Câmbio Dualogic Diagnósticos 2110 Câmbio dualogic

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmbio Dualogic Diagnósticos 2110 Câmbio dualogic"

Transcrição

1 Câmbio Dualogic Diagnósticos 2110 Câmbio dualogic Diagnóstico Características e funcionamento O câmbio Dualogic é um sistema de transmissão automática gerenciado por uma unidade eletrônica chamada de NCD - Nó do Câmbio Dualogic e traz como principais vantagens à melhoria do conforto ao dirigir, economia de combustível, aumento da segurança e melhoria nos rendimentos dos componentes da transmissão. O conjunto eletrohidráulico do câmbio Dualogic atua: No engate e seleção das marchas; No acionamento da embreagem; Solicitação de torque de motor. Os veículos equipados com o câmbio Dualogic possuem uma alavanca de comando do câmbio do tipo joystick e não possuem pedal de embreagem. O câmbio pode funcionar conforme duas modalidades: MANUAL, na qual o motorista solicita diretamente a mudança de marcha através do acionamento do joystick ou das borboletas colocados no volante. AUTO, na qual o sistema decide sem a intervenção do motorista quando efetuar a mudança de marcha. Para maiores detalhes consulte o Simulador Dualogic na pagina final.

2 O grupo eletrohidráulico é um conjunto formado por 2 partes principais: Grupo de potência O grupo de potência tem como função fornecer energia hidráulica para o acionamento da embreagem e da mudança de marchas. Os valores de pressão de linha de trabalho do sistema estão compreendidos entre 35 bar e 50 bar (a 20 C). Componentes: 1. Eletrobomba de engrenagens; 2. Acumulador de pressão; 3. Reservatório de óleo; 4. Tubo de envio de alta pressão; 5. Tubo de retorno de óleo; 6. Suporte de fixação. Grupo das eletroválvulas Este subsistema possui as seguintes funções: Controlar o atuador da embreagem; Controlar a seleção, engate e desengate das marchas. Eletroválvulas EV1 e EV2 Possuem a função de controlar a pressão do óleo para as duas câmaras do atuador de engate/desengate das marchas. São válvulas do tipo proporcional de pressão, ou seja, a pressão de óleo na saída da válvula depende do valor da corrente elétrica de acionamento. Desta forma é possível controlar a força exercida pelo atuador de engate controlando a pressão de óleo hidráulico que chega até ele.

3 A corrente de comando varia entre: zero a 2,5 A. e é controlada pela ECU Capacidade de vazão 7l/min, com diferencial de vazão de 10 bar. Resistência elétrica de 2,5 ohms +/-6% a 20 C. Eletroválvulas EV3 e EV4 Possuem a função de controlar o fluxo de óleo para o atuador de seleção de marchas. São válvulas do tipo on/off, ou seja, apenas direcionam o fluxo de óleo sem nenhum controle sobre sua vazão ou sobre sua pressão. Têm uma capacidade máxima de vazão de 1,4 l/min com diferencial de pressão de 10 bar; São comandadas com tensão de 12 V diretamente da TCU e consomem cerca de 2 A; A resistência elétrica da bobina é de 5,1 _ +/-6% a 20 C Obs.Se as duas eletroválvulas estiverem desligadas o atuador de seleção retorna para a posição 3ª/4ª por ação das molas do eixo de comando do câmbio. Se a eletroválvula EV3 for ligado, o fluxo de óleo é direcionado para a câmara superior do atuador, forçando-o

4 para a posição 1ª/2ª. Se a eletroválvula EV4 for ligada, o fluxo de óleo é direcionado para a câmara inferior do atuador, forçando-o para a posição 5ª/R. Eletroválvula EV0 Possui a função de controlar o fluxo de óleo para o atuador da embreagem. É do tipo proporcional de vazão, ou seja, além de direcionar o fluxo do óleo também controla a sua vazão em função da corrente de comando; A corrente de comando vai de 0 a 2 A controlada diretamente pela TCU; Tem uma capacidade máxima de vazão de 10 l/min com diferencial de pressão de 10 bar; A resistência elétrica da bobina é de 2,5 Ω +/-6% a 20 C. Se a corrente aplicada na eletroválvula for igual a 1,0 A, ela mantém o fluxo de óleo fechado tanto no sentido P-A (pressão-saída) como no sentido A-T (saída-tanque). O atuador de embreagem mantém então a posição em que se encontra. Para correntes menores que 1 A, o fluxo de óleo é liberado para o tanque (reservatório). Isto provoca o retorno do atuador e o acoplamento da embreagem. Para correntes maiores que 1,0 A, o fluxo de óleo é direcionado para o atuador de embreagem, avançando-o e desacoplando a embreagem.

