L Exposition Scienceetcuriositéà la courde Versailles

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "L Exposition Scienceetcuriositéà la courde Versailles"

Transcrição

1 Questões Inter / Intra Multi/ Pluri Trans Interdisciplinares Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos UFS/CAPES

2 L Exposition Scienceetcuriositéà la courde Versailles

3 Aspectos Históricos: A inflação de conhecimento dos últimos anos; 1300 e aumento de 7 para 54 campos do conhecimento; novos campos; ultrapassou a marca de

4 O que permitiu este salto? Para o bem e para o mal, a revolução científica e tecnológica da modernidade. Conseqüências imediatas: pulverização do saber e a ultra-especialização disciplinar.

5 Surgimento: Por volta dos anos 50 (França) surge a visão interdisciplinar. Objetivo: provocar o diálogo entre as disciplinas.

6 Perguntas: Qual método a ser adotado? Qual o procedimento mais adequado? OBS: Todo método pressupõe a formulação de problemas, a introdução de recortes e a seleção de aspectos atinentes ao objeto a ser conhecido, podendo o foco e o parâmetro serem mais ou menos amplos, a depender da perspectiva e do ponto de vista do observador ou do sujeito. Como fazer isso na interdisciplinaridade?

7 Mundo Antigo Predominou o ponto de visto relacionado ao todo, dando origem ao saber universal enciclopédico (saber filosófico) e ao sábio enciclopedista. Mundo Moderno Mundo Moderno Com a criação das disciplinas e especialidades, o ponto de vista é da parte (com a expansão do conhecimento, o lema passa a ser: já que não é possível dominar o todo, a saída é dominar e exaurir a parte), dando origem ao saber especializado (a ciência) e ao expertou especialista (cientista, técnico).

8 No século XIX: a especialização

9 Século XX: a complexificação

10 Exemplos de interdisciplinaridade Estudo do som pelos diferentes campos das disciplinas: A física reterá sua vibração e amplitude (acústica); A fisiologia se ocupará dos mecanismos de sua produção (órgãos fonadores); A linguística, além de se ocupar do significante como matéria da fonética fisiológica, porá em relevo sua propriedade de gerar a significação; O musicólogo, atento aos aspectos físicos e estéticos da arte das musas, estudará o ritmo, a harmonia, a melodia e o timbre.

11 Os problemas complexos contemporâneos exigem abordagens igualmente mais complexas. Ex: gerar um artefato tecnológico (construir avião), intervir na vida das grandes cidades (projeto urbanístico, capacitação de água). Ora, como esses projetos são realizados? No diálogo metódico e conceitual dos projetos envolvidos.

12 Característica da pesquisa interdisciplinar: 1) aproximação de campos disciplinares diferentes para a solução de problemas específicos; 2) compartilhamento de metodologias; 3) após a cooperação, os campos disciplinares se fundem e deram uma disciplina nova. Ex: bioquímica (aproximação da química e da biologia), biofísica, bioinformática etc.

13 A interdisciplinaridade exige a reinvenção das atividades científicas e intelectuais. Ela não conduz ao fim do especialista disciplinar, ao contrário, é a partir dele que se constrói a chamada inteligência coletiva, sujeito coletivo, fruto de discussão de grupos de pesquisa.

14 A interdisciplinaridade exige o compartilhamento do conhecimento e a cooperação dos especialistas, com a esperança de que, aquilo que o indivíduo não pode isoladamente, a soma dos indivíduos, reunidos numa coletividade poderá. Não existe método interdisciplinar, mas sim, o diálogo entre os métodos ancorados nas disciplinas provoca a interdisciplinaridade.

15 As vantagens da divisão do conhecimento para a ciência : A fragmentação dos conhecimentos é o preço a pagar por seu aprofundamento. A erudição sai ganhando, mas conduz à antinomia das culturas (científica X literária), presente em todos os debates atuais sobre os programas escolares (Roger Chartier).

16 ESTRUTURA METODOLOGIA BIOLOGIA ESTATÍSTICA SOCIOLOGIA E S T Á G I O PROJETO INTERDIS- CIPLINAR HISTÓRIA DIDÁTICA FILOSOFIA

17 Existe também no domínio da pesquisa acadêmica... EX: pesquisa arqueológica ARQUEOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA Paleontologia Paleo botânica Geologia Física nuclear

18 Desafios à interdisciplinaridade Reflexão crítica sobre o processo de produção do saber Dar aos alunos um distanciamento crítico em relação às suas certezas intelectuais disciplinares. A construção de passarelas entre as disciplinas. Completar a formação dos alunos para que saibam o suficiente para entender o que outras disciplinas dizem (não para se tornarem interdisciplinares por si sós) Olhar cruzado:para superar as fronteiras disciplinares, é necessário familiarizar-se concretamente com o cruzamento dos olhares sobre os mesmos objetos. A familiarização com o trabalho em equipe: O trabalho de reflexão e pesquisa em equipe necessita uma aprendizagem. Ainda mais no caso de colaboração interdisciplinar

19 Por que durante muito tempo fomos formados especialistas e a especialização era considerada a estratégia certa, correta? Por que agora se fala tanto na tal de INTERDISCIPLINARIDADE e alguns da MULTI, da PLURI e outros da TRANSDISCIPLINARIDADE?

20 Em termos teóricos: É a complexidade dos problemas que obriga, que exige a abordagem interdisciplinar (Jean Piaget).

21 VARIAÇÕES DA DISCIPLINARIDADE José de Ávila Aguiar Coimbra a) O multidisciplinar evoca basicamente um aspecto quantitativo, numérico, sem que haja um nexo necessário entre as abordagens, assim como entre os diferentes profissionais. O mesmo objeto pode ser tratado por duas ou mais disciplinas sem que, com isso, se forme um diálogo entre elas.

22 b)o intradisciplinar é tratado no exclusivo âmbito interno de uma disciplina. O escopo seria o aprofundamento de um aspecto inerente a uma ciência dada. Os conhecimentos são revolvidos no âmago de um determinado saber; não há, intencionalmente, preocupação com outros saberes de natureza diversa.

23 c) O interdisciplinar consiste num tema, objeto ou abordagem em que duas ou mais disciplinas intencionalmente estabelecem nexos e vínculos entre si para alcançar um conhecimento mais abrangente, ao mesmo tempo diversificado e unificado. Verifica-se, nesses casos, a busca de um entendimento comum (ou simplesmente partilhado) e o envolvimento direto dos interlocutores. Cada disciplina, ciência ou técnica mantém a sua própria identidade, conserva sua metodologia e observa os limites dos seus respectivos campos.

24 d)o transdisciplinaré o que dá um passo além da interdisciplinaridade no tratamento teórico de um tema ou objeto. Seria como um salto de qualidade, uma auto-superação científica, técnica e humanística capaz de incorporar à própria formação, em grau elevado, quantitativa e qualitativamente, conhecimentos e saber diferenciados P

25 CAPES Segundo o documento de área: É a convergência de duas ou mais áreas do conhecimento, não pertencentes à mesma classe, que contribua para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transfira métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas Para: Formar novo profissional com perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora.

26 Alegoria coreográfica Ávila COIMBRA (1985) numa ação interdisciplinar as partes envolvidas dão-se as mãos, movimentam-se juntas como num balé, voltadas para o tema central. Aproximam-se, afastam-se; interpelam-se, respondem-se; ora se exibe o solista, ora se impõe o coro. O essencial da interdisciplinaridade consiste em produzir uma ação comum, mantendo cada participante o que lhe é próprio.

27 Desafios Está-se, portanto, diante de uma filosofia de trabalho. Nesse sentido, a interdisciplinaridade vai requerer dos interessados, infalivelmente, determinadas atitudes mentais, sociais, morais e outras, como conditio sine qua non. Não se poderá prescindir de uma atitude receptiva, de uma dose de humildade e da partilha de esforços e resultados. A honestidade intelectual e a autocrítica favorecem a sadia curiosidade pelo saber. Para se ser interdisciplinar é preciso ser um buliçoso intelectual e, por associação, um investidor no conhecimento.

28 Uma das maiores dificuldades para a vivência interdisciplinar é o jargão acadêmico. Há quem aprecie sobremaneira criar termos novos, desnecessários, e encapsular-se neles, como se pudesse permanecer numa esfera de saber exclusivo. As motivações para tanto são muitas e não vem ao caso especular sobre o assunto. Não obstante, uma expressão poderia resumir algumas tendências: o ranço acadêmico. Nem todas as pessoas (falando-se em termos individuais) são especialmente vocacionadaspara a interdisciplinaridade; por isso, os limites devem ser respeitados, até mesmo porque tais limites estão relacionados com projetos de vida de cada um, não apenas de estudo.

29 Referências COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade, de. In: PHILIPPI JÚNNIOR, Arlindo(Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. C. E. M. Tucci, D. J. Hogan, R. Navegantes. São Paulo : Signus Editora, P PHILIPPI JÚNNIOR, Arlindo(Org.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. 1. ed. Barueri, SP: Manole, v p. ROHDE GM. Epistemologia ambiental. Porto Alegre: EDIPUCRS; 1996.

30 Obrigado!

31 Obrigado!

32 Obrigado!

33 Obrigado!

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO Arlindo Philippi Jr cainter@capes.gov.br Novo Hamburgo,, 25 de setembro de 2009 CRISE COMO PROBLEMA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS EPISTEMOLÓGICAS

Leia mais

Caminhos da Interdisciplinaridade na Pesquisa e na Pós-Graduação

Caminhos da Interdisciplinaridade na Pesquisa e na Pós-Graduação Caminhos da Interdisciplinaridade na Pesquisa e na Pós-Graduação Arlindo Philippi Jr Valdir Fernandes 1. Introdução A prática da interdisciplinaridade, mais do que em qualquer outra época, coloca-se atualmente

Leia mais

Workshop APCN / 2013

Workshop APCN / 2013 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Workshop APCN / 2013 Objetivo: Dar a conhecer sobre as principais orientações contidas na página da CAPES para proposição de cursos de Pósgraduação

Leia mais

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE...DISCIPLINARIDADE 1. Conceito Parte integrante de uma rede que contém diferentes formas de conhecimento da realidade.

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO BRASIL. Valdir Fernandes

INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO BRASIL. Valdir Fernandes INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO BRASIL Valdir Fernandes Sumário 1. Conhecimento; 2. Ciência Moderna 3. Interdisciplinaridade 4. Alguns Pressupostos 5. Como fazer? 6. Ciências Ambientais

Leia mais

Papel: contribuir para a compreensão da natureza e funcionamento da tradição humana.

Papel: contribuir para a compreensão da natureza e funcionamento da tradição humana. 1 Antropologia, a Ciência do homem A ciência - antropologia divide-se em dois campos: 1) Antropologia Física - Refere-se à forma Física do Homem (biologia humana); 2) Antropologia Social - Comportamento

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE

INTERDISCIPLINARIDADE INTERDISCIPLINARIDADE O Que É? Consenso educacional? Superação das disciplinas? As subs8tui? Vem cri8car o quê? Fragmentação crescente dos objetos do conhecimento nas diversas áreas. Falta de relação com

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino PROF. MARCELINO FERNANDES Módulo 4 4. A didática do ensino

Leia mais

15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA

15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA 15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA Fase 01 Leitura e produção textual I 02 Matemática instrumental 1 a 03 Introdução à informática 04 Meio ambiente

Leia mais

Workshop APCN / 2015

Workshop APCN / 2015 Workshop APCN / 2015 Objetivo: Dar a conhecer sobre as principais orientações contidas na página da CAPES para proposição de cursos de Pósgraduação stricto sensu Gestão Júlio C. Durigan Eduardo Kokubun

Leia mais

Estratégias e Intervenções Pedagógicas para Aprendizagem de Matemática em Educação a Distância. Isolda Giani de Lima Laurete Zanol Sauer

Estratégias e Intervenções Pedagógicas para Aprendizagem de Matemática em Educação a Distância. Isolda Giani de Lima Laurete Zanol Sauer Estratégias e Intervenções Pedagógicas para Aprendizagem de Matemática em Educação a Distância VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educaçã Novembro de 2005 Apresentação Histórico e justificativa

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

Interdisciplinaridades em Matemática

Interdisciplinaridades em Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2017.2 Interdisciplinaridades em Matemática Prof. Adriano Vargas Freitas Interdisciplinaridade Literatura

Leia mais

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA CURRÍCULO CURSO REGULAR E PRESENCIAL DISCIPLINAS NUC. CH CR.

CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA CURRÍCULO CURSO REGULAR E PRESENCIAL DISCIPLINAS NUC. CH CR. CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA Física Geral NE 60 3 Citologia e Histologia NE 60 3 Fundamentos de Mecânica e Termodinâmica NE 60 3 Filosofia da Educação NE 60 4 Morfologia e Anatomia

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

CAPES * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017.

CAPES * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017. CAPES 2017 * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017. 83% dos Programas de Pós - Graduação da UFRJ elevaram ou mantiveram seus conceitos. Programas Elevação 27 21% Inalterados

Leia mais

como sobre as áreas científicas correlacionadas; e

como sobre as áreas científicas correlacionadas; e Mestrado profissional em Tecnologias aplicadas a saúde. Caracterização do programa Regime letivo: Semestral. Área de conhecimento: Interdisciplinar. Nível: MESTRADO Profissional Público alvo: Profissionais

Leia mais

Desafios da Pós-Graduação no Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto dos Institutos Federais

Desafios da Pós-Graduação no Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto dos Institutos Federais III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense Desafios da Pós-Graduação no Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto dos Institutos Federais Profa. Dra. Flaviana

Leia mais

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Valerio Brusamolin, 2011 (A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional - Tese de Doutorado - PPGCI) Valerio Brusamolin, 2011 (A inserção do discurso

Leia mais

TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA. Antonio Pedro Alves de Carvalho

TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA. Antonio Pedro Alves de Carvalho TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA Antonio Pedro Alves de Carvalho Conhecimento Humano A transdisciplinaridade foi definida por Piaget, na década de 1970, como um sistema sem fronteiras entre disciplinas

Leia mais

224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3 2995 MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 60 OPTATIVA 3 2999 ANATOMIA ECOLÓGICA 60 OPTATIVA 7 2409 PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I 150 OBRIGATORIA

Leia mais

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Maria de Fátima G. M. Tálamo Londrina/PR 2001 1 Contexto Epistemológico

Leia mais

4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros

4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros 4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove

Leia mais

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UERJ DISCIPLINAS SEM PROFESSOR ATUALIZAÇÃO EM 26/03/2015

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UERJ DISCIPLINAS SEM PROFESSOR ATUALIZAÇÃO EM 26/03/2015 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UERJ DISCIPLINAS SEM PROFESSOR 2015.1 - ATUALIZAÇÃO EM 26/03/2015 DEL Letras Língua Portuguesa II 9212 1 1 1 Situação - Código Letras Língua Portuguesa II 9212 2

Leia mais

LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL)

LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL) 1 LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 08.111-6 Geometria Analítica Não tem 04 08.221-0 Cálculo Diferencial e Integral 1 Não tem 09.110-3 Física Experimental A Não tem 04

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS XVI Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS PSICOPEDAGOGIA: DIFERENTES OLHARES PARA UM MESMO HORIZONTE PSICOPEDAGOGIA e TRANSDISCIPLINARIDADE BASARAB NICOLESCU

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS * 1º PERÍODO* Biologia Celular -------- Zoologia dos Invertebrados I -------- Morfologia Vegetal -------- Leitura e Produção de Texto -------- Metodologia do Trabalho Científico -------- Prática como curricular

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO

BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 1 BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 08.111-6 Geometria Analítica Não tem 08.221-0 Cálculo Diferencial e Integral 1 Não tem 09.110-3 Física Experimental A Não tem 09.801-9

Leia mais

ECB Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva DZ/IB/USP Prof.ª Dr.ª Denise de La Corte Bacci IGC/USP

ECB Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva DZ/IB/USP Prof.ª Dr.ª Denise de La Corte Bacci IGC/USP ECB5802-1 Interdisciplinaridade e Educação Ambiental Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva DZ/IB/USP Prof.ª Dr.ª Denise de La Corte Bacci IGC/USP Objetivos da aula Compartilhar e sintetizar os pressupostos

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG 9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO Luiz Dourado CNE/UFG Comissão Câmara Educação Superior CNE Composição; Eixo; Reuniões de trabalho ampliada; Realização

Leia mais

ANDRAGOGIA METODOLOGIA ATIVA PROF. DR. HÉLIO BORBA MORATELLI PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE MEDICINA - UFMT

ANDRAGOGIA METODOLOGIA ATIVA PROF. DR. HÉLIO BORBA MORATELLI PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE MEDICINA - UFMT ANDRAGOGIA METODOLOGIA ATIVA PROF. DR. HÉLIO BORBA MORATELLI PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE MEDICINA - UFMT PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA Alunos participam do planejamento Experiência como fonte de aprendizagem

Leia mais

nha Resenha vro de livro

nha Resenha vro de livro Resen de liv ha ro de livro ANTROPOLOGIA DO HOMEM GLO- BAL, WULF, C. 2017. Antropologia do homem global. São Paulo: Annablume. Karina Augusta Limonta Vieira Pesquisadora Associada da Universidade Livre

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BRAGANÇA PAULISTA 2017 Licenciatura em de Natureza Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista 1º semestre Componentes Anatomia

Leia mais

326 Currículos dos Cursos do CCE UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADOR Efraim Lázaro Reis

326 Currículos dos Cursos do CCE UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADOR Efraim Lázaro Reis 326 Currículos dos Cursos do CCE UFV QUÍMICA Licenciatura COORDENADOR Efraim Lázaro Reis efraimreis@gmail.com UFV Catálogo de Graduação 2015 327 Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO O Químico é um profissional,

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - Doutorado Binacional III Seminário PPGCTIA UFRRJ/UNRC PPGCTIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Lamounier Erthal Villela

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADORA Aparecida de Fátima Andrade da Silva

Currículos dos Cursos UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADORA Aparecida de Fátima Andrade da Silva 202 QUÍMICA Licenciatura COORDENADORA Aparecida de Fátima Andrade da Silva aparecida.silva@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 203 Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO O Químico é um profissional, capacitado

Leia mais

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 20 de setembro de 2017)

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 20 de setembro de 2017) Centro Unidade Data Início Mestado / MP Data Início CCMN OV 01/01/2003 01/01/2010 Astronomia CCMN IQ 01/01/1963 01/01/1963 Bioquímica CCMN IQ 01/01/2000 01/01/1999 Ciência de Alimentos CCMN IF 01/01/2013

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 28 de dezembro de 2018)

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 28 de dezembro de 2018) Centro Unidade Data Início Mestado / MP Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio 2013-2016 (resultados em 28 de dezembro de 2018) Data Início CCMN OV 01/01/2003 01/01/2010 Astronomia CCMN

Leia mais

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica V CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma visão inter

Leia mais

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar Ciência e Sociedade Aula Especialização em Gestão Escolar O desconhecido é um estado (situação) no qual prepondera o não dominado, o não possuído, a Relação homem e conhecimento O ser humano se situa em

Leia mais

Interdisciplinaridade na Pesquisa e Pós-graduação

Interdisciplinaridade na Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - Doutorado Binacional IIIº Seminário PPGCTIA UFRRJ/UNRC Interdisciplinaridade na Pesquisa e Pós-graduação Prof. Pedro G. Pascutti

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho Coordenação de Projetos Antonio Pedro Alves de Carvalho Projetos: Definição Atividade responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES DE EX-PIBIDIANOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA

INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES DE EX-PIBIDIANOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES DE EX-PIBIDIANOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA INTERDISCIPLINARY:

Leia mais

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação As categorias que definem a ocorrência de dialogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Rute Vera Maria Favero Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade

Leia mais

Metodologia para o Ensino de Ciências

Metodologia para o Ensino de Ciências LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Prof. Nelson Luiz Reyes Marques LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MULTI, PLURI, INTER OU TRANSDISCIPLINARIDADE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM

Leia mais

Licenciatura em Biologia - Noturno

Licenciatura em Biologia - Noturno DEMONSTRATIVO DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS 1º SZO 0007 Citologia, Histologia e Anatomia Microscópica Geologia e Paleontologia Zoologia de Invertebrados I 1º 04 03 01 75 Inexiste 1º 04 04 ----

Leia mais

ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO: DESAFIOS NO BRASIL DE HOJE

ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO: DESAFIOS NO BRASIL DE HOJE ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO: DESAFIOS NO BRASIL DE HOJE Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Situando na História do Brasil BRASIL => a) País de escolarização tardia b) Até hoje = avançamos mas,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática Transdisciplinar, Formação e Arte VI Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade -

Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade - Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade - Prof. Dr. Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira Todos os teóricos que trabalham com a questão da interdisciplinaridade, concordam que, a especialização

Leia mais

Letras Língua Francesa

Letras Língua Francesa Letras Língua Francesa 1º Semestre de Língua Francesa I Disciplina: Estudos Linguísticos I Ementa: Estudos e análises da diversidade textual, das correntes da linguística teórica e aplicada com ênfase

Leia mais

TÍTULO: O DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE PROJETO APLICADA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA.

TÍTULO: O DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE PROJETO APLICADA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA. TÍTULO: O DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE PROJETO APLICADA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Design INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino Escola Artística do Porto - Guimarães Animação Digital n.º 6535/2008 de 06-03-08 240 600 Escola Artística do Porto - Guimarães Desenho - Áreas de especialização: Prática Artística; Desenho Científico e

Leia mais

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos NOTA PEDAGÓGICA* MATRICIAMENTO PELOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA Para refletir... Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos INTRODUÇÃO De acordo com Campos e Domitti (2007), os conceitos

Leia mais

Lista de Mestrados e Doutoramentos para efeitos de progressão

Lista de Mestrados e Doutoramentos para efeitos de progressão Lista de s e s para efeitos de progressão CONSULTAR PELA COLUNA - Denominação do ciclo de estudos (ordem alfabética consoante for ou ) Grau Denominação do ciclo de estudos Instituição de ensino superior

Leia mais

O CONCEITO INTERDISCIPLINARIDADE E A MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE INTERAÇÕES COM PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 1

O CONCEITO INTERDISCIPLINARIDADE E A MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE INTERAÇÕES COM PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 1 O CONCEITO INTERDISCIPLINARIDADE E A MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE INTERAÇÕES COM PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 1 Luiza De Paula Ghisleni 2, Paula Cristine Kreulich 3, Isabel

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIA E TENDÊNCIAS METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MARTHA MARANDINO

ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIA E TENDÊNCIAS METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MARTHA MARANDINO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIA E TENDÊNCIAS METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MARTHA MARANDINO Um pouco de história Anos 70: foco nos estudos das ideias espontâneas dos estudantes sobre conhecimento

Leia mais

Flexibilidade Curricular, construção de um percurso numa Eco-Escola

Flexibilidade Curricular, construção de um percurso numa Eco-Escola Flexibilidade Curricular, construção de um percurso numa Eco-Escola Helena Barracosa CFAE do Levante Algarvio/Agrupamento de Escolas João de Deus helena.cfae.levante@gmail.com Estrutura da apresentação

Leia mais

Possibilidades do trabalho interdisciplinar na alfabetização: definindo conceitos

Possibilidades do trabalho interdisciplinar na alfabetização: definindo conceitos Possibilidades do trabalho interdisciplinar na alfabetização: definindo conceitos Maria Carolina da Silva Caldeira Centro Pedagógico da UFMG GECC Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas Interdisciplinaridade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 09.014-0 Princípios de Física 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 32.050-1 Conceitos e Métodos em Ecologia Turma C às 30.120-5 Pesquisa Bibliográfica 06.215-4 Leitura

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 Semestre Língua inglesa Básico I LE0014, 90h Ementa: Desenvolvimento das estruturas básicas utilizando as habilidades linguísticas de ouvir, falar, ler e escrever numa abordagem

Leia mais

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes Belas-Artes - Arte e Multimédia Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património Belas-Artes - Desenho Belas-Artes - Design de Comunicação Belas-Artes -

Leia mais

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach.

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach. Equivalência Disciplinas entre o currículo vigente (2005) e o currículo 2015 para a transição curricular do Curso Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura (período INTEGRAL). Disciplinas do Currículo

Leia mais

V CICLO DE PALESTRAS

V CICLO DE PALESTRAS V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: : Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico Scheila Wesley Martins Augusto César C Melo

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 24.04.15 19horas Tecnologia Aplicada à Educação 24.04.15 21horas Fundamentos Filosóficos da Educação 27.04.15 19horas Gestão Escolar e Organização

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

ALOCAÇÃO DE TURMAS POR SALAS 2016 / 1 Disciplinas Turno Sala Ambiente e Saúde Integral IB Ambiente e Saúde Noturno IB Anatomia Humana Integral IB

ALOCAÇÃO DE TURMAS POR SALAS 2016 / 1 Disciplinas Turno Sala Ambiente e Saúde Integral IB Ambiente e Saúde Noturno IB Anatomia Humana Integral IB ALOCAÇÃO DE TURMAS POR SALAS 2016 / 1 Disciplinas Turno Sala Ambiente e Saúde Integral IB Ambiente e Saúde Noturno IB Anatomia Humana Integral IB Anatomia Vegetal Integral 204 Anatomia e Fisiologia Animal

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 09.014-0 Princípios de Física 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 30.120-5 Pesquisa Bibliográfica 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 09.014-0 Princípios de Física

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática transdisciplinar, Formação e Arte VII Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

OFICINA Interdisciplinaridade: desafio para o planejamento e a avaliação na educação superior

OFICINA Interdisciplinaridade: desafio para o planejamento e a avaliação na educação superior OFICINA Interdisciplinaridade: desafio para o planejamento e a avaliação na educação superior Santana do Livramento, 23 e 24 fevereiro 2011 Ângela Maria Hartmann Campus Caçapava do Sul, Unipampa Examinar

Leia mais

Introdução ao Curso. Ignez Caracelli. São Carlos, 13 de agosto de Ignez Caracelli A - FÍSICA PARA BIOTECNOLOGIA 1

Introdução ao Curso. Ignez Caracelli. São Carlos, 13 de agosto de Ignez Caracelli A - FÍSICA PARA BIOTECNOLOGIA 1 Introdução ao Curso ignez@ufscar.br 1 São Carlos, 13 de agosto de 2018 SIRIUS 2 https://youtu.be/ho17xo4pc3i SIRIUS 3 https://youtu.be/ho17xo4pc3i Ciência: o início descrição dos fenômenos naturais observação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências e Tecnologias (10º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 29.06.15 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 29.06.15 21horas Implicações da Biologia no Processo Educativo 30.06.15 19horas História

Leia mais

Aula expositiva de análise e discussão do texto:

Aula expositiva de análise e discussão do texto: Material didático elaborado para História e Filosofia da Psicologia Docente: Danilo Silva Guimarães (IPUSP) Aula expositiva de análise e discussão do texto: Piaget, J. (1972) Los dos problemas principales

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

Atividade de formação. E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014

Atividade de formação. E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014 Atividade de formação E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014 Eixos interdisciplinares: exemplos Responsáveis: Gisele Dalva Secco (PIBID Interdisciplinar UFRGS Campus do Vale) Priscilla Tesch Spinelli (PIBID

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA FARIAS, Givanildo Gonçalves de UEPB; Givanildo@cct.uepb.edu.br SILVA, Filipe Barbosa da UEPB; filebarbosa@hotmail.com

Leia mais

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA LUCIENE FONTÃO UFSC DOUTORANDA EM TEORIA LITERÁRIA MESTRE EM LINGÜÍSTICA APLICADA AO TEXTO E ENSINO PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E METODOLOGIA DE ENSINO

Leia mais

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes Inclusão Educação Autodeterminação 06 de junho 2015 Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar José Correia Lopes O Currículo é a peça central da

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR César Reis

UFV Catálogo de Graduação QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR César Reis UFV Catálogo de Graduação 2012 207 QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR César Reis cesar@ufv.br 208 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Químico é um profissional, capacitado em ciências

Leia mais

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS Autores:Prof. Adalberto de Oliveira Freitas Especialista em Ensino de Matemática UFPE Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco-SEDUC/PE

Leia mais

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 É necessário conhecer e apreender a realidade de cada instituição escolar que

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco. 1901 Arte visuais Ensino de Artes Visuais EDITAL Nº 007/2019, DE 26 DE ABRIL DE 2019 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO Cód. Curso Área Vagas Lotação Perfil 1902 Artes Visuais Linguagens

Leia mais