilino ou responsável pela ocupação ou utilização de imóvel servido pelas redes públicas de água e/ou esgotos Usuário Factível Pessoa física ou jurídica que, embora não utilize os serviços de água e/ou esgotos, os tem à disposição no imóvel Usuário Potencial Pessoa física ou jurídica que não tem os serviços de água e/ou esgotos à disposição no imóvel.

5 34 Comitê Técnico Comitê Técnico e Administrativo do SAAE, instituído pela Lei Municipal nº de 27/04/ DOME Departamento de Operação, Manutenção e Expansão do SAAE 36 INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 37 UFP Unidade Fiscal Padrão do Município CAPÍTULO III DA COMPETÊNCIA ART. 5 o - Compete ao SAAE, planejar, construir, operar, manter, conservar e explorar, diretamente e com exclusividade, os serviços de fornecimento de água potável e de esgotamentos sanitários em toda a cidade de Itaúna/MG. ART. 6 o - Os serviços de água e esgotos são classificados e tarifados de acordo com as prescrições deste Regulamento. CAPÍTULO IV DA CLASSIFICAÇÃO ART. 7 o - O imóvel, para efeito de aplicação das tarifas de água/esgoto, é classificado em uma das três categorias: a) Residencial - quando utiliza água para fins domésticos em unidade de consumo (economias) de uso exclusivamente residenciais e para efeito deste regulamento, também, os templos religiosos, repartições públicas, estabelecimentos de ensino, casas de caridade, campos de desportes, jardins públicos e entidades beneficentes reconhecidas pelo Município de Itaúna. b) Comercial - quando utiliza água em estabelecimentos comercializadores de bens e/ou serviços.

6 c) Industrial - quando utiliza água em estabelecimentos produtores de bens, como matéria-prima ou como parte inerente à própria natureza do comércio ou indústria. ART. 8 o - Os imóveis residenciais são classificados em: a) Classe A = Rústica ou Popular Habitação com área construída de até 70 m 2. b) Classe B = Padrão Habitação com área construída de 70,01 a 150 m 2. c) Classe C = Especial Habitação com área construída acima de 150 m 2. ART. 9 o - Os imóveis comerciais são classificados em: a) Classe A = Simples Comércio com área construída de até 30 m 2. b) Classe B = Especial Comércio com área construída acima de 30 m 2. ART Os imóveis industriais são classificados em: a) Classe A = Simples Indústria com área construída de até 100 m 2. B) Classe B = Especial Indústria com área construída acima de 100 m 2. ART Compete ao SAAE, mediante inspeção do imóvel, verificar a sua utilização, determinar a categoria, a classe, bem como estabelecer a quantidade de unidades de consumo (economias). Parágrafo Único - A mudança de categoria e quantidade de unidades de consumo (economias) poderá ocorrer unilateralmente, por parte do SAAE, sempre que se verifique ser a água utilizada para fins diversos daqueles que serviram de base à sua fixação ou alterações nas características relevantes do imóvel ou após comunicação ao SAAE pelo usuário. ART Para efeito de aplicação das tarifas do serviço de esgotamento sanitário, os imóveis subordinam-se à mesma classificação estabelecida para tarifação de água, na forma dos artigos 7º, 8º, 9º e 10, deste Regulamento. ART Até que sejam procedidas as alterações para adequação da classificação dos artigos 8º, 9º e 10, no Sistema de Contas e Consumo, será adotada para cobrança das tarifas, apenas a classificação do artigo 7º, acima.

7 CAPÍTULO V DAS LIGAÇÕES ART As ligações são obrigatórias para todo imóvel considerado habitável, situado em logradouro dotado de rede pública de abastecimento de água e/ou coletor de esgotos sanitários, nos termos da Lei 722, de 02 de Dezembro de Parágrafo Único - Nas expansões dos sistemas de abastecimento de água ou de coleta de esgotos, o SAAE implantará também as respectivas ligações prediais para todos os imóveis. ART O serviço de ligação de água e/ou esgotos será executado, mediante solicitação do interessado e atendidas, no que respeita as instalações do imóvel e as normas pertinentes da ABNT. 1 o - Das comprovações: a) Para imóvel sem edificação, na Zona Urbana, apresentar registro de imóvel atualizado. b) Para edificações em Zona Urbana, apresentar comprovante de numeração do imóvel pela Prefeitura Municipal de Itaúna ou Guia do IPTU atualizada. c) Para as ligações temporárias, definidas no artigo 4, item 16, deverá apresentar documento, emitido por órgão da Prefeitura Municipal de Itaúna, que autorize a ocupação do local. d) Para imóvel na Zona Rural, dotada de rede de água e/ou esgoto do SAAE, apresentar registro de imóvel atualizado ou autorização do proprietário do imóvel com firma reconhecida em cartório com o registro de imóvel atualizado. 2 o - A Administração Direta, através de seus órgãos gestores da ocupação territorial, poderá indeferir pedidos de ligações. 3 o - Serão requeridos simultaneamente os serviços de ligação de água e esgoto para imóveis situados em logradouros públicos, dotados de ambas as redes. ART Compete exclusivamente ao SAAE, mediante inspeção do imóvel, determinar o diâmetro da ligação predial. Parágrafo Único - Qualquer mudança dos diâmetros dos ramais de ligação ou coletor deverá ser requerida pelo usuário ao SAAE.

8 ART A ligação para atividade industrial ficará condicionada às disponibilidades do sistema de abastecimento de água e à capacidade da rede coletora de esgotos, não tendo prioridade sobre as demais categorias. ART Os líquidos que não puderem ser despejados diretamente nos coletores de esgotos sanitários, serão previamente submetidos a tratamento e destino final adequados, de acordo com a legislação vigente. ART O atendimento ao pedido de ligação está condicionado ao pagamento da taxa de vistoria e do preço da ligação, de acordo com os limites estabelecidos na Tabela I anexa. 1º - A critério do SAAE, o pagamento da despesa para ligação poderá ser feito em parcelas mensais, em até 10 vezes, sendo que as parcelas não podem ser inferiores a 1(uma) UFP do Município de Itaúna/MG. 2º - Nos casos de ligação de água e esgoto com a utilização da mesma vala, haverá desconto de até 20% do valor das ligações. ART A critério da área técnica do SAAE, os serviços de água e/ou esgotamento sanitário poderão ser executados em caráter especial, mediante contrato específico nos seguintes casos: a) para a prestação contra incêndio; de esgotos; b) para atender grande consumo de água ou geração de elevado volume c) quando se fizerem necessárias construções ou extensões de redes que não estejam incluídas na programação normal ou não constem dos respectivos projetos técnicos; d) operação e/ou manutenção de sistemas internos de abastecimento de água, de esgotos sanitários e pequenas estações de tratamento de água e de esgotos, incluindo águas residuárias de modo geral. Parágrafo Único - Todas as despesas decorrentes da execução dos serviços referidos no contrato especial referido neste artigo correrão inteiramente por conta do interessado.

9 CAPITULO VI DAS INSTALAÇÕES ART A instalação de água compreende: hidrômetro; a) ramal de derivação, unindo a rede de distribuição pública ao b) hidrômetro ; c) rede de distribuição interna. ART A instalação de esgoto compreende: a) ramal coletor, ligando o imóvel, a partir da caixa de inspeção (instalada no passeio) ao coletor público; b) rede coletora interna. ART. 23- Os ramais de água e esgoto serão instalados e conservados pelo SAAE, correndo as despesas de instalação por conta do proprietário e as de conservação, por conta do usuário. Parágrafo único - O ramal coletor de esgoto terá o diâmetro mínimo de 100 mm (4 ). ART É vedado ao usuário ou seus agentes intervir no ramal de derivação ou no ramal coletor, ainda que a intervenção tenha por fim desobstruí-los, reparar qualquer defeito ou melhorar as condições de abastecimento ou despejo. Parágrafo Único - Os danos causados aos ramais pela intervenção indébita a que se refere este artigo serão reparados pelo SAAE, por conta do usuário, sem prejuízo das penalidades que no caso couber. ART. 25- As mudanças de localização do ramal de derivação, do ramal coletor ou do hidrômetro, por conveniências do usuário, serão executadas pelo SAAE, mediante solicitação e com custos por conta do usuário. ART. 26- As redes internas pertencem ao imóvel e serão instaladas e conservadas às expensas do respectivo proprietário, nelas só podendo ser empregados acessórios e aparelhos de tomada d água do tipo aceito pelo SAAE. ART Nos imóveis com mais de um pavimento, o abastecimento dos reservatórios acima do referido pavimento será de responsabilidade do usuário. Parágrafo Único o SAAE é responsável por fornecimento de pressão mínima de acordo com as normas da ABNT, até o hidrômetro.

10 ART. 28- É vedado o emprego de bombas de sucção diretamente ligadas ao hidrômetro ou ramal de derivação. ART O usuário somente poderá utilizar a água para sua própria serventia, não podendo desperdiçá-la, deixá-la contaminar-se, nem consentir na sua retirada do prédio, embora a título gracioso, salvo em caso de incêndio. ART As obras de fundação ou escavação a menos de um 01 (metro) do ramal ou da canalização coletora de esgotos, não poderão ser executadas sem prévia autorização do SAAE. ART. 31 Os líquidos que não puderem ser despejados diretamente nos esgotos sanitários serão tratados de acordo com as instruções fornecidas pelo SAAE ou levadas a outro destino conveniente. ART. 32- É proibido o despejo de águas pluviais na canalização de esgotos sanitários bem como a interligação dos dois sistemas. ART. 33- As instalações internas de água e esgoto poderão ser inspecionadas pelo SAAE, antes da concessão dos serviços e posteriormente, a intervalos regulares. ART. 34- O usuário será obrigado a reparar ou substituir, dentro do prazo que lhe for fixado na respectiva Notificação, qualquer canalização ou aparelho que se constate estar defeituoso, possibilitando o desperdício ou contaminação da água. ART Caberá ao SAAE recompor a pavimentação das ruas, passeios ou calçadas danificadas em decorrência das obras de ampliação e reparo das redes ou de instalação e reparo de ramais de derivação. 1º- As recomposições dos passeios ou calçadas serão de responsabilidade do usuário quando este lhe der causa. concreto. 2º- O SAAE fará a recomposição de passeios e calçadas somente em CAPÍTULO VII DAS TARIFAS ART. 36- As tarifas mensais, utilizadas para cobrança dos serviços de água e esgotos em Itaúna, serão baseadas no princípio da tarifa diferencial crescente,

11 compreendendo sempre um consumo mínimo e consumos excedentes, a serem fixadas de maneira a permitir a viabilidade econômico-financeira do SAAE. 1 o - As tarifas serão atualizadas, periodicamente, obedecendo ao regime do serviço pelo custo e garantindo a remuneração de até 12 % (doze por cento) ao ano sobre o investimento reconhecido. 2 o - Compete ao Comitê Técnico e Administrativo do SAAE, aprovar as novas tarifas fixadas, bem como as suas atualizações, respeitada a legislação sobre o assunto. 3 o - Até que sejam fixadas as novas tarifas atendendo as modificações deste Regulamento, serão usadas as tarifas vigentes. CAPITULO VIII DOS HIDRÔMETROS ART Os hidrômetros são de propriedade do SAAE e instalados pelo mesmo, conforme especificações técnicas do DOME. imóveis. Parágrafo único Os hidrômetros serão instalados nas testadas dos ART O usuário poderá solicitar a instalação de hidrômetros, correndo por conta do SAAE as despesas de aquisição do mesmo. 1 o - O atendimento ao pedido de instalação de hidrômetros está sujeito ao cumprimento pelo usuário das normas para instalação e da disponibilidade de aparelhos. 2 o - Deferido o pedido de instalação de hidrômetro, a cobrança continuará a ser feita com base no consumo estimado, de conformidade com a classe estabelecida no Art. 7º, deste Regulamento até que seja concluída a instalação. ART O usuário poderá solicitar a aferição do hidrômetro de seu uso, mediante o pagamento dos custos de aferição na próxima conta, de valor estabelecido na Tabela I anexa. Parágrafo Único - Verificando-se na aferição um erro médio superior ao estabelecido pelo INMETRO, contra o usuário, o custo da aferição não será cobrado.

12 ART Somente o SAAE, poderá instalar, reparar, substituir ou remover hidrômetros, bem como retirar ou substituir os respectivos selos, sendo vedada a intervenção do usuário ou de seus agentes nesses atos. 1 o - O Usuário será responsável pelas despesas de reparação das avarias no hidrômetro consequentes de intervenções indevidas, bem como provenientes da falta de sua proteção, sem prejuízo das penalidades a que ficar sujeito em tais casos. 2 o - Em caso de furto ou perda total do hidrômetro, o usuário indenizará o SAAE pelo seu valor atualizado. ART É vedada a execução de qualquer tipo de instalação ou construção, posterior à instalação do hidrômetro, que venha dificultar o acesso e/ou leitura do mesmo. ART Compete ao SAAE a conservação do hidrômetro, compreendendo limpeza e reparação das avarias decorrentes do uso do aparelho e da ação do tempo. Parágrafo Único - O usuário pagará juntamente com as tarifas de água e esgotos, taxa para conservação de hidrômetro, de acordo com os limites estabelecidos na Tabela I anexa. ART. 43- Verificando-se, na ocasião da leitura, avarias no hidrômetro, deverá ser providenciada a sua substituição. CAPÍTULO IX DA APURAÇÃO DO CONSUMO MEDIDO ART O consumo de água será apurado por meio de hidrômetros. ART A leitura do hidrômetro será feita mensalmente, sendo desprezadas, na apuração do consumo, as frações de metro cúbico. Parágrafo único O período de consumo poderá variar, a cada mês, de acordo com o calendário de faturamento do SAAE em decorrência de feriados e finais de semana. ART. 46 O consumo será apurado pela diferença entre duas leituras consecutivas e pertencentes ao mesmo hidrômetro. Parágrafo Único - Somente será considerada válida a leitura do hidrômetro que não tenha nenhuma avaria.

13 CAPÍTULO X DA APURAÇÃO DO CONSUMO A FATURAR ART O volume mensal de água a ser faturado não poderá ser inferior ao consumo mínimo atribuído à ligação. ART Nas ligações com hidrômetro a cobrança de água será calculada com base no consumo medido. 1 o - Sendo o consumo medido mensal inferior ao consumo mínimo, será faturado o consumo mínimo. 2 o - Não sendo possível apurar o consumo medido, será lançada para fins de cobrança a média de consumo mensal, desde que não seja inferior ao consumo mínimo. 3 o - No caso da impossibilidade de apuração do consumo medido por causa de avarias no hidrômetro ou por motivo cuja providência dependa do SAAE, a partir do segundo mês, será faturado o consumo mínimo até que seja solucionada a pendência. ART Os imóveis cujo abastecimento é feito através de ligações desprovidas de hidrômetros, terão suas cobranças de água calculadas com base no consumo estimado mensal, enquanto não forem instalados os hidrômetros. Parágrafo Único - O consumo estimado, expresso em metros cúbicos, para cada categoria, será o consumo mínimo. CAPITULO XI DO FATURAMENTO ART Não será admitida nenhuma isenção do pagamento dos serviços de água e esgotos de que trata este Regulamento, nem mesmo quando devidas pela União, Estado, organizações internacionais/estrangeiras ou representações diplomáticas, excetuando-se os casos estabelecidos em Lei ou convênio com o SAAE ou com a Administração Municipal. ART As contas serão emitidas e entregues em intervalos regulares de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias a critério do SAAE.

14 ART O cálculo da cobrança de água e/ou esgotos será com base no consumo a faturar e na categoria. Parágrafo Único - Quando a(s) construção (ões) for (em) constituída(s) de mais economias, abastecidas por um único ramal de derivação e servida por um só ramal coletor, serão aplicadas tantas tarifas mínimas de água e esgoto, quantas forem as economias. ART Interrompendo-se a prestação de algum serviço, será suspensa a cobrança referente ao mesmo, a partir da data da interrupção. ART Para as ligações temporárias, além das despesas da implantação e remoção das ligações de água e/ou esgotos, o interessado pagará antecipadamente o valor correspondente à utilização dos serviços com base no consumo provável de água relativo a todo o período e, mensalmente, o valor correspondente a qualquer consumo excedente verificado. CAPÍTULO XII DA COBRANÇA DE ESGOTOS ART O cálculo da cobrança da tarifa de esgoto será de até 100 % (cem por cento) da tarifa de água de acordo com Resolução do Comitê Técnico e Administrativo do SAAE. ART. 56 Existindo outra fonte de abastecimento de água no local será determinado o volume adicional a ser cobrado de efluente sanitário através de instalação de macromedidor de esgoto, à custa do usuário, na saída do imóvel. ART. 57 Nos empreendimentos já implantados o usuário deverá possuir macromedidor instalado na saída da fonte de abastecimento de água, ficando definido o percentual de 80% (oitenta por cento) deste volume medido mensalmente acrescido do volume consumido no padrão de entrada de água como volume a ser faturado, respeitando-se o consumo mínimo de cada categoria. 1º - Este procedimento não isenta o usuário de instalar medidor de esgoto na saída do imóvel quando solicitado pelo SAAE; 2º - Somente será recebido nas redes públicas o lançamento de esgoto de fontes alternativas quando autorizadas pelo SAAE; 3º - Não será permitida a utilização de fontes diferentes de abastecimento no mesmo sistema de armazenamento e distribuição, sendo

15 exclusivamente de competência do SAAE o fornecimento de água potável para consumo humano. ART. 58- A existência de dispositivos de tratamento prévio ao lançamento à rede coletora de esgotos não isenta o usuário da cobrança de tarifa de esgotos. ART. 59- Não será permitido o lançamento de esgoto com concentrações e parâmetros acima dos valores definidos nos padrões de lançamento nos corpos receptores (córregos e rios) de acordo com a Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005, alterada pela Deliberação Normativa Conjunta COPAN/CERH-MG nº 01, de 05 de maio de 2008, no Projeto da Estação de Tratamento de Esgoto e pelas normas ambientais vigentes. 1º - É de responsabilidade do usuário a adequação do seu efluente as condições necessárias a sua condução a Estação de Tratamento de Esgoto ou lançamento nos corpos receptores. CAPÍTULO XIII DAS PENALIDADES ART O não pagamento da conta até o vencimento implicará na cobrança de multa de até 2 % (dois por cento), juros de mora e correção monetária, conforme norma do SAAE. ART O serviço de água e/ou esgoto estará sujeito a suspensão, se não houver o pagamento da conta/fatura até o 30 o (trigésimo) dia após a Notificação expressa na referida conta. Parágrafo único - Somente será restabelecido o serviço depois de solucionado o motivo que originou a suspensão. ART Para atrasos no pagamento de conta superior a 30 (trinta) dias, poderão ocorrer às seguintes sanções: a) registro em entidade de proteção ao crédito, responsabilizando o proprietário do imóvel e/ou usuário; b) ação judicial para recebimento, responsabilizando o proprietário do imóvel e/ou usuário; ART Em caso de extravio da conta pelo usuário, será cobrada tarifa para emissão de segunda via no valor equivalente ao estabelecido na Tabela I em anexo.

16 ART Se durante 03 (três) meses consecutivos não for possível o acesso ao hidrômetro para a leitura mensal, devido a impedimentos de responsabilidade do usuário (não permitir a entrada, portão fechado, cão solto, objeto/material ou veículo sobre o hidrômetro e outros obstáculos), será cobrada uma multa no valor indicado na Tabela II em anexo. ART Serão punidas com multas variáveis, a critério do SAAE, até os limites estabelecidos nas Tabelas II e III, que integram o presente Regulamento, as infrações ali discriminadas. ART Sem prejuízo das multas que lhes forem aplicáveis, importam, ainda, na suspensão imediata dos serviços prestados pelo SAAE: a) derivação ou ligação interna de água ou da tubulação de esgotos para outros imóveis; a ligação; b) emprego de bombas de sucção diretamente ligadas ao hidrômetro ou c) interconexões perigosas de tubulações de água e esgotos capazes de causar danos à saúde. ART O usuário que, notificado a reparar ou substituir qualquer tubulação ou aparelho defeituoso nas instalações internas, não o fizer no prazo fixado na respectiva Notificação, ficará sujeito à suspensão do fornecimento de água e/ou esgoto até o seu cumprimento. ART As multas previstas neste regulamento serão aplicadas em dobro, em caso de reincidência, exceto aquelas decorrentes da falta de pagamento da conta fatura. ART Salvo nos casos previstos no ART. 60, as multas aplicadas deverão ser liquidadas no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de suspensão do fornecimento de água. CAPÍTULO XIV DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS ART As contas referentes as tarifas de água e/ou esgoto deverão ser pagas nos agentes arrecadadores autorizados pelo SAAE.

17 ART Para restabelecer o fornecimento de água suspenso, será cobrada uma taxa de religação, no valor equivalente ao estabelecido na Tabela I em anexo. ART Somente serão acatadas reclamações sobre conta no prazo de até 30 (trinta) dias após o vencimento. ART O SAAE organizará e manterá atualizado o cadastro de todos os imóveis situados em logradouros públicos dotados de rede de abastecimento de água e/ou coletores de esgotos. Parágrafo único - As repartições competentes da Administração Direta ficam obrigadas a fornecer ao SAAE, em tempo hábil, os elementos que lhes forem solicitados, considerados necessários à perfeita execução do cadastro, a que se refere o presente artigo. ART O usuário poderá requerer, por motivo de mudança ou ausência prolongada, a suspensão do fornecimento de água, ficando o SAAE obrigado a executá-lo no prazo de até 5 (cinco) dias, quando fará também, a leitura do hidrômetro, para faturamento e emissão de conta/fatura final. ART O proprietário do imóvel responde solidariamente pelos débitos devidos ao SAAE, que deixarem de ser pagos pelo usuário. Parágrafo único - O imóvel responderá como garantia por quaisquer débitos devidos ao SAAE. ART Em caso de alienação ou transferência do domínio a qualquer título do imóvel situado em logradouro servido pelas redes de água e esgoto, fica o adquirente obrigado a fazer no SAAE a respectiva transferência. ART A requerimento do proprietário, o SAAE poderá conceder baixa definitiva no cadastro do imóvel, quando este houver sido demolido, incendiado, em ruínas ou interditado pela autoridade sanitária ou, ainda, em caso de fusão. ART O SAAE poderá recusar o fornecimento de água ou suspender o serviço de qualquer imóvel dispondo de aparelhos, equipamentos ou instalações que utilizem água de modo a prejudicar o funcionamento do sistema de abastecimento ou dar causa à contaminação de água da canalização pública. ART.79 - Guardadas as disposições legais sobre a inviolabilidade do lar, o usuário não poderá opor-se a inspeção das instalações internas de água e esgotos por parte dos profissionais credenciados pelo SAAE, nem à instalação, vistorias, substituição ou aferição do hidrômetro, sob pena de multa e/ou suspensão do fornecimento de água.

18 ART Para os grandes usuários comerciais e industriais, bem como para os usuários temporários, poderão ser firmados contratos de prestação de serviços com preços e condições especiais. ART. 81- O fornecimento de água através de caminhão pipa será cobrado conforme Tabela I em anexo. ART. 82- O serviço de limpeza e coleta de efluente sanitário será cobrado conforme Tabela I, anexa ao presente Regulamento. ART Todo imóvel com ligação de água deverá ser dotado de reservatório com capacidade de pelo menos um dia de consumo. Parágrafo único - A reservação e manutenção da qualidade da água após o hidrômetro ou ponto de entrega são de responsabilidade do usuário. ART O SAAE, sempre que necessário, interromperá temporariamente a prestação de seus serviços, por necessidade de manutenção de redes, execução de extensão e outros serviços técnicos. ART Sem prejuízo da ação penal cabível, a ligação clandestina do serviço de água e/ou esgotos, sujeitará o infrator ao pagamento da multa prevista nas Tabelas II e III em anexo, conforme o caso, além das despesas decorrentes da imediata remoção da irregularidade. dias corridos. ART. 86 Os prazos previstos neste Regulamento serão contados em ART. 87- Os casos omissos neste Regulamento serão estudados e solucionados pelo SAAE. ART O presente Regulamento, homologado conforme Resolução do Comitê Técnico e Administrativo do SAAE, instituído pela Lei Municipal n o 2369/90, entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Itaúna, 29 de setembro de Wandick Robson Pincer Diretor Geral do SAAE

19 TABELA I SERVIÇOS REFERENTES AO SISTEMA DE ÁGUA E/OU ESGOTO SERVIÇO Fator a ser multiplicado pela tarifa de Água da categoria residencial de 15 m 3 Conservação de hidrômetro 0,20 Aferição de hidrômetro 2 Corte / Religação 5 Emissão de 2 a via 0,30 Ligação de água de 1/2 40 Ligação de água de 3/4 60 Ligação de água de 1 80 Ligação de esgotos 30 Limpeza e coleta efluente sanitário 10 Caminhão pipa 10 Mudança de padrão 10 Tarifa de Vistoria 10 O fator indicado nesta tabela se refere ao limite máximo.

20 TABELA II INFRAÇÕES REFERENTES AO SISTEMA DE ÁGUA Fator a ser multiplicado pela tarifa de água INFRAÇÃO da categoria residencial de 15 m Retirada de hidrômetros Emprego de ejetores ou bombas de sucção diretamente ligados ao ramal 200 predial 3 - Derivação clandestina de um para 200 outro, imóvel após o hidrômetro 4 - Ligação clandestina Violação do hidrômetro Violação do corte Qualquer impedimento para acesso ao hidrômetro para realização da leitura ou para suspensão do fornecimento de água 9 - Intervenção indébita do usuário no ramal predial 10 - Recusa do usuário à inspeção das instalações internas, por parte do SAAE 11 - Não cumprimento das determinações, por escrito, do pessoal autorizado para fazer a inspeção 12 - Intervenção e/ou utilização de hidrantes para fins não autorizados pelo SAAE 13 - Qualquer intervenção indébita nas redes de água ou danos às mesmas Construções sobre redes de distribuição de água O fator indicado nesta tabela se refere ao limite máximo

21 TABELA III INFRAÇÕES REFERENTES AO SISTEMA DE ESGOTOS Fator a ser multiplicado pela tarifa de INFRAÇÃO água da categoria residencial de 15m Ligações clandestina à rede pública Construções sobre coletores de esgotos Ligações indevidas de águas pluviais à 150 rede domiciliar de esgotos 4 - Lançamento de esgotos em galerias de 400 águas pluviais 5 - Lançamentos indevidos de águas 500 industriais, óleos e gorduras à rede pública 6 - Interconexões perigosas dos ramais de 400 água e esgotos 7 - Mau uso das instalações domiciliares 400 com danos ao ramal e à rede pública 8 - Qualquer intervenção indébita nas 2000 instalações públicas e esgotos sanitários ou danos às mesmas 9 - Não cumprimento das determinações, 100 por escrito, do pessoal autorizado para fazer a inspeção O fator indicado nesta tabela se refere ao limite máximo.

Sistema Informatizado de Legislação da Gestão Administrativa

Sistema Informatizado de Legislação da Gestão Administrativa Page 1 of 9 Sistema Informatizado de Legislação da Gestão Administrativa DECRETO Nº 26.590, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. DODF DE 24.02.2006 Regulamenta a Lei Nº. 442, de 10 de maio de 1993, que dispõe sobre

Leia mais

Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de

Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de esgoto no DF Ressarcimento de danos Nova Redação: Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015. Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos serviços prestados, a serem aplicadas no Município de Nova

Leia mais

TABELA II RECEITA INDIRETA DOS SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS VALOR EM R$

TABELA II RECEITA INDIRETA DOS SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS VALOR EM R$ TABELA II RECEITA INDIRETA DOS SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS VALOR EM R$ 1 Aferição de hidrômetros 35,53 2 Desobstrução de esgoto 61,64 3 Acréscimo por impontualidade Vide Obs 4 Serviço de Religação de água (Social)

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS DA CEG 1.º PARTES a) CEG: COMPANHIA DISTRIBUIDORA DE

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul DECRETO Nº 16.809, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece novos valores tarifários, preços dos serviços a serem cobrados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), valores de contratos de

Leia mais

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html Page 1 of 5 LEI Nº 3.115, DE 05 DE DEZEMBRO DE 1997. Alterada pelas Leis nº 3.279, de 17/03/1999 e nº 3.611, de 26/12/2001 (Observar a Lei nº 3.502, de 26/12/2000 - Conversão dos valores expressos em unidades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ Av. Maestro Sansão, n. 236 Centro Tel. (32) 3696-3300 CEP 36.880-000 MURIAÉ MG CNPJ - 17.947.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ Av. Maestro Sansão, n. 236 Centro Tel. (32) 3696-3300 CEP 36.880-000 MURIAÉ MG CNPJ - 17.947. DECRETO N. 4.132, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre o reajuste do preço das tarifas de água, lixo e outros serviços e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Muriaé, no uso de suas atribuições

Leia mais

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009.

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. Regulamenta o Capítulo VII da Lei nº 4.257, de 02 de dezembro de 2008 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 60, DE 28 DE JULHO DE 2014

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 60, DE 28 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto, fixa os valores dos Preços Públicos dos demais serviços prestados e das infrações aplicadas pelo SAAE-Pedreira, a serem praticados no Município

Leia mais

Atos. ATO Nº 1/2005 (Estabelece os preços para as tarifas de água, esgoto, serviços diversos e dá outras providências).

Atos. ATO Nº 1/2005 (Estabelece os preços para as tarifas de água, esgoto, serviços diversos e dá outras providências). Atos ATO Nº 1/2005 (Estabelece os preços para as tarifas de água, esgoto, serviços diversos e dá outras providências). O DIRETOR GERAL DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE SOROCABA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I 1. O presente Regulamento objetiva estabelecer regras gerais de uso do sistema de abastecimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO Manual de orientação e instrução para regularização e/ou Ocupação na faixa de domínio das Rodovias do Sistema Rodoviário do Distrito Federal. O Gerente de Faixa de Domínio, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013

DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 Revisa o valor dos custos dos serviços, infrações e multas aplicados pela Autarquia Municipal SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e dá outras providências.