5 Atuador da embreagem CSC (Clucth Slave Cylinder) O atuador da embreagem aciona a embreagem em função da pressão de óleo que chega à conexão 2. No atuador da embreagem está montado o sensor de posição que informa o deslocamento da embreagem para a TCU. Componentes: 1. Conector do sensor de posição da embreagem; 2. Conexão hidráulica com o grupo das eletroválvulas; 3. Sensor de posição da embreagem; 4. Atuador da embreagem. Diagnósticos Atenção: Este equipamento é sensível a impurezas mesmo de proporções reduzidas, por isso deve se cuidar para que não entrem impurezas nos dutos, válvulas e reservatório. 1 - INCONVENIENTE: Veículo com arrancada lenta (retardada) em transito intenso. Verificar a integridade do interruptor de freio quanto a curto-circuito ou circuito aberto;

6 Localização do interruptor de freio Interruptor de freio Verificar a integridade do chicote de alimentação do CSC quanto às falhas de continuidade do CSC e do atuador de embreagem quanto a defeito interno. (!) Utilizando um multímetro, comute-o para medir o valor de resistência do atuador de embreagem. Meça no conector do CSC: Conector do atuador CSC Bobina primária entre os pinos 1 e 2 = 35,00 Ω [ohms]; Bobina secundária entre os pinos 3 e 4 = 21,00 Ω [ohms].

7 Localização do conector do atuador de embreagem Conector do atuador de embreagem Via EDI verifique se o índice de degradação (índice de atrito) está fora do especificado, tendo como referência: Valores de 4500 a Monitorar parâmetros e erros Parâmetros do Câmbio (1) Índice de degradação Obs. Nos veículos, os valores do índice de degradação podem variar de zero a Se o índice de degradação da embreagem estiver fora do especificado e, após toda a análise não for evidenciado nenhum tipo de anomalia no atuador, realize o reset da embreagem e execute uma nova auto-calibração. Caso o problema persista remova o câmbio e verifique as condições da embreagem e do atuador de embreagem. [OP.820E26]. link OBS.: O atuador não possui reparação. Reset da embreagem: Cancelamento do grupo de dados Cancelamento de embreagem 5 - Autocalibração da embreagem: Quando houver substituição de componentes como: -Conjunto de embreagem (disco / chapa) -Atuador CSC - Remoção do câmbio

8 Habilitação da autocalibração da embreagem Após a auto-calibração é necessário realizar um auto aprendizado do sistema: Rodar com o veículo efetuando arrancadas e paradas sucessivas (20 vezes), com aproximadamente rpm, em 1º e 2º marcha, com intervalos de 30 segundos entre as arrancadas. OBS: O índice de degrado da embreagem deverá alterar sensivelmente após este procedimento. 6 - INCONVENIENTE: o cliente não ouve / não percebe o funcionamento da bomba. Verificar o conector do relé da bomba hidráulica (localizado próximo ao C.V.M) quanto a terminais afastados e o relé quanto a sua integridade; Localização do relé da bomba hidráulica

9 Conector do relé da bomba hidráulica Relé da bomba hidráulica Verifique o fusível de 30A se está queimado, localizado no Nó vão Motor (C.V.M), devido ao aumento da corrente de alimentação da bomba hidráulica causado por defeito interno ou curto-circuito com a massa em seu chicote; Se estiver queimado? Verificar as possíveis causas de curto circuito e medir a corrente de acionamento da bomba.

10 Fusível de 30 A (bomba hidráulica) Conector da bomba hidráulica 7 - INCONVENIENTE: Acionamento constante da bomba hidráulica ou interrupções de funcionamento de 30 em 30 segundos. Verificar se há vazamento de óleo no lado externo do câmbio. Analisar se o nível de óleo está abaixo do especificado. Para verificar se nível de óleo esta correto temos que despressurizar o sistema; Anteparo térmico do reservatório Tampão para abastecimento de óleo.

11 Nível do reservatório de óleo. Despressurize o sistema via EDI; Despressurizarão de pressão acumulada Caso não identifique nenhum vazamento de óleo e a bomba continua acionando constantemente, temos um problema conjunto interno da bomba. Podendo ser uma válvula de não retorno travada, ou alguma eletroválvula travada aberta. Para verificar se a alguma eletroválvula está travada basta efetuar o acionamento das eletroválvulas via EDI. OBS.: O EDI não visualiza as eletroválvulas atuando apenas efetua o comando, para verificar se está atuando devemos observar o seu ruído de acionamento. Teste de atuadores Eletroválvula de seleção par (ou impar) A bomba só é acionada após a pressão atingir abaixo de 37 bar, porém isso só ocorrerá após quatro trocas de marchas com veículo ligado. Verificar com o EDI a pressão. Caso esteja caindo rapidamente temos um vazamento ou alguma eletroválvula travada. Obs. Quando temos algum vazamento devido a uma eletroválvula ou a válvula de não retorno, ao se aproximar do conjunto dualogic podemos, pelo som, detectar o óleo retornando ao reservatório. Monitorar parâmetros erros Parâmetros do câmbio (1)

12 Se for efetuado troca do kit dualogic é necessário realizar a adaptação do novo atuador e a auto-calibração via EDI.( procedimentos citados no passo 5). Rodar com veículo efetuando 20 arrancadas e trocas de marchas. Novo atuador: Novo atuador Autocalibração do sistema: Autocalibração do sistema 8 - INCONVENIENTE: Veículo somente engata até a terceira marcha. Possíveis causas: -Sensor de velocidade danificado ou chicote de alimentação em curto/desconectado; Sensor de velocidade Chicote do sensor de velocidade Verifique se o sensor se encontra desligado. Com um multímetro verifique se o sensor é alimentado com 5,00 V entre os pinos 1 e 3. Com o veículo engrenado meça a freqüência do sinal de saída do sensor no pino 2 para a massa. Obs. (a freqüência deverá variar de acordo com a velocidade do veículo).

