Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600"

Transcrição

1 Exemplo de Aplicação de Segurança Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Exemplo de Rede de Segurança habilitada Classificação de Segurança: Categoria 3 de acordo com EN954-1 Introdução Tópico Página Introdução 1 Informações Importantes para o Usuário 2 Informações Gerais sobre a Segurança 3 Descrição 4 Configuração e Fiação 6 Configurar o Scanner a Laser 7 Programação 11 Dados de Desempenho 14 Recursos Adicionais 15 Este exemplo de aplicação descreve um sistema de segurança aplicado ao movimento de um carro transportador automático. Os scanners a laser são colocados na parte dianteira e traseira do carro. Os scanners detectam objetos no caminho do carro e emitem um comando de parada aos motores de acionamento se um objeto for detectado. Os sensores são conectados ao controlador de segurança programável SmartGuard 600, que fornece lógica de muting e envia sinais ao sistema de controle.

2 2 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Recursos e Benefícios Um único controlador SmartGuard 600 controla a Parada de Emergência e os dois scanners a laser. Esse tipo de solução é aplicável para muitas indústrias (por exemplo, manuseio de materiais, empacotamento, e automotivo). Informações Importantes para o Usuário Equipamentos de estado sólido têm características operacionais diferentes dos equipamentos eletromecânicos. A publicação SGI-1.1 Safety Guidelines for the Application, Installation and Maintenance of Solid State Controls (Diretrizes de Segurança para a Aplicação, Instalação e Manutenção dos Dispositivos de Controle de Estado Sólido, disponível no escritório de vendas local da Rockwell Automation ou on-line em descreve algumas diferenças importantes entre o equipamento de estado sólido e dispositivos eletromecânicos de instalação. Devido a essa diferença, e também devido aos vários usos de um equipamento de estado sólido, todas as pessoas responsáveis pela aplicação desse equipamento devem entender que qualquer aplicação intencional relacionada à aplicação desse equipamento é aceitável. Em nenhuma circunstância, a Rockwell Automation, Inc. será responsável por danos indiretos ou conseqüentes que resultam do uso ou da aplicação desse equipamento. Os exemplos e diagramas deste manual são incluídos apenas com finalidades ilustrativas. Devido aos muitos requisitos e variáveis associadas a qualquer instalação particular, a Rockwell Automation, Inc. não pode assumir responsabilidade pelo uso real baseado nos exemplos e diagramas. Nenhuma responsabilidade de patente é assumida pela Rockwell Automation, Inc. com respeito ao uso das informações, circuitos, equipamento ou software descrito neste manual. A reprodução do conteúdo deste manual, inteira ou parcial, sem a permissão por escrito da Rockwell Automation, Inc., é proibida. Em todo este manual, quando necessário, usamos observações para enfatizar considerações de segurança.

3 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard ADVERTÊNCIA IMPORTANTE ATENÇÃO Identifica informações sobre práticas ou circunstâncias que podem causar uma explosão em um ambiente classificado, que pode levar a ferimentos pessoais ou morte, prejuízos a propriedades ou perda econômica. Identifica informações críticas para a aplicação bem-sucedida e entendimento do produto. Identifica informações sobre práticas ou circunstâncias que podem levar a ferimentos pessoais ou morte, prejuízos a propriedades ou perda financeira. As chamadas de Atenção ajudam você a identificar um perigo, evitá-lo e reconhecer sua conseqüência. PERIGO DE CHOQUE As etiquetas podem estar sobre ou dentro do equipamento, por exemplo, um inversor ou motor, para alertar as pessoas de que pode haver tensão perigosa. PERIGO DE QUEIMADURA As etiquetas podem estar sobre ou dentro do equipamento, por exemplo, um inversor ou motor, para alertar as pessoas que as superfícies podem alcançar temperaturas perigosas. Informações Gerais sobre a Segurança IMPORTANTE Este exemplo de aplicação é para usuários avançados e presume que você seja treinado e tenha experiência em especificações do sistema de segurança. ATENÇÃO Uma avaliação de risco deve ser realizada para assegurar que todas as combinações de tarefas e perigos foram identificadas e endereçadas. A avaliação de risco pode necessitar de um conjunto de circuitos adicional para reduzir o risco a um nível tolerável. Circuitos de segurança devem levar em consideração cálculos de distância de segurança que não são parte do escopo deste documento. Entre em contato com a Rockwell Automation para saber mais sobre nossos serviços de avaliação de risco de segurança.

4 4 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Descrição Line 1 Line 2 Line 3 Line 4 Line n Wall Warning Zone Safety Zone Slow Speed Scanner Car Safety Zone Fast Speed Scanner Warning Zone Car Movement Line 1 Line 2 Line 3 Line 4 Line n O carro transportador automático move-se para frente e para trás dentro de um corredor designado. Enquanto o carro está se movendo para frente, o scanner na traseira está com muting. Enquanto movendo-se para trás, o scanner na dianteira está com muting. O carro transportador move-se em duas velocidades: rápida e lenta. A zona de segurança do scanner deve ser ajustada para uma distância longa ao se movimentar rapidamente e pode ser ajustada para uma distância curta ao se movimentar em uma velocidade lenta. Em locais pré-programados, o carro transportador pára para levar e trazer materiais de uma das linhas transportadoras fixas. Função de Segurança Quando um objeto for detectado na zona de segurança, o carro transportador deve parar de se mover ou permanecer parado se não estiver se movendo. Quando as zonas de segurança estiverem liberadas, o carro pode se mover na direção de um scanner ativo. Tempo de Parada e Distância de Segurança Calcule o comprimento do campo de segurança necessário usando a fórmula: Comprimento do Campo de Segurança = SA + ZG + ZR + ZF + ZB.

5 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard onde: SA = Distância de parada ZG = Suplemento de segurança geral = 100 mm (3,94 pol.) ZR = Suplemento para qualquer erro de medição do scanner de segurança a laser SafeZone MultiZone relacionado à reflexão ZF = Suplemento para alguma falta de distância do solo do veículo ZB = Suplemento para a redução no desempenho de frenagem do veículo como definido na correspondente documentação do veículo Consulte SafeZone MultiZone Safety Laser Scanner User Manual (Manual do Usuário do Scanner de Segurança a Laser SafeZone MultiZone), publicação (A), para mais informações sobre o comprimento da distância de segurança para aplicações móveis. Lista de Materiais do Exemplo Este exemplo de aplicação de segurança utiliza esses componentes. Código de Descrição Qtd Catálogo 440L-SFZNMZ Sensor de laser da SafeZone MultiZone 2 442L-CSFZNMZ-20 (1) Cabo pré-fiado com módulo de memória, cabo de 20 m 2 (65,6 pol.) 1752-L24BBB Controlador de segurança programável SmartGuard FM-MT44 Botão de parada de emergência, tipo girar para destravar, 1 ação de disparo 800F-X01S Bloco de contato de automonitoração 1 800F-X01V 1 contato N.F., QuadCONNECT de baixa corrente 1 800F-15YE112 Legenda amarela, 60 mm (2,36 pol.), Parada de Emergência 1 800FM-R611 Botão de reset, azul, operador rente, legenda R, corpo de 1 metal 800F-MX10V Trava de metal, 1 contato N.A., QuadCONNECT de baixa 1 tensão 800FM-P6 Lâmpada piloto de reset requerido, azul, operador de metal 1 redondo 800F-MN3B Trava de metal, LED, grampo do parafuso, 24 V cc, azul 1 (1) 442L-CSFZNMZ-10 é um cabo de 10 m (32,8 pés).

6 6 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Configuração e Fiação Para informações mais detalhadas sobre instalação e fiação, consulte os manuais dos produtos listados na seção Recursos Adicionais na página 15. Características Gerais do Sistema Scanner a Laser SafeZone MultiZone Scanner a Laser SafeZone MultiZone Botão de Parada de Emergência Bloco de Contato Lâmpada piloto de reset requerido Botão de Reset Controlador SmartGuard 600 Bloco de Contato Fiação +24 VDC Power SafeZone Multizone Reverse 1 A1 10 A2 11 Warning Field 9 OSSD2 4 OSSD A1 10 A2 11 Warning Field 9 OSSD2 4 OSSD1 3 2 SafeZone Multizone Forward Grey Immediate Off K1 Reset Forward/ Reverse Fast/ Slow K2 K3 Delayed Off Delayed Off E-Stop Pink White Brown White Brown Pink Grey V0 V1 V USB DeviceNet SmartGuard 600 Input Terminals Output Terminals G0 G1 G T0 Pulse Output Terminals T1 T2 T3 White Red 24V DC Com White Orange White Orange White Red CR K1 K2 K3 Delayed Output (Drive Enable) Delayed Output (Safe-Off) Immediate Output (Stop Command) Object in Warning Field B Reset Required