Leia mais

SAN.T.IN.NT 33. A.R.T.: Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA;

SAN.T.IN.NT 33. A.R.T.: Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA; 1 / 5 SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTOS 5. REFERÊNCIAS 6. ANEXOS 1. FINALIDADE Esta Norma tem como finalidade disciplinar e padronizar os procedimentos para liberação

Leia mais

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo DECRETO Nº 12.693 DE 25 DE ABRIL DE 2007 Estabelece procedimentos

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ - SP DECRETO Nº 24.162, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ - SP DECRETO Nº 24.162, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 DECRETO Nº 24.162, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 MIGUEL HADDAD, Prefeito do Município de Jundiaí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e, em especial, ao que consta do art. 10 da Lei Municipal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013 NORMATIZA O ATENDIMENTO E OS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DAS DEMANDAS DE USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - DMAE - QUE VERSEM SOBRE VAZAMENTO

Leia mais

PL 146/2009 Processo 347/2009 SAAE DE PORTO FELIZ

PL 146/2009 Processo 347/2009 SAAE DE PORTO FELIZ LEI Nº. 4.785 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2009. DISPÕE SOBRE O DESPEJO DE EFLUENTES SANITÁRIOS NA REDE PÚBLICA, PROCEDENTES DA UTILIZAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, CONFORME ESPECIFICA,

Leia mais

ABASTECIMENTO DE ÁGUA É o fornecimento de água aos usuários da Autarquia, obedecendo-se os padrões recomendados.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA É o fornecimento de água aos usuários da Autarquia, obedecendo-se os padrões recomendados. LEI Nº 1473/2007 REGULAMENTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DE ALVORADA DO SUL SAAE Prefeito do Município de Alvorada do Sul, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei,

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000 CONTRATO ESPECIAL DE FIDELIDADE PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL, COLETA/ AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO, QUE ENTRE SI CELEBRAM A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO - SANASA CAMPINAS

Leia mais

I seja aprovado o projeto arquitetônico;

I seja aprovado o projeto arquitetônico; PROJETO DE LEI Nº 106/2015. INSTITUI A LICENÇA PRÉVIA PARA FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS QUE ESPECIFICA, EM IMÓVEIS E EDIFICAÇÕES QUE NÃO CUMPRAM OS REQUISITOS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO EM VIGOR PARA

Leia mais

Regulamenta os incentivos e benefícios fiscais instituídos pela Lei nº 5.780, de 22 de julho de 2014.

Regulamenta os incentivos e benefícios fiscais instituídos pela Lei nº 5.780, de 22 de julho de 2014. DECRETO Nº 39680 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta os incentivos e benefícios fiscais instituídos pela Lei nº 5.780, de 22 de julho de 2014. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições

Leia mais

DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 180, de 08-11-2010

DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 180, de 08-11-2010 LIBERAÇÃO ARSESP Nº 80, de 08--200 Homologa a inclusão de novos serviços na Tabela de preços e prazos de serviços da SABESP, homologada pelas Deliberações ARSESP 53 e 54/200 A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

DECRETO Nº 3060 DE 29 DE ABRIL DE 1994

DECRETO Nº 3060 DE 29 DE ABRIL DE 1994 Publicado D.O.E. Em 30/04/1994 DECRETO Nº 3060 DE 29 DE ABRIL DE 1994 Aprova o Regulamento de Serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. - EMBASA. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, NO EXERCÍCIO

Leia mais

DECRETO Nº 18.885, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014.

DECRETO Nº 18.885, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. DECRETO Nº 18.885, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Estabelece o Calendário Fiscal de Arrecadação dos Tributos Municipais, o valor da Unidade Financeira Municipal (UFM) e os preços do metro quadrado de terrenos

Leia mais

RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES)

RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES) RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES) 1. Objetivo e Definições 1.1. O presente Regulamento objetiva

Leia mais

NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. Processo n.º 660/2008 - Padrão Processo nº 385/1998 - Normas

NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. Processo n.º 660/2008 - Padrão Processo nº 385/1998 - Normas NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS RELATIVOS À INSTALAÇÃO OBRIGATÓRIA DE CAIXA PADRÃO DE LIGAÇÃO DE ESGOTO, CONFORME DISPÕE O DECRETO 7.218

Leia mais

DECRETO Nº 18.480, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº 18.480, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 18.480, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece o Calendário Fiscal de Arrecadação dos Tributos Municipais para o exercício de 2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso das atribuições

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

Superintendência de Água e Esgoto Av. Hugo Alessi, 50 Industrial Araguari-MG Tel: 0800-283 3579 e-mail: sae@netsite.com.br

Superintendência de Água e Esgoto Av. Hugo Alessi, 50 Industrial Araguari-MG Tel: 0800-283 3579 e-mail: sae@netsite.com.br Lei 4.280 de 09/11/2006 Etabelece diretrizes para o lançamento de esgoto nas redes públicas do sistema de esgotamento sanitário do município de Araguari. A Câmara Municipal de Araguari, Estado de Minas

Leia mais

Contrato de adesão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Contrato de adesão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário Contrato de adesão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário Prezado (a)usuário (a): Este é o seu contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e de

Leia mais

Eficiência Energética. Roberto Carlos da Silva - Técnico Comercial Agosto de 2005

Eficiência Energética. Roberto Carlos da Silva - Técnico Comercial Agosto de 2005 Eficiência Energética Roberto Carlos da Silva - Técnico Comercial Agosto de 2005 Desafios para a Competitividade das Empresas Baixa Eficiência Energética; Necessidade de Novas Tecnologias e de Recursos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO PUBLICADO EM PLACAR Em / / PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS LEI COMPLEMENTAR Nº 173, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2008. Faço saber que: Dispõe sobre permissão de uso, de espaço público, aéreo e subsolo, para instalação

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 002/2010 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Diretor Presidente

Leia mais

SAN.C.IN.NC 06. Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos para a retificação de fatura(s) de água afastamento e tratamento de esgoto.

