Manual do Moodle - Perfil de Aluno (Versão 1.6)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Moodle - Perfil de Aluno (Versão 1.6)"

Transcrição

1 Manual do Moodle - Perfil de Aluno (Versão 1.6) Elaboração Projeto EAD-CPD-UFBA Sumário Apresentação Cadastramento no Moodle Acesso ao Moodle Esqueceu a senha? Acesso ao curso Navegando pelo curso Barra de navegação Calendário Próximos eventos Participantes Mensagens Busca nos Fóruns Administração Atividades Notas Modificar Perfil Mudar Senha Fórum de notícias Fóruns gerais Questionário Chats

2 Livro Glossário Tarefas Visualizando apenas um tópico Saindo do moodle Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle da Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que está sendo amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Ele é desenvolvido sob a filosofia de software livre e a UFBA o adotou como ambiente virtual para o oferecimento de cursos a distância e para o apoio a cursos presenciais na instituição. O moodle na UFBA pode ser acessado a partir do endereço Com este manual, pretendemos orientar você nos seus primeiros passos dentro do moodle, no perfil de aluno. No entanto, o ambiente moodle é bastante intuitivo e é possível que você precise muito pouco deste manual. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Cadastramento no Moodle Para ter acesso pleno ao ambiente Moodle, é necessário ter um usuário cadastrado. Estando cadastrado no ambiente você poderá participar de diversos cursos e com perfis diferenciados em cada um deles. Por exemplo, você pode ser aluno de uma oficina de moodle e, ao mesmo tempo, e com o mesmo usuário, ter o perfil de professor em uma disciplina com espaço no Moodle. Caso você ainda não possua um usuário cadastrado, entre no site do Moodle Ufba ( e faça seu acesso clicando no link Cadastramento de usuário no canto superior direito (veja figura 1). Preencha os dados solicitados (veja figura 2) e confirme seu cadastro através de uma mensagem que você receberá no indicado.

3 Figura 1: Imagem focando o link de cadastramento Figura 2: Tela de cadastramento Alguns coordenadores de cursos ou disciplinas podem optar por fazer o cadastro de todos os participantes. Neste caso, cada participante receberá, da coordenação do curso, seu usuário e senha já cadastrados, e não precisará fazer seu cadastro individualmente. Acesso ao Moodle O acesso ao ambiente Moodle será feito a partir no endereço (Figura 3).

4 Figura 3: Tela principal do moodle da UFBA antes do acesso. Para fazer o acesso, digite seu usuário e senha na caixa Acesso, no canto superior direito (figura 4) e clique no botão Acesso, ou aperte a tecla Enter no teclado.

5 Figura 4: Caixa de acesso do usuário. Se o seu acesso não for bem sucedido, o moodle mostrará a você uma janela com uma mensagem de erro (figura 5), na qual você poderá tentar o acesso novamente. Caso você tenha esquecido seus dados de acesso, você poderá recuperá-los. Veja como fazer isso clicando no link "Esqueceu a senha" deste manual. Figura 5: Tela mostrando erro de acesso Se o seu acesso for bem sucedido, você verá uma mensagem no canto superior direito da tela informando o nome da pessoa que fez o acesso (em destaque na figura 6).

6 Esqueceu a senha? Figura 6: Página do moodle após o acesso como estudante. Caso tenha perdido seu nome de usuário ou sua senha, você poderá solicitar que outra senha seja gerada automaticamente pelo sistema e enviada para o seu e- mail. Isso pode ser feito através do link "Perdeu a senha?" existente no menu de acesso localizado na tela principal (ver Figura 7). Figura 7: Link de acesso para recuperar a senha. Ao clicar nesse link você será redirecionado a uma tela onde deverá informar o endereço de que você cadastrou (ver Figura 8a). Feito isso, o sistema pedirá uma confirmação se você deseja realmente trocar sua senha (ver figura 8b).

7 Figura 8a: Tela para geração de nova senha. Figura 8b: Tela para confirmação de geração de nova senha. Caso você confirme a troca de senha, o sistema enviará para o seu uma mensagem informando sua nova senha. Acesso ao curso Para ter acesso a algum curso no Moodle, é necessário que o cadastro no curso seja efetivado. Em alguns cursos este cadastro é feito automaticamente por solicitação do professor. Para ter acesso ao(s) curso(s) nos quais você já está cadastrado basta procurar na tela principal a caixa Meus Cursos (ver Figura 9), e clicar no nome do curso desejado.

8 Figura 9: Área mostrando os cursos nos quais o aluno está inscrito. Clicando em Todos os Cursos você visualizará todos os cursos que existem no moodle da UFBA. Você verá uma tela mais detalhada que além de mostrar as categorias, mostra todos os cursos que cada categoria possui, como mostra a Figura 10:

9 Figura 10: Área de escolha dos cursos. Significado dos ícones: -Indica que é necessário ter um código de inscrição para efetuar a matrícula. -Significa que é permitido o acesso de visitantes no curso. Navegando pelo curso A página principal do curso (figuras 11a e 11b) pode estar dividida em 2 ou 3 colunas. No caso de 3 colunas, a coluna central corresponde à programação propriamente dita do curso; no caso de 2 colunas, uma delas corresponderá à

10 programação. As outras colunas contêm diversas caixas com finalidades diversas; a presença ou não de cada uma destas caixas dependerá da organização proposta pelo professor. Vamos ver algumas destas caixas. Figura 11a: Página principal de curso com 2 colunas. Barra de Navegação Figura 11b: Página principal de curso com 3 colunas. A barra de navegação do Moodle, mostrada na figura 12 abaixo, permite que você veja o caminho que você fez para chegar na página que você está acessando no momento. Permite também que você retorne às páginas visitadas anteriormente de uma maneira rápida e fácil, apenas clicando no link da página que você deseja

11 retornar. O nome em negrito mostra a página na qual você está localizado, e os nomes em azul são links para as páginas que você pode retornar. Calendário Figura 12: Barra de Navegação do Moodle. O calendário é um recurso que permite a você visualizar eventos cadastrados (que podem ser do curso ou do grupo, ou mesmo do ambiente moodle da UFBA como um todo) e também o cadastro de eventos pessoais por você. Os dias nos quais esses eventos irão ocorrer serão marcados de acordo com a legenda mostrada na figura 13 abaixo.

12 Figura 13: Tela do Calendário. Você poderá ver os eventos que aconteceram nos meses anteriores ou que ainda estão por acontecer nos meses seguintes, clicando nas setas de navegação que se localizam na parte de cima do calendário, ao lado do nome do mês Para visualizar os detalhes de um evento, basta clicar no dia no qual esse evento está marcado para acontecer. Para incluir um evento pessoal, basta clicar no nome do mês no calendário e aparecerá uma página para inclusão de novos eventos. Próximos eventos Na caixa de próximos eventos (ver figura 14) serão mostrados os eventos mais próximos cadastrados no calendário, em ordem cronológica. Além disso, ela possui um link para que você possa ver uma tela do calendário mais detalhada, e um outro link para que você possa criar um evento de usuário.

13 Figura 14: Tela de próximos eventos. Participantes A caixa de participantes permite que você veja todos os professores e alunos que estão participando do curso. Basta clicar no link Participantes (ver figura 15) que você será redirecionado a uma página mostrando todas as pessoas inscritas e os professores que estão ministrando o curso. Figura 15: Box de participantes do curso. Na página de participantes (figura 16) você terá acesso ao perfil de cada participante, bastando, para isso, clicar no nome ou na foto de cada um deles.

14 Figura 16: Relação de participantes do curso. Mensagens A caixa de mensagens (ver figura 17) permite a visualização de mensagens enviadas especificamente para você, por usuários do Moodle UFBA.

15 Figura 17: Box de mensagens. Para enviar uma mensagem para alguém, basta clicar no nome ou foto do mesmo e, na tela de visualização do perfil, clicar em 'Enviar mensagem' (figura 18). Estas mensagens são pessoais, somente quem enviou e quem recebeu têm acesso às mesmas.

16 Figura 18: Perfil de participante. Busca nos Fóruns Esse recurso do Moodle permite que você procure por um tópico nos fóruns existentes no curso. Para isso digite a palavra que deseja pesquisar e clique no botão " > " para fazer a busca. Administração Figura 19: Box de busca nos fóruns.

17 A caixa Administração (fugura 20) permite que você tenha acesso a algumas opções mais avançadas de seu cadastro. Ela possui links para que você visualize suas notas, modifique informações do seu perfil e mude sua senha de acesso. Figura 20: Caixa de administração. [Volta ao Sumário ] Notas A opção notas permite a visualização das notas atribuídas às diversas atividades do curso. Nem todas as atividades terão uma nota associada, apenas aquelas determinadas pelos professores e coordenadores do curso. Para ver que notas foram atribuídas às suas atividades do curso, basta clicar no link Notas localizado no menu de adminstração (figura 20) e será mostrada uma lista com os nomes das atividades realizadas durante o curso e suas respectivas notas. Você poderá clicar no nome de uma atividade que estiver nessa lista para obter um relatório detalhado sobre a mesma. Poderá também ver as estatísticas dessas atividades, com a melhor e a pior nota obtida entre os alunos, a média das notas, e outras informações.

18 Modificar Perfil O Perfil é um recurso muito importante num curso a distância. Ele é útil para que os participantes possam se conhecer através das informações disponibilizadas por cada um deles. Como os momentos presenciais, onde, normalmente, se dá a interação entre os participantes, são poucos num curso a distância, é fundamental que cada participante atualize seu perfil pessoal, possibilitando, assim, que todos se conheçam melhor. Para modificar seu perfil, clique no link Modificar perfil na caixa administração. Você será redirecionado para uma nova tela (ver figura 21a) na qual você poderá adicionar/modificar algumas informações sobre você e alguns detalhes do seu cadastro no Moodle.

19 Figura 21a: Tela de alteração do perfil do usuário. Mudar Senha

20 Para mudar sua senha de acesso ao Moodle, clique no link Mudar a Senha. Uma nova tela aparecerá, na qual você deve digitar sua senha atual e a senha que você deseja, como mostra a figura 21b abaixo. Observando que essa nova senha deverá conter no mínimo 4 (quatro) dígitos. Atividades Figura 21b: Tela de mudança de senha. O Moodle oferece uma grande variedade de atividades que podem ser utilizadas nos cursos. A seleção destas atividades é feita pelos professores responsáveis por cada curso. Cada atividade selecionada pode ser configurada a partir de algumas opções, também de acordo com o desejo dos professores. Estas atividades normalmente aparecem na coluna principal do curso, onde consta a programação do mesmo. Abordaremos aqui algumas destas atividades. Fórum de Notícias O fórum de notícias é um espaço normalmente destinado à divulgação de avisos e outras informações importantes que serão postadas no decorrer do curso. Fóruns gerais O fórum é um recurso que permite que você interaja com os outros participantes do curso. A participação nos fóruns é fundamental para a construção do grupo em um curso a distância, já que é através dele que os participantes têm a possibilidade de se conhecer melhor e conversar sobre questões do curso e outros assuntos pertinentes. O fórum pode ser utilizado, por exemplo, para discutir sobre suas dúvidas sobre determinada questão ou assunto em um curso; mas pode também

21 ser um espaço para discussões mais amplas que se tornem pertinentes durante o decorrer do curso. Na tela principal de cada curso você poderá identificar o fórum pelo ícone. Na tela principal do fórum (figura 22a) você será capaz de procurar por dúvidas de outros alunos digitando o nome do tópico que deseja visualizar ao lado do botão Buscar no fórum, e clicando nesse mesmo botão. Serão mostrados todos os tópicos com os assuntos que tenham o texto semelhante ao texto digitado. Figura 22a: Tela principal do fórum. Em destaque, a caixa de Busca. Clicando no título do tópico, você poderá visualizar a discussão que já está acontecendo sobre aquele tópico, com todas as mensagens enviadas por cada um dos participantes. Para responder a uma mensagem já postada basta clicar no link Responder em baixo de cada mensagem, como mostra a figura 22b abaixo.

22 Figura 22b: Visualização de mensagem no fórum e links de Resposta Você também poderá criar um novo tópico de discussão (caso esta opção esteja ativada pelo professor) clicando no botão Acrescentar um novo tópico de discussão (ver figura 22c) que o redirecionará para a tela de criação de tópico. Nessa tela você deverá preencher os seguintes campos (ver figura 22d): Figura 22c: Botão de criação de tópico em um fórum.

23 Figura 22d: Formulário para criação de tópico em um fórum. Assunto: Descrição básica do tópico. Mensagem: Nesse campo você deve digitar a mensagem que deseja enviar Anexo (opcional): Aqui você tem a possibilidade de escolher um arquivo para ser anexado à mensagem postada. Basta procurar o arquivo desejado clicando no botão procurar. Esse arquivo deverá ter no máximo 2 Mega-Bytes. Após digitar as informações desejadas, você deve clicar no botão "Enviar mensagem ao fórum" para que a mensagem seja enviada. Questionários Os questionários são blocos de questões de múltipla escolha ou de questões dissertativas. Os questionários podem ser identificados pelo ícone. Ao clicar no link do questionário você verá sua descrição e poderá clicar no botão para começar a responder às perguntas (ver figura 23).

24 Figura 23: Tela inicial do questionário. Alguns questionários podem ter limite de tempo para responder, outros poderão ser respondidos aos poucos. Nesse caso, basta mandar salvar as respostas das questões, para que da próxima vez que você acessar o questionário precise apenas responder às questões que ficaram faltando. Figura 24: Exemplo de questionário. Na tela principal do questionário você verá as perguntas com as proposições ou áreas para respostas dissertativas, e os botões Salvar sem enviar e Enviar tudo e terminar (ver figura 24). O primeiro botão, "Salvar sem enviar", permitirá que você salve no sistema todas as respostas anteriores, sem concluir o questionário, para que você possa voltar ao mesmo questionário em outra oportunidade e terminar de respondê-lo. O segundo botão, "Enviar tudo e terminar", permite que você conclua o questionário, enviando as informações ao sistema, para que suas respostas sejam avaliadas posteriormente. Lembre-se que não será mais possível voltar ao questionário após a sua conclusão, portanto revise suas respostas antes de enviá-lo

25 Chats Um outro recurso disponível em cada curso é a sala de bate-papo ou chat, onde os alunos poderão conversar com os outros participantes em tempo real. Para acessar a sala de bate-papo, basta procurar pelo ícone no link ao lado. na tela principal do curso, e clicar A tela do bate-papo (ver figura 25) é dividida em duas partes. Uma, à direita, exibe todos os usuários que estão participando do bate-papo. A segunda parte, à esquerda, mostra as mensagens digitadas tanto por você quanto pelos outros participantes. Figura 25: Tela de Bate-Papo. Para enviar uma mensagem ao bate-papo, basta escrevê-la na caixa de texto onde tem escrito Mensagem, mostrada na parte de baixo da figura 25, e pressionar a tecla "Enter" no teclado. É possivel dentro do bate-papo chamar a atenção de um usuário caso ele não esteja respondendo. Para isso basta clicar em bip ao lado do nome dele que aparecerá na tela uma mensagem de que sua atenção está sendo chamada por você. Livro

26 O recurso Livro (representado pelo ícone ) é dividido em duas telas, como pode ser visto na figura 26 abaixo. A tela da esquerda é um sumário, que mostra o nome de todos os capítulos existentes no livro. Você poderá ler o capítulo que desejar clicando no nome do capítulo dentro do sumário. Dessa forma a tela da direita será atualizada, mostrando o conteúdo do capítulo que foi escolhido. Figura 26: Tela de visualização do livro. Você também poderá mudar de capítulo clicando nas setas que ficam do lado direito da página (circulado de vermelho na figura 26). Com elas você poderá passar para o capítulo imediatamente seguinte logo que terminar de ler o capítulo que você estava lendo sem precisar procurá-lo no sumário. Ao chegar no último capítulo você poderá sair do livro e voltar para a tela principal do curso clicando na seta voltada para cima. Na parte de cima da tela do livro é possivel visualizar dois icones (destacados em verde na figura 26): um para a visualização do contéúdo do capítulo para impressão e o outro para a visualização do livro inteiro para impressão. Glossário

27 Figura 27: Tela principal do Glossário. O Glossário é um recurso importante que permite a visualização de termos e conceitos relativos ao conteúdo do curso. Existem duas formas de procurar a palavra desejada: uma é digitando a palavra exata na caixa de texto e clicando no botão "Buscar" (circulados de vermelho na figura 27 acima). Nesse tipo de busca, existe a opção de buscar a palavra em todo o texto. Com esta opção habilitada o resultado da busca será todos os conceitos que tenham a palavra procurada dentro do texto de sua definiçao. Outra forma de achar a definição de um termo é através do índice (circulado de verde na figura 27), onde você pode clicar na letra do alfabeto correspondente à inicial da palavra desejada.

28 Figura 28: Item de glossário em destaque. Além disso, quando palavras correspondentes aos itens existentes no no glossário aparecerem nos textos presentes dentro do ambiente moodle, eles estaram em destaque (veja a figura 28) Tarefas Figura 29: Tela principal de uma tarefa.

29 As tarefas serão respondidas através de um arquivo (texto, imagem, etc...). Para editar o arquivo você deve usar o editor de sua preferência (fora do ambiente moodle). Na tela da tarefa, mostrada na figura 29, você deve enviar o arquivo com a resposta clicando primeiramente no botão "Procurar" para procurar o arquivo no seu computador. Depois, clique no botão "Enviar este Arquivo" para enviar o arquivo contendo sua resposta a ser avaliada pelos professores. Na maioria dos casos, as tarefas têm prazos definidos; o envio do arquivo só é permitido dentro do prazo especificado. Visualizando apenas um tópico Figura 30: Botão para visualizar apenas um tópico. Na tela principal do curso, é possível visualizar apenas um dos tópicos disponíveis clicando no botão existente ao lado de cada janela de cada tópico. Com isso, você ocultará todos os outros tópicos disponíveis, e poderá visualizar somente o tópico no qual você pressionou o botão. Saindo do Moodle

30 Figura 31: Link para sair do moodle. Para sair do moodle, procure o link sair (ver figura 31) existente no canto superior direito ou na parte inferior da tela. Ao clicar no link "Sair", você será redirecionado para a tela principal do moodle. Documentação de Moodle relativa a esta página Você acessou como Maria do Carmo Suzart Rocha (Sair) Moodle/UFBA Versão (Build: )

Apresentação. Acesso ao Moodle. O acesso será feito através do site

Apresentação. Acesso ao Moodle. O acesso será feito através do site Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes dos cursos do ensino à distância no ambiente Moodle da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem como objetivo orientar aos utilizadores

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Sumário Apresentação...3 Cadastro no Moodle...... 4 Acesso no Moodle...6 Acesso ao Curso...7 Ferramentas do Moodle...8 Barra de Navegação...8 Bloco de Participantes...9 Bloco

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

Acesso a Plataforma SatVirtual

Acesso a Plataforma SatVirtual Acesso a Plataforma SatVirtual contato@sateducacional.com.br http://www.sateducacional.com.br NP4 Página inicial Notícia mais recente Módulo/Disciplina em que você esta matriculado Acesso às notícias antigas

Leia mais

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO Setembro de 2018 Criado por Gabriel de Oliveira Orsi 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acessando ao Moodle... 3 Modificando seu perfil... 5 Mudando a senha... 6 Mensagens...

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Cadastro no Moodle Acesso ao Moodle Login e senha Alteração do perfil...

Sumário. 1. Introdução Cadastro no Moodle Acesso ao Moodle Login e senha Alteração do perfil... Sumário 1. Introdução... 4 2. Cadastro no Moodle... 5 3. Acesso ao Moodle... 5 4. Login e senha... 6 5 Alteração do perfil... 9 6. Minhas disciplinas... 11 7. Mensagens... 16 8. Calendário... 17 9. Saindo

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Conteúdo Apresentação... 3 1 Como acessar o Moodle da Cipead/UFPR... 4 3 Modificar Perfil e Senha... 6 4 Enviar Mensagens... 8 5 Fórum... 10 5.1 Participação no Fórum...

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro Preto foi

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Mensagens 7 Blocos 8 Painel 9 Calendário 10 Arquivos Privados 11 Área da Disciplina 12 Mudança

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Curso de Noções Básicas sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Tutorial do Moodle Maio de 2011 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos 2016 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância Manual de acesso aos sistemas Diretoria de Educação a Distância Milton Ferreira de Azara Filho Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Novembro de 2015 1 Registro de Revisões Data Responsável Descrição

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para tutores 2017 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ TUTOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Tutorial para acesso ao Curso Preparatório para o TESTE ANPAD

Tutorial para acesso ao Curso Preparatório para o TESTE ANPAD Tutorial para acesso ao Curso Preparatório para o TESTE ANPAD Sumário 1. Apresentação... 2 1.1 Acessando o site da UFSJ... 2 1.2 Acessando a página da Comunidade Virtual... 2 2. Alterando informações em

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Moodle - Contatos CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Moodle - Contatos CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Moodle - Contatos CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - MOODLE - CONTATOS...

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO CNA - MANUAL

PORTAL CORPORATIVO CNA - MANUAL SUMÁRIO 1. Sobre o Portal Corporativo... 2 2. Acessar o Portal Corporativo... 2 2.1. Acesso ao Portal... 2 2.2. Esqueceu a senha... 4 3. Áreas do Portal Corporativo... 5 3.1. Página Inicial... 5 3.2. Menu

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem Fevereiro, 2017 Prezado acadêmico Sempre preocupada em oferecer o melhor

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão. Sumário Clique na questão. 1. O que é o AVA?...2 2. Qual a diferença entre o Portal Educacional e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?...2 3. O que é a Univap Virtual?...3 4. Quem pode acessar o AVA?...3

Leia mais

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Página Inicial www.moodle.uft.edu.br Nome de usuário: Somente os números do seu CPF. Senha Inicial Padrão: 123456789 Home Neste local aparecerão

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O SISTEMA...

Leia mais

Portal Educacional RM FAME/FUNJOB Manual do Aluno. 1. Introdução Acessando o Portal Educacional e trocando a senha inicial...

Portal Educacional RM FAME/FUNJOB Manual do Aluno. 1. Introdução Acessando o Portal Educacional e trocando a senha inicial... ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Acessando o Portal Educacional e trocando a senha inicial... 3 3. Conhecendo as funcionalidades do Portal Educacional RM... 9 3.1 Validando o acesso... 9 3.2 Alterando a senha

Leia mais

Seja Bem-Vindo! Apresentação

Seja Bem-Vindo! Apresentação 0 Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vindo ao nosso Ambiente AVA na Plataforma Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio para as disciplinas semipresenciais, destinadas aos alunos dos Cursos de Administração,

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Formas de acesso A Central de atendimento ao Cliente pode ser acessada de quatro formas diferentes:

Formas de acesso A Central de atendimento ao Cliente pode ser acessada de quatro formas diferentes: Guia do usuário Sumário Introdução... 2 Formas de acesso:... 2 Conhecendo as funções... 3 Apresentação... 3 Abrindo Solicitação... 3 Consultando solicitações abertas... 4 O que significa cada um dos status...

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Responsável Fernando Marquardt Versão 1.1 24/04/2009 www.abcinteractive.com.br Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2561 Sala2 101-102 - Itoupava Central - Blumenau SC - Fone:

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL

ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL CAMPO ESCOLA VIRTUAL ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL Para realizar o cadastro no Campo Escola Virtual dos Escoteiros da Paraíba, siga os passos descritos a

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais