Desjudicialização. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO BRASIL Secretaria de Reforma do Judiciário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desjudicialização. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO BRASIL Secretaria de Reforma do Judiciário"

Transcrição

1 Desjudicialização XI ENCONTRO ESTADUAL DOS REGISTRADOS CIVIS DE PESSOAS NATURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO Wagner Augusto da Silva Costa Coordenador-Geral da Barra Bonita, 13 de novembro de 2009

2 Papel e atribuições da Criada em 2003 como Secretaria Nacional do Ministério da Justiça: Colaborar, articular e sistematizar propostas de aperfeiçoamento e normativo e acesso à Justiça; Interlocução e negociação das reformas com órgãos do Sistema de Justiça, entidades representativas das carreiras jurídicas e sociedade civil; Proposição de Emendas Constitucionais e projetos de lei para aperfeiçoamento da Justiça; Produção de políticas públicas voltadas à democratização do acesso à Justiça e efetividade de direitos fundamentais; Coordenação da Reforma do Judiciário EC 45/2004 e da reforma infraconstitucional; Gestora da formulação e execução do I e II Pacto de Estado para Reforma do Sistema de Justiça.

3 A missão da SRJ: Aumentar a eficiência e a celeridade da prestação jurisdicional através de alterações legislativas que visem a modernizar e a aperfeiçoar o funcionamento do Poder Judiciário; Apresentar novas propostas de Desjudicialização e Democratização do Acesso à Justiça.

4 REFORMA CONSTITUCIONAL: BREVE BALANÇO EC nº 45, de Criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); - Súmula vinculante e Repercussão Geral para os Recursos Extraordinários; - Autonomia da Defensoria Pública; - Constitucionalidade dos Tratados e Convenções Internacionais sobre Direitos Humanos, reconhecimento da Jurisdição de Tribunal Penal Internacional e federalização de graves violações contra direitos humanos.

5 REFORMA INFRACONSTITUCIONAL: BREVE BALANÇO PACTO DE ESTADO EM FAVOR DE UM JUDICIÁRIO MAIS RÁPIDO E REPUBLICANO - Pacto com 39 projetos de lei sobre a reforma processual civil, penal e trabalhista; - Implementação da Reforma Constitucional do Poder Judiciário; - Reforma infraconstitucional (Aprovação da Reforma Processual Civil, Penal e Trabalhista); - Autonomia das Defensorias Públicas(revisão da LC nº 80/94);

6 Reforma de Direito e Processo Civil a 16 Leis aprovadas: Lei n.º /05 Recurso de Agravo Lei n.º /05 Execução de Títulos Judiciais Lei n.º /06 Súmula Impeditiva Lei n.º /06 Processos Repetitivos Lei n.º /06 Prazos para vista, prescrição e uso de meios eletrônicos Lei n.º /06 Execução de Títulos Extrajudiciais Lei n.º /06 Processo eletrônico Lei n.º /06 Súmula Vinculante Lei n.º /06 Repercussão geral do Recurso Extraordinário Lei n.º /07 Informatização dos procedimentos judiciais Lei n.º /07 Separação, divórcio, inventário e partilha extrajudiciais Lei n.º /07 Legitimação da Defensoria Pública para propor ações coletivas Lei n.º /08 Recursos Repetitivos no STJ Lei nº /08 Registro Civil Proíbe inserção da condição de pobreza e outras categorizações sociais nas CERTIDÕES de NASCIMENTO e ÓBITO; Lei nº /08 Registro de nascimento fora do prazo até 18 anos(combate ao subregistro)

7 Lei nº /07, de 04 de janeiro de 2007: Altera dispositivos da Lei n , de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo Civil, possibilitando a realização de inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual por via administrativa.

8 A Lei , revogou o parágrafo único do art. 983 do Código de Processo Civil CPC (Lei nº ), trazendo a faculdade de realização da separação consensual e do divórcio consensual por escritura pública, desde que não haja filhos menores ou incapazes do casal, e observados os requisitos legais. Retirou da intervenção do Estado o âmbito da vida privada dos cônjuges, facilitando a dissolução da sociedade conjugal, no mesmo diapasão que disciplina a liberdade de casar; - Promove a justiça de forma célere e adequada o quanto possível, adequando-se ä realidade contemporânea. -Trata-se de verdadeiro processo de desjudicialização.

9 Normatizações advindas da Lei /07 Resolução Nº 35, de 24 de abril de 2007, do Conselho Nacional de Justiça: disciplina a aplicação da Lei nº /07 pelos serviços Notariais e de Registro.

10

11 Segundo a estimativa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil Anoreg-, com a lei, o crescimento do volume desses serviços nos cartórios brasileiros cresceu em torno de 40%.

12 Decreto Presidencal de 22 de outubro de 2008 Cria o Grupo de Trabalho Interministerial sobre os Serviços Notariais e de Registro. Objetivo: Revisar a legislação atual e de elaborar propostas para o aperfeiçoamento e a modernização dos serviços notariais e de registro brasileiros.

13 Decreto de 22 de outubro de 2008 Art. 3º Poderão ser convidados a participar dos debates do Grupo de Trabalho Interministerial especialistas e representantes de outros órgãos, instituições públicas ou privadas, e de organizações da sociedade civil.

14 Portaria Nº 150 do MJ, publicada no Diário Oficial da União de 05 de fevereiro de Nomeação dos integrantes Titulares e Suplentes do Grupo de Trabalho Interministerial: I - Ministério da Justiça, que o coordenará; II - Casa Civil da Presidência da República; III - Advocacia-Geral da União; IV - Ministério da Fazenda; V - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; VI - Ministério da Saúde; VII - Ministério do Desenvolvimento Agrário; VIII - Ministério da Previdência Social; IX - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e X - Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

15 Subgrupos Temáticos Registro Civil; Registro de Pessoas Jurídicas; Registro de Imóveis; Notas/Protesto; Informatização

16 Representantes de outros órgãos, e de organizações da sociedade civil. CNJ/CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA COLÉGIO DE CORREGEDORES DE JUSTIÇA ARPEN-BR ANOREG-BR COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL ARISP IRIB

17 Projetos de Lei que estão tramitando no Congresso Nacional sobre a desjudicialização do Registro Civil que apoiados pela SRJ: - PLS nº 95/2007 Altera o art A do Código de Processo Civil, para permitir a conversão consensual da separação em divórcio via administrativa. - PLC nº 44/2009 Dá nova redação aos arts. 40, 57, e 110 da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973, para permitir ao oficial de registro realizar, de ofício, a retificação de erros evidentes de qualquer natureza, incluindo o assentamento de registro civil.

18 GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL Criação do Conselho Nacional de Notários e Registradores; SIRC Cadastro Nacional de Serventias/MJ/CNJ

19 Propostas Legislativas que estão sendo tratadas no grupo de desjudicialização Alterações na LEI Supressão do incio VI do artigo 33, ARTIGOS 43 E 44, dos 1º, 3º e 4º do artigo 67, 69, artigo 74. Nova redação ao 4º do artigo 70, com o seguunite teor: 4) a data da celebração do casamento. TODOS RELATIVOS A EDITAIS DE CASAMENTO (PROCLAMAS) ARTIGOS 32, 78, 97, CÓDIGO CIVIL - LEI Supressão do artigo 1.527, Nova redação do artigo (PROCLAMAS). - ARTIGO 1.526, 1623, 1726,

20 Propostas Legislativas que estão sendo tratadas no grupo de desjudicialização LEI INCLUSÃO DO ARTIGO 50-A REDAÇÃO SUGERIDA Art. 50-A. Os Oficiais deverão comunicar o registro à Secretaria Municipal de Saúde do local do nascimento, até o dia 15 do mês subseqüente, indicando o número da Declaração de Nascido Vivo - DN. 1º As Secretarias Municipais de Saúde deverão notificar os Oficiais de Registro Civil e os Conselhos Tutelares dos Municípios do local de nascimento e de domicílio da genitora para a busca ativa de casos não registrados, com base nas Declarações de Nascido Vivo - DN expedidas e não-registradas.

21 Propostas Legislativas que estão sendo tratadas no grupo de desjudicialização Alteração do Regime de Bens. Propõe a modificação do art , do Código Civil, para permitir a alteração do regime de bens, mediante autorização judicial ou escritura pública, em pedido motivado de ambos os cônjuges, e ressalvados os direitos de terceiros. Art É lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. 1º O regime de bens entre os cônjuges começa a vigorar desde a data do casamento. 2o É admissível alteração do regime de bens, mediante autorização judicial ou escritura pública, em pedido motivado de ambos os cônjuges, e ressalvados os direitos de terceiros.

22 II PACTO REPUBLICANO DE ESTADO POR UM SISTEMA DE JUSTIÇA MAIS ACESSÍVEL, ÁGIL E EFETIVO I Acesso universal à Justiça, especialmente dos mais necessitados; II Aprimoramento da prestação jurisdicional, mormente pela efetividade do princípio constitucional da razoável duração do processo e pela prevenção de conflitos; III Aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições de Estado para uma maior efetividade do sistema penal no combate à violência e criminalidade, por meio de políticas de segurança pública combinadas com ações sociais e proteção à dignidade da pessoa humana.

23 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS

24 No âmbito do PRONASCI a SRJ coordena e executa 6 Políticas Públicas de efetivação de direitos. Quais sejam: Assistência Jurídica Integral ao Preso, Presa e seus Familiares Efetivação da Lei Maria da Penha Justiça Comunitária Pacificar Capacitação de Operadores do Direito em Técnicas de Mediação Capacitação de Operadores do Direito em Direitos Humanos

25 Ministério da Justiça MINISTÉRIO Capacitação DA JUSTIÇA de Operadores DO BRASILdo Direito em Técnicas de Mediação A ação representa um novo paradigma para pacificação social e objetiva capacitar estudantes e operadores do direito em técnicas de composição e mediação de conflitos. Ainda, pretende-se construir uma metodologia de abordagem e de aplicação dos Direitos Humanos e Fundamentais no âmbito dos casos jurídicos concretos. INVESTIMENTO 2008/2009 R$ ,15 Cursos realizados em 2008: TJ/RJ, TJ/RS, TJ/TO, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Escola Nacional de Advocacia*, TRF da 4ª Região e TRF da 5ª Região. Cursos em 2009: TJ/AP, TJ/RJ, TJ/RS, TRF da 3ª Região, Advocacia Geral da União, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. * Foram realizados 4 cursos de formação de multiplicadores com 300 magistrados de todos os estados.

26 SISTEMA DE CADASTRO NACIONAL DE CARTÓRIOS O Ministério da Justiça, desde 1960, administra o Cadastro de Cartórios do Brasil e, a partir de 1995, mantém atualizado seu banco de dados. Este cadastro, que engloba mais de serventias judiciais e extrajudiciais, encontra-se disponível na Internet, servindo de referência para os demais órgãos do judiciário e do governo federal, orientando procedimentos e facilitando o encaminhamento de ações da sociedade. O Cadastro Nacional de Cartórios do Brasil democratiza o acesso às informações para identificar as serventias judiciais e extrajudiciais que detêm a base de dados que possibilita subsidiar políticas públicas, bem como a eficiência do Poder Judiciário; Totais de Acessos ao Sistema de Cadastro:

27 WAGNER AUGUSTO DA SILVA COSTA Coordenador-Geral Ministério da Justiça Telefone: (61)

PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo)

PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo) Mensagem nº 866/2004 Aviso nº 1.533/2004 C. Civil Altera dispositivos da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo

Leia mais

ANDRÉ DOMINGUES FIGARO

ANDRÉ DOMINGUES FIGARO ANDRÉ DOMINGUES FIGARO COMENTÁRIOS À REFORMA DO JUDICIÁRIO EMENDA CONSTITUCIONAL 45 Editora Premier Máxima São Paulo 2005 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro,

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE Usucapião Extrajudicial B ÍNDICE 11...11 Introdução...19 1._ Capítulo I Panorama Atual da Crise Judiciária...23 1.1. Considerações gerais... 24 1.2. Direito de acesso à jurisdição... 37 1.3. Celeridade

Leia mais

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento á violência contra as Mulheres no e dá outras providências. de suas atribuições A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020 Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Poder Judiciário 2015/2020 ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Missão do Poder Judiciário - Realizar Justiça. Descrição - Fortalecer o Estado

Leia mais

A ATUAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES NO FORTALECIMENTO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO:

A ATUAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES NO FORTALECIMENTO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: A ATUAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES NO FORTALECIMENTO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: O ACESSO À JUSTIÇA NA VIA EXTRAJUDICIAL COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DA CRISE DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS : 1.1-

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019

DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019 DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019 Dispõe sobre o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - Sirc e sobre o seu comitê gestor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Pacto antenupcial: Veja o pacto antenupcial disponibilizado

Leia mais

1 Considerações Iniciais:

1 Considerações Iniciais: DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL E DO CASAMENTO: Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Considerações Iniciais: CC/16: indissolubilidade do vínculo matrimonial. - desquite: fim dever de fidelidade e

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 6.416, DE 2005. Altera as Leis nºs 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, e 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo

Leia mais

COMISSÃO DE ALTOS ESTUDOS REFORMA DO JUDICIÁRIO RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO

COMISSÃO DE ALTOS ESTUDOS REFORMA DO JUDICIÁRIO RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO COMISSÃO DE ALTOS ESTUDOS EM REFORMA DO JUDICIÁRIO RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO 2014 COMISSÃO DE ALTOS ESTUDOS EM REFORMA DO JUDICIÁRIO A. ANTECEDENTES As Comissões de Altos Estudos são órgãos Colegiados,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7 DIREITO CONSTITUCIONAL...7 1. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990... 69 2. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992... 84 3. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993... 86 4. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Várzea Nova publica:

Prefeitura Municipal de Várzea Nova publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1116 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 091, de 05 de maio 2017 - Cria o Comitê Local de Gestão do Plano Municipal de Prevenção da Violência Letal e dá outras

Leia mais

CENTRAL DE BUSCAS E INFORMAÇÕES DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - CRC

CENTRAL DE BUSCAS E INFORMAÇÕES DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - CRC CENTRAL DE BUSCAS E INFORMAÇÕES DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - CRC (Provimento 21/2013-CGJ-RS) CRC.SINDIREGIS.COM.BR CONSIDERANDOS... (Prov. 21/13-CGJRS) * Racionalização da busca no Registro

Leia mais

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS Indicação nº 045/2009 Autor: Luiz Octávio Rocha Miranda da Costa Neves Relator: Ana Amelia Menna Barreto de Castro Ferreira Presidente Comissão Permanente de Direito

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.773, DE 7 DE JULHO DE 2003. Revogado pelo Decreto nº 6.412, de 2008. Texto para impressão Dispõe sobre a composição,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.725, DE 27 DE ABRIL DE 2016 Institui a Rede Intersetorial de Reabilitação Integral e dá outras providências. A PRESIDENTA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

CONSIDERANDO a conveniência de uniformizar e aperfeiçoar as atividades dos serviços de registro civil das pessoas naturais;

CONSIDERANDO a conveniência de uniformizar e aperfeiçoar as atividades dos serviços de registro civil das pessoas naturais; PROVIMENTO CNJ Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2009 O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA, Ministro Gilson Dipp, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que compete ao Poder Judiciário fiscalizar

Leia mais

DESJUDICIALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL

DESJUDICIALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL DESJUDICIALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL DUAS IDÉIAS 1ª DESJUDICIALIZAR E DESBUROCRATIZAR OS PROCEDIMENTOS NO EXTRAJUDICIAL (REGISTRO CIVIL) 2ª DESJUDICIALIZAR E DESBUROCRATIZAR O ESTADO POR MEIO DO REGISTRADOR

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS O PACTO PÓS-NUPCIAL: para ratificar, após autorização judicial, regime de bens escolhido quando de casamento celebrado no exterior * Letícia Franco Maculan Assumpção 1- Introdução Como já esclarecido em

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/2002. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/2002. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Decreto nº 4.073/2002 Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.

Leia mais

CNJ Alteração da Resolução 35. Adequação a Emenda 66. Deferimento.

CNJ Alteração da Resolução 35. Adequação a Emenda 66. Deferimento. CNJ Alteração da Resolução 35. Adequação a Emenda 66. Deferimento. Conselho Nacional de Justiça PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N. 0005060-32.2010.2.00.0000 RELATOR: CONSELHEIRO JEFFERSON KRAVCHYCHYN REQUERENTE:

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO)

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) Dispõe sobre a reorganização e consolidação da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça

Leia mais

24/04/2018 O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS UNIÃO ESTÁVEL CASAMENTO NO BRASIL

24/04/2018 O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS UNIÃO ESTÁVEL CASAMENTO NO BRASIL O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS GIOVANI FERRI PATRICIA BALENSIEFER CASAMENTO NO BRASIL BRASIL IMPÉRIO: CASAMENTO CATÓLICO - regulado pela Igreja Católica, religião

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

Lei n , de Agravo ARTIGO 5, XXXV PEDRO LENZA. "Direito Constitucional Esquematizado" - SARAIVA

Lei n , de Agravo ARTIGO 5, XXXV PEDRO LENZA. Direito Constitucional Esquematizado - SARAIVA STF SABER DIREITO Aula 2: Súmula vinculante Pedro Lenza pedrolenza@terra.com.br ONDAS RENOVATÓRIAS primeira grande onda - assistência judiciária; segunda - proteção dos interesses transindividuais terceiro

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO CONSENSUAL DPC III - Prof. ANA PAULA L. SAKAUIE 1 SEPARAÇÃO/DIVÓRCIO CONSENSUAL CONSIDERAÇÕES INICIAIS REFERÊNCIA LEGISLATIVA: ARTS. 731/734, NCPC HAVENDO LITÍGIO

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 CURSO: APOSTILAMENTO NOTARIAL E REGISTRAL E A CONVENÇÃO DE HAIA: TEORIA E PRÁTICA ** REALIZADO ** DATA: 11/03/2017 (SÁBADO) HORÁRIO:

Leia mais

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47 Processo nº 2012-0144048 Assunto: ANÁLISE PARA ADEQUAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA A RESOLUÇÃO N 155/2012 DO CNJ CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CGJ NUCLEO DE JUIZES AUXILIARES PARECER O Conselho Nacional

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág.

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Portaria Nº 372, de 25 de agosto de 2015 Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. 9) Dispõe

Leia mais

CAPíTULO I Ações de Anulação de Casamento

CAPíTULO I Ações de Anulação de Casamento Sumário CAPíTULO I Ações de Anulação de Casamento 1. Legislação....................... 13 2. Doutrina... 14 2.1. Nulidade eanulabilidade do Casamento... 21 2.2. As Ações de Nulidade de Casamento...........................

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas - LC 75/93 Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo. Gestão Pública Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão Pública RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Competência e peculiaridades sobre o inventário. Quando for todos os herdeiros forem maiores e capazes

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 Cria o Programa Nacional de Voluntariado, institui o Prêmio Nacional do Voluntariado e altera o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

regime jurídico do processo de inventário... 13

regime jurídico do processo de inventário... 13 lei n.º 23/2013, de 5 de março... 5 Artigo 1.º Objeto... 5 Artigo 2.º Aprovação do Regime Jurídico do Processo de Inventário... 7 Artigo 3.º Alteração ao Código Civil... 7 Artigo 4.º Alteração ao Código

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009 RESOLUÇÃO N /2009 Acrescenta o inciso V ao art. 33 do Regimento Interno, para instituir a Comissão Permanente de Jurisprudência e a Revista Trimestral de Jurisprudência, no âmbito do Conselho Nacional

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES SUMÁRIO Abreviaturas e siglas usadas...xxiii PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES 1. Processo, Família e Estado... 1 1.1. Advocacia e causas familiares... 1 1.2. Processo civil: objeto e aplicação

Leia mais

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 CONCLUSÕES DA PLENÁRIA DE REGISTRO DE IMÓVEIS TEMA: GERAL 1. Deve-se realizar

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM ATO NORMATIVO Nº. 001/2018 - FECOM Dispõe sobre ressarcimento pelo FECOM da gratuidade dos atos praticados pelo Registrador Civil das Pessoas Naturais e institui critérios para sua compensação, bem como

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DO SINOREG-ES E PALESTRA SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR ** SERÁ REAGENDADO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Alexia Brotto Cessetti Direito Processual Civil Competência O QUE É COMPETÊNCIA? É a medida da jurisdição? Delimitação da função jurisdicional de cada órgão, definida por lei. CPC, Art. 42. As causas cíveis

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROJETO DE LEI N o 4.727, DE 2004

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROJETO DE LEI N o 4.727, DE 2004 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 4.727, DE 2004 Dá nova redação aos arts. 523 e 527 da Lei nº 5.869, de 11 de Janeiro de 1973 Código de Processo Civil, relativos ao

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 01/2019

RESOLUÇÃO N.º 01/2019 RESOLUÇÃO N.º 01/2019 Cria Diretorias Adjuntas da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil, estabelece regras para nomeação e exoneração, e define suas respectivas competências. A DIRETORIA

Leia mais

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento;

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento; PORTARIA-CONJUNTA Nº 012/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG Altera a Portaria-Conjunta nº. 02/2005/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 11 de março de 2005, e a Portaria-Conjunta nº. 009/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 16 de abril de 2012.

Leia mais

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906, de 4-7-1994 Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB Código de Ética e Disciplina Atos Privativos dos Advogados Estágio

Leia mais

Meios de impugnação das decisões judiciais

Meios de impugnação das decisões judiciais Meios de impugnação das decisões judiciais Recurso É um meio de impugnação de determinada decisão judicial, interposto no âmbito do mesmo processo em que fora proferida. Tal impugnação poderá ser feita

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

Discurso de Posse Marivaldo Pereira Secretário de Reforma do Judiciário

Discurso de Posse Marivaldo Pereira Secretário de Reforma do Judiciário Discurso de Posse Marivaldo Pereira Secretário de Reforma do Judiciário Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça, Senhor Luiz Paulo Barreto, Excelentíssimas autoridades aqui presentes, Excelentíssimo

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº D DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº D DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 3.744-D DE 2000 Estabelece a composição e a forma de funcionamento do Conselho de Gestão Fiscal (CGF), conforme previsto

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 4 DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA... 5 Seção I... 5 Das Atribuições

Leia mais

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO... 11 AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO... 13 AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 AGRADECIMENTOS 3.ª EDIÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS 2.ª EDIÇÃO... 19 AGRADECIMENTOS

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. Art. 1º A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11 INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO DIVORCIADO 1. DOCUMENTOS: 1.1. Certidão de Casamento com averbação de divórcio, original e cópia simples; 1.2. Cópia simples da petição inicial, sentença e certidão

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 230 DE 14 SETEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO DPG Nº 230 DE 14 SETEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO DPG Nº 230 DE 14 SETEMBRO DE 2016 Determina a implementação do Núcleo da Defensoria Pública Itinerante e do Núcleo da Cidadania Tudo Aqui. CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b ;

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/10/2017. Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para

Leia mais

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20 DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Prof. Cibele Fernandes Dias www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PONTOS DO EDITAL 1 : 8 Poder Judiciário. 8.1

Leia mais

Resolução nº, de de 2013.

Resolução nº, de de 2013. Resolução nº, de de 2013. Dispõe sobre a POLÍTICA NACIONAL DE INCENTIVO À AUTOCOMPOSIÇÃO NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO e dá outras providências. O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no exercício

Leia mais

SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº /16)

SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº /16) SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº 52.586/16) Reorganiza as Subprocuradorias-Gerais de Justiça, extingue a Subprocuradoria-Geral

Leia mais

Divórcio e Separação Consensuais; Extinção Consensual de União Estável e Alteração do Regime de Bens do Matrimônio

Divórcio e Separação Consensuais; Extinção Consensual de União Estável e Alteração do Regime de Bens do Matrimônio Divórcio e Separação Consensuais; Extinção Consensual de União Estável e Alteração do Regime de Bens do Matrimônio Divórcio e Separação Consensuais; Extinção Consensual de União Estável e Alteração do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009. RESOLUÇÃO Nº 96, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre o Projeto Começar de Novo no âmbito do Poder Judiciário, institui o Portal de Oportunidades e dá outras providencias. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm e define crimes.

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 CURSO: APOSTILAMENTO NOTARIAL E REGISTRAL E A CONVENÇÃO DE HAIA: TEORIA E PRÁTICA ** REALIZADO ** DATA: 11/03/2017 (SÁBADO) HORÁRIO:

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

P R O J E T O D E L E I C O M P L E M E N T A R N º 44, D E

P R O J E T O D E L E I C O M P L E M E N T A R N º 44, D E P R O J E T O D E L E I C O M P L E M E N T A R N º 44, D E 2 0 1 6 P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO OFÍCIO nº 12/16 - SEMA 1.2.2 PROCESSO Nº 103.700/2008 São Paulo,

Leia mais

ENUNCIADOS ASSESSORIA CÍVEL

ENUNCIADOS ASSESSORIA CÍVEL ENUNCIADOS ASSESSORIA CÍVEL O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta nos autos do procedimento MPRJ nº 201100985004, FAZ SABER aos Membros do Ministério

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual. Quando for fazer divórcio ou separação consensual é importante o advogado

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar Direito Constitucional Prof. André Vieira TRE-Brasil Direito Constitucional Prof. André Vieira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I o

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

CASAMENTO E REGIMES DE BENS

CASAMENTO E REGIMES DE BENS CASAMENTO E REGIMES DE BENS Curso de Pós-Graduação Prof. Dr. Jorge Shiguemitsu Fujita 2017 CASAMENTO E REGIMES DE BENS 1 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS CC, arts. 1.639 a 1.688. 1.1. PACTO ANTENUPCIAL (CC, arts.

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 17 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 17 2. Gráfico-Resumo... 21 1. LEI ORGÂNICA DA DEFENSORIA PÚBLICA... 23 1. Das Disposições Gerais... 23 2. Da Organização, Da Estrutura...

Leia mais

ENUNCIADO Nº 5: RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO EM AGRAVOS, APELAÇÃO OU EMBARGOS INFRINGENTES DE AÇÃO POSSESSÓRIA INDIVIDUAL.

ENUNCIADO Nº 5: RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO EM AGRAVOS, APELAÇÃO OU EMBARGOS INFRINGENTES DE AÇÃO POSSESSÓRIA INDIVIDUAL. ENUNCIADO Nº1: RECURSO CONSTITUCIONAL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DECISÃO MONOCRÁTICA DO RELATOR. NÃO ESGOTAMENTO DOS RECURSOS CABÍVEIS. CABIMENTO DE AGRAVO DO ART. 557, 1º, DO CPC. INADMISSIBILIDADE. SÚMULAS

Leia mais

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de 2011 Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

TERMO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA W 058/2010

TERMO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA W 058/2010 TERMO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA W 058/2010 ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E A ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES IMOBILIÁRIOS DE SÃO PAULO/UNIVERSIDADE

Leia mais