SAN.C.IN.NC 06. Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos para a retificação de fatura(s) de água afastamento e tratamento de esgoto. 1 / 6 SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. PROCEDIMENTOS 5. CONSIDERAÇÕES GERAIS 6. REFERÊNCIAS 7. ANEXOS 1. FINALIDADE Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL PLANO PU 15/15 A - MODALIDADE:

Leia mais

Considerando a necessidade de conferir maior agilidade na implantação das obras de saneamento básico, visando a melhoria da qualidade de vida;

Considerando a necessidade de conferir maior agilidade na implantação das obras de saneamento básico, visando a melhoria da qualidade de vida; 1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010 Dispõe sobre licenciamento de sistemas de abastecimento de água e sistemas esgotamento sanitário, no Estado de Goiás. O Secretário da Secretaria do Meio Ambiente e dos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA PLANO PU

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO RESOLUÇÃO N 54/2015

CONSELHO MUNICIPAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO RESOLUÇÃO N 54/2015 RESOLUÇÃO N 54/2015 Estabelece os prazos para a execução dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Joinville. O Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgotos,

Leia mais

Decreto n.º 14.644, de 25 de novembro de 2005

Decreto n.º 14.644, de 25 de novembro de 2005 Decreto n.º 14.644, de 25 de novembro de 2005 (Dispõe sobre a regulamentação dos serviços públicos de água, esgoto e drenagem pluvial do Município de Sorocaba) VITOR LIPPI, Prefeito do Município de Sorocaba,

Leia mais

Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos

Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos Pág.: 1/3 1 Objetivo 1.1 Esta Norma de Procedimentos define as políticas e procedimentos básicos para o Parcelamento de Débitos e Financiamento de Serviços

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM - CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM - CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98 DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98 O Conselho Municipal de Meio Ambiente, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei n. o 4.253 de 04.12.85, regulamenta os procedimentos administrativos para

Leia mais

Manual de procedimentos do Alvará de Licença e Funcionamento de Atividade

Manual de procedimentos do Alvará de Licença e Funcionamento de Atividade Manual de procedimentos do Alvará de Licença e Funcionamento de Atividade Prefeitura Municipal de São Leopoldo Secretaria Municipal da Fazenda Coordenadoria Tributária Divisão de Tributos Mobiliários Seção

Leia mais

REGULAMENTO. Página 1 de 5

REGULAMENTO. Página 1 de 5 Promoção Ilimitado Fixo Local Economia Esta promoção é realizada pela VIVO nas seguintes condições: 1. Definições 1.1 Promoção: Oferta de condições especiais para a fruição do STFC na realização de chamadas

Leia mais

ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Estabelece procedimentos para o transporte de bagagens e encomendas nos ônibus utilizados nos serviços de transporte interestadual e internacional de passageiros e para a identificação de seus proprietários

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 86, DE 22 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 86, DE 22 DE MAIO DE 2015 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 86, DE 22 DE MAIO DE 2015 Dispõe sobre a revisão dos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos serviços prestados pelo SAMAE, a serem aplicadas no Município de

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02)

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02) RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002 (D.O.U. de 19/12/02) Dispõe sobre a aprovação do Regulamento Técnico para a Autorização de Funcionamento de empresas interessadas em prestar serviços

Leia mais

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários, altera as Instruções CVM nºs 40, de 7 de novembro de 1984 e 310, de 9 de julho

Leia mais

LEI Nº 1.265 DE 25 DE JUNHO DE 2014

LEI Nº 1.265 DE 25 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a campanha de fiscalização e melhoria da arrecadação de tributos, mediante o sorteio de prêmios e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

ANEXO IV INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL

ANEXO IV INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL ANEXO IV INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL A orientação padrão para a elaboração da PROPOSTA DE TARIFA REFERENCIAL DE ÁGUA (TRA) e TARIFA REFERENCIAL DE ESGOTO objetiva propiciar a Comissão:

Leia mais

ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS

ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS Os valores a serem cobrados dos clientes, resultam na aplicação dos valores da Tarifa Referencial de Água (TRA) e da Tarifa Referencial de Esgoto (TRE),

Leia mais

CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25 WEB-SITE:

CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25 WEB-SITE: CONDIÇÕES GERAIS SANTANDER CAP SORTE FÁCIL I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Santander Capitalização S/A CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25

Leia mais

LEI Nº 8.977, DE 6 DE JANEIRO DE 1995

LEI Nº 8.977, DE 6 DE JANEIRO DE 1995 LEI Nº 8.977, DE 6 DE JANEIRO DE 1995 Dispõe sobre o Serviço de TV a Cabo e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PLANO PU 12/12 T MODALIDADE POPULAR PROCESSO SUSEP

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 A (DISTRIBUIDORA), nos termos da Portaria do Ministério de Minas e Energia - MME, nº 44, de 10 de março

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO Pelo presente instrumento, de um lado: (i) FOZ DE URUGUAIANA S.A, inscrita no CNPJ sob nº 13.015.402/0001-01, com sede

Leia mais

*Decreto 26.200/2012: DECRETO Nº 26.200, DE 16 DE JULHO DE 2012. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 489, DE 31 DE MAIO DE 2012.

*Decreto 26.200/2012: DECRETO Nº 26.200, DE 16 DE JULHO DE 2012. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 489, DE 31 DE MAIO DE 2012. *Decreto 26.200/2012: DECRETO Nº 26.200, DE 16 DE JULHO DE 2012. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 489, DE 31 DE MAIO DE 2012. O Prefeito Municipal de Chapecó, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

BIBLIOTECA REGULAMENTO

BIBLIOTECA REGULAMENTO BIBLIOTECA REGULAMENTO Agosto, 2010 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS... 3 DAS FINALIDADES... 4 DA CONSULTA AO ACERVO... 4 DO EMPRÉSTIMO... 5 DOS TIPOS DE EMPRÉSTIMO... 5 DA RENOVAÇÃO... 6 DA RESERVA DE LIVROS...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014.

Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014. Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014. O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF, usando das atribuições que lhe confere o artigo 48 do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: INVEST CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 93.202.448/0001-79 (NOME FANTASIA DO PRODUTO): INVESTCAP TRAD-PU 03 (12M) MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900283/2013-20

Leia mais

O Conselho Deliberativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, usando de suas atribuições legais aprova e o Presidente promulga a seguinte RESOLUÇÃO.

O Conselho Deliberativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, usando de suas atribuições legais aprova e o Presidente promulga a seguinte RESOLUÇÃO. Resolução N. 004/68 O Conselho Deliberativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, usando de suas atribuições legais aprova e o Presidente promulga a seguinte RESOLUÇÃO. Artigo 1 - Fica aprovado o Regulamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibirataia Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Ibirataia Estado da Bahia DECRETO Nº 3857, de 29 de setembro de 2015. "Institui e Regulamenta a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS e) no Município de Ibirataia e dá outras providências." O Prefeito do Município de Ibirataia,,

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA Capítulo I Da Finalidade Artigo 1 - O presente Regulamento de Empréstimo Pessoal, doravante denominado Regulamento, tem por finalidade definir normas

Leia mais

OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos.

OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos. OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos. VIGÊNCIA DO CONTRATO 1- O contrato de abastecimento de água, recolha de águas residuais

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015.

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015. EDITAL 1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015. A Companhia Energética de Alagoas CEAL, doravante chamada DISTRIBUIDORA, nos termos da Portaria

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

Lei Municipal N.º 2.956

Lei Municipal N.º 2.956 1 Prefeitura Municipal de Volta Redonda Gabinete do Prefeito EMENTA: Institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico do Município, cria Incentivos Fiscais e dá outras providências. A aprova e

Leia mais

DA EMISSÃO DAS DEBÊNTURES. Artigo com redação dada pela Instrução CVM nº 307, de 7 de maio de 1999

DA EMISSÃO DAS DEBÊNTURES. Artigo com redação dada pela Instrução CVM nº 307, de 7 de maio de 1999 TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM N o 281, DE 4 DE JUNHO DE 1998, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM N os 307/99 E 480/09. Dispõe sobre o registro de distribuição pública de debêntures por

Leia mais

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS O Daae (Departamento Autônomo de Água e s) está inspecionando os poços artesianos dos estabelecimentos comerciais, industriais

Leia mais

I - Apresentar Carteira Nacional de Habilitação, categoria A, em validade, expedida há pelo menos dois anos;

I - Apresentar Carteira Nacional de Habilitação, categoria A, em validade, expedida há pelo menos dois anos; CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 10 - O presente regulamento dispõe sobre o serviço de transporte de carga, na modalidade denominada motoentrega, consiste no serviço de entrega e coleta de

Leia mais

CLÁUSULA SEGUNDA Este contrato entrará em vigor por prazo indeterminado após sua publicação e registro em Ofício de Notas competente.

CLÁUSULA SEGUNDA Este contrato entrará em vigor por prazo indeterminado após sua publicação e registro em Ofício de Notas competente. Pelo presente instrumento particular, a COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE (CAERN), inscrita no CNPJ n.º 08.334.385/0001-35, com sede na Avenida Sen. Salgado Filho, n 1555, bairro Tirol,

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 75, DE 14 DE JANEIRO DE 2015

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 75, DE 14 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 75, DE 14 DE JANEIRO DE 2015 Dispõe sobre a revisão tarifária dos serviços de abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e demais preços públicos a ser aplicado no Município

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007. Estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007. Estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares e dá outras providências. ANTEPROJETO DE LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL PARA ESTABELECIMENTO DE NORMAS ESPECIAIS PARA FUNCIONAMENTO DE BARES E SIMILARES NA REGIÃO DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

Classificação DOS EMPREENDIMENTOS DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL:

Classificação DOS EMPREENDIMENTOS DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL: O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3: 55202 TURISMO NO ESPAÇO RURAL NOÇÃO:

Leia mais

LEI Nº 653 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006.

LEI Nº 653 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006. LEI Nº 653 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006. Regulamenta os serviços públicos de água e esgoto operados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Monte Carmelo DMAE, e dá outras providências. O povo do

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul LEI Nº 4.833 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 DISPÕE SOBRE O IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO E SOBRE A TAXA DE COLETA, REMOÇÃO E DESTINAÇÃO DO LIXO PARA O EXERCÍCIO DE 2010, CONCEDE ISENÇÕES E DÁ OUTRAS

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo - de.:il/q±j0=1 O\ LEI COMPLEMENTAR N 256/03 de 1Ode Julho de 2003

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo - de.:il/q±j0=1 O\ LEI COMPLEMENTAR N 256/03 de 1Ode Julho de 2003 Prefeitura Municipal de São José dos Campos Ver LC n 314/06 ~BLIC~DO (~) NO JOR~ AL BOLETIM DO MUNIClPKJ MID o o w.... Nlt) li),(-s

Leia mais

Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial

Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial Ao alugar um imóvel é necessário documentar a negociação por meio de um contrato, de preferência, escrito. O inquilino deve ler atentamente todas

Leia mais

LEI N.º 10.348 DE 4 DE SETEMBRO DE 1987

LEI N.º 10.348 DE 4 DE SETEMBRO DE 1987 LEI N.º 10.348 DE 4 DE SETEMBRO DE 1987 Dispõe sobre instalação e funcionamento de elevadores e outros aparelhos de transporte, e dá outras providências. Jânio da Silva Quadros, Prefeito do Município de

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 79, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 79, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 79, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos demais serviços de água e esgoto a serem aplicados no Município

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA ANP N. 127, DE 30.07.99 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO ANP N. 20, DE 18.06.09 O DIRETOR da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO ANP, no uso de suas atribuições legais, conferidas

Leia mais

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço;

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço; DECRETO N.º 32.250 DE 11 DE MAIO DE 2010. [Publicado no D.O. Rio de 12.05.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.549, de 20.07.2010, publicado no D.O. Rio de 21.07.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.601,

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E/OU ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA AS UNIDADES USUÁRIAS ATENDIDAS PELA (-----------------------------PRESTADOR------------- ---------------).

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PLANO PM 48/48 P - MODALIDADE:

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81)

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1.1 NATUREZA JURÍDICA: Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) 1.2 CONCEITO: Segundo o art. 1º,

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO.1 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.30/0001-94 APLUBCAP ECO.1 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: 15414.0055/011-47

Leia mais

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO Padronização da caixa de amostragem industrial e/ou comercial de efluentes. 1. Localização e infra estrutura da caixa de amostragem de efluentes: 1.1 Esta caixa

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 113 1

LEI COMPLEMENTAR Nº 113 1 LEI COMPLEMENTAR Nº 113 1 Institui a Taxa de Coleta de Lixo no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PR_PU_POPULAR1_S100_1S_CS0834 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº:

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: 03.558.096/0001-04 (PU 15 MESES) - MODALIDADE: TRADICIONAL

Leia mais