História da acupunctura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da acupunctura"

Transcrição

1

2 Acupunctura A palavra acupunctura originária do latim, sendo que acum significa agulha e punctum significa picada ou punção. A acupunctura refere-se portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Acupunctura é um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial de Saúde.

3 História da acupunctura A acupunctura é a parte da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta ao ano 3000 a.c. e provém do conhecimento dos sábios da antiga china. A obra mais antiga Nei Jing foi escrita entre 435 a.c. e 220 d.c., coligindo todos os conhecimentos médicos transmitidos oralmente até essa data. Esta terapia foi introduzida na Europa no século XVI pelos missionários jesuítas ao qual chamaram acupunctura. Em 1972, quando Richard Nixon (expresidente norte-americano) visitou a China, foram feitas várias reportagens e tratamentos com acupunctura, mostrando resultados surpreendentes. Foi depois desta data que a nova politica chinesa, permitiu receber estudantes de todo o mundo nas suas faculdades de Medicina Tradicional Chinesa.

4 Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) M.T.C. também conhecida como medicina chinesa (em chinês Zhongyi xué), é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas de M.T.C. em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental. A M.T.C. fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre os seus princípios o estudo da:

5 Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) Relação Yin/Yang são aspectos opostos da mesma energia (Qi). No corpo humano existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, emocional, comportamental entre outros.

6 Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) Teoria dos 5 elementos : Fogo gera a Terra Terra gera Metal Metal gera Água Água gera Madeira Madeira gera Fogo

7 Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) Energia/Meridianos a energia percorre os meridianos e a sua falta ou excesso podem ser reequilibrados através da manipulação de determinados pontos dos meridianos.

8 Na M.T.C. cada órgão do corpo humano é associado a um elemento: MADEIRA FOGO TERRA METAL ÁGUA Primavera Verão Fim de Verão Outono Inverno Vento Calor Humidade Secura Frio Ácido Amargo Doce Picante Salgado Fígado Coração Baço Pulmão Rins Cólera Alegria Preocupação Tristeza Medo Esta classificação é seguida ao diagnosticar e ajustar o equilíbrio do corpo. Para entender isso melhor há que tomar em conta que, na M.T.C. os órgãos não são simplesmente órgãos anatómicos como entendemos na medicina ocidental, mas se referem de facto a fases, sistemas e energias no corpo.

9 Técnicas terapêuticas da M.T.C. Acupunctura Fitoterapia chinesa Moxibustão

10 Técnicas terapêuticas da M.T.C. Dietética chinesa Ventosa terapia Tuiná

11 Técnicas terapêuticas da M.T.C. Qi gong, Tai Chi Chuan, artes marciais chinesas que podem contribuir para o reequilíbrio do organismo.

12 Como funciona a acupunctura? Um acupunctor com formação em M.T.C., utilizará um diagnóstico específico, (interrogatório, análise do tom de voz, exame de língua, palpação dos pulsos chineses, etc.) para seguir um conjunto de regras que visa a selecção perfeita dos pontos de acupunctura. Através do uso de finíssimas agulhas nesses pontos seleccionados, consegue-se restabelecer o fluxo energético que circula nos meridianos e promover uma harmonia energética, o que equivale a saúde.

13 Quantos pontos temos e como se localizam? Dos 670 pontos de acupunctura mais utilizados, 361 situam-se nos 14 meridianos principais. Para localizá-los utilizam-se mapas anatómicos de acupunctura.

14 Uma sessão de acupunctura é dolorosa? Não, pois as agulhas são muito finas (quanto os nossos cabelos) e existe uma técnica para inseri-las. Nos pontos mais sensíveis é possível apenas sentir uma leve picada como um pequeno choque.

15 Pode-se fazer acupunctura sem agulhas? A palavra acupunctura como o nome indica designa picada ou punção com agulha, ou seja a acupunctura é feita com agulhas, no entanto o acupunctor pode achar conveniente utilizar outros processos para estimular os pontos como sejam o raio-laser, moxabustão ou simplesmente pressão com os dedos, no entanto a agulha é o meio mais preciso e eficaz de estimular os pontos.

16 Quantas agulhas são utilizadas em cada tratamento? Vai depender da patologia a tratar, por norma utiliza-se cerca de 20 agulhas por tratamento, muitas agulhas não melhoram a eficácia do tratamento, mas sim a boa selecção dos pontos de acordo com um bom diagnóstico.

17 As agulhas são descartáveis? Sim, as agulhas utilizadas são novas e descartáveis, evitando assim qualquer possibilidade de contágio ou de proliferação de doenças.

18 Terei de deixar de tomar os medicamentos quando iniciar o tratamento de acupunctura? A acupunctura é compatível com a medicina convencional, pois se o seu médico lhe receitou os medicamentos é porque precisa deles e deverá continuar a tomá-los até que este verifique que a sua saúde não depende desses medicamentos.

19 Quanto tempo demora um tratamento de acupunctura? Em média, o tratamento demora entre 20 a 25 minutos, apesar das agulhas permanecerem no corpo cerca de 20 minutos, os tratamentos mais demorados são os que tratam a celulite e gorduras localizadas, cerca de 45 minutos.

20 Em que doenças a acupunctura resulta? No ocidente, os resultados científicos começaram por volta de 1930, porém só em 1979 a Organização Mundial de Saúde (fundada em 1948 com sede em Genebra, especializada nos problemas da saúde pública e que faz parte das Nações Unidas) reconheceu a acupunctura como uma técnica terapêutica eficaz em várias doenças. Desde ai se tem desenvolvido estudos exaustivos, em hospitais e faculdades no Ocidente que confirmam óptimos resultados em mais de 100 doenças. Na china a acupunctura é utilizada para tratar mais de 300 doenças, com excelentes resultados. Lista de algumas doenças que a acupunctura pode tratar: Amigdalite, Ansiedade, Algias, Apoplexia, Artrite, Asma, Bronquite, Cefaleia, Ciática, Colite, Conjuntivite, Depressão, Diarreia, Distensões muscular, Edemas, Enurese nocturna, Enxaqueca, Gastralgia, Gripe, Hemorróidas, Icterícia, Incontinência urinária, Insónia, Lombalgias, Medo, Miopia, Náuseas, Nevralgia do trigémeo, Obesidade, Obstipação, Paralisias, Problemas menstruais, Psoriase, Rinite, Sinusite, Soluços, Surdez, Tendinites, Tosse, Urticária, Vertigens, Vómitos, Zumbidos, entre muitas outras.

21 . Na China, desde 1958 que a acupunctura é exercida oficialmente em mais de 95% dos hospitais. Na França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Áustria, Alemanha E.U.A., Argentina, Brasil, Cuba existem várias clínicas e hospitais em que se pratica a acupunctura tendo este número vindo a crescer todos os anos.

AULA SOBRE ACUPUNTURA INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO

AULA SOBRE ACUPUNTURA INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO AULA SOBRE ACUPUNTURA INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original. (Albert Einstein) A acupuntura ou acupunctura (do latim acus -

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar por João Pereira 25/11/2017 João Pereira exerce atividade clínica na área da saúde e bem-estar com recurso à medicina

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

Em Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), a gripe deve-se a uma infiltração de uma energia (frio ou calor associados ao vento), que através da pele

Em Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), a gripe deve-se a uma infiltração de uma energia (frio ou calor associados ao vento), que através da pele A GRIPE EM M.T.C. Em Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), a gripe deve-se a uma infiltração de uma energia (frio ou calor associados ao vento), que através da pele ou do sistema rino-faríngico, atravessa

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NOTA INTRODUTÓRIA O DO-IN é uma excelente medicina caseira O seu segredo está na facilidade da sua aprendizagem Utilizado diariamente equilibrarmos o bio circuito energético REFERÊNCIAS HISTÓRICAS REFERÊNCIAS

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

Clinica de Acupuntura Osasco

Clinica de Acupuntura Osasco Clinica de Acupuntura Osasco A Clínica de Acupuntura Osasco atua a mais de 8 anos na Região de Osasco, com ênfase em dores em geral, emagrecimento, problemas emocionais entre outros. Dr. Alexander Tadashi

Leia mais

1. Trata dores de cabeça

1. Trata dores de cabeça Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como

Leia mais

Media Kit. Advance Clinics 2016

Media Kit. Advance Clinics 2016 Media Kit Advance Clinics 2016 Índice Apresentação 2 Especializações 3 Programas 4 Onde Estamos 12 Contactos Media 14 Apresentação A paixão pelo ser humano e a medicina foram impulsionadores da criação

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia Etiopatogenia e Fisiopatologia Professor: José Rikio Dias suzuki Conceito Estudo das causas das doenças e dos mecanismos através dos quais os fatores patogênicos provocam as patologias. Na MTC, São causas

Leia mais

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

O PODER DO FENG SHUI

O PODER DO FENG SHUI O PODER DO FENG SHUI com Suzana Mendes As Cinco Transformações As cinco transformações ou cinco mutações são uma representação do ciclo da vida. As mesmas referem-se aos cinco elementos ou tipos energéticos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12.

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12. DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou 1 + 30x R$440,00 ou

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES 1 - O modelo patológico de Fogo aumentado A função fogo, aumentado, estimula a madeira e a terra e inibe o metal e a água. Os sintomas de hiperfunção termogénica

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS ACUPUNTURA PARA ANIMAIS Ft. Regina Stabile Bacchi RSB MTC PARA ANIMAIS 75% dos casos em MTC veterinária são de origem músculo esqueléticas. Ex: Espondilopatias degenerativas; Artrites; Artroses; Traumas

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA INÍCIO: 12 e 13 DE MARÇO DE 2016 DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = Os 5 ELEMENTOS =

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT

Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT Dulcamara Europa, Ásia, África Origem e Ponto de partida Lugares sombrios, frescos, úmidos Preparação - maceração utilizando-se a planta toda Princípio ativo: Solanina (alcalóide

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 15-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Curso de Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa, modalidade presencial, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

Medicina e Alimentação

Medicina e Alimentação Medicina e Alimentação Tradição e Ciência Ulisses E C Confalonieri CPqRR FIOCRUZ OBJETIVOS Panorama das Medicinas Tradicional e Atual (visão pessoal) Aplicação de alguns conceitos na alimentação Dupla

Leia mais

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO INSTITUTO Long Tao CELULITE (FIBRO-EDEMA GELÓIDE) NA VISÃO DA MTC, EXISTEM 2 CAUSAS : CELULITE POR ESTAGNAÇÃO DO Qì DO FÍGADO; CELULITE POR DEFICIÊNCIA DE Yáng DO BAÇO/RIM.

Leia mais

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS Certificado pela maior referência em Portugal - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa > 72 horas lectivas DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS DATAS Módulo A: Introdução

Leia mais

Acupunctura no Idoso. Maria Bernardete Reis Leite 1

Acupunctura no Idoso. Maria Bernardete Reis Leite 1 Acupunctura no Idoso. Maria Bernardete Reis Leite 1 Ser simples é difícil. A tentação universal para complicar as coisas, aliás, tem-se revelado desastrosa ao longo dos séculos e muito daquilo que poderia

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

A C U P U N C T U R A. e M O X A B U S T Ã O LOMBALGIA N A M E D I C I N A T R A D I C I O N A L C H I N E S A. Ana Varela - ESMTC

A C U P U N C T U R A. e M O X A B U S T Ã O LOMBALGIA N A M E D I C I N A T R A D I C I O N A L C H I N E S A. Ana Varela - ESMTC N A M E D I C I N A T R A D I C I O N A L C H I N E S A LOMBALGIA Ana Varela - ESMTC A C U P U N C T U R A e M O X A B U S T Ã O DE QUE VAMOS FALAR? 1. Dor Lombar definição no âmbito da MTC 2. Diagnóstico

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2012 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2012 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Classificação dos fatores patogênicos externos e internos Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Equilíbrio do organismo é mantido por força curativa natural : fatores antipatogêncios

Leia mais

Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas. Prof. Daniel Alan Costa

Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas. Prof. Daniel Alan Costa Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas Prof. Daniel Alan Costa Prof. Daniel Alan Costa Fisioterapeuta pela Unip Universidade Paulista Coordenador do Curso de Pós Graduação em Naturopatia

Leia mais

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS Certificado pela maior referência em Portugal - Escola Medicina Tradicional Chinesa (Lisboa) Pioneiros. Tratamento dor. Recuperação neuromuscular. Electropunctura DATAS,

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS Certificado pela maior referência em Portugal - Escola Medicina Tradicional Chinesa (Lisboa) Pioneiros. Tratamento dor. Recuperação neuromuscular. Electropunctura DATAS,

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA

ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM ACUPUNTURA ANA PAULA FOSSATTI ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA FLORIANÓPOLIS 2017 ANA PAULA

Leia mais

Acupuntura: Tradição e. Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde

Acupuntura: Tradição e. Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde Acupuntura: Tradição e Ciência Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde Aspectos Legais da Especialidade de Acupuntura Portarias

Leia mais

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Síndromes energéticas São caracterizadas por uma série de

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

Caminho de transformação e uma opção de vida.

Caminho de transformação e uma opção de vida. Caminho de transformação e uma opção de vida. Baseada em: Princípios filosóficos; Observação de fenômenos da natureza; Influência das Energias no ser humano; Dualidade energética. O objetivo das práticas

Leia mais

Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso

Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso Pentagrama Aplicação prática no diagnóstico e tratamento A Doença O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o perverso (nocivo) Força do correto:

Leia mais

H stóri r a M C Prof o. f Al A exand n e d r Ra R spa C r u so o d e d A c A up u u p n u t n u t r u a e Me M di d cina n C h C i h ne n sa

H stóri r a M C Prof o. f Al A exand n e d r Ra R spa C r u so o d e d A c A up u u p n u t n u t r u a e Me M di d cina n C h C i h ne n sa História da MTC Curso de Acupuntura e Medicina Chinesa ABRACIF Civilização de Atlântida 1 I CHING (Clássico das mutações) TAO TE KING HUA TUO (110 207 dc) SUN SI MIAO (590-682) NEI CHING (Imperador amarelo

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA Jorge Marcos Pereira Silveira Dori Edson Bovi Bianor Paulo Giordani Andrea Matielo Mari Bovi Maria Cecilia Vacaro Brasil FACILITADORES: CARGA HORÁRIA

Leia mais

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos Acupuntura Acupuntura: Tradição e Ciência - Quando falamos em Acupuntura, temos que ter em mente que é apenas uma das técnicas

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA Acupuntura Para Fisioterapeutas foi desenhado especificamente para Fisioterapeutas, de forma a complementarem a sua prática clínica tendo uma visão mais

Leia mais

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Fundamentos das Leis do Yin e Yang Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Yin e yang Conceitos originados em 700 a.c Referenciados nos Livros das Mutações Desenvolvida posteriormente

Leia mais

CD-9. Conteúdo APARELHO TERAPÊUTICO

CD-9. Conteúdo APARELHO TERAPÊUTICO Obrigado por adquir nosso produto Haihua CD-9 Aparelho Terapêutico de Aplicação Rápida. Para utilizar todos benefícios deste aparelho recomenda-se a leitura atenta de todo o manual. APARELHO TERAPÊUTICO

Leia mais

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização Ventosaterapia Cupping Guia do utilizador O que é? Dicas de Utilização Os primeiros registos da técnica de ventosaterapia datam de 3000 a.c. e na Medicina Tradicional Chinesa, as primeiras referências

Leia mais

Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura

Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura 3/05/04 por Nöthlich A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a

Leia mais

O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII

O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII ( puncionar ) Acus (agulha) punctum Acupunctura é um método terapêutico, que promove a saúde de forma natural e melhora

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009.

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. Ementa: Define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (MAR 2017) - PORTO A Acupuntura é uma disciplina da Medicina Chinesa reconhecida pela OMS como uma Terapia Complementar válida, que defende que qualquer disfunção ou dor

Leia mais

Consultório Dra. Michelle Exner

Consultório Dra. Michelle Exner Afecções físicas Alivio da dor e desaparecimento dos Distensão muscular sintomas em 82% dos Dor cervical Eficácia em 67% dos Cura obtida em 80% dos após 1 Pescoço rígido sessão Espondilose cervical Melhora

Leia mais

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa Formador: 1 2 - - Por conseguinte, as costas assistem ao yáng, e o coração é o yáng dentro do yáng. As costas assistem ao yáng, e os pulmões são o yin dentro do yáng.

Leia mais

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸 Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura Zhen Jiu Fá 1 LING SHU, Cap. 73 o que não pode ser tratado com agulha deve ser feito com moxas YI XUE RU MEN devem-se

Leia mais

BASES DE TERAPIAS COMPLEMENTARES

BASES DE TERAPIAS COMPLEMENTARES BASES DE TERAPIAS COMPLEMENTARES Prof a Renata Roseghini Profa Sueli M. F. Marques Cronograma de atividades 05/08 TEÓRICA R: Apresentação do plano da disciplina. Acupuntura e a Biomedicina. Histórico da

Leia mais

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções 情 QÍNG. Composto por: 心 XĪN, o coração 丹 DĀN Cinabre (Vermelho) 生 SHÉNG Vida, nascer, dar a vida DĀN + SHÉNG = Verde A força da seiva/essência que torna as plantas verdes, vitalidade das plantas. Interpretação

Leia mais

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente Psicologia na Acupuntura O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente 1) O Olhar 2) O Tocar 3) As Dores 4) O Diagnóstico 5) O Respeito 6) A Psicologia 7) O Cobrar Olhar o paciente

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO COM SUPORTE DA SEXUALIDADE EM HOMENS COM LESÃO MEDULAR ADQUIRIDA.

ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO COM SUPORTE DA SEXUALIDADE EM HOMENS COM LESÃO MEDULAR ADQUIRIDA. ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO COM SUPORTE DA SEXUALIDADE EM HOMENS COM LESÃO MEDULAR ADQUIRIDA. Claudia Manuela Siqueira de Oliveira Soraia Dornelles Schoeller Maria Manuela Martins. INTRODUÇÃO A lesão medular

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

TAKÊ ODORÍ A ARTE DA MASSAGEM COM OS

TAKÊ ODORÍ A ARTE DA MASSAGEM COM OS TAKÊ ODORÍ A ARTE DA MASSAGEM COM OS BAMBUS QUE DANÇAM A massagem com o TAKÊ ODORÍ é uma novidade no Ocidente. Milenar nas culturas orientais, para nós um estilo novo e inovador de massagem terapêutica

Leia mais

O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa

O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa Na visão da Medicina Tradicional Chinesa o, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas

Leia mais

Introdução ao ZANG- FU

Introdução ao ZANG- FU Introdução ao ZANG- FU M.V. Celina Emiko Okamoto Acupunturista Veterinária celinaokamoto@hotmail.com e Prof. Ms. Daniel Mendes Netto Julho - 2009 CINCO MOVIMENTOS Madeira (F/ VB) Água (R/ B) Fogo (C/ ID/

Leia mais

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 1 TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 700 a.c. LIVRO DAS MUTAÇÕES o É A MAIS ANTIGA REFERÊNCIA SOBRE ESTA TEORIA o ORIGINOU DA OBSERVAÇÃO DOS CAMPONESES SOBRE A ALTERNÂNCIA

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde Guia de Aplicações de Cromoterapia Para recuperar a Saúde Por ser um Guia Prático, seu uso será facilitado com o visual da cor a ser aplicado. Consideremos que sempre, em todos os tratamentos devemos estimular

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2 2010 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2010 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UA: REFLEXO, GEO, MTC PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Prof.ª Daniella Koch de Carvalho AURICULOTERAPIA

Leia mais

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PROFESSOR MARCOS LISBOA NEVES 2014 A MTC tem o inicio da sua história datada em períodos anteriores a 4.000 a.c. A base de seus conceitos está descrita no Livro

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista)

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) VASOS LO Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) Total de 16 vasos: - Um para cada meridiano principal; - Um para o Vaso Governador (Du Mai); - Um para o Vaso Concepção(Ren Mai); - Grande Lo do Baço

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos chamavam: Via Luminosa 2 Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

DOENÇAS TRATÁVEIS DA ACUPUNTURA

DOENÇAS TRATÁVEIS DA ACUPUNTURA DOENÇAS TRATÁVEIS DA ACUPUNTURA REGIÃO CERVICAL, OMBROS E MEMBROS SUPERIORES Dor muscular dor decorrente de traumatismo esportivo, por erro de postura e/ou tensão emocional. Exemplo: dor no trapézio e

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br 1Dr. Fabricio Escudine PULSOLOGIA CHINESA Segundo Soulié de Morant, acupuntura sem pulsologia significa fórmulas aplicadas ao azar. O acupunturista que não se utiliza da pulsologia negligencia sinais de

Leia mais

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim.

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim. XUE XUE na MTC O Xue é um líquido vermelho nutriente e vital que circula dentro vasos; As substâncias fundamentais necessárias para a formação do Xue vem da essência dos alimentos produzida pelo Baço e

Leia mais

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 PROVA OBJETIVA ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA/MTC

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C Curso livre de Qualificação Profissional em Medicina Chinesa FUNDAMENTOS TRADICIONAIS DA MTC PARTE 1 ABRACIF (Associação Brasileira Científica de Fisioterapia) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MTC esvazie sua

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N.

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. 353 23/08/2000 Edson João Garcia Fevereiro/2015 MTC MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Leia mais

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso Acupuntura Abdominal Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com HISTÓRICO Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;

Leia mais

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER.

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER. MAPA E SINTOMAS PARTE 3 de 4 Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER Maio de 2015 USO NÃO COMERCIAL SERRANO NEVES - 1 PARTE 1 de 4 DIAGNÓSTICO RYODORAKU - Estudo para aplicação

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Mesopunctura. Homeopatia estimulada pela OMS. Dra. Ana Tavares Master Medicina Natural pela Faculdade Medicina

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA

O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Faça 1 2 O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade da Medicina Chinesa Formação

Leia mais

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h)

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Origens embriológicas da Pele Histologia da Pele: o Epiderme, o Derme o Hipoderme Principais células da epiderme: o Melanócitos o Células de

Leia mais