Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Página 1 de 9 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PORTARIA CPGSS/PRPG Nº 747/2013 DE O da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, RESOLVE I - Designar para constituir a banca examinadora da defesa de Dissertação em ECOLOGIA APLICADA de Thálita de Resende Cardoso os professores Dr. Alex Bager, Dr. Fernando Ascensão, Dra. Carla Rodrigues Ribas e como suplente o(a) professor(a) Dr. Marcelo Passamani. II - Indicar para presidente da referida banca o(a) professor(a) Dr. Alex Bager. III - Fixar a data da defesa para o dia 27/09/2013, às 08:00 horas, Sala de teleconferência do setor de Ecologia.

2 Página 2 de 9 Thálita de Resende Cardoso Departamento de Biologia Neste Campus Comunicamos a V.Sa., que a defesa de sua dissertação intitulada "DOES SHAPE AND SCALE OF ANALYSIS UNITS AFFECT THE CONSISTENCY OF THE FACTORS INFLUENCING ROAD - KILLS?" foi marcada para o dia 27/09/2013, às 08:00 horas. A banca examinadora será composta dos seguintes membros: Dr. Alex Bager - Presidente Dr. Fernando Ascensão Dra. Carla Rodrigues Ribas Dr. Marcelo Passamani - Suplente 1. Incorporar ao arquivo da dissertação ou tese as correções e sugestões do orientador e dos membros da banca de defesa. 2. Encaminhar para as revisões obrigatórias de: a) português/inglês; b) citações e referências bibliográficas; Observações: Lavras, - As revisões de português, citações e referências não podem ser feitas em arquivos eletrônicos ao mesmo tempo. - Recomenda-se que os discentes utilizem o software livre MORE para referenciar as bibliografias citadas na dissertação ou tese e contrate um profissional especializado para realizar a revisão. O software encontra-se disponível no seguinte endereço: - A escolha dos revisores de português e referências bibliográficas será de responsabilidade dos discentes, ficando a PRPG isenta de qualquer encargo relativo à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais contratados. 3. Solicitar a elaboração da ficha catalográfica à Divisão de Processos Técnicos da Biblioteca da UFLA. Para isso é necessário enviar para o endereço ficha@biblioteca.ufla.br o arquivo da dissertação ou tese em formato.doc, versão Word 2003 e a cópia escaneada da ata de defesa, incluindo de três a cinco palavras-chave. 4. Encaminhar o arquivo pronto para a Câmara de Dissertação e Tese para que o(a) secretário(a) do Programa de Pós-Graduação emita o parecer após conferência de todo o arquivo quanto a formatação (medidas) e as normas estabelecidas pela PRPG quanto a apresentação dos trabalhos científicos.

3 Página 3 de 9 5. Fazer o download do termo de autorização para publicação eletrônica, disponível na página da Biblioteca da UFLA. Digitar todos os campos a serem preenchidos e assiná-lo; 6. Submeter à Biblioteca Digital da UFLA-BDTD a dissertação ou tese já com a ficha catalográfica inserida, e acompanhada dos seguintes documentos: a) termo de autorização assinado; b) declaração das correções de português; c) declaração das correções de citações e referências e d) parecer da Secretaria do Programa de Pós-Graduação. 7. O autor receberá a declaração sobre a inclusão do seu arquivo na BDTD, desde que não haja nenhuma pendência na Biblioteca da UFLA; 8. Encaminhar o arquivo para impressão, somente após receber a declaração de inclusão digital; (formato.doc) 9. Gravar em CD-ROM o resumo geral e seu respectivo abstract 10. Os trâmites para os autores que se encontram fora de Lavras são os mesmos e diferem só na forma de enviar o termo de autorização para a publicação eletrônica, que será via Correios, desde que o autor reconheça a sua assinatura em cartório. É vedado ao discente que solicite ao Secretário do Programa de Pós-Graduação a realização desses trâmites em sua ausência. Obs.: para evitar atraso na obtenção da declaração da BDTD, devido ao tempo de envio do Correio, o autor poderá enviar, por , a cópia escaneada do termo de autorização, reconhecida em cartório, junto com o comprovante de envio do Correio. data da defesa: 11. Entregar na PRPG, dentro do prazo de 30 dias úteis após a Exemplares assinados pelo orientador a) Mestrado: 3 membros = 8 exemplares; 4 membros = 9 exemplares; 5 membros = 10 exemplares. b) Doutorado: 5 membros = 10 exemplares; 6 membros = 11 exemplares. c) O discente bolsista da FAPEMIG deverá entregar um exemplar a mais. d) Todos os exemplares ficarão retidos na PRPG para posterior distribuição. e) Caso o aluno queira ficar com um exemplar, deverá imprimir 1 a mais, que não será entregue. orientador; EXEMPLARES Declaração da BDTD; CD-ROM com resumo e abstract (formato.doc) Abstract assinado pelo orientador; Comprovante de submissão de artigo assinado pelo PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ENTREGA DE O discente que não entregar toda a documentação exigida no

4 Página 4 de 9 prazo de 30 dias úteis deverá solicitar uma prorrogação nos termos abaixo definidos: a) preencher requerimento ( e solicitar a assinatura e carimbo do coordenador do programa; b) Preencher e recolher no Banco do Brasil Guia de Recolhimento (GRU) considerando: código de recolhimento ; número de referência 306; valor conforme tabela; c) anexar comprovante de pagamento ao formulário de prorrogação e entregar na PRPG; IMPORTANTE: - O formulário de prorrogação juntamente com o comprovante de pagamento da GRU deverá ser entregue no momento da entrega dos exemplares e demais documentos. - O cálculo do valor da GRU será realizado pelo próprio aluno, considerando-se o valor de R$4,00 por dia útil de atraso. A tabela de dias úteis para fins de cálculo da GRU está disponível na página da PRPG. - Assim que toda a documentação for entregue na PRPG, o aluno receberá uma declaração que o autoriza a solicitar o certificado de conclusão na DRCA. - O discente que não encaminhar toda a documentação em 90 dias úteis ficará impedido de requerer o seu diploma conforme definido pelo regulamento geral dos programas de pós-graduação da UFLA. - Esta Instrução Normativa revoga a Instrução Normativa 001/2010. Ensejando-lhe os melhores votos de pleno êxito na defesa da dissertação/tese, subscrevemo-nos.

5 Página 5 de 9 Lavras, Dr. Alex Bager UFLA/DBI/Ecologia -- Convidamos V.Sa., na qualidade de presidente, para compor a banca examinadora da defesa de dissertação de Thálita de Resende Cardoso, aluno(a) do curso de Mestrado em ECOLOGIA APLICADA. O evento será realizado às 08:00 horas do dia 27/09/2013, Sala de teleconferência do setor de Ecologia. Em anexo, segue uma cópia da dissertação. Na oportunidade, informamos que a defesa da dissertação/tese, em seu aspecto legal, segue ao disposto no Art. 68 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação. Ao presidente da banca examinadora é atribuída a responsabilidade de informar aos demais membros do disposto no referido artigo. Contando com a valiosa participação de V.Sa., aproveitamos o ensejo para expressar-lhe nossos protestos de distinguida consideração.

6 Página 6 de 9 Lavras, Dr. Fernando Ascensão Centro de Biologia Ambiental - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Edifício C2, 5º Piso, sala Campo Grande Lisboa - Convidamos V.Sa. para compor a banca examinadora da defesa de dissertação de Thálita de Resende Cardoso, aluno(a) do curso de Mestrado em ECOLOGIA APLICADA. O evento será realizado às 08:00 horas do dia 27/09/2013, Sala de teleconferência do setor de Ecologia. Em anexo, segue uma cópia da dissertação. Na oportunidade, informamos que a defesa da dissertação/tese, em seu aspecto legal, segue ao disposto no Art. 68 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação. Ao presidente da banca examinadora é atribuída a responsabilidade de informar aos demais membros do disposto no referido artigo. Contando com a valiosa participação de V.Sa., aproveitamos o ensejo para expressar-lhe nossos protestos de distinguida consideração.

7 Página 7 de 9 Lavras, Dra. Carla Rodrigues Ribas UFLA/DBI/Ecologia -- Convidamos V.Sa. para compor a banca examinadora da defesa de dissertação de Thálita de Resende Cardoso, aluno(a) do curso de Mestrado em ECOLOGIA APLICADA. O evento será realizado às 08:00 horas do dia 27/09/2013, Sala de teleconferência do setor de Ecologia. Em anexo, segue uma cópia da dissertação. Na oportunidade, informamos que a defesa da dissertação/tese, em seu aspecto legal, segue ao disposto no Art. 68 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação. Ao presidente da banca examinadora é atribuída a responsabilidade de informar aos demais membros do disposto no referido artigo. Contando com a valiosa participação de V.Sa., aproveitamos o ensejo para expressar-lhe nossos protestos de distinguida consideração.

8 Página 8 de 9 Lavras, Dr. Marcelo Passamani UFLA/DBI/Ecologia -- Convidamos V.Sa., na qualidade de suplente, para compor a banca examinadora da defesa de dissertação de Thálita de Resende Cardoso, aluno(a) do curso de Mestrado em ECOLOGIA APLICADA. O evento será realizado às 08:00 horas do dia 27/09/2013, Sala de teleconferência do setor de Ecologia. Em anexo, segue uma cópia da dissertação. Na oportunidade, informamos que a defesa da dissertação/tese, em seu aspecto legal, segue ao disposto no Art. 68 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação. Ao presidente da banca examinadora é atribuída a responsabilidade de informar aos demais membros do disposto no referido artigo. Contando com a valiosa participação de V.Sa., aproveitamos o ensejo para expressar-lhe nossos protestos de distinguida consideração.

9 Página 9 de 9 Lavras, Dr. Alex Bager UFLA/DBI/Ecologia Solicitamos seu apoio no sentido de ser observado o contido nas Normas para apresentação de Dissertação ou Tese (à disposição junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação), antes da reprodução final da mesma, de seu(sua) orientado(a) Thálita de Resende Cardoso do curso de Mestrado em ECOLOGIA APLICADA. Pedimos ainda, sua ajuda no sentido de alertar seu (sua) orientado(a) sobre o conteúdo da Resolução CEPE nº 007 de (Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu) e Instrução Normativa PRPG 001/2011, no que se refere aos prazos de entrega dos exemplares impressos da dissertação/tese e demais procedimentos.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016. Regulamenta a tramitação pós-defesa de trabalhos de conclusão de curso,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PORTARIA CPGSS/PRPG Nº 399/2012 DE 18/07/2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PORTARIA CPGSS/PRPG Nº 399/2012 DE 18/07/2012 1 de 12 19/7/2012 10:28 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PORTARIA CPGSS/PRPG Nº 399/2012 DE 18/07/2012 O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, RESOLVE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS PROCEDIMENTO PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PARA OBTENÇÃO DO DIPLOMA ATUALIZAÇÃO EM 12/01/2018 I DA CONSTITUIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA: 1. A Banca Examinadora será constituída por, no mínimo,

Leia mais

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca.

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA ( Alunos) O aluno deverá acessar o link da Biblioteca http://www2.unifesp.br/home_diadema/biblio_prod_servicos.html ( Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos segundo

Leia mais

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014.

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. Define procedimentos e documentação necessária para a homologação do título de mestre ou doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O Conselho

Leia mais

Formulário para Agendamento da Defesa de Mestrado (disponível no site em menu (formulários ).

Formulário para Agendamento da Defesa de Mestrado (disponível no site em menu (formulários ). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CCTS - CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS PPGCM-So Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro

Leia mais

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAR A DATA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAR A DATA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Orientação Normativa 04/2015- PROPI Estabelece os procedimentos para solicitação de defesa de Dissertação dos Cursos de Mestrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro.

Leia mais

Instruções para solicitação da ficha catalográfica

Instruções para solicitação da ficha catalográfica Instruções para solicitação da ficha catalográfica No Regulamento Interno da Biblioteca Atena do IFG-Câmpus Inhumas, aprovado pelo Diretor-Geral do Câmpus, em 24 de setembro de 2013, no Capítulo IV, que

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação Fone: (045)3576-8100 Fax: (045) 3575-2733 CEP 85870-650 Foz do Iguaçu Paraná PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS NÍVEL DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO

HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO Após a defesa da dissertação ou tese e realizadas as correções indicadas pela Banca Examinadora, o aluno deverá realizar os seguintes procedimentos para

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra)

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) Para a defesa da tese de Doutorado deve ser composta uma comissão, indicada pelo orientador e credenciada/aprovada

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

Art o Na data da defesa da dissertação de mestrado, o candidato deverá ter cumprido todas as demais exigências curriculares do seu curso.

Art o Na data da defesa da dissertação de mestrado, o candidato deverá ter cumprido todas as demais exigências curriculares do seu curso. APROVAÇÃO DE BANCA Como Funciona? O DPP analisa a solicitação de acordo com a Resolução CEPE n. 091/2004; Caso seja aprovada é registrado no sistema da pósgraduação (SIPPOS); Art. 32. 1 o Na data da defesa

Leia mais

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO A data limite para depósito da dissertação deve ser observada na Ficha do Aluno. Para formatar sua dissertação, os alunos devem observar

Leia mais

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DIPLOMAÇÃO STRICTO SENSU 1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Aluno: Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia PROCEDIMENTOS PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM ZOOTECNIA Visando

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO

ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO Aos discentes que concluíram com êxito um dos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado na UNILAB, informamos que já é possível solicitar seu diploma

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018

PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 1/2018/PROPG, DE 9 DE MARÇO DE 2018 Dispõe sobre os procedimentos para a elaboração e a entrega de dissertação ou tese na Biblioteca Universitária da

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) NOVOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE TESE/DISSERTAÇÃO COM BASE NA RESOLUÇÃO 197/20013, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013. A documentação obrigatória

Leia mais

GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES

GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES GUIA PARA PÓS-GRADUANDOS CONCLUINTES Do Portal Sempre UNESP 01. O discente concluinte da Pós-Graduação deve se cadastrar no Portal Sempre UNESP pelo site: http://unesp.br/sempreunesp/ (Seu cadastro é muito

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO 28/02/2018 MICROBIOLOGIA Conforme Regulamento de 05/05/2014 1. Exame de Qualificação 1) Verifique com antecedência em sua Ficha de aluno (Janus) qual o prazo máximo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO Considerando o disposto no Regimento Geral de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em vigência. Considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA/UNIDADE EDUCACIONAL PENEDO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA/UNIDADE EDUCACIONAL PENEDO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Normativa interna N 04 /2017 CCLCB, de 06 de dezembro de 2017, atualizada em 01 de agosto de 2018. Estabelece normas e critérios para elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso para o Curso

Leia mais

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA 1. PRAZOS Os prazos para entrega de Trabalho Final encerram em 30 de maio (1º

Leia mais

REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012)

REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18.01.2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) VÁLIDO PARA ALUNOS COM MATRICULA INICIAL ATÉ 27/08/2014 REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884,

Leia mais

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos ORIENTAÇÕES GERAIS PARA QUALIFICAÇÕES E DEFESAS Os procedimentos e normas para composição de comissão julgadora serão os mesmos para banca de qualificação e defesa. Antes de iniciar o preenchimento, salve

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2016 DO PPGA, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2016 DO PPGA, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2016 DO PPGA, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2016. Define procedimentos e documentação pertinentes à conclusão do curso, que incluem a entrega de exemplares definitivos dos trabalhos de conclusão

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Instrução Normativa 06/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 03 de setembro de 2013. Dispõe sobre Dissertação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde. Art.

Leia mais

PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA:

PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA: PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA: 1. Pegar na Secretaria do PPGADM uma via do termo de aprovação da dissertação/tese; 2. Fazer as alterações sugeridas pela Banca; 3. Obter do orientador a aprovação da versão

Leia mais

Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Orientador (a) e Aluno (a) Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do título do Programa,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE/ DOUTOR*.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE/ DOUTOR*. INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE/ DOUTOR*. *Define procedimentos e documentação pertinentes à homologação do título de mestre/doutor no PPGA e emissão de diploma.

Leia mais

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 BANCAS DE DEFESA DEPÓSITO DEFINITIVO - REGULAMENTO ANTIGO I. Para o MESTRADO Data-limite para a realização

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO /TESE

PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO /TESE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO /TESE Orientações aos Programas de Pós-Graduação para a realização

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno:

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES. Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: Campus de São José do Rio Preto DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE INSTRUÇÕES PARA CONCLUINTES Declaro ter recebido, nesta data, o impresso intitulado KIT-DEFESA, Nome do aluno: São José do Rio Preto, / / Assinatura:

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/202) e do Regimento Interno do PPGEP-S Os procedimentos anteriores à Defesa

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA Considerando o disposto no Regimento Geral de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em vigência. Considerando o Regulamento

Leia mais

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a:

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a: Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA n o. 005/2012 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de 23 de fevereiro de 2012. Cria normas para Sustentação de Dissertação no MAENF/UFMA O Colegiado do Curso de

Leia mais

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a:

Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a: Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT Monografia Dissertação Tese JULHO DE 2017 ROTEIRO

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica Serviço de Pós-Graduação

Assistência Técnica Acadêmica Serviço de Pós-Graduação Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,

Leia mais

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA Mestrado Profissional em Ensino de Física Polo 32 - MNPEF ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA Após defender sua dissertação, o aluno deverá observar as seguintes orientações:

Leia mais

CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA

CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA Após finalizar o curso, o aluno deve solicitar seu diploma à secretaria do Programa, que providenciará a abertura de um processo administrativo de solicitação

Leia mais

C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O

C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Nome Endereço Nº USP Complemento Bairro Cidade Estado CEP Tel. Res. Tel. Coml. Cel. E-mail DADOS DO DEPÓSITO Área de concentração: Nível: Mestrado Título do trabalho:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Segundo o PPC da especialização lato sensu em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino, o(a) aluno(a) deverá desenvolver um Trabalho de

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas

Leia mais

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE TESE CANOAS RS PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES 1. Concluída a tese o aluno, através do seu orientador, deverá

Leia mais

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA

FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA FACULDADES EST - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES PARA BANCAS DE DEFESA 1. PRAZOS Os prazos para entrega de Trabalho Final encerram em 30 de maio (1º

Leia mais

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA Instrução Normativa 16/2015 PPGTA Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA O Colegiado do (PPGTA), nível Mestrado Acadêmico, no uso de suas atribuições

Leia mais

PPGECA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

PPGECA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Orientações aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental para as ações necessárias após a defesa da dissertação ou tese Este arquivo apresenta uma síntese das ações necessárias

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO 1. Solicitar a ficha catalográfica pelo SIGAA: Entrar no SIGAA com login e senha; Selecionar biblioteca, serviços ao usuário, catalogação na fonte; Solicitar

Leia mais

Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA

Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA Procedimentos para normalização técnica de tese/dissertação e disponibilização da versão eletrônica BIOTECNOLOGIA 01 A normalização técnica das dissertações e teses defendidas no ICB é obrigatória para

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA

INSTRUÇÕES PARA MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA O ALUNO deverá agendar a defesa na secretaria do somente se estiver com a situação curricular integralizado. REQUISITOS PARA O ALUNO FICAR COM A SITUAÇÃO CURRICULAR INTEGRALIZADO (EXIGÊNCIA PARA MARCAR

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/2012) e do Regimento Interno do PPGEP-S 1. Sobre os

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIGITAÇÃO DE TEXTO Espaçamento de 1,5 (exceto notas de rodapé, referências, legendas das Figuras e Tabelas, natureza (tipo do trabalho,

Leia mais

Of. Circular Nº. 24/2015 CPGA-CS/UFRRJ Em: 18/05/2015.

Of. Circular Nº. 24/2015 CPGA-CS/UFRRJ Em: 18/05/2015. Of. Circular Nº. 24/2015 CPGA-CS/UFRRJ Em: 18/05/2015. Da: Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo Dr. Everaldo Zonta Aos: Orientadores, Discentes e Ex-discentes do CPGA-CS

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU - DIPLOMAÇÃO

COLAÇÃO DE GRAU - DIPLOMAÇÃO COLAÇÃO DE GRAU - DIPLOMAÇÃO A Colação de Grau é ato formal e solene da Universidade, mediante o qual há outorga do título ao formando, pessoalmente ou mediante procuração com fé pública. Está em condições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS

RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS RESOLUÇÃO Nº005 /2017-PPS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Pós- Graduação e disponibilizada na página http://sites.uem.br/producao-sustentavelsaude-animal,

Leia mais

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA TESE/DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA TESE/DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA TESE/DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA Após defender sua dissertação ou tese, o aluno deverá observar as seguintes orientações: 1) Verificar com seu orientador se todas as

Leia mais

PROCEDIMENTOS DA QUALIFICAÇÃO À EMISSÃO DO DIPLOMA Passo a Passo

PROCEDIMENTOS DA QUALIFICAÇÃO À EMISSÃO DO DIPLOMA Passo a Passo DOCUMENTO EM ELABORAÇÃO SUJEITO A MUDANÇAS PROCEDIMENTOS DA QUALIFICAÇÃO À EMISSÃO DO DIPLOMA Passo a Passo SUMÁRIO 1 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO... 2 A) MATRÍCULA NA ATIVIDADE DE QUALIFICAÇÃO... 2 B) SOLICITAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS DE SOROCABA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS DE SOROCABA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba RESOLUÇÃO CPGEP-S nº 326, de 4 de dezembro de 2013. Dá nova redação ao Artigo 3 da Norma Complementar 007 de 05/09/2012, que estabelece os procedimentos para a Defesa. A Coordenação de Pós-Graduação em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação ROTEIRO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DE TESE DE DOUTORADO O (a) aluno (a) fará o depósito da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado obedecendo às normas específicas de seu Programa

Leia mais

PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO

PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA UFRN CT PPgES PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO 1. Efetuar as correções solicitadas

Leia mais

Belo Horizonte, 03 de dezembro de Prezados Orientadores e alunos,

Belo Horizonte, 03 de dezembro de Prezados Orientadores e alunos, Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2003 Prezados Orientadores e alunos, Comunicamos a todos, orientadores e orientandos (entrada em junho de 2002), as decisões tomadas na Reunião Ordinária do Colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR Procedimentos para exame de qualificação e defesa de tese O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em reunião do dia 11 de abril de 2016, Ata nº 04/2016, no uso de suas atribuições e de acordo

Leia mais

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP I.1. A CPG DA FMRP-USP SERÁ CONSTITUÍDA POR: A) NOVE DOCENTES TITULARES, SENDO SETE COORDENADORES E DOIS NÃO- COORDENADORES DE

Leia mais

Manual de Procedimentos da Secretaria Executiva Do Programa de Pós- Graduação em Música

Manual de Procedimentos da Secretaria Executiva Do Programa de Pós- Graduação em Música Manual de Procedimentos da Secretaria Executiva Do Programa de Pós- Graduação em Música Recife - 2018 Apresentação O Programa de Pós Graduação em Música (Mestrado), é vinculado ao Departamento de Música

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Coordenador do Curso de Mestrado da Escola Superior Dom Helder Câmara ESDHC, Prof. Dr. Elcio Nacur Rezende,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DIPLOMA

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DIPLOMA ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DIPLOMA Após defender sua dissertação ou tese, o aluno deverá observar as seguintes orientações: 1) Verificar com seu orientador

Leia mais

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO Assim que a dissertação estiver pronta para ser defendida, o mestrando deverá tomar as seguintes providências: 1º Definir com o orientador

Leia mais

Nome do (a) Aluno (a): Professor Orientador

Nome do (a) Aluno (a): Professor Orientador Solicitação de Banca de Defesa de Dissertação/Tese Antes da impressão dos exemplares da dissertação/tese, submeter à Comissão Coordenadora do PPG, com 7 dias de antecedência, a pág 5 deste formulário;

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REITORIA DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NORMA-REGULAMENTO: TESE Para agendar a Banca de Defesa, o aluno

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação DELIBERAÇÃO/CPG/8/13 A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no exercício

Leia mais

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC.

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017

Leia mais

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Título do Projeto: Estudante: Avaliador: Assinatura

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA PORTARIA 10/2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA PORTARIA 10/2017 PORTARIA 10/2017 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Art. 1º Aprovar a Instrução Normativa

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas A COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE da UFC em Russas, no uso de suas atribuições

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Homologação do Título e Expedição de Diplomas

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Homologação do Título e Expedição de Diplomas Campus de Presidente Prudente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Homologação do Título e Expedição de Diplomas Após a defesa o aluno deve entregar

Leia mais

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Estabelece as normas para realização da Defesa de Dissertação ou Tese e os Procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Versão n 02 Pág. 1 1. Definição: Descrever de forma sistematizada e padronizada os procedimentos a serem observados por ocasião do Depósito de Dissertações na Biblioteca Central da UFAM e Expedição de

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT Monografia Dissertação Tese AGOSTO DE 2012

Leia mais

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES

PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES Aprovado pela Comissão Coordenadora na reunião dia 06.11.2002 CANOAS RS 2011 PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Instrução Normativa 05/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 03 de setembro

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.428

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.428 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.428 Altera a Resolução CEPE n.º 4.139 que trata do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais do Departamento de Geologia. O Conselho de

Leia mais

Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação

Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação Campus de Presidente Prudente Homologação do Título e Expedição de Diplomas Programa de Pós-Graduação em Educação Após a defesa o aluno deve entregar na Seção Técnica de Pós-Graduação: 01 - UM exemplar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Prezados mestrandos e orientadores. ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO A defesa de dissertação de mestrado é o processo pelo qual o mestrando apresenta a uma banca*, composta pelo orientador,

Leia mais

FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1

FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1 FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1 Escolha do(a) orientador(a) (n. de vagas/professor(a) definido no início de cada semestre pelo(a) Coordenador(a)

Leia mais

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP DO OBJETIVO Normatiza as atividades relacionadas à defesa

Leia mais

Guia de Processos Acadêmicos

Guia de Processos Acadêmicos REVALIDAÇÃO/RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS Os diplomas de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por instituições estrangeiras de educação superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Resolução Nº 03/2013. Regulamenta as normas para realização da defesa e julgamento do trabalho final no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba e dá outras providências.

Leia mais

REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq)

REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq) 1 REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq) Normatiza as atividades relacionadas ao exame de Qualificação. DO OBJETIVO Art.

Leia mais

Procedimentos Qualificação de Mestrado e Defesa Pública de Dissertação

Procedimentos Qualificação de Mestrado e Defesa Pública de Dissertação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais CEFET-MG Procedimentos Qualificação de Mestrado e Defesa Pública de Dissertação Elaborado por: Caroline Fernandes - Secretária do POSMAT Atualizado

Leia mais