7 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Os scanners são conectados a um controlador programável com classificação de segurança SmartGuard 600. O controlador SmartGuard 600 desempenha a lógica de muting e envia sinais ao sistema de controle para permitir ligar o motor ou pará-lo quando um objeto for detectado na zona de segurança. O controlador SmartGuard 600 tem uma conexão DeviceNet, que permite conectá-lo a módulos de E/S de segurança adicionais bem como a dispositivos sem classificação de segurança. Cada scanner pode ter dois conjuntos de campo selecionáveis separados, com cada conjunto consistindo em um campo de advertência e um campo de segurança. Os conjuntos de campo são selecionados pelas entradas A1 e A2. As entradas A1 e A2 usam uma combinação de um contato normalmente fechado e outro normalmente aberto para ajudar a reduzir a probabilidade de uma falha devido a curto-circuito. Configurar o Scanner a Laser As caixas de diálogo do software nas páginas a seguir ilustram as etapas e as configurações necessárias para configurar este exemplo de aplicação usando o Assistente de Configuração Configuration Assistant no software de Diagnóstico e Configuração de Segurança (SCD Safety Configuration and Diagnostic). DICA O software SafeZone MultiZone não pode ser executado enquanto o software RSLinx estiver sendo executado. Na sua bandeja de ícones, clique com o botão direito do mouse no ícone RSLinx e escolha Shutdown RSLinx. O software RSLinx é automaticamente carregado de novo quando se executa o software RSNetWorx for DeviceNet. A senha padrão para o scanner a laser é ABGM. Para fins de demonstração, efetuar login como um Cliente Autorizado. 1. Insira um nome para sua aplicação. 2. Insira um nome específico para o scanner SafeZone MultiZone.

8 8 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Escolha o tipo de aplicação para indicar se o scanner SafeZone MultiZone é operado em uma máquina estacionária ou um veículo móvel. 4. Configure o scanner. 5. Escolha a configuração OSSD para o scanner.

9 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Configure as entradas do scanner. 7. Configure as saídas do scanner. 8. Escolha o tipo de reinicialização Restart para o scanner. A caixa de diálogo do Assistente de Configuração fornece informações sobre cada tipo de reinicialização.

10 10 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Crie dois conjuntos de campo para o scanner. 10. Reveja e finalize a configuração para cada conjunto de campo criado. 11. Insira o nome do usuário a constar no protocolo de configuração e relatórios de diagnóstico. 12. Repita estas etapas de configuração para o segundo scanner. Pressione a tecla PgDn para permitir que o programa seja DICA descarregado. A Confirmação torna-se ativa.

11 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Programação Use o software RSNetWorx for DeviceNet para configurar o controlador SmartGuard 600 e programar sua aplicação. O Logic Editor, aberto dentro do software RSNetWorx for DeviceNet, permite que você programe sua aplicação usando Blocos de Funções. Essa parte do código de amostra apresenta os blocos de funções para controle dessas entradas e saídas: Parada de Emergência A Parada de Emergência está configurada como uma entrada equivalente de canal duplo (2NF). A Parada de Emergência está ativa em todos os modos de operação (para frente, para trás, rápido e lento). Pressionando a Parada de Emergência será iniciada uma parada imediata. O restabelecimento da Parada de Emergência não fará o carro mover-se. A fiação da Parada de Emergência usa as saídas de teste de pulso para verificar curtos-circuitos a 24 V, à terra e entre canais. Saídas OSSD do Scanner à Frente Essas saídas de segurança iniciarão um comando de parada se o scanner estiver ativo. Saídas OSSD do Scanner Atrás Essas saídas de segurança iniciarão um comando de parada se o scanner estiver ativo. Realimentação de Saída Imediata O controlador SmartGuard 600 monitora o dispositivo de chaveamento da saída. Se o dispositivo não se ativar dentro do tempo prescrito (selecionável entre ms), as saídas serão desligadas.

12 12 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Realimentação de Saída com Atraso O controlador SmartGuard 600 monitora o dispositivo de chaveamento da saída. Se o dispositivo não se ativar dentro do tempo prescrito (selecionável entre ms), as saídas serão desligadas. Reset Para iniciar as saídas, o botão de reset deve ser pressionado e liberado após 1) a Parada de Emergência ser liberada, 2) o scanner apropriado estar ativo e 3) os sinais de realimentação EDM (External Device Monitoring Monitoração de Dispositivo Externo) serem realizados. Indicadores de Reset Esse indicador pisca para indicar que o controlador SmartGuard 600 está pronto e aguardando para que o botão de reset seja pressionado. A parte do código de amostra anterior mostra os blocos de funções para controle dessas entradas e saídas: Direção à Frente/Atrás Uma entrada diversa (1 N.F. + 1 N.A.) é utilizada para determinar qual scanner está ativo. Para evitar um erro de falha simples, cada contato deve vir de um dispositivo independente (por exemplo, não de apenas um relé). Um scanner está ativo o tempo todo e o outro está inativo. Quando as entradas estão fechadas no terminal 9 e abertas no terminal 8, então o scanner à frente está ativo. Quando as entradas estão abertas no terminal 9 e fechadas no terminal 8, então o scanner atrás está ativo. Trocar de um scanner para outro não fará as saídas do controlador SmartGuard 600 desligarem-se momentaneamente.

13 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Seleção de Velocidade Rápida/Lenta Uma entrada diversa (1 N.F. + 1 N.A.) é utilizada e duas entradas diversas são criadas; uma para cada scanner. Isso seleciona os campos de segurança e de advertência usados por ambos os scanners. Os dois scanners são mudados ao mesmo tempo. Os campos para rápida são mais buscados à medida que o tempo de parada do carro será mais longo. Os campos para lenta não são tão buscados como os para rápida à medida que o tempo de parada do carro é mais rápido. Essa seleção rápida/lenta não necessariamente tem que ser processada pelo controlador SmartGuard 600. Quatro contatos (dois para cada scanner) podem fornecer sinais diretamente para os scanners para selecionar os campos. Para evitar potenciais erros de falha simples, cada contato deve vir de um dispositivo independente. O esquema elétrico mostra contatos mecânicos que são originados de saídas de Pulso de Teste. Os pulsos de teste iniciarão um comando de parada se curtos-circuitos forem detectados a 24 V, à terra ou entre os dois canais.

14 14 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Dados de Desempenho Estes conjuntos de campo para o scanner a laser são fornecidos como exemplos. Os conjuntos de campo reais dependem do corredor do transportador e de sua velocidade. Para fins de demonstração, os campos são assimétricos e curtos.

15 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard Recursos Adicionais Para mais informações sobre os produtos usados no exemplo, consulte estes recursos. Recurso SafeZone MultiZone Safety Laser Scanner User Manual (Manual do Usuário do Scanner de Segurança a Laser SafeZone MultiZone), publicação (A). SmartGuard 600 Controllers User Manual (Manual do Usuário dos Controladores SmartGuard 600), publicação 1752-UM001 SmartGuard 600 Controllers Safety Reference Manual (Manual de Referência de Segurança dos Controladores SmartGuard 600), publicação 1752-RM001 Rockwell Automation Safety Products Catalog (Catálogo de Produtos de Segurança da Rockwell Automation), publicação S115. Industrial Automation Wiring and Grounding Guidelines (Diretrizes de Aterramento e Fiação de Automação Industrial), publicação Website de Certificações do Produto, Descrição Fornece informações sobre instalação, fiação, configuração, comissionamento, e localização de falhas de um scanner SafeZone. Fornece informações detalhadas sobre instalação, configuração, programação, e localização de falhas de controladores SmartGuard 600. Fornece informações sobre as especificações do sistema de segurança da Safety Integrity Level (SIL) 3 (Nível de Integridade de Segurança) e Categoria (CAT) 4, inclusive os intervalos de teste de verificação funcional, o tempo de reação do sistema e os valores PFD (probabilidade de falha sob solicitação)/pfh (probabilidade de falha por hora). Fornece informações sobre ofertas de produtos de segurança da Rockwell Automation. Fornece orientações gerais para instalação de um sistema industrial da Rockwell Automation. Fornece declarações de conformidade, certificados, e outros detalhes de certificação. É possível visualizar ou descarregar publicações em Para solicitar cópias em papel da documentação técnica, entre em contato com o distribuidor local ou com o representante de vendas da Rockwell Automation.

16 16 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Observações:

17 Proteção do Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard

18 Suporte da Rockwell Automation A Rockwell Automation fornece informações técnicas na Web para ajudar você a usar seus produtos. Em é possível encontrar manuais técnicos, uma base de conhecimentos com perguntas freqüentes, observações técnicas e sobre aplicações, códigos de exemplo e links para pacotes de serviços de software, além de um recurso MySupport que pode ser personalizado para que você faça melhor uso das ferramentas. Para obter um nível adicional de suporte técnico por telefone para instalação, configuração e localização de falhas, oferecemos programas de suporte TechConnect. Para obter mais informações, entre em contato com o distribuidor local ou com o representante da Rockwell Automation, ou visite Assistência para Instalação Caso enfrente um problema nas primeiras 24 horas após a instalação, consulte as informações contidas neste manual. Também é possível ligar para um número especial de atendimento ao cliente para obter ajuda inicial para a instalação e a operação do produto. Estados Unidos De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 (EST) Fora dos Estados Unidos Entre em contato com o representante local da Rockwell Automation em caso de problemas de suporte técnico. Devolução de Produto Novo A Rockwell Automation testa todos seus produtos para assegurar que eles estejam totalmente operacionais quando deixam as instalações industriais. Porém, se seu produto não estiver funcionando e precisar ser devolvido, siga estes procedimentos. Estados Unidos Fora dos Estados Unidos Entre em contato com seu distribuidor. Você deve fornecer um número de ocorrência do atendimento ao cliente (ligue para o número de telefone acima para obter um) ao seu distribuidor para concluir o processo de devolução. Entre em contato com o representante local da Rockwell Automation para obter informações sobre o procedimento de devolução. Allen-Bradley, Rockwell Automation, TechConnect, SafeZone, SmartGuard, RSNetWorx for DeviceNet, RSLinx, e QuadCONNECT são marcas comerciais da Rockwell Automation, Inc. As marcas comerciais que não pertencem à Rockwell Automation são de propriedade de suas respectivas empresas. 18 Copyright 2007 Rockwell Automation, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA

Proteção do Gate de Segurança Simples Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600

Proteção do Gate de Segurança Simples Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Exemplo de Aplicação de Segurança Proteção do Gate de Segurança Simples Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Exemplo de Rede de Segurança habilitada Classificação de Segurança: Categoria

Leia mais

Controle de Parada de Emergência Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600

Controle de Parada de Emergência Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Exemplo de Aplicação de Segurança Controle de Parada de Emergência Usando o Pacote do Controlador de Segurança SmartGuard 600 Exemplo de Rede de Segurança habilitada Classificação de Segurança: Categoria

Leia mais

Proteção de Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando Relé de Segurança Modular da Série MSR200

Proteção de Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando Relé de Segurança Modular da Série MSR200 Exemplo de Aplicação de Segurança Proteção de Scanner a Laser para Carro Transportador Automático Usando Relé de Segurança Modular da Série MSR200 Exemplo não conectado à rede (ligado por cabos) Classificação

Leia mais

Atualização do Código de Catálogo do PowerMonitor 1000

Atualização do Código de Catálogo do PowerMonitor 1000 Instruções de instalação Atualização do Código de Catálogo do PowerMonitor 1000 Códigos de catálogo 1408-UPT1-E3, 1408-UPT2-E3, 1408-UPE1-E3, 1408-UPE2-E3, 1408-UP485-ENT, 1408-UPT3-E3 Tópico Página Informações

Leia mais

Programa de troca de flash cards compactos internos

Programa de troca de flash cards compactos internos Dados técnicos Programa de troca de flash cards compactos internos Número(s) de catálogo: 2711P-RW1, 2711P-RW2, 2711P-RW3, 6189-RW2, 6189-RW3, 6189-RW4 Conteúdo... Para Consulte a página Sobre esta publicação

Leia mais

Atualização de Revisão de Firmware do PowerMonitor 1000

Atualização de Revisão de Firmware do PowerMonitor 1000 Instruções de instalação Atualização de Revisão de Firmware do PowerMonitor 1000 Códigos de catálogo 1408-BC3, 1408-TS3, 1408-EM3 Tópico Página Acessar Revisão de Firmware de Produto 3 Atualizar a Revisão

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

Roteador N300 WiFi (N300R)

Roteador N300 WiFi (N300R) Easy, Reliable & Secure Guia de Instalação Roteador N300 WiFi (N300R) Marcas comerciais Nomes de produtos e marcas são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietários.

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Manual do instalador Box Output DC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output DC.

Manual do instalador Box Output DC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output DC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente contínua. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do servidor DHCP dhcp_response série 3.2 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Windows 98 e Windows Me "Etapas preliminares" na página 3-27 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-28 "Outros métodos de instalação" na página 3-28 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação ST 160 ST 160 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # Manual de Referência e Instalação Descrições 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # 3 2 Número Descrição 1 Indicador de modo 2 Antena 3 Matriz do Teclado 4 Parafuso Especificações

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Função de segurança: Monitoração e travamento de porta Produtos: Relés de segurança TLSZR-GD2/Guardmaster

Função de segurança: Monitoração e travamento de porta Produtos: Relés de segurança TLSZR-GD2/Guardmaster Função de segurança: Monitoração e travamento de porta Produtos: Relés de segurança TLSZR-GD2/Guardmaster Classificação de segurança: PLe, Cat. 4 para EN ISO 13849.1 2008 Sumário Introdução 3 Informações

Leia mais

Função de segurança: Monitoração de porta Produtos: Controlador Trojan 5 Switch/GuardLogix

Função de segurança: Monitoração de porta Produtos: Controlador Trojan 5 Switch/GuardLogix Função de segurança: Monitoração de porta Produtos: Controlador Trojan 5 Switch/GuardLogix Classificação de segurança: PLe, Cat. 4 para EN ISO 13849.1 2008 Sumário Introdução 3 Informações importantes

Leia mais

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser.

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser. 1 INTRODUÇÃO O Multisync é um programa de recuperação de sistema e atualização de dispositivos, utilizado quando aparelho apresenta lentidão, não liga, travado na inicialização, atualização de mapas, entro

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Fluxograma

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia 1 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial 3ª AULA - Programação Convencional de CLP - Parte I Objetivos: Analisar

Leia mais

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral Março 2012 Como o funciona Fluxogramas da visão geral 2012 Visioneer, Inc. (licenciada da marca Xerox) Todos os direitos reservados. XEROX, XEROX and Design e DocToMe são marcas comerciais da Xerox Corporation

Leia mais

Manual do Aplicativo NSE Mobile Control

Manual do Aplicativo NSE Mobile Control INSTALAÇÃO DO APLICATIVO Acesse www.nse.com.br/downloads-manuais e baixe os programas de acordo com o dispositivo que irá utilizar, nos links referentes ao produto número 1 - Módulo MTCP-3E4S. - Para uso

Leia mais

Impressora Térmica ZK300 UES-QR

Impressora Térmica ZK300 UES-QR Manual de Operação Impressora Térmica ZK300 UES-QR 1-13 1. CONTEÚDO DA CAIXA No interior da caixa você deverá encontrar: Uma Impressora; Um Manual de Operação; Um cabo serial Um Certificado de Garantia;

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

FACILITY TOP HÍBRIDA. Manual Técnico MANUAL TÉCNICO AUTOMATIZADOR PARA PORTÕES DESLIZANTES MONDIALE. P19165 - Rev. 1

FACILITY TOP HÍBRIDA. Manual Técnico MANUAL TÉCNICO AUTOMATIZADOR PARA PORTÕES DESLIZANTES MONDIALE. P19165 - Rev. 1 MANUAL TÉCNICO AUTOMATIZADOR PARA PORTÕES DESLIZANTES P19165 - Rev. 1 MONDIALE 1 ÍNDICE DIAGRAMA DE CONEXÕES...4 Principais características... 5 Funções do led SN...5 Entrada PARA Trava...6 botões (+)

Leia mais

Manual de Instalação. GPRS Universal

Manual de Instalação. GPRS Universal Manual de Instalação GPRS Universal INTRODUÇÃO O módulo GPRS Universal Pináculo é um conversor de comunicação que se conecta a qualquer painel de alarme monitorado que utilize o protocolo de comunicação

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

A senha 001 de fábrica é 151515.

A senha 001 de fábrica é 151515. 1 2 Índice PROGRAMANDO USUÁRIOS...4 MODO DE PROGRAMAÇÃO DE SENHAS:...4 COMO CADASTRAR NOVOS USUÁRIOS:... 4 COMO DESABILITAR USUÁRIOS:... 4 ATIVANDO A CENTRAL...5 ATIVAR GERAL... 5 ATIVAÇÃO RÁPIDA...5 ATIVAR

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALANDO

Leia mais

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048.

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048. Discadora por Celular HERA HR2048 Manual do Usuário Índice: Paginas: 1. Introdução 03 1.1 Visão Geral 03 2. Características 04 3. Funcionamento 04, 05 e 06 3.1 Mensagens 06 e 07 4. Instalação da Discadora

Leia mais

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Amadeus Brasil Índice 1) O objetivo deste documento... 3 2) O que acontecerá quando chegar o dia da atualização de versão

Leia mais

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO O Driver IGS possui um módulo de configuração que possibilita a comunicação com protocolos proprietários. Trata-se do Driver

Leia mais

Gravador TASER CAM Guia de Início Rápido

Gravador TASER CAM Guia de Início Rápido Gravador TASER CAM Guia de Início Rápido Parabéns por comprara seu Gravador TASER CAM. Leia esta seção para começar a usá-lo rapidamente. O gravador TASER CAM é uma opção para uso com qualquer dispositivo

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-04. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Idioma: Português. Documento: 10002081798 / 00

Unidade Remota CANopen RUW-04. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Idioma: Português. Documento: 10002081798 / 00 Motors Automation Energy Transmission & Distribution Coatings Unidade Remota CANopen RUW-04 Guia de Instalação, Configuração e Operação Idioma: Português Documento: 10002081798 / 00 ÍNDICE 1 INSTRUÇÕES

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E O que é roteamento e acesso remoto? Roteamento Um roteador é um dispositivo que gerencia o fluxo de dados entre segmentos da rede,

Leia mais

Relé de proteção do diferencial 865

Relé de proteção do diferencial 865 Relé de proteção do diferencial 865 Para a proteção do diferencial de motores, transformadores e geradores Boletim 865, Série A Guia de especificações Sumário Página de descrição da seção 1.0 Características

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL Módulos para automação Características gerais - Processamento independente - Possui alerta sonoro e luminoso de falta de conexão - Não precisa ser configurado (Plug and

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação

Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação Última atualização: Maio de 2010 www.trackmaker.com ÍNDICE 1 - Instalação 1.1 - Detalhes do Módulo... 3 Descrição dos Pinos... 3,4 1.2 - Instalando o Chip

Leia mais

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Manfred Peter Johann Gerente de Vendas da WEG Automação A crescente conscientização da necessidade de avaliação dos riscos na operação de uma máquina ou

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO ALÍVIO DE PRESSÃO INTERNA

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO ALÍVIO DE PRESSÃO INTERNA CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO Os módulos da linha TOTALSAFE PRO foram desenvolvidos para agregar além de conforto, segurança total na automação dos vidros elétricos. Essa linha de produtos oferece

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G INSTALANDO O MODEM 4G SKY 1 Coloque o modem em uma superfície plana. 2 Conecte o cabo do alimentador de energia ao modem. WPS RESET SIM 3 Ligue a fonte de alimentação de energia

