AVALIAR NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS OS DESAFIOS DESSE PROCESSO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAR NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS OS DESAFIOS DESSE PROCESSO?"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PDE PROFESSORA PDE: KARINA ALEXANDRA ALMEIDA PRESTES PROFESSORA ORIENTADORA: RITA DE CÁSSIA SILVA BERGAMASCO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: CADERNO PEDAGÓGICO AVALIAR NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS OS DESAFIOS DESSE PROCESSO? PONTA GROSSA 2008

2 Caro leitor Com base nos preceitos de inclusão, todo aluno deve ser visto como um ser singular, com capacidade individual. Desta forma, todos os processos de aprendizagem, inclusive a avaliação, devem ser assim considerados. As atividades presentes neste caderno didático, fazem parte de um projeto fundamentado nas teorias de Jussara Hoffmann, Pedro Demo, Cipriano Luckesi, e Charles Hadji, onde todas as produções dos alunos serão examinadas, com base na avaliação diária, formativa/mediadora, defendida pelos teóricos citados. Os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental serão o alvo, portanto, as atividades estarão de acordo com esta faixa etária. A prioridade é desenvolver o gosto do aluno pela língua inglesa, através de exercícios e situações estimulantes e significativas, onde cada um seja capaz de ampliar seus conhecimentos, e principalmente sua visão de mundo. Desta forma serão usados mecanismos avaliativos para acompanhar e interferir, quando necessário, nesse processo. Pretende-se que nossos alunos entendam que esta é uma prática, principalmente reflexiva, onde toda a história deles em sala será considerada, e a partir dela, possível fazer um diagnóstico individual, inclusivo e mais justo de avaliação. O esforço e as tentativas de acerto merecem tanta atenção, quanto os resultados finais. Trata-se de uma mudança de metodologia, visando gerar no aluno uma postura de maior iniciativa, responsável, transformando-o num indivíduo ativo, participante, capaz de criar suas próprias atividades, dentro de suas expectativas e reais possibilidades. A autora.

3 Unidade 1: Atividades avaliativas. Gêneros textuais: história infantil (anexo 1) e texto informativo Tema: Cores, gênero textual, uso do dicionário, oralidade, listening, Conteúdo estruturante: Discurso como prática social. Objetivos: Expor o background do aluno, desenvolver a análise crítica do discurso, incentivar a participação oral e o aprendizado dos conteúdos presentes no tema. A intenção é levar o aluno a compreender que a crítica pela crítica não tem nenhum efeito positivo, ele precisa ter argumentos e conhecimento do assunto discutido. Essa é uma forma de incentivar o gosto pelo aprendizado, mostrar a importância da socialização. O aluno precisa ter segurança na hora de expor suas idéias para podermos aumentar sua autoestima e motivação. Esta primeira unidade apresenta um livro de contos de fada como forma de incentivar o aluno na leitura, trazendo para sala de aula uma atmosfera infantil, agradável, possível de apresentar o inglês para muitos alunos que nunca tiveram contato com outra língua. Eles terão oportunidade de fazer leitura, desenvolvendo a oralidade e listening. Participar de atividades em grupo, em pares ou individualmente, pretendendo conseguir assim, maior integração com os colegas. Ao expor suas idéias, o aluno percebe a individualidade de cada um, aceitando as diferenças encontradas e respeitando os direitos de escolha. Avaliação sócio-metiva: Comprometimento em resolver as atividades, disposição para enfrentar desafios, relacionamento com os demais colegas de classe, expressão crítica de suas idéias e respeito pelo ponto de vista alheio. Atividades 1 e 6: Contato e leitura da língua inglesa, atividade oral, uso de palavras transparentes, aquisição de novo vocabulário, expressão crítica, interpretação dos textos apresentados e domínio de gêneros textuais. Atividades 2, 3 e 6: Desenvolvimento linguístico, uso dos saberes adquiridos, produção escrita. Atividade 4: listening Atividade 5: Memorização e uso do novo vocabulário.

