ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014"

Transcrição

1 DATA DE EDIÇÃO PREVISTA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014 FICHA TÉCNICA Nome: EFAI Avaliação Fatorial das Aptidões Intelectuais, Nível 1. Versão original: Versão portuguesa: Administração: População: Duração: Objetivos: P. Santamaría, D. Arribas, J. Pereña e N. Seisdedos. Joana de Oliveira, CEGOC-TEA, Testes Psicológicos, Lisboa, Portugal. Individual ou coletiva. Crianças em frequência do 2º, 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico (7-10 anos). Tempo de trabalho efetivo: 45 minutos. Tempo real de avaliação: 90 minutos. Avaliação da capacidade para resolver agilmente problemas de diversos tipos, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. Permite obter vários resultados: inteligência geral, inteligência não verbal, inteligência verbal, aptidão espacial, aptidão numérica, aptidão verbal, raciocínio abstrato e memória. Tipificação da versão portuguesa: Amostra total. Género (feminino e masculino). Ano de escolaridade (2º, 3º e 4º ano).

2 DESCRIÇÃO A EFAI é uma bateria de aplicação coletiva composta por cinco provas que avaliam tanto as aptidões espaciais, numéricas, de raciocínio abstrato e verbais, como a memória, num período de tempo de avaliação real inferior a 90 minutos. Avalia a capacidade para resolver agilmente problemas, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. A EFAI é composta por quatro níveis (EFAI 1, EFAI 2, EFAI 3, EFAI 4), de complexidade crescente, que permitem avaliar uma grande amplitude de idades (desde os 7 anos à idade adulta) e níveis de educação diversificados. Cada nível engloba cinco provas: Aptidão espacial (Prova dos Puzzles, PZ), Aptidão numérica (N), Raciocínio abstrato (Prova das Casas e Planetas, CP), Aptidão verbal (V) e Memória (M). As provas são apresentadas no mesmo caderno de aplicação e são compostas por elementos diversificados com grande capacidade de discriminação. Para garantir a qualidade da avaliação cada prova tem um tempo de aplicação próprio. Permite obter as pontuações das várias aptidões (PZ, N, CP, V), da Memória (M) e dos fatores de Inteligência Geral (IG, fator resultante do conjunto de aptidões PZ+N+CP+V), Inteligência Não Verbal (INV, resultado do conjunto PZ+CP) e Inteligência Verbal (IV, resultado do conjunto N+V). A utilização da EFAI é interessante em diferentes contextos - educacional, clínico, organizacional - e para diferentes objetivos - processos de seleção, provas de acesso ao ensino superior, deteção e avaliação de dificuldades de aprendizagem, screening e deteção de crianças sobredotadas, orientação vocacional e profissional, avaliação psicopedagógica.

3 DESCRIÇÃO PROVAS E FATORES EFAI PZ Avalia a capacidade e agilidade para imaginar mentalmente movimentos e transformações de objetos no espaço. Duração: 6 minutos (30 itens). N CP V M Avalia a capacidade para raciocinar com números e manipulá-los de forma metódica, ágil e eficaz. Está relacionada com o domínio de conceitos matemáticos básicos, com o raciocínio aritmético, com a prática adquirida no dia a dia e com a capacidade interpretativa de tabelas e gráficas de conteúdo numérico. Duração: 14 minutos (30 itens). Avalia a capacidade e agilidade para estabelecer ligações entre diferentes elementos e descobrir as relações existentes entre conjuntos de elementos abstratos complexos. Relaciona-se com o raciocínio lógico, flexibilidade mental e com a capacidade para resolver problemas de tipo lógico e abstrato. Duração: 7 minutos (26 itens). Avalia a capacidade para compreender as subtilezas da língua e utilizar corretamente os dados de tipo verbal. Avalia a capacidade para perceber e compreender conceitos e ideias expressas verbalmente. Relaciona-se com a riqueza do vocabulário. Duração: 5 minutos (24 itens). Avalia a capacidade do indivíduo para reter e armazenar nova informação na memória médio prazo e recuperá-la posteriormente de forma fluida. É uma importante medida da capacidade e destreza do indivíduo para aprender novas informações e armazená-las na memória. Duração: 5 minutos + 6 minutos (19 itens). Inteligência geral IG/IG2 Avalia a capacidade do sujeito para resolver diferentes tipos de problemas, que podem implicar aspetos verbais, numéricos ou conceitos abstratos e simbólicos. No geral, reflete a agilidade e aptidão para raciocinar e estabelecer juízos, compreender relações e utilizar eficazmente o conhecimento adquirido. Constitui uma variável preditora do potencial para adquirir novos conhecimentos de forma ágil e eficaz. Inteligência não verbal INV Capacidade para manipular objetos no espaço e raciocinar com padrões geométricos e figuras; destreza em resolver problemas com conteúdos figurativos e simbólicos. Reflete a capacidade visuopercetiva, analítica e lógica. Inteligência verbal IV Refere-se à capacidade do sujeito para raciocinar, resolver problemas e operar com conteúdos de forte componente cultural (símbolos verbais e numéricos).

4 ITENS EXEMPLO PROVA PZ PROVA N PROVA M PROVA CP PROVA V

5 DATA DE EDIÇÃO PREVISTA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014 FICHA TÉCNICA Nome: EFAI Avaliação Fatorial das Aptidões Intelectuais, Nível 2. Versão original: Versão portuguesa: Administração: População: Duração: Objetivos: P. Santamaría, D. Arribas, J. Pereña e N. Seisdedos. Joana de Oliveira, CEGOC-TEA, Testes Psicológicos, Lisboa, Portugal. Individual ou coletiva. Crianças em frequência do 5º e 6º ano do 2º ciclo do ensino básico (10-13 anos). Tempo de trabalho efetivo: 45 minutos. Tempo real de avaliação: 90 minutos. Avaliação da capacidade para resolver agilmente problemas de diversos tipos, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. Permite obter vários resultados: inteligência geral, inteligência não verbal, inteligência verbal, aptidão espacial, aptidão numérica, aptidão verbal, raciocínio abstrato e memória. Tipificação da versão portuguesa: Amostra total. Género (feminino e masculino). Ano de escolaridade (5º e 6º ano).

6 DESCRIÇÃO A EFAI é uma bateria de aplicação coletiva composta por cinco provas que avaliam tanto as aptidões espaciais, numéricas, de raciocínio abstrato e verbais, como a memória, num período de tempo de avaliação real inferior a 90 minutos. Avalia a capacidade para resolver agilmente problemas, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. A EFAI é composta por quatro níveis (EFAI 1, EFAI 2, EFAI 3, EFAI 4), de complexidade crescente, que permitem avaliar uma grande amplitude de idades (desde os 7 anos à idade adulta) e níveis de educação diversificados. Cada nível engloba cinco provas: Aptidão espacial (E), Aptidão numérica (N), Raciocínio abstrato (R), Aptidão verbal (V) e Memória (M). As provas são apresentadas no mesmo caderno de aplicação e são compostas por elementos diversificados com grande capacidade de discriminação. Para garantir a qualidade da avaliação cada prova tem um tempo de aplicação próprio. Permite obter as pontuações das várias aptidões (E, N, R, V), da Memória (M) e dos fatores de Inteligência Geral (IG, fator resultante do conjunto de aptidões E+N+R+V), Inteligência Não Verbal (INV, resultado do conjunto E+R) e Inteligência Verbal (IV, resultado do conjunto N+V). A utilização da EFAI é interessante em diferentes contextos - educacional, clínico, organizacional - e para diferentes objetivos - processos de seleção, provas de acesso ao ensino superior, deteção e avaliação de dificuldades de aprendizagem, screening e deteção de crianças sobredotadas, orientação vocacional e profissional, avaliação psicopedagógica.

7 DESCRIÇÃO PROVAS E FATORES EFAI E Avalia a capacidade e agilidade para imaginar mentalmente movimentos e transformações de objetos no espaço. Duração: 7 minutos (28 itens). N R V M Avalia a capacidade para raciocinar com números e manipulá-los de forma metódica, ágil e eficaz. Está relacionada com o domínio de conceitos matemáticos básicos, com o raciocínio aritmético, com a prática adquirida no dia a dia e com a capacidade interpretativa de tabelas e gráficas de conteúdo numérico. Duração: 14 minutos (27 itens). Avalia a capacidade e agilidade para estabelecer ligações entre diferentes elementos e descobrir as relações existentes entre conjuntos de elementos abstratos complexos. Relaciona-se com o raciocínio lógico, flexibilidade mental e com a capacidade para resolver problemas de tipo lógico e abstrato. Duração: 8 minutos (24 itens). Avalia a capacidade para compreender as subtilezas da língua e utilizar corretamente os dados de tipo verbal. Avalia a capacidade para perceber e compreender conceitos e ideias expressas verbalmente. Relaciona-se com a riqueza do vocabulário. Duração: 5 minutos(26 itens). Avalia a capacidade do indivíduo para reter e armazenar nova informação na memória médio prazo e recuperá-la posteriormente de forma fluida. É uma importante medida da capacidade e destreza do indivíduo para aprender novas informações e armazená-las na memória. Duração: 5 minutos + 6 minutos (18 itens). Inteligência geral IG/IG2 Avalia a capacidade do sujeito para resolver diferentes tipos de problemas, que podem implicar aspetos verbais, numéricos ou conceitos abstratos e simbólicos. No geral, reflete a agilidade e aptidão para raciocinar e estabelecer juízos, compreender relações e utilizar eficazmente o conhecimento adquirido. Constitui uma variável preditora do potencial para adquirir novos conhecimentos de forma ágil e eficaz. Inteligência não verbal INV Capacidade para manipular objetos no espaço e raciocinar com padrões geométricos e figuras; destreza em resolver problemas com conteúdos figurativos e simbólicos. Reflete a capacidade visuopercetiva, analítica e lógica. Inteligência verbal IV Refere-se à capacidade do sujeito para raciocinar, resolver problemas e operar com conteúdos de forte componente cultural (símbolos verbais e numéricos).

8 ITENS EXEMPLO PROVA E PROVA N PROVA R PROVA V PROVA M

9 DATA DE EDIÇÃO PREVISTA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014 FICHA TÉCNICA Nome: EFAI Avaliação Fatorial das Aptidões Intelectuais, Nível 3. Versão original: Versão portuguesa: Administração: População: Duração: Objetivos: P. Santamaría, D. Arribas, J. Pereña e N. Seisdedos. Joana de Oliveira, CEGOC-TEA, Testes Psicológicos, Lisboa, Portugal. Individual ou coletiva. Crianças em frequência do 7º, 8º e 9º ano do 2º ciclo do ensino básico (12-15 anos). Tempo de trabalho efetivo: 45 minutos. Tempo real de avaliação: 90 minutos. Avaliação da capacidade para resolver agilmente problemas de diversos tipos, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. Permite obter vários resultados: inteligência geral, inteligência não verbal, inteligência verbal, aptidão espacial, aptidão numérica, aptidão verbal, raciocínio abstrato e memória. Tipificação da versão portuguesa: Amostra total. Género (feminino e masculino). Ano de escolaridade (7º, 8º e 9º ano).

10 DESCRIÇÃO A EFAI é uma bateria de aplicação coletiva composta por cinco provas que avaliam tanto as aptidões espaciais, numéricas, de raciocínio abstrato e verbais, como a memória, num período de tempo de avaliação real inferior a 90 minutos. Avalia a capacidade para resolver agilmente problemas, manter uma flexibilidade mental adequada e realizar processos lógicos de raciocínio dedutivo e indutivo. A EFAI é composta por quatro níveis (EFAI 1, EFAI 2, EFAI 3, EFAI 4), de complexidade crescente, que permitem avaliar uma grande amplitude de idades (desde os 7 anos à idade adulta) e níveis de educação diversificados. Cada nível engloba cinco provas: Aptidão espacial (E), Aptidão numérica (N), Raciocínio abstrato (R), Aptidão verbal (V) e Memória (M). As provas são apresentadas no mesmo caderno de aplicação e são compostas por elementos diversificados com grande capacidade de discriminação. Para garantir a qualidade da avaliação cada prova tem um tempo de aplicação próprio. Permite obter as pontuações das várias aptidões (E, N, R, V), da Memória (M) e dos fatores de Inteligência Geral (IG, fator resultante do conjunto de aptidões E+N+R+V), Inteligência Não Verbal (INV, resultado do conjunto E+R) e Inteligência Verbal (IV, resultado do conjunto N+V). A utilização da EFAI é interessante em diferentes contextos - educacional, clínico, organizacional - e para diferentes objetivos - processos de seleção, provas de acesso ao ensino superior, deteção e avaliação de dificuldades de aprendizagem, screening e deteção de crianças sobredotadas, orientação vocacional e profissional, avaliação psicopedagógica.

11 DESCRIÇÃO PROVAS E FATORES EFAI E Avalia a capacidade e agilidade para imaginar mentalmente movimentos e transformações de objetos no espaço. Duração: 6 minutos (27 itens). N R V M Avalia a capacidade para raciocinar com números e manipulá-los de forma metódica, ágil e eficaz. Está relacionada com o domínio de conceitos matemáticos básicos, com o raciocínio aritmético, com a prática adquirida no dia a dia e com a capacidade interpretativa de tabelas e gráficas de conteúdo numérico. Duração: 14 minutos (24 itens). Avalia a capacidade e agilidade para estabelecer ligações entre diferentes elementos e descobrir as relações existentes entre conjuntos de elementos abstratos complexos. Relaciona-se com o raciocínio lógico, flexibilidade mental e com a capacidade para resolver problemas de tipo lógico e abstrato. Duração: 12 minutos (22 itens). Avalia a capacidade para compreender as subtilezas da língua e utilizar corretamente os dados de tipo verbal. Avalia a capacidade para perceber e compreender conceitos e ideias expressas verbalmente. Relaciona-se com a riqueza do vocabulário. Duração: 5 minutos (23 itens). Avalia a capacidade do indivíduo para reter e armazenar nova informação na memória médio prazo e recuperá-la posteriormente de forma fluida. É uma importante medida da capacidade e destreza do indivíduo para aprender novas informações e armazená-las na memória. Duração: 5 minutos + 6 minutos (16 itens). Inteligência geral IG/IG2 Avalia a capacidade do sujeito para resolver diferentes tipos de problemas, que podem implicar aspetos verbais, numéricos ou conceitos abstratos e simbólicos. No geral, reflete a agilidade e aptidão para raciocinar e estabelecer juízos, compreender relações e utilizar eficazmente o conhecimento adquirido. Constitui uma variável preditora do potencial para adquirir novos conhecimentos de forma ágil e eficaz. Inteligência não verbal INV Capacidade para manipular objetos no espaço e raciocinar com padrões geométricos e figuras; destreza em resolver problemas com conteúdos figurativos e simbólicos. Reflete a capacidade visuopercetiva, analítica e lógica. Inteligência verbal IV Refere-se à capacidade do sujeito para raciocinar, resolver problemas e operar com conteúdos de forte componente cultural (símbolos verbais e numéricos).

12 ITENS EXEMPLO PROVA E PROVA N PROVA R PROVA V PROVA M

BPR-5 BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO. Leandro S. Almeida & Ricardo Primi

BPR-5 BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO. Leandro S. Almeida & Ricardo Primi BPR-5 BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO Leandro S. Almeida & Ricardo Primi APRESENTAÇÃO Originou-se da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD), que se originou dos Testes de Raciocínio Diferencial

Leia mais

Relação de ordem em IR. Inequações

Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR Inequações Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais.

Leia mais

Orientador de Dissertação: Prof. Doutor Rui Bártolo

Orientador de Dissertação: Prof. Doutor Rui Bártolo Análise da Viabilidade e Fiabilidade numa Bateria de Provas de Inteligência e avaliação das diferenças significativas ao nível dos seus resultados tendo em conta o sexo, a área de formação e a área geográfica

Leia mais

COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO

COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES EM UM ESTUDO DE CASO Amanda Lays Monteiro Inácio 1, Katya Luciane de Oliveira 1, Patrícia Silva Lúcio 1,

Leia mais

MATEMÁTICA PARA A VIDA

MATEMÁTICA PARA A VIDA MATEMÁTICA PARA A VIDA B1 5 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. Utilizar a moeda única europeia e outra familiar em actividades do

Leia mais

Original em: FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (Ed.) (2005). Introducción a la Evaluación Psicológica I (2ª ed.). Madrid: Ediciones Pirámide.

Original em: FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (Ed.) (2005). Introducción a la Evaluación Psicológica I (2ª ed.). Madrid: Ediciones Pirámide. Data de entrega: 12 de Novembro de 2013 Ficha de Leitura Capítulo 12 Evaluación de la inteligencia y las aptitudes desde el enfoque factorial Adelinda Araújo Candeias Original em: FERNÁNDEZ-BALLESTEROS,

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO NÍVEL DE INTERVENÇÃO: ANO LETIVO I - PEDIDO DE AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo Matemática - 9º Ano Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Relação de ordem em IR NO9 1.5, 1.6, 1.7, 3.1,

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano Agrupamento de Escolas de Sande EB 2, 3 de Sande Ano Letivo 2017/2018 Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano (ponto 2, artigo 7º, despacho normativo nº1- F/2016) No final do ano letivo,

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Matemática 240 minutos Autoria Paulo Torcato e Miguel Veladas Descrição da atividade Tema: Geometria - Iniciação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico ÁREA CURRICULAR DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS Domínio Parâmetros Instrumentos de Avaliação % Fichas de avaliação escrita; Trabalho de aula (Observação directa); FAZER Domínio de conhecimentos (testes) Comunicação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA

ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA 2013 Marcelo Carlos da Silva Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (UPM). Pós-Graduado em Educação Matemática (PUC/SP). Pós- Graduado em Psicopedagogia

Leia mais

Luciana Brooking T. Dias

Luciana Brooking T. Dias Luciana Brooking T. Dias Mestranda em Psicologia Clínica e Neurociência PUC/Rio Introdução Memória de Trabalho possível causa de problemas de aprendizagem. Modelo de Baddeley: Executivo Central (EC), Alça

Leia mais

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 1. CONTEÚDO 2. IDADE RECOMENDADA 3. OBJETIVOS DIDÁTICOS 4. DESCRIÇÃO DOS DESAFIOS DE CADA INTELIGÊNCIA

Leia mais

TESTES DE SELECÇÃO.

TESTES DE SELECÇÃO. TESTES DE SELECÇÃO http://w3.ualg.pt/~halmeida Conversão das pontuações directas: Centis (P.C.): Escala de 1 a 99 eneatipos Escala de 1 a 9 decatipos (ou de 1 a 10) TEORIA MULTIFACTORIAL DE THURSTONE FACTOR

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

MATEMÁTICA PARA A VIDA

MATEMÁTICA PARA A VIDA MATEMÁTICA PARA A VIDA B2 6 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação usando processos e procedimentos matemáticos. Utilizar a moeda única europeia e outra familiar em actividades do dia

Leia mais

Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação

Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação Capacidade de compreensão Critérios specíficos de avaliação Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação Interpreta Responde Reconta Questiona Revela dificuldades na interpretação. Responde

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos CURRÍCULO NACIONAL Competências Gerais Geometria No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Ao longo de todos

Leia mais

MATEMÁTICA PARA A VIDA

MATEMÁTICA PARA A VIDA MATEMÁTICA PARA A VIDA B3 6 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação processos e procedimentos matemáticos Sequencializar as tarefas elementares de um projecto; Usar relações de conversão

Leia mais

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA Liziane Batista Souza Universidade Federal de Santa Maria -UFSM liziane.souza6@gmail.com Danieli Martins Ambrós Universidade Federal de Santa Maria -UFSM danieliambros@yahoo.com.br

Leia mais

Transtornos de Aprendizagem. Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga

Transtornos de Aprendizagem. Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga Transtornos de Aprendizagem Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga Neuropsicologia Conforme definição de Luria (1981), Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (1.º Ano) A ve atenr aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo ritmo

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Super Números (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Super Números (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Super Números (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Programa: Super Números

Leia mais

Bases psicopedagógicas para a matriz conceitual do ENEM. Robert Lassance MSc, Prof. UCB, Pesquisador Inep

Bases psicopedagógicas para a matriz conceitual do ENEM. Robert Lassance MSc, Prof. UCB, Pesquisador Inep Bases psicopedagógicas para a matriz conceitual do ENEM Robert Lassance MSc, Prof. UCB, Pesquisador Inep Aprendizagem Para Objetivos: transmite conhecimento, seqüência, hierarquia, homogêneo, ensino para

Leia mais

DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Parte I: Discalculia

DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Parte I: Discalculia DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Parte I: Discalculia Tânia Maria G. Boffoni 1 Neste número, vamos abordar um dos transtornos da aprendizagem que é em geral ignorado ou desconsiderado: a Discalculia.

Leia mais

NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR

NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR António Lúcio Dezembro, 2010 ÍNDICE Ensino da Matemática Programa de Matemática do Ensino Básico Números e Operações Geometria e Medida

Leia mais

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a)

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Como parte integrante das ferramentas de gestão pedagógica disponibilizadas pelo sistema

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS Os limites da técnica na avaliação psicológica para fins de habilitação Adriana Sylla Pereira Santos adrianasps@terra.com.br Os limites da técnica na avaliação

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 25 de outubro de 2016 ) AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 No caso específico

Leia mais

Ensino Secundário. Informação - Prova Física Prova OBJETO DA AVALIAÇÃO

Ensino Secundário. Informação - Prova Física Prova OBJETO DA AVALIAÇÃO Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos Informação - Prova Física 2018 Prova 315 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. OBJETO DA AVALIAÇÃO A prova tem por referência

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA IDADES

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA IDADES AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA IDADES TÉCNICAS PROJETIVAS - utilizadas no contexto psicopedagógicos como um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicadas quando há suspeita de implicações

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico)

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) MATEMÁTICA PARA VIDA Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. MV 1 A Usar a matemática

Leia mais

Planificação Anual de Matemática7. ano

Planificação Anual de Matemática7. ano Planificação Anual de Matemática7. ano Colégio Teresiano 2010*2011 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido www.psicotecnicos.sucks.nl www.psicotecnicos.135.it www.5x.to/psicotecnicos www.psicotecnicos.ze.cx www.psicotecnicos.xn.pl www.psicotecnicos.rockt.es

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2014/2015 1º CICLO 1. Critérios Gerais Evolução da aquisição das aprendizagens; Utilização correta da língua

Leia mais

Compreende, concebe e aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos.

Compreende, concebe e aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos. DEPARTAMENTO DE CONSELHO DE DOCENTES Matemática_º ANO_B Ano Letivo: 2012/201 1. Introdução / Finalidades A Matemática é uma das ciências mais antigas e também uma das disciplinas mais antigas, ocupando

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vila Boim

Agrupamento de Escolas de Vila Boim Agrupamento de Escolas de Vila Boim Departamento de Matemática ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE VILA BOIM Departamento de Matemática A avaliação é, acima de tudo, um processo contínuo e dinâmico em si mesmo

Leia mais

Avaliação psicopedagógica testes/ avaliações

Avaliação psicopedagógica testes/ avaliações Avaliação psicopedagógica testes/ avaliações Técnicas projetivas - utilizadas no contexto psicopedagógicos como um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicadas quando há suspeita

Leia mais

Qual a sua importância para as organizações?

Qual a sua importância para as organizações? Qual a sua importância para as organizações? Cargo Surgiu na Administração científica, onde o trabalho passou a exigir especializações.para se criar o cargo, é necessário descrever e analisar estes cargos.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13 1º Período: 12 PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13 7 Total: 32 CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS Tema

Leia mais

Sumário. Os Enigmas de Sherazade I Ele fala a verdade ou mente? I I Um truque com os números... 14

Sumário. Os Enigmas de Sherazade I Ele fala a verdade ou mente? I I Um truque com os números... 14 Sumário Os Enigmas de Sherazade... 13 I Ele fala a verdade ou mente?... 13 I I Um truque com os números... 14 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional... 15 Estruturas Lógicas... 15 I Sentenças...

Leia mais

UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1

UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1 UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1 (ponto da situação do estudo apresentado em 2014) Inês Bernardino 21 Maio 2016 Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra Modelo animal de doença:

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo 1 Objetivos gerais 1º CICLO A primeira fase da escolaridade formal de uma criança vai ser determinante no seu futuro. O desenvolvimento dos aspetos cognitivo,

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos) Testes de Avaliação Peso 1 Competências Específicas 80% Conhecimentos (70%) Trabalhos de Projeto com apresentação à turma Relatórios

Leia mais

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido www.psicotecnicos.22o.de www.psicotecnicos.135.it www.psicotecnicos.hit.to www.5x.to/psicotecnicos www.psicotecnicos.ze.cx www.psicotecnicos.xn.pl

Leia mais

Aptidões Cognitivas Atitudes e Literacias Científica e de Leitura: Um Estudo de Caso com Alunos do 9º Ano de escolaridade

Aptidões Cognitivas Atitudes e Literacias Científica e de Leitura: Um Estudo de Caso com Alunos do 9º Ano de escolaridade Facultadede Cienciasda Educación Campus de Elviña Universidade da Coruña Aptidões Cognitivas Atitudes e Literacias Científica e de Leitura: Um Estudo de Caso com Alunos do 9º Ano de escolaridade Maria

Leia mais

Critérios Específicos de avaliação

Critérios Específicos de avaliação Capacidade de compreensão Critérios specíficos de avaliação Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 2.º Classificação Não identifica as personagens, a ação, o espaço e o tempo ou fá-lo com dificuldade.

Leia mais

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO 1. CONJUNTOS 1.1. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar. 1.3. Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO DIRETRIZES GERAIS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO No Pré- escolar, resulta da ponderação das evidências

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais 3º Ciclo Matemática - 8º Ano Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação NÚMEROS E OPERAÇÕES: -Dízimas finitas, infinitas

Leia mais

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos:

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Geometria No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Ao longo de todos os ciclos a aptidão para realizar construções

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Cálculo I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1 1 - Ementa (sumário, resumo) Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas.

Leia mais

9.º Ano. Planificação Matemática

9.º Ano. Planificação Matemática 9.º Ano Planificação Matemática Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano Ano letivo 2014/2015 Organização e tratamento de dados Probabilidade - Compreender a informação de natureza estatística e desenvolver

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO GEOMETRIA Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão das propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço, a compreensão

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Critérios Gerais de Avaliação (Aprovados em reunião do Conselho Pedagógico de 21 de julho de 2016) 10 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Critérios Gerais de Avaliação De

Leia mais

MAT 1514 A Matemática na Educação Básica. Profa. Daniela Mariz Sala 108 Bloco A

MAT 1514 A Matemática na Educação Básica. Profa. Daniela Mariz Sala 108 Bloco A MAT 1514 A Matemática na Educação Básica Profa. Daniela Mariz Sala 108 Bloco A e-mail: danim@ime.usp.br www.ime.usp.br/~danim OBJETIVOS Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica. Discussão

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2 E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS A MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO - MATEMÁTICA A MRA/SARESP é um recorte do Currículo de Matemática. Ela reúne um conjunto de habilidades as quais se espera terem

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga

Leia mais

Critérios de Avaliação. 2º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação. 2º Ciclo do Ensino Básico ÁREA CURRICULAR DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS Domínio Parâmetros Instrumentos de Avaliação % Fichas de avaliação escrita; Trabalho de aula (); FAZER Domínio de conhecimentos (testes) Comunicação Oral (trabalho

Leia mais