José Luís Miranda Dias. Investigador Auxiliar do LNEC-DED/NTC. 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov. 2005

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "José Luís Miranda Dias. Investigador Auxiliar do LNEC-DED/NTC. 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov. 2005"

Transcrição

1 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov Avaliação das deformações da zona em redor de juntas de argamassa de paredes de alvenaria sujeitas a fendilhação devida a acções de compressão vertical José Luís Miranda Dias Investigador Auxiliar do LNEC-DED/NTC

2 INTRODUÇÂO Características gerais das paredes de alvenaria Os blocos de alvenaria estão ligados entre si através de juntas de argamassa que se podem considerar como planos de menor resistência e de elevada deformabilidade. Estas paredes dispõem de apreciável capacidade resistente em relação a cargas verticais. Mas, com o aumento da carga absorvida, as deformações nessas paredes crescem até certo limite, a partir do qual surgem fenómenos de fendilhação.

3 Fendilhação em parede de alvenaria

4 Fendilhação em paredes de alvenaria A carga vertical excessiva sobre as paredes conduz, frequentemente, à ocorrência de fendilhação: nos revestimentos das paredes nos blocos de alvenaria nas juntas entre blocos de alvenaria Tal fendilhação pode traduzir-se em deficiente comportamento das construções no que se refere: ao aspecto estético ao isolamento acústico à estanquidade ao ar e à água da chuva da construção (no caso de paredes exteriores).

5 Objectivo do estudo Obter uma melhor compreensão dos principais factores que influenciam as características de deformação e de resistência de juntas de argamassa e de blocos de alvenaria sujeitos a carga vertical, e que determinam o surgimento de fendilhação. Descrever os resultados de ensaios efectuados no LNEC sobre provetes de alvenaria de blocos de betão leve sujeitos a compressão vertical, e relacionar com o estudo dos referidos factores. Efectuar a síntese de medidas com vista ao controlo da fendilhação e à limitação das deformações das referidas juntas.

6 COMPORTAMENTO DAS ALVENARIAS E DAS RESPECTIVAS JUNTAS DE ARGAMASSA SA Fendilhação em paredes relacionada com deficiências de comportamento das juntas de argamassa A limitação da fendilhação em paredes de alvenaria relacionada com deficiências de comportamento das respectivas juntas de argamassa deve ser obtida, sobretudo, através da adopção de medidas (na fase construtiva ou no âmbito das acções de conservação), essencialmente com vista a aumentar a capacidade das paredes de absorção das deformações ocorrentes nestas.

7 Aspectos gerais sobre o comportamento mecânico das juntas de argamassa e a sua interacção com os blocos A capacidade resistente e a deformabilidade das alvenarias dependem: das características mecânicas individuais dos elementos constituintes (blocos e juntas de argamassa); da interacção mútua entre esses elementos.

8 Aspectos gerais sobre o comportamento mecânico das juntas de argamassa e a sua interacção com os blocos A observação do modo de rotura no ensaio de compressão uniaxial de prismas de alvenaria de blocos cerâmicos permite concluir que as primeiras fendas ocorrem, sobretudo, nos blocos, quando estes ficam, predominantemente, sujeitos a tensões de tracção bilateral induzida pela argamassa das juntas. Tendo em conta os resultados desses ensaios, admitese que a utilização de argamassas mais resistentes possa permitir a obtenção de um valor mais elevado para a tensão de rotura local dos blocos.

9 ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE PROVETES DE ALVENARIA SUJEITOS AO ENSAIO DE COMPRESSÃO VERTICAL Generalidades Os ensaios realizados referem-se à determinação das características de deformação e de resistência de provetes de alvenaria de blocos de betão leve sujeitos a compressão vertical Analisa-se aqui o caso específico dos blocos de betão celular autoclavado (dois provetes: PX1 e PX2).

10 Ensaio de compressão vertical Aspecto do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado PX2 no ensaio de compressão vertical

11 Descrição dos provetes Provetes de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado ( PX1 e PX2) Dimensões totais aproximadas: 900 x 150 x Confecção dos provetes: blocos com dimensões de 600 mm (comp.) x 200 mm (alt.) x 150 mm (esp.). juntas de assentamento: argamassa cola para juntas delgadas: produto em forma de pó, doseado em fábrica a partir de cimento Portland, cal aérea, areia siliciosa e adjuvantes diversos preparado através da junção do produto em pó à água, com uma relação ponderal de água de amassadura/produto em pó de cerca de 33%; juntas horizontais são constituídas por uma camada contínua de argamassa-cola, com espessura de 1 mm a 3mm, aplicada com colher apropriada para o efeito juntas verticais secas (não preenchidas) obtidas por encaixe dos blocos

12 Descrição dos provetes Provetes de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX1 e PX2) Blocos de betão celular autoclavado: Tensão média de rotura à compressão = 3,9 MPa Tensão média de rotura à tracção por flexão= 1,3 MPa Argamassa-cola utilizada no preenchimento das juntas horizontais: Tensão média de rotura à compressão = 8,2 MPa Tensão média de rotura à tracção por flexão= 3,2 MPa

13 Descrição geral do ensaio dos provetes de alvenaria de blocos de betão celular Os provetes de alvenaria PX1 e PX2 foram ensaiados numa prensa de compressão. Em cada provete, a carga foi incrementada por patamares até se atingir a rotura, registando-se a respectiva carga máxima. Durante o ensaio realizou-se um conjunto de medições das deformações verticais e horizontais, com alongâmetro (base 400 mm), em ambas as faces dos provetes, e registaram-se as cargas associadas aplicadas a esses provetes.