4 UNIDADE 1: THE COLORFUL FAIRY As fadas são seres imaginários, possuidoras de poderes mágicos, muito presentes nas histórias infantis. Você consegue lembrar se de uma dessas histórias? Comente com seus colegas. 1. Nessa primeira unidade, você vai ouvir uma dessas histórias mágicas e depois responder as questões abaixo: a. Que tipo de texto é esse? b. Qual é o grande sonho da fada? c. Em quais cores a fada se transforma? d. Que justificativa cada uma das crianças dá nas escolhas feitas? e. Na resposta de William: That s the color of nature: trees, leaves, grass. Green is very beautiful!!!, a que elementos da natureza ele se refere? f. Todas as crianças da história respondem que as cores escolhidas são beautiful. O que será que ela significa? Se não souber, consulte o dicionário. 2. Na lista de cores abaixo, qual delas você conhece em inglês? Junto com um colega montem um vocabulário. a. Amarelo: b. Azul claro: c. azul escuro: d. verde claro: e. verde escuro: f. laranja: g. preto: h. branco: i. rosa: j. roxo: k. vermelho: l. cinza: m. prateado: n. dourado:

5 3. Pinte a fadinha com as cores pedidas. 4. Marque as cores que você ouvir. a. ( ) YELLOW b. ( ) RED ( ) BLUE ( ) BLACK ( ) DARK GREEN ( ) ORANGE c. ( ) GOLDEN d. ( ) LIGHT BLUE ( ) BROWN ( ) PINK ( ) WHITE ( ) SILVERY 5. Responda as charadinhas. Atenção, todas as respostas têm cores em inglês. a. O que é um pontinho marrom no pulmão? b. O que é um pontinho preto visto no microscópio? c. O que é um pontinho amarelo no céu? d. O que é um pontinho vermelho rodando em alta velocidade? e. Qual leite é mais dourado? f. O que é um pontinho verde cantando no jardim?

6 6. Leia o texto abaixo e faça o que se pede. Birds are the most colorful terrestrial vertebrates. Only insects, coral and fishes rival them among all the animals. You can see many colors: dark and light blue, green, red, yellow, etc. Birds often use colors to identify other members and to hold it together. Males are more colorful or ornamented than females in most, but not all, bird species. a.grife todas as palavras transparentes. Use o lápis YELLOW. b.escreva nos parênteses (F) para false ou (T) para true. ( ) Os pássaros são os animais terrestres mais coloridos. ( ) Os pássaros usam suas penas para identificar membros do mesmo grupo. ( ) As fêmeas são mais coloridas que os machos na maioria das espécies. ( ) Apenas os insetos, corais e peixes podem concorrer com os pássaros em beleza de cores. ( ) Os pássaros nunca vivem juntos. c.o que esse texto tem de diferente da história The colorful fairy? Qual a intenção do autor? d.se esses animais existem na natureza, por que é tão difícil encontrá-los? Quais pássaros são mais comuns na sua cidade? Discuta esse assunto com sua professora e colegas. e.pinte com o lápis RED, as cores encontradas no texto. f. Faça um lista de palavras que você não conhece para aumentar seu vocabulário. Use o caderno.

7 Unidade 2: Atividades avaliativas. Gêneros textuais: Poemas (anexo 2) e diálogo Tema: Animais, pronomes pessoais, gênero textual, oralidade, listening. Conteúdo estruturante: Discurso como prática social. Objetivos: Expor o background do aluno, desenvolver a análise crítica do discurso, incentivar a participação oral e o aprendizado dos conteúdos presentes no tema. A intenção é levar o aluno a compreender que a crítica pela crítica não tem nenhum efeito positivo, ele precisa ter argumentos e conhecimento do assunto discutido. Essa é uma forma de incentivar o gosto pelo aprendizado, mostrar a importância da socialização. O aluno precisa ter segurança na hora de expor suas idéias para podermos aumentar sua autoestima e motivação. Na unidade 2, os alunos terão contato com poemas infantis, dentro do tema proposto e a partir deles, produzirão os seus próprios. O assunto ficará em torno da utilidade e do tratamento dado aos animais, como forma de desenvolver uma postura mais consciente do cuidado com a preservação de espécies e do meio ambiente. Avaliação sócio-metiva: Comprometimento em resolver as atividades, disposição para enfrentar desafios, relacionamento com os demais colegas de classe, expressão crítica de suas idéias e respeito pelo ponto de vista alheio. Atividades 1, 5, 6 e 7: Contato e leitura da língua inglesa, atividade oral, uso de palavras transparentes, aquisição de novo vocabulário, expressão crítica, interpretação dos textos apresentados, domínio de gêneros textuais, reforço dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior. Atividades 2, 3, 5 e 8: Desenvolvimento linguístico, uso dos saberes adquiridos, produção escrita. Atividade 4: produção escrita, expressão oral.

8 UNIDADE 2: ANIMAL POEMS. Há muitos séculos o homem vê e utiliza os animais de várias maneiras. Os cães para caçar ou cuidar dos rebanhos, que por sua vez, junto com os cavalos serviam como meio de locomoção. Muitos interessavam apenas como alimento. Os gatos ajudavam no controle de ratos e as aves ornamentavam e alegravam as casas. Hoje em dia os bichinhos servem, principalmente como companhia. Vários estudos apontam os benefícios do convívio com animais de estimação na formação de crianças e também de adultos. Apesar de tantas utilidades e carinho que recebemos deles, ainda encontramos muitas pessoas que maltratam ou fazem mau uso dos animais. Comente esse assunto com sua turma. 1. Agora leia os poemas sobre os animais e faça o que se pede. a. Em seu caderno, identifique os animais citados nos poemas. b. Ainda no seu caderno, procure relacionar os animais encontrados no exercício anterior, com sua cor ou cores características. Faça em inglês. 2. Vamos juntos construir um jogo da memória? 3. Responda, em inglês, que animais correspondem às seguintes características? a. Fiel, amigo do homem: b. Fornece o leite: c. Não é pessoa, mas gosta de cantar: d. Bonita, elegante, tem pescoço comprido: e. Feroz, selvagem, rei dos animais: 4. Formando pequenos grupos, crie seus próprios poemas e depois apresente-os para a turma. 5. Preste atenção no seguinte diálogo e responda em português: Hi Charles, how are you? Hello Dyana. I am fine. Look my dog Star! Oh, how beautiful it is! It s so white. Yes, and you, do you have animals? Yes, I have two dogs. One is black and the other is brown. I have fish, too. They are colorful. Great! Well, I have to go. Bye. Bye. Good to see you.

9 a. Que animal a Dayana tem e qual a cor dele? b. E quanto ao Charles? Ele tem um bichinho de estimação? Como ele se chama? c. Grife com o lápis GREEN, os cumprimentos usados. 6. Que tipo de texto é esse? É igual aos anteriores? 7. Quais os tipos de texto que foram mostrados até agora? Você sabe como identificar cada um deles? 8. Desenhe: ANIMALS Elephant Lion Dog

10 Unidade 3: Atividades avaliativas. Gêneros textuais: Diálogos, carta. Tema: cumprimentos, formas de tratamento, gênero textual, oralidade, listening, Objetivos: Expor o background do aluno, desenvolver a análise crítica do discurso, incentivar a participação oral e a integração com os colegas, através de dinâmicas em par ou em grupo. A intenção é levar o aluno a compreender que a crítica pela crítica não tem efeito positivo nenhum, ele precisa ter argumentos e conhecimento do assunto discutido. Essa é uma forma de incentivar o gosto pelo aprendizado, mostrar a importância da socialização. O aluno precisa ter segurança na hora de expor seus conhecimentos para podermos aumentar sua auto-estima e motivação. Nesta unidade serão ensinadas formas de cumprimentar em inglês e se relacionar, noções de tempo (manhã, tarde e noite) e como cumprimentar nesses diferentes períodos do dia, troca das estações do ano nos hemisférios norte e sul, e como fazer algumas perguntas simples e responder na língua alvo. Avaliação sócio-metiva: Comprometimento em resolver as atividades, relacionamento com os demais colegas de classe, expressão crítica de suas idéias e absorção do ponto de vista alheio. Atividades 1 e 5: Contato e leitura da língua inglesa, atividade oral, uso de palavras transparentes, aquisição de novo vocabulário, expressão crítica, interpretação dos textos apresentados, domínio de gêneros textuais, reforço dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior. Atividades 2, 3, 4 e 5: Desenvolvimento linguístico, uso dos saberes adquiridos, produção escrita. Atividade 6: produção escrita, expressão oral.