13 Obs. Caso ocorra algum tipo de falha no sensor de velocidade o carro adota um recovery e engata até a terceira marcha, ele perde a referência e só engatará até a terceira marcha por segurança. 9 - INCONVENIENTE: Não funciona a troca de marchas automática e somente à troca de marchas manual. Possíveis causas: Sensor de velocidade da árvore primária danificado ou com mau contato em seu chicote;. Localização do sensor de velocidade da árvore primária Sensor de velocidade da árvore primária Com um multímetro verifique a integridade do chicote de alimentação do sensor. Obs. O veículo adota um recovery. Nesta condição o sistema não consegue comparar a velocidade do cambio e das rodas, portanto a função Auto é desabilitada. Restando apenas a troca de marchas manual INCONVENIENTE: Veículo engata marchas, porém não traciona.

14 Possíveis causas: -Gerenciamento da embreagem Verifique se o atuador de embreagem está acionado com a embreagem desacoplada, qualquer avaria suspeite de eletroválvula EV0 travada ou do atuador de embreagem com problemas. Para verificar se o veículo está com a embreagem desacoplada, com veículo parado a velocidade angular deve ser igual à zero, verifique na tela do EDI a velocidade angular da embreagem. Eletroválvula EV0 Monitorar parâmetros erros Parâmetros do câmbio (1) Velocidade angular do disco de embreagem Obs. Ao efetuar a troca do atuador da embreagem ou da EV0, é necessário realizar a auto-calibração. Já descrito no passo: 5 Para reconhecimento de um novo atuador, auto-calibração da embreagem deve se rodar com veículo efetuando arrancadas até o funcionamento correto do veículo; Novo atuador: Novo atuador Autocalibração da embreagem: Habilitação da autocalibração da embreagem

15 11 - INCONVENIENTE: Luz do câmbio permanece acesa permanentemente no quadro de instrumentos, sem apresentar qualquer tipo de falha no câmbio. Possíveis causas: -Interruptor do freio; -Integridade do fusível de alimentação; Verificar presença de erro no interruptor do pedal de freio, circuito aberto; confira a integridade do fusível de alimentação INCONVENIENTE: Veículo em recovery, permitindo engatar somente 1º 2º e 3º marchas. Possíveis causas: -Sensor de seleção. Verificar presença de erro no sensor de seleção; conferir a integridade do sensor de seleção ou chicote curto circuito a massa. Sensor de seleção (Obs.) O sensor trabalha com uma tensão de referencia de 5 volts, um negativo é saída de sinal que varia de acordo com a posição da haste de seleção do câmbio. Caso tiver alguma anomalia no sensor à luz de avaria do câmbio acende e a troca de marchas fica bastante lenta. Isso ocorre quando temos um curto no chicote ou uma falha no sinal. Analise o esquema elétrico a seguir.

16 Teste o circuito para CC+ ou circuito aberto INCONVENIENTE: Veículo em modo manual ou automático; O quadro de instrumentos indica a mudança de marcha, mas as marchas não estão engrenadas e o motor sobe de rotações com o veículo sem tração. Possíveis causas: - Acessar o EDI e verificar a presença de erros. Erro Erro no subsistema da caixa de câmbio 2 troca de marchas travado, intermitente ou presente. Erro Erro no subsistema da caixa de câmbio, falha no desengate, intermitente. (Obs.) Os erros indicados acima ocorrem quando a central perde a referência da embreagem, esta perda de referencia ocorre quando há um retardo na troca de marchas onde demora acoplar ou desacoplar a embreagem. Realizar novo auto-aprendizado da embreagem, e rodar no veículo ate que volte seu funcionamento ideal. Autocalibração da embreagem: Habilitação da autocalibração da embreagem 14 - INCONVENIENTE: Ao utilizar o veículo o sistema desengrena as marchas, colocando o cambio em neutro. Possíveis causas: (gestão do atuador de embreagem). Caso ocorra o erro no atuador de embreagem ou mau contato no chicote do atuador de embreagem, verifique o chicote do atuador de embreagem seus contatos e folga entre terminais.

17 Conector do atuador de embreagem Obs.Caso não encontre problema no chicote e nos terminais, substitua o atuador CSC INCONVENIENTE: Veículo indicando excesso de temperatura de embreagem (nos parâmetros do cambio - EDI). Sensação de embreagem patinando. Possíveis causas: Se após verificação do conjunto, for constatado que o sensor de posicionamento do atuador de embreagem apresenta folga. Devido a este erro de informação do posicionamento, a embreagem poderá ficar patinando, aumentando assim a temperatura. Com essa falha podemos identificar via EDI o valor do índice degrado da embreagem que aumenta muito, Índice de degradação da embreagem: Monitorar parâmetros e erros Parâmetros do Câmbio (1) Índice de degradação OBS.: Para fazer a auto-calibração de um novo atuador é necessário o reset do conjunto de embreagem, quando o valor de referência está alto ocasionando o mau funcionamento na troca de marchas. Efetuar auto-calibração da embreagem e rodar com o veículo até seu funcionamento ideal. Ao fazer o reset da embreagem não se esqueça de fazer a auto-calibração da embreagem, caso esse aprendizado não ocorra o carro só vai engatar primeira e a ré.

18 Reset da embreagem: Cancelamento do grupo de dados Cancelamento de embreagem Novo atuador: Novo atuador Autocalibração da embreagem: Habilitação da autocalibração da embreagem 16 - INCONVENIENTE: Veículo em funcionamento automático e engata até a terceira marcha e, em funcionamento manual engata todas as marchas normalmente. Caso o veículo permaneça parado por mais de 30 segundos o sistema desengrena a marcha colocando-se em neutro. Possíveis causas: Verifique a integridade do sensor da árvore primaria. Sensor de velocidade angular da arvore primaria.

19 17 - INCONVENIENTE: Veículo não engata a 5º marcha nem a ré. Possíveis causas: Eletroválvulas EV4 ou EV3 com circuito aberta ou travada. Para verificar se a alguma eletroválvula está travada basta efetuar o acionamento das eletroválvulas EV3 e EV4 via EDI. Teste das eletroválvulas: OBS.: O EDI não mostra se ela está atuando apenas efetua o comando, para verificar se esta atuando temos que observar o seu movimento no kit. (através do tato, manualmente, ou pelo som). Teste de atuadores Eletroválvula de seleção par (ou impar) Reconhecer um novo atuador fazer a auto-calibração do sistema. Novo atuador: Novo atuador Autocalibração do sistema: Autocalibração do sistema

20 18 - Gráficos: Diagnóstico Monitorar parâmetros erros Posição de componentes Gerando os gráficos: na tela da Posição de componentes clique em F5 (stop), selecione os dois primeiro parâmetros (Posição do garfo de engate da marcha e Posição da haste de seleção de marcha), clique F7 (para gerar a tela de gráficos) e em seguida clique em F5 (start).

Diagnósticos Cambio dualogic 1.8/1.9 flex

Diagnósticos Cambio dualogic 1.8/1.9 flex Câmbio Dualogic Diagnósticos 21-001- Câmbio Dualogic 1.8 / 1.9 Flex INCONVENIENTE: Veículo em trânsito demora a desacoplar a embreagem. DIAGNOSE: 1) - Verificar se o interruptor de freio esta queimado

Leia mais

Diagnósticos Borboleta motorizada (drive by wire)

Diagnósticos Borboleta motorizada (drive by wire) Diagnósticos 55-002 - Borboleta motorizada (drive by wire) Características e funcionamento O NCM comanda a borboleta com base na solicitação de torque do motor. A solicitação de torque pode, por exemplo,

Leia mais

Câmbio Dualogic Diagnóstico. Eletroeletrônica

Câmbio Dualogic Diagnóstico. Eletroeletrônica Câmbio Dualogic Diagnóstico Eletroeletrônica Câmbio Dualogic Diagnóstico ÍNDICE Apresentação 05 Generalidades 06 Vantagens do sistema 07 Componentes do grupo eletrohidráulico 08 Grupo de potência 09

Leia mais

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas.

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas. 1 Aplicativos JEEP MPI JEEP CHEROKEE 4.0L Código de Falhas A unidade central incorpora uma função de diagnóstico O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas

Leia mais

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR Manual de Operação MARELLI IAW-6R TWINGO RENAULT Seção A : Versão : 1.00G / 99 A1 ÍNDICE Introdução... A3 Auto-Diagnóstico... A4 Conectando o seu PC-SCAN 2010... A4 Consultas

Leia mais

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi Página 1 de 16 CAPITULO 70 APLICATIVOS VW DIGIFANT Mi GOLF GL/GLX 2.0 - Mi. COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGIFANT Mi GOLF 2.0 Este sistema de injeção é digital multiponto ou seja com quatro válvulas injetoras

Leia mais

CAPÍTULO 16. A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina.

CAPÍTULO 16. A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina. 1 of 32 21/07/2014 19:28 CAPÍTULO 16 AUDI A4 1.6 ADP 1995 em diante COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA Este sistema é Mutliponto sequencial, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose ou seja que caso tenha

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 29 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ECOSPORT 1.6 16V FLEX MARELLI IAW 7GFR.CS SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ECOSPORT - ECU Agora veremos: IAW 7GFR.CS - AULA 03

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 058 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO UNO VIVACE 1.0 FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: UNO VIVACE IGNIÇÃO E CANISTER Agora veremos: IAW 7GF - AULA

Leia mais

Transmissão. Caixa de Câmbio - Básico

Transmissão. Caixa de Câmbio - Básico Transmissão Caixa de Câmbio - Básico Prefácio Este módulo de treinamento refere-se à caixa de câmbio. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao treinamento Básico de Transmissão.

Leia mais

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Sumário Introdução 15 1. A evolução do controle da ignição 17 Platinado 17 2. Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Composição do sistema de alimentação a carburador 21

Leia mais

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04 Cálculos envolvendo tuadores Hidráulicos EME-26 ula 04 21-09-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior tuador hidráulico de dupla ação tuador hidráulico

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 073 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO PÁLIO E-TORQ FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: E-TORQ 1.6 16V ECU Agora veremos: IAW 7GP - AULA 03 PÁLIO

Leia mais

16. SISTEMA DE IGNIÇÃO

16. SISTEMA DE IGNIÇÃO 16. SISTEMA DE IGNIÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 16-1 LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES 16-2 DIAGRAMA DO SISTEMA 16-2 DIAGNOSE DE DEFEITOS 16-3 INSPEÇÃO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO 16-4 16-5 BOBINA DE EXCITAÇÃO DO ALTERNADOR

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 30 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 UNIDADE DE CONTROLE ELETRÔNICO ECU Agora veremos: 307 ME

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 36 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 VELOCIDADE E LAMBDAS Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

Controle Motor Flex Dificuldade de Partida e Falha no Reconhecimento de A/F

Controle Motor Flex Dificuldade de Partida e Falha no Reconhecimento de A/F 10 - e Falha no Reconhecimento de A/F MODELOS ENVOLVIDOS: Fiat T.T. com motorização Flex. DESCRIÇÃO: Para veículos que apresentarem dificuldade de partida, falha no reconhecimento de A/F ou funcionamento

Leia mais

SLIDE PATROCINADOR 1

SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 AULA TÉCNICA 21 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MARCHA

Leia mais

Parâmetros Trem de força

Parâmetros Trem de força Introdução Introdução Nota: Os parâmetros disponíveis em um veículo específico dependem da configuração dele. Este documento descreve os parâmetros associados ao trem de força. Somente os parâmetros considerados

Leia mais

Índice. Introdução 03. Cuidados ao manusear o equipamento 05. Acessórios Inclusos 06. Definições do equipamento 07

Índice. Introdução 03. Cuidados ao manusear o equipamento 05. Acessórios Inclusos 06. Definições do equipamento 07 Manual 1 Índice. Introdução 03 Cuidados ao manusear o equipamento 05 Acessórios Inclusos 06 Definições do equipamento 07 Conectando o Pin Out 11 Fazendo medições 13 Testando com injetores e bobinas reais

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 44 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 ATUADOR DE LENTA E CANISTER Agora veremos: 307 ME 7.4.9

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 42 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 IGNIÇÃO E PARTIDA A FRIO Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 10 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ONIX 1.4 FLEX MULTEC H N14Y SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX 1.4 FLEX MAF E TEMPERATURA MOTOR Agora veremos: MULTEC H N14Y-

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 072 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO: FORD FOCUS 1.6 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FOCUS 1.6 16V INTERRUPTORES, TEMPERATURA DO MOTOR E LAMBDAS Agora veremos:

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 089 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO: VW GOL G6 1.0 FLEX ME 17.5.20 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ME 17.5.20 POSIÇÃO DO PEDAL, DA BORBOLETA, VSS E INTERRUPTORES

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 19 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX IGNIÇÃO, ELETROVENTILADOR E PARTIDA A FRIO

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos

Leia mais

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais.

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 08 Diferencial dianteiro e reduções finais. 09 Cardans e Cruzetas.

Leia mais

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS XR250 21. DIAGNOSE DE DEFEITOS O MOTOR NÃO DÁ PARTIDA OU A PARTIDA É DIFÍCIL 21-1 FALTA DE POTÊNCIA DO MOTOR 21-2 BAIXO DESEMPENHO EM BAIXAS ROTAÇÕES OU MARCHA LENTA 21-3 BAIXO DESEMPENHO EM ALTAS ROTAÇÕES

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 06 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ONIX 1.4 FLEX MULTEC H N14Y SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX 1.4 FLEX ECU - UNIDADE DE CONTROLE Agora veremos: MULTEC H

Leia mais

Como funciona a injeção eletrônica - Pirituba Fusca Club. Escrito por Robson Luiz Braga. Injeção Eletrônica

Como funciona a injeção eletrônica - Pirituba Fusca Club. Escrito por Robson Luiz Braga. Injeção Eletrônica Injeção Eletrônica Devido à rápida evolução dos motores dos automóveis, além de fatores como controle de emissão de poluentes e economia de combustível, o velho carburador que acompanhou praticamente todo

Leia mais

SEÇÃO Grupo de Instrumentos

SEÇÃO Grupo de Instrumentos Grupo de Instrumentos 413-01-1 SEÇÃO 413-01 Grupo de Instrumentos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 413-01-02 PAINEL DE INTRUMENTOS COMBINADOS... 413-01-02 PAINEL

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 40 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 DENSIDADE, INTERRUPTORES E TEMPERATURA DO MOTOR Agora veremos:

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 2 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Válvula Pneumáticas As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Classificação Válvulas

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 057 2014 INSTRUTOR: SCOPINO INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: FORD FOCUS 1.6 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FOCUS 1.6 16V ECU Agora veremos: ME 17.8.5 - AULA 03 COMBUSTÍVEL INTRODUÇÃO

Leia mais

Página 1 de 18. Jetta. Esquema de circuito de corrente Nº 36 / Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010

Página 1 de 18. Jetta. Esquema de circuito de corrente Nº 36 / Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010 Página 1 de 18 Esquema de circuito de corrente Nº 36 / 1 04.2012 Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010 Página 2 de 18 Esquema de circuito de corrente Nº 36 / 2 Bateria, Motor de partida,

Leia mais

Desenvolvimento da Rede - Treinamento

Desenvolvimento da Rede - Treinamento Desenvolvimento da Rede - Treinamento ÍNDICE Introdução... 3 Dados técnicos... 4 Vantagens da utilização do sistema de gerenciamento eletrônico... 5 Inovações técnicas... 6 Componentes e sistemas... 7

Leia mais

Transmissão. Tomada de Força

Transmissão. Tomada de Força Transmissão Tomada de Força Prefácio Este módulo de treinamento refere-se a Tomada de Força. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

SCOPINO TREINAMENTOS

SCOPINO TREINAMENTOS INSTRUTOR: SCOPINO TREINAMENTOS LAMBDAS E DETONAÇÃO IAW 7GF - AULA 07 SENSOR 4 PEDAL, BORBOLETA E VSS FECHANDO AS AULAS SOBRE OS SINAIS DE ENTRADA, VEREMOS HOJE OS SINAIS QUE PERMITEM O CONTROLE ELETRÔNICO

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

TCCS. APLICATIVOS Toyota. Capitulo 101. Corolla 1.6L Corolla 1.8L Localização dos Componentes

TCCS. APLICATIVOS Toyota. Capitulo 101. Corolla 1.6L Corolla 1.8L Localização dos Componentes Página 1 Capitulo 101 APLICATIVOS Toyota TCCS Corolla 1.6L 1993-1995 Corolla 1.8L 1993-95 Localização dos Componentes 10105.jpg (114979 bytes) 1 - Válvula de Controle de ar Adicional 2 - Sensor de posição

Leia mais

Manual do Proprietário - Kit Hidráulico

Manual do Proprietário - Kit Hidráulico Manual do Proprietário - Kit Hidráulico 1 Índice 1. Introdução... 4 2. Informações Gerais... 5 3. Instruções de Operação... 6 Câmbio Manual I...6 Câmbio Manual II...7 Câmbio Manual III...8 Câmbio Manual

Leia mais

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS NX-4 FALCON 21. DIAGNOSE DE DEFEITOS O MOTOR NÃO DÁ PARTIDA OU 21-1 A PARTIDA É DIFÍCIL FALTA DE POTÊNCIA DO MOTOR 21-2 BAIXO DESEMPENHO EM BAIXAS 21-3 ROTAÇÕES OU MARCHA LENTA BAIXO DESEMPENHO EM 21-4

Leia mais

Sistema de injeção para a motorização V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3

Sistema de injeção para a motorização V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3 Sistema de injeção para a motorização 1.8 16V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3 O sistema Delphi HSFI 2.3 é uma central eletrônica Microhíbrida com borboleta motorizada que realiza a função Integrada

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 38 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 ROTAÇÃO E PMS E DETONAÇÃO Agora veremos: 307 ME 7.4.9 -

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20.

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20. MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS MBDCI NFPA-20 http://www.visionfire.com.br/ 1. Instalação Mecânica dos Painéis Desembale cuidadosamente e inspecione completamente ambos os painéis. Antes de iniciar a

Leia mais

17. SISTEMA DE IGNIÇÃO

17. SISTEMA DE IGNIÇÃO XLX350R 17. SISTEMA DE IGNIÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 17-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 17-2 INSPEÇÃO DO SISTEMA C.D.I. 17-3 BOBINA DE IGNIÇÃO 17-4 GERADOR DE PULSOS 17-5 BOBINA DE EXCITAÇÃO DO ALTERNADOR 17-5

Leia mais

ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM

ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM Descrição Os atuadores da série OM são atuadores quarto de volta que podem gerar um torque de até 4500 Nm. Podem ser aplicados em variados tipos de válvulas,

Leia mais

A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento e desempenho com tecnologia e um design moderno e

A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento e desempenho com tecnologia e um design moderno e New Holland T6 T6 2 3 NOVA LINHA T6. FORÇA E ROBUSTEZ PARA SUA LAVOURA. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento

Leia mais

QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I

QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I INFORMAÇÕES TÉCNICAS E MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUMÁRIO Descrição 1 - Notas importantes 1 2 - Sobre o produto 2 3 Tabela de capacidades 3 4 Especificações técnicas 4

Leia mais

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas.

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. 1 2 As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. ÍNDICE As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. Introdução... 4 Instruções de Operação - Câmbio Manual... 5 Câmbio Manual

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

Válvula Controladora de Nível Modelo 210-3W

Válvula Controladora de Nível Modelo 210-3W Válvula Controladora de Nível Modelo 210-3W Tamanhos compactos Passagem plena. As válvulas controladoras de nível não apresentam a redução de diâmetro interno das torneiras de boia convencionais. Altas

Leia mais

Página 1

Página 1 1. Analise as afirmativas a seguir sobre fluidos hidráulicos. I - É um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. II - Quando formulado a partir

Leia mais

DInstruções para. Implementadores. Características Construtivas Tomada de Força VM. Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil 5.

DInstruções para. Implementadores. Características Construtivas Tomada de Força VM. Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil 5. Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil DInstruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 5.09 95 04 1(5) Características Construtivas Tomada de Força VM BRA36614.ihval 88930164 Portuguese/Brazil

Leia mais

Aula 10 Sistema Trifuel

Aula 10 Sistema Trifuel Introdução Aula 10 O Trifuel sistema digital multiponto de gerenciamento de motor, possibilita o uso de Gás Natural Veicular (GNV), gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois últimos combustíveis

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Introdução As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Elas podem ser: Válvulas

Leia mais

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO Certificação de Competências

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO Certificação de Competências COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO Certificação de Competências CARGO AGENTE DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS Área de Concentração: Elétrica de Autos 1. O movimento ordenado de elétrons livres em um condutor

Leia mais

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática.

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. PRINCIPAIS ELEMENTOS ELETROPNEUMÁTICOS Os elementos elétricos

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 20/2014 DICAS PARA O TÉCNICO REPARADOR APRESENTAÇÃO TRANSMISSÃO DL501 DE DUPLA EMBREAGEM VW/AUDI 0B5 S TRONIC

BOLETIM TÉCNICO 20/2014 DICAS PARA O TÉCNICO REPARADOR APRESENTAÇÃO TRANSMISSÃO DL501 DE DUPLA EMBREAGEM VW/AUDI 0B5 S TRONIC 1 BOLETIM TÉCNICO 20/2014 DICAS PARA O TÉCNICO REPARADOR APRESENTAÇÃO TRANSMISSÃO DL501 DE DUPLA EMBREAGEM VW/AUDI 0B5 S TRONIC Esta é uma transmissão inteiramente nova, chamada de S- TRONIC de 7 velocidades,

Leia mais

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion SISTEMA I MOTION FOX - I Motion Professor SCOPINO Técnico e Administrador da Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal

Leia mais

MATÉRIA DO JORNAL OFICINA BRASIL ABRIL 2015

MATÉRIA DO JORNAL OFICINA BRASIL ABRIL 2015 MATÉRIA DO JORNAL OFICINA BRASIL ABRIL 2015 TRANSMISSÃO 6T30 A transmissão GM Hydramatic 6T30, também conhecida como MH9 é uma transmissão de 6 velocidades, utilizada a partir de 2008 pela GM mundial,

Leia mais

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado. O software

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 26 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX - AJUSTES E SCANNER Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

Ativação da tomada de força EK. Função

Ativação da tomada de força EK. Função Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A

Leia mais

E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE

E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE SPYDER E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE 1 SPY-M1111-00 CABEÇOTE 1 2 SPY-12165-00 MANGUEIRA DE CONEXÃO 1 3 SPY-12166-00 PLACA AJUSTE MANGUEIRA CONEXÃO 1 4 2.23.0101.02600 ANEL 17X2 1 5 SPY-M3585-00 COLETOR DE ADMISSÃO

Leia mais

Laboratório de Hidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Hidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Hidráulica Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivo e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal objetivo revisar

Leia mais

Transmissão. Caixa de Câmbio SR 1700 / VT 2014 / 2514

Transmissão. Caixa de Câmbio SR 1700 / VT 2014 / 2514 Transmissão Caixa de Câmbio SR 1700 / 1900 - VT 2014 / 2514 Prefácio Este módulo de treinamento refere-se à caixas de câmbio SR1700 / 1900 e VT2014 / 2514. O módulo de treinamento é parte de uma série

Leia mais

20. DIAGNOSE DE DEFEITOS

20. DIAGNOSE DE DEFEITOS 20. DIAGNOSE DE DEFEITOS MOTOR NAO PEGA/PARTIDA DIFÍCIL 20-1 MOTOR NÃO TEM FORÇA 20-2 MAU FUNCIONAMENTO EM BAIXAS ROTAÇÕES 20-3 MAU FUNCIONAMENTO EM ALTAS ROTAÇÕES 20-4 DIRIGIBILIDADE RUIM 20-4 MOTOR NÃO

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 31 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ECOSPORT 1.6 16V FLEX MARELLI IAW 7GFR.CS SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ECOSPORT - COMBUSTÍVEL Agora veremos: IAW 7GFR.CS

Leia mais

Placa Eletrônica Compatível com modelo SMART

Placa Eletrônica Compatível com modelo SMART Placa Eletrônica Compatível com modelo SMART TURBO código CP 0136 Bivolt compatível com 326037029/ 326037030/326038034/ 326038035/ 326038050 (azul) CUIDADOS NA INSTALAÇÃO Todas as placas da CP são testadas

Leia mais

Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1

Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1 Diagnóstico da injeção eletrônica Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1 Autoria: Fernando Furini Mauro Perides Colaboração: Gustavo Frezza Junior - Overspeed Helder Muller Versão 1.3-17/04/2006 Pág 1

Leia mais

Comandos Eletroeletrônicos

Comandos Eletroeletrônicos Comandos Eletroeletrônicos Sensores Prof. Gilmário Lima Parte 1 Sensores de Proximidade !!! " #! ASPECTO Sensor de corpo tubular Plástico Metálico Face translúcida (óptico) SÍMBOLOS INDUTIVO MAGNÉTICO

Leia mais

Manual do usua rio. Índice

Manual do usua rio. Índice Manual do usua rio Índice Conhecendo o X Test... 02 Função 1 a 5V......06 Função resistência...09 Função vss-frequencímetro....10 Linha +50...11 Can/Vol......12 Saída PWM...13 1 Controle de RPM Controle

Leia mais

DEVE-SE SUBSTITUIR UM SOLENÓIDE SEMPRE QUE O CÓDIGO DE FALHAS ACUSAR DEFEITO NO SOLENÓIDE?

DEVE-SE SUBSTITUIR UM SOLENÓIDE SEMPRE QUE O CÓDIGO DE FALHAS ACUSAR DEFEITO NO SOLENÓIDE? DEVE-SE SUBSTITUIR UM SOLENÓIDE SEMPRE QUE O CÓDIGO DE FALHAS ACUSAR DEFEITO NO SOLENÓIDE? É uma ocorrência comum trocar-se um solenóide porque a definição do código de falhas contém a palavra solenóide...

Leia mais

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS LEB 332 MECÂNICA E MÁQUINAS MOTORAS SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS Prof. Dr. Casimiro Dias Gadanha Jr. LEB/ESALQ/USP Maio-2015 OBJETIVOS Conhecer as aplicações da transmissão hidráulica de potência

Leia mais

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada.

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada. Sistema de Controle O sistema de controle de qualquer robô é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado.

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer Create PDF with GOPDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer MICROTRATOR / CHASSI 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Parafuso M x 0 Bucha do cavalete Mola de retorno do

Leia mais

17. SISTEMA DE IGNIÇÃO

17. SISTEMA DE IGNIÇÃO XR250 17. SISTEMA DE IGNIÇÃO DIAGRAMA DO SISTEMA 17-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 17-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 17-3 INSPEÇÃO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO 17-4 BOBINA DE IGNIÇÃO 17-7 PONTO DE IGNIÇÃO 17-7 MÓDULO DE CONTROLE

Leia mais

Sistema de Embreagem Linha Leve SACHS

Sistema de Embreagem Linha Leve SACHS CONTEÚDO TÉCNICO Sistema de Embreagem Linha Leve SACHS INTRODUÇÃO A SACHS foi a primeira e continua sendo uma das principais fornecedoras de embreagens do país e, por isso, traz confiança e credibilidade

Leia mais

Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações. Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações

Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações. Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações FREEMONT Diagnósticos DESCRIÇÃO Diante de uma substituição do PCM, esse novo PCM deve ser reprogramado. Para tanto, usar a ferramenta de diagnóstico (witech) para efetuar a reprogramação da mesma. O novo

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 6. REMOÇÃO/ INSTALAÇÃO DO MOTOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 6-1 REMOÇÃO DO PINHÃO DE TRANSMISSÃO 6-3 6-4 INSTALAÇÃO DO PINHÃO DE TRANSMISSÃO 6-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INSTRUÇÕES GERAIS A motocicleta deve ser

Leia mais

Aula 13 - Circuitos Integrados para Automotiva UGA

Aula 13 - Circuitos Integrados para Automotiva UGA Aula 13 - Circuitos Integrados para Automotiva Introdução Nessa aula serão apresentados alguns circuitos utilizados em condicionadores de sensores automotivos e em circuitos de controles de atuadores.

Leia mais

24. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM DE PARTIDA

24. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM DE PARTIDA 24. PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 24-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 MOTOR 24-3 MAGNÉTICO 24-6 INSPEÇÃO DO DIODO DO DA EMBREAGEM 24-8 INSPEÇÃO DA EMBREAGEM 24-8 INSPEÇÃO DO PINHÃO 24-9

Leia mais

PEA LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I DISPOSITIVOS DE COMANDO (COM_EA) RELATÓRIO

PEA LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I DISPOSITIVOS DE COMANDO (COM_EA) RELATÓRIO PEA 2401 - LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I DISPOSITIVOS DE COMANDO (COM_EA) RELATÓRIO NOTA Grupo:......... Professor:...Data:... Objetivo:......... 1 - ROTEIRO 1.1 - Análise das características

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força. Função

Ativação da tomada de força no trem de força. Função Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. Para que o comando

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1) Montadora: AGCO do Brasil Máquinas e Equipamento Ltda. 2) n Item: VALTRA_08 3) NCM: 85371020 4) Proposta de descrição da autopeça: Controladores eletrônicos dotado de processador,

Leia mais

Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise

Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise FIAT TT Diagnósticos 44-006 Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise Atenção Para prevenir danos corporais, é imprescindível a utilização de EPI s, (óculos e luvas de proteção)

Leia mais

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Leia mais

Catálogo de. Peças RT 630

Catálogo de. Peças RT 630 Catálogo de Cuidados Importantes...0 Manutenção periódica...0 Diagnóstico de Falhas... Dimensões... Dados técnicos... Diagrama do Sistema de Transmissão... Peças Eixo de entrada... Eixo de transmissão...

Leia mais

Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil.

Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil. Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil 1. Informações sobre o Modelo da Máquina Conferir as seguintes informações: - Modelo de Máquina - Capacidade máxima da carga - Centro de carga - Altura de elevação

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 15 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MAP E SENSORES DE OXIGÊNIO Agora veremos: IAW

Leia mais

FSA 500/050. Automotive Aftermarket

FSA 500/050. Automotive Aftermarket FSA 500/050 1 reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial. Apresentação de produtos FSA 500 FSA 050 2 reprodução, edição, distribuição, assim como

Leia mais

Projeto Veículo Elétrico

Projeto Veículo Elétrico Projeto Veículo Elétrico Palio Weekend Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Supervisor de Inovações do Produto Belo Horizonte, 05 julho 2010 GRUPO FIAT NO MUNDO GRUPO FIAT NO BRASIL MONTADORAS COMPONENTES

Leia mais

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa.

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE S.A. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código ET 650.103 Data 04/03/2015 MA9000VL - ABS OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRODUTO: CHASSI MODELO: VOLARE V9L CÓDIGO 6025.000.500.00.0

Leia mais

DESCRIÇÃO E TESTE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES

DESCRIÇÃO E TESTE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DESCRIÇÃO E TESTE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES 1 Dispositivo de Segurança da Tampa O dispositivo de segurança da tampa é um dispositivo eletromecânico, do tipo normalmente aberto, que tem as seguintes características:

Leia mais