para Negócios na FAAP O Instituto Confúcio parceria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "para Negócios na FAAP O Instituto Confúcio parceria"

Transcrição

1 parceria 010 Após o acordo celebrado, a partir da esquerda, Victor Mirshawka, Américo Fialdini Jr., Antonio Bias Bueno Guillon, Xu Lin, Li Jinzhang, Sergio Amaral, Sun Rongmao, Lourdes Zilberberg e Shanshan Fei. O Instituto Confúcio para Negócios na FAAP Em outubro de 2010, a FAAP participou da Expo Xangai a convite da prefeitura de São Paulo, oferecendo, no Pavilhão de São Paulo, aulas demonstrativas de português para estrangeiros e um quiz cultural sobre o Brasil, ambas as atividades com grande sucesso de participação do público. A delegação da FAAP estava integrada por seu diretor-tesoureiro, Américo Fialdini Jr., pelo diretor do Centro de Estudos Americanos e Internacionais, embaixador Sergio Amaral, pela gerente do departamento de Intercâmbio e Internacionalização, Lourdes Zilberberg, pela assessora de Assuntos Asiáticos, Shanshan Fei e pelo prof. Edson Canela. Durante a visita à China, Américo Fialdini Jr. reuniu-se com os diretores do Hanban (abreviação coloquial para Chinese National Office for Teaching Chinese as a Foreign Language), manifestando interesse em sediar um Instituto Confúcio, e o parceiro ideal para essa empreitada seria a UIBE (University of International Business and Economics) de Pequim. Em 2011, a FAAP recebeu a visita do presidente da UIBE, Shi Jianjun, o qual também manifestou o interesse da instituição chinesa de desenvolver junto à FAAP, um Instituto Confúcio para Negócios, que teria como objetivo principal ser uma plataforma de capacitação de profissionais locais, especialmente no desenvolvimento de negócios com a China, além do ensino do idioma e divulgação da cultura do país. Já em dezembro de 2011, o diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, acompanhado de Lourdes Zilberberg e de Shanshan Fei, apresentou ao Hanban o que seria o projeto de criação de um Instituto Confúcio para Negócios em parceria com a UIBE, o qual foi aprovado pela entidade chinesa. No dia 26 de junho de 2012, aconteceu a inauguração do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP, com a visita da senhora Wang Ling, chanceler da UIBE, acompanhada de Han Hong, diretora do Centro de Ensino da Língua Chinesa para Negócios e Desenvolvimento de Recursos Didáticos;

2 de Pu Jun, vice-diretor do mesmo departamento; de Sun Qiang, diretor do Departamento Financeiro; de Wang Yonggui, vice-diretor da Faculdade de Administração, e dos artistas Sun Changwu, Liu Qiuyang e Deng Lianghua. As comemorações começaram com a abertura da exposição A Arte Chinesa Tradicional, na qual foram expostas obras de nove artistas chineses e que, especialmente, contou com a presença dos renomados artistas Sun Changwu, Liu Qiuyang e Deng Lianghua, os quais realizaram uma demonstração da arte chinesa tradicional, interagindo com o público presente. A representação de paisagens da natureza é uma característica marcante da arte chinesa. Montanhas, lagos, árvores e flores são alguns dos temas abordados pelos artistas, que utilizam as suas obras para traduzir o pensamento e a filosofia presentes na vida do povo chinês. Os artistas participantes da exposição são membros da Academia Nacional de Pinturas e da Academia Nacional de Artes Plásticas da China. Também atuam como pesquisadores do Centro de Intercâmbio Cultural no Instituto do Ensino de Chinês para Negócios. A partir da esquerda, o cônsul-geral da China, Sun Rongmao; a chanceler da UIBE, Wang Ling; o diretor-cultural da FAAP, Victor Mirshawka; o diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon; e o diretor do Centro de Estudos Americanos e Internacionais da FAAP, embaixador Sergio Amaral, no momento da abertura da exposição de obras de artistas chineses na FAAP. Além da exposição, foram realizadas duas palestras para professores da FAAP, uma delas proferida pelo prof. Sun Qiang sobre as possibilidades de investimento na China, e a outra sobre o perfil do consumidor chinês, ministrada pelo prof. Wang Yonggui. O processo de inauguração do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP encerrou-se com a visita da senhora Xu Lin, vice-ministra de Estado e diretora do Hanban, que visitou a FAAP em julho de 2012 e, em cerimônia oficial, realizou-se o descerramento da placa do Instituto No meio de uma grande comitiva, o diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, explica alguns detalhes das instalações da FAAP para a chanceler da UIBE, Wang Ling.

3 parceria 012 Han Hong (à esquerda) e a diretora do Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, Maria Izabel Branco Ribeiro, exibindo uma pintura feita no mezanino da Instituição. O diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, a chanceler da UIBE, Wang Ling, e o artista Sun Changwu, com a pintura que elaborou presenteando o presidente da FAAP. Confúcio-Hanban na presença dos membros da diretoria mantenedora da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, diretor-presidente, Américo Fialdini Jr., diretor-tesoureiro, e prof. Victor Mirshawka, diretor-cultural, acompanhados de outras autoridades da Instituição. Instituto Confúcio para Negócios na FAAP Em parceria com a UIBE, a FAAP abriga uma unidade do Instituto Confúcio para Negócios, cuja matriz fica no seu campus principal em São Paulo. O Instituto Confúcio para Negócios na FAAP tem por objetivo promover a língua e a cultura chinesas, com a ênfase em negócios, oferecendo, além do estudo da língua, seminários empresariais, cursos de capacitação sobre a China em nível de pós-graduação e atividades culturais e artísticas, com o intuito de melhorar o conhecimento mútuo sino-brasileiro, criando uma plataforma sofisticada para temáticas relacionadas à China. O Instituto Confúcio para Negócios na FAAP contará com a parceria e apoio institucional do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), cujo presidente é o embaixador Sergio Amaral, grande promotor e entusiasta da relação bilateral entre ambos os países. O embaixador Sergio Amaral, explicou: Enquanto o enfoque de investimentos chineses no Brasil deve estar perto de US$ 20 bilhões, com um rápido crescimento nos últimos anos, os investimentos brasileiros na China Os artistas Sun Changwu e Liu Qiuyang (encoberto) elaborando pinturas tradicionais da China.

4 A chanceler da UIBE, Wang Ling, faz o discurso, salientando a importância que vai representar para a China e para o Brasil a abertura do Instituto Confúcio na FAAP. À sua volta estão (a partir da esquerda), Sun Changwu, Sergio Amaral, Han Hong, Shanshan Fei, Sun Rongmao, Antonio Bias Bueno Guillon, Lourdes Zilberberg e Victor Mirshawka. permanecem estacionados num montante de cerca de US$ 500 milhões. É bem verdade que o número de empresas brasileiras na China atualmente 57 cresceu de modo expressivo. Elas se concentram mais no setor de serviços e apresentam considerável diversidade. Porém, existem também exemplos bem-sucedidos de empresas no setor industrial voltadas para o mercado interno. As empresas chinesas, por sua vez, estão distribuídas em diversos setores da produção no Brasil. De início, predominavam os investimentos em commodities e em energia. Depois, em infraestrutura e, agora, cada vez mais, nos produtos destinados para o mercado interno, como os automóveis. Uma pesquisa sobre a presença de empresas brasileiras na China, conduzida pelo prof. Claudio Frischtak, com apoio do CEBC, mostrou uma interessante diversidade de experiências e de resultados. Algumas devem o seu êxito à parceria com empresas ou governos locais. Outras, à tecnologia. Por vezes, o treinamento de mão de obra local se mostra crucial. Um melhor conhecimento do mercado chinês é uma das condições para o êxito da política de agregação de valor às exportações, e esse, a partir de agora, poderá ser obtido no Instituto Confúcio para Negócios na FAAP. Claro que a presença na China é fundamental para a identificação de nichos para as exportações e os in- Momento da assinatura do acordo de colaboração entre a UIBE e a FAAP. A chanceler da UIBE, Wang Ling, assinando o documento, observada pelos diretores da FAAP, Victor Mirshawka, Antonio Bias Bueno Guillon e Américo Fialdini Jr.

5 parceria 014 O diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon exibindo o mimo que recebeu da chanceler da UIBE, Wang Ling, estando atrás deles o diretor-cultural da FAAP, Victor Mirshawka e o diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr. vestimentos e, agora, a FAAP está apta a organizar as melhores missões ou viagens empresariais a esse país. O espaço econômico asiático se integra de modo acelerado. Mais de 50% das exportações do leste asiático se dirigem à própria região. Os investimentos recíprocos são expressivos e estão levando a uma crescente integração das cadeias produtivas na região. No momento em que essa integração se consolidar, será ainda mais difícil exportar produtos industrializados não só para a China, mas para toda a Ásia. Por sua vez, o prof. Claudio Frischtak, consultor do CEBC, e o coordenador de Pesquisa e Análise do CEBC, André Soares, no estudo que fizeram sobre os pontos críticos de atuação das empresas brasileiras na China, destacaram: O governo brasileiro tem atuado em conjunto com o governo chinês nas questões relativas às aprovações e Na frente da mostra A Arte Chinesa Tradicional, a partir da esquerda: Wang Yonggui, Sun Changwu, Cláudia Caroli, Marcella Arcuri, Antonio Bias Bueno Guillon, Maria Cristina Ribeiro dos Santos, José Luis Hernández Alfonso, Wang Ling, Sun Rongmao, Sergio Amaral, Deng Lianghua, Liu Qiuyang, Han Hong e Ana Carolina Boaventura.

6 Após a troca de presentes institucionais, todos satisfeitos com o estabelecimento da parceria da FAAP com a UIBE. Da esquerda para a direita: Lourdes Zilberberg, Sergio Amaral, Victor Mirshawka, Antonio Bias Bueno Guillon, Wang Ling, Sun Rongmao, Américo Fialdini Jr., Han Hong, Shanshan Fei e Pu Jun. licenças para que companhias brasileiras desenvolvam suas atividades na China. Aliás, o governo chinês possui regras muito claras com relação ao ingresso dos investimentos estrangeiros no país. Em alguns setores, as barreiras encontradas pelas empresas brasileiras para o ingresso na China já estavam previstas dentro das regras de ingresso de investimentos estrangeiros. Vale ressaltar que um ponto que pode retardar as negociações dessas aprovações junto ao governo chinês diz respeito ao Brasil tratar de forma discriminatória os investimentos e o ingresso de produtos chineses em nosso País. O governo chinês aceita as regras e limites impostos pelo Brasil, porém não admite posturas discriminatórias. E eventuais medidas discriminatórias pelo governo brasileiro contra os interesses chineses podem desacelerar progressos em negociações feitas para o ingresso de outras empresas brasileiras na China. O diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, recepciona a diretora do Hanban, a matriz dos Institutos Confúcio, Xu Lin, observados pelo diretor- -tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr., e o embaixador Sergio Amaral.

7 parceria 016 Na visita à mostra A Arte Chinesa Tradicional, a diretora do Hanban, Xu Lin, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o embaixador Sergio Amaral, Lourdes Zilberberg, o diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr., e o cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao. Um ponto muito comentado foi a falta, até recentemente, de um banco brasileiro estabelecido na China para ajudar o financiamento das iniciativas de investimentos das empresas brasileiras. O governo chinês enxerga a ida do Banco do Brasil para a China como um importante marco para facilitar o ingresso das empresas nacionais no mercado chinês. Além disso, entende que devem ser elaborados planos de ação específicos para os investimentos brasileiros na China, e que essa área ainda carece de uma estratégia e uma política definidas. Contudo, deve-se levar em consideração que, no âmbito da relação bilateral, foi firmado, em 2010, o Plano de Ação Conjunta entre os governos brasileiro e chinês, com prazo até 2014, que aponta setores como os de energia, mineração e agrícola para a cooperação e investimentos recíprocos. O diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, descrevendo as instalações da FAAP para a diretora do Hanban, Xu Lin, acompanhados por Shansan Fei e Lourdes Zilberberg.

8 Esse plano também prevê a formação de um grupo de trabalho em investimentos, com vistas à troca de informações sobre investimentos e oportunidades bilaterais, e a promoção da cooperação na área de investimentos entre empresas brasileiras e chinesas. No documento Carta Brasil-China, editado pela CEBC, está a entrevista do CEO (chief executive officer ou executivo principal) do Bank of China, no Brasil, Zhang Jianhua. O Bank of China foi fundado em 1912, logo após a revolução nacionalista, sendo o banco mais antigo da China. Até 1949, ele funcionava como o Banco Central da China e, depois, tornou-se um banco comercial com foco no comércio exterior, tendo mais de 12 escritórios (agências) na China e mais de 600 no exterior, distribuídos por 35 países diferentes. Zhang Jianhua declarou: Possuímos um escritório de representação no Brasil desde 2000 e decidimos elevar esse escritório ao nível de uma operação local. Para tanto, submetemos nossa instalação às normas requeridas pelo Banco Central do Brasil. Em 2008, recebemos a aprovação do mesmo e, então, começamos a injetar capital e realizar outros registros legais. Só começamos a operar em meados de O objetivo do Bank of China Brazil é facilitar o comércio entre o Brasil e a China. Para ser mais específico, trabalhamos para apoiar tanto empresas brasileiras como as chinesas a realizarem seus negócios em ambos os países. Estamos focando no mercado sino-brasileiro, e nossos clientes são aquelas empresas interessadas em realizar negócios em ambos os mercados, incluindo as empresas chinesas que têm negócios no Brasil e vice-versa. Falando mais sobre o escopo de nosso negócio, apoiamos as relações comerciais através de serviços financeiros, assim como fornecemos empréstimos de curto prazo e apoiamos projetos financeiros, sempre com o foco em empresas brasileiras e chinesas engajadas em negócios entre os dois países. Em termos de setores comerciais, basicamente, o Bank of China elegeu os setores relacionados com as commodities, responsáveis pela maior parte das trocas comerciais entre Brasil e China. Poderia dizer que quase 85% do que a China importa do Brasil é relacionado às commodities. O segundo setor para o qual direcionamos nossos esforços será o de telecomunicações. Como se pode perceber, temos, hoje, no Brasil, um número significativo de grandes empresas chinesas ingressando em áreas relacionadas às telecomunicações. Outro setor é o automotivo e, por fim, o de infraestrutura, mais especificamente a melhoria dos transportes, tal como estradas, portos, aeroportos etc. HANBAN e Instituto Confúcio O Instituto Confúcio é uma organização sem fins lucrativos cujo intuito é promover a língua e a cultura chinesa no mundo. Trata-se de um órgão ligado ao Ministério de Educação na China, representado pelo Escritório Nacional do país para o ensino da língua chinesa como língua estrangeira (acrônimo em chinês: Hanban). A cooperação do Instituto Confúcio é estabelecida entre as instituições de ensino superior (IESs) estrangeiras e chinesas com o apoio do Hanban. Atualmente, existem 380 institutos ao redor do mundo, além das 509 salas Confúcio. No Brasil, existem, ainda, poucos institutos Confúcio, e o Instituto Confúcio para Negócios na FAAP se destaca pela proposta diferenciada, constituindo-se em um centro de encontro para o fomento de negócios entre o Brasil e a China. University of International Business and Economics (UIBE), o parceiro da FAAP Nada melhor do que a UIBE para ser parceira da FAAP na criação do Instituto Confúcio para Negócios. A UIBE é uma instituição de referência na China, responsável pela formação da elite empresarial e de negócios do país. Fundada em 1951 como Instituto de Pequim para o Comércio Internacional, foi designada, em 1960, pelo O diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, cumprimenta a diretora do Hanban, Xu Lin, nas instalações do Instituto Confúcio na FAAP. Atrás estão o diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr.; o diretor-cultural da FAAP, Victor Mirshawka; o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang; o embaixador Sergio Amaral; e o cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao.

9 parceria 018 De pé, Lourdes Zilberberg, diretora do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP e gerente do departamento de Intercâmbio e Internacionalização, o diretorpresidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon, o diretor-cultural da FAAP, Victor Mirshawka, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o embaixador Sergio Amaral, o cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, observando o diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr., e a diretora do Hanban, Xu Lin, assinarem o acordo de parceria. governo, para atuar como instituição-chave para o processo de educação devido à relevância dos programas por ela oferecidos. Em 1997, foi colocada na lista do Projeto 211, um programa governamental que teve por objetivo transformar cem universidades chinesas em Iess de altíssima qualidade. Hoje, a UIBE é uma das IESs mais respeitadas da China, líder nas áreas de Comércio Exterior, Administração e Gestão de Negócios, Relações Internacionais, Estudos Regionais e idiomas. O Instituto de Organização Mundial do Comércio da UIBE é líder na pesquisa e oferta de programas na área de comércio exterior. Na primeira fila a partir da esquerda: o artista Liu Qiuyang; a diretora do Centro de Ensino da Língua Chinesa para Negócios e Desenvolvimento de Recursos Didáticos, Han Hong; o cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao; a chanceler da Universidade de Negócios e Economia Internacional (UIBE), Wang Ling; o diretor-presidente da FAAP, Antonio Bias Bueno Guillon; a gerente do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP e assessora de Assuntos Asiáticos do departamento de Internacionalização e Intercâmbio da FAAP, Shanshan Fei; e o diretor do Centro de Estudos Americanos e Internacionais da FAAP, embaixador Sergio Amaral. Na segunda fila: o artista Sun Changwu; o vice-diretor do Centro de Ensino da Língua Chinesa para Negócios e Desenvolvimento de Recursos Didáticos da UIBE, Pu Jun; o diretor do Departamento de Finança da UIBE, Sun Qiang; o vice-diretor da Faculdade de Administração da UIBE, Wang Yonggui; e o artista Deng Lianghua.

10 巴 西 FAAP 商 务 孔 子 学 院 成 立 大 事 记 2010 年 10 月, 应 巴 西 圣 保 罗 市 政 府 的 邀 请, 作 为 唯 一 代 表 巴 西 参 加 的 教 育 机 构,FAAP 高 等 教 育 中 心 派 出 了 由 财 务 总 监 Américo Fialdini Júnior 先 生 带 队, 校 美 洲 研 究 中 心 主 任 Sergio Amaral 大 使 国 际 外 事 处 处 长 Lourdes Zilberberg 小 姐 亚 洲 事 务 顾 问 费 珊 珊 小 姐 和 葡 萄 牙 语 教 师 Edson Canela 先 生 组 成 的 五 人 代 表 团 参 加 了 在 上 海 召 开 的 世 界 博 览 会, 并 在 一 周 的 参 展 期 间 举 办 了 葡 萄 牙 语 教 学 示 范 课 和 巴 西 知 多 少 的 有 奖 知 识 竞 答, 引 起 了 到 访 公 众 的 极 大 兴 趣, 活 动 反 响 热 烈 此 次 访 华 行 程 中 的 另 一 重 要 内 容 是 由 巴 西 驻 中 国 大 使 馆 牵 线,FAAP 财 务 总 监 Américo Fialdini Júnior 先 生 首 赴 北 京 向 国 家 汉 办 孔 子 学 院 总 部 表 达 了 有 意 与 中 国 对 外 经 贸 大 学 合 作, 共 同 成 立 孔 子 学 院 的 想 法, 并 得 到 了 国 家 汉 办 与 会 领 导 的 认 可 和 支 持 2011 年 11 月 4 日, 应 FAAP 的 邀 请, 对 外 经 贸 大 学 的 施 建 军 校 长 在 当 时 国 际 商 务 汉 语 基 地 主 任 助 理 浦 军 副 教 授 的 陪 同 下 访 问 了 FAAP, 与 巴 方 校 领 导 明 确 了 合 作 意 向 并 就 申 请 孔 子 学 院 的 具 体 操 作 流 程 达 成 一 致 同 年 的 12 月 中 旬,FAAP 校 董 事 会 主 席 ( 校 长 )Antonio Bias Bueno Guillon 先 生 在 国 际 外 事 处 处 长 Lourdes Zilberberg 小 姐 和 亚 洲 事 务 顾 问 费 珊 珊 小 姐 的 陪 同 下 代 表 FAAP 再 次 到 访 国 家 汉 办, 并 向 马 箭 飞 副 主 任 正 式 提 交 了 与 对 外 经 贸 大 学 合 建 巴 西 首 家 商 务 孔 子 学 院 的 申 请 书 另 外, 校 长 先 生 此 行 还 接 受 了 中 国 教 育 部 郝 平 副 部 长 的 亲 切 接 见 经 过 紧 锣 密 鼓 的 筹 备, 巴 西 FAAP 商 务 孔 子 学 院 启 动 揭 牌 系 列 活 动 于 2012 年 6 月 26 日 正 式 拉 开 序 幕 为 表 示 对 合 作 的 重 视, 对 外 经 贸 大 学 派 出 了 由 校 党 委 书 记 国 际 商 务 汉 语 教 学 与 资 源 开 发 基 地 主 任 王 玲 书 记 亲 自 带 队, 基 地 执 行 主 任 韩 红 教 授 副 主 任 浦 军 副 教 授 财 务 处 处 长 孙 强 副 教 授 商 学 院 副 院 长 王 永 贵 教 授 以 及 商 务 汉 语 基 地 书 画 艺 术 交 流 中 心 孙 长 武 刘 秋 阳 邓 良 华 三 位 艺 术 研 究 员 陪 同 的 强 大 阵 容 出 席 此 次 活 动 在 启 动 仪 式 上, 中 国 驻 巴 西 圣 保 罗 领 事 馆 孙 荣 茂 总 领 事 做 了 开 场 致 辞, 他 首 先 祝 贺 FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 成 立, 并 表 示 对 该 孔 子 学 院 的 发 展 充 满 信 心, 希 望 FAAP 与 对 外 经 贸 大 学 的 合 作 成 功 驻 圣 保 罗 总 领 馆 愿 与 各 方 共 同 努 力, 为 推 进 中 巴 两 国 的 文 化 交 流 做 出 新 的 贡 献 之 后, 校 文 化 总 监 Victor Mirshawka 先 生 代 表 FAAP 高 等 教 育 中 心 发 言, 他 提 到 : 中 国 和 巴 西 作 为 两 个 大 国, 其 合 作 日 益 密 切 中 国 近 年 来 在 经 济 及 科 技 上 取 得 了 令 人 诸 目 的 成 就, 有 很 多 值 得 巴 西 学 习 和 借 鉴 的 地 方 FAAP 非 常 重 视 与 对 外 经 贸 大 学 的 合 作, 期 望 通 过 孔 子 学 院 这 个 绝 佳 的 平 台, 进 一 步 加 深 两 国 人 民 在 经 济 文 化 艺 术 以 及 科 技 上 的 交 流 与 合 作 同 时, 他 还 坚 信 两 校 在 各 自 领 域 里 的 优 势 地 位 也 必 将 对 未 来 FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 发 展 产 生 积 极 影 响 随 后 是 对 外 经 贸 大 学 王 玲 书 记 做 的 主 题 发 言, 她 表 示 FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 定 位 独 具 匠 心 : 一 是 创 新 性 强 (Innovation), 从 学 员 的 实 际 需 要 和 兴 趣 出 发, 根 据 学 生 的 阅 历 能 力 等 设 计 教 材, 重 在 商 务 语 言 的 应 用 与 沟 通 ; 二 是 目 标 清 晰 (Mission), 致 力 于 全 球 视 野 下 的 多 元 文 化 沟 通 ; 三 是 志 存 高 远 (Vision), 经 贸 的 合 作 越 发 离 不 开 人 文 的 交 流, 而 文 化 艺 术 是 人 文 交 流 的 重 要 元 素 之 一 物 质 财 富 的 创 造 和 文 化 艺 术 的 发 展 在 人 类 文 明 的 进 程 中 相 辅 相 成, 缺 一 不 可 这 既 是 对 外 经 贸 大 学 选 择 与 FAAP 这 所 巴 西 知 名 艺 术 商 务 教 育 机 构 合 作 的 主 要 动 力, 也 是 FAAP 商 务 孔 子 学 院 启 动 仪 式 和 水 墨 风 华 中 国 国 画 展 同 期 举 办 的 用 意 所 在 O diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr. entregando à diretora do Hanban, Xu Lin, o relógio com a inscrição da FAAP.

11 parceria 020 A diretora do Hanban, Xu Lin, apreciando a mostra A Arte Chinesa Tradicional, acompanhada dos embaixadores Sergio Amaral e Li Jinzhang, estando no fundo o diretor-tesoureiro da FAAP, Américo Fialdini Jr. 水 墨 风 华 中 国 国 画 展 作 为 启 动 系 列 活 动 的 重 头 戏 之 一, 以 传 统 国 画 绘 画 技 巧 为 表 达 方 式, 巧 妙 构 思, 通 过 对 山 水 花 鸟 和 人 物 的 勾 勒, 阐 述 了 中 国 式 的 人 文 观 和 世 界 观 所 有 的 参 展 画 家 均 在 国 内 外 重 要 展 览 中 多 次 获 奖, 并 被 多 家 艺 术 机 构 收 藏 展 出 画 展 开 幕 式 中, 孙 长 武 刘 秋 阳 及 邓 良 华 三 位 画 家 为 到 场 嘉 宾 一 一 介 绍 了 每 一 幅 画 的 意 境 和 创 作 手 法 并 对 中 西 方 画 法 进 行 了 比 较 随 后, 三 位 画 家 还 现 场 即 兴 为 巴 西 客 人 表 演 了 中 国 书 画 艺 术, 受 到 了 到 场 嘉 宾 的 欢 迎 以 道 投 资 环 境 论 市 场 营 销 为 主 题 的 商 务 中 国 巡 讲 活 动 于 当 日 下 午 6 时 在 FAAP 商 务 孔 子 学 院 教 室 举 行 来 自 FAAP 的 多 位 教 师 学 生 及 巴 西 当 地 商 界 政 界 人 士 参 加 了 此 次 活 动 对 外 经 贸 大 学 财 务 处 孙 强 处 长 做 了 题 为 中 国 投 资 环 境 分 析 的 演 讲, 他 主 要 从 中 国 经 济 概 况 中 巴 贸 易 分 析 出 发, 详 细 介 绍 了 中 国 投 资 环 境, 特 别 是 结 合 中 国 税 收 体 制 就 巴 西 企 业 如 何 发 现 拓 展 和 把 握 中 国 市 场 展 开 了 较 为 深 入 的 介 绍 国 际 商 学 院 副 院 长 王 永 贵 教 授 做 了 题 目 为 中 国 市 场 与 中 国 营 销 的 演 讲, 他 重 点 对 中 国 市 场 与 中 国 营 销 的 现 状 主 要 特 征 关 键 问 题 和 未 来 发 展 趋 势 等 展 开 深 入 的 分 析 与 论 述, 以 四 品 三 式 6F 营 销 等 简 洁 明 快 的 词 汇 牢 牢 吸 引 信 了 与 会 者 的 注 意 力, 并 使 他 们 对 中 国 市 场 与 营 销 形 成 较 为 深 入 的 了 解 同 时, 王 教 授 还 结 合 基 于 互 联 网 络 的 新 媒 体 经 济 及 其 对 巴 西 企 业 在 中 国 的 营 销 机 会 与 挑 战 进 行 剖 析 两 位 教 授 的 演 讲 数 据 详 实 资 料 丰 富 实 用 可 靠, 获 得 了 与 会 者 的 高 度 关 注 和 极 大 兴 趣 与 会 者 就 巴 西 在 中 国 投 资 的 主 要 障 碍 金 融 危 机 后 对 中 巴 双 边 贸 易 的 挑 战 等 多 个 方 面 与 巡 讲 专 家 展 开 了 讨 论 2012 年 7 月 19 日,FAAP 商 务 孔 子 学 院 系 列 启 动 揭 牌 仪 式 推 向 了 高 潮 国 务 院 参 事 国 家 汉 办 主 任 ( 副 部 长 级 ) 孔 子 学 院 总 部 总 干 事 许 琳, 中 国 驻 巴 西 大 使 馆 李 金 章 大 使, 驻 圣 保 罗 领 馆 孙 荣 茂 总 领 事 到 访 FAAP 高 等 教 育 中 心 在 巴 方 三 位 校 领 导 的 陪 同 下, 许 主 任 李 大 使 和 孙 总 领 事 首 先 饶 有 兴 致 地 参 观 了 艺 术 气 息 浓 郁 的 校 园 和 正 在 展 出 的 水 墨 风 华 中 国 国 国 画 展, 并 为 新 落 成 的 FAAP 商 务 孔 子 学 院 揭 牌, 正 式 签 署 了 国 家 汉 办 / 孔 子 学 院 总 部 和 巴 西 FAAP 高 等 教 育 中 心 的 合 作 协 议 在 参 观 期 间, 许 主 任 对 FAAP 和 其 商 务 孔 子 学 院 的 各 项 设 施 十 分 满 意, 并 对 FAAP 协 助 汉 办 提 供 汉 语 老 师 葡 萄 牙 语 培 训 的 意 愿 表 示 支 持 双 方 在 愉 快 积 极 的 氛 围 中 结 束 了 访 问, 为 FAAP 商 务 孔 子 学 院 启 动 和 揭 牌 系 列 活 动 画 上 了 圆 满 的 句 号 巴 西 FAAP 商 务 孔 子 学 院 简 介 近 年 来, 中 巴 两 国 间 的 贸 易 和 经 济 合 作 不 断 增 长, 使 我 们 切 实 地 体 会 到 加 强 两 国 了 解, 培 养 双 语 人 才 的 重 要 性 和 紧 迫 性 在 这 样 的 背 景 下, 作 为 巴 西 第 五 家 孔 子 学 院, 即 第 一 家 商 务 孔 子 学 院, 主 要 工 作 重 点 是 充 分 利 用 两 校 的 汉 葡 双 语 培 训 力 量 和 高 端 的 办 学 资 源, 培 养 和 储 备 汉 葡 双 语 人 才, 为 巴 西 的 高 端 人 群 提 供 优 质 的 国 际 商 务 汉 语 教 学 和 中 华 文 化 体 验 机 会 我 们 坚 信 :FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 建 成 必 将 会 成 为 连 接 中 巴 经 济 和 文 化 互 动 的 桥 梁, 同 时 也 与 巴 西 其 他 已 有 的 孔 子 学 院 形 成 互 补 模 式 学 院 的 主 要 发 展 方 向 包 括 : 第 一, 向 公 众 全 面 开 放 汉 语 和 中 华 文 化 的 学 习 课 程 第 二, 为 本 地 企 业 提 供 商 务 汉 语 和 中 国 文 化 课 程

12 第 三, 鼓 励 和 组 织 关 于 中 巴 经 济 文 化 和 商 务 类 的 主 题 学 习 及 调 研 项 目 第 四, 与 对 外 经 贸 大 学 携 手, 开 设 关 于 中 国 文 化 和 商 务 学 习 的 双 学 位 研 究 生 课 程 第 五, 在 校 内 外 大 力 开 展 普 及 中 国 文 化 艺 术 和 商 务 的 各 项 活 动 中 国 - 巴 西 企 业 家 委 员 会 是 FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 重 要 合 作 伙 伴 之 一, 一 直 对 学 院 的 各 项 工 作 提 供 大 力 支 持, 尤 其 是 其 巴 方 主 席, 同 时 也 是 FAAP 美 洲 研 究 中 心 主 任 Sergio Amaral 大 使 的 积 极 参 与 作 为 中 巴 两 国 关 系 发 展 的 亲 历 者, 他 表 示 FAAP 商 务 孔 子 学 院 的 建 立 是 顺 应 社 会 要 求 的 明 智 之 举 在 国 家 汉 办 / 孔 子 学 院 总 部 的 支 持 和 领 导 下,FAAP 高 等 教 育 中 心 将 会 和 中 国 对 外 经 济 贸 易 大 学 一 道, 与 中 国 驻 巴 西 使 领 馆, 中 国 - 巴 西 企 业 家 委 员 会 以 及 其 他 相 关 组 织 合 作, 充 分 利 用 其 高 端 生 源 和 师 资 力 量, 提 供 独 树 一 帜 的 高 级 商 务 汉 语 教 学, 普 及 历 史 悠 远 内 涵 丰 富 的 中 国 文 化, 努 力 成 为 巴 西 乃 至 拉 丁 美 洲 传 播 汉 语 和 中 华 文 化 的 重 要 平 台 辅 助 阅 读 尽 管 中 巴 间 的 商 务 往 来 持 续 快 速 升 温, 并 已 达 到 目 前 约 两 百 亿 美 金 的 贸 易 总 额, 但 巴 西 实 际 在 中 国 的 投 资 只 有 大 约 五 亿 美 金 左 右, 发 展 空 间 极 大 此 外, 根 据 由 中 巴 企 业 家 委 员 会 巴 方 专 家 Claudio Frischtak 教 授 和 调 研 部 经 理 André Soares 完 成 的 调 查 结 果 显 示, 目 前 巴 西 驻 华 企 业 有 57 家, 主 要 集 中 在 各 类 服 务 业, 仅 有 少 数 几 家 企 业 成 功 进 入 了 工 业 制 造 业 与 此 同 时, 中 国 在 巴 西 企 业 的 投 资 领 域 则 显 得 更 加 多 样 化 : 从 最 初 只 针 对 原 材 料 商 品 和 天 然 资 源 的 主 导 性 投 资, 到 之 后 对 市 政 基 础 建 设 领 域 和 电 信 业 的 投 资, 以 及 如 今 日 益 深 入 的 对 例 如 汽 车 等 工 业 产 品 制 造 业 的 投 资 该 调 查 中 提 到 的 另 一 值 得 深 思 的 问 题 是 如 何 有 效 地 打 开 对 中 国 以 及 亚 洲 的 出 口 市 场 目 前,50% 的 亚 洲 货 物 出 口 已 由 本 区 域 自 行 消 化, 亚 洲 各 国 间 区 域 生 产 合 作 和 贸 易 往 来 不 断 加 深, 如 此 以 来 大 大 增 加 了 其 它 地 区 向 其 整 体 出 口 产 品 的 难 度 为 向 中 巴 在 对 方 国 家 的 入 驻 企 业 提 供 最 大 程 度 的 协 助, 保 证 其 在 本 地 的 各 项 业 务 拓 展, 中 巴 两 国 政 府 不 断 沟 通, 努 力 协 调, 致 力 于 促 进 双 方 在 各 个 领 域 的 全 方 位 合 作 和 相 应 法 律 法 规 的 透 明 执 行 两 国 总 统 于 2010 年 签 署 的 共 同 行 动 计 划 和 中 巴 银 行 互 相 进 驻 便 是 很 好 的 实 例 Para mais informações entre em contato com: Instituto Confúcio para Negócios - FAAP Rua Alagoas 903, Prédio 5, 4º andar, CEP Fone: (11) / institutoconfucio@faap.br Registro da confraternização na sede da FAAP (a partir da esquerda): Li Mingsi, Shanshan Fei, Victor Mirshawka, Lourdes Zilberberg, Antonio Bias Bueno Guillon, Xu Lin, Américo Fialdini Jr., Sun Rongmao, Zhang Shuo e Xia Jianhui.

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

18 de maio, 19h30. Minhas primeiras palavras são de saudação ao colega Ministro Gao Hucheng, que

18 de maio, 19h30. Minhas primeiras palavras são de saudação ao colega Ministro Gao Hucheng, que PALAVRAS DO MINISTRO ARMANDO MONTEIRO POR OCASIÃO DO JANTAR OFERECIDO PELO CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL - CHINA, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DO COMÉRCIO DA CHINA, GAO HUCHENG 18 de maio, 19h30. Minhas primeiras

Leia mais

Empresas e Mercado na CHINA atual FGV IBRACH TSINGHUA

Empresas e Mercado na CHINA atual FGV IBRACH TSINGHUA Empresas e Mercado na CHINA atual P r o g r a m a c o n j u n t o FGV IBRACH TSINGHUA Apresentação O Programa Empresas e Mercado na China Atual é uma iniciativa pioneira na América Latina promovida pelo

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Thayne Garcia, Assessora-Chefe de Comércio e Investimentos (tgarcia@casacivil.rj.gov.br) Luciana Benamor, Assessora de Comércio e Investimentos

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Plano de Negócio EON. Escola Digital

Plano de Negócio EON. Escola Digital Plano de Negócio EON Escola Digital Resumo Executivo A EON é uma startup de educação que tem como principal objetivo capacitar profissionais do mundo digital, levando conhecimento específico, relevante

Leia mais

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Uma visão da China e das

Uma visão da China e das 38 Uma visão da China e das relações sino-brasileiras Na manhã do dia 31 de agosto de 2012, ocorreu, na FAAP, a palestra do embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang. Ele assumiu

Leia mais

BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul MECANISMOS INTER-REGIONAIS BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul O que faz o BRICS? Desde a sua criação, o BRICS tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: (i) a coordenação

Leia mais

O Consulado-Geral em São Francisco organizou, no dia vinte e cinco de novembro de 2014, mais uma edição do Programa de Visitas a Empresas do Vale do Silício, desta vez às sedes da Twitter e da Zendesk,

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo único

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo único Decreto n.º 18/97 Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos, assinado na Cidade do México em 6 de Novembro de 1996 Nos

Leia mais

Luiz Carlos T. de Carvalho Assessor Chefe de Comércio e Investimentos Subsecretaria de Relações Internacionais Secretaria de Estado da Casa Civil

Luiz Carlos T. de Carvalho Assessor Chefe de Comércio e Investimentos Subsecretaria de Relações Internacionais Secretaria de Estado da Casa Civil Luiz Carlos T. de Carvalho Assessor Chefe de Comércio e Investimentos Subsecretaria de Relações Internacionais Secretaria de Estado da Casa Civil Governo do Estado do Rio de Janeiro A SUBSECRETARIA DE

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 Governo de Minas ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das Relações Internacionais

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Biominas Brasil tem 21 anos de experiência na criação e desenvolvimento de empresas de ciências da vida. A Biominas Brasil

Leia mais

CADEMP FGV. Gestão e Liderança. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof.

CADEMP FGV. Gestão e Liderança. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof. REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Gestão e Liderança Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01 TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) para atuação na área de desenvolvimento, aprofundamento e ampliação de ações e estudos relacionados à análise de tratados de direito econômico internacional

Leia mais

Envolva-se! Venha ser um membro do FSC!

Envolva-se! Venha ser um membro do FSC! Envolva-se! Venha ser um membro do FSC! O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro de nossas florestas, da fauna, da flora e dos povos que nela habitam. Um planeta com qualidade

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO I. CONTEXTO Em junho de 2010, realizou-se, no Palácio do Itamaraty,

Leia mais

www.ibmeconline.com.br APRESENTAÇÃO

www.ibmeconline.com.br APRESENTAÇÃO www.ibmeconline.com.br APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS Há quarenta e cinco anos nascia, junto ao Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro, o Ibmec. Sua missão já era ambiciosa: produzir subsídios

Leia mais

Faça bons negócios com a Romênia!

Faça bons negócios com a Romênia! Faça bons negócios com a Romênia! Boletim virtual mensal no.44/agosto 2012 Escritório Comercial da Romênia em São Paulo Alameda Casa Branca, no.343, São Paulo SP, CEP 01408-001, tel.: (11)31712591, e-mail:

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

1. Informações Institucionais

1. Informações Institucionais 1. Informações Institucionais Nossa Empresa Líder mundial em eventos de negócios e consumo, a Reed Exhibitions atua na criação de contatos, conteúdo e comunidades com o poder de transformar negócios Números

Leia mais

SOBRE O INVESTE NORDESTE 2015

SOBRE O INVESTE NORDESTE 2015 SOBRE O INVESTE NORDESTE 2015 É o Expo-Fórum internacional totalmente dedicado a explorar as grandes oportunidades de investimentos, parcerias comerciais e trocas de tecnologias entre Brasil e Portugal.

Leia mais

10:00-10:30 Apresentação do Plano Nacional de Adaptação (Pedro Christ Ministério do Meio-Ambiente)

10:00-10:30 Apresentação do Plano Nacional de Adaptação (Pedro Christ Ministério do Meio-Ambiente) Workshop sobre Adaptação de Infraestrutura a Mudanças Climáticas: Melhorando Resiliência Econômica Regional para Enfrentar as Alterações Climáticas no Brasil Data: 25/09/2015 1) Sobre o workshop O workshop

Leia mais

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Geral Executiva Nome da Hotel Urbano Indústria Turismo Produtos e Serviços Comercialização online de pacotes

Leia mais

inovação precisa de espaço

inovação precisa de espaço inovação precisa de espaço XXIV CIAB FEBRABAN Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras Data: 04, 05 e 06 de junho de 2014 Transamérica Expocenter - São Paulo Avenida

Leia mais

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010 Metodologia Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Através de e-survey - via web Público Alvo: Executivos de empresas associadas e não associadas à AMCHAM Amostra: 500 entrevistas realizadas Campo: 16

Leia mais

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS TERMOS DE REFERÊNCIA Versão 17/07/2012 No âmbito de um processo

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

AIESEC em Ribeirão Preto. Proposta de Parceria

AIESEC em Ribeirão Preto. Proposta de Parceria AIESEC em Ribeirão Preto Proposta de Parceria Apresentação Presente em mais de 110 países, a AIESEC é a plataforma internacional para jovens desenvolverem e explorarem seus potenciais de liderança. Parceira

Leia mais

5 Objetivos Principais

5 Objetivos Principais A Rainforest Business School Escola de Negócios Sustentáveis de Floresta Tropical Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo (USP) Programa de Pesquisa Amazônia em Transformação (AmazonIEA)

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

MENSAGEM N o 557, DE 2006

MENSAGEM N o 557, DE 2006 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 557, DE 2006 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo entre a República Federativa

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

ACORDO SOBRE O PROJETO DE FOMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

ACORDO SOBRE O PROJETO DE FOMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 03/02 ACORDO SOBRE O PROJETO DE FOMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e a

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

CRI Centro de Referência em Inovação. Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015

CRI Centro de Referência em Inovação. Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015 Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015 Setembro/2014 CRI Nacional 17 de Setembro de 2014 ABERTURA: No dia 17 de Setembro de 2014 aconteceu, na sede da Fundação Dom Cabral de São Paulo, a primeira

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA A FAESA, com atuação na área de ensino há mais de 40 anos, fundou em 2004 a Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, que há 10 anos oferece graduações Tecnológicas de forma pioneira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES.

Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES. Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES. Descrição O Programa tem como foco capacitar os gestores e executivos líderes das Instituições de Educação Superior,

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 5. Santos: Oportunidades e Riscos do Desenvolvimento CAMPUS- SANTOS A cidade de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, com mais de 430 mil habitantes é na atualidade

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

+COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL

+COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL +COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 163, DE 2010. (Do Poder Executivo) Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa

Leia mais

China: novos rumos, mais oportunidades

China: novos rumos, mais oportunidades China: novos rumos, mais oportunidades Brasil pode investir em diversas áreas, como tecnologia, exploração espacial e infraestrutura 10 KPMG Business Magazine A China continua a ter na Europa o principal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ AUXILIAR DE COZINHA Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Turismo,

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann

Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; É uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Destaques da IV Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN)

Destaques da IV Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) INFORMATIVO Nº.32. JUNHO DE 2015 Destaques da IV Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) A Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Ele vai bater à sua porta

Ele vai bater à sua porta Ele vai bater à sua porta Sob o comando de Arthur Grynbaum, o Boticário entra no mercado de vendas diretas - e se aproxima de concorrentes como Avon e Natura http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0968/negocios/ele-vai-bater-suaporta-558119.html

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007 Programa CAPES/ Brasil/França Ingénieur Technologie Edital CGCI n. 022/2007 1 Do programa O Programa (Brasil/França Ingénieur Technologie) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores

Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores Oportunidade Criação da Empresa Ensino Spinoffs Pesquisa Laboratórios Startups Pré-Incubações Hotel de Projetos Incubação da Empresa Aceleradora

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU NOS DOMÍNIOS DO EQUIPAMENTO, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU NOS DOMÍNIOS DO EQUIPAMENTO, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Decreto n.º 28/98 de 12 de Agosto Protocolo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau nos Domínios do Equipamento, Transportes e Comunicações, assinado em Bissau em 11 de

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

A Agência é responsável pela captação de negócios, orientação aos investidores, gestão de incentivos estaduais e apoio ao comércio exterior.

A Agência é responsável pela captação de negócios, orientação aos investidores, gestão de incentivos estaduais e apoio ao comércio exterior. A Agência é responsável pela captação de negócios, orientação aos investidores, gestão de incentivos estaduais e apoio ao comércio exterior. Ainda articula ações específicas na estruturação de cadeia produtivas

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi P ARCERIA B RASI A Parceria A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi firmada em 2004 com o intuito comum de expandir a atuação de ambas empresas nos países de língua portuguesa. As organizações identificam-se

Leia mais

CADEMP FGV. CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

O PASSO A PASSO PARA A OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS

O PASSO A PASSO PARA A OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS O PASSO A PASSO PARA A OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS OVERVIEW Este treinamento tem como objetivo oferecer aos participantes uma ampla visão de quais os passos para se obter financiamento para implementar

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do Programa de Cooperação Internacional - PROCIN do Instituto de Pesquisa

Leia mais

FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade

FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e o CFC (Conselho Federal de Contabilidade)

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR POSICIONAMENTO A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR RONALDO MARTINS & Advogados, fundado em março de 1990, objetivou criar um

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Escola Técnica de Saúde Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 Proposta de trabalho apresentada como pré-requisito para inscrição no processo

Leia mais

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa UNIBRAL, apoiado no acordo de cooperação assinado entre Brasil e Alemanha em 31 de outubro de 2000, tem como objetivo estimular

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

Brasil-China: Uma Agenda de

Brasil-China: Uma Agenda de Brasil-China: Uma Agenda de Colaboração Jorge Arbache BNDES Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro, 17 de junho de 2011 1 China Principal parceiro comercial do Brasil Um dos principais investidores estrangeiros

Leia mais

CADEMP FGV. Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais;

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas MG. CEP 37130-000 Fone (35)3299-1350 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Leia mais

SECRETARIA DE INOVAÇÃO

SECRETARIA DE INOVAÇÃO SECRETARIA DE INOVAÇÃO EDITAL Nº 01, DE 30 DE JANEIRO DE 2013 SEGUNDA CHAMADA PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE BRASIL E ISRAEL O SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DO

Leia mais

UK Intellectual Property Office:

UK Intellectual Property Office: UK Intellectual Property Office: Agenda no Brasil Propriedade Intelectual no Reino Unido O Reino Unido é um dos países que mais se baseiam na economia do conhecimento em todo mundo. Estima-se que metade

Leia mais

10/10/2013. Associação Nacional de Negócios Cooperativos

10/10/2013. Associação Nacional de Negócios Cooperativos Organização & agregação de agricultores 3. o Fórum Consultivo Organização Internacional do Café Belo Horizonte, Brasil 10 de setembro de 2013 Associação Nacional de Negócios Cooperativos CLUSA International

Leia mais