TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções N 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado Comum.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções N 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado Comum."

Transcrição

1 MERCOSUL/GMC/RES. N 61/01 PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções N 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado Comum. CONSIDERANDO: Que as Resoluções GMC N 38/95, 15/96 e 20/96 aprovaram as Pautas Negociadoras do SGT Nº 1; Que no marco do desenvolvimento tecnológico e do processo da integração do MERCOSUL é necessário atualizar as Pautas Negociadoras do mencionado Subgrupo de Trabalho. O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE: Art.1 - Aprovar as Pautas Negociadoras do Subgrupo de Trabalho N 1 Comunicações, que constam como Anexo da presente Resolução. Art. 2 - Esta Resolução não necessita ser incorporada ao ordenamento jurídico dos Estados Partes, por regulamentar aspectos de organização ou funcionamento do MERCOSUL. XLIV GMC Montevidéu, 05/XII/01

2 ANEXO HARMONIZAÇÃO DO USO DO ESPECTRO RADIOELÉTRICO Definição: Identificação de faixas do espectro radioelétrico cuja harmonização seja possível. Justificativa: Otimizar a utilização do espectro radioelétrico na região. SISTEMAS DE SATÉLITES Definição: Harmonizar os critérios de operação dos sistemas transmissores e eventualmente receptores. Justificativa: Fundamenta-se no desenvolvimento tecnológico que se verifica na área das telecomunicações. COMPILAÇÃO DE LEGISLAÇÕES E ESTRUTURAS TARIFÁRIAS EM TELECOMUNICAÇÕES Definição: Consolidar o conjunto de normas legais e estruturas tarifárias em telecomunicações. Justificativa: Contar com a informação de todos os Estados Partes. RADIODIFUSÃO POR SATÉLITE INCLUINDO DTH Definição: Harmonizar os critérios de operação dos sistemas transmissores e eventualmente receptores. Justificativa: Fundamenta-se no desenvolvimento tecnológico que verifica-se na área das telecomunicações. RADIODIFUSÃO SONORA DIGITAL (RSD) Definição: Harmonizar os sistemas a utilizar e estabelecer os procedimentos de coordenação de freqüências. Justificativa: Acompanhar os estudos realizados pela UIT, promovendo o intercâmbio de informações sobre a atribução de faixas de freqüências para sistemas de radiodifusão sonora digital terrestre e por satélite.

3 TELEVISÃO DIGITAL Definição: Análise da evolução dos sistemas existentes em nível mundial, considerando aspectos tecnológicos, econômicos e de mercado. Estabelecer os procedimentos de coordenação para a utilização e operação de canais radioelétricos atribuídos ao serviço de radiodifusão de televisão com modulação nas faixas de VHF e UHF. Justificativa: Fundamenta-se no desenvolvimento tecnológico que verifica-se na área das telecomunicações. HARMONIZAR CRITÉRIOS DE INTERCONEXÃO DE REDES PÚBLICAS Definição: Estabelecimento de normas de interconexão de redes públicas de telecomunicações. Justificativa: Devido ao crescente fluxo de tráfego entre os países do MERCOSUL é necessário estabelecer critérios de interconexão das redes públicas de telecomunicações que favoreçam a redução dos custos e as tarifas entre os países membros, como também os acordos de tráfego entre os Estados Partes. MANUAIS DE PROCEDIMENTOS PARA COORDENAÇÃO DE FREQÜÊNCIAS DE ESTAÇÕES TERRENAS E TERRESTRES E DE FREQÜÊNCIAS PARA ESTAÇÕES DO SERVIÇO FIXO ACIMA DE 1 GHz. Definição: Harmonizar os procedimentos técnicos e administrativos a seguir quando um dos Estados Partes deseja instalar e operar uma estação terrena ou terrestre. Justificativa: Evitar interferência prejudicial entre estações terrenas e terrestres pertencentes a Estados distintos. INTERCONEXÃO INFORMÁTICA DE CORREIOS Definição: Intercâmbio de conhecimento informático. Justificativa: Possibilitar a regulamentação do uso desta ferramenta no âmbito postal.

4 ACORDO DE TV ANALÓGICA EM UHF Definição: Harmonizar os sistemas e faixas de freqüências e estabelecer os procedimentos de coordenação para a utilização e operação de canais radioelétricos atribuídos ao serviço de radiodifusão e televisão na faixa de UHF ( MHz.). Justificativa: Fundamenta-se na necessidade das administrações de lograr os procedimentos para a coordenação dos canais de UHF nas zonas de fronteira. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE NUMERAÇÃO NO ÂMBITO DO MERCOSUL Definição: Harmonizar o uso dos recursos de numeração. Justificativa: Devido a crescente integração entre os Estados Partes, esta harmonização busca facilitar o uso dos serviços dentro do MERCOSUL. ACOMPANHAMENTO E REVISÕES DOS ACORDOS E INSTRUMENTOS DO MERCOSUL VIGENTES Definição: Acompanhamento e revisões dos Acordos e Instrumentos do MERCOSUL vigentes e coordenação de estações. Justificativa: A existência de Acordos e Instrumentos do MERCOSUL e o avanço tecnológico exigem um acompanhamento constante das suas aplicações, avaliando a necessidade de se introduzir modificações. SERVIÇOS AVANÇADOS DE TELECOMUNICAÇÕES MÓVEIS Definição: Harmonizar o uso das faixas de freqüências destinadas a sistemas de comunicações pessoais terrestres, futuros serviços móveis terrestres (IMT-2000), estabelecendo os procedimentos para a coordenação nas áreas de fronteira e para a compatibilização dos sistemas. Justificativa: Compatibilizar os sistemas possibilitará que as estações móveis autorizadas em qualquer dos Estados Partes podem utilizar os sistemas apesar de encontrarem-se em território de outro Estado Parte, além de evitar a eventual ocorrência de interferências prejudiciais. ACESSO SEM FIO PARA TELEFONIA FIXA Definição: Harmonizar o uso das faixas de freqüências no serviço fixo, destinadas aos sistemas de acesso sem fio para telefonia fixa e aos sistemas em banda larga. Justificativa: A introdução destes sistemas nas áreas de fronteira torna imprescindível a coordenação de freqüências. A compatibilização dos sistemas permitirá a otimização do uso do espectro radioelétrico na região..

5 AUTORIZAÇÕES DE FREQÜÊNCIAS RADIOELÉTRICAS DE USO TEMPORÁRIO Definição: Definir os procedimentos para autorizações temporárias ou eventuais para transporte de sinais de radiodifusão ou de outros serviços em eventos de curta duração ou de emergência. Justificativa: Agilizar a concessão de autorizações temporárias para eventos de curta duração ou de emergência. REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE CADASTRAMENTO, MONITORAÇÃO E MEDIÇÕES DE INTENSIDADE DE CAMPO DE ESTAÇÕES DE RADIODIFUSÃO Definição: Realizar campanhas de cadastramento, monitoração e medições de intensidade de campo de estações de radiodifusão. Justificativa: Fundamenta-se na necessidade de avaliar na prática a manutenção dos critérios técnicos de coordenação de estações, além de comprovar a operação das mesmas. CONVERGÊNCIA DE SERVIÇOS E REDES DE TELECOMUNICAÇÕES Definição: Harmonização de serviços convergentes de telecomunicações, das faixas de freqüências utilizadas e o intercâmbio de informação relativas às redes e tecnologias utilizadas na prestação dos mesmos. Justificativa: Devido a constante evolução dos serviços, meios e tecnologias, pretende-se criar uma instância de intercâmbio de informações sobre os mesmos de forma a favorecer sua harmonização, incluindo as freqüências radioelétricas que eventualmente sejam utilizadas. TARIFAS E PREÇOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TELECOMUNICAÇÕES INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DO MERCOSUL Definição: Compilação, acompanhamento e intercâmbio de informações relativas às tarifas, preços e taxas contábeis na região e organismos internacionais. Justificativa: Favorecer a redução de custos e tarifas para comunicações entre países do MERCOSUL. INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Definição: Intercâmbio de informações relativo à situação geral das telecomunicações em cada Estado Parte, e os processos de implementação dos novos serviços no âmbito do MERCOSUL.

6 Justificativa: Aprofundar os processos de integração através do intercâmbio de informações. DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TELECOMUNICAÇÕES COMUNS, A SEREM PRESTADOS NO ÂMBITO DO MERCOSUL Definição: Definição conjunta de estruturas de serviços públicos de telecomunicações a serem prestados de maneira uniforme no âmbito do MERCOSUL. Justificativa: Facilitar aos usuários a utilização de serviços públicos de telecomunicações através de procedimentos e caraterísticas comuns aos Estados Partes. PROCEDIMENTOS PARA O RECONHECIMENTO MÚTUO DOS ÓRGÃOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE E ACEITAÇÃO MÚTUA DOS RELATÓRIOS DOS TESTES COM O OBJETIVO DE ESTABELECER UM ARM PARA EQUIPAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES NO ÂMBITO DO MERCOSUL Definição: Estabelecer os procedimentos que aplicam-se no âmbito do MERCOSUL para colocar em operação o reconhecimento dos órgãos de avaliação da conformidade a fim de estabelecer um Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) no âmbito do MERCOSUL. Justificativa: Acelerar o procedimento de aprovação de produtos de telecomunicações. DISPOSIÇÕES REGULAMENTARES DA ATIVIDADE POSTAL Definição: Identificar aspectos regulatórios no desenvolvimento dos temas postais. Justificativa: Elaborar a regulamentação pertinente. MARCO REGULATÓRIO DO SETOR POSTAL NO MERCOSUL Definição: Efetuar uma análise atual e prospectiva a fim de se obter a harmonização da legislação dos Estados Partes. Justificación: Avançar no estabelecimento de um mercado comum de serviços postais, para o qual é necessária a criação da regulamentação comum. QUALIDADE POSTAL Definição: Acompanhar os resultados das avaliações de qualidade dos correios oficiais na região. Justificativa: Estabelecer padrões comuns na busca da melhoria dos serviços postais no MERCOSUL.

7

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 32/04 PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado Comum. CONSIDERANDO:

Leia mais

SUBGRUPO DE TRABALHO N 1 COMUNICAÇÕES. MERCOSUL / SGT 1 Comunicações / Ata Nº 2/2006 XXXII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 1 COMUNICAÇÕES

SUBGRUPO DE TRABALHO N 1 COMUNICAÇÕES. MERCOSUL / SGT 1 Comunicações / Ata Nº 2/2006 XXXII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 1 COMUNICAÇÕES / SGT 1 Comunicações / Ata Nº 2/2006 XXXII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 1 Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2006, realizou-se na cidade de Brasília, Brasil, a XXXII Reunião Ordinária

Leia mais

SECRETARÍA DEL MERCOSUR RESOLUCIÓN GMC Nº 26/01 ARTÍCULO 10 FE DE ERRATAS COPIA CERTIFICADA PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT Nº 6 "MEIO AMBIENTE"

SECRETARÍA DEL MERCOSUR RESOLUCIÓN GMC Nº 26/01 ARTÍCULO 10 FE DE ERRATAS COPIA CERTIFICADA PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT Nº 6 MEIO AMBIENTE MERCOSUL/GMC/RES. N o 45/02 PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT Nº 6 "MEIO AMBIENTE" TENDO EM VISTA : O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e a Decisão Nº 59/00 do Conselho do Mercado Comum e as Resoluções

Leia mais

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SUBGRUPO Nº 9 - ENERGIA -

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SUBGRUPO Nº 9 - ENERGIA - MERCOSUR/GMC/RES Nº 150/96 PAUTAS NEGOCIADORAS DO SUBGRUPO Nº 9 - ENERGIA - TENDO EM VISTA o Tratado do Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 20/95 e Nº 38/95 do Grupo Mercado Comum e a

Leia mais

Tendências para Utilização do Espectro de Radiofrequências

Tendências para Utilização do Espectro de Radiofrequências Tendências para Utilização do Espectro de Radiofrequências Evolução do uso do espectro, da regulação e principais projetos da Anatel sobre o tema RFCEE/RFCE/SRF AGENDA Evolução do uso do espectro de RF

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998 Aprova o Regulamento sobre Diretrizes para Destinação de Faixas de Freqüências para Sistemas de Acesso Fixo sem Fio, para Prestação

Leia mais

PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD

PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD Ara A. Minassian Hotel Blue Tree Brasília/DF 18/05/2005 23º Congresso Brasileiro de Radiodifusão Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens Canalização

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007 José Leite Pereira Filho Conselheiro 2 de Junho de 2007 Conteúdo OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1. UNIVERSALIZAÇÃO 2. COMPETIÇÃO 3. QUALIDADE 4. EXCELÊNCIA REGULATÓRIA

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 164, de 2 de Setembro de Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso da Faixa de Freqüências de 3,5 GHz

RESOLUÇÃO nº 164, de 2 de Setembro de Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso da Faixa de Freqüências de 3,5 GHz RESOLUÇÃO nº 164, de 2 de Setembro de 1999 Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso da Faixa de Freqüências de 3,5 GHz O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL, no uso das

Leia mais

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Decisão ECC de 19 de Março de 2004 sobre a revogação das decisões ERC (95)02, (96)07, (96)08, (96)09, (96)10, (96)11, (96)12, (96)13, (96)14, (96)15, (96)16, (96)17,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO N o 557, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010. Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências na Faixa de 380 MHz a 400 MHz. O CONSELHO

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA A VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO LÍQUIDO DE FÓSFOROS E PALITOS DE DENTE

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA A VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO LÍQUIDO DE FÓSFOROS E PALITOS DE DENTE MERCOSUL/GMC/RES. N 47/06 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA A VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO LÍQUIDO DE FÓSFOROS E PALITOS DE DENTE TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão

Leia mais

TRATAMENTO ADUANEIRO PARA A CIRCULAÇÃO NOS PAÍSES DO MERCOSUL DE BENS INTEGRANTES DE PROJETOS CULTURAIS APROVADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES

TRATAMENTO ADUANEIRO PARA A CIRCULAÇÃO NOS PAÍSES DO MERCOSUL DE BENS INTEGRANTES DE PROJETOS CULTURAIS APROVADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES MERCOSUL/GMC/RES Nº 122/96 TRATAMENTO ADUANEIRO PARA A CIRCULAÇÃO NOS PAÍSES DO MERCOSUL DE BENS INTEGRANTES DE PROJETOS CULTURAIS APROVADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção,

Leia mais

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES

PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 14/08 PAUTAS NEGOCIADORAS DO SGT N 1 COMUNICAÇÕES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e a Resolução Nº 32/04 do Grupo Mercado Comum; CONSIDERANDO: Que

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO FUNDO ESPECIAL PARA CONTROVÉRSIAS CRIADO PELA DECISÃO CMC N 17/04

REGULAMENTAÇÃO DO FUNDO ESPECIAL PARA CONTROVÉRSIAS CRIADO PELA DECISÃO CMC N 17/04 MERCOSUL/GMC/RES. N 41/04 REGULAMENTAÇÃO DO FUNDO ESPECIAL PARA CONTROVÉRSIAS CRIADO PELA DECISÃO CMC N 17/04 TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Olivos para

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 455, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2006.

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 455, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2006. ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 455, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2006. REGULAMENTO SOBRE CANALIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE USO DE RADIOFREQÜÊNCIAS NAS FAIXAS DE 460 MHz, 800 MHz E 900 MHz PARA O SERVIÇO LIMITADO MÓVEL PRIVATIVO

Leia mais

Políticas de acesso às redes sem fios Políticas de acesso às redes sem fios 1

Políticas de acesso às redes sem fios Políticas de acesso às redes sem fios 1 Políticas de acesso às redes sem fios 11-04-2003 Políticas de acesso às redes sem fios 1 Sumário 1. O que é a ANACOM; 2. O espectro radioeléctrico; 3. Organismos Internacionais; 4. Enquadramento regulamentar;

Leia mais

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE MODELO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE MODELO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO MERCOSUR/GMC/RES. Nº 60/05 CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE MODELO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 20/02 do Conselho do Mercado Comum

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

O BEM ESCASSO: O QUE DEVE MUDAR NA OCUPAÇÃO E NOS LIMITES DO ESPECTRO?

O BEM ESCASSO: O QUE DEVE MUDAR NA OCUPAÇÃO E NOS LIMITES DO ESPECTRO? O BEM ESCASSO: O QUE DEVE MUDAR NA OCUPAÇÃO E NOS LIMITES DO ESPECTRO? O OLHAR DA SOCIEDADE E A PERSPECTIVAS DO REGULADOR Agostinho Linhares Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão Agência Nacional

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL MERCOSUL/GMC/RES Nº 152/96 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 20/95 e 38/95 do Grupo

Leia mais

Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT. Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT. Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto 14 de julho de 2016 Missão, atribuições, poderes Missão Regular o sector das comunicações, incluindo as comunicações

Leia mais

60º PAINEL TELEBRASIL

60º PAINEL TELEBRASIL 60º PAINEL TELEBRASIL Painel: Os novos desafios ao mercado de satélite ANATEL Considerações Iniciais Número de autorizações para provimento de capacidade espacial: 34 satélites geoestacionários estrangeiros

Leia mais

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G DESTINAÇÃO DA FAIXA DE 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G CÂMARA DOS DEPUTADOS - CCTCI EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 08 DE ABRIL DE 2014 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 4%

Leia mais

ECC/DEC/(07)02 - Decisão sobre a disponibilidade de frequências na faixa MHz para a implementação harmonizada de sistemas BWA.

ECC/DEC/(07)02 - Decisão sobre a disponibilidade de frequências na faixa MHz para a implementação harmonizada de sistemas BWA. 7.4 DOCUMENTOS RELEVANTES DA CEPT, UIT E UE Documentos da CEPT Decisões CEPT/ECC ECC/DEC/(07)02 - Decisão sobre a disponibilidade de frequências na faixa 3400 3800 MHz para a implementação harmonizada

Leia mais

Seminário Ministério das Comunicações Anatel e Abert

Seminário Ministério das Comunicações Anatel e Abert Seminário Ministério das Comunicações Anatel e Abert O Novo Papel da Anatel na Radiodifusão MARCONI THOMAZ DE SOUZA MAYA Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa Recife, 4 de maio de 2012 O

Leia mais

QUADRO REGULATÓRIO ACTUAL E DESAFIOS FUTUROS & ESPECTRO DE FREQUÊNCIAS RADIOELÉCTRICAS. Eng. Hilário Tamele Director de Radiocomunicações & Tecnologia

QUADRO REGULATÓRIO ACTUAL E DESAFIOS FUTUROS & ESPECTRO DE FREQUÊNCIAS RADIOELÉCTRICAS. Eng. Hilário Tamele Director de Radiocomunicações & Tecnologia QUADRO REGULATÓRIO ACTUAL E DESAFIOS FUTUROS & ESPECTRO DE FREQUÊNCIAS RADIOELÉCTRICAS Eng. Hilário Tamele Director de Radiocomunicações & Tecnologia Estrutura Regulatória Governo Regulador Consumidores

Leia mais

ECC/DEC/(04)01 - Decisão de SRDs para detecção de vítimas de avalanches (457 khz)

ECC/DEC/(04)01 - Decisão de SRDs para detecção de vítimas de avalanches (457 khz) http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryid=183307 Capítulo 1 TABELA DE ATRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 5 DOCUMENTOS RELEVANTES DA CEPT, UIT E UE Documentos da UIT Decisões CEPT/ECC ECC/DEC/(05)12 - Decisão

Leia mais

Resolução nº 625, de 11 de novembro de 2013

Resolução nº 625, de 11 de novembro de 2013 Resolução nº 625, de 11 de novembro de 2013 Aprova a Atribuição, a Destinação e o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências na Faixa de 698 MHz a 806 MHz. Observação: Este texto não substitui

Leia mais

De 1997 a 2007, foi Conselheiro Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, órgão regulador de telecomunicações no Brasil.

De 1997 a 2007, foi Conselheiro Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, órgão regulador de telecomunicações no Brasil. Objetivos Estratégicos da Anatel e Agenda Regulatória para 2007 Este tutorial apresenta os Objetivos Estratégicos da Anatel e a Agenda Regulatória. São apresentadas as estratégias de abordagem que a Anatel

Leia mais

Exploração de Satélite

Exploração de Satélite Exploração de Satélite João Carlos Fagundes Albernaz Gerente Geral de Satélites e Serviços Globais Anatel A Importância dos Satélites para o Brasil ANATEL Satélites possuem cobertura sobre vastas áreas

Leia mais

SUB- STANDARD REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS PARA GOSSYPIUM SP. (ALGODÃO) SEGUNDO PAÍS DE DESTINO E ORIGEM PARA OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL

SUB- STANDARD REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS PARA GOSSYPIUM SP. (ALGODÃO) SEGUNDO PAÍS DE DESTINO E ORIGEM PARA OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL/GMC/RES. Nº 38/03 SUB- STANDARD 3.7.25 REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS PARA GOSSYPIUM SP. (ALGODÃO) SEGUNDO PAÍS DE DESTINO E ORIGEM PARA OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de

Leia mais

É POSSÍVEL MEDIR A OCUPAÇÃO EFICIENTE DO ESPECTRO?

É POSSÍVEL MEDIR A OCUPAÇÃO EFICIENTE DO ESPECTRO? A OCUPAÇÃO DE ESPECTRO, O COMPARTILHAMENTO E OUTRAS QUESTÕES CONCEITUAIS É POSSÍVEL MEDIR A OCUPAÇÃO EFICIENTE DO ESPECTRO? SUPERINTENDÊNCIA DE OUTORGA E RECURSOS À PRESTAÇÃO 43º ENCONTRO TELE.SÍNTESE

Leia mais

Que esta sistemática se aplicará para a capacitação de inspetores Intra MERCOSUL. O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE:

Que esta sistemática se aplicará para a capacitação de inspetores Intra MERCOSUL. O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE: MERCOSUL/GMC/RES. N 48/99 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE DE PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO TENDO EM VISTA:

Leia mais

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE:

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE: MERCOSUL/GMC/RES Nº 27/98 FORMULÁRIOS E PRAZOS DE VALIDADE DAS AUTORIZAÇÕES DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO E CERTIFICADO DE NÃO OBJEÇÃO DE ENTORPECENTES E SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS (REVOGA RES GMC Nº 49/97)

Leia mais

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA MERCOSUL/CMC/DEC. N 18/14 ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões N 07/96, 04/00, 05/00 e 64/10

Leia mais

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE:

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE: MERCOSUL/GMC/RES. N 07/08 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CONTROLE METROLÓGICO DE PRODUTOS PRÉ-MEDIDOS COMERCIALIZADOS EM UNIDADES DE MASSA E VOLUME DE CONTEÚDO NOMINAL IGUAL (REVOGAÇÃO DAS RES. GMC

Leia mais

Comunicações e Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA

Comunicações e Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA Jornal Oficial da União Europeia C 125 Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 17 de abril de 2015 Índice IV Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CRITÉRIOS PARA DETERMINAR FUNÇÕES DE ADITIVOS, ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA TODAS AS CATEGORIAS DE ALIMENTOS

REGULAMENTO TÉCNICO CRITÉRIOS PARA DETERMINAR FUNÇÕES DE ADITIVOS, ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA TODAS AS CATEGORIAS DE ALIMENTOS MERCOSUL/GMC/RES. N 52/98 REGULAMENTO TÉCNICO CRITÉRIOS PARA DETERMINAR FUNÇÕES DE ADITIVOS, ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA TODAS AS CATEGORIAS DE ALIMENTOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção,

Leia mais

REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA A IMPORTAÇÃO DE ANIMAIS, SÊMEN, EMBRIÕES E OVOS FÉRTEIS DE PAÍSES EXTRA-REGIONAIS (REVOGA RES GMC Nº 67/93)

REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA A IMPORTAÇÃO DE ANIMAIS, SÊMEN, EMBRIÕES E OVOS FÉRTEIS DE PAÍSES EXTRA-REGIONAIS (REVOGA RES GMC Nº 67/93) MERCOSUL/GMC/RES Nº 17/98 REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA A IMPORTAÇÃO DE ANIMAIS, SÊMEN, EMBRIÕES E OVOS FÉRTEIS DE PAÍSES EXTRA-REGIONAIS (REVOGA RES GMC Nº 67/93) TENDO EN VISTA: O Tratado de Assunção,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 191, de 29 de Novembro de Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências da Faixa de 10,5 GHz

RESOLUÇÃO nº 191, de 29 de Novembro de Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências da Faixa de 10,5 GHz RESOLUÇÃO nº 191, de 29 de Novembro de 1999 Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências da Faixa de 10,5 GHz O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008.

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. Data de Publicação do D.O.U 15 de dezembro de 2008 PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições,

Leia mais

26 Seminário Brasileiro de Radiodifusão SEMINÁRIO TÉCNICO ABERT

26 Seminário Brasileiro de Radiodifusão SEMINÁRIO TÉCNICO ABERT 26 Seminário Brasileiro de Radiodifusão SEMINÁRIO TÉCNICO ABERT Brasília, 21 de junho de 2012 João Carlos Fagundes Albernaz Gerente-Geral de Satélites e Serviços Globais Por que regular o espectro? O papel

Leia mais

Conselho de Ministros

Conselho de Ministros Conselho de Ministros Décima Terceira Reunião 18 de outubro de 2004 Montevidéu - Uruguai ALADI/CM/Resolução 59 (XIII) 18 de outubro de 2004 RESOLUÇÃO 59 (XIII) BASES DE UM PROGRAMA PARA A CONFORMAÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais 56 o Painel Telebrasil O papel das telecomunicações no desenvolvimento do País Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais Miriam Wimmer Ministério das Comunicações Brasília, 29 de agosto

Leia mais

Anatel. As Ações Públicas para Incentivo a Programas de Cidade Digitais. IV Seminário de Telecomunicações Inovar para Crescer - FIERGS

Anatel. As Ações Públicas para Incentivo a Programas de Cidade Digitais. IV Seminário de Telecomunicações Inovar para Crescer - FIERGS Anatel As Ações Públicas para Incentivo a Programas de Cidade Digitais IV Seminário de Telecomunicações Inovar para Crescer - FIERGS Porto Alegre, 20 de agosto de 2009. Eng. João Jacob Bettoni Gerente

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO N o 523, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2008 Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências na Faixa de 148 MHz a 174 MHz. O CONSELHO

Leia mais

União Europeia Bruxelas, 16 de outubro de 2015 (OR. en)

União Europeia Bruxelas, 16 de outubro de 2015 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 16 de outubro de 2015 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2015/0119 (NLE) 13042/15 LIMITE PUBLIC TELECOM 191 AUDIO 27 TRANS 325 AVIATION 122 ESPACE 26 MI

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES MERCOSUR/LXVI SGT N 3/ P. RES. N 00/18 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e asresoluções

Leia mais

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 MERCOSUL/GMC/RES. Nº 04/08 CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

ESTRUTURA E CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS IN NATURA

ESTRUTURA E CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS IN NATURA MERCOSUL/GMC/RES. Nº 12/06 ESTRUTURA E CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGULAMENTOS TÉCNICOS MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS IN NATURA TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL MERCOSUL/CMC/DEC. N 26/14 MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões N 05/91,

Leia mais

SUB-STANDARD Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para Ananas comosus (ananá, abacaxi)

SUB-STANDARD Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para Ananas comosus (ananá, abacaxi) MERCOSUL/GMC/RES Nº 104/96 SUB-STANDARD 3.7.20. - Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para (ananá, abacaxi) TENDO EM VISTA: o Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 6/93

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 674, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 674, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 674, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017 Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências na Faixa de 148 MHz a 174 MHz. O CONSELHO

Leia mais

700 MHZ EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO

700 MHZ EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO 700 MHZ CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8%

Leia mais

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G DESTINAÇÃO DA FAIXA DE 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2014 em 08.abr.14 o SindiTelebrasil participou

Leia mais

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 552/GM DE 13 DE ABRIL DE 2005. Aprova o documento Matriz Mínima de Registro

Leia mais

Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Anacom, Dividendo Digital 2 e TDT Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto 14 de Julho de 2016 Missão, atribuições, poderes Missão Regular o sector das comunicações, incluindo as comunicações

Leia mais

700 MHZ SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013

700 MHZ SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013 AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013 crescimento

Leia mais

Painel Telebrasil Novo modelo: Migração para autorizações e Novas regras para o espectro

Painel Telebrasil Novo modelo: Migração para autorizações e Novas regras para o espectro Painel Telebrasil 2017 Novo modelo: Migração para autorizações e Novas regras para o espectro Setembro/2017 Fonte: Smart Insights Demanda e Investimentos Fonte: The Boston Consulting Group, com adaptações.

Leia mais

1. Introdução. Disponível ao público no sítio da ANACOM em: 2

1. Introdução. Disponível ao público no sítio da ANACOM em:   2 1. Introdução A ANACOM é a autoridade reguladora das comunicações eletrónicas conforme resulta da Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE), Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, com a redação que lhe foi dada

Leia mais

SUB-STANDARD Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para Cucumis melo (melón, melão)

SUB-STANDARD Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para Cucumis melo (melón, melão) MERCOSUL/GMC/RES Nº 106/96 SUB-STANDARD 3.7.22. - Requisistos Fitossanitários Gerais e Específicos para (melón, melão) TENDO EM VISTA: o Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 6/93

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4014 08/10/13 Rev. 02 1.Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006,

Leia mais

Resolução nº 568, de 15 de junho de 2011

Resolução nº 568, de 15 de junho de 2011 Resolução nº 568, de 15 de junho de 2011 Republica, com alterações, o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências na Faixa de 148 MHz a 174 MHz.. Observação: Este texto não substitui

Leia mais

O Ministério das Comunicações e a Radiodifusão Brasileira

O Ministério das Comunicações e a Radiodifusão Brasileira O Ministério das Comunicações e a Radiodifusão Brasileira 1 Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica Ações 2011. 2 Comunicação Eletrônica A comunicação eletrônica está em fase de transição tecnológica

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE página 1/9 RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Aprova os Procedimentos Comuns para as Inspeções nos Fabricantes de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso in vitro nos Estados Partes,

Leia mais

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 03/05 REGIME PARA A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM VÁRIOS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NÃO ORIGINÁRIOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

Resolução nº674, de 13 de fevereiro de 2017

Resolução nº674, de 13 de fevereiro de 2017 Resolução nº674, de 13 de fevereiro de 2017 Publicado: Quarta, 15 Fevereiro 2017 10:54 Última atualização: Sexta, 17 Fevereiro 2017 11:07 Acessos: 85 Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições

Leia mais

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Agosto/2018 Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Crescimento Exponencial de Serviços e Tráfego de dados Demanda exponencial de Tráfego Necessidade de mais capacidade

Leia mais

1ª Reunião de 2013 Ata de Reunião Grupo Ad Hoc Propagação

1ª Reunião de 2013 Ata de Reunião Grupo Ad Hoc Propagação 1ª Reunião de 2013 Ata de Reunião Grupo Ad Hoc Propagação Data: 07 de março de 2013 Rio de Janeiro RJ Endereço: Avenida Rio Branco nº 01, 4º andar - sala 401 Bairro: Centro - Rio de Janeiro - RJ Início:

Leia mais

DISPOSIÇÕES SOBRE O SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO NA FAIXA DE VHF

DISPOSIÇÕES SOBRE O SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO NA FAIXA DE VHF MERCOSUL/GMC/RES Nº 30/98 DISPOSIÇÕES SOBRE O SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO NA FAIXA DE VHF TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado

Leia mais

Comunicações Móveis: Mitos e Realidades

Comunicações Móveis: Mitos e Realidades Comunicações Móveis: Mitos e Realidades Área de Telecomunicações Departamento de Engenharia Electrotécnica Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Leiria Orador: Doutor Rafael F.

Leia mais

Painel 2: Visão de futuro. E as reivindicações atuais?

Painel 2: Visão de futuro. E as reivindicações atuais? 52º ENCONTRO TELE.SÍNTESE O Bem Escasso: o que deve mudar na ocupação e nos limites do espectro? Painel 2: Visão de futuro. E as reivindicações atuais? VITOR ELÍSIO GÓES DE OLIVEIRA MENEZES Superintendente

Leia mais

Diretrizes e programas prioritários do Ministério das Comunicações

Diretrizes e programas prioritários do Ministério das Comunicações Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) Diretrizes e programas prioritários do Ministério das Comunicações Paulo Bernardo Silva Ministro de Estado das Comunicações Brasília,

Leia mais

PAUTA NEGOCIADORA DO SGT N 11 SAÚDE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 21/01)

PAUTA NEGOCIADORA DO SGT N 11 SAÚDE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 21/01) MERCOSUL/GMC/RES Nº 06/05 PAUTA NEGOCIADORA DO SGT N 11 SAÚDE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 21/01) TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões Nº 26/00 e 59/00 do Conselho

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 568, DE 15 DE JUNHO DE 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 568, DE 15 DE JUNHO DE 2011. AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 568, DE 15 DE JUNHO DE 2011. Republica, com alterações, o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências na Faixa de 148 MHz a 174

Leia mais

NORMA RELATIVA AOS PROCEDIMENTOS E SEGURANÇA NO INTERCÂMBIO E NA CONSULTA DE DADOS EXISTENTES NOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ADUANEIROS

NORMA RELATIVA AOS PROCEDIMENTOS E SEGURANÇA NO INTERCÂMBIO E NA CONSULTA DE DADOS EXISTENTES NOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ADUANEIROS MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 19/05 NORMA RELATIVA AOS PROCEDIMENTOS E SEGURANÇA NO INTERCÂMBIO E NA CONSULTA DE DADOS EXISTENTES NOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ADUANEIROS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o

Leia mais

O Futuro do Espectro no Brasil: como Atender às Necessidades de Espectro para os Novos Serviços?

O Futuro do Espectro no Brasil: como Atender às Necessidades de Espectro para os Novos Serviços? O Futuro do Espectro no Brasil: como Atender às Necessidades de Espectro para os Novos Serviços? Eng. Maximiliano Salvadori Martinhão Gerente-Geral de Certificação e Engenharia do Espectro maximiliano@anatel.gov.br

Leia mais

PLANILHAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA DE DOENÇAS ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL

PLANILHAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA DE DOENÇAS ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL/GMC/RES. Nº 50/99 PLANILHAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA DE DOENÇAS ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução Nº 91/93 do

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR <!ID >RESOLUÇÃO No- 452, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2006

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR <!ID >RESOLUÇÃO No- 452, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2006 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO No- 452, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2006 Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências pelo Serviço de Radioamador.

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção e o Protocolo de Ouro Preto.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção e o Protocolo de Ouro Preto. MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 34/05 ACORDO DE SEDE ENTRE A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI E O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) PARA O FUNCIONAMENTO NO TERRITÓRIO DA REPÚBLICA DA COMISSÃO PARLAMENTAR CONJUNTA DO MERCOSUL

Leia mais

Reunião dos Ministros da Saúde

Reunião dos Ministros da Saúde MERCOSUL/LXVI GMC/DI Nº 34/06 Reunião dos Ministros da Saúde do MERCOSUL (RMS) e Subgrupo de Trabalho (SGT) Nº 11 Saúde PROJETO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA

Leia mais

REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA O INTERCÂMBIO DE BOVINOS PARA ABATE IMEDIATO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL

REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA O INTERCÂMBIO DE BOVINOS PARA ABATE IMEDIATO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL/GMC/RES. N 32/03 REQUISITOS ZOOSSANITÁRIOS PARA O INTERCÂMBIO DE BOVINOS PARA ABATE IMEDIATO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto

Leia mais

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Marco Regulatório Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Panorama do Setor Em 1997, na corrida pelo usuário, a telefonia fixa era o destaque

Leia mais

SUB-STANDARD Requisitos Fitossanitários Gerais e Específicos para Lolium multiflorum (Azevém, Lolium)

SUB-STANDARD Requisitos Fitossanitários Gerais e Específicos para Lolium multiflorum (Azevém, Lolium) MERCOSUL/GMC/RES Nº 60/98 SUB-STANDARD 3.7.10 Requisitos Fitossanitários Gerais e Específicos para (Azevém, Lolium) TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 6/96 do

Leia mais

Que é necessário proceder a atualização dos requisitos acima indicados, tendo em conta a atual situação fitossanitária dos Estados Partes.

Que é necessário proceder a atualização dos requisitos acima indicados, tendo em conta a atual situação fitossanitária dos Estados Partes. MERCOSUL/GMC/RES N 35/07 SUB-STANDARD 3.7.39. REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS PARA SECALE CEREALE (CENTEIO), SEGUNDO PAÍS DE DESTINO E ORIGEM, PARA OS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DA RES. GMC N 66/98) TENDO EM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CST EM SISTEMAS DE TELECOMUNICACÕES DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEL041 PRÉ-REQUISITO(S): SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES UNIDADE CURRICULAR:

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5120/10 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5120 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais. Seção I Objeto

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais. Seção I Objeto ANEXO À RESOLUÇÃO N o 387, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2004 REGULAMENTO DE COBRANÇA DE PREÇO PÚBLICO PELO DIREITO DE USO DE RADIOFREQÜÊNCIA. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Seção I Objeto Art. 1.º Este Regulamento

Leia mais

A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas

A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas PORTO ALEGRE WIRELESS Eduardo Ramires 1 Abordagem As novas tecnologias de acesso sem fio à INTERNET. Regulação da Internet e redes municipais

Leia mais

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará ANTENAS E PROPAGAÇÂO Eng. Telecomunicações Samuel Rocha, 1954- Antenas e Propagação ISBN 978-85-908626-1-1 Rio de Janeiro, Studium Telecom, 1ª Edição, 2006 Copyright 2006 Todos os direitos reservados.

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002

ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002 ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002 NORMA DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE SATÉLITES GEOESTACIONÁRIOS EM BANDA Ku COM COBERTURA SOBRE O TERRITÓRIO BRASILEIRO 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Esta

Leia mais

PAINEL TELEBRASIL 2016

PAINEL TELEBRASIL 2016 PAINEL TELEBRASIL 2016 BRASÍLIA/DF 22/11/2016 GESTÃO DO ESPECTRO Cidades inteligentes: aprendendo com as experiências internacionais Agostinho Linhares,Dr. Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão Smart

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Autoridade Geral de Regulação Unidade - Disciplina Trabalho

Autoridade Geral de Regulação Unidade - Disciplina Trabalho REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE Autoridade Geral de Regulação Unidade - Disciplina Trabalho LICENÇA PARA ESTACÕES TERRENAS ESTACIONÁRIAS PARA SERVIÇOS FIXOS POR SATÉLITE NO ESPECTRO ACIMA DE

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 55/12 PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL, Bolívia e Chile,

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE PREPARADOS FORMADORES DE PELÍCULA A BASE DE POLÍMEROS E/OU RESINAS DESTINADOS AO REVESTIMENTO DE ALIMENTOS.

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE PREPARADOS FORMADORES DE PELÍCULA A BASE DE POLÍMEROS E/OU RESINAS DESTINADOS AO REVESTIMENTO DE ALIMENTOS. MERCOSUL/GMC/RES. Nº 55/99 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE PREPARADOS FORMADORES DE PELÍCULA A BASE DE POLÍMEROS E/OU RESINAS DESTINADOS AO REVESTIMENTO DE ALIMENTOS. TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção,

Leia mais

Tabela 1 - Regulamentação Técnica dos Serviços de Radiodifusão Sonora no Brasil. Regulamentação Técnica

Tabela 1 - Regulamentação Técnica dos Serviços de Radiodifusão Sonora no Brasil. Regulamentação Técnica Tópico 1: Estudo Técnico da Ocupação Espectral dos Sistemas de Radiodifusão Sonora Digital nas Faixas de Frequência de FM, OM e OC. Introdução: Para a digitalização da radiodifusão sonora, os sinais analógico

Leia mais

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA Nº 18 CELEBRADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI. Septuagésimo Oitavo Protocolo Adicional

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA Nº 18 CELEBRADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI. Septuagésimo Oitavo Protocolo Adicional ALADI/AAP.CE/18.78 28 de dezembro de 2010 ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA Nº 18 CELEBRADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI Septuagésimo Oitavo Protocolo Adicional Os Plenipotenciários da

Leia mais