14 Ensaio de compressão vertical dos provetes de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX1, PX2) Esquema gráfico dos provetes PX1 e PX2 e dos pontos de medição através de alongâmetro

15 Resultados principais dos ensaios dos provetes de alvenaria No ensaio de compressão vertical realizado sobre os provetes de alvenaria PX1 e PX2, o valor da tensão de rotura foi, respectivamente, da ordem de 2.0 MPa e 1.9 MPa. Verifica-se que, numa fase inicial de carga, as deformações horizontais e verticais nos provetes PX1 e PX2 apresentam valores próximos entre si. Numa fase adiantada da carga aplicada, as deformações horizontais cresceram de forma mais acentuada que as deformações verticais. No decorrer do ensaio, com o aumento da carga foi surgindo fendilhação, em geral, quase vertical nos provetes.

16 Ensaio de compressão vertical do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX1) Def. vertical (dv1-2/dvmax) 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0, ,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0, ,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 1,1 Def. horizontal (dh1-4/dhmax) dv1- media A,B dv2- media A,B dh1- media A,B dh2- media A,B dh3- media A,B dh4- media A,B Tensao vertical aplicada/tensão máxima aplicada Valores adimensionais das deformações médias:.verticais (em 1 e 2 média das faces A e B / deformação máxima vertical).horizontais (1, 2, 3 e 4 - média das faces A e B/deformação máxima horizontal) (função do valor adimensional da carga aplicada)

17 Ensaio de compressão vertical do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX1) a) face A b) face B Esquema gráfico do provete PX1 após a rotura no ensaio de compressão vertical

18 Ensaio de compressão vertical do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX2) 1,2 1,2 Def. vertical (dv1-2/dvmax) 1 0,8 0,6 0,4 0, ,8 0,6 0,4 0, ,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 1,1 1,2 Def. horizontal (dh1-4/dhmax) dv1- media A,B dv2- media A,B dh1- media A,B dh2- media A,B dh3- media A,B dh4- media A,B Tensao vertical aplicada/tensão máxima aplicada Valores adimensionais das deformações médias:.verticais (em 1 e 2 média das faces A e B / deformação máxima vertical).horizontais (1, 2, 3 e 4 - média das faces A e B/deformação máxima horizontal) (função do valor adimensional da carga aplicada)

19 Ensaio de compressão vertical do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX2) a) face A b) face B Esquema gráfico do provete PX2 após a rotura no ensaio de compressão vertical

20 Aspectos relevantes do comportamento dos provetes e paredes de alvenaria sujeitas a compressão vertical Os valores das deformações horizontais e verticais registados nos ensaios dos provetes PX1 e PX2 fornecem indicações sobre as deformações das zonas em redor das juntas até à fase de rotura dos provetes, em especial nas juntas de assentamento. Admite-se que, para cargas elevadas aplicadas, as deformações nas juntas de assentamento argamassadas sejam apreciavelmente superiores às que se verificam nos blocos (recorde-se que as juntas verticais são secas).

21 Aspectos relevantes do comportamento dos provetes e paredes de alvenaria sujeitas a compressão vertical A rotura nos provetes ocorreu após a sua fendilhação progressiva, admitindo-se que o mecanismo básico de rotura responsável por este tipo de comportamento da alvenaria sujeita a cargas verticais, fundamentalmente, deriva do facto das características de deformação da argamassa e dos blocos serem distintas entre si.

22 Aspectos relevantes do comportamento dos provetes e paredes de alvenaria sujeitas a compressão vertical No ensaio do provete PX1, as deformações verticais foram crescendo gradualmente, presumivelmente em resultado do crescimento das deformações nas juntas de argamassa. As deformações horizontais cresceram de forma contínua mas ligeira até certo nível de carga (o que indicia uma boa característica de aderência da argamassacola aos blocos, no que se refere à fase inicial de carga); Para valores elevados da carga registou-se uma variação acentuada dessas deformações horizontais, acompanhada de uma quebra do valor da rigidez vertical, devido a presumível fendilhação dos blocos sujeitos a tracção bilateral.

23 Ensaio de compressão vertical do provete de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado (PX1) Rigidez vertical ,001 0, ,0005-0,001-0,0015 Deformação vertical e horizontal média 0 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 1,4 1,6 1,8 2 Tensao vertical aplicada (MPa) -0,002 coef. de rigidez vert. def.ver. media def.hor. med.1-2 def.hor.med. 3-4 Deformação vertical média, deformação horizontal média (1-2 e 3-4) e rigidez vertical (valor da rigidez dado por (σ ii -σ i )/(ε ii -ε i ), entre o patamar de carga i e o seguinte ii).

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para minorar o efeito negativo das acções de compressão excessiva sobre paredes de alvenaria, traduzido pela ocorrência de fendilhação destas, torna-se fundamental avaliar as características dos elementos constituintes, em particular das juntas de argamassa. Trata-se, sobretudo, de uma avaliação, do ponto de vista experimental, das características de rigidez e de deformação, já que essas características condicionam de forma significativa o comportamento da alvenaria na fase de fendilhação e de rotura.

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS A implementação de certas medidas específicas pode conduzir à minimização da ocorrência de fendilhação em paredes de alvenaria sujeitas a compressão vertical excessiva, como sejam por exemplo: a utilização nas argamassas de adições ou adjuvantes tendo em vista a melhoria das suas características de deformação e de resistência ao longo do tempo; a colocação de armaduras em malha de aço nas juntas de assentamento das paredes de alvenaria; e a criação de juntas de movimento nas paredes de alvenaria para fazer face a movimentos dos elementos de construção confinantes com essas paredes.

26 NOTA FINAL Agradecimentos pela atenção dispensada a esta apresentação. Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, por favor contactar: Miranda Dias Tel mirandadias@lnec.pt

José Luís Miranda Dias/ Investigador Auxiliar do LNEC/DED-NTC

José Luís Miranda Dias/ Investigador Auxiliar do LNEC/DED-NTC Avaliação das deformações da zona em redor de juntas de argamassa de paredes de alvenaria sujeitas a fendilhação devido a acções de compressão vertical José Luís Miranda Dias/ Investigador Auxiliar do

Leia mais

Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS

Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS 3º Congresso Português de Argamassas de Construção Março 2010 Luís Silva, Vasco Pereira, Pedro Sequeira, António Sousa

Leia mais

Alvenaria, aspecto final face à vista e correntes, rebocadas.

Alvenaria, aspecto final face à vista e correntes, rebocadas. Terminologia relativa a alvenarias Hipólito de Sousa ALVENARIAS Alvenaria associação de elementos naturais ou artificiais, constituindo uma construção. Correntemente a ligação é assegurada por uma argamassa.

Leia mais

Novo Sistema de Construção de Alvenarias CIC cbloco: Elementos

Novo Sistema de Construção de Alvenarias CIC cbloco: Elementos Novo Sistema de Construção de Alvenarias CIC 2008 cbloco: Elementos 26.06.2008 1 SUMÁRIO 1. Objectivos 2. Trabalho desenvolvido 2.1. Exigências aplicáveis às paredes 2.2. Desempenho térmico simulação numérica

Leia mais

Argamassas industriais com incorporação de granulado de cortiça

Argamassas industriais com incorporação de granulado de cortiça Argamassas industriais com incorporação de granulado de cortiça Coimbra, 29 e 30 de Março 2012 Índice Enquadramento Objectivo Como chegar? Como verificar? Caracterização mecânica e higrotérmica Argamassa

Leia mais

A CONSOLIDAÇÃO DA FALTA DE ADERÊNCIA DE REBOCOS ANTIGOS um estudo com diferentes argamassas para grouting

A CONSOLIDAÇÃO DA FALTA DE ADERÊNCIA DE REBOCOS ANTIGOS um estudo com diferentes argamassas para grouting A CONSOLIDAÇÃO DA FALTA DE ADERÊNCIA DE REBOCOS ANTIGOS um estudo com diferentes argamassas para grouting Martha Tavares Ana Fragata Rosário Veiga Investigação inserida na tese de Doutoramento A conservação

Leia mais

Reabilitação de edifícios de alvenaria e adobe

Reabilitação de edifícios de alvenaria e adobe Reabilitação de edifícios de alvenaria e adobe Universidade do Minho Departamento de Engenharia Civil Guimarães, Portugal pbl@civil.uminho.pt www.civil.uminho.pt/masonry 2 Sumário Reabilitação de fundações

Leia mais

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto Arqtº Carlos Alberto Tauil 1 Desempenho Acústico Níveis de desempenho para componentes de fachada para ensaios em laboratório:

Leia mais

REABILITAR 2010 MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DAS ESTRUTURAS AFECTADAS POR REACÇÕES EXPANSIVAS DO BETÃO

REABILITAR 2010 MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DAS ESTRUTURAS AFECTADAS POR REACÇÕES EXPANSIVAS DO BETÃO REABILITAR 2010 MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DAS ESTRUTURAS AFECTADAS POR REACÇÕES EXPANSIVAS DO BETÃO Júlio Appleton Junho 2010 1 ÁLCALIS PARÂMETROS PRINCIPAIS Composição do betão Este parâmetro determina a

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco A. Baio Dias 12 de Novembro 2008 UMinho, Portugal 1 Projecto cbloco 1. Objectivos do Projecto

Leia mais

José Santos * Marques Pinho ** DMTP - Departamento Materiais

José Santos * Marques Pinho ** DMTP - Departamento Materiais ** José Santos * Marques Pinho ** * DMTP - Departamento Materiais Apresentação em 3 partes I - Considerações teóricas sobre o módulo de elasticidade II - Descrição de ensaios laboratoriais III - Novas

Leia mais

PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS DAS PAREDES EXTERIORES

PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS DAS PAREDES EXTERIORES EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS DE PAREDES EM ALVENARIA Hipólito de Sousa PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS DAS PAREDES EXTERIORES SEGURANÇA ADAPTAÇÃO A MOVIMENTOS Estabilidade Segurança ao fogo ESTANQUIDADE À ÁGUA

Leia mais

f xm - Resistência média das amostras f xk ALVENARIA ESTRUTURAL Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: MATERIAIS

f xm - Resistência média das amostras f xk ALVENARIA ESTRUTURAL Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: MATERIAIS Alvenaria Ministério Estruturalda Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Construção Civil II ( TC-025) Blocos: Propriedades desejáveis : Resistência à compressão: Função da relação

Leia mais

Contributo das argamassas industriais para a construção sustentável caso particular da Gama ecocork

Contributo das argamassas industriais para a construção sustentável caso particular da Gama ecocork Contributo das argamassas industriais para a construção sustentável caso particular da Gama ecocork Índice Apresentação Argamassas industriais Gama ecocork Dina Frade Coimbra, 19 Abril 2012 2 Apresentação

Leia mais

BloCork Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça

BloCork Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça BloCork Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça N. Simões, I. Castro, J. Nascimento, A. Nascimento SEMINÁRIO TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - INVESTIGAÇÃO EM ACÇÃO - Viabilizar

Leia mais

Projecto SipdECO Uma solução inovadora para paredes divisórias

Projecto SipdECO Uma solução inovadora para paredes divisórias Projecto SipdECO Uma solução inovadora para paredes divisórias Graça Vasconcelos ; Pedro Alves Paulo Mendonça; Aires Camões Paulo B. Lourenço Universidade do Minho (graca@civil.uminho.pt) Índice Introdução

Leia mais

Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma

Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma Ana Sofia Ferreira (IST) Jorge de Brito (IST) Fernando Branco (IST) º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

PRECON INDUSTRIAL S/A BH.

PRECON INDUSTRIAL S/A BH. LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC 1/7 ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO CUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO Homologação de novos materiais e processos de construção DH 884 CI/SfB (23) Gf (Ajs) CDU 692.5 ISSN 0870-2063 Euroviga Pré-Fabricados, S.A. Sede e fábrica: Apartado 134 3770-909

Leia mais

Reforço de Rebocos com Fibras de Sisal

Reforço de Rebocos com Fibras de Sisal Reforço de Rebocos com Fibras de Sisal Foto autor 1 Luis Dias UTAD Portugal luisdias16@gmail.com Anabela Paiva UTAD Portugal apaiva@utad.pt José Vieira UTAD Portugal jbvieira@utad.pt Resumo: Sendo a fendilhação

Leia mais

Caracterização física e mecânica de argamassas não estruturais, com agregados finos reciclados

Caracterização física e mecânica de argamassas não estruturais, com agregados finos reciclados Caracterização física e mecânica de argamassas não estruturais, com agregados finos reciclados Ana T. P. Barra DEC-FCT/UNL Lisboa anatbarra@gmail.com Fernando F. S. Pinho DEC-FCT/UNL Lisboa ffp@fct.unl.pt

Leia mais

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO Inês Flores-Colen (I.S.T) Jorge de Brito (I.S.T) Fernando A. Branco (I.S.T.) Introdução Índice e objectivo Ensaio de arrancamento pull-off Estudo

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

B 35/45 S4 0,35 0,3 0, kg/m3 350 kg/m3 400 kg/m3 0,2 0,15 0,1 0, profundidade em cm

B 35/45 S4 0,35 0,3 0, kg/m3 350 kg/m3 400 kg/m3 0,2 0,15 0,1 0, profundidade em cm teor de cloretos (%),35,3,25 Perfis de penetração de cloretos para diferentes dosagens de cimento (Cimento tipo I 42.5R) Vista em SEM(1x)-betão 4kg/m3 cimento e A/C=,4,2,15,1,5 Vista em SEM(1x)-betão 27kg/m3

Leia mais

Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017

Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017 Critérios de Dimensionamento de Reforços de Alvenarias de Vedação Eng o Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 Belo Horizonte, 22 de agosto de 2017 INTRODUÇÃO Dimensionamento de paredes de vedação Ação conjunta

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DE CIMENTO POR FINOS CERÂMICOS EM ARGAMASSAS

SUBSTITUIÇÃO DE CIMENTO POR FINOS CERÂMICOS EM ARGAMASSAS SUBSTITUIÇÃO DE CIMENTO POR FINOS CERÂMICOS EM ARGAMASSAS João Silva, Eng.º Civil, Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico Jorge de Brito, Professor Associado c/ Agregação, Instituto Superior

Leia mais

Novo Sistema de Construção de Alvenarias Projecto cbloco

Novo Sistema de Construção de Alvenarias Projecto cbloco centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Novo Sistema de Construção de Alvenarias Projecto cbloco 1 A. Baio Dias 26 de Junho de 2008 CIC 2008 centro tecnológico da cerâmica e do vidro

Leia mais

Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria

Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria Com vista à conservação dos edifícios mais antigos, constituídos, essencialmente, por alvenarias com argamassas de cal, é importante reconhecer, não só as técnicas

Leia mais

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL 3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL PARÂMETROS DE PROJETO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO Eng o. Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 NBR 15961 1 : Projeto Requisitos mínimos para o projeto

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PAREDES DE ALVENARIA COM BLOCOS DE BETÃO LEVE

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PAREDES DE ALVENARIA COM BLOCOS DE BETÃO LEVE 1 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PAREDES DE ALVENARIA COM BLOCOS DE BETÃO LEVE João P. Gouveia Aluno de Doutoramento Universidade do Minho Guimarães jopamago@isec.pt Paulo B. Lourenço Professor Associado

Leia mais

propriedades mecânicas osso cortical

propriedades mecânicas osso cortical propriedades mecânicas osso cortical? C C 11 transversalmente isotrópico 12 11 13 13 0 0 0 0 0 0 0 0 0 33 = C44 0 0 sim. C C C C C C 44 1 2 0 ( C C ) 11 12 3 1 2 exemplo fractura em flexão tracção compressão

Leia mais

'A Cal Hidráulica Natural, o ligante de eleição na Reabilitação'

'A Cal Hidráulica Natural, o ligante de eleição na Reabilitação' 'A Cal Hidráulica Natural, o ligante de eleição na Reabilitação' Porto 24. Outubro. 2013 Agenda A SECIL Argamassas Olhar o passado para construir o futuro Cal Hidráulica Natural - NHL, Ligante de Eleição

Leia mais

propriedades mecânicas osso cortical

propriedades mecânicas osso cortical propriedades mecânicas osso cortical? 11 transversalmente isotrópico 12 11 13 13 0 0 0 0 0 0 0 0 0 33 = 44 0 0 sim. 44 1 2 0 ( ) 11 12 3 1 2 exemplo fractura em flexão tracção compressão lado à tracção

Leia mais

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO CUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO Homologação de novos materiais e processos de construção DH 895 CI/SfB (23) Gf (Ajs) CDU 692.5 ISSN 0870-2063 leiriviga pré-esforçados, Lda. Sede e Fábrica: Ponte das Mestras 20-447

Leia mais

Estudo da influência da dosagem de cimento nas características mecânicas de argamassas bastardas para rebocos de edifícios antigos

Estudo da influência da dosagem de cimento nas características mecânicas de argamassas bastardas para rebocos de edifícios antigos Estudo da influência da dosagem de cimento nas características mecânicas de argamassas bastardas para rebocos de edifícios antigos Bruna Silva UTL/Instituto Superior Técnico Ana Paula Ferreira Pinto, Augusto

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

Melhoria da Aderência de Revestimentos Contínuos de Gesso a Camadas Contínuas Impermeáveis ao Vapor

Melhoria da Aderência de Revestimentos Contínuos de Gesso a Camadas Contínuas Impermeáveis ao Vapor 1 INTRODUÇÃO O trabalho experimental que tem por base a comunicação que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da Tese de Doutoramento que está a ser realizada na Escuela Técnica Superior de Arquitectura

Leia mais

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 3 MATERIAIS Válter Lúcio Fev

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 3 MATERIAIS Válter Lúcio Fev 3 MATERIAIS ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I Válter Lúcio Fev.2006 1 PROGRAMA 1.Introdução ao betão armado 2.Bases de Projecto e Acções 3.Propriedades dos materiais 1. Betão 2. Aço 4.Durabilidade 5.Estados

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

A utilização de Argamassas Leves na minimização da Transmissão de Ruídos de Impacto em Pavimentos

A utilização de Argamassas Leves na minimização da Transmissão de Ruídos de Impacto em Pavimentos A utilização de Argamassas Leves na minimização da Transmissão de Ruídos de Impacto em Pavimentos Fernando G. Branco 1 Luís Godinho 1 Joana Tavares 2 1 CICC, Dep. Eng. Civil, Universidade de Coimbra, Portugal

Leia mais

PAREDES DE ALVENARIA EM BLOCOS DE BETÃO CELULAR AUTOCLAVADO

PAREDES DE ALVENARIA EM BLOCOS DE BETÃO CELULAR AUTOCLAVADO Nº8 NOVEMBRO 2002 PAREDES DE ALVENARIA EM BLOCOS DE BETÃO CELULAR AUTOCLAVADO VITOR MANUEL DIAS GUERREIRO A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de Edifícios

Leia mais

Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas

Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas Página 1/5 Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas DESCRIÇÃO Pavimento aligeirado de vigotas em betão pré-esforçado e blocos de cofragem, recebendo em obra uma camada de betão armado (betão complementar)

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

Construção. e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes. Tipos de pavimentos. IST - DECivil. Sumário. da aula. Total de páginas: 11 1

Construção. e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes. Tipos de pavimentos. IST - DECivil. Sumário. da aula. Total de páginas: 11 1 1/32 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T9 Pavimentos Sumário da aula Construção e manutenção de pavimentos rodoviários: Pavimentos rígidos Construção de camadas em betão de

Leia mais

Reforço ao corte de vigas T de betão armado usando a técnica NSM com laminados de CFRP

Reforço ao corte de vigas T de betão armado usando a técnica NSM com laminados de CFRP a) Primeira fenda de flexão b) Aparecimento de fendas diagonais de corte c) Desenvolvimento das fendas diagonais de corte d) Rotura do estribo mais próximo da secção de aplicação da carga (Figura 42-i)

Leia mais

Metodologia para a determinação das vantagens de argamassas sob efeito pozolânico de metacaulinos

Metodologia para a determinação das vantagens de argamassas sob efeito pozolânico de metacaulinos Metodologia para a determinação das vantagens de argamassas sob efeito pozolânico de metacaulinos Jorge Lourenço Instituto Superior Engenharia de Coimbra Eduardo Ferraz Centro Tecnológico da Cerâmica e

Leia mais

A Nova Cal Hidráulica Natural na Reabilitação

A Nova Cal Hidráulica Natural na Reabilitação A Nova Cal Hidráulica Natural na Reabilitação Lisboa, 24 05 2016 Agenda A SECIL Argamassas Cal Hidráulica - NHL Enquadramento Normativo Características Argamassas Tradicionais Argamassas Industriais Conclusões

Leia mais

PROVA COMENTADA. Carga acidental (Q) = 0,5 kn/m² Carga permanente (G) = (0,12 cm X 25 kn/m³) + 1,0 kn/m² + 1,0 kn/m² = 4,0 kn/m²

PROVA COMENTADA. Carga acidental (Q) = 0,5 kn/m² Carga permanente (G) = (0,12 cm X 25 kn/m³) + 1,0 kn/m² + 1,0 kn/m² = 4,0 kn/m² ? Graute Um primeiro objetivo seria proporcionar a integração da armadura com a alvenaria, no caso de alvenaria estrutural armada ou em armaduras apenas de caráter construtivo. O segundo objetivo seria

Leia mais

Reforço ao corte de vigas T de betão armado usando a técnica NSM com laminados de CFRP

Reforço ao corte de vigas T de betão armado usando a técnica NSM com laminados de CFRP a) Primeiras fendas de flexão b) Aparecimento de fendas diagonais de corte c) Aparecimento de novas fendas diagonais de corte d) Início do spalling da parede constituída pelo betão de recobrimento e pelos

Leia mais

Argamassas de revestimento para paredes afectadas por cristalização de sais solúveis:

Argamassas de revestimento para paredes afectadas por cristalização de sais solúveis: Argamassas de revestimento para paredes afectadas por cristalização de sais solúveis: influência do substrato Teresa Diaz Gonçalves José Delgado Rodrigues Investigação sobre o comportamento dos rebocos

Leia mais

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO António Costa Instituto Superior Técnico MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO Desenvolvimento da deterioração no tempo Nível de deterioração 3 4 1 despassivação

Leia mais

CÓDIGO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ALVENARIA DE TIJOLO CORRENTE. A INFLUÊNCIA DA ABERTURA DE ROÇOS

CÓDIGO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ALVENARIA DE TIJOLO CORRENTE. A INFLUÊNCIA DA ABERTURA DE ROÇOS REHABEND 2014 1-4 Abril, 2014, Santander, España CÓDIGO 2.2.08 COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ALVENARIA DE TIJOLO CORRENTE. A INFLUÊNCIA DA ABERTURA DE ROÇOS Vicente, Romeu 1 ; Varum, Humberto 2 ; Costa, Aníbal

Leia mais

O que é o ICF? Vantagens

O que é o ICF? Vantagens O que é o ICF? É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido (conhecido em Portugal como esferovite), que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando

Leia mais

Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo

Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo M. F. Paulo Pereira, José B. Aguiar, Aires Camões e Hélder M. A. Cruz University of Minho Portugal 18 e 19 de Março, LNEC, Lisboa 1.

Leia mais

Comportamento de revestimentos de fachadas com base em ligante mineral. Exigências funcionais e avaliação do desempenho. M. Rosário Veiga LNEC

Comportamento de revestimentos de fachadas com base em ligante mineral. Exigências funcionais e avaliação do desempenho. M. Rosário Veiga LNEC 1º Congresso de Argamassas de Construção Lisboa, Novembro de 2005 Comportamento de revestimentos de fachadas com base em ligante mineral. Exigências funcionais e avaliação do desempenho 1 M. Rosário Veiga

Leia mais

Seminário: Fachadas Energeticamente Eficientes: ETICS, Argamassas Térmicas e Janelas. O que se deve exigir? 15 Novembro 2011

Seminário: Fachadas Energeticamente Eficientes: ETICS, Argamassas Térmicas e Janelas. O que se deve exigir? 15 Novembro 2011 Seminário: Fachadas Energeticamente Eficientes: ETICS, Argamassas Térmicas e Janelas. O que se deve exigir? 15 Novembro 2011 ETICS E ARGAMASSAS TÉRMICAS: EXIGÊNCIAS DE CONFORMIDADE MARIA DO ROSÁRIO VEIGA

Leia mais

Osso cortical influência da porosidade

Osso cortical influência da porosidade Osso cortical influência da porosidade Para o módulo de elasticidade: Do estudo de diversos autores (Schaffler and Burr, 1988, Carter and Hayes, 1977, Rice et al., 1988) podemos considerar, aproximadamente:

Leia mais

Comportamento de Argamassas e Elementos de Alvenaria Antiga Sujeitos à Acção de Sais. Lisboa, 23 de Novembro 2007

Comportamento de Argamassas e Elementos de Alvenaria Antiga Sujeitos à Acção de Sais. Lisboa, 23 de Novembro 2007 Comportamento de Argamassas e Elementos de Alvenaria Antiga Sujeitos à Acção de Sais Lisboa, 23 de Novembro 2007 Introdução Compatibilidade química (?) Introdução de sais solúveis Resistência a sais solúveis

Leia mais

Smart Cities: Como construir?

Smart Cities: Como construir? REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS Válter Lúcio 9 de Outubro de 2014 1 ÍNDICE 1. ANOMALIAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS 2. CAUSAS DAS ANOMALIAS ESTRUTURAIS 3. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO e INVESTIGAÇÃO NA

Leia mais

LIGANTES E CALDAS BETÃO

LIGANTES E CALDAS BETÃO LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO 1. Para determinar a porosidade aberta de uma pedra calcária, utilizou-se um provete com as dimensões de 7.1 7.1 7.1 cm 3. Determinou-se a massa no estado

Leia mais

Argamassas/morteros de terra e cal Características e campo de aplicação. Paulina Faria

Argamassas/morteros de terra e cal Características e campo de aplicação. Paulina Faria Argamassas/morteros de terra e cal Características e campo de aplicação Paulina Faria paulina.faria@fct.unl.pt 23 Maio 2016 Argamassas/Morteros Diferentes características Diferentes aplicações Diferentes

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO)

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) LOTE

Leia mais

Avaliação da Reprodutibilidade e Repetibilidade de Resultados Relativos a Ensaios Referentes à Norma EN 1015 para Argamassas de Reboco

Avaliação da Reprodutibilidade e Repetibilidade de Resultados Relativos a Ensaios Referentes à Norma EN 1015 para Argamassas de Reboco Avaliação da Reprodutibilidade e Repetibilidade de Resultados Relativos a Ensaios Referentes à Norma EN 1015 para Argamassas de Reboco Lisboa, 23 de Novembro 2007 Introdução Norma EN 998-1:2003 3. Define

Leia mais

Influência da Composição no Desempenho de Argamassas Adesivas

Influência da Composição no Desempenho de Argamassas Adesivas Influência da Composição no Desempenho de Argamassas Adesivas José B. Aguiar Universidade do Minho Guimarães aguiar@civil.uminho.pt Luís S. Henriques Duarte&Filhos,S.A. Braga luiscsh@gmail.com Resumo:

Leia mais

Parâmetros para o dimensionamento

Parâmetros para o dimensionamento Parâmetros para o dimensionamento Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Projeto em Alvenaria estrutural Concepção estrutural; Modulação; Integração entre estrutura

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO DE AGREGADO E LIGANTE NO COMPORTAMENTO DAS MISTURAS BETUMINOSAS

INFLUÊNCIA DO TIPO DE AGREGADO E LIGANTE NO COMPORTAMENTO DAS MISTURAS BETUMINOSAS INFLUÊNCIA DO TIPO DE AGREGADO E LIGANTE NO COMPORTAMENTO DAS MISTURAS BETUMINOSAS JORGE PAIS PROFESSOR AUXILIAR, DEP. ENG. CIVIL DA UNIVERSIDADE DO MINHO PAULO FONSECA GERENTE DA RECIPAV ENGENHARIA E

Leia mais

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011 AGLOMERANTES Definição: Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. 1 Nomenclatura Aglomerantes = materiais ativos (pulverulentos)

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA M.P. Seabra; ; H. Paiva; J.A. Labrincha; V.M. Ferreira Universidade de Aveiro 2º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO Homologação de novos materiais e processos de construção DH 871 CI/SfB (23) Gf (Ajs) CDU 692.5 ISSN 0870-2063 Belmiro & Barreira, Lda Sede e Fábrica: Vila Nova das Patas 5370-087

Leia mais

Substrato utilizado: Alvenaria de blocos cerâmicos ranhurados, conforme Figura 01. Não houve regularização do substrato com aplicação de chapisco.

Substrato utilizado: Alvenaria de blocos cerâmicos ranhurados, conforme Figura 01. Não houve regularização do substrato com aplicação de chapisco. LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105 900 TELEFONE: (55) 220 8608 (Fax) Direção 220 8313 Secretaria 220 8468 Ensaios E-MAIL:

Leia mais

Análise comparativa de argamassas de cal aérea, medianamente hidráulicas e de ligantes mistos para rebocos de edifícios antigos

Análise comparativa de argamassas de cal aérea, medianamente hidráulicas e de ligantes mistos para rebocos de edifícios antigos 2º Congresso Nacional de Argamassas de Construção Lisboa, Novembro 27 Análise comparativa de argamassas de cal aérea, medianamente hidráulicas e de ligantes mistos para rebocos de edifícios antigos Carlos

Leia mais

Procedimentos de Aprovação e Recepção

Procedimentos de Aprovação e Recepção Page no. 1 of 10 1 Norma de referência As normas de referências são GB 13476-99, JIS A5337-95, BS1881: Part 120-1983, JC/T947-2005. 2 Procedimento de aprovação 2.1 Definições Elemento de estaca PHC Tipo

Leia mais

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005 Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda Lisboa, 24 de Novembro 25 1.Introdução (Objectivos) Influência da adição de vermiculite expandida e perlite nas propriedades

Leia mais

COMPORTAMENTO SÍSMICO EXPERIMENTAL DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO COM LAJES FUNGIFORMES

COMPORTAMENTO SÍSMICO EXPERIMENTAL DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO COM LAJES FUNGIFORMES COMPORTAMENTO SÍSMICO EXPERIMENTAL DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO COM LAJES FUNGIFORMES Ema COELHO Investigadora Principal LNEC Lisboa P. CANDEIAS Bolseiro de Investigação LNEC Lisboa G. ANAMATEROS Bolseiro

Leia mais

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento Técnicas de construção Vedações Verticais Profa. Keila Bento Vedações verticais Definição UM SUBSISTEMA DOS EDIFÍCIOS CONSTITUÍDO PELOS ELEMENTOS QUE: DEFINEM E LIMITAM VERTICALMENTE O EDIFÍCIO E SEUS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO DETERMINAÇÃO DAS RESISTÊNCIAS MECÂNICAS DO CIMENTO. DOCENTE: Engº Elson Almeida 2006 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO António Costa Instituto Superior Técnico MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO Desenvolvimento da deterioração no tempo Nível de deterioração 3 4 1 despassivação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO DETERMINAÇÃO DAS RESISTÊNCIAS MECÂNICAS DO CIMENTO. DOCENTE: Engº Elson Almeida 2006 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Sistemas Compósitos de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) - Comportamento global e influência dos componentes. M. Rosário Veiga Sofia Malanho

Sistemas Compósitos de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) - Comportamento global e influência dos componentes. M. Rosário Veiga Sofia Malanho Sistemas Compósitos de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) - Comportamento global e influência dos componentes M. Rosário Veiga Sofia Malanho Constituição dos ETICS 1 5 6 7 3 3 2 Constituintes dos

Leia mais

JUNTAS DE DILATAÇÃO EM EDIFÍCIOS DE BETÃO

JUNTAS DE DILATAÇÃO EM EDIFÍCIOS DE BETÃO EFEITOS DE DEFORMAÇÕES IMPOSTAS / RESTRINGIDAS JUNTAS DE DILATAÇÃO EM EDIFÍCIOS DE BETÃO ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS, MAIO 2014 João F. Almeida José N. Camara Miguel Lourenço ÍNDICE Introdução Acções: Acções

Leia mais

Ciência de Materiais. LEGI. Ano lectivo PROPRIEDADES MECÂNICAS parte I

Ciência de Materiais. LEGI. Ano lectivo PROPRIEDADES MECÂNICAS parte I 1. Um provete cilíndrico com 1 10-2 m de diâmetro e 10-1 m de comprimento (dimensões iniciais) foi traccionado até à fractura. Ao atingir-se a tensão nominal de 150MPa, o comprimento do provete era 10,5

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA HONÓRIO, Túlio; CARASEK, Helena Universidade Federal de Goiás - Brasil Lisboa, 2010 Justificativa Desempenho

Leia mais

Ponto de Encontro de Novembro de Reabilitação e Reforço de Estruturas de Edifícios

Ponto de Encontro de Novembro de Reabilitação e Reforço de Estruturas de Edifícios Ponto de Encontro 2011 3 de Novembro de 2011 Reabilitação e Reforço de Estruturas de Edifícios Professor Catedrático do IST (aposentado em 2011) a2p Consult, Lda Reabilitação e Reforço de Estruturas de

Leia mais

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Prof a. Helena Carasek NUTEA - EEC Universidade Federal de Goiás Atividade da Comunidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE FADIGA SOBRE VARÕES DE AÇO PARA BETÃO ARMADO

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE FADIGA SOBRE VARÕES DE AÇO PARA BETÃO ARMADO AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE FADIGA SOBRE VARÕES DE AÇO PARA BETÃO ARMADO António Manuel Baptista 1, João Filipe 2 1 Departamento de Estruturas, LNEC, ambaptista@lnec.pt, 2 Departamento de Estruturas,

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 01 Vedações verticais Alvenaria de vedação e Gesso acartonado Prof. Dr. Alberto Casado

Leia mais

Influência dos Rebocos no Comportamento das Alvenarias de Tijolo Tiago Nunes Sérgio Madeira Anabela Paiva José Barbosa Vieira

Influência dos Rebocos no Comportamento das Alvenarias de Tijolo Tiago Nunes Sérgio Madeira Anabela Paiva José Barbosa Vieira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Influência dos Rebocos no Comportamento das Alvenarias de Tijolo Tiago Nunes Sérgio Madeira Anabela Paiva José Barbosa Vieira APFAC 2010 Universidade de Trás-os-Montes

Leia mais

CIPROL PAVIMENTO COM VIGOTAS E ABOBADILHAS DOCUMENTO PARA APLICAÇÃO DA GAMA DE PAVIMENTOS PRÉ-ESFORÇADOS E634-A2P-PAR D

CIPROL PAVIMENTO COM VIGOTAS E ABOBADILHAS DOCUMENTO PARA APLICAÇÃO DA GAMA DE PAVIMENTOS PRÉ-ESFORÇADOS E634-A2P-PAR D CIPROL PAVIMENTO COM VIGOTAS E ABOBADILHAS DOCUMENTO PARA APLICAÇÃO DA GAMA DE PAVIMENTOS PRÉ-ESFORÇADOS E634-A2P-PAR-00-005-D Janeiro, 2013 ÍNDICE 1. DESCRIÇÃO GERAL... 2 2. CONSTITUIÇÃO DO PAVIMENTO...

Leia mais

Materiais de Construção II

Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Materiais de Construção II Propriedades Mecânicas do Concreto em seu estado ENDURECIDO Professora: Mayara Moraes Propriedades no estado endurecido

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS CIMENTOS

PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS CIMENTOS LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS CIMENTOS Fundamental para: Determinar composição do betão superfície específica do cimento Determinar (às vezes) se o cimento está já parcialmente

Leia mais

Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade dos ensaios referentes à norma EN12004 para cimentos-cola. Lisboa, 25 de Novembro 2005

Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade dos ensaios referentes à norma EN12004 para cimentos-cola. Lisboa, 25 de Novembro 2005 Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade dos ensaios referentes à norma EN24 para cimentos-cola Lisboa, 25 de Novembro 25 . Introdução Norma 24 Documento que define e especifica os requisitos mínimos

Leia mais

José Santos * Marques Pinho ** Francisco Regufe ** DMTP - Departamento Materiais

José Santos * Marques Pinho ** Francisco Regufe ** DMTP - Departamento Materiais ** José Santos * Marques Pinho ** Francisco Regufe ** * DMTP - Departamento Materiais Factores condicionantes das propriedades mecânicas da madeira Fluência Relaxação Tensões mecanico-sortivas Factores

Leia mais

osso cortical osteons secundários Biomecânica dos Tecidos, MEBiom, IST

osso cortical osteons secundários Biomecânica dos Tecidos, MEBiom, IST osso cortical osteons secundários Estrutura osso cortical? 3 2 1 osso trabecular no osso trabecular também podemos estabelecer uma estrutura hierárquica a grande diferença para o osso cortical é a substituição

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais