Animação Digital. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini /MSN:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Animação Digital. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini /MSN:"

Transcrição

1 Animação Digital Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini /MSN:

2 O que é uma Animação Gráfica tradicional? Em sua essência, a animação consiste no concatenamento de imagens sutilmente diferentes de uma mesma cena, apresentadas em seqüência com um intervalo de tempo controlado entre si, gerando a ilusão de que háh movimento. Animações criadas por Edward James Muggeridge ( ), 1904), fotógrafo nascido na Inglaterra que foi um pioneiro do estudo dos movimentos, os, atuando principalmente em São Francisco, CA, USA.

3 Zoopraxiscópio pio Consiste num instrumento dos primórdios rdios da animação, que visava facilitar a apresentação seqüencial encial das imagens registradas pelo fotógrafo ou desenhadas. Foi inventado por Muggeridge para facilitar a exposição do seu trabalho. As apresentações atraíam am multidões e renderam muito dinheiro ao seu inventor. Este sistema foi precursor da película de filme.

4 O que é digitalização de dados? No passado recente, as informações eram armazenadas em meio analógico, ou seja, em papel. Com o avanço o tecnológico, tornou-se possível converter os dados para o formato digital, processo que ficou conhecido por digitalização de dados. As vantagens em se trabalhar com informações em meio digital podem ser identificadas em diversos aspectos, entre eles: a) Facilidade de manipulação; b) Facilidade de reprodução; c) Facilidade de armazenamento; d) Aumento da durabilidade; e) Aumento da qualidade. Leitura Complementar: LÉVY, L Pierre. Cibercultura.. São Paulo: Editora 34, 1999.

5 O que é uma Animação Digital? É uma animação gráfica que utiliza dados digitais. Na ilustração que segue abaixo, temos um exemplo deste tipo de animação, em que toda a cena foi elaborada num ambiente computacional: Todas as técnicast discutidas até o momento para criação de cenas realísticas têm validade para a criação de animações digitais. A principal diferença é a incorporação dinâmica do movimento.

6 Quais são as vantagens da Animação Digital? Uso de modelo digital ao invés s de vários v desenhos; Visualização multi-angular com coerência geométrica; Facilidade de ajuste da duração; Preenchimento automático tico de quadros intermediários; rios; Movimentos capturados: praticidade e realismo; Facilidades de edição de parâmetros gerais da cena, como materiais e iluminação; Utilização de câmera simulada (perspectiva automática); tica); Aproveitamento das técnicas t de Engenharia Reversa ; Aumento da qualidade visual (sombras, transparências); Aumento da velocidade de produção; Estabelecimento de relações entre partes; Facilidades de incorporação de cenários existentes; Reestilização (3D Cartoon,, por exemplo); Precisão etc...

7 Fluxograma Simplificado de Trabalho Modelagem do Ambiente Virtual Planejamento da Animação Configuração dos Caminhos das Câmeras Incorporação de Texturas Configuração de Anti Aliasing Configuração dos Movimentos dos Objetos Configuração de Materiais Posicionamento de Câmeras Renderização Aplicação de Materiais Configuração do Método Geral de Iluminação Gravação de Imagens Mapeamento Aplicação de Luzes Gravação de Vídeos

8 Tipos de Animações Animação de câmera: Apenas a câmera se movimenta, gerando o chamado efeito Walk-through, muito utilizado trabalhos que visam facilitar a apresentação de um ambiente modelado, como uma casa ou instalações industriais. Softwares não especializados (como CAD) disponibilizam somente este recurso. Animação de objetos: Apenas os objetos modelados se movimentam. Este é um tipo mais complexo de animação, pois envolve o entendimento das relações entre os objetos existentes na cena, como interferências e hierarquias. Animação de luzes: Neste caso, o programa desloca ou muda as propriedades das luzes.

9 Tipos de Animações Animação de materiais: As propriedades dos materiais são alteradas dinamicamente, incluindo o mapeamento, gerando efeitos gráficos. Animação mista: Como o próprio prio nome diz, mistura diversos tipos de animações para obter um resultado final de alta complexidade.

10 Exemplo de Animação de Câmera

11 Exemplo de Animação de Luzes

12 Exemplo de Animação de Materiais

13 Exemplo de Animação de Objetos

14 Frames (Quadros) Como jáj foi dito, a animação é uma seqüência de quadros que dád a ilusão do movimento. Dependendo da técnica t de animação utilizada, podem ser adotados quadros-chave, que são as principais posições indicativas das ações. a Em geral, os programas permitem que estes quadros recebam nomes para identificar de forma mais clara a sua função dentro da animação.

15 FPS: Frames per Second FPS é a medida de cadência de uma animação, ela indica a quantidade de quadros apresentados por segundo. Em inglês também m existe o termo Frame Rate,, que é bastante usual como sinônimo. O sistema de vídeo v NTSC utiliza 30 fps,, enquanto o sistema PAL adota 25 frames.. O cinema utiliza 24 frames,, por isso é mais fácil f perceber piscadas quando assistimos um filme. Este parâmetro tem relação direta com a percepção da retina do olho humano para que o efeito da ilusão seja bem sucedido. Segundo estudo realizado em 1999 por Akenine- Müller e Haines,, são necessárias no mínimo m 30 fps para que a captação do olho humano tenha a sensação de uma animação com boa qualidade. Akenine Müller ller, T.; Haines, E. Realal Time Rendering. AK Peters, Ltd., Wellesley, MA, USA, 1999.

16 Exemplo de Animação por Câmera O AutoCAD permite a criação de caminhos de referência para animação de câmeras sobre uma cena. A tela que segue, do comando ANIPATH,, permite configurar parâmetros gerais, como o número n de frames por segundo, número n total de frames ou duração desejada para a animação. Ainda neste comando, podem ser configurados o estilo visual de apresentação e o formato/tamanho do vídeo gerado. O recurso é bastante limitado, jáj que não é o foco das aplicações.

17 Mensagens Subliminares Resumidamente, as mensagens subliminares são aquelas que não são perceptíveis conscientemente, sendo diretamente absorvidas pelo subconsciente. A inserção de mensagens comerciais ou com qualquer outra finalidade num filme pode ser feita entre quadros, sem que o espectador tenha consciência. Ocorre, porém, um efeito subconsciente, que dificulta o julgamento do teor da mensagem. Esta é uma modalidade de mensagem subliminar. Por exemplo, se em alguns momentos de um filme forem inseridos quadros isolados com mensagens de propaganda de um refrigerante, o subconsciente do espectador poderá ficar sugestionado a consumí-lo lo,, sem que tenha a oportunidade de julgar conscientemente a real necessidade de fazer aquilo.

18 Mensagens Subliminares É necessário ter cautela para não imaginar teorias conspiratórias, rias, jáj que muitas afirmações com relação às mensagens subliminares são bastante exageradas.

19 Animação de Personagens

20 Princípios da Animação de Personagens Timing O tempo de execução do movimento pode passar a impressão de realismo ou artificialidade, pois, mesmo intuitivamente, as pessoas têm uma previsão mental de como seria aquele movimento na realidade e estabelecem automaticamente uma série s de comparações para julgar a qualidade do resultado obtido pelo animador. No exemplo que segue, a forma com que uma bola pula muda completamente a sensação de peso que se tem ao ver a animação em execução. Fonte: %20principles.htm

21 Princípios da Animação de Personagens Qual das bolas acima é a mais pesada? Se a bola fosse renderizada em repouso, o único recurso para identificar o seu material seria a aparência, mas como encontra se em movimento, o timing é uma informação extremamente importante na percepção do espectador.

22 Princípios da Animação de Personagens Normalmente usam-se se curvas para controlar velocidades variáveis. veis. Cada software oferece interfaces diferentes para a obtenção do mesmo resultado. Fonte:

23 Princípios da Animação de Personagens Aceleração e Frenagem (Slow( In e Slow Out) Este princípio pio considera a importância da inércia no planejamento de um movimento. Isto significa que, se um corpo está numa determinada posição, ele não deve simplesmente iniciar um movimento abruptamente, desenvolvendo a velocidade final. O mesmo vale para os objetos que estão parando, isto deve ocorrer suavemente, simulando a perda de energia cinética, que se converte novamente em energia potencial ou de outro tipo. Outras Fontes das Informações g3162.html g3162.html

24 Princípios da Animação de Personagens Movimento Suave Movimento Abrupto Um exemplo: Ao criar uma animação de um ve ão de um veículo percorrendo as ruas de um bairro, ele deve desacelerar quando se aproximar de uma esquina para que possa fazer a curva. Passada a curva, ocorrerá nova aceleração para retomada da velocidade normal.

25 Princípios da Animação de Personagens Movimentos em Arcos Os movimentos naturais em geral não são uniformes, retos e precisos. Este tipo de movimento é robótico. Na natureza, tais movimentos ocorrem em arcos suaves. Movimento em Arcos Movimento Reto e Preciso

26 Princípios da Animação de Personagens Follow Through e Overlapping Quando háh um conjunto de partes conectadas, como no caso do corpo humano, a interrupção do movimento não ocorre de maneira uniforme. HáH um evento de parada, mas cada uma das partes interrompe o seu movimento num tempo diferente, como mostram estas animações: Interrupção Natural do Movimento Interrupção Artificial do Movimento

27 Princípios da Animação de Personagens Considerar as Ações A Secundárias É preciso observar que a animação deve conter diversos movimentos além do principal. Por exemplo, mesmo que a intenção seja mostrar um jogador de futebol chutando uma bola para o gol, não deve ocorrer somente o movimento das pernas e pés, p mas também da cabeça, a, braços, ombros, cabelos etc,, como ocorre na vida real.

28 Princípios da Animação de Personagens Deformações (Squash( & Stretch) Os objetos sofrem deformações quando se movimentam ou entram em choque com algum obstáculo. Por exemplo, uma bola de futebol, quando recebe um chute, fica amassada por um instante, enquanto a energia se transfere para gerar movimento. Isto também m colabora para a caracterização do material.

29 Princípios da Animação de Personagens Exagero Para animações do tipo cartoon, é muito importante exagerar os movimentos para que o resultado final fique mais compatível com a proposta. Sem isto, você pode correr o risco de fazer um trabalho sem graça, a, que fique no meio do caminho entre o real e o imaginário. Este item possui relação direta com a personalidade do personagem. Exagerado Normal

30 Princípios da Animação de Personagens Straight Ahead e Pose to Pose Straight Ahead é uma técnica t que consiste na observação detalhada quadro a quadro da animação, verificando detalhes e ajustando tudo para obter o resultado com a melhor qualidade possível. Ela tem um grande problema prático quando são necessários ajustes de tempo, por exemplo, o que pode ficar impraticável. Pose to Pose é uma forma alternativa, que consiste em determinar alguns quadros-chave e fazer com que eles tenham a essência da animação. Os quadros intermediários, rios, neste caso, são úteis apenas para completar o movimento de forma suave. Eventuais ajustes se tornam muito mais simples e não interferem na continuidade.

31 Princípios da Animação de Personagens: Storyboard

32 Princípios da Animação de Personagens: Storyboard

33 Princípios da Animação de Personagens Antecipação Basicamente consiste em apresentar os movimentos de preparação do personagem, deixando claro a quem visualiza a animação o que acontecerá a seguir. Contrações musculares, agachamentos para obter impulso e outros sinais podem tornar a ação a mais dramática e interessante.

34 Princípios da Animação de Personagens Posicionamento em Cena (Staging( Staging) Consiste em observar a forma com que o personagem se posiciona no palco que é a cena, atraindo as atenções para si e, conseqüentemente, entemente, desviando-a a das açõesa secundárias. Ele deve deixar claro o que está fazendo em cada momento para ser o centro das atenções e, para isto, o posicionamento das câmeras é de fundamental importância. Este é um exemplo de uma situação complexa, em que existem muitas informações visuais concorrendo pela atenção do espectador. Neste tipo de condição, é imprescindível que o personagem esteja bem posicionado.

35 Princípios da Animação de Personagens A observação do contorno é uma técnica que possibilita entender com mais clareza a dificuldade ou facilidade de compreensão da ação do personagem.

36 Princípios da Animação de Personagens Personalidade Um personagem deve ter sua personalidade extremamente bem definida para que possa despertar sentimentos em quem está assistindo à animação, quer seja de empatia ou antipatia. Quando todos os personagens reagem de forma muito semelhante às situações, ocorre uma perda considerável no realismo e a animação se torna burocrática. A mesma ação a com estados de espírito diferentes.

37 Princípios da Animação de Personagens Carisma (Appeal( Appeal) O conjunto dos 11 princípios pios citados anteriormente, em especial a personalidade, um bom script e pequenos detalhes que diferenciem e gerem empatia podem conferir um carisma diferenciado ao personagem, tornando-o extremamente atraente àqueles que estejam visualizando a animação. Não existe uma fórmula f para que um personagem tenha esta qualidade, mas algum tempo de experiência com animação e muita observação de trabalhos realizados por outros profissionais podem fazer com que o animador desenvolva a habilidade de criar seres únicos, que despertem sentimentos igualmente únicos.

38 Princípios da Animação de Personagens Assimetria Não existe simetria perfeita na natureza, portanto é uma boa idéia ia procurar sempre deixar o personagem com uma postura levemente irregular, o que certamente dará uma aparência mais orgânica e interessante.

39 Princípios da Animação de Personagens Linha de AçãoA Quase sempre é possível detectar nos personagens uma curva indicando a linha prevista para a ação. a Isto tem relação com a necessidade do cérebro c humano em prever qual será a seqüência do movimento e ter confirmada a sua expectativa.

40 Princípios da Animação de Personagens Equilíbrio Para se manter em equilíbrio, o ser humano precisa compensar a inclinação do corpo a depender do movimento que está sendo executado. Deste modo, um personagem também m deve seguir este preceito para não parecer artificial demais aos olhos do público. p

41 Princípios da Animação de Personagens Cuidados com os Olhos Os olhos devem sempre acompanhar ou mesmo antecipar as ações a seguintes. Devem também m piscar com uma freqüência razoável e ficar semi-abertos ou arregalados dependendo da expressão desejada. Experimente criar um personagem sem olhos e veja como é difícil colocar expressões com eficiência.

Animação Digital. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: camelini@gmail.com

Animação Digital. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: camelini@gmail.com Animação Digital Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: camelini@gmail.com O que é uma Animação Gráfica tradicional? Em sua essência, a animação consiste no concatenamento

Leia mais

Mapeamento de Materiais. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini /MSN:

Mapeamento de Materiais. Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini  /MSN: Mapeamento de Materiais Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: camelini@gmail.com Google Earth Grand Canyon National Park, AZ, USA Sistemas de Projeção Sistemas de

Leia mais

Fluxo de Trabalho Básico Modelar o ambiente Atribuir materiais aos objetos Adicionar luzes Posicionar câmeras Renderizar a cena Animar

Fluxo de Trabalho Básico Modelar o ambiente Atribuir materiais aos objetos Adicionar luzes Posicionar câmeras Renderizar a cena Animar Materiais do Mundo Real versus Materiais Virtuais Técnicas Essenciais para Obtenção de Equivalência Fluxo de Trabalho Básico Modelar o ambiente Atribuir materiais aos objetos Adicionar luzes Posicionar

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a StopIt M a n

Leia mais

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica Introdução Geral a Computação Gráfica Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução Geral a O que é CG? Áreas de Atuação Definição, Arte e Matemática Mercado

Leia mais

Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes

Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes Manual do programa de cálculo de grelhas equivalentes Introdução: A interface do programa foi desenvolvida para ser a mais simples possível, seguinte uma sequência de passos que são sempre necessários

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Este arquivo contém o número de aulas, a carga horária de cada curso, descrição e temas das aulas. Curso: XSI Master Número de Aulas: 233 Carga Horária: 78 horas DESCRIÇÃO DO CURSO

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

4 Impostores com Relevo

4 Impostores com Relevo 63 4 Impostores com Relevo I just wish... I wish I knew what I'm supposed to do. That's all. I just wish I knew. (The Matrix) 4.1 Introdução Os objetos modelados por texturas com relevo, por corrigirem

Leia mais

Interatividade. Limitado Reativa Coativa. Alargado Coativa Proativa

Interatividade. Limitado Reativa Coativa. Alargado Coativa Proativa Interatividade Num ambiente virtual, consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema, de forma a este, segunda essas instruções, se adapte e transforme, criando novas situações ao utilizador.

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 LEIC CG Enquadramento e Conceitos Fundamentais Introdução à Computação

Leia mais

6 Resultados Análise de Desempenho

6 Resultados Análise de Desempenho Resultados 6 Resultados Com base em todas as técnicas e teorias estudadas nessa dissertação mais a arquitetura e detalhes de implementação utilizados para gerar a solução do módulo de renderização da pele

Leia mais

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia.

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia. VideoCAD - Software para Projeto de sistemas de CFTV Categoria : CFTV Publicado por Eng Marcelo Peres em 05-Aug-2009 01:30 Um projeto bem elaborado garantirá que as próximas etapas sejam feitas com uma

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Computação Gráfica - Aula 1 (atualizada em 21/10/2015) glaucius@pelotas.ifsul.edu.br Introdução à Computação Gráfica Computação Gráfica Conceito É a área da Ciência da Computação que estuda a geração,

Leia mais

Computação e Imagens: PI, CG e Visualização. Computação Visual

Computação e Imagens: PI, CG e Visualização. Computação Visual Computação e Imagens: PI, CG e Visualização Computação Visual Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP São Carlos, 2016 1 Roteiro Visão Geral das áreas da computação que envolvem manipulação

Leia mais

11 Recomendações de projeto para interfaces de sistemas de navegação GPS

11 Recomendações de projeto para interfaces de sistemas de navegação GPS 11 Recomendações de projeto para interfaces de sistemas de navegação GPS cordo com: As recomendações de projeto apresentadas a seguir estão agrupadas de a- 1. a organização (taxonomia) do conteúdo da interface

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

QuadLOD: Uma Estrutura para a Visualização Interativa de Terrenos

QuadLOD: Uma Estrutura para a Visualização Interativa de Terrenos QuadLOD: Uma Estrutura para a Visualização Interativa de Terrenos Rodrigo Penteado R. de Toledo Orientador: Marcelo Gattass Co-orientador: Luiz Velho PUC-RIO - TecGraf OBJETIVO Gerar imagem a partir dos

Leia mais

ROBÓTICA PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial

ROBÓTICA PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial SP CAMPUS PIRACICABA ROBÓTICA Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br

Leia mais

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias 11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias Josafá A. Neves São Paulo 21.Setembro.2005 para Concepção de Linhas

Leia mais

Animação. Técnicas e princípios

Animação. Técnicas e princípios Animação Técnicas e princípios Animação tradicional (animação por célula ou animação desenhada à mão): é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Num desenho animado de forma tradicional,

Leia mais

MÁQUINA AUTOMÁTICA COM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

MÁQUINA AUTOMÁTICA COM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MÁQUINA AUTOMÁTICA COM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Descrição Produto Máquina Automática com Controlador Lógico Programável (CLP), Com sistema de aplicação de força hidráulica de 800 KN, para puncionar

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 LEIC CG Enquadramento e Conceitos Fundamentais Introdução à Computação

Leia mais

EGR7249 Animação 01. Exercício Bolas Quicando

EGR7249 Animação 01. Exercício Bolas Quicando EGR7249 Animação 01 EGR7249 - Animação 01 Para começarmos a treinar os conceitos de timing e spacing no contexto da animação 3d começaremos com uma aplicação simplificada destes princípios. Vamos esquecer

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Objetivos e Introdução Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Percepção por Máquina Imagens e Computação Gráfica Complexidade de um Sistema Elementos

Leia mais

Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real

Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real Fundamentos de Computação Gráfica Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real Renato Deris Prado Tópicos principais 1. Introdução e Objetivos Sistemas de visualização em tempo

Leia mais

Os 12 Princípios Fundamentais da Animação (por Disney) Prof. Mario Mancuso

Os 12 Princípios Fundamentais da Animação (por Disney) Prof. Mario Mancuso Os 12 Princípios Fundamentais da Animação (por Disney) Prof. Mario Mancuso Os 12 Princípios Fundamentais da Animação São 12 conceitos estabelecidos pro Walt Disney como essenciais para a criação de uma

Leia mais

4 Resultados. 4.1 Análise de desempenho

4 Resultados. 4.1 Análise de desempenho 4 Resultados Nesta seção, analisaremos o funcionamento do módulo cinegrafista proposto. Foram realizados dois testes para a avaliação do módulo cinegrafista. O primeiro corresponde a uma análise do custo

Leia mais

Um Sistema de Animação Baseado em Movimento Capturado

Um Sistema de Animação Baseado em Movimento Capturado Um Sistema de Animação Baseado em Movimento Capturado Fernando Wagner Serpa Vieira da Silva LCG - COPPE/SISTEMAS - UFRJ Rio de Janeiro - Brasil Outline da Apresentação Animação por Computador Animação

Leia mais

Processo de produção de imagens para comunicação visual

Processo de produção de imagens para comunicação visual 56 Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas... Processo de produção de imagens para comunicação visual Giovana Roggeri Affonso 1 Deise Rocha Martins dos Santos Oliveira 2 Resumo: Neste

Leia mais

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro Sistemas Multimédia Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia 2º Teste 2006/06/07 14:00h Duração: 2h00m GRUPO I (9 valores) 1. [3,5] Caracterize e compare os gráficos vectoriais com as imagens bitmap

Leia mais

Computação Gráfica Interativa Animação Computação Cognitiva Vida Artificial

Computação Gráfica Interativa Animação Computação Cognitiva Vida Artificial Computação Gráfica Interativa Animação Computação Cognitiva Vida Artificial Prof. Dr. Depto. Engenharia de Sistemas Eletrônicos Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Índice Computação Gráfica

Leia mais

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada A Computação no Show Business Animações 3D no cinema

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada A Computação no Show Business Animações 3D no cinema SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Carlos Alberto -2009037310 Flavia Nascimento - 2009014728 Francisca Maciel - 2009009740 Lucas Carvalho - 2009013527 Robson Roza - 2009039798 Guarulhos 2012 Modalidade:

Leia mais

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus:

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus: "Qualquer modificação no modelo em projeto passa a ser refletida automaticamente em toda a documentação 2D (plantas baixas, cortes, vistas, elevações e fachadas), aumentando consideravelmente a produtividade

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens 1 Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Objetivos e Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Percepção por Máquina Imagens e Computação Gráfica, Armazenamento e Exibição Processamento Digital de Imagens

Leia mais

Realidade Virtual Mitos, Realidades e Promessas

Realidade Virtual Mitos, Realidades e Promessas Mitos, Realidades e Promessas, Prof. Dr. Depto. Engenharia de Sistemas Eletrônicos Escola Politécnica da USP Exemplos: Caso 1 CAVE Prototipagem Automobilística fev. 2000 2 Exemplos: Caso 2 Hemisfério Transplante

Leia mais

A terceira dimensão. A terceira dimensão. Modelagem tridimensional. A terceira dimensão Wilson de Pádua Paula Filho

A terceira dimensão. A terceira dimensão. Modelagem tridimensional. A terceira dimensão Wilson de Pádua Paula Filho A terceira dimensão A terceira dimensão Realidade virtual Métodos de representação tridimensional: modelos geométricos; superfícies poligonais; superfícies curvas; representações de varredura; geometria

Leia mais

Estabelecer uma fonte de consulta para aqueles que querem fazer animações

Estabelecer uma fonte de consulta para aqueles que querem fazer animações Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Departamento de Eletrônica e Computação Curso de Ciência da Computação Disciplina de Computação Gráfica Animação com P OV Ray T M O Cubo de Rubik

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

PowerPoint

PowerPoint PowerPoint Geral Quem perguntou? X X X 6, 7, 1, 2, 3, 4, 5 X O que é? O PowerPoint é um aplicativo visual e gráfico, usado principalmente para criar apresentações. Com ele, você pode criar, visualizar

Leia mais

Revenda Autorizada (11)

Revenda Autorizada  (11) Revenda Autorizada Tour pelo Produto Você não vai encontrar em nenhum outro lugar uma solução que inclua um conjunto completo de ferramentas para obter criatividade, controle e publicação de conteúdo,

Leia mais

Desde o surgimento dos primeiros jogos eletrônicos em meados dos anos 50, uma infinidade de aparatos eletrônicos foram desenvolvidos, principalmente

Desde o surgimento dos primeiros jogos eletrônicos em meados dos anos 50, uma infinidade de aparatos eletrônicos foram desenvolvidos, principalmente 1 Introdução Desde o surgimento dos primeiros jogos eletrônicos em meados dos anos 50, uma infinidade de aparatos eletrônicos foram desenvolvidos, principalmente referentes a jogos e entretenimento digital.

Leia mais

Visão Computacional e Aplicações

Visão Computacional e Aplicações Visão Computacional e Aplicações João do E. S. Batista Neto Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP Domício Pinheiro Agência Estado fica á r G o utaçã p m o C Vis ã oc om pu t ac ion

Leia mais

Programa 25/02/2019. Objetivo Geral: Processamento Digital de Imagens I Turma A. Objetivos Específicos:

Programa 25/02/2019. Objetivo Geral: Processamento Digital de Imagens I Turma A. Objetivos Específicos: Curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura Processamento Digital de Imagens I Turma A 2019/1 semestre Objetivo Geral: Conhecer técnicas de processamento de digitais que permitem extrair e identificar

Leia mais

Marlise Frotscher Milbratz

Marlise Frotscher Milbratz Protótipo tipo para Análise da Percepção do Movimento Aparente em Computação Gráfica Marlise Frotscher Milbratz Prof. Dalton Solano dos Reis Orientador Roteiro Introdução Fisiologia do olho humano Percepção

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

2.1. Construção da Pista

2.1. Construção da Pista 2 Malha de Controle Para que se possa controlar um dado sistema é necessário observar e medir suas variáveis de saída para determinar o sinal de controle, que deve ser aplicado ao sistema a cada instante.

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Proposta de trabalho

Proposta de trabalho Proposta de trabalho Aluno: Lucas Sung Jun Hong Supervisor: Roberto Hirata Junior Universidade de São Paulo São Paulo, SP, Brasil 2017 Conteúdo 1 Introdução 1 2 Desenvolvimento 2 3 Trilha 3 3.1 Fluxograma...................................

Leia mais

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I Aula 4 Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação

Leia mais

Curso: Especializado Maya

Curso: Especializado Maya Curso: Especializado Maya Duração: 120h Área formativa: Desenho & Animação 3D Sobre o curso O Maya é uma aplicação completa de 3D, que oferece um vasto leque de ferramentas e características que os artistas

Leia mais

3 Trabalhando com imagens digitais

3 Trabalhando com imagens digitais 3 Trabalhando com imagens digitais Neste capítulo, é apresentada a importância da utilização de imagens digitais em aplicações de computação gráfica. Se o objetivo destas aplicações for criar uma cena

Leia mais

Criando um site com análise de vídeo de autoaprendizado da Avigilon 1

Criando um site com análise de vídeo de autoaprendizado da Avigilon 1 Criando um site com análise de vídeo de autoaprendizado da Avigilon As câmeras HD da Avigilon e os dispositivos com análise de vídeo de autoaprendizagem são fáceis de instalar e podem alcançar resultados

Leia mais

Objetivos: Familiarizar-se com o interface do Maya. Criar modelos e cenários virtuais com forte vertente na animação tridimensional.

Objetivos: Familiarizar-se com o interface do Maya. Criar modelos e cenários virtuais com forte vertente na animação tridimensional. Especializado Maya Tecnologias de Informação - CAD / 3D Nível: Iniciado Duração: 120h Sobre o curso O Maya é uma aplicação de 3D completa que oferece um vasto leque de ferramentas e características que

Leia mais

Visualização Interativa de Modelos Massivos de Engenharia na Indústria de Petróleo com o Algoritmo de Voxels Distantes

Visualização Interativa de Modelos Massivos de Engenharia na Indústria de Petróleo com o Algoritmo de Voxels Distantes Visualização Interativa de Modelos Massivos de Engenharia na Indústria de Petróleo com o Algoritmo de Voxels Distantes Gustavo Wagner Marcelo Gattass Alberto Raposo Desafio P-50 (modelada no 3dsmax) 1.2

Leia mais

Aula 01 Introdução ao Projeto Auxiliado por Computador (CAD), Sistema 2D e Modelagem Sólida

Aula 01 Introdução ao Projeto Auxiliado por Computador (CAD), Sistema 2D e Modelagem Sólida DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 01 Introdução ao Projeto Auxiliado por Computador (CAD), Sistema 2D e Modelagem Sólida Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispos

SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispos SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 SISTEMAS DE VISÃO São

Leia mais

Triplique a diversão

Triplique a diversão Produto Nome: Samsung Galaxy A7 4GB/64GB Preto - SMA750FZKUTPH Fabricante: Samsung Descrição Triplique a diversão Mais em cada foto. Graças à sua avançada câmara tripla que possui Câmara Grande Angular

Leia mais

UP-991AD. Impressora digital e analógica A4 para película azul e papel térmico preto e branco. Visão geral. Recursos

UP-991AD. Impressora digital e analógica A4 para película azul e papel térmico preto e branco. Visão geral. Recursos UP-991AD Impressora digital e analógica A4 para película azul e papel térmico preto e branco Visão geral Impressão rápida, de alta qualidade, em branco e preto, para entradas tanto digitais quanto analógicas

Leia mais

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Produção Audiovisual Professor Leonardo Pereira Programa

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Produção Audiovisual Professor Leonardo Pereira Programa 01 Programa Programa A Unidade Curricular Produção Audiovisual concentrar-se-à na abordagem aos elementos e linguagem básicos da concepção e produção de grafismo animado para o mundo audiovisual nos seus

Leia mais

Figura 36: Interface gráfica de testes.

Figura 36: Interface gráfica de testes. 6 Resultados A implementação atual contempla as operações desempenhadas pelos módulos Demux e Ajuste em Vídeo, além da estrutura dos controladores de ajuste. Para o módulo Demux, todas as funções previstas

Leia mais

Processamento de Imagens e Aplicações

Processamento de Imagens e Aplicações Processamento de Imagens e Aplicações João do E. S. Batista Neto Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP Domício Pinheiro Agência Estado fica á r G o utaçã p m o C Vis ão Co mp u t ac

Leia mais

5 Resultados. 5.1 Modelos usados nos testes

5 Resultados. 5.1 Modelos usados nos testes 60 5 Resultados Neste capítulo serão apresentados dados recolhidos sobre os modelos gerados em pré-processamento. A seguir, serão apresentados os testes realizados para verificar o desempenho do visualizador.

Leia mais

Introdução ao Processamento Gráfico

Introdução ao Processamento Gráfico Introdução ao Processamento Gráfico Leandro Tonietto Processamento Gráfico - Unisinos ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto ago-09 Sumário Introdução e conceitos Resumo das linhas

Leia mais

Os Princípios da Animação

Os Princípios da Animação Os Princípios da Animação 1. Squash and Stretch 2. Anticipation 3. Staging 4. Straight Ahead Action and Pose to Pose 5. Follow Through and Overlapping Action 6. Slow In and Slow Out 7. Arcs 8. Secondary

Leia mais

Computação Gráfica - 12

Computação Gráfica - 12 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 12 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav Realismo

Leia mais

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica.

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. PERSPECTIVA PARTE 1 A Função do desenho de perspectiva na apresentação, linguagem gráfica. B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. C O traço

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 Parabéns! Você acaba de adquirir a Panoramic Cam X-Pheral DC187 da Átrio. Leia este manual de instruções antes de utilizar o dispositivo e guarde para referência

Leia mais

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia A FOTOGRAFIA DE MODA Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia Um grande fotógrafo é capaz de enfatizar a individualidade da modelo Waris

Leia mais

Registro de dados com Genesis HighSpeed. Aquisitor de dados. Alto desempenho, mobilidade, operação intuitiva

Registro de dados com Genesis HighSpeed. Aquisitor de dados. Alto desempenho, mobilidade, operação intuitiva Registro de dados com Genesis HighSpeed Aquisitor de dados Alto desempenho, mobilidade, operação intuitiva Potencial de aplicativo ilimitado GEN3i a solução flexível para os mais diversificados aplicativos

Leia mais

Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto

Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Versão 1.0.0 1 ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DO PENCIL PROJECT... 3 COMO BAIXAR...

Leia mais

Computaçã. Visão Geral. Sistema Gráfico. Computação Gráfica. Pixels. Sistema Gráfico e o Frame Buffer. Introdução à Computação Gráfica

Computaçã. Visão Geral. Sistema Gráfico. Computação Gráfica. Pixels. Sistema Gráfico e o Frame Buffer. Introdução à Computação Gráfica Visão Geral Computaçã ção o Gráfica Introduçã ção, conceitos básicosb sicos, áreas relacionadas Introdução à Computação Gráfica Como funciona um sistema gráfico Como imagens são representadas Áreas relacionadas,

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

CURSO Desenho Animado 2015 Imagine School

CURSO Desenho Animado 2015 Imagine School CURSO Desenho Animado 2015 Imagine School No curso de Desenho Animado, os alunos irão desenvolver animações através da técnica do Cut Out Digital, utilizando o Toon Boom Harmony, o software mais empregando

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

PROGRAMA UFC5 MANUAL DO USUÁRIO

PROGRAMA UFC5 MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA UFC5 MANUAL DO USUÁRIO JAN 2005 1 O PROGRAMA UFC5 O UFC5 é um programa desenvolvido em Delphi para a seleção de bombas hidráulicas em adutoras sobre pressão modeladas com o Epanet 2.0, da Agência

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UNIJUÍ 2

Projeto de pesquisa realizado no Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UNIJUÍ 2 PARAMETRIZAÇÃO INTEGRADA DA MASSA DE GRÃO E DO SISTEMA DE AREAÇÃO EM ARMAZÉNS DE GRÃOS HORIZONTAL COM ESTRUTURA GEOMÉTRICA DO FUNDO NO FORMATO V E W 1 INTEGRATED PARAMETRIZATION OF THE MASS OF GRAINS AND

Leia mais

Aula 13 Arquiteruras Elétricas

Aula 13 Arquiteruras Elétricas Introdução Aula 13 Arquiteruras Elétricas 1 Observa-se nos veículos atualmente comercializados que grande parte dos sistemas eletrônicos de controle foi desenvolvida de forma independente, cada qual responsável

Leia mais

Sistemas Multimídia Aula 2. Autoria Multimídia

Sistemas Multimídia Aula 2. Autoria Multimídia Sistemas Multimídia Aula 2 Autoria Multimídia Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação Introdução

Leia mais

18/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi.

18/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi. Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Umarquivodeáudiodeve serinseridosempreem uma camada independente, lembrando que o tempo que o áudio será executado depende

Leia mais

Introdução. 1 Introdução

Introdução. 1 Introdução Introdução 1 Introdução O efeito visual de sombras em uma cena 3D é muito enriquecedor. Sem ele, quando a imagem é projetada na tela bidimensional do computador para visualização, perdem-se informações

Leia mais

2 Reconhecimento Facial

2 Reconhecimento Facial 2 Reconhecimento Facial Em termos gerais, o reconhecimento facial é o processo pelo qual se mede o grau de similaridade entre duas imagens faciais com o proposito de identificar a um indivíduo ou de verificar

Leia mais

Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Design da comunicação sobre IHC 2 Introdução Técnicas para comunicação de IHC Exemplos de técnicas

Leia mais

Computação Gráfica - 11

Computação Gráfica - 11 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 11 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE

1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE 1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE POR GUSTAVO CARRIEL SUMÁRIO 2 Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Câmera Capítulo 3 Um bom Local para gravar Capítulo 4 Conteúdo de valor Capítulo 5 Duração

Leia mais

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II)

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Aula 02 Iluminação, Materiais e Shaders Edirlei Soares de Lima Unity 3D: Graphics A Unity oferece diversos elementos para a

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

EGR7249 Animação 01. Exercício Bolas Quicando

EGR7249 Animação 01. Exercício Bolas Quicando EGR7249 Animação 01 EGR7249 - Animação 01 Munidos do conhecimento de timing e spacing, vamos dar vida a nossa bola com os princípios de antecipação e squash & stretch. Para tanto precisamos primeiro criar

Leia mais

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Vivaldo Armelin Júnior 2014 Introdução Nem sempre aquela fotografia tão desejada ficou bem enquadrada, um grande problema quando a fotografia era feita em filme, no entanto, hoje em dia, um bom software

Leia mais

Analítica de vídeo de autoaprendizagem da Avigilon

Analítica de vídeo de autoaprendizagem da Avigilon Analítica de vídeo de autoaprendizagem da Avigilon A analítica de autoaprendizagem da Avigilon amplia a eficiência do pessoal de segurança fornecendo monitoramento eficaz e permitindo que a equipe dê respostas

Leia mais

HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência

HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência Índice 1. Background... 3 2. Key Technologies... 3 2.1. Prediction Encoding...

Leia mais