Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto"

Transcrição

1 Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

2 CHIPSET Conjunto de circuitos integrados da placa-mãe que controla a transmissão de dados nos barramentos. Está dividido entre: "ponte norte" (northbridge): que controla a transmissão de dados dos dispositivos de maior velocidade como processador e memória "ponte sul" (southbridge), que controla a transmissão dos dispositivos de baixa velocidade, como discos e placas de som e rede.

3 CHIPSET Fonte:

4 CHIPSET Barramentos da placa-mãe: são condutores elétricos que conectam praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros (ex: cidade) Processador, memória, placas e discos (ex: prédios) Barramentos (ex: ruas e avenidas) Chipset controlador das trocas de dados (ex: controle de tráfego)

5 Tipos de barramentos

6 Características dos tipos de barramentos estão relacionadas à largura de banda que indica a frequência de transmissão e a largura de dados que indica a quantidade de bits transmitidos ao mesmo tempo (ex: velocidade máxima permitida e a quantidade de vias nas estradas). O barramento que serve de conexão do processador com o chipset da placa-mãe é conhecido pela sigla FSB (Front Side Bus Barramento Frontal).

7 Enquanto a porta USB 2.0 precisaria de mais de 11 segundos para transmitir os dados de um CD de 700 Mb, esse mesmo dado percorre o barramento FSB de um Intel Pentium 4 em aproximadamente 0.10 segundos.

8 Para os diversos dispositivos se comunicarem (além do barramento), cada um deles possui uma placa lógica ou placa controladora que funciona como o cérebro do periférico. Nessa placa, além dos contatos de conexão com o barramento, existem chips de memória e processamento interno que irão controlar as trocas de dados. Localização da placa controladora de um HD que controla a rotação do motor e o movimento das cabeças de leitura, de forma que elas leiam os discos e setores corretos e façam a verificação das leituras, de forma a identificar erros (e, se possível, corrigi-los).

9 Interface serial A transferência de bits ocorre um a um através de apenas um canal condutor (dois no caso de dispositivos que conseguem enviar e receber dados ao mesmo tempo). Nesse caso, os dados que normalmente estão codificados em bytes (8 bits) são desmontados em bits para serem transmitidos até a interface que remonta os bytes. Interface paralela Na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através de diversas linhas condutoras dos sinais. Dessa forma, como vários bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados é alta.

10 Interface IDE (Integrated Drive Electronics) Desenvolvida pela Western Digital e pela Compaq em 1986 Inicialmente foi muito usada em discos rígidos (a ponto de hoje em dia as pessoas acharem que IDE é uma característica dos discos rígidos). Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE. Um máximo de dois discos rígidos (um master e outro slave) podem ser conectados a um mesmo controlador. Usadas por HDs, CD-ROMs e outros periféricos, que utilizam 40 vias de dados e transmitem até 100 megabytes por segundo.

11 USB (Universal Serial Bus) Barramento plug-and-play relativamente lento (12 Mbps) que pode ser usado por vários tipos de dispositivos. O USB fornece uma forma única, padronizada e fácil para conectar até 127 dispositivos em um computador. Impressoras, scanners, mouse, joysticks, câmeras digitais, webcams, dispositivos de armazenamento, etc

12 USB (Universal Serial Bus) Em 1995, um conjunto de empresas - entre elas, Microsoft, Intel, NEC, IBM e Apple - formou um consórcio para estabelecer um padrão. Surgia então o USB Implementers Forum. Na verdade, a tecnologia já vinha sendo trabalhada antes mesma da definição do consórcio. As primeiras versões estabelecidas datam de 1994: USB 0.7: novembro de 1994; USB 1.0: janeiro de 1996 até 12 Mbps; USB 2.0: abril de 2000 até 480 Mbps; USB 3.0: setembro de 2009 até 4,8 Gbps.

13 USB (Universal Serial Bus) O barramento USB pode ser utilizado para prover energia elétrica a determinados dispositivos. Para que isso seja possível, os cabos USB contam com quatro fios internos: VBus (VCC): responsável pela alimentação elétrica. D+ e D-: utilizados na transmissão de dados (a letra "D" provém de data, dado em inglês). GND: para controle elétrico, servindo como "fio-terra". Os cabos USB devem ter, no máximo, 5 metros de comprimento. Isso é necessário porque, em cabos maiores, o tempo de transmissão dos dados pode exceder o limite de 1500 nanossegundos. Quando isso ocorre, a informação é considerada perdida.

14 USB (Universal Serial Bus) O padrão USB utiliza conectores "A" e "B" para evitar possíveis erros: A - ponta do conector "upstream" para conectar no computador. B - ponta do conector "downstream" para conectar no dispositivo. Um conector USB típico, conhecido como conector "A" Uma conexão típica do tipo "B"

15 USB (Universal Serial Bus) USB A: é o tipo mais comum, estando presente na maioria absoluta dos computadores. É também o tipo mais utilizado para os dispositivos de armazenamento de dados (pendrives). USB B: Tipo comum de ser encontrado em dispositivos de porte maior, como impressoras e scanners Fonte: Infowester

16 USB (Universal Serial Bus) Mini-USB - utilizado em dispositivos de porte pequeno por ter tamanho reduzido, como câmeras digitais compactas e MP3-players. Na verdade, o Mini USB se chama USB Mini-B, já que existe um formato praticamente inutilizado chamado USB Mini-A. Fonte: Infowester

17 USB (Universal Serial Bus) Micro-USB popular: USB Micro-A: formato mais novo, menor que o Mini-USB, voltado a dispositivos de espessura fina, como telefones celulares USB Micro-B: semelhante ao formato Micro-A, no entanto, seu encaixe é ligeiramente diferente e a tendência é a de que este seja, entre ambos, o mais popular Fonte: Infowester

18 USB (Universal Serial Bus) A comunicação entre os dispositivos conectados via USB é feita através de um protocolo. Nele, o host, isto é, o computador ou o equipamento que recebe as conexões, emite um sinal para encontrar os dispositivos conectados e estabelece um endereço para cada um deles. Até 127 dispositivos podem ser endereçados. Uma vez estabelecida a comunicação, o host recebe a informação de que tipo de conexão o dispositivo conectado utiliza. 18

19 USB (Universal Serial Bus) Há quatro possibilidades de comunicação USB: Bulk: utilizado por dispositivos que lidam com grandes volumes de dados, como impressoras e scanners, por exemplo. Conta com recursos de detecção de erro para garantir a integridade das informações transmitidas; Control: tipo utilizado para transmissão de parâmetros de controle e configuração do dispositivo Interrupt: tipo utilizado para dispositivos que transferem poucos dados, como mouses, teclados e joysticks; Isochronous: esse tipo é aplicado em transmissões contínuas, onde os dados são transferidos a todo o momento, razão pela qual não há recursos de detecção de erros, já que isso atrasaria a comunicação. Dispositivos como caixas de som utilizam esse modo. 19

20 USB (Universal Serial Bus) A primeira versão do USB que se tornou padrão foi a 1.1 (set/1998), sua velocidade de transmissão de dados não é muito alta: Nas conexões mais lentas, a taxa de transmissão é de até 1,5 Mbps (Low-Speed), ou seja, de cerca de 190 KB por segundo. Por sua vez, nas conexões mais rápidas, esse valor é de até 12 Mbps (Full-Speed), cerca de 1,5 MB por segundo. Diante desse cenário e do surgimento de tecnologias "concorrentes", em especial, o FireWire (ou IEEE 1394), o consórcio responsável pelo USB se viu obrigado a colocar no mercado uma nova revisão da tecnologia. USB 2.0: surgia então em abril de 2000 o USB 2.0 (Hi-Speed), que chegou ao mercado oferecendo a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.

21 USB 3.0 Velocidade de até 4,8 Gbps Corresponde a cerca de 600 megabytes por segundo, dez vezes mais que a velocidade do USB 2.0. Se destaca pelo fator alimentação elétrica O USB 2.0 fornece até 500 miliampéres, enquanto que o novo padrão pode suportar 900 miliampéres. Isso significa que as portas USB 3.0 podem alimentar dispositivos que consomem mais energia. Possui as características que fizeram as versões anteriores tão bem aceitas, como: Plug and Play hot-swappable - capacidade de conectar e desconectar dispositivos sem a necessidade de desligá-los; e Compatibilidade com dispositivos nos padrões anteriores.

22 USB 3.0 Os cabos são compostos por nove fios, enquanto que os cabos USB 2.0 utilizam apenas 4. Isso acontece para que o padrão novo possa suportar maiores taxas de transmissão de dados. Assim, os conectores do USB 3.0 possuem contatos para esses fios adicionais na parte do fundo. Caso um dispositivo USB 2.0 seja utilizado, este usará apenas os contatos da parte frontal do conector.

23 Micro-USB 3.0 O conector micro-usb, utilizado em smartphones, por exemplo, também sofreu modificações: Micro-USB-B (USB 3.0) Passou a contar com uma área de contatos adicional na lateral, o que de certa forma diminui a sua praticidade, mas foi a solução encontrada para dar conta dos contatos adicionais Para facilitar a diferenciação, fabricantes estão adotando a cor azul na parte interna dos conectores USB 3.0 ou no cabo 24

24 Referências Silberschatz A., Galvin P. E Gagne G. Sistemas Operacionais. Conceitos e Aplicações. Editora Campus CAMPOS, Augusto. O que é Linux. BR-Linux. Florianópolis, março de Disponível em < Consultado em 20/02/2010. Slides Prof. Dr. Carlos Henrique Neto Lahoz. 25

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Barramentos Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Hierarquia de Barramentos Princípio da Localidade de Referência Dados e programa que estão sendo usados devem ficar próximos ao

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Princípios básicos de hardware Periférico é um dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação

Leia mais

Barramento. Entrada. Saída

Barramento. Entrada. Saída Barramentos em Microcomputadores Jonathan Pereira Barramento Conjunto de fios paralelos com função em comum Microproc Memória Dispositivo Entrada Dispositivo Saída Barramento Barramento Tipos: Interno:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE REDES-

CLASSIFICAÇÃO DE REDES- CLASSIFICAÇÃO DE REDES- MEIO DE TRANSMISSÃO PARTE 2 Prof. Msc. Hélio Esperidião CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O MEIO DE TRANSMISSÃO: Rede por cabo Serial db15 db 25. FireWire. USB. Por ondas eletromagnéticas.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

autor:

autor: Como Funciona - USB 3.0 (ART615) autor: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/comofunciona/3620-como-funciona-usb-30-art615 O Universal Serial Bus (Barramento Serial Universal) ou USB é uma das tecnologias

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 26ª Aula Interfaces Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br 1 Algumas definições Controlador (controller) Circuitos integrados que fornecem uma função

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Comunicação Serial X Paralela. Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor

Comunicação Serial X Paralela. Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor Comunicação Serial X Paralela Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor Serial: transmissão de dados mais simples utiliza apenas um canal de comunicação menor velocidade de transmissão.

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Princípios básicos de hardware Periférico é um dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros Barramentos Alberto Felipe Friderichs Barros Os principais componentes de um computador são: processador, memória e dispositivos de E/S. Para que estes módulos possam se comunicar é necessário que exista

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Fundamentos de Arquitetura de Computadores

Fundamentos de Arquitetura de Computadores Fundamentos de Arquitetura de Computadores Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 5. i. Barramentos Conceitos Gerais ii. Barramentos Comerciais iii. Interfaces Barramentos Externos Introdução

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Barramento Arquitetura de Computadores Agenda: Barramento 1. Introdução (definição). 2. Função 3. Vantagem e Desvantagem 4. Característica 5. Tipos 6.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AUTORES: Prof. Anderson Paulo da Cruz Prof. Carlos José Giudice dos Santos Prof. Fábio José Marques Barbosa Gabinetes e Conectores

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO BARRAMENTO BARRAMENTO DE DADOS, BARRAMENTO DE ENDEREÇOS E DE CONTROLE PRINCIPAIS

Leia mais

Introdução à computação

Introdução à computação Aula 01 Introdução à computação Vamos iniciar nossos estudos tendo uma introdução à computação. Durante esta apostila, iremos aprender mais sobre a parte física do computador, ou seja, sobre hardware da

Leia mais

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO TIPOS DE GABINETES APOSTILA PÁGINAS: 43 A 46.

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

As normas EIDE / ATAPI e SCSI

As normas EIDE / ATAPI e SCSI As normas EIDE / ATAPI e SCSI O padrão ATA (Advanced Technology Attachment) é um interface standard que permite a conexão de periféricos de armazenamento nos computadores de tipo PC; Apesar da denominação

Leia mais

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM Professor: Francisco Ary Alves de Souza Processadores Processadores: Microprocessador: 2 Processadores Processadores: Trabalha em altas

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO Slots periféricos são slots onde são instaladas placas de rede, vídeo, som, etc. Nas placa On Board são encontrados em poucas quantidades, mas

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Disco Rígido. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Siva Prates

Disco Rígido. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Siva Prates Disco Rígido Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Siva Prates Disco Rígido HD (hard disk) ou disco rígido é um componente do computador que tem a função de armazenar dados.

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Informática Setembro/2014 Roteiro Definições iniciais Sistema computacional Unidade Central de Processamento Placas-Mãe Memorias Barramentos Periféricos

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores I

Arquitetura e Organização de Computadores I AULA 09 Estruturas de Interconexão (Barramentos) II Existem algumas questões relacionadas ao desempenho do sistema e os barramentos que merecem ser destacadas. 1. a quantidade de dispositivos conectados

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 83 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEMS E FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição maio 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 54 QUESTÕES DE PROVAS FAPEMS NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR POR ASSUNTOS COM GABARITOS Caderno de Questões, elaborado por assuntos, segundo o conteúdo programático de Noções de Informática,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Entrada e Saída (E/S)

Entrada e Saída (E/S) Organização e Arquitetura de Computadores Entrada e Saída (E/S) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado no material do prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO INTERRUPÇÃO ACESSO DIRETO A MEMÓRIA (DMA DIRECT MEMORY ACESS) BARRAMENTO BARRAMENTO

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Barramentos Para que seja possível implementar o uso de dispositivos adicionais

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Função Principal da Memória

Função Principal da Memória Memórias Slide 2 Função Principal da Memória Armazenar dados. Armazenar os programas para serem executados pelo processador. Slide 3 Memória x Processador x HD Placa Mãe: Controlador de Memória Slide 4

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Curso Técnico em Informática SUMÁRIO CHIPSET... 3 PONTE NORTE... 3 PONTE SUL... 5 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA... 6 2 CHIPSET Segundo Silva, Data e Paula (2009), uma tradução para

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Placa mãe A função da placa mãe é criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos os demais periféricos do micro com a maior velocidade e

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho 2

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

MICROPROCESSADORES, CLPS E ARQUITETURAS COMPUTACIONAIS

MICROPROCESSADORES, CLPS E ARQUITETURAS COMPUTACIONAIS PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JÚNIOR - ELETRÔNICA ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: AUTOMAÇÃO MICROPROCESSADORES, CLPS E ARQUITETURAS COMPUTACIONAIS QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Dentro do disco rígido Os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de

Leia mais

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto BIOS, BOOT, POST e CMOS Prof. César Couto Memória ROM ROM (Read Only Memory) Memória de computador somente para leitura ROM é utilizada para armazenar firmwares Firmware é o conjunto de instruções operacionais

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de Interconexão Professor: Francisco Ary Como já sabemos, um computador é constituído basicamente por: processador; memória; e dispositivo de entrada e de saída. O comportamento

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um.

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um. Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Periodo: Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Periodo: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que

Leia mais

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO PABLO LEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br Pabloleonardo.silva@gmail.com www.pointdoconcurso.com.br Pablo Leonardo (Facebook) HARDWARE X SOFTWARE Hardware: Parte

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 19 Barramentos: Estruturas de Interconexão Rodrigo Hausen 14 de outubro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/40 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização de computadores

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal.

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal. Informática Hardware e Software Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Gerais; Dispositivos de entrada e saída de Dados; Unidade de

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Entrada e Saída e Dispositivos

Entrada e Saída e Dispositivos Entrada e Saída e Dispositivos Uma das funções do Sistema Operacional é: - Gerência de dispositivos de E/S. Operações: - Tratamento de interrupções - Tratamento erros - Interfaceamento entre os dispositivos

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Funcionamento 4. Característica 5. Tipos 6. Componentes 7. Itens 8. Modelos 9. Conclusão

Leia mais

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e CEFET-RS Curso de Eletrônica 4.3 - DMA & Chipset Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Unidade 04.3.1 DMA Dados podem ser transferidos entre dispositivos

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico Barramentos

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico Barramentos Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico 2.2 - Barramentos Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais