FUNDO HIDROVIAS RS. Um instrumento de desenvolvimento ESTADUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDO HIDROVIAS RS. Um instrumento de desenvolvimento ESTADUAL"

Transcrição

1 07/12/ FUNDO HIDROVIAS RS Um instrumento de desenvolvimento ESTADUAL Realizando o potencial competitivo do Sistema Hidroviário Interior do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 22 de novembro de 2016.

2 O projeto Fundo Hidrovias RS 07/12/ Propósito Fundamental: Atrair investimentos para os municípios hidroviários, utilizando as hidrovias para o transporte interno até o porto marítimo, reduzindo os custos com a infraestrutura, tornando mais competitivo o RS, através da criação de um fundo privado de desenvolvimento. Pilares: I O Porto de Rio Grande. II Os Parques Hidroviários: Industriais e Logísticos. III A Infraestrutura Comum.

3 O projeto Fundo Hidrovias RS 07/12/ A Associação FUNDO HIDROVIAS RS é: Organização de Propósito Específico: Sem fins lucrativos Com interesse público. Não estatal e de controle privado. Conselho Deliberativo Misto: público e privado. Diretoria Executiva: profissionais qualificados. Comitês Técnicos constituídos por: - Autoridades normativas. - Universidades federais regionais.

4 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Quem faz a gestão da Associação e do Fundo? Um conselho deliberativo formado por: - Empreendedores (titulares de terminais privados). - Entidades (FARSUL, FECOMÉRCIO, FIERGS, ABTP). - Operadores (terminais e frotas). - Governos (Estadual, Municipais e Consórcios Municipais).

5 O projeto Fundo Hidrovias RS 07/12/ Tendo como referências: A indiscutível importância do Sistema Hidroviário Interior para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul, como instrumento de fixação e atração de empreendimentos em Parques Hidroviários Industriais e Logísticos, assim como, de Turismo e Lazer. A necessidade de que esteja garantida a eficácia no desempenho e funcionamento da infraestrutura (canais e balizamento) para os atuais e futuros investidores em empreendimentos vinculados ao Sistema Hidroviário Interior RS. A Lei Nº , de 05 de junho de 2013, nos seus Art. 53, Art. 54 e Art. 55, CAPÍTULO VIII Do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária II.

6 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Tendo como referências: A remuneração pelo uso da infraestrutura, prevista nos Contratos de Autorização firmados entre a Agência de Transportes Aquaviários ANTAQ e os Terminais Hidroviários Privados, situados no Sistema Hidroviário Interior RS. O Decreto Estadual Nº , de , que estabelece as funções de responsabilidade da Superintendência de Portos e Hidrovias SPH, inclusive a respeito da Cota de Contribuição Hidroviária, relacionada ao uso da infraestrutura hidroviária comum aos Portos Organizados e aos Terminais Privados, localizados no Sistema Hidroviário Interior RS.

7 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Proposta As Entidades Empresariais (FARSUL, FIERGS, FECOMÉRCIO), a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e a Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), encaminham a seguinte proposta ao Governo do RS: 1. Que a manutenção da infraestrutura do Sistema Hidroviário Interior RS seja contratada nos moldes previstos nos Artigos 53 e 54 da Lei Nº , para dragagem por resultados. 2. Que a remuneração pelo uso da infraestrutura, denominada Cota de Contribuição Hidroviária, seja definida através de critérios técnicos, estabelecidos entre o Governo do Estado e a Associação FUNDO HIDROVIAS RS, instituída por estas Entidades signatárias, empresas usuárias e pelo conjunto dos Terminais Privados localizados no Sistema Hidroviário Interior RS.

8 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Proposta 3. Que para fazer face ao compromisso relativo à Cota de Contribuição Hidroviária a Associação FUNDO HIDROVIAS RS constituirá e administrará um Fundo de Recursos para o Desenvolvimento das HIDROVIAS no RS, arrimado pelas contribuições depositadas pelos Terminais Privados localizados no Sistema Hidroviário Interior RS, porém fora dos Portos Organizados. 4. Que a remuneração pelo uso da infraestrutura seja efetuada, em nome dos Terminais Privados, diretamente, para o Fundo de Recursos para o Desenvolvimento das HIDROVIAS RS, administrado pela Associação FUNDO HIDROVIAS RS, como pagamento pelos serviços de manutenção, na forma em que forem, efetivamente, executados.

9 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Proposta 5. Que a Associação FUNDO HIDROVIAS RS seja reconhecida para acompanhar, gerenciar e auditar, em conjunto com o Governo do Estado, os serviços contratados como dragagem por resultados, em conformidade com o que rege o 5 o do Art. 54 da Lei Nº , na medida em que ela aportará recursos para o pagamento da Cota de Contribuição Hidroviária, em nome do conjunto dos Terminais Privados.

10 07/12/ O projeto Fundo Hidrovias RS Proposta 6. Que o Projeto em pauta seja interpretado positivamente em razão do seu propósito de iniciar com um formato singelo, sem abandonar a visão audaciosa, que, certamente, servirá de norte para a evolução e expansão do transporte hidroviário interior, proporcionando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento regional ao fomentar a instalação de novos parques industriais, logísticos, de turismo e de lazer. Visão diferenciada que transcende a mera reunião de recursos para custear a dragagem dos canais interiores. 7. Dessa forma, o propósito da Associação FUNDO HIDROVIAS RS se alinha às experiências exitosas internacionais, que sustentam as soluções de longo prazo.

11 07/12/ Fluxo de regulação da Associação Fundo Hidrovias RS Uma vez criada a Associação Fundo Hidrovias RS será constituído o seu fundo financeiro, formado e sustentado pelos empreendimentos associados - Terminais Privados do Sistema Hidroviário Interior RS, utilizando os recursos das Cotas de Contribuição Hidroviária. Deverá ser firmado um acordo operacional entre a Associação Fundo Hidrovias RS e o Estado do RS, nos seguintes termos básicos: O Fundo Hidrovias RS, financiado pelos Terminais Privados, arcará com parte dos custos de dragagem dos canais. O executivo estadual deverá conceder ou licitar a dragagem dos canais, por resultado. A Associação do Fundo Hidrovias RS, acompanhará o processo licitatório. O pagamento dos serviços será feito com os recursos do fundo e das tarifas dos portos. Não é propósito da Associação ser concessionária ou contratada para execução.

12 07/12/ Fluxo dos processos relacionados à Cota de Contribuição Hidroviária - CCH QUEM Titulares de terminais hidroviários interiores privados. Associação FUNDO HIDROVIAS RS COMO Contribuição incidente sobre a quantidade de carga transportada, considerando a distância percorrida na hidrovia, a natureza da carga e as características das embarcações. FUNDO HIDROVIAS RS APLICAÇÃO: - Planejamento - Projetos - Dragagem - Sinalização - Eclusas GOVERNO DO ESTADO RS Através de termo ajustado entre as partes, definem: a) parâmetros da Cota de Contribuição Hidroviária; b) participação dos recursos de contrapartida do FUNDO HIDROVIAS aos recursos aplicados pelo GOVERNO DO ESTADO na manutenção das hidrovias; c) critérios para contratação e fiscalização dos serviços de dragagem por resultado, manutenção da sinalização hidroviária e eclusas.

13 Benefícios que justificam possíveis medidas compensatórias ambientais nas bacias hidrográficas: 07/12/ A cada de toneladas inseridas na logística hidroviária do ESTADO, serão: carretas carregadas (34,88 ton./carreta) a menos nas estradas gaúchas; 145 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera; de litros de óleo diesel economizados; São benefícios ambientais concretos.

14 Objetivos da Associação Fundo Hidrovias RS 07/12/ I. Promover o desenvolvimento regional, com fundamento no Sistema Hidroviário Interior do Rio Grande do Sul. II. Promover o desenvolvimento de municípios hidroviários gaúchos através de projetos de interesse público, sustentados pelos investimentos com capital privado e ou público. III. Articular com Consórcios Intermunicipais a implantação de Parques Hidroviários Industriais e Logísticos para instalação de empreendimentos que gerem renda e empregos nos municípios lindeiros às hidrovias, respeitadas as vocações de cada um. IV. Fundamentar as iniciativas projetadas junto às demais áreas de governo, nas esferas federal e estadual, para o devido apoio e fomento aos empreendimentos vinculados aos parques. V. Fortalecer o vínculo estratégico do Sistema Hidroviário Interior do Rio Grande do Sul com o Porto Marítimo de Rio Grande. VI. Garantir a conexão entre os Sistemas Hidroviário Interior da República Oriental do Uruguai e o do Brasil no Rio Grande do Sul.

15 Outros objetivos da Associação Fundo Hidrovias RS 07/12/ VII. Contribuir na elaboração do Projeto Básico Conceitual de Situação e Localização em cada parque, promovendo a integração entre os seus propósitos e as condições das hidrovias, com o sentido de avaliar as pré-condições de viabilidade: técnica, econômica e ambiental. VIII. Promover o licenciamento prévio das áreas dos parques, em sintonia com as atividades vocacionais e os propósitos vinculados às fases de instalação e operação. IX. Atrair os empreendimentos âncora e os demais complementares que tenham a intenção de se instalar nos parques exercendo atividades de produção industrial, logística de transportes ou de turismo e lazer. X. Apoiar os empreendedores nos processos para licenciamento de instalação, levantamento de financiamentos, regularização da propriedade dos terrenos, licenciamento para operação e obtenção das outorgas correspondentes. XI. Avaliar as necessidades de recursos para implantar e manter a infraestrutura hidroviária de acesso secundário, conforme a localização do parque. XII. Constituir e implantar em cada parque, a respectiva Associação do Parque Hidroviário Industrial e Logístico tendo como associadas empresas titulares dos empreendimentos instalados no Parque.

16 Outros objetivos da Associação Fundo Hidrovias RS 07/12/ XIII. Articular e promover a implantação e modernização de trechos hidroviários no Rio Grande do Sul, existentes ou que venham a apresentar viabilidade técnica, com o propósito de garantir níveis de eficácia e produtividade compatíveis com os compromissos assumidos pela Agência. XIV. Atuar junto ao Governo Federal (Ministério dos Transportes: DENIT - AHSUL) e junto ao Governo Estadual (Secretaria dos Transportes e Mobilidade: SPH) ou junto aos concessionários para contratar níveis de eficácia operacional compatíveis com os resultados em produtividade esperados para todo o Sistema Hidroviário Interior no Rio Grande do Sul. XV. Articular e promover oportunidade de projetos e negócios que visem o desenvolvimento das Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul, como promotora de expansão de novos empreendimentos já localizados ou que venham a se localizar nos Parques Hidroviários Industriais e Logísticos. XVI. Articular e promover a implantação e modernização de trechos hidroviários no Rio Grande do Sul existentes ou que venham a apresentar viabilidade técnica. XVII. Agir como delegatária, para operar eixos hidroviários no Rio Grande do Sul, em substituição às responsabilidades legais da AHSUL e da SPH ou outros órgãos que vierem a substituí-los, no que se refere às concessões de hidrovias.

17 Outros objetivos da Associação Fundo Hidrovias RS 07/12/ XVIII. Promover o desenvolvimento do Marco Técnico do Sistema Hidroviário Interior, com o propósito de estabelecer Normas Técnicas, em conjunto com as Autoridades Reguladoras, nas matérias relacionadas à Segurança Ambiental e à Segurança do Tráfego Aquaviário Interior. XIX. Modernizar o fluxo de cargas pelo sistema hidroviário do Rio Grande do Sul. XX. Congregar as empresas titulares, arrendatárias e ou detentoras da posse, localizadas nas margens das hidrovias do Rio Grande do Sul, cujos objetos sociais contemplem as atividades de produção ou operação de terminais e ou de logística de cargas. XXI. Representar os seus associados nos assuntos de seu interesse ligados às atividades desenvolvidas no sistema hidroviário perante os Poderes Públicos e terceiros. XXII. Conduzir, através de Projetos, Processos e Contratos, o atendimento às demandas relacionadas à regularização das atividades, urbanização, licenciamentos ambientais, coletas de resíduos, segurança patrimonial, acessos com estacionamentos para veículos terrestres e aquaviários, implantação e manutenção da infraestrutura comum, no interesse dos parques hidroviários e logísticos.

18 07/12/ Outros objetivos da Associação Fundo Hidrovias RS XXIII. Estabelecer e participar de Convênios e Projetos, em conjunto com outras Associações, Universidades, Agências ou Órgãos Governamentais visando incrementar, expandir e aperfeiçoar a área de atuação da Associação. XXIV. Levar em consideração que cada um dos Portos Públicos situados no interior do Sistema Hidroviário Interior do Rio Grande do Sul guarda as características de um Parque Hidroviário Industrial e Logístico nato, com interesse no funcionamento das hidrovias interiores.

19 07/12/ Associação Fundo HIDROVIAS RS Desenvolvimento econômico, social, sustentável e contínuo, com hidrovias

1. Caracterização da ABTP 2. Importância o CAP 3. Considerações Finais

1. Caracterização da ABTP 2. Importância o CAP 3. Considerações Finais 1. Caracterização da ABTP 2. Importância o CAP 3. Considerações Finais Defender a estabilidade dos marcos regulatórios e dos contratos para gerar segurança jurídica. Incentivar a convivência construtiva

Leia mais

DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019

DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019 DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019 Regulamenta a Coordenação Municipal de Trânsito CMT, a Junta Administrativa de Recursos de Infração JARI e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE AMARGOSA,

Leia mais

Procuradoria Geral do Município

Procuradoria Geral do Município LEI Nº 2.336, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2010 Cria o Conselho Municipal da Cidade de Petrolina CONCIDADE/Petrolina, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social FMHIS, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI Praça Alfredo Viana, 02 Centro Jaguarari - BA CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI Praça Alfredo Viana, 02 Centro Jaguarari - BA CNPJ: / PROJETO DE LEI Nº. 28/2009 De 01 de Outubro de 2009 CRIA O FUNDO SÓCIO-AMBIENTAL MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE JAGUARARI FUSAMMA. O Prefeito Municipal de Jaguarari, Estado da Bahia, faz saber que a Câmara

Leia mais

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ /

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ / RESOLUÇÃO Nº 33/2017 Cria o Departamento de Inspeções Sanitárias de Origem Animal DIS, do CISVALE. 1 O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO CISVALE, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 003/2005 Disciplina a remuneração de pessoal sem vínculo empregatício com a UFAM e os serviços extraordinários prestados por professores e servidores técnico-administrativos e marítimos da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL LEI MUNICIPAL Nº 2.332 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a criação Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário DMTR, da Junta Administrativa de Recursos de Infração JARI e dá outras providências.

Leia mais

LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE Autor: Poder Executivo

LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE Autor: Poder Executivo LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Autor: Poder Executivo Fixa o subsídio da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/MT

Leia mais

M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a

M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a AV A L I A Ç Ã O D O E F E I T O D E F O G O S F L O R E S T A I S N O R E G I M E D E E S C O A M E N T O E N A Q U A L I D

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO ATRIBUIÇÕES DA 1. DA I. O planejamento, a coordenação, a promoção, a execução e fiscalização de obras e serviços públicos; II. A coordenação do licenciamento dos projetos de urbanização de obras e dos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 79 /2017 (Altera a Lei Complementar nº 6.279/2013, que dispõe sobre a organização administrativa do Município)

LEI COMPLEMENTAR Nº 79 /2017 (Altera a Lei Complementar nº 6.279/2013, que dispõe sobre a organização administrativa do Município) LEI COMPLEMENTAR Nº 79 /2017 (Altera a Lei Complementar nº 6.279/2013, que dispõe sobre a organização administrativa do Município) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA: Art. 1º. Fica criada a Secretaria

Leia mais

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PÚBLICO DA INFRAESTUTURA O REGIME JURÍDICO DO SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO O QUE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS ATUAIS

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PÚBLICO DA INFRAESTUTURA O REGIME JURÍDICO DO SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO O QUE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS ATUAIS 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PÚBLICO DA INFRAESTUTURA O REGIME JURÍDICO DO SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO O QUE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS ATUAIS TÊM DE NOVO? Mário Povia - Diretor-Geral da ANTAQ Brasília,

Leia mais

Infraestrutura portuária para o Turismo. Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011

Infraestrutura portuária para o Turismo. Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011 Infraestrutura portuária para o Turismo Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011 Aspectos institucionais da ANTAQ 2 Criada pela Lei nº

Leia mais

A Importância do Arco Norte na Competitividade da Exportação Agropecuária ADALBERTO TOKARSKI Diretor

A Importância do Arco Norte na Competitividade da Exportação Agropecuária ADALBERTO TOKARSKI Diretor A Importância do Arco Norte na Competitividade da Exportação Agropecuária ADALBERTO TOKARSKI Diretor 24 de agosto de 2017 Brasília 2 Presidência da República EPL Empresa de Planejamento e Logística CONIT

Leia mais

CAPÍTULO I Dos Sistemas Institucionais

CAPÍTULO I Dos Sistemas Institucionais RESOLUÇÃO UNESP 63, DE 9-10-2015 Dispõe sobre a estrutura organizacional, atribuições e competências para a criação, desenvolvimento, implantação e manutenção de Sistemas Institucionais da Unesp. O REITOR

Leia mais

O Derrocamento do Pedral do Lourenço e seu Impacto na Logística Intermodal de Transporte via Hidrovia do Tocantins Araguaia

O Derrocamento do Pedral do Lourenço e seu Impacto na Logística Intermodal de Transporte via Hidrovia do Tocantins Araguaia de de O Derrocamento do Pedral do Lourenço e seu Impacto na Logística Intermodal de Transporte via Hidrovia do Tocantins Araguaia Corredor do Tocantins - Araguaia Importante para a expansão da fronteira

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS

PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS Módulo I Geopolítica, Evolução do Direito Constitucional e Agências Reguladoras do Setor de Energia (10 horas) II - Aspectos geopolíticos

Leia mais

Regulação do Transporte Aquaviário Navegação Interior

Regulação do Transporte Aquaviário Navegação Interior 5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL O Transporte Hidroviário(Fluvial e Cabotagem)de Granéis Agrícolas Cenário Atual do Transporte Hidroviário Brasileiro JOSÉ ALEX BOTÊLHO DE OLIVA,M.Sc.

Leia mais

Custo Brasil: infraestrutura portuária Transporte Hidroviário Interior como Solução Logística e Ambiental

Custo Brasil: infraestrutura portuária Transporte Hidroviário Interior como Solução Logística e Ambiental 7º SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL Custo Brasil: infraestrutura portuária Transporte Hidroviário Interior como Solução Logística e Ambiental JOSÉ ALEX BOTELHO DE OLIVA Superintendente

Leia mais

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010.

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. Altera a Lei nº. 263/93, acrescentando a Divisão de Trânsito na estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Viação; Cria o Cargo de Diretor de Trânsito CC-3 e dá

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES Fls.80-Lei 5700/13. ANEXO I GABINETE DO Assessoria de Gabinete Assessoria Executiva do Chefe do Poder Executivo Assessoria Jurídica do Chefe do Poder Executivo Assessoria de Gestão de Projetos Fls.81-Lei

Leia mais

Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista

Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista 3ª Oficina do Grupo de Trabalho Agência e Cobrança GTAC do CBH-Paranaíba Uberlândia-MG, 21/03/2014 SUBPROGRAMA

Leia mais

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto 2017 06:30 Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Leia mais

Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011

Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011 Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011 Dispõe sobre o funcionamento do DEOTRAN Departamento de Orientação e Fiscalização do Trânsito do Município

Leia mais

LEI 1485/2016. O PREFEITO MUNICIPAL, no uso de suas atribuições legais, apresenta o seguinte Projeto de Lei:

LEI 1485/2016. O PREFEITO MUNICIPAL, no uso de suas atribuições legais, apresenta o seguinte Projeto de Lei: LEI 1485/2016 Autoriza o Poder Executivo Municipal a criar a Empresa Pública denominada Empresa Municipal de Beneficiamento e Processamento de Pescado e Produção de Farinha e Ração - EMBPPFR; e dá outras

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 3089

CARTA-CIRCULAR Nº 3089 CARTA-CIRCULAR Nº 3089 Libera módulos do Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central - Unicad. Em conformidade com o disposto nas Circulares 3.165 e 3.180, de 4 de dezembro de

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.784, DE 7 DE MAIO DE 2019 Declara a revogação, para ns do disposto no art. 16

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre a estrutura organizacional, atribuições e competências para a criação, desenvolvimento,

Leia mais

01 de setembro de Belém - PA. Adalberto Tokarski Diretor

01 de setembro de Belém - PA. Adalberto Tokarski Diretor 01 de setembro de 2015. Belém - PA Adalberto Tokarski Diretor AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA 3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS 4. NOVOS INVESTIMENTOS Região

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.938, DE 9 DE FEVEREIRO DE 203 Vigência Altera o Decreto n o 6.275, de 28 de novembro de 2007, que aprova a Estrutura Regimental

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017. RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 16 DE MAIO DE 2017. Dispõe sobre a estrutura organizacional, atribuições e competências para a criação, desenvolvimento, implantação e manutenção de Sistemas Institucionais da

Leia mais

8º Encontro de Logística e Transportes - FIESP. Roberto Zurli Machado

8º Encontro de Logística e Transportes - FIESP. Roberto Zurli Machado 8º Encontro de Logística e Transportes - FIESP Roberto Zurli Machado Maio, 2013 Agenda Ações do Governo Federal - Logística Atuação do BNDES Ações do Governo Federal Logística Logística e Transportes Posicionamento

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ

ESTADO DO MARANHÃO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ DECRETO MUNICIPAL N 032/2003 Dispõe sobre a regulamentação, composição e funcionamento do Fundo Municipal do Meio Ambiente FUMMAM, no município de Imperatriz. O PREFEITO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ, JOMAR

Leia mais

Agenda. 1. Rompendo bloqueios: A Xícara Mental. 2. Governança Brasileira em Transportes. 4. Potenciais fluviais de integração Sul Americana

Agenda. 1. Rompendo bloqueios: A Xícara Mental. 2. Governança Brasileira em Transportes. 4. Potenciais fluviais de integração Sul Americana Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ - Brasil Agenda 1. Rompendo bloqueios: A Xícara Mental 2. Governança Brasileira em Transportes 3. Números do Brasil e dimensões das hidrovias 4. Potenciais

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 444, DE 25 DE AGOSTO DE 2016

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 444, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 444, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição,

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 3.437, DE 08/07/2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 3.437, DE 08/07/2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 3.437, DE 08/07/2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Art. 1º - A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação DTIC da Universidade FEDERAL DO

Leia mais

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, DECRETO RIO Nº 43207 DE 19 DE MAIO DE 2017 (DOM 22/05/2017) Altera o Decreto nº 38.879 de 02 de julho de 2014 na forma que menciona e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no

Leia mais

DECRETO N DE 12 DE MARÇO DE 2003

DECRETO N DE 12 DE MARÇO DE 2003 DECRETO N 32.862 DE 12 DE MARÇO DE 2003 DISPÕE SOBRE O CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, INSTITUÍDO PELA LEI ESTADUAL Nº 3.239, DE 02 DE AGOSTO DE 1999, REVOGA O DECRETO

Leia mais

LEI N , DE 18 DE JUNHO DE 2014

LEI N , DE 18 DE JUNHO DE 2014 LEI N. 12.998, DE 18 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre remuneração das Carreiras e dos Planos Especiais de Cargos das Agências Reguladoras, das Carreiras e do Plano Especial de Cargos do Departamento Nacional

Leia mais

LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE O Prefeito Municipal de Amargosa, Estado Federado da Bahia,

LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE O Prefeito Municipal de Amargosa, Estado Federado da Bahia, LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE 2011. ALTERA A LEI 285/2008, CRIANDO A SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES SMTT, A JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO JARI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL O Biólogo no mercado de trabalho em Gestão Ambiental Prof. Dr. Murilo Damato Conselho Federal de Biologia CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA -CFBio, Autarquia Federal, com personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADAS ESTATUTÁRIAS

POLÍTICA DE ALÇADAS ESTATUTÁRIAS POLÍTICA DE ALÇADAS ESTATUTÁRIAS QGEP PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF Nº. 11.669.021/0001-10 1. OBJETIVO Esta Política de Alçadas Estatutárias tem como objetivo organizar e fixar os limites de alçadas de aprovação

Leia mais

Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019

Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019 Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019 1. Gostaria de saber qual é o prazo para o envio do estudo, da audiência pública

Leia mais

LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011

LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011 LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011 Dispõe sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente do Município de Paranatinga. CAPÍTULO I Do Fundo Municipal de Meio Ambiente Art. 1º Fica instituído o Fundo Municipal de

Leia mais

CONFORMIDADE (COMPLIANCE)

CONFORMIDADE (COMPLIANCE) CONFORMIDADE (COMPLIANCE) 1. OBJETIVO Zelar para que as instituições obtenham os níveis de Governança Corporativa adequados para suas operações, sendo instituições éticas e sustentáveis, bem como em consonância

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 37 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEI COMPLEMENTAR Nº 032/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil DECRETO Nº 7.371, DE 17 DE JUNHO DE 2011. Institui o Programa Goiano de Parques Tecnológicos PGTec e dá outras providências. O GOVERNADOR DO

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro PORTARIA N o 172, DE 10 DE MAIO DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos

Leia mais

PORTARIA Nº 255, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2000

PORTARIA Nº 255, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2000 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA Nº 255, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2000 Regulamenta o livre acesso a dutos de transporte de petróleo e seus derivados, com extensão inferior a 15 km. O DIRETOR-GERAL da

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 O estudo do regime jurídico do aproveitamento das riquezas minerais no Brasil pode ser dividido em três grupos distintos de normas:

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 3.261, DE 28 DE JUNHO DE 2006. Alterado pelo Decreto nº 4.050, de 5 de setembro de 2008. CRIA O PROGRAMA DO BIODIESEL NO ÂMBITO DO ESTADO DE ALAGOAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMO VETORES DE DESENVOLVIMENTO DO CIPP E DO CEARÁ

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMO VETORES DE DESENVOLVIMENTO DO CIPP E DO CEARÁ INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMO VETORES DE DESENVOLVIMENTO DO CIPP E DO CEARÁ BÚSSOLA DA INOVAÇÃO BÚSSOLA DA SUSTENTABILIDADE OBSERVATÓRIO DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL MASTERPLAN REDES COLABORATIVAS

Leia mais

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 2537 ÁGUA EM AMBIENTES URBANOS ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA Bianca Sant Ana Pereira

Leia mais

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Lei 11.124/2005 Evaniza Rodrigues Maio de 2006 Déficit habitacional e de habitabilidade 7,2 milhões de famílias necessitam de uma moradia 82%

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 369, DE 16 DE JANEIRO DE 1996

LEI COMPLEMENTAR Nº 369, DE 16 DE JANEIRO DE 1996 LEI COMPLEMENTAR Nº 369, DE 16 DE JANEIRO DE 1996 Dispõe sobre a implantação do Sistema Municipal do Meio Ambiente (SISMAM), do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), sobre a Política Municipal do

Leia mais

Capítulo I DO PROGRAMA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Capítulo I DO PROGRAMA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL LEI Nº 2.598 DE 21 DE MAIO DE 2015. Dispõe sobre o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social PMHIS, cria o Fundo Municipal e Habitação de Interesse Social FMHIS, revoga a Lei Municipal n 2.235,

Leia mais

Edição Número 51 de 16/03/2004. Autoriza a criação da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e dá outras providências.

Edição Número 51 de 16/03/2004. Autoriza a criação da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e dá outras providências. LEI Nº 10.847, DE 15 DE MARÇO DE 2004 Edição Número 51 de 16/03/2004 Autoriza a criação da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.789, DE 15 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário Oficial nº 2.407 Dispõe sobre o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins - COEMA/TO. O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a

Leia mais

* LEI Nº , DE 05 DE NOVEMBRO DE D.O

* LEI Nº , DE 05 DE NOVEMBRO DE D.O Autor: Poder Executivo * LEI Nº 10.177, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 - D.O. 05.11.14. Altera a Lei nº 7.554, de 10 de dezembro de 2001, a qual Dispõe sobre a criação da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento

Leia mais

Promoção da competitividade e desenvolvimento da economia brasileira

Promoção da competitividade e desenvolvimento da economia brasileira Objetivo Promoção da competitividade e desenvolvimento da economia brasileira Fim das barreiras à entrada Estímulo à expansão dos investimentos do setor privado Modernização da infraestrutura e da gestão

Leia mais

SITUAÇÃO. Municípios do Projeto Trem Pé Vermelho. Melhoria da mobilidade metropolitana

SITUAÇÃO. Municípios do Projeto Trem Pé Vermelho. Melhoria da mobilidade metropolitana 1 SITUAÇÃO 2 SITUAÇÃO Melhoria da mobilidade metropolitana Diretrizes do Governo do PARANÁ, que deseja estruturar um eixo de desenvolvimento regional ligando estas duas metrópoles Cambé Ibiporã Rolândia

Leia mais

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA REGIMENTO GERAL CAPÍTULO I Natureza e finalidades Art. 1º A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), instituída nos termos da escritura pública de 21 de janeiro

Leia mais

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE 1 CONCEITO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016 REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.243/2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de

Leia mais

Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição:

Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição: Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição: os contratos de gestão são instrumentos utilizados para estabelecer objetivos estratégicos, metas e prazos a serem cumpridos pelas instituições

Leia mais

PORTARIA Nº 217, DE 19 DE JUNHO DE 2008

PORTARIA Nº 217, DE 19 DE JUNHO DE 2008 PORTARIA Nº 217, DE 19 DE JUNHO DE 2008 Autoriza a empresa Energética Suape II S.A. a estabelecer-se como Produtor Independente de Energia Elétrica, mediante a implantação e exploração da Central Geradora

Leia mais

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO/SBI REGIMENTO TITULO I DAS FINALIDADES Artigo. 1º O Serviço de Biblioteca

Leia mais

DECRETO Nº 5.796, DE 6 DE JUNHO DE 2006.

DECRETO Nº 5.796, DE 6 DE JUNHO DE 2006. DECRETO Nº 5.796, DE 6 DE JUNHO DE 2006. Regulamenta a Lei n o 11.124, de 16 de junho de 2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - SNHIS, cria o Fundo Nacional de Habitação

Leia mais

ESTUDIO DE REGULACIÓN, VENTAJAS COMPETITIVAS Y DE LA OFERTA Y LA DEMANDA DE CARGA DE LA HIDROVIA PARAGUAY-PARANÁ

ESTUDIO DE REGULACIÓN, VENTAJAS COMPETITIVAS Y DE LA OFERTA Y LA DEMANDA DE CARGA DE LA HIDROVIA PARAGUAY-PARANÁ ESTUDIO DE REGULACIÓN, VENTAJAS COMPETITIVAS Y DE LA OFERTA Y LA DEMANDA DE CARGA DE LA HIDROVIA PARAGUAY-PARANÁ 16 de Junio de 2016. Rosario, Argentina. JOSÉ RENATO RIBAS FIALHO Gerente de Desarrollo

Leia mais

SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG

SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG ANEXO I METAS E ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL... 1 ANEXO II METAS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL... 3 ANEXO III METAS E ESTRATÉGIAS DO

Leia mais

NORMA PARA - NOR 606

NORMA PARA - NOR 606 MANUAL DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COD. 600 ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE COPRODUÇÃO APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 015/2013, de 21/01/2013 VIGÊNCIA: 29/01/2013 NORMA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE

Leia mais

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados Partes do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana: CONSCIENTES da necessidade de fortalecer e ampliar

Leia mais

O papel da outorga na segurança jurídica para navegação interior. Ferdnando Cavalcanti 22/03/2019

O papel da outorga na segurança jurídica para navegação interior. Ferdnando Cavalcanti 22/03/2019 O papel da outorga na segurança jurídica para navegação interior Ferdnando Cavalcanti 22/03/2019 Apresentação Aspectos legais e regulatórios que embasam os procedimentos e diretrizes nas análises do uso

Leia mais

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência Legislação Federal ABIN - e Agência Brasileira de Inteligência Prof. Karina Jaques Art. 1 o A organização e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência, instituído pela Lei n o 9.883, de 7 de

Leia mais

ANTAQ: A FISCALIZAÇÃO DA NAVEGAÇÃO INTERIOR

ANTAQ: A FISCALIZAÇÃO DA NAVEGAÇÃO INTERIOR AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS ENCONTRO TÉCNICO SOBRE FISCALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE REGULAÇÃO ANTAQ: A FISCALIZAÇÃO DA NAVEGAÇÃO INTERIOR Luiz Eduardo Alves Gerente de Fiscalização da Navegação Interior ANTAQ

Leia mais

Lei n.º 316, de 29 de outubro de 2009.

Lei n.º 316, de 29 de outubro de 2009. Lei n.º 316, de 29 de outubro de 2009. Institui a Entidade Executiva de Trânsito no MUNICÍPIO DE PACAJÁ, ESTADO DO PARÁ, DEMUTRAN, da Junta Administrativa de Recursos de Infrações JARI e dá outras providências.

Leia mais

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, faz saber que a Câmara Municipal aprovou

Leia mais

Lei do Estado de Pernambuco nº , de

Lei do Estado de Pernambuco nº , de Lei do Estado de Pernambuco nº 13.490, de 01.07.2008 Cria o Conselho Estadual das Cidades do Estado de Pernambuco ConCidades-PE, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 01/2019

RESOLUÇÃO N.º 01/2019 RESOLUÇÃO N.º 01/2019 Cria Diretorias Adjuntas da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil, estabelece regras para nomeação e exoneração, e define suas respectivas competências. A DIRETORIA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LCA - LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO, CDCA CERTIFICADO DE DIREITOS CREDITÓRIOS DO AGRONEGÓCIO E CRA - CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Felipe publica:

Prefeitura Municipal de São Felipe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1426 Prefeitura Municipal de publica: Republicação com correção da Lei Municipal nº 811/2018, 21 de Dezembro de 2018 - Altera a Lei 734/2013, de 27 de março de 2013; Lei

Leia mais

A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro

A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ 20 de setembro de 2008 Richard Klien Milhões de toneladas Avança a contêinerização no comércio

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO VERSÃO: 28/02/2011 2/7 MANUAL DE NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 087/2012 POR /12/2012 ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 087/2012 POR /12/2012 ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

Notícias Consolidação das Leis Federais

Notícias Consolidação das Leis Federais Notícias Consolidação das Leis Federais Encaminhado ao Congresso Nacional Projeto de lei para declarar expressamente revogadas leis e decretos-leis cujos preceitos perderam eficácia. (EM nº 020/2000 -

Leia mais

ESTRUTURA FÍSICA SEDE

ESTRUTURA FÍSICA SEDE DIFERENCIAIS ESTRUTURA FÍSICA SEDE Brasília DF Estrutura para alocar 100 colaboradores em ambiente integrado Sala de reuniões com infraestrutura para receber clientes e parceiros ATUAÇÃO MAIS DE 70 AUTORIZAÇÕES,

Leia mais

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico.

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. RESOLUÇÃO RECOMENDADA ConCidades N o 75, DE 2 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. O Conselho das Cidades,

Leia mais

DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES E METAS - PAM

DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES E METAS - PAM DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES E METAS - PAM CONSELHO DE CONSUMIDORES DE ENERGIA ELETRICA DA AES ELETROPAULO / CONSELPA PLANO DE ATIVIDADES E METAS ANO 2017 OBJETIVOS E DETALHAMENTO DAS AÇÕES

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO GABINETE DO PREFEITO

Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO GABINETE DO PREFEITO LEI COMPLEMENTAR Nº 094 DE 06 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre critérios e procedimentos destinados à atividade de Licenciamento Ambiental no Município de Belford Roxo e estabelece a Taxa de Licenciamento

Leia mais

DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO

DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO TÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1 - À coordenação de eixo-tecnológico compete: I - Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso; II - Submeter à Coordenação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB VERSÃO: 01/7/2008 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais