...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional."

Transcrição

1 ...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional. spo@aecoelhocastro.pt Atualizado em

2 Mundo do Trabalho CET - Cursos de Especialização Tecnológica Cursos Técnicos Superiores Profissionais 3º ano (12º) 2º ano (11º) Cursos Profissionais 1º ano (10º) Ensino básico Ensino Pré-Escolar

3 Questão 1 Porquê optar por um Curso Profissional? A opção por um Curso Profissional dá resposta aos seguintes objectivos: -Continuação dos estudos até ao 12º ano; -Obtenção da formação profissional para entrar no mercado de trabalho após o 12º ano de escolaridade;

4 O que não é um Curso Profissional!!! Um curso para baldas, para quem não gosta de trabalhar, nem gosta da escola ; Um curso fácil ; Um curso para quem não consegue aprender, para quem não é inteligente.

5 Questão 2 Que certificação posso obter num Curso Profissional? -Diploma de estudos secundários ( 12º ano) ; -Diploma de qualificação profissional nível IV;

6 Questão 3 Quais os Cursos Profissionais que existem? Na Coelho e Castro, no presente ano letivo, estão em funcionamento os seguintes cursos: Téncico de Animação Sociocultural; Técnico de Desenho Digital 3D; Técnico de Turismo. A abertura dos Cursos Profissionais depende: - Prioridades definidas a nível regional; - Negociação da rede a nível concelhio; - Número de alunos inscritos.

7 Questão 4 Há mais Cursos Profissionais? Sim. Distribuídos por diferentes áreas profissionais. Mais informações em:

8 Questão 5 Uma vez que a minha opção é continuar os estudos depois do 9º ano, num Curso Profissional, como devo escolhê-lo? - É importante ter em atenção que o objectivo de um curso profissional é a preparação para o trabalho numa determinada área profissional é importante saber se o curso a escolher está relacionado com a área pretendida.

9 Questão 5 Uma vez que a minha opção é continuar os estudos depois do 9º ano num Curso Profissional, como devo escolhê-lo? -Para cada curso está definido um perfil profissional / atividades fundamentais - que é importante conhecer antes de realizar a escolha; -Além disso é importante conhecer o plano de estudos (as disciplinas) de cada curso, refletindo sobre as potencialidades e dificuldades que possam oferecer em termos de resultados /aproveitamento.

10 Questão 6 Como se organizam as disciplinas num Curso Profissional? A Componente Sociocultural é igual em todos os cursos Profissionais Português Área de Integração Língua Estrangeira TIC Educação Física A Componente Científica varia de curso para curso, são também disciplinas teóricas como na componente Sociocultural. 2 a 3 disciplinas A Componente Técnica, tem maior número de horas e varia de acordo com cada curso 3 a 4 disciplinas Formação em contexto de trabalho

11 Questão 7 Quando o plano de estudos contempla Português, Matemática, Física e Química, História,, estas disciplinas são iguais às dos Cursos Científico-Humanísticos? Não. O programa destas disciplinas é diferente, embora tenham a mesma designação. O número total de horas por ano também é diferente. Em algumas disciplinas teóricas o programa está adequado especificamente ao Curso Profissional.

12 Questão 8 Nos Cursos Profissionais é necessário ter nota positiva a todas as disciplinas do 10º ao 12º ano? Correto! Nos Cursos Profissionais as diferentes disciplinas estão divididas por módulos. Um aluno só poderá passar ao módulo seguinte se tiver tido aprovação no que o precede ou pelo menos realizar nova avaliação desse módulo. Desta forma é necessário avaliação positiva em todos os módulos! É importante acrescentar que no último ano e após o Estágio os alunos têm que realizar uma Prova de Aptidão Profissional.

13 Questão 8 Nos Cursos Profissionais é necessário ter nota positiva a todas as disciplinas do 10º ao 12º ano? Para traduzir melhor a obrigatoriedade de ter aprovação a todos os módulos das disciplinas dos Cursos Profissionais, podemos usar esta imagem: - se o 9º ano fosse um Curso Profissional, seria necessário obter nota positiva a todos os testes, de todas as disciplinas para poder concluir o 9º ano. Nos casos em que a nota do teste fosse negativa, o teste teria que ser repetido até obter nota positiva.

14 Questão 9 E para além das notas, há mais coisas importantes? Sim e bastante importantes. No exercício de uma profissão é importante o saber (que é dado pelas disciplinas teóricas), o saber fazer (que é dado pelas disciplinas técnicas e o estágio) e o SABER SER, condição indispensável enquanto pessoas e enquanto profissionais. O Saber Ser não se aprende em livros, é traduzido entre outros aspectos pelo nosso empenho nas tarefas, pelo desejo de aprender, de fazer bem e melhor, pela forma como nos relacionamos com o mundo e com os outros. Um bom profissional também necessita saber ser.

15 Questão 10 Vou para um curso profissional a pensar começar a trabalhar após o 12º ano, se mudar de ideias de que forma posso continuar os meus estudos? Após a conclusão de um Curso Profissional há duas alternativas: - Continuar a formação profissional através de um Curso Técnico Superior Profissional ou um CET) estes cursos têm a duração de 18 a 24 meses, conferem um Diploma de Qualificação Profissional nível V (mais informações em - Prosseguir os Estudos no Ensino Superior (ver questão 11)

16 Questão 11 Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior? Sim, mas é necessário ter em atenção alguns aspetos importantes. Ter em atenção que partir do ano letivo 2012 / 2013 o Acesso ao Ensino Superior a partir de um Curso Profissional, foi alterado.

17 Questão 11 Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior? A candidatura ao Ensino Superior exige: - A conclusão do ensino secundário; - No caso dos alunos do Ensino Profissional - se pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior - são obrigados a realizar: - Exame Nacional de Língua Portuguesa + - Exame Nacional de uma segunda disciplina bianual ou trianual dos Cursos Científico-Humanísticos; - Atenção: O conjunto das notas obtidas nos dois exames realizados não pode ser inferior a 9,5; - O Exame ou Exames que forem depois utilizados como provas de ingresso, isoladamente nunca poderão ter uma nota inferior a 9,5 (ver questão 12)

18 Questão 11 Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior? Ao candidatar-se ao exame tem contudo que ter em atenção que o conteúdo da disciplina ou disciplinas que frequentou no Curso Profissional não é igual à disciplina que tem o mesmo nome no Curso Científico-Humanístico e cujo conteúdo é alvo de exame. Pelo que é exigida uma preparação suplementar para além das aulas que tem no Curso Profissional. Exemplo: Exame Nacional de Matemática - nas Ciências e Tecnologias é Matemática A, num curso Profissional com Matemática o conteúdo da disciplina é diferente e tem um número de horas diferente, na maior parte dos casos inferior. É necessário fazer uma preparação suplementar para poder realizar esse exame.

19 Questão 12 Como saber quais as provas de ingresso (exames nacionais) necessários para os cursos que posso vir a pretender no ensino superior? No site consultar Estudantes / Acesso ao Ensino Superior / Índice de Cursos. Neste site é possível saber quais os exames necessários para a candidatura a um determinado curso / instituição. Consultar também na página da Escola Serviço de Psicologia e Orientação / Cursos Científico-Humanísticos. ATENÇÃO Em muitos casos as provas de ingresso pedidas / exame nacional nem sequer fazem parte dos planos de estudo de alguns dos Cursos Profissionais.

20 Questão 13 Como é calculada a nota de candidatura ao Ensino Superior? Nota de candidatura Média do Secundário. 0,5 Provas de Ingresso.0,5 Atenção! A média do secundário pode variar entre 0,5 e 0,65, sendo alterado o peso das provas de ingresso em função desse valor 0,5 / 0,5 ou 0,65 / 0,35 Para obter a informação relativa a cada curso / instituição deve ser consultada a página do Acesso ao Ensino Superior ( no Índice de Cursos

21 Questão 14 Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos? 1ª etapa calcular a CFC classificação final de curso CFC 2MCD (0,3FCT em que: CF = classificação final do curso (com arredondamento às unidades); MCD = média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas; FCT = classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às décimas; PAP = classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às décimas. 3 0,7PAP)

22 Questão 14 Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos? 2ª etapa calcular a CFCEPE classificação final de curso para efeitos de prosseguimento de estudos*. CFCPE 7.CFC 10 3 M em que: CFC = classificação final do curso; M = média aritmética simples dos exames realizados * De acordo com o Despacho normativo n.º 1-D/2016

23 Questão 14 Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos? 3ª Temos então a CFCPE = Média do Secundário que iremos utilizar no cálculo da nota de candidatura que iremos utilizar juntamente com a do exame nacional que irá ser usada como prova de ingresso. Nota de candidatura Média do Secundário. 0,5 Provas de Ingresso.0,5 Atenção! A média do secundário pode variar entre 0,5 e 0,65, sendo alterado o peso das provas de ingresso em função desse valor 0,5 / 0,5 ou 0,65 / 0,35 Para obter a informação relativa a cada curso / instituição deve ser consultada a página do Acesso ao Ensino Superior ( no Índice de Cursos

24 Questão 14 Como posso saber as notas necessárias para entrar num determinado curso do Ensino Superior? No site consultar Estudantes / Acesso ao Ensino Superior / Índice de Cursos. Curso a Curso surgem as notas dos últimos anos. A nota que surge é a nota de candidatura do aluno que preencheu a última vaga disponível nesse curso. As notas de candidatura do último aluno colocado variam de ano para ano, no entanto os valores apresentados permitem ter uma ideia da nota de candidatura necessária. Os resultados no Ensino Secundário são de 0 a 20 valores!

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 29.01.2015

Leia mais

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 Percursos possíveis para o ensino secundário O Cursos científico-humanísticos Vocacionados para o prosseguimento

Leia mais

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 28.10.2016 9º ano

Leia mais

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher?

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? O Ensino Secundário concretiza-se num ciclo de três anos de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º anos), tal como é definido na Lei de Bases do Sistema

Leia mais

A leitura deste documento informativo não dispensa a consulta do site da Direcção Geral do Ensino Superior.

A leitura deste documento informativo não dispensa a consulta do site da Direcção Geral do Ensino Superior. EXAMES NACIONAIS / ACESSO ENSINO SUPERIOR A leitura deste documento informativo não dispensa a consulta do site da Direcção Geral do Ensino Superior. www.dges.mctes.pt 1.QUEM SE PODE INSCREVER NOS EXAMES

Leia mais

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017 SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017 Tomada de decisão Estabelecer objetivos Recolher informação Avaliar alternativas Escolher uma alternativa Avaliar a escolha Formação escolar e profissional

Leia mais

oferta formativa após o 9º ano

oferta formativa após o 9º ano oferta formativa após o 9º ano alternativas possíveis Escola Secundária de Carregal do Sal cursos científicohumanísticos profissionais cursos científicohumanísticos Curso de Ciências e Tecnologias Curso

Leia mais

Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior

Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior Atualizado em 19.09.2016 Exames Nacionais do Ensino Secundário e Candidatura ao Ensino Superior Datas mais importantes a ter em conta*. Ao longo do

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2016-17 OFERTA FORMATIVA (ensino diurno) Ensino Secundário: Parte I - Cursos Científico-Humanísticos *Ciências e Tecnologias; *Ciências Socioeconómicas; *Línguas e Humanidades; *Artes

Leia mais

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário 2016 Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 7104-A/2015 [CALENDÁRIO DE EXAMES]

Leia mais

13. EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEM OS ALUNOS REQUERER A REAPRECIAÇÃO DA PROVA?

13. EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEM OS ALUNOS REQUERER A REAPRECIAÇÃO DA PROVA? 13. EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEM OS ALUNOS REQUERER A REAPRECIAÇÃO DA PROVA? Em caso de discordância da classificação atribuída a uma prova de exame, o aluno, quando maior, ou o seu encarregado de educação

Leia mais

COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO?

COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO? COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO? Para concluir um curso do ensino secundário os alunos têm de obter aprovação em todas as disciplinas do plano de estudo do respetivo curso. A aprovação dos alunos

Leia mais

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam o prosseguimento de superior. estudos para o ensino 3 anos letivos, correspondentes

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018 Cursos do Ensino Secundário Rede escolar 2017/2018 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS > Ciências e Tecnologias > Ciências Socioeconómicas > Línguas e Humanidades > Artes Visuais CURSOS PROFISSIONAIS > Técnico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais EFA Educação e Formação de Adultos (Ensino Noturno) Oferta Formativa 2017/18 Entrada da escola Exterior Bloco C Claustro

Leia mais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais É necessário alterar comportamentos e modos de pensar!!!!! No 10º ano é indispensável ter um Método de Estudo e Hábitos de Trabalho Diários. Para concluir o Ensino

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO, TROFA Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano Ano letivo 2014/2015 OFERTAS EDUCATIVAS APÓS O 9º ANO Cursos

Leia mais

Ensino Superior EXAMES março de 2015 GAPEX

Ensino Superior EXAMES março de 2015 GAPEX Ensino Superior EXAMES 2015 março de 2015 GAPEX Despacho normativo nº 6-A/2015 de 5 de março REGULAMENTO DOS EXAMES INSCRIÇÕES EXAMES Os prazos de inscrição para admissão à 1.ª fase dos exames finais nacionais

Leia mais

Informação sobre o processo de Inscrição para a realização de Provas e Exames Ensino Secundário Extraída da Norma 01/JNE/2018

Informação sobre o processo de Inscrição para a realização de Provas e Exames Ensino Secundário Extraída da Norma 01/JNE/2018 Informação sobre o processo de Inscrição para a realização de Provas e Exames Ensino Secundário Extraída da Norma 01/JNE/2018 Estas informações são indispensáveis para esclarecer os alunos relativamente

Leia mais

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional Orientação Vocacional Sessão de Esclarecimento e Entrega de Relatório de Orientação Vocacional Diretora de Turma: Prof.ª Júlia / Prof.ª Isabel Psicóloga: Catarina Coelho. PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 1- O QUE

Leia mais

CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS

CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 11 OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objetivos proporcionar

Leia mais

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são? Cursos Profissionais - Nível 4 - Técnico de Múltimédia - Técnico de Comunicação O que são? Um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo. pr Tendo em

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS ATLÂNTICO I ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL EDITAL. CANDIDATURAS AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP) DA

ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS ATLÂNTICO I ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL EDITAL. CANDIDATURAS AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP) DA ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS ATLÂNTICO I ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL EDITAL CANDIDATURAS AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP) DA ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS ATLÂNTICO (ESNA) Ano letivo 019-0

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 5458-A/2017 [CALENDÁRIO DE EXAMES] DESPACHO NORMATIVO N.º4-A/2018 [REGULAMENTO

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Secundário

Oferta Formativa Ensino Secundário Oferta Formativa 2012017 Ensino Secundário Que caminho seguir Cursos gerais Cursos profissionais INTERESSES APTIDÕES EMPREGABILIDDAE O teu futuro profissional começa agora Faz uma escolha ponderada e consciente

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS PROFISSIONAIS / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE

Leia mais

Cursos Científico Humanísticos

Cursos Científico Humanísticos Cursos Científico Humanísticos Para os jovens que pretendem prosseguir estudos no ensino superior, será possível escolher de entre quatro cursos Científico Humanísticos, os quais se encontram estruturados

Leia mais

Preâmbulo. Legislação de referência: Portaria n.º 74-A/2013, de 15 de fevereiro.

Preâmbulo. Legislação de referência: Portaria n.º 74-A/2013, de 15 de fevereiro. Preâmbulo Regulamento dos Cursos Profissionais Escola Básica e Secundária de Machico O presente regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais ministrados na

Leia mais

9º Ano Concluído. E agora?

9º Ano Concluído. E agora? 9º Ano Concluído E agora? Ensino Secundário Cursos científicos humanísticos Cursos profissionais Cursos científicos humanísticos Prosseguimentos estudos para o ensino superior Cursos Profissionais Vida

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAGERALDE EXAMES2013 FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2013 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral do Ensino Superior e Direção-Geral

Leia mais

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um Oferta formativa O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional

Orientação Escolar e Profissional Orientação Escolar e Profissional O QUE É QUE O MEU FILHO QUER SER? Projeto de vida = Projeto profissional Que profissão pretende vir a ter? Tem condições para fazer o percurso escolar que o leve a essa

Leia mais

NA SOARES DOS REIS APRENDES A FAZER

NA SOARES DOS REIS APRENDES A FAZER NA SOARES DOS REIS APRENDES A FAZER Rua Major David Magno, 139 4000-191 Porto Tlf +351 225 371 010 apresentasoares@essr.net facebook.com/escolaartisticadesoaresdosreis CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento1 estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) ministrados pelas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Saúde

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 9/2006

DELIBERAÇÃO N.º 9/2006 DELIBERAÇÃO N.º 9/2006 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Exames Nacionais Exames de equivalência à frequência 2017 11º ano/12º ano Quem se deve inscrever? Internos Alunos inscritos nos

Leia mais

DESPACHO NORMATIVO. Gabinete do Secretário de Estado da Educação

DESPACHO NORMATIVO. Gabinete do Secretário de Estado da Educação DESPACHO NORMATIVO O Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de

Leia mais

Sistema Educativo de Portugal

Sistema Educativo de Portugal Departamento de Ciências da Educação Curso de 1.º Ciclo em Ciências da Educação Unidade Curricular: Educação Comparada Ano lectivo - 2009/2010 2.ºAno 1.º Semestre Sistema Educativo de Portugal Investigação

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra.

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar e Profissional Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Joana Teles Quais são as tuas opções de progressão de estudos após o 9.ºano?

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE. Preâmbulo

NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE. Preâmbulo NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE Preâmbulo De acordo com o Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, que fixa o regime jurídico dos

Leia mais

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? 1 - CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos Duração de 3 anos 10º, 11º e 12ºanos Sujeitos a 4 eames nacionais:

Leia mais

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Ano Letivo 2015/2016 EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO INFORMAÇÃO AOS ALUNOS 1. Condições

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior CET Cursos de Especialização

Leia mais

Guia de Oferta Formativa 2017/18

Guia de Oferta Formativa 2017/18 Guia de Oferta Formativa 2017/18 GLOSSÁRIO Formação CEF Para quem tem entre 15 e 25 anos, e está numa situação de risco de abandono/absentismo escolar, pretendendo recuperar défices de qualificação escolar

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro, 76/2004, de

Leia mais

Oferta Formativa 2013-2014

Oferta Formativa 2013-2014 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes Oferta Formativa 2013-201 201 SPO: Salvadora Viegas 12 de junho de 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Oferta Formativa 2013-201 Parte I -Cursos Profissionais

Leia mais

2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO, ANO LETIVO 2017/2018 Fator A (pa 0,20) Natureza

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS

CURSOS PROFISSIONAIS CURSOS PROFISSIONAIS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 7 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver

Leia mais

2014/2015. Campus Universitário de Viseu ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE JEAN PIAGET DE VISEU REGULAMENTO

2014/2015. Campus Universitário de Viseu ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE JEAN PIAGET DE VISEU REGULAMENTO 2014/2015 Campus Universitário de Viseu REGULAMENTO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA (CET) TÉCNICAS DE GERONTOLOGIA REGULAMENTO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA (CET) EM TÉCNICAS DE GERONTOLOGIA

Leia mais

Conteúdo ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015

Conteúdo ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015 ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015 Conteúdo LICENCIATURA EM TREINO DESPORTIVO (Regime Diurno - Cód. 9808 / Regime Pós-Laboral Cód. 8416)... 1 LICENCIATURA

Leia mais

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Gabinete de Psicologia Externato de Penafirme Carla Duarte Ensino Básico Do 1º ao 9º ano Ensino Secundário anos lectivos: 10º, 11º 1º ano Licenciatura anos Ensino Superior Mestrado

Leia mais

ANO LETIVO 2015 / 2016 I NÚMERO DE VAGAS

ANO LETIVO 2015 / 2016 I NÚMERO DE VAGAS Código IMP.EM.EI.8_ ANO LETIVO 25 / 26 I NÚMERO DE VAGAS. O número total de vagas para o º ano de cada curso, é: VAGAS Medicina Dentária (MD) 2 Ciências Farmacêuticas (CF) 2 Engenharia Biomédica (EB) 8

Leia mais

Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira

Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira Regulamento Interno do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Conselho Pedagógico: 16 de junho 2016 Conselho Geral: 11 de julho

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 7/2006

DELIBERAÇÃO N.º 7/2006 DELIBERAÇÃO N.º 7/2006 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

Cursos Profissionais

Cursos Profissionais Cursos Profissionais Regulamento Específico 2017/21 Preâmbulo Todos os assuntos comuns aos cursos regulares estão definidos no Regulamento Interno da escola (RI). Os casos omissos serão considerados individualmente

Leia mais

Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência

Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência Capítulo I 1º - Enquadramento -De acordo com o disposto na alínea h) do ponto 1 do artigo 7º, conjugado

Leia mais

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa.

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Artigo 1º Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento tem como objetivo dar cumprimento ao artigo 14º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 março e aplica-se exclusivamente aos estudantes internacionais

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa Cidadania e Desenvolvimento g) Ciências e Tecnologias Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos (DL 55/2018 de 6 de julho, Portaria 226-A/2018 de 7 de agosto) Componente de formação GERAL Disciplinas

Leia mais

Cursos Científico-Humanísticos

Cursos Científico-Humanísticos Cursos Científico-Humanísticos Correspondem a diferentes domínios do conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior. Conferem um diploma de Ensino

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2018/2019

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2018/2019 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2018/2019 Tomada de decisão Estabelecer objetivos Recolher informação Avaliar alternativas Escolher uma alternativa Avaliar a escolha

Leia mais

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior.

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Considerando que: O Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, (alterado

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019 Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019 Prazo de Inscrição de 28 de fevereiro a 18 de março de 2019 Horário para inscrição nos exames nacionais nos Serviços Administrativos

Leia mais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais As Escolhas no Ensino Secundário: Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Artísticos Especializados Cursos Científico Humanísticos Cursos

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO Regulamento dos Cursos Vocacionais

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI. Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia

AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI. Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia 1. Numerus clausus: 2ª Fase: 1º ano curricular:

Leia mais

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Escola Superior de Educação Almeida Garrett NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Preâmbulo De acordo com o Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF)

Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF) Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF) O que é um CET? É um curso de Especialização Tecnológica que permite atingir o nível V de qualificação da União Europeia de acordo com a Portaria n.º 782/2009

Leia mais

9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França - Psicóloga

9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França - Psicóloga 9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França Psicóloga Cursos do Ensino Secundário C. Profissionais C. ArtísticoEspecializados C. CientíficoHumanísticos Joana Pais Rodrigues França Psicóloga Junho 017 Cursos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO EDITAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO EDITAL EDITAL Concurso para candidatura ao Regime de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência no Ensino Superior 2015/2016 (Portaria nº401/2007, de 5 de abril, alterado pela Portaria n.º232-a/2013, de 22de

Leia mais

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário?

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário? Oferta Educativa no Ensino Secundário Que opções tenho para o secundário? Ela bora do por Lisboa fev 2014 Índice 1 Que tipo de cursos existem?... 3 A. Cursos Científico-humanísticos... 3 Curso de Ciências

Leia mais

Regulamento de Quadros de Excelência e de Valor; Prémios de Mérito; Dia do Diploma Ensino Secundário

Regulamento de Quadros de Excelência e de Valor; Prémios de Mérito; Dia do Diploma Ensino Secundário Regulamento de Quadros de Excelência e de Valor; Prémios de Mérito; Dia do Diploma Ensino Secundário Com o presente regulamento pretende-se dar cumprimento aos normativos aplicáveis sobre quadros de valor

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social 1. Numerus clausus: 1ª Fase:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior,

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 O Que é a Orientação Vocacional? Papel dos pais no processo de orientação https://youtu.be/rvcum2jkkuw Conversar

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Quando são publicados os resultados da avaliação interna? As pautas de avaliação interna (de frequência) são publicadas dia 8 de junho. Quem se deve inscrever para a realização de exames finais nacionais?

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2018 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver competências pessoais e profissionais específicas para o exercício de uma profissão a partir de uma preparação

Leia mais

EDITAL. CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL. CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 22 Data: 2015/05/12 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: - Regulamento das Provas Especialmente Adequadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência

Leia mais

DESPACHO CONJUNTO Nº 3 /2019

DESPACHO CONJUNTO Nº 3 /2019 DESPACHO CONJUNTO Nº 3 /2019 Assunto: Calendário de realização das de avaliação de capacidade do 4275 - ISCAD (Instituto Superior de Ciências da Administração) para os CTeSP (Cursos Técnicos Superior Profissionais)

Leia mais

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 Despacho do IPV n.º8340/2016, de 27 de junho e a Portaria n.º 181-D/2015, de

Leia mais

GARANTIA JOVEM PORTUGAL

GARANTIA JOVEM PORTUGAL GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL CONTENIDO GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL... 3 EDUCAÇÃO... 4 ESTÁGIOS... 9 CONCLUSÃO... 12 GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL A União Europeia ao deparar-se com uma elevada taxa de desemprego

Leia mais

Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO. Elaborado por: Aprovado por: Versão

Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO. Elaborado por: Aprovado por: Versão REGULAMENTO Cursos de Pós-Graduação Elaborado por: Aprovado por: Versão Gabinete Apoio Reitoria Reitor 2.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL A CICLOS DE ESTUDOS DE LICENCIATURA

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL A CICLOS DE ESTUDOS DE LICENCIATURA INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE DE LISBOA CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL A CICLOS DE ESTUDOS DE LICENCIATURA As condições de acesso e ingresso do Estudante

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ESPECIALIZAÇÃO EM PROBLEMAS DO DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Oferta Educativa Ano Letivo 2015/2016 Cursos Vocacionais Básico Cursos Cientifico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Secundário

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO 170586 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS 2016-2019 Índice 1. CURSOS PROFISSIONAIS MATRIZES CURRICULARES... 5 1.1. Matriz Curricular dos Cursos Profissionais

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Educação PARTE C. Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 Número 32

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Educação PARTE C. Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 Número 32 II SÉRIE Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 Número 32 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Educação Gabinete do Secretário de Estado da Educação: Despacho Normativo n.º 4-A/2018: Aprova o Regulamento das Provas

Leia mais

Ensino Superior EXAMES março de 2014 GAPEX

Ensino Superior EXAMES março de 2014 GAPEX Ensino Superior EXAMES 2014 março de 2014 GAPEX Despacho nº 3597-A/2014 de 6 de março Art. 14 Os exames finais nacionais e as provas de equivalência è frequência têm lugar em duas fases a ocorrerem em

Leia mais

9º ano concluído. E agora?

9º ano concluído. E agora? Cursos Científico- Humanísticos 9º ano concluído. E agora? Cursos Profissionais Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Artes Visuais Prosseguimento de estudos no ensino superior

Leia mais

ANO LECTIVO 2013/2014

ANO LECTIVO 2013/2014 DIVISÃO DE GESTÃO ACADÉMICA/ SERVIÇO DE FORMAÇÃO GRADUADA ANO LECTIVO 2013/2014 REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO Estes regimes são regulados pela Portaria n.º 401/2007, de 5 de Abril.

Leia mais