11 UNIDADE 3: HOW ARE YOU? Oi! Olá! Tchau! E aí? Como vai? Até logo! Bom dia! Essas são apenas algumas maneiras que usamos para cumprimentar. A escolha vai depender das pessoas com quem estamos falando, do momento do dia, e claro, da nossa educação!!! Você costuma cumprimentar todas as pessoas de maneira igual? Em todas as situações? Reflita um pouco sobre isso e discuta com sua turma. 1. Leio o texto abaixo e depois responda as questões. Nova York, 10 de julho de Querida amiga Tereza, Cheguei aqui nos Estados Unidos há uma semana e já aconteceram coisas incríveis. O tempo está ótimo e quente, estou aproveitando bem minhas férias. Mas deixe-me contar o que aconteceu. Na terça-feira de manhã fui fazer compras num mercado, e adivinhe quem estava lá! Madonna! Quase não acreditei quando ela chegou perto de mim e disse: Good morning! Good morning, are you Madonna? Yes, I am Madonna, and you? My name is Antony, but my friends call me Tom. Nice to meet you Tom. Nice to meet you, too. Tom, do you know where I can find ice-cream? Yes, look, over there. Ok, thanks and good bye. Bye. Nossa, Tereza, parecia um sonho o que tinha me acontecido, mas à tarde minha surpresa aumentou. Estava passeando no parque quando vi Sylvester Stallone fazendo exercícios. Aproximei-me dele, criei coragem e falei: Good afternoon! Hi! Who are you? My name is Antony, and you are... Sylvester Stallone. I am an actor. Yes, I know. You are very famous in Brazil. Nice to meet you! Nice to meet you, too! Can you give me an autograph? Sure. Thank you very much. Good bye! Bye Antony, bye

12 Então Tereza, o que você achou de tudo isso? Não é incrível? Pois é, mas as surpresas não acabam por aí. Saí à noite para comemorar tudo o que tinha me acontecido, quando de repente... Good evening! Good evening! What s your name? My name is Antony. Nice to meet you! I am Michael Jackson. Oh, nice to meet you, I love your songs! Thank you. Where are you from? I am from Brazil. Brazil? It s a beautiful country!!! Yes, it is. Well, I have to go, Good night. Good night! Bom, agora tire suas conclusões Tereza, você não acha que eu tenho muita sorte? Quando voltar para casa te mostro as fotos que eu tirei. Estou morrendo de saudades. Até semana que vem. Um super beijo do seu amigo Tom. a. Como cada um dos famosos cumprimentaram Tom e em que período do dia eles estavam? Madonna: Sylvester Stallone: Michael Jackson: b. Que frases em inglês eles usaram para dizer muito prazer? c. Tom respondeu dizendo Nice to meet you, too, então o que essa frase significa? d. O que significa Good evening e Good night? Qual a diferença entre eles? 2. Desembaralhe as sentenças abaixo. a. is What name your? b. name. My is Antony

13 c. too you Nice, to. meet d. Madonna and? Yes you am I., 3. Marque um X nos diálogos corretos. a) Good morning! b) Good morning! Hello! Good evening! c) Hi! d) Good evening! Good evening! Good night! 4. Complete o diálogo com as palavras que estão faltando. Hi! What is name? My is Paul. to meet to meet, Good night! 5. Agora em par, montem um diálogo em inglês, ensaiem e apresentem para toda a turma. Mínimo de 8 frases. Usem seus cadernos. 6. Ouça os cumprimentos da professora e responda a eles oralmente. 7. Vamos jogar dominó? Você deve encontrar as respostas corretas para os cumprimentos.

14 Considerações finais É na forma deste material didático que o projeto, Avaliar na 5ª série do Ensino Fundamental: Quais os desafios desse processo?, se fundamenta: atividades lúdicas e participativas, para que o aluno desperte o gosto em aprender, se sinta estimulado para resolver os exercícios propostos e que estas atividades todas, façam parte de um conjunto de avaliações. Não aquelas convencionais, ditas provas, testes, trabalhos, mas seu desempenho no dia a dia, no resolver de cada questão, no engajamento de cada ação, sem medo, sem traumas ou torturas, apenas um processo. Simples assim. Um processo onde todos os envolvidos aprendem, ajudam, colaboram e crescem. Um bom ano de trabalho a todos. Karina Alexandra Almeida Prestes

15 Anexo 2 ANIMALS POEMS 2008 Karina Alexandra Almeida Prestes

16 1.THE LUCKY DUCK THAT S THE DUCK HE IS VERY LUCKY! HE LIVES ON A FARM AND SLEEPS IN A BARN VERY WARM!

17 2. I LOVE HORSES THE HORSES ARE BEAUTIFUL AND STRONG THEY CARRY PEOPLE ANYWHERE. IF YOU THINK THEY ARE TIRED, YOU ARE WRONG! THEY ARE HARD, THEY DON T CARE. I LOVE HORSES, THEY ARE SO KIND I LOVE HORSES, THEY ARE ALWAYS ON MY MIND

18 3. LOOK LOOK AT THE DOG, LOOK AT THE PIG! THE PIG IS LITTLE, THE DOG IS BIG. LOOK AT THE PIG, LOOK AT THE DOG! THE PIG IS LIKE A DOG, AND THE DOG IS LIKE A FROG.

19 4.WHO BITES WHO THE SPIDER BITES, AND THE TIGER TOO. BUT, WHO BITES WHO? THE SPIDER BITES THE TIGER, OR THE TIGER BITES THE SPIDER?

20 5. RITA RITA LIKES ANIMALS: FOXES, LIONS AND CATS. THE CAT IS IN HER HOUSE SHE S AFRAID OF BATS BUT SHE HATES THE MOUSE. RITA IS BEAUTIFUL AND ELEGANT HAS A DOG AND A TEDDY BEAR SHE S SMART AS AN ELEPHANT AND HER FACE OH! IS VERY FAIR!

21 6. COLORFUL NATURE HAS COLORS A LOT: IN FLOWERS ANIMALS AND TREES. I ENJOY WHEN IT S HOT AND I THANK GOD ON MY KNEES. BUTTERFLIES ARE YELLOW, ORANGE, RED AND BLACK SOMETIMES THEY ARE BLUE. I HAVE A CAT NAMED JACK BELIEVE ME! THAT S THE TRUTH. I LIKE ANIMALS SINCE I WAS A CHILD AND DOESN T MATTER IF THEY ARE WILD.

22 Caros leitores Este livro de poemas em inglês, faz parte do material didático produzido para o programa PDE Trabalhar o lúdico com as crianças é uma das prioridades do meu projeto. A poesia consegue agregar a diversão, a criatividade e a compreensão da língua inglesa através de aquisição de vocabulários e estudos lingüísticos. Ao final do estudo desse material os alunos terão maior conhecimento e interesse pela língua alvo e serão capazes de criar suas próprias poesias. Assim sendo, vamos ao trabalho! Prof. Karina.

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante?

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Do you know how to ask questions in English? Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Note que tanto

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 6º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação AnualLÌNGUA INGLESA - TRABALHO 1) Enumere (1) bom ( ) too

Leia mais

Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Este roteiro tem como objetivo apresentar o projeto final do curso. Você deverá elaborar um projeto para

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

INTRODUÇÃO. Língua Inglesa. Prezado (a) Professor (a),

INTRODUÇÃO. Língua Inglesa. Prezado (a) Professor (a), INTRODUÇÃO Língua Inglesa Prezado (a) Professor (a), As atividades sugeridas aqui poderão auxiliá-lo na primeira semana de aula, pois têm por objetivo promover uma sondagem da turma, bem como apresentar/retomar

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

What is your occupation?

What is your occupation? What is your occupation? Assunto do dia Muitas vezes, ao preenchermos cadastros em empresas ou simplesmente ao nos apresentarmos em ambientes de trabalho, precisamos responder à pergunta: Por essa pergunta

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

Brincando com o Lápis

Brincando com o Lápis Brincando com o Lápis 1. Objetivo Geral o Trabalhar com as habilidades ligadas à coordenação viso motora fina através de materiais que possibilitem acréscimo de vocabulário e desenvolvimento de linguagem

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

Where do you work? Nei se transformou em repórter e saiu perguntando para todo mundo Where do you work?. Vamos ver o diálogo?

Where do you work? Nei se transformou em repórter e saiu perguntando para todo mundo Where do you work?. Vamos ver o diálogo? A UU L AL A Where do you work? Na aula de hoje, vamos aprender a responder à pergunta Where do you work?, que quer dizer Onde você trabalha?. Assim, você pode dizer às pessoas qual é seu local de trabalho.

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA

AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA Apenas uma experiência que pode ser recriada para outros conteúdos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Terminada a audição, eu escrevi na lousa o título da música, o nome

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

A Escolinha do Mar. Atividades

A Escolinha do Mar. Atividades A Escolinha do Mar Atividades Turma: 1º ano da Educação Infantil Professoras: Eloane Tavares / Ercyany dos Santos CUIDANDO DO PLANETA O trabalho foi iniciado por meio de um teatro apresentado pelas próprias

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Inglês com Inglesar Jota Filho

Inglês com Inglesar Jota Filho Inglês com Inglesar Jota Filho Aula Prática Parte 5 Texto em Inglês: Reddy Fox He was afraid that he would fall through into the water or onto the cruel rocks below. Granny Fox ran back to where Reddy

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Índice APOSTILA DE INGLÊS Módulo I - EXPRESSÕES PARA USO COTIDIANO - SUBJECT PRONOUNS - VERBO

Leia mais

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado Inglês Aula 01 Título - Frases básicas em Inglês As orações em Inglês também se dividem em Sujeito e Predicado. Ao montarmos uma oração com um sujeito e um predicado, montamos um período simples. Estas

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Os Pronomes. The Pronouns

Os Pronomes. The Pronouns Os Pronomes The Pronouns Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui um substantivo ou um outro pronome, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Institucional. Realização. Patrocínio. Parceria

Institucional. Realização. Patrocínio. Parceria Relatório Fotográfico Março, Abril e Maio de 2009 Institucional Realização Patrocínio Parceria Introdução Existe uma grande diferença entre as águas do mar e o azul das ondas. A água é concreta, objetiva,

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Guia de conversação básica em inglês

Guia de conversação básica em inglês 2013 Guia de conversação básica em inglês Centercon Av. Dom Pedro I, 2.053 8º andar (31) 3304-2862 SUMÁRIO 1 CUMPRIMENTOS...3 2 APRESENTAÇÕES...3 3 COMEÇANDO UMA CONVERSA...3 4 DESPEDIDAS...4 5 AGRADECENDO...4

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves Andragogia Soluções para o aprendizado de adultos Maristela Alves Seu dia-a-dia como instrutor...... Envolve ensinar novos conceitos e passar informações a pessoas adultas. Você já parou para pensar que

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Professora Elisa Brincar, explorar, conhecer o corpo e ouvir histórias de montão são as palavras que traduzem o trabalho feito com o G3. Nesse semestre,

Leia mais

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português 1 Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português A partir do momento que você souber de cor a função de cada peça do nosso jogo de dominó, você não terá mais problemas para formular frases,

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

PROGRAMA. Unidades e conteúdos temáticos. Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara

PROGRAMA. Unidades e conteúdos temáticos. Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara PROGRAMA Unidades e conteúdos temáticos Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara Saudação/ Apresentação ( Hello, Goodbye ) As partes do dia ( Good Morning, Good Afternoon ) Os números ( 1,2,3,4,5

Leia mais

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto.

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. Hugo Dellasta, 17 Anos Estudante. CLIENTE ENTREVISTA H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. K: Então, gostaria de saber o que

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você)

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você) Nome: nº. 6º.ano do Ensino fundamental Professoras: Francismeiry e Juliana TER 1º BIMESTRE PERSONAL PRONOUNS (Pronomes pessoais) O que é pronome pessoal? O pronome pessoal substitui um nome, isto é um

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Página Inicial do AVA com a relação das disciplinas do Curso e Formação

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Ed. Infantil - Ensino Fundamental Ensino Médio Nome: N.º: Turma: Série: 5ª. Disciplina: Língua Inglesa Prof : Patrícia e Kássia Data: / /2011 Atividades de recuperação de estudos

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ?

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? CONCURSO PARA PROFESSORES do EM das Etecs: Trabalhando com os roteiros de aprendizagem ROTEIRO DE APRENDIZAGEM BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? a) APRESENTAÇÃO: Este roteiro tem como objetivo geral, trabalhar

Leia mais

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are)

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are) É fundamental saber usar os pronomes, que nos ajudam a fazer substituições, evitando repetições em nossa fala e, principalmente, escrita. Os pronomes são usados para substituir nomes, objetos ou coisas,

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves.

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. Público alvo: 4º e/ou 5º ano Projeto (Tema): Respiração JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais