RACIOCÍNIO LÓGICO. 04. Se dois dados, um azul e um branco, forem lançados, a probabilidade de sair 5 no azul ou 3 no branco é superior a 2/3.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RACIOCÍNIO LÓGICO. 04. Se dois dados, um azul e um branco, forem lançados, a probabilidade de sair 5 no azul ou 3 no branco é superior a 2/3."

Transcrição

1 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Anagramas são agrupamentos de letras que são obtidos ao se mudar a ordem destas em uma palavra. Cada vez que se muda a ordem das letras, obtém-se um novo anagrama. A quantidade de anagramas da palavra CINEMA que começam por vogal e terminam por consoante é superior a Suponha que, nas Olimpíadas de Londres 2012, 30 atletas participaram do torneio de tiro e todos tinham a mesma probabilidade de vencer. O número de diferentes maneiras para a classificação dos 3 primeiros colocados é inferior a Uma empresa deseja fazer uma seleção para ocupar 3 vagas de vendedor em uma de suas lojas. Após o recrutamento, 12 pessoas se candidataram às 3 vagas de vendedor de uma loja. Assim, existem menos de 250 maneiras de fazer esta escolha. 04. Se dois dados, um azul e um branco, forem lançados, a probabilidade de sair 5 no azul ou 3 no branco é superior a 2/ A probabilidade de um cliente comprar pipoca em uma sessão de cinema é de 0,6. Supondo que as decisões de compra do cliente são eventos independentes, então a probabilidade de que o cliente compre no mínimo uma pipoca em três sessões é superior a 0, Uma premiação de cinema foi realizada em dois dias consecutivos. No primeiro dia, devido a um engarrafamento, 30% dos indicados faltaram à cerimônia de premiação. No segundo dia, devido a uma inundação, compareceram à cerimônia apenas 60% dos indicados aos prêmios. Se no segundo desses dias faltaram 24 pessoas, o número de indicados que compareceram à cerimônia no dia do engarrafamento foi superior a Supondo que uma pesquisa realizada nos anos de 2009, 2010 e 2011, revelou que os totais de pessoas que possuíam celulares aumentaram, respectivamente, 10%, 5% e 10%, cada qual em relação ao ano anterior. Com isso, podemos dizer que o aumento cumulativo das quantidades de pessoas que possuíam celulares nos três anos foi superior a 27%. 08. A base de um retângulo mede uma tampa de caneta mais 2cm, e sua altura mede uma tampa de caneta menos 1cm. Sabendo-se que sua área é de 10cm², podemos afirmar que a medida da base desse retângulo é um número divisível por Sejam as matrizes e seja x ij o elemento genérico de uma matriz X que é a matriz obtida pelo do produto entre as matrizes A e B. Assim, a razão entre X 22 e X 44 é igual a 3/ A transposta de uma matriz qualquer é aquela que se obtém trocando linhas por colunas. Sabendo-se que uma matriz quadrada de segunda ordem possui determinante igual a 5, então o determinante do triplo de sua matriz transposta é igual a 45.

2 GABARITO 01. E Comentário: Primeiramente, devemos lembrar que anagrama significa permutação de letras. Daí, para saber quantos anagramas tem a palavra CINEMA, que começam por vogal e terminam por consoante, basta usar o princípio multiplicativo da seguinte forma: Devemos sempre começar das restrições que foram dadas, lembrando que temos 3 vogais e 3 consoantes: Desta forma, das 6 letras que tínhamos, sobram 4 letras para as demais casas. Logo, Portanto, a palavra CINEMA tem exatamente 216 anagramas (inferior a 220) que começam por vogal e terminam por consoante. Item Errado. 02.C Comentário: Trata-se de um problema de Arranjo, pois a ordem de classificação dos atletas importa. Como sabemos que um mesmo atleta não pode ocupar dois lugares na classificação, deduzimos que o Arranjo é sem repetição. Com isso, teremos o seguinte: Portanto, existem menos de maneiras para a classificação dos 3 primeiros colocados. Daí, o item está Certo. 03. C Comentário: Como as vagas são para o mesmo cargo (vendedor), a ordem com que serão escolhidos os 3 candidatos que as preencherão não importa. Logo, estamos diante de uma questão de Combinação. Daí, temos 12 candidatos para 3 vagas: Logo, o item está certo. 04. E Comentário: Considerando os eventos: A: Tirar 5 no dado azul e P(A) = 1/6 B: Tirar 3 no dado branco e P(B) = 1/6 A probabilidade da união (ou) de dois eventos é dada por:

3 Logo, a probabilidade de sair 5 no azul ou 3 no branco é: Sabendo que 2/3 = 0, e que 11/36 = 0, , então a probabilidade de sair 5 no azul ou 3 no branco é inferior a 2/3, o item está errado. 05. C Comentário: Nesta questão basta lembrarmos de eventos complementares e a resolução se tornará bem mais fácil. Dois eventos são complementares (A e A ) quando a soma de suas probabilidades de ocorrência for igual a 1: P(A) + P(A ) = 1. Veja: Probabilidade de comprar pipoca em uma sessão = 0,6 (60%) Probabilidade de não comprar pipoca em uma sessão = 0,4 (40%) Logo, a probabilidade de que o cliente não compre nenhuma pipoca em três sessões é igual a: P(nenhuma) = P(não comprar). P(não comprar). P(não comprar) P(nenhuma) = 0,4. 0,4. 0,4 = 0,064 Como os eventos A = não comprar nenhuma pipoca em três sessões e A = comprar pelo menos uma (uma, duas ou três) pipoca em três sessões são complementares, a probabilidade de que o cliente compre no mínimo uma pipoca em três sessões é igual a: P(A) + P(A ) = 1 P(A ) = 1 P(A) P(pelo menos uma) = 1 0,064 P(pelo menos uma) = 0,936 Portanto, como a probabilidade é superior a 0,8, então o item está certo. 06. C Comentário: Organizando as ideias em um pequeno esquema, chamando de X o total de indicados, teremos o seguinte: Sabendo que, no segundo desses dias, faltaram 24 pessoas, então: 40%.X = 24 0,4.X = 24 X = 24/0,4 X = 60 (total de indicados)

4 Daí, como a questão pede o número de indicados que compareceram à cerimônia no dia do engarrafamento: Compareceram = 70%.X = 70%. 60 = 0,7. 60 = 42 indicados. Portanto, o item está certo. 07. C Comentário: Neste caso, para facilitar os cálculos, adotaremos que 100 pessoas possuíam celular em Daí, basta calcular os aumentos um a um. Logo: : %.100 = = : %.110 = ,5 = 115, : 115,5+ 10%.115,5= 115,5+ 11,55 = 127,05. Desta forma, o aumento total (cumulativo) foi de 27,05, o que equivale a 27,05% de 100. Então, o item está certo. 08. E Comentário: Do enunciado, adotando que a tampa de caneta tem Xcm, temos que: A área de um retângulo é dada por: base x altura. Com isso, podemos fazer o seguinte: (x+2).(x 1) = 10 x 2 x +2x 2 = 10 x 2 + x 12 = 0 x = 3 x = 4 (não serve) Se x = 3, então a base do retângulo mede: x + 2 = = 5cm. Logo, como a base mede 5cm (não é divisível por 3), o item está errado. 09. E Comentário: Multiplicando as duas matrizes, para encontrar a matriz X, obtemos: Agora, calculando a razão entre X 22 = 18 e X 44 = 27, encontramos:

5 X 22 / X 44 = 18/27 = 2/3. Logo, o item está errado. 10. C Comentário: 1º modo: A questão fala acerca de uma matriz (2x2) cujo determinante é igual a 5. Poderemos construir uma matriz com essas características. Uma possível seria a seguinte: Daí, a matriz transposta de A seria dada por: Agora, descobriremos qual é a matriz que representa o triplo da encontrada acima. Desta forma: E o determinante é igual a Logo, o item está certo. 2º modo: Poderíamos resolver esta questão usando duas propriedades dos determinantes: 1) O determinante de uma matriz e de sua transposta são iguais: det(a) = det(a t ). 2) Se A é matriz quadrada de ordem n e k IR então det(k.a) = k n. det A. Sabemos que det(a) = det(a t ) = 5 e que A é uma matriz de ordem 2 (n = 2). Então usando a propriedade 2 para calcular o determinante do triplo da matriz transposta de A (k = 3), obtemos: det(k.a) = k n. det A det(3.a t ) = det(3.a t ) = 9. 5 det(3.a t ) = 45.

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Bruno fez 1(um) jogo na SENA, apostando nos 6 (seis) números 8, 18, 28, 30, 40 e 50. Automaticamente, Bruno também estará concorrendo à quina (grupo de 5 números), à quadra (grupo

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Treinamento 7 Nível 3 Dias/Horários

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES e a t M Arranjo Combinação e Permutação PÁGINA 33 01 O número de interruptores será igual ao número de combinações de 6 elementos (lâmpadas) tomados de 3 em 3.

Leia mais

Determinantes. 23 de janeiro de 2014

Determinantes. 23 de janeiro de 2014 s s Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial 23 de janeiro de 2014 1 / 19 Sumário s 1 2 3 2 / 19 Sumário

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Análise Combinatória PFC Princípio Fundamental da Contagem O princípio fundamental da contagem está diretamente ligado às situações que envolvem as possibilidades de um determinado evento ocorrer, por

Leia mais

Determinantes. Prof. Márcio Nascimento

Determinantes. Prof. Márcio Nascimento Determinantes Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2015.2 4 de fevereiro

Leia mais

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Termo-Estatística (2013) 2ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na Mecânica Estatística, será muito útil a utilização dos conceitos básicos de Análise Combinatória e Probabilidade. Por ex., uma garota vai sair

Leia mais

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 1. (1 ponto) Assim, Logo,. Daí,. (2 pontos) Portanto, Agora, como é uma P.G. com e razão, temos:

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 1. (1 ponto) Assim, Logo,. Daí,. (2 pontos) Portanto, Agora, como é uma P.G. com e razão, temos: PROCESSO SELETIVO 009- Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 1 A) De acordo com o enunciado, temos a P.A. 4. Assim, de razão r= e soma igual a () Logo,. () Daí,. Portanto, ( pontos) Agora,

Leia mais

Determinantes. Prof. Márcio Nascimento

Determinantes. Prof. Márcio Nascimento Determinantes Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2017.1 17 de outubro

Leia mais

Matemática E Intensivo V. 1

Matemática E Intensivo V. 1 Intensivo V. Exercícios 0) 0) Seja o termo geral n, então: Par, temos: a.. Par, temos: a.. Par, temos: a. 9 8. Então a + a + a + + 8. Sabemos que para uma sequência ser denominada P.A. a diferença entre

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ADA º BIMESTRE CICLO I 08 MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ITEM DA ADA Um sistema de equações pode ser usado para representar situações-problemas da matemática ou do dia-a-dia. Assinale a alternativa

Leia mais

Encontro 5: Permutação e resolução de exercícios de contagem

Encontro 5: Permutação e resolução de exercícios de contagem Encontro 5: Permutação e resolução de exercícios de contagem Relembrando: Princípio Aditivo: Sejam e conjuntos disjuntos, isto é, conjuntos com interseção vazia. Se possui m elementos e se possui n elementos,

Leia mais

Módulo de Matrizes e Sistemas Lineares. O Conceito de Matriz

Módulo de Matrizes e Sistemas Lineares. O Conceito de Matriz Módulo de Matrizes e Sistemas Lineares O Conceito de Matriz Matrizes e Sistemas Lineares O Conceito de Matriz 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Considere a matriz a) Determine a sua entrada a 23.

Leia mais

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente.

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente. 36. [C] Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente. A resposta é 12. 37. [C] Como cada tarefa pode ser distribuída de três modos distintos, podemos concluir, pelo Princípio

Leia mais

MATEMÁTICA Professores: Andrey, Cristiano e Julio

MATEMÁTICA Professores: Andrey, Cristiano e Julio MATEMÁTICA Professores: Andrey, Cristiano e Julio Questões Substituindo os valores dados na fórmula teremos: x 1 = x 0+1 = (x 0 )2 +a 2.x 0 = (2)2 +5 = 9 2.2 4 e x 2 = x 1+1 = (x 1 )2 +a = ( 9 4 )2 +5

Leia mais

Raciocínio Lógico. Sabendo que o triângulo ABC é congruente ao triângulo DCE, então o valor da soma de e é superior a 20º.

Raciocínio Lógico. Sabendo que o triângulo ABC é congruente ao triângulo DCE, então o valor da soma de e é superior a 20º. Raciocínio Lógico 01- O campus de uma Universidade está sendo ampliado e passará a ter 18 prédios de ensino. Se a quantidade atual de prédios de ensino da Universidade supera em 4 unidades a quantidade

Leia mais

Matéria Exame 2 Colegial. Aula 1 Matrizes. Aula 2 Matrizes: Igualdade, adição e subtração. Aulas 3 e 4 Multiplicação de matrizes

Matéria Exame 2 Colegial. Aula 1 Matrizes. Aula 2 Matrizes: Igualdade, adição e subtração. Aulas 3 e 4 Multiplicação de matrizes Matéria Eame Colegial Aula Matries Aula Matries: Igualdade, adição e subtração Aulas e Multiplicação de matries Aulas 5 e 6 Determinantes: Ordens, e Aula 7 Sistemas Lineares Aulas 8 Sistemas Lineares:

Leia mais

RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem

RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem RESPOSTA Princípio Fundamental da contagem Monitores: Juliana e Alexandre Exercício 1 Para resolver esse exercício, devemos levar em consideração os algarismos {0, 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9}. Para que esse

Leia mais

Determinantes. 23 de março de 2015

Determinantes. 23 de março de 2015 s Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2014.2

Leia mais

Elaine Cristina e Aline Heloisa

Elaine Cristina e Aline Heloisa ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ANO 2018 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Valor: Elaine Cristina e Aline Heloisa Matemática 30 pontos ALUNO (a) SÉRIE 2º ANO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade 1) Dada a palavra AMORECO, responda as seguintes questões: a) Quantos são seus anagramas? = 2520 b) Quantas são os anagramas que começam e terminam por consoante?.

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE OMBINATÓRIA ANÁLISE OMBINATÓRIA é uma parte da matemática que estuda os agrupamentos de elementos sem precisar enumerá-los. A origem desse assunto está ligada ao estudo dos jogos de azar, tais

Leia mais

Professor: LEONARDO, THIAGO E CARLOS JR. Turma: 31 Nota: Questão 3. a) 40 min. b) 240 min. a) 1 2. b) 1 64 c) 400 min. d) 480 min.

Professor: LEONARDO, THIAGO E CARLOS JR. Turma: 31 Nota: Questão 3. a) 40 min. b) 240 min. a) 1 2. b) 1 64 c) 400 min. d) 480 min. Obs.: Data: 18/11/014 ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou preta, respostas à lápis não serão consideradas para

Leia mais

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 Newton José Vieira 23 de setembro de 2007 Matemática Discreta Capítulo 2 SUMÁRIO Problemas Básicos de Combinatória As Regras da Soma e do Produto

Leia mais

a) Em quantas ordem quatro pessoas podem senta num sofá de 4 lugares?

a) Em quantas ordem quatro pessoas podem senta num sofá de 4 lugares? ANÁLISE COMBINATÓRIA 1. PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM A análise combinatória é um ramo da matemática que tem por objetivo resolver problemas que consistem, basicamente em escolher e agrupar os elementos

Leia mais

= 3 modos de escolher duas pessoas 2

= 3 modos de escolher duas pessoas 2 01. x/(x+0) /3 ó x 40 Resposta: E 0. [E] RESOLUÇÃO REVENEM 3 De acordo com o gráfico, temos que o número total de filhos é dado por 71 + 6 + 3. Portanto, como sete mães tiveram um único filho, segue que

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO) EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO DE SARGENTOS 2020-21 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Análise Combinatória PFC Princípio Fundamental da Contagem O princípio fundamental da contagem está diretamente ligado às situações que envolvem as possibilidades de um determinado evento ocorrer, por

Leia mais

aplicando a regra de Sarrus para o cálculo de determinantes de terceira ordem, temos:

aplicando a regra de Sarrus para o cálculo de determinantes de terceira ordem, temos: Problema 1 Calcular a matriz inversa da matriz A = 0 1 Resolução Bom, para se resolver exercícios que envolvem o cálculo de matrizes inversas é necessário partir de algumas definições básicas. Assim, há

Leia mais

Módulo de Introdução à Probabilidade. Ferramentas Básicas. 2 a série E.M.

Módulo de Introdução à Probabilidade. Ferramentas Básicas. 2 a série E.M. Módulo de Introdução à Probabilidade Ferramentas Básicas. a série E.M. Probabilidade Ferramentas Básicas Exercícios Introdutórios Exercício. Uma prova é composta por 5 questões de múltipla escolha com

Leia mais

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO:

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO: GABARITO - ANO 018 OBSERVAÇÃO: Embora as soluções neste gabarito se apresentem sob a forma de um texto explicativo, gostaríamos de salientar que para efeito de contagem dos pontos adquiridos, na avaliação

Leia mais

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 O QUE É COMBINATÓRIA

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 O QUE É COMBINATÓRIA Matemática Discreta Capítulo 2 SUMÁRIO COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 Newton José Vieira 23 de setembro de 2007 Problemas Básicos de Combinatória As Regras da Soma e do Produto

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE 2 3 4 11) Assinale a alternativa correta em relação à sequência: ( 2, 2, 2, 2,K). A A mesma sequência pode ser representada por ( 2, 4, 8, 16, K) B É uma progressão geométrica de razão igual a -2. C É

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 2 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica. Barbosa, L.S.

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica. Barbosa, L.S. Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica Barbosa, L.S. leonardosantos.inf@gmail.com 4 de junho de 014 Sumário I Provas 5 1 Matemática 013 1 7 II Soluções 11 Matemática

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Matemática e Raciocínio Lógico da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/RS 2014,

Leia mais

AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98.

AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98. AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98. ÍNDICE: Estatística e conteúdos abordados na prova de 2018 1... 5 Prova

Leia mais

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard DETERMINANTE Aulas 0 a 05 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário DETERMINANTE... Exemplo... Exemplo...... Exemplo...... TEOREMA DE LAPLACE... I) COFATOR... Exemplo... II)

Leia mais

3. Calcule o determinante das matrizes abaixo.

3. Calcule o determinante das matrizes abaixo. Gabarito - Lista de Exercícios # Professor Pedro Hemsley Calcule o determinante das matrizes x abaixo deta = det = ( ) = detb = det = = 9 detc = det = 9 8 ( ) = 8 detd = det = = 0 0 dete = det = 0 ( 9)

Leia mais

Determinantes - Parte 02

Determinantes - Parte 02 Determinantes - Parte 02 Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2017.2 07

Leia mais

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard DETERMINANTE Aulas 0 a 05 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário DETERMINANTE... Exemplo... Exemplo...... Exemplo...... TEOREMA DE LAPLACE... I) COFATOR... Exemplo... II)

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web Ita analise combinatoria 1. (Ita 2016) Pintam-se N cubos iguais utilizando-se 6 cores diferentes, uma para cada face. Considerando que cada cubo pode ser perfeitamente distinguido dos demais, o maior valor

Leia mais

Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite Valor :30pontos Nota:

Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite Valor :30pontos Nota: ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO JANEIRO/2015 RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite

Leia mais

Ensino Médio. Fatorial

Ensino Médio. Fatorial As Permutações Comentários: As primeiras atividades matemáticas da humanidade estavam ligadas à contagem de objetos de um conjunto, enumerando seus elementos. As civilizações antigas, como egípcia, babilônia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula Forma diagonal de uma matriz diagonalizável

Álgebra Linear I - Aula Forma diagonal de uma matriz diagonalizável Álgebra Linear I - Aula 18 1 Forma diagonal de uma matriz diagonalizável 2 Matrizes ortogonais Roteiro 1 Forma diagonal de uma matriz diagonalizável Sejam A uma transformação linear diagonalizável, β =

Leia mais

Lista de exercícios 5 Determinantes

Lista de exercícios 5 Determinantes Universidade Federal do Paraná semestre 015. Algebra Linear, CM 005 Olivier Brahic Lista de exercícios 5 Determinantes Exercício 1: Seja A := 3 1 3 3 Encontre os valores dos menores det(m,1 ), det(m, )

Leia mais

Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade IV ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Análise combinatória Analise combinatória é a área da Matemática que trata dos problemas de contagem. Ela é utilizada para contarmos o número de eventos

Leia mais

Determinantes - Parte 02

Determinantes - Parte 02 Determinantes - Parte 02 Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2017.1 23

Leia mais

Prova Resolvida Raciocínio Lógico (ANAC/2016) Prof. Guilherme Neves

Prova Resolvida Raciocínio Lógico (ANAC/2016) Prof. Guilherme Neves Prova Resolvida Raciocínio Lógico (ANAC/2016) 71. (ANAC 2016/ESAF) Sabendo que os valores lógicos das proposições simples p e q são, respectivamente, a verdade e a falsidade, assinale o item que apresenta

Leia mais

Aula 5 - Produto Vetorial

Aula 5 - Produto Vetorial Aula 5 - Produto Vetorial Antes de iniciar o conceito de produto vetorial, precisamos recordar como se calculam os determinantes. Mas o que é um Determinante? Determinante é uma função matricial que associa

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 2014/20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Matemática ALUNO (a) SÉRIE 2º ano 1. OBJETIVO

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Estatística e Raciocínio Lógico da prova de Analista da SEFAZ/PI 015. Resolvi as questões

Leia mais

Resolução Simulado 16 de maio de 2014 SEMI

Resolução Simulado 16 de maio de 2014 SEMI Questão 1 Gabarito: 15 Resolução Simulado 16 de maio de 2014 SEMI Questão 1 Item 01. Número primos menores que 0: {2,,5,7,11,1,17,19,2,29} Como a ordem dos números não altera o produto, trata-se de uma

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1 (Ita 018) Uma progressão aritmética (a 1, a,, a n) satisfaz a propriedade: para cada n, a soma da progressão é igual a n 5n Nessas condições, o determinante da matriz a1 a a a4 a5 a 6 a a a 7 8 9 a)

Leia mais

Solução da prova da 1.ª Fase. b) Queremos os números interessantes do tipo ABC6. Isso implica que A x B x C = 6. Temos dois casos a considerar:

Solução da prova da 1.ª Fase. b) Queremos os números interessantes do tipo ABC6. Isso implica que A x B x C = 6. Temos dois casos a considerar: Solução da prova da 1.ª Fase Nível 3 Ensino Médio 1. a Fase 15 de setembro de 018 QUESTÃO 1 a) Para que o número 14A8 seja interessante devemos ter: 1 x 4 x A = 8; logo, A =. b) Queremos os números interessantes

Leia mais

2. (Ufrj 2003) Os números reais a, b, c e d formam, nesta ordem, uma progressão aritmética. Calcule o determinante da matriz

2. (Ufrj 2003) Os números reais a, b, c e d formam, nesta ordem, uma progressão aritmética. Calcule o determinante da matriz 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Uff 2000) Numa progressão aritmética, de termo geral aš e razão r, tem-se a=r=1/2. Calcule o determinante da matriz mostrada na figura adiante. 2. (Ufrj 2003) Os números reais

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Seja a seguinte sequência lógica: A, C, F, J, O,.... Sabendo que esta sequência segue um padrão lógico na sua formação, a próxima letra desta sequência é: a) W b) Z c) Y d) U e) T

Leia mais

Introdução. Alterações: Não há;

Introdução. Alterações: Não há; FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO MARIA TEIXEIRA FILHO PROFESSOR: ANDRÉ GOMES CARDOSO MATRÍCULA: 09208778 SÉRIE: 3ª SÉRIE

Leia mais

Determinantes - Parte 02

Determinantes - Parte 02 Determinantes - Parte 02 Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2015.1 10

Leia mais

Determinante de uma matriz quadrada

Determinante de uma matriz quadrada Determinante de uma matriz quadrada A toda matriz quadrada A está associado um número real, chamado determinante de A. Ele é obtido por meio de certas operações com os elementos da matriz. O determinante

Leia mais

Questão 2. Questão 1. Questão 3. Resposta. Resposta. Resposta

Questão 2. Questão 1. Questão 3. Resposta. Resposta. Resposta ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço a ela reservado. Não basta escrever apenas o resultado final: é necessário mostrar os cálculos ou o raciocínio utilizado. Questão Emumasalaháumalâmpada,umatelevisão

Leia mais

Módulo de Introdução à Probabilidade. Ferramentas Básicas. 2 a série E.M.

Módulo de Introdução à Probabilidade. Ferramentas Básicas. 2 a série E.M. Módulo de Introdução à Probabilidade Ferramentas Básicas. a série E.M. Probabilidade Ferramentas Básicas Exercícios Introdutórios Exercício. Uma prova é composta por 5 questões de múltipla escolha com

Leia mais

DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA

DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA ----------------- QUESTÃO 1 ------------------- são problemas de contagem que envolvem situações nas quais a ordem não é importante. a) Permutações b) Permutações com repetição

Leia mais

Uma matriz m x n é um quadro de elementos dispostos em m linhas e n colunas. Os valores de m e n são sempre positivos e inteiros.

Uma matriz m x n é um quadro de elementos dispostos em m linhas e n colunas. Os valores de m e n são sempre positivos e inteiros. MATRIZES DEFINIÇÃO Uma matriz m x n é um quadro de elementos dispostos em m linhas e n colunas. Os valores de m e n são sempre positivos e inteiros. M = à M é uma matriz 2 x 3. Cada elemento da matriz

Leia mais

É com grande satisfação que estamos novamente aqui na Editora Ferreira publicando mais um artigo sobre Raciocínio Lógico-Quantitativo (RLQ).

É com grande satisfação que estamos novamente aqui na Editora Ferreira publicando mais um artigo sobre Raciocínio Lógico-Quantitativo (RLQ). Olá amigo(a) concurseiro(a), tudo bem? É com grande satisfação que estamos novamente aqui na Editora Ferreira publicando mais um artigo sobre Raciocínio Lógico-Quantitativo (RLQ). Em nosso artigo de hoje

Leia mais

Gabarito da Prova da Primeira Fase - Nível Beta

Gabarito da Prova da Primeira Fase - Nível Beta Gabarito da Prova da Primeira Fase - Nível Beta Questão 1 10 pontos Determine todos os números inteiros positivos n que satisfazem a condição Solução: Veja que n 2 7n n + 1 n 2 7n n + 1 Z nn + 1 8n n +

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Alguns Conceitos Básicos de Contagem As ideias de contagem se relacionam com

Leia mais

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Luan Arjuna 1 Introdução Uma das maiores preocupações dos matemáticos da antiguidade era a determinação de comprimentos: desde a altura de um edifício até a distância entre duas cidades,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO FUNDAMENTAL 2016-1 PREENCHIMENTO DA GRADE NOMENCLATURA Um número qualquer. Exemplo: x. O dobro de um número. Exemplo: 2.x O triplo desse número. Exemplo: 3.x Problema Qual é o triplo de 15? Triplo:

Leia mais

MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS UFSC 2003 A 2011

MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS UFSC 2003 A 2011 MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS UFSC 2003 A 20 (UFSC 2003) Assinale no cartão-resposta a soma dos números associados à(s) proposição(ões) CORRETA(S). 0. O número de elementos de uma matriz quadrada

Leia mais

Determinante x x x. x x (Ime 2013) Seja o determinante da matriz. O número de possíveis valores

Determinante x x x. x x (Ime 2013) Seja o determinante da matriz. O número de possíveis valores Determinante. (Ime 0) Seja o determinante da matriz de x reais que anulam é a) 0 b) c) d) e) x x x. x x O número de possíveis valores. (Uepg 0) Sobre a matriz cos 0 sen 0 0) A sen 0 cos 0 0) det A. t cos

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 3 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

1 Determinante. det(a) = ρ. ( 1) J a 1j1 a 2j2... a njn. Exemplo 1.6. Determinante de 3a. ordem: a 11 a 12 a 13. a 21 a 22 a 23.

1 Determinante. det(a) = ρ. ( 1) J a 1j1 a 2j2... a njn. Exemplo 1.6. Determinante de 3a. ordem: a 11 a 12 a 13. a 21 a 22 a 23. 1 Determinante Determinante é uma função que associa a cada matriz quadradada A n n um número real Mais especificamente, é um número que obtemos através de produtos e somas dos elementos da matriz obedecendo

Leia mais

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE www.elitecampinas.com.br Fone: (19) -71 O ELITE RESOLVE IME 004 PORTUGUÊS/INGLÊS Você na elite das universidades! UNICAMP 004 SEGUNDA FASE MATEMÁTICA www.elitecampinas.com.br Fone: (19) 51-101 O ELITE

Leia mais

SIMULADO OBJETIVO S4

SIMULADO OBJETIVO S4 SIMULADO OBJETIVO S4 9º ano - Ensino Fundamental º Trimestre Matemática Dia: 5/08 - Sábado Nome completo: Turma: Unidade: 018 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - º TRI 1. A prova terá duração

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS Prof. Patricia Caldana Seno, Cosseno e Tangente de um arco Dado um arco trigonométrico AP de medida α, chamam-se cosseno e seno de α a abscissa e a ordenada do ponto P, respetivamente.

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 de maio de 2017 Introdução A Análise Combinatória é a parte da Matemática

Leia mais

Lista de Revisão para Substitutiva e A.P.E. Matrizes Determinantes Sistemas Lineares Números Complexos Polinômios

Lista de Revisão para Substitutiva e A.P.E. Matrizes Determinantes Sistemas Lineares Números Complexos Polinômios Nome: nº Data: / _ / 017 Professor: Gustavo Bueno Silva - Ensino Médio - 3º ano Lista de Revisão para Substitutiva e A.P.E. Matrizes Determinantes Sistemas Lineares Números Complexos Polinômios 3 3 a a

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Verificando que em cada termo: o número de cubos cinzentos é igual à

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER

ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER FATORIAL Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: - Para n=0: 0!=1 - Para n=1: 1!=1 - Para n=2: 2!=21=2 - Para n=3: 3!=321=6 - Para n=4: 4!=4321=24

Leia mais

GAAL - Primeira Prova - 06/abril/2013. Questão 1: Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z.

GAAL - Primeira Prova - 06/abril/2013. Questão 1: Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z. GAAL - Primeira Prova - 06/abril/203 SOLUÇÕES Questão : Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x, y e z. x + ay z = x + y + 2z = 2 x y + az = a Determine todos os valores de a para os quais

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 11 DETERMINANTES. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA MÓDULO 11 DETERMINANTES. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 11 DETERMINANTES INTRODUÇÃO Neste módulo, não daremos a definição padrão de determinantes via somatório envolvendo sinais de permutações, pois não há necessidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR PROF.: MARCELO SILVA.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR PROF.: MARCELO SILVA. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR PROF.: MARCELO SILVA Determinantes Introdução Como já vimos, matriz quadrada é a que tem o mesmo número

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM 1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2016) Suponha que nos Jogos Olímpicos de 2016 apenas um representante do Brasil faça parte do grupo de atletas que disputarão a final da prova de natação dos 100 metros

Leia mais

Probabilidade e Estatística Preparação para P1

Probabilidade e Estatística Preparação para P1 robabilidade e Estatística reparação para rof.: Duarte ) Uma TV que valia R$ 00,00, entrou em promoção e sofreu uma redução de 0% em seu preço. Qual é o novo preço da TV? ) Um produto foi vendido por R$

Leia mais

a 21 a 22... a 2n... a n1 a n2... a nn

a 21 a 22... a 2n... a n1 a n2... a nn Projeto TEIA DO SABER 2006 UNESP Campus de Guaratinguetá Secretaria de Estado da Educação, SP. Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá Coordenador Prof. Dr. José Ricardo Zeni Metodologias de Ensino

Leia mais

A multiplicação de matrizes não é uma operação

A multiplicação de matrizes não é uma operação A multiplicação de matrizes não é uma operação tão simples como as outras já estudadas até aqui; não basta multiplicar os elementos correspondentes. Vamos introduzi-la por meio da seguinte situação: Durante

Leia mais

XXXVII OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase 9 de agosto de 2014 Nível (6º e 7º anos do Ensino Fundamental)

XXXVII OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase 9 de agosto de 2014 Nível (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) XXXVII OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase 9 de agosto de 2014 Nível (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) Resoluções www.opm.mat.br PROBLEMA 1 a) O total de segundos destinados à visualização

Leia mais

Resolução prova de matemática UDESC

Resolução prova de matemática UDESC Resolução prova de matemática UDESC 009. Prof. Guilherme Sada Ramos Guiba 1. O enunciado da questão omite a palavra, mas quer dizer que 0% dos aprovados passaram somente na disciplina A, 50% passaram somente

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS 1 Números inteiros, racionais e reais. 1.1 Problemas de contagem. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções; divisão proporcional. 3.1 Regras de três simples

Leia mais

Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis:

Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis: Analise Combinatória 1 1.1 Princípio Aditivo Exemplo 1.1 Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis: 4 opções de refrigerante: R 1, R 2, R 3 e R 4 ; 3 opções de

Leia mais

Exemplos e Contra-Exemplos

Exemplos e Contra-Exemplos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 7 Exemplos e Contra-Exemplos Você que já tentou resolver alguns problemas de provas anteriores de Olimpíada de Matemática

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 016-17 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA Sejam

Leia mais

SIMULADO OBJETIVO S4

SIMULADO OBJETIVO S4 SIMULADO OBJETIVO S4 7º ano - Ensino Fundamental º Trimestre Matemática Dia: /08 - Sábado Nome completo: Turma: Unidade: 018 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - º TRI 1. A prova terá duração

Leia mais

QUESTÃO 16 A figura abaixo representa um pentágono regular, do qual foram prolongados os lados AB e DC até se encontrarem no ponto F.

QUESTÃO 16 A figura abaixo representa um pentágono regular, do qual foram prolongados os lados AB e DC até se encontrarem no ponto F. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 0 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 A figura abaixo representa um pentágono regular, do qual foram

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Elias

Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Elias Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Elias Matemática Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017 Aluno(a): N o : Turma: 1) (Ufes)

Leia mais