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Disjuntor Marca: Siemens Modelo: 3AH Ferramenta Utilizada: CE-6006 ou CE-6003 Objetivo: Teste do tempo da abertura/fechamento desde o comando até a abertura/fechamento

Leia mais

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio Guia de Instalação C7189R Sensor Interno Sem Fio 69-2459P-01 Guia de Instalação Sobre seu sensor interno sem fio Este sensor monitora a temperatura e a umidade em qualquer local interno e transmite por

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software.todas as informações

Leia mais

Função de segurança: Controle bimanual Produtos: Botões 800Z Zero-Force Controlador GuardLogix Módulo POINT Guard Safety I/O

Função de segurança: Controle bimanual Produtos: Botões 800Z Zero-Force Controlador GuardLogix Módulo POINT Guard Safety I/O Função de segurança: Controle bimanual Produtos: Botões 800Z Zero-Force Controlador GuardLogix Módulo POINT Guard Safety I/O Classificação de segurança: PLe, Cat. 4 para EN ISO 13849.1 2008 Sumário Introdução

Leia mais

- Esse ícone indica que o USB Phone GiConnect está conectado e funcionando corretamente, pronto para o uso.

- Esse ícone indica que o USB Phone GiConnect está conectado e funcionando corretamente, pronto para o uso. Internet http://www.qiconn.com/showlistitem.asp?dynamiccontentid=848 Guia do Usuário Quando o aplicativo Gateway GiConnect estiver rodando, um dos ícones abaixo irão aparecer na bandeja do sistema, normalmente

Leia mais

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não Manual Instalação Positivo Network Manager Versão 4R2 para Integradores O produto Positivo Network Manager Versão 4R2 (PNM4R2) consiste de uma plataforma do tipo cliente servidor, sendo o cliente, os microcomputadores

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário Guia Rápido do Usuário 1 Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3531. Com o seu novo modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

Verificando os componentes

Verificando os componentes PPC-4542-01PT Agradecemos a aquisição do scanner de imagem em cores fi-65f. Este manual descreve os preparativos necessários para o uso deste produto. Siga os procedimentos aqui descritos. Certifique-se

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Android) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software. Todas as informações

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO F 19

GUIA DE INSTALAÇÃO F 19 GUIA DE INSTALAÇÃO F 19 1. Instalação do equipamento (1)Cole o modelo de montagem na (2) Remova o parafuso na parte (3) Tire a placa traseira. parede, Faça os furos de acordo inferior do dispositivo com

Leia mais

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Pro 3 Cloud. Esse scanner é fornecido com os aplicativos de software Readiris Corporate 14 (PC e Mac), Cardiris Corporate 5 for

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário 1. Instalação do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian... 3 2. Instalando o Certificado Digital A3... 4 3. Teste

Leia mais

STOPSAT 02. Índice. Revisão 01/10/2003

STOPSAT 02. Índice. Revisão 01/10/2003 Revisão 01/10/2003 TECMORE AUTOMAÇÃO COMÉRCIO LTDA Rua Marechal Deodoro, 2709-Centro São Carlos-SP CEP 13.560-201 Tel (16) 274-3885 / Fax (16) 274-7300 www.tecmore.com.br STOPSAT 02 Índice 1 Descrição

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI EXTRA

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI EXTRA ASSUNTO: Equipamentos de Sistemas Eletrônicos Tester Flex. OBJETIVO: Informar procedimento para atualização de Scanners. DESTINO: Usuários de Equipamentos de diagnóstico Magneti Marelli Extra. Introdução

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Sumário. Aviso. Para evitar risco de incêndio ou choque elétrico, não exponha este PRODUTO à chuva ou à umidade.

Sumário. Aviso. Para evitar risco de incêndio ou choque elétrico, não exponha este PRODUTO à chuva ou à umidade. Sumário Este símbolo destina-se a alertar o usuário quanto à presença de tensão perigosa não isolada dentro do gabinete do produto, a qual pode ser de magnitude suficiente para constituir risco de choque

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT

Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT Introdução O NETGEAR WiFi Range Extender amplia a distância de uma rede WiFi, melhorando o sinal de WiFi existente bem como a qualidade geral do sinal

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais