Engenharia de Perfuração. Prof. Dr. Renato A. Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia de Perfuração. Prof. Dr. Renato A. Silva"

Transcrição

1 Engenharia de Perfuração Prof. Dr. Renato A. Silva

2 Critérios de Avaliação Prova#1 (P1) - Peso 1 01 de outubro Prova#2 (P2) - Peso 2 27 de novembro Média=(P1+2*P2)/3 Média>=7,0 Aprovado Média<7,0 Prova Final (PF) 04 de dezembro Média Final=(Média+PF)/2 Média Final>=5,0 - Aprovado

3 Tópicos Classificação de poços de petróleo, equipamentos de sonda; Elementos de coluna de perfuração; Determinação de gradiente de fratura, controle de pressões; Projeto básico de poços; Operações de perfuração; Operações especiais de perfuração (perfuração direcional, pescaria, testemunhagem); Perfilagem; Revestimento; Cimentação e avaliação de cimentação.

4 Histórico Primeiro poço de petróleo perfurado pelo Cel. Drake em Tittusville, Pensilvânia em m de profundidade e produção de 2m 3 /dia (Método percurssivo). Utilizando fluidos de perfuração: poço de Spindletop, Beaumont, Tx, USA. Perfuração rotativa intermitente 354m de profundidade (1900 perfuração rotativa)

5 Classificação dos poços de petróleo Poços Exploratórios 1) Pioneiros perfurados com o objetivo de descobrir novas jazidas ou campos a partir de dados obtidos por métodos geológicos e/ou geofísicos. 2) Estratigráficos perfurados para obter informações da sequência de rochas de subsuperfície, chamada ainda de coluna litológica. Estes dados serão utilizados para subsidiar a perfuração de outros poços no campo.

6 Classificação dos poços de petróleo Poços Exploratórios 3) Extensão perfurados buscando ampliar ou delimitar os limites de uma jazida, normalmente feitos nos limites ou até fora da reserva provada. 4) Pioneiro Adjacente perfurados após a delimitação de um campo, com o objetivo de descobrir novas jazidas. 5) Jazida Rasa/Jazida Profunda poços perfurados dentro de um campo, visando descobrir jazidas mais rasas ou mais profundas, do que aquela já conhecida.

7 Classificação dos poços de petróleo Poços Explotatórios 6) Desenvolvimento são os poços perfurados visando a drenagem do petróleo (ou gás) de um campo. O número de poços e a disposição destes é função de critérios econômicos e técnicos (reservatório). 7) Injeção perfurados para que sejam injetados fluidos (principalmente água) na rocha reservatório, buscando-se obter as condições originais de pressão de poros na rocha. 8) Especiais são todos aqueles que não obedecem as definições anteriores.

8 Tipos de poços Poço vertical quando a sonda e o objetivo estão situados numa mesma reta vertical. Poço Direcional s a sonda e objetivo não estão na reta na reta vertical chamamos o poço de DIRECIONAL. No caso do ângulo formado se igual a 90 o este é chamado de HORIZONTAL.

9 Tipos de poços

10 Principais Componentes de Sondas de Perfuração Sistema de sustentação de cargas; Sistema de geração e transmissão de energia; Sistema de movimentação de cargas; Sistema de rotação; Sistema de circulação de fluidos; Sistema de monitoramento; Sistema de segurança de poço.

11 Sistema de sustentação de cargas Mastro ou Torre tem objetivo de prover um espaço livre vertical que possa permitir a suspensão ou abaixamento da coluna de perfuração Mastro

12 Sistema de sustentação de cargas

13 Sistema de sustentação de cargas Subestrutura tem por objetivos: suportar a torre ou mastro e maquinário, e fornecer um espaço adequado para posicionr o equipamento de segurança (BOP) Base ou Fundação bases de concreto preparadas no terreno, que visam distribuir as cargas e manter os equipamentos nivelados e alinhados.

14 Sistema de sustentação de cargas

15 Sistema de sustentação de cargas Estaleiro estrutura metálica construída com vigas e que servem para apoiar/armazenar comandos, colunas de perfuração e revestimento, de forma a permitir um fácil acesso e manuseio. Estaleiro

16 Sistema de Geração e Transmissão de Energia As sondas de perfuração são movidas por motores diesel; a quantidade e potência dos motores são função da capacidade projetada para a sonda. Métodos de transmissão de energia: Sonda Mecânica Sonda Diesel Elétrica.

17 Sistema de Geração e Transmissão de Energia Sondas Mecânicas os vários motores são ligados a compounds no qual são conectados os principais equipamentos de perfuração; usam-se ainda conversores de torque e embreagens.

18 Sistema de Geração e Transmissão de Energia Sondas Diesel-Elétricas - os motores a diesel são ligados a geradores de energia elétrica (o sistema mais usado é o AC/DC) onde a geração é feita em corrente alternada e a utilização nos equipamentos é feita em corrente contínua (retificação e controle de tensão em SCRs).

19 Sistema de Geração e Transmissão de Energia

20 Sistema de movimentação de cargas Bloco de Coroamento (Crown Block): conjunto de polias fixo, que fica apoiada na parte superior do mastro/torre por onde passam os cabos de aço (cabo de perfuração).

21 Sistemas de movimentação de cargas Catarina (Travelling Block): conjunto de polias móvel justapostas num pino central; pela movimentação dos cabos passado entre esta e o bloco, a catarina se move ao longo da torre.

22 Sistema de movimentação de cargas Gancho (Hook): elemento de ligação da carga ao sistema de polias (Catarina). Gancho da catarina

23 Sistemas de movimentação de cargas Swivel: elemento que liga as partes girantes as fixas, permitindo livre rotação da coluna. Por um tubo na sua lateral (Gooseneck) permite a injeção de fluido no interior da coluna de perfuração.

24 Sistema de movimentação de cargas Guincho (Drawwork): é o elemento que movimenta o cabo, sendo por isso responsável pela movimentação vertical das tubulações no poço.

25 Sistema de movimentação de cargas Cathead

26 Sistemas de movimentação de cargas Guincho Tambor Principal é onde se enrola e desenrola o cabo de perfuração ao se içar ou descer as cargas. Freio Principal é um freio a fricção que tem a função de parar e manter suspensa a coluna. Secundário hidráulico ou eletromagnético, que tem a função apenas de diminuir a velocidade de descida da coluna.

27 Sistemas de movimentação de cargas Molinete mecanismo secundário que permite tracionar cabos ou cordas. Cathead usado nas chaves flutuantes para apertar ou desapertar conexões. Catline utilizado para içar pequenas cargas.

28 Sistemas de movimentação de cargas Elementos complementares Elevador equipamento utilizado para segurar a tubulação durante as movimentações (manobras)

29 Sistemas de movimentação de cargas Sistema Bloco-Catarina

30 Sistemas de movimentação de cargas

31 Sistema de rotação Mesa Rotativa recebe energia sob forma de rotação no plano vertical e transforma em rotação horizontal, que é transmitida a coluna; serve também como suporte no acunhamento da coluna. Master bushing

32 Sistema de rotação Kelly é o elemento que transmite rotação da mesa rotativa à coluna de perfuração; pode ser de haste quadrada ou hexagonal. A bucha do Kelly é o equipamento que fica conectado a mesa, e onde o Kelly fica encaixado. Bucha do Kelly Kelly Hexagonal Kelly

33 Sistema de rotação Swivel

34 Sistema de rotação Top Drive a coluna gira movida por um motor conectado no seu topo. É montado com o Swivel convencional e desliza sobre trilhos fixados a torre. Elimina o uso de mesa rotativa, Kelly e bucha do Kelly

35 Sistema de rotação Top Drive Perfura por seção; Menor número de conexões; Permite a retirada da coluna com rotação e circulação.

36 Sistema de rotação

37 Sistema de circulação Equipamentos de Superfície Tanques de Fluido Bombas de Fluido Tubo Bengala Swivel Kelly Coluna de Perfuração Broca Espaço Anular Separação de Sólidos

38 Sistema de circulação Sistema no qual ocorre o bombeamento do fluido de perfuração a pressão e vazão adequadas para o interior da coluna, saindo pela broca e retornando pelo espaço anular até a superfície, para o sistema de separação de sólidos.

39 Sistema de circulação Composto por: Tanques de fluidos; Bombas de fluidos; Manifold; Tubo Bengala/Mangueira; Retorno de fluido.

40 Sistema de circulação Tanques de fluido (lama) tanques metálicos, retangulares e abertos utilizados para a preparação, armazenamento e tratamento dos fluidos. Bomba de fluido (lama) bombas alternativas de pistões horizontais, constituídas de duas partes:

41 Sistema de circulação Bombas de deslocamento positivo impelem uma quantidade de fluido em cada golpe ou volta do positivo - Volume do fluido é proporcional a velocidade. Bombas alternativas: Movimento de vai-e-vem de um pistão num cilindro escoamento intermitente. Para cada golpe do pistão, um volume fixo do líquido é descarregado na bomba. A taxa de fornecimento do líquido é função do volume varrido pelo pistão no cilindro e o número de golpes do pistão por unidade do tempo.

42 Sistema de circulação Power-End (Parte Mecânica) recebe energia de acionamento na forma rotativa e a transforma em movimento alternativo. Fluid-End (Parte hidráulica) onde a potência mecânica é transferida ao fluido com pressão e vazão. Podem ser Duplex (2 pistões) ou Triplex (3 pistões) e contam ainda com amortecedores de pulsação na linha de descarga para redução de vibração.

43 Sistema de circulação Manifold conjunto de válvulas que recebe o fluido das bombas e através do qual este é direcionado para o tubo bengala. Retorno de Fluido tubulação também chamada de flow-line que recebe o fluido que vem do anular do poço e o conduz até o sistema de separação de sólidos.

44 Sistema de circulação

45 Sistema de circulação Sistema de tratamento de lama

46 Sistema de circulação

47 Sistema de circulação

48 Sistema de circulação Peneiras separa o fluido dos cascalhos

49 Sistema de circulação Desareiador Separar a areia do fluido Dessiltador Separar o silte do fluido

50 Sistema de circulação Mud Cleaner Separar o silte do fluido; recuperar partículas.

51 Sistema de circulação Desgaseificador

52 Sistema de monitoramento Indicador de Peso indicador analógico que tem dois ponteiros que indicam o peso suspenso no gancho e o peso sobre a broca.

53 Sistema de monitoramento Geolograph instrumento onde é inserida uma carta rotativa que registra continuamente parâmetros como: Taxa de penetração; Peso sobre a broca; RPM e torque da mesa rotativa; Pressão nas bombas.

54 Sistema de monitoramento Tacômetro usado para medir a velocidade da mesa rotativa (RPM) ou a velocidade da bomba em (ciclos/min). Tacômetro da mesa rotativa (RPM) Tacômetro da bomba (ciclos/min)

55 Sistema de monitoramento Torquímetro mede o torque na mesa rotativa e o torque dado pelas chaves na conexões e tubos. Indicador de na mesa de rotação Indicador de torque pelas chaves

56 Sistema de monitoramento Manômetro indicam a pressão de bombeio do fluido de perfuração. Pressão bomba de lama Indicador de pressão de lama

57 Sistema de monitoramento Indicador de nível dos tanques com ele é possível detectar variações bruscas no nível do tanque de lama, o que o torna muito importante para a segurança, uma vez que estas variações podem ser indicativos de influxos de fluidos da formação.

58 Sistema de segurança O objetivo desse sistema é evitar uma invasão descontrolada de fluidos da formação para o poço. É constituído por Equipamentos de Segurança de Poço (ESCP) e de equipamentos complementares que possibilitam o fechamento e controle do poço. O sinal de comando pode ser hidráulico, elétrico ou ótico.

59 Sistema de segurança BOP (Blowout Preventer) Cabeça de Poço (Wellhead) Equipamentos complementares: i) Unidade Acumuladora/Acionadora; ii) Painéis Remotos de Controle; iii) Linhas de Kill e Choke; iv) Choke Manifold.

60 Sistema de segurança A cabeça de poço é constituída de vários equipamentos que permitem a vedação e ancoragem das colunas de revestimento na superfície.

61 Sistema de segurança BOP constituído de um conjunto de válvulas de gaveta, existem para diversas classes de pressão; seu acionamento é hidráulico.

62 Sistema de segurança Preventor Anular gaveta que quando acionada comprime uma borracha sobre a coluna vedando o anular. Gaveta de tubos gaveta tem o diâmetro do tubo sobre o qual é fechado vedando também o anular. Gaveta cega gaveta com cortador que fecha o poço com ou sem coluna; no último caso o tubo é cortado.

63 Sistema de segurança Preventor Anular Fecha sobre qualquer diâmetro; Não permanece fechado após a retirada da pressão de acionamento.

64 Sistema de segurança Gaveta de tubos Fecha contra o tubo sem cortálo Pode ser para um só diâmetro ou para vários diâmetros Permanece travada após a retirada da pressão de acionamento.

65 Sistema de segurança Gaveta Cega Fecha contra o tubo e corta o mesmo; Permanece fechada após a retirada da pressão de acionamento.

66 Sistema de segurança Equipamentos Complementares: Unidade Acionadora/Acumuladora O BOP deve ter uma resposta imediata após acionamento, para isto dever haver fluido hidráulico armazenado sob pressão, isto acontece nesta unidade.

67 Sistema de segurança Linha de Kill fica no BOP e dá acesso ao espaço anular; por ela é bombeado o fluido para amortecer o poço. Linha de Choke ao fechar o BOP o fluxo vindo pelo anular deve ser direcionado para o choke manifold, e esta linha é utilizada para isso.

68 Sistema de segurança Choke Manifold conjunto de válvulas na superfície, sendo duas de estrangulamento, que permite o controle das pressões do poço, quando em Kick.

69 Componentes da coluna de perfuração Coluna de perfuração é formada pela conexão de vários elementos tubulares e tem as seguintes funções: Aplicar peso sobre a broca; Transmitir rotação a broca; Permitir a circulação do fluido de perfuração até a broca; Manter o poço calibrado Garantir a inclinação e a direção do poço.

70 Componentes da coluna de perfuração Elementos principais de uma coluna: Kelly; Tubos de perfuração - Drill pipes (DP) Tubos pesados Heavy-Weight (HW) Comandos ou Drill-Collars (DC)

71 Componentes da coluna de perfuração Acessórios: Subs Substitutos; Estabilizadores; Escareadores Roller reamer; Alargadores; Amortecedores de choke. Ferramentas de manuseio: Chave Flutuante; Chave de Broca; Cunha; Colar de Segurança.

72 Componentes da coluna de perfuração Kelly tem como principal função transmitir a rotação da mesa rotativa à coluna de perfuração que está conectada a este; permite a passagem do fluido que entra pelo Swivel para a coluna. Por ser o elemento que recebe o torque nas partes intermediárias, suas roscas são diferentes, na parte superior a rosca é à esquerda e na parte inferior para direita.

73 Componentes da coluna de perfuração

74 Componentes da coluna de perfuração Kelly Cock válvula inserida no Kelly que possibilita o fechamento do interior da coluna em caso de Kick. Kelly Spinner

75 Componentes da coluna de perfuração Kelly de seção Quadrada NOMINAL API (in) MÁX A (in) MÁX B (in) MÁX C (in) API: American Petroleum Institute

76 Componentes da coluna de perfuração Kelly de seção Hexagonal NOMINAL API (in) OUTROS (in) Máx A (in) Máx B (in) Máx C (in)

77 Componentes da coluna de perfuração Tubos de Perfuração tubos sem costura fabricados pela extrusão de aços especiais, reforçados nas extremidades para permitir que uniões cônicas (tool joints) sejam soldadas. Permitem circulação do fluido de perfuração. Transmitem torque e rotação para a broca. Tool joint caixa Tool joint pino

78 Componentes da coluna de perfuração Especificação de um tubo de perfuração Diâmetro nominal (OD) Peso nominal Grau do Aço Reforço (Upset) Comprimento Nominal Desgaste Características Especiais.

79 Componentes da coluna de perfuração Diâmetro nominal é o diâmetro externo do corpo do tubo; varia 2 3/8 a 6 5/8. Peso nominal é o valor médio do peso do com as uniões cônicas (tool joints) em lb/ft. Com essas duas características podem ser determinados: Diâmetro interno (ID); Espessura da parede do tubo; Drift Máximo diâmetro de passagem.

80 Componentes da coluna de perfuração Grau do aço determina as tensões de escoamento e de ruptura do tubo de perfuração Comprimento Nominal é o comprimento médio dos tubos de perfuração Range I 18 a 22ft média de 20ft Range II 27 a 32ft média de 30ft (mais utilizado 9,2m) Range III 38 a 45ft média de 40ft

81 Componentes da coluna de perfuração Reforço (Upset) tem como função criar uma criar uma área de maior resistência onde é soldada a união cônica (tool joint), reduzindo assim os problemas de quebra por fadiga. Internal Upset External Upset Internal-External Upset

82 Componentes da coluna de perfuração Desgaste ocorre com a redução da espessura da parede do tubo, à medida que este vai sendo utilizado. Os tubos são periodicamente inspecionados para classificá-los, segundo norma API.

83 Componentes da coluna de perfuração Um tubo somente é considerado novo antes de entrar no poço, assim que entra passa a ser do tipo Premium; nas sondas marítimas somente se utiliza este último, porém nas sondas terrestres pode-se utilizar tubos Classe 1 até Classe 2 dependendo da capacidade da sonda.

84 Componentes da coluna de perfuração Características especiais as vezes um tubo tem de ser especificado para uma perfuração onde tem-se condições não convencionais, p.ex., revestimento interno com resina, metalurgia especial como proteção contra presença de Gás Sulfídrico (H 2 S).

85 Componentes da coluna de perfuração Uniões Cônicas ou Tool Joints São as uniões que irão fazer parte do tubo e são acopladas nas extremidades destes por: Enroscamento a quente união aquecida no tubo frio; Soldagem integral partes aquecidas por indução e unidas com pressão e rotação sem adição de material.

86 Componentes da coluna de perfuração As uniões cônicas promovem o enroscamento do tubo e fazem sua vedação. Às vezes são confeccionadas com material mais duro (carbureto de tungstênio) externamente para resistir melhor ao desgaste. Roscas da uniões cônicas (API): IF Internal Flush FH Full Hole REG - Regular

87 Componentes da coluna de perfuração Tool Joints: Regular (REG) ID menor que o ID do tubo sendo incompatível com Internal Upset (IU) devido à restrição ao fluxo do fluido. Full Hole (FH) - ID = ID do tubo, usados com Internal Upset, menor restrição ao fluxo Internal Flush (IF) ID = ID do tubo, utilização com reforço External Upset (EU), fluxo pleno.

88 Componentes da coluna de perfuração Comandos ou Drill Collars (DC) são tubos de paredes espessas fabricados com uma liga de aço cromo molibdênio e que tem como principal função fornecer peso à broca, além de transmitir torque e rotação à broca e permite a passagem de fluidos. São fabricados no Range (tamanho) de 30 a 32ft, a conexão é usinada no próprio tubo e protegida por uma camada fosfatada, e diferentemente do DP as conexões são a parte mais fraca do comando. Podem ser lisos ou espiralados; neste último caso a função é de reduzir o risco de prisão diferencial.

89 Componentes da coluna de perfuração Os comandos em conjunto com os estabilizadores são usados para dar rigidez no controle da inclinação do poço.

90 Componentes da coluna de perfuração Um comando é especificado por: Diâmetro externo; Diâmetro interno; Tipo de conexão; Características especiais.

91 Componentes da coluna de perfuração Diâmetro Externo escolhido em função do diâmetro do poço e da possibilidade de pescaria. Diâmetro Interno é função do peso nominal do comando, sendo usual especificar em função do peso em lb/ft. Características Especiais ex.: comando espiralado, com rebaixamento para a cunha, com pescoço para elevador, com metalurgia especial para resistir ao H 2 S.

92 Componentes da coluna de perfuração Um tipo especial de comando é o K-Monel, que é fabricado com materiais não magnéticos e utilizado em poços direcionais para evitar interferência magnética nos equipamentos que registram inclinação e direção do poço - são colocados na extremidade da coluna.

93 Componentes da coluna de perfuração Resistência dos Comandos

94 Componentes da coluna de perfuração Tubos Pesados ou Heavy Weigh (HW) são tubos de peso intermediário entre os tubos de perfuração e os comandos. Seu diâmetro externo varia de 3 ½ a 5 e são utilizados no mesmo diâmetro da coluna de perfuração. Funções: Fazer uma transição gradual de rigidez entre o DP e DC Transmitir toque e rotação; Permitir a passagem de fluido.

95 Componentes da coluna de perfuração Os HWDPs por apresentarem características como: - maior espessura de paredes, uniões mais resistentes e revestidas com material mais duro e reforço central no corpo do tubo traz algumas vantagens como: Diminui a quebra de tubos de transição de DPs para DCs Nos poços direcionais diminuem o torque e arrasto devido a sua menor área de contato como o poço.

96 Componentes da coluna de perfuração Substitutos (Sub s) são pequenos tubos que desempenham funções específicas: Sub de Içamento ou de Elevação (Lift- Sub) serve para promover um batente para o elevador, pode içar comandos que não possuem pescoço.

97 Componentes da coluna de perfuração Sub do Kelly ou de Salvação é conectado a rosca do Kelly com a finalidade de protegêlo dos constantes enroscamentos e desenroscamentos. Sub de Cruzamento (Cross-Over) pequenos tubos que permitem conexão de tubos com roscas diferente; podem ser: caixa-pino, caixa-caixa e pino-pino.

98 Componentes da coluna de perfuração Sub de Broca (Near Bit) é um sub de cruzamento Caixa-Caixa que serve para conectar a broca (pino) com a extremidade do comando que também é pino.

99 Componentes da coluna de perfuração Estabilizadores são ferramentas que servem para centralizar a coluna de perfuração, dando maior rigidez e afastando os comandos das paredes do poço. Também ajuda a manter o calibre do poço. Seu posicionamento na coluna é importante na perfuração direcional, controlando a variação da inclinação. Tipos: Não rotativos; Rotativos com lâminas: Intercambiáveis, Integrais e Soldadas.

100 Componentes da coluna de perfuração Não rotativos são fabricados de borracha e danificam-se rapidamente quando perfurando formações abrasivas.

101 Componentes da coluna de perfuração Rotativos Intercambiáveis a camisa é substituída quando muito desgastada. Integrais quando as lâminas estragam podem ser recuperados ou transformados em subs. Lâminas soldadas mais indicados para formações moles.

102 Componentes da coluna de perfuração

103 Componentes da coluna de perfuração Escareadores (Roler-Reamers) ferramenta estabilizadora usada em formações abrasivas, com roletes que conseguem manter o calibre do poço.

104 Componentes da coluna de perfuração Alargadores ferramentas utilizadas quando se deseja aumentar o diâmetro de um poço já perfurado. Hole Opener utilizado quando se pretende alargar o poço desde a superfície; tem braços fixos.

105 Componentes da coluna de perfuração Underreamer usado quando se deseja alargar apenas um trecho do poço começando por um ponto abaixo da superfície. Tem braços móveis que são normalmente abertos por um aumento da pressão de bombeio.

106 Componentes da coluna de perfuração Amortecedores de choque (Shock-Eze) são ferramentas que absorvem as vibrações da coluna de perfuração induzidas pela broca, principalmente quando perfurando rochas muito duras ou zonas com diferentes durezas. Usada principalmente em conjunto com brocas PDC ou de insertos e sempre que possível deve ser colocado imediatamente acima da broca.

107 Componentes da coluna de perfuração Ferramentas de manuseio Chaves flutuantes são duas chaves manuais suspensas na plataforma através de um sistema de cabo de aço, polia e contrapeso. Promovem o torque de aperto e desaperto nas uniões dos elementos tubulares da coluna, tem mordentes intercambiáveis responsáveis pela fixação das chaves à coluna

108 Componentes da coluna de perfuração Chave flutuante hidráulica facilita o enroscamento e desenroscamento da coluna e provê torque à conexão.

109 Componentes da coluna de perfuração Iron-Roughneck executa automaticamente os serviços dos plataformistas durante as conexões e desconexões.

110 Componentes da coluna de perfuração Cunhas equipamentos que servem para apoiar a coluna de perfuração ou os comandos na plataforma. Têm mordentes intercambiáveis e se encaixam entre a tubulação e a bucha da mesa rotativa.

111 Componentes da coluna de perfuração Colar de segurança equipamento de segurança colocado nos comandos que não possuem rebaixamento para a cunha. Sua finalidade é prover um batente para a cunha no caso de escorregamento do comando.

112 Componentes da coluna de perfuração Composição de fundo (BHA) de uma coluna de perfuração estabilizada DP HWDP STB S DC Broca

113 Componentes da coluna de perfuração pino Bucha do kelly cabo da chave sub salvação orifício Chave flutuante

114 Brocas Equipamentos que vão na extremidade da coluna e tem como função desgregar as rochas em pequenos pedaços (cascalhos) promovendo o aprofundamento do poço e consequente avanço da coluna. A escolha adequada das brocas num projeto de perfuração é de fundamental importância na economicidade e na qualidade do poço.

115 Brocas Classificação das brocas Brocas sem partes móveis integrais Brocas Draga Brocas de Diamantes Brocas de Diamantes Artificiais (PDC) Brocas com partes móveis Brocas Tricônicas Dentes de Aço Insertos

116 Brocas Brocas sem partes móveis Brocas Draga constituem um elemento cortante integral, cujo mecanismo de perfuração é a formação de sulcos por raspagem. Foram as primeiras usadas na perfuração de poços, mas atualmente estão em desuso.

117 Brocas Brocas de Diamantes seu uso iniciou-se devido à dureza do diamante com o objetivo de perfurar rochas muito duras ou abrasivas. Seu mecanismo de perfuração é o esmerilhamento e é utilizada para perfurar formações muito duras ou abrasivas, ou coroa de testemunhagem. Na sua fabricação, diamantes são inseridos na matriz metálica contendo carbureto de tungstênio a altas temperaturas. Quando operada de forma apropriada apenas os diamantes entram em contato com a formação, criando um pequeno espaço entre a rocha e o corpo da broca. O fluido de perfuração passa por um orifício central e por sulcos moldados em sua face. O tamanho e o número de diamantes são função de sua aplicação: brocas para formações moles tem poucas e grandes pedras (0,75 2 quilates) enquanto que para rochas mais duras o número de pedras é bem maior e o tamanho fica na faixa de 0,07 a 0,125 quilates (1quilate=0,2g).

118 Brocas Brocas de diamantes

119 Brocas Brocas de Diamantes Artificiais ou PDC (Polycrystalline diamond compact) tem como característica principal o seu cortador que é composto por uma camada fina de diamantes artificiais (±0,5mm) fixada a outra mais espessa (±3mm) de carbureto de tungstênio a alta temperatura e pressão. O cortador é formado pela junção deste compacto a um corpo cilíndrico de carbureto de tungstênio, que é posteriormente montado na face da broca.

120 Brocas O seu mecanismo de perfuração é por cisalhamento. Elas apresentam jatos intercambiáveis por onde circula o fluido de perfuração. O tamanho e a quantidade de cortadores define para que tipos de formação e objetivos a broca foi projetada. Broca ideal para perfurar um poço de qualidade Broca apropriada para perfurar poços direcionais

121 Brocas As brocas PDC foram desenvolvidas para se perfurar formações moles com altas taxas de penetração e maior vida útil, pois em formações mais duras o calor gerado na perfuração destrói a ligação diamante cobalto. Foram desenvolvidos então cortadores de diamantes sintéticos estáveis termicamente, chamados de TSP Thermally Stable Polycrystalline. As brocas de compactos (PDC/TSP) são fabricados com características especiais para cada cliente.

122 Brocas Brocas Tricônicas Elementos Estrutura Cortante Rolamentos Corpo

123 Brocas Estruturas cortantes são fileiras de dentes interpostas entre as fileiras dos dentes dos cones adjacentes. Os dentes podem ser de aço, fresados no próprio cone ou de insertos de carbureto de tungstênio, prensados em orifícios previamente abertos na superfície do cone. Broca tricônica de dentes de aço Broca tricônica de insertos de tungstênio

124 Brocas Os insertos de carbureto de tungstênio são bastante resistente quando ao desgaste, mas não tanto quanto à quebra. São portanto mais robustos que o dente de aço (menor comprimento e maior conicidade). A ação das brocas tricônicas em formações moles é de raspagem e nas formações duras é por esmagamento. Em ambos os casos atua também a erosão causada pela potência hidráulica.

125 Brocas A ação de raspagem é realizada por duas características do cone: i) Offset excentricidade dos eixos dos cones em relação ao eixo da broca. Quanto maior o Offset, maior será a tendência do cone raspar no fundo do poço ao rolar sobre o seu próprio eixo.

126 Brocas ii) Troncos de cones com ângulos diferentes um cone rola sem deslizar se o eixo de rotação coincide com o seu vértice. Como o cone da broca é na realidade a junção de troncos de cones com ângulos diferentes, tal coincidência não existe. Logo, o cone raspa no fundo do poço ao girar em relação ao eixo da broca.

127 Brocas 2) Rolamentos Tipos Com roletes e esferas não-selados Com roletes e esferas selados Rolamento Journal

128 Brocas Rolamento com roletes e esferas não-selados a) Rolamento externo de roletes b) Rolamento intermediário de esferas c) Rolamento interno de fricção Os roletes transmitem a maior parte do peso aplicado sobre a broca. As esferas intermediárias recebem os esforços axias ao cone (prendem o cone à broca), enquanto que o rolamento intermediário começa a se desgastar. Todos os rolamentos são lubrificados pelo fluido de perfuração. Este modelo de broca tricônica é mais simples e portanto mais barato.

129 Brocas Rolamento selado neste tipo de rolamento não há contato com o fluido de perfuração. O sistema de lubrificação usa graxa limpa confinada a um reservatório selado provido de um sistema de compensação de pressões, mantendo a pressão da graxa igual à pressão hidrostática.

130 Brocas Rolamento Selado

131 Brocas Rolamento Journal neste tipo de rolamento o cone gira em contato direto com o pino da perna da broca. O controle das tolerâncias é bastante rigoroso, o processo metalúrgico especial, a deposição de uma camada de prata na área de transmissão do peso sobre a broca, tornam esse tipo de broca muito mais caro que os anteriores.

132 Brocas Rolamento Journal

133 Brocas Corpo da Broca o corpo da broca além do reservatório de graxa, constitui-se dos seguintes elementos: a) Conexão existem vários tipos de roscas que variam conforme os diâmetros das brocas. b) Pernas da broca três elementos que serão soldados para formar a broca; apresentam deposição de material duro nas abas de calibre para aumentar a resistência à abrasividade. c) Canais de fluido caminho do fluido de perfuração. Na maioria das brocas os canais de fluido terminam em jatos colocados entre dois cones. Os jatos são removíveis possibilitando a variação de diâmetros no bocal, ou seja, a variação das condições hidráulicas no fundo do poço.

134 Brocas Conexão Perna

135 Brocas Classificação IADC (International Association of Drilling Contractors) para brocas tricônicas: O código tem 4 caracteres três numéricos e um alfabético. Os três números definem a Série-Tipo- Características 1 o Caractere indica o tipo do cortador. 2 o Caractere indica a dureza da formação. 3 o Caractere informa o tipo de rolamento. 4 o Caractere informação adicional.

136 Brocas Classificação IADC para brocas com cortadores fixos. O código tem 4 caracteres: Tipo de cortador Perfil/Conicidade Hidráulica Dimensão

137 Brocas 1 o Caractere letra que identifica o tipo de cortador e o material constituinte do corpo da broca. 2 o Caractere representa o perfil da broca: Conicidade externa relacionada com a distância do fundo do poço à seção da broca com diâmetro pleno. Conicidade interna relacionada com a altura do cone interno.

138 Brocas 3 o Caractere identifica o projeto hidráulico da broca através de duas características: tipo de saída do fluxo e arranjo dos cortadores (que define a trajetória do fluido na face da broca 4 o Caractere identifica o tamanho do cortador e a densidade dos cortadores na broca.

139 Brocas Registro de desgastes quando a broca sai do poço deve-se verificar os desgastes que ela sofreu; estas informações devem ser registradas para otimização de futuros projetos de poço na área. Criou-se então uma classificação de desgastes para padronizar estas informações.

140 Brocas Desgaste por erosão

141 Brocas

142 Brocas Classificação de Desgaste Caracterizada por 8 elementos, sendo os 4 primeiros relacionados ao desgaste da estrutura cortante, o quinto ao desgaste do rolamento, o sexto ao desgaste do calibre, o sétimo informa características especiais de desgaste e o oitavo informa o motivo de retirada da broca.

143 Brocas Problemas que afetam o rendimento da broca

144

145 Brocas Cálculo do custo por metro perfurado. CB + CS C M = C/M = custo do metro perfurado; CB = custo da broca; CS= custo por hora da sonda; ( Tp + Tm + Tc) + Cmf ( Tp + Tm + Tc) Pr of Tp = tempo de perfuração (hora); Tm = tempo de manobra (hora); Tc = tempo de conexão (hora); Prof = Intervalo perfurado (m); Cmf = custo por hora do motor de fundo.

146 Dimensionamento da Coluna de Perfuração No dimensionamento de uma coluna de perfuração temos que levar em consideração os seguintes parâmetros: Profundidade prevista para a coluna; Peso específico do fluido de perfuração Fatores de segurança à tração, colapso e pressão interna. Peso máximo previsto sobre a broca.

147 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Com esses elementos podemos dimensionar: Tipo dos tubos de perfuração Tipo e quantidade de comandos Durante as operações de perfuração de um poço, a coluna de perfuração estará sujeita a esforços de tração, compressão e torção. Além de eventuais esforços radiais resultantes da diferença entre as pressões interna e externa ao tubo.

148 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Especificação dos tubos de perfuração Tração o tubo de perfuração mais próximo à superfície é o mais solicitado em termos de resistência à tração, pois suporta todo o peso da coluna (imersa em fluido). T=P-E P=g aço V aço E=g f V des onde: T = tração máxima da coluna, P = Peso da coluna no ar, E = Empuxo, g f = peso específico do fluido, V aço = volume do aço da coluna, g aço = peso específico do aço, V desl = volume deslocado de fluido.

149 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Logo: T=P-E=(g aço V aço )-(g f V des ) T=(g aço V aço )-(g aço V aço ) =(g aço V aço ) [1-(g f /g aço )] T=α P onde α é o fator de flutuação O fator de segurança utilizado para tubos de perfuração é de 1,1. O peso específico do aço é de 65,22lbf/gal.

150 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Colapso a pressão de colapso é resultante do diferencial maior da pressão externa sobre a pressão interna do tubo. Esta é calculada no tubo (DP) que está conectado no HWDP mais sujeito a esta solicitação. Fórmulas de cálculo dependem da razão D/t diâmetro externo/espessura da parede do tubo.

151 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Para a faixa da tabela abaixo usamos a fórmula 1: Fórmula 1: Rc=2 Y [(D/t)-1/(D/t) 2 ] onde: Rc = resistência ao colapso Y= tensão de escoamento

152 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Faixa 2 Fórmula 2: Rc=Y {[A`/(D/t)]-B`}-C`

153 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Faixa 3 Fórmula 3: Rc=Y {[A/(D/t)]-B}

154 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Faixa 4 Fórmula 4: Rc=46, /[(D/t) ((D/t)-1) 2 ] O fator de segurança utilizado em todos os casos para a Resistência ao colapso é 1,125

155 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Pressão interna quando a pressão interna é maior que a pressão externa, a resistência interna é calculada pela fórmula de Barlow Rpi=(1,75 t Y)/d onde: Rpi = resistência à pressão interna (psi) d = diâmetro interno (pol) Y = tensão de escoamento O fator de segurança é 1,1

156 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Flambagem uma coluna não flamba quando sua tensão axial for maior que a média entre as tensões radiais tangenciais. A flambagem dos tubos de perfuração deve ser evitada para impedir o aparecimento de tensões cíclicas na parede dos tubos durante a rotação da coluna e a conseguente falha por fadiga. O critério de Lubinsky é utilizado para determinação da linha neutra de flambagem, pois foi demonstrado que a flambagem não ocorre se o peso sobre a broca for menor que o peso flutuado (peso-empuxo) dos comandos.

157 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Pelo critério de Woods uma coluna não flamba se: σ a >(Pi.ri 2 -Pe.re 2 )/(re 2 -ri 2 ) (1) onde: σ a = tensão axial Pi e Pe = pressões interna e externa ao tubo ri e re = raios interno e externo do tubo

158 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Na linha neutra de flambagem (a uma altura x da broca) σ a =Tx/A (2) Com: Tx=w-PSB-0,52.g L.H.A onde: w = peso por ft (no ar) do tubo g L = peso específico do fluido A = área da seção transversal do tubo PSB = peso sobre a broca

159 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Fazendo Pi = Pe=0,052.g L.(H-x) na equação (1) e substituindo em (2), têm-se: x = PSB/(α.w) onde: x = altura da linha neutra de flambagem α = fator de flutuação

160 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Determinação do número de comandos usando o critério de linha neutra de flambagem: n = PSB max /(FS.α.w.L) n = número de comandos FS = fator de segurança (0,8 a 0,9) α = fator de flutuação w = peso por ft (no ar) do comando L = comprimento médio de cada comando.

161 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Posições da Linha Neutra em relação ao peso aplicado sobre a broca (+) (-) (+) (-) Tubos de Perfuração Comandos Convenções (+) Tração (-) Compressão 4 caso (+) 3 caso (-) (+) 2 caso 1 caso 1 Caso: A linha neutra tangencia os dentes da broca Neste instante a broca estará acima do fundo, e toda a coluna estará sujeita à tração, sustentada pelo gancho da catarina. 2 Caso: Comandos aplicando 10% do seu peso total sobre a broca. Como o peso é função direta do comprimento dos comandos, podemos determinar a posição da linha neutra, a partir da broca, utilizando o mesmo valor percentual aplicado de peso. Se considerarmos 10% do peso sobre a broca, a linha neutra estará passando a 10% do comprimento L.

162 Dimensionamento da Coluna de Perfuração Posições da Linha Neutra em relação ao peso aplicado sobre a broca (+) (-) (+) (-) Tubos de Perfuração Comandos Convenções (+) Tração (-) Compressão 4 caso (+) 3 caso (-) (+) 2 caso 1 caso 3 Caso: Comandos aplicando 50% de seu peso sobre a broca 50% dos comandos estão sujeito a tração e 50% a compressão. 4 Caso: Aplicação de peso superior ao peso total dos comandos. Se por algum problema operacional, isto acontecer, todos os comandos e parte dos tubos estarão comprimidos e a linha neutra estará passando nos tubos de perfuração o que não é permitido pois, não foram dimensionados para resistir a tais esforços. Por medida de segurança permite-se um máximo de 90% de peso dos comandos.

PC Prof. Del Gomes. Petrocenter

PC Prof. Del Gomes. Petrocenter Sistema de Movimentação de Cargas SWIVEL elemento que liga as partes girantes às fixas, permitindo livre rotação da coluna; por um tubo na sua lateral (gooseneck) permite a injeção de fluido no interior

Leia mais

ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO

ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO Renato Brandão Mansano Eng. de Petróleo PETROBRAS/UN-ES/ATP-JUB-CHT/IP ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO DE POÇOS -Histórico; - Sistemas

Leia mais

ENG085 Perfuração 1. Unidade 3: Brocas

ENG085 Perfuração 1. Unidade 3: Brocas ENG085 Perfuração 1 Unidade 3: Brocas Introdução O estudo da broca e de seu desempenho é fundamental na perfuração de um poço de petróleo. Existe uma variedade extremamente grande de brocas sendo fabricadas,

Leia mais

Cartilha de Conteúdo Local do Prominp. Rio de Janeiro Julho 2008

Cartilha de Conteúdo Local do Prominp. Rio de Janeiro Julho 2008 Cartilha de Conteúdo Local do Prominp Rio de Janeiro Julho 2008 Necessidades Uniformidade; Simplicidade; Confiabilidade. Benefícios Padronização; Acompanhamento da evolução do CL; Oportunidades de Nacionalização;

Leia mais

TECNOLOGIA DE BROCAS DE PERFURAÇÃO Msc. Rafael Castro PETROBRAS - Engenheiro de Petróleo Pleno UFS (Universidade Federal de Sergipe) Professor Assistente UNICAMP Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo

Leia mais

Estrutura da Indústria do Petróleo e Gás

Estrutura da Indústria do Petróleo e Gás Estrutura da Indústria do Petróleo e Gás Professora Elaine Ribeiro EMENTA Noções de exploração e produção de petróleo e gás natural Parte 2 UPSTREAM BROCAS DE PERFURAÇÃO 1 BROCAS DE PERFURAÇÃO PERFURAÇÃO

Leia mais

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades.

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. CAPÍTULO 3 MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL DE PETRÓLEO. Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. BOMBEIO

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS PARTE II PRODUÇÃO ONSHORE E OFFSHORE

PÓS GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS PARTE II PRODUÇÃO ONSHORE E OFFSHORE PÓS GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS PARTE II PRODUÇÃO ONSHORE E OFFSHORE PERFURAÇÃO BREVE RESUMO A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda, uma grande estrutura que contém diversos

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor.

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Objetivos Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Descrição Neste módulo são abordados os princípios de funcionamento do motor Ciclo Otto,

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

PC PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO

PC PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO PC PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO Introdução: As atividades de perfuração de poços de petróleo são do seguimento upstream, que consiste em métodos que visam a segurança e a produtividade do poço. Para tais operações

Leia mais

Gas-Lift - Vantagens

Gas-Lift - Vantagens Gas-Lift - Vantagens Método relativamente simples para operar O equipamento necessário é relativamente barato e é flexível Podem ser produzidos baixos ou altos volumes É efetivo sob condições adversas

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG MIG e MAG indicam processos de soldagem por fusão que utilizam o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível

Leia mais

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO !" AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO 1- INTRODUÇÃO O transporte de água (ADUÇÃO) pode ser realizado das seguintes formas: a) Por GRAVIDADE Utilizando Conduto Livre (Canal) b) Por GRAVIDADE Utilizando

Leia mais

AVISO DE RESULTADO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/2015 - SAÚDE MENOR PREÇO POR ITEM

AVISO DE RESULTADO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/2015 - SAÚDE MENOR PREÇO POR ITEM AVISO DE RESULTADO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/25 - SAÚDE MENOR PREÇO POR ITEM A Pregoeira Pollyanna Allen Gomes de Jesus, designado pela Portaria nº 092/24 da Prefeitura Municipal de Goiânia / Secretaria

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

COTIP Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Escola de Ensino Médio e Educação Profissional da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

COTIP Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Escola de Ensino Médio e Educação Profissional da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) 1 MOENDAS 1. Moendas Conjunto de 04 rolos de moenda dispostos de maneira a formar aberturas entre si, sendo que 03 rolos giram no sentido horário e apenas 01 no sentido antihorário. Sua função é forçar

Leia mais

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que A UU L AL A Ensaio de torção Diz o ditado popular: É de pequenino que se torce o pepino! E quanto aos metais e outros materiais tão usados no nosso dia-a-dia: o que dizer sobre seu comportamento quando

Leia mais

Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos

Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos Prof. Daniel Coutinho coutinho@das.ufsc.br Departamento de Automação e Sistemas DAS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC DAS 5101

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras

Leia mais

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Considerações Iniciais "PNEUMÁTICA

Leia mais

Introdução. elementos de apoio

Introdução. elementos de apoio Introdução aos elementos de apoio A UU L AL A Esta aula - Introdução aos elementos de apoio - inicia a segunda parte deste primeiro livro que compõe o módulo Elementos de máquinas. De modo geral, os elementos

Leia mais

CAPÍTULO 4 ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO ESCOAMENTO

CAPÍTULO 4 ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO ESCOAMENTO CAPÍTULO 4 ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO ESCOAMENTO O escoamento das plataformas é feito através de dutos que podem ser denominados dutos rígidos ou dutos flexíveis, de acordo com o material de que são constituidos.

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA DEFINIÇÃO: TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA BROCAS (NOMENCLATURA,CARAC. TIPOS) São ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais, temperadas, terminam em ponta cônica e são afiadas

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

Ensaios Mecânicos de Materiais. Aula 10 Ensaio de Torção. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Ensaios Mecânicos de Materiais. Aula 10 Ensaio de Torção. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Ensaios Mecânicos de Materiais Aula 10 Ensaio de Torção Tópicos Abordados Nesta Aula Ensaio de Torção. Propriedades Avaliadas do Ensaio. Exemplos de Cálculo. Definições O ensaio de torção consiste em aplicação

Leia mais

Automação Hidráulica

Automação Hidráulica Automação Hidráulica Definição de Sistema hidráulico Conjunto de elementos físicos associados que, utilizando um fluido como meio de transferência de energia, permite a transmissão e o controle de força

Leia mais

Completação. Prof. Delmárcio Gomes

Completação. Prof. Delmárcio Gomes Completação Prof. Delmárcio Gomes Ao final desse capítulo, o treinando poderá: Explicar o conceito de completação; Diferenciar os tipos de completação; Identificar as etapas de uma intervenção de completação;

Leia mais

Introdução. Torneamento. Processo que se baseia na revolução da peça em torno de seu próprio eixo.

Introdução. Torneamento. Processo que se baseia na revolução da peça em torno de seu próprio eixo. Prof. Milton Fatec Itaquera Prof. Miguel Reale / 2014 Introdução Torneamento Processo que se baseia na revolução da peça em torno de seu próprio eixo. Tornos Tornos são máquinas-ferramenta que permitem

Leia mais

Manual de Reservatório de PRFV Vetro

Manual de Reservatório de PRFV Vetro Índice: 1. Introdução...2 2. Características dos reservatórios Vetro...2 a) Liner...2 b) Estrutura...2 c) Flanges...2 d) Etiqueta...2 3. Modelos de reservatórios...3 4. Testes de Qualidade...4 5. Recomendações

Leia mais

Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna. Sistemas auxiliares dos motores

Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna. Sistemas auxiliares dos motores Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna Sistemas auxiliares dos motores SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre partes móveis

Leia mais

Tratores Agrícolas 1

Tratores Agrícolas 1 Tratores Agrícolas 1 TRATOR AGRÍCOLA 1 DEFINIÇÃO???? Máquina autopropelida provida de meios que, além de lhe conferirem apoio estável sobre uma superfície horizontal, capacitam-no a tracionar, transportar

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres Estruturas Metálicas Módulo V Torres APLICAÇÕES ESTRUTURAIS - TORRES Introdução Neste capítulo são abordadas as estruturas não classificadas como de edificações nem como de obras de arte, já abordadas

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná 0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná Santa Catarina. São Paulo. Rio Grande do Sul. Tocantins ÍNDICE Confiança

Leia mais

Válvulas: Podem ser: -CONTROLADORAS DE DIREÇÃO. -CONTROLADORAS DE FLUXO. -CONTROLADORAS DE PRESSÃO. - DE BLOQUEIO.

Válvulas: Podem ser: -CONTROLADORAS DE DIREÇÃO. -CONTROLADORAS DE FLUXO. -CONTROLADORAS DE PRESSÃO. - DE BLOQUEIO. Válvulas: São os elementos utilizados para comando dos atuadores, exercendo função preponderante dentro dos circuitos fluídicos e são classificadas conforme suas funções. Podem ser: -CONTROLADORAS DE DIREÇÃO.

Leia mais

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos Manual de Instruções oços de roteção Exemplos Manual de Instruções de oços de roteção ágina 3-11 2 Índice Índice 1. Instruções de segurança 4 2. Descrição 4 3. Condições de instalação e instalação 5 4.

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO- EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO- EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PROCESSOS INDUSTRIAIS ORGÂNICOS EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO- EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PERFURAÇÃO - INTRODUÇÃO A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda, conforme ilustrado nas figuras

Leia mais

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO CENTRALIZADA. Bomba Hidráulica Manual Bomba Hidráulica Automática Distribuidores

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO CENTRALIZADA. Bomba Hidráulica Manual Bomba Hidráulica Automática Distribuidores SISTEMA DE UBRIFICAÇÃO CENTRAIZADA Bomba Hidráulica Manual Bomba Hidráulica Automática Distribuidores SISTEMA DE UBRIFICAÇÃO CENTRAIZADA 1 - OBJETIVO Este manual objetiva fornecer instruções técnicas para

Leia mais

Rebaixamento do Lençol Freático

Rebaixamento do Lençol Freático Rebaixamento do Lençol Freático Índice 1. Rebaixamento por Poços 2. Bombas Submersas 3. Rebaixamento à Vácuo 4. Norma 5. Método construtivo 6. Equipe de trabalho 1. Rebaixamento Por Poços Rebaixamento

Leia mais

Válvula de Governo e Alarme 2.1/2 e 3

Válvula de Governo e Alarme 2.1/2 e 3 DESCRIÇÃO: A Válvula de Alarme Modelo E atua como um dispositivo de alarme de fluxo de água em sistemas espargidores de tubo úmido. O projeto permite instalação sob condições de fornecimento de pressão

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

Você já pensou o que seria do ser humano

Você já pensou o que seria do ser humano A UU L AL A Eixos e árvores Você já pensou o que seria do ser humano sem a coluna vertebral para lhe dar sustentação. Toda a estrutura de braços, pernas, mãos, pés seria um amontoado de ossos e músculos

Leia mais

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Capacidade de Elevação 130t PÁGINA 01 GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Comprimento da extensão total da lança principal de 60m, perfil U, placa de aço WELDOX de alta resistência.

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE MECÂNICA

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE MECÂNICA A quilometragem percorrida pelo veículo é indicada pelo: 1 velocímetro. 2 hodômetro. 3 manômetro. 4 conta-giros. O termômetro é utilizado para indicar a temperatura: 1 do motor. 2 do combustível. 3 no

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 17 Bombas Hidráulicas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 17 Bombas Hidráulicas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 17 Bombas Hidráulicas Tópicos Abordados Nesta Aula Características das Bombas Hidráulicas. Definição São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

Acesse: http://fuvestibular.com.br/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Esse torno só dá furo! Na aula sobre furação, você aprendeu que os materiais são furados com o uso de furadeiras e brocas. Isso é produtivo e se aplica a peças planas. Quando é preciso furar peças cilíndricas,

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento.

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento. VÁLVULAS São dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São acessórios muito importantes nos sistemas de condução, e por isso devem merecer o maior cuidado

Leia mais

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha A U A UL LA Buchas Introdução Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se que a primeira roda tenha sido um tronco cortado em sentido transversal. Com a invenção da roda, surgiu, logo depois, o eixo. O

Leia mais

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora.

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora. Brocas A broca é uma ferramenta de corte geralmente de forma cilíndrica, fabricada com aço rápido, aço carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro soldada ou fixada mecanicamente, destinada à execução

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Embreagens são elementos que

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008

QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008 QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008 Um esforço axial de tração gera os valores máximos de tensão (A) normal na seção transversal e de cisalhamento em um plano a 45 o. (B) normal na seção transversal e de cisalhamento

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas *

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * 1. Introdução Uma das principais fontes de potência, responsáveis pela alta produção agrícola com significante economia de mão-de-obra, é o trator agrícola.

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo.

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Medição de Vazão 1 Introdução Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Transporte de fluidos: gasodutos e oleodutos. Serviços

Leia mais

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado)

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado) Principais tipos: Parafuso simples Parafuso duplo (mais empregado) Vantagens em relação aos alternativos: Menor tamanho Número inferior de partes móveis Desvantagens em relação aos alternativos: Menor

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

TECNICAS CONSTRUTIVAS I

TECNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TECNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br FUNDAÇÕES Fundações em superfície: Rasa, Direta

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Correias e Polias Correntes Definição Polia: São peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Correias: É o elemento da máquina que,

Leia mais

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 Index - Anéis O rings - Gaxetas - Raspadores - Reparos - Retentores - Placas - Rolamentos para Bombas - Rotativos - Bombas - Peças Especiais - Dumax Comercial

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Introdução Definição Classificação Características Aplicação Representação Definição São elementos que ligam peças permitindo que essas se movimentem sem sofrerem alterações.

Leia mais

NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE

NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE PREFÁCIO NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada de peças do NIVELADOR DOCA de fabricação exclusiva da ZELOSO.

Leia mais

Operação Unitária de Centrifugação

Operação Unitária de Centrifugação UFPR Setor de Ciências da Saúde Curso de Farmácia Disciplina de Física Industrial Operação Unitária de Centrifugação Prof. Dr. Marco André Cardoso Centrifugação Operação unitária com a principal finalidade

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 Forjamento Ferreiro - Uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substituídos por máquinas e matrizes

Leia mais

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Prof. Roberto Leal Sensores Dispositivo capaz de detectar sinais ou de receber estímulos de natureza física (tais como calor, pressão, vibração, velocidade, etc.),

Leia mais

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado:

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado: FORMATO DA REDE Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Quando não justifica fazer um anel, pode-se levar uma rede única que alimente os pontos

Leia mais

Hastes de Bombeio com Conexão Premium

Hastes de Bombeio com Conexão Premium Hastes de Bombeio com Conexão Premium hastes de Bombeio com Conexão Premium Bem vindos ao futuro. A Tenaris apresenta seu mais recente desenvolvimento, a haste de bombeio premium com uma conexão de alta

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA.

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. ELEVADORES DE OBRA ELEVADOR DE OBRA ELEVADOR DE OBRA Controle automático digital Eficiência de consumo: quando o a velocidade ou carga está abaixo da condição de regime

Leia mais

6. CILINDROS PNEUMÁTICOS

6. CILINDROS PNEUMÁTICOS 6. CILINDROS PNEUMÁTICOS Os cilindros, também conhecidos como atuadores lineares, são elementos pneumáticos de trabalho os quais transformam a energia proveniente do ar comprimido em energia mecânica,

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Tipos de fundações Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.com Tipos de

Leia mais

1 ATUADORES HIDRÁULICOS

1 ATUADORES HIDRÁULICOS 1 ATUADORES HIDRÁULICOS Danniela Rosa Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador.

Leia mais

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br Informativo Técnico Descrição Os fixadores contidos neste informativo são normalizados pela incorporadora de normas ASTM (American Society for Testing and Materials), com finalidade fixação e união de

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL 1 OBJETIVO: Padronizar os diversos tipos de sistemas de bomba de incêndio das edificações, seus requisitos técnicos, componentes, esquemas elétricos-hidráulicos e memória de cálculo, de acordo com os parâmetros

Leia mais

Kit de Montagem de Mastro

Kit de Montagem de Mastro Parabéns pela aquisição do seu novo kit de montagem de mastro! Kit de Montagem de Mastro Manual de Instalação Este kit de montagem de mastro foi concebido para postes com 48 milímetros de diâmetro externo

Leia mais

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH A necessidade de se reduzir o consumo de combustível dos automóveis, bem como de se manter a emissão de poluentes pelos gases de escape dentro de limites, colocou

Leia mais

SUPLEMENTO Nº 03. 1. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.00175.2013, informamos que este Suplemento visa alterar:

SUPLEMENTO Nº 03. 1. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.00175.2013, informamos que este Suplemento visa alterar: PE.GCM.A.0075.203 /6 SUPLEMENTO Nº 03. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.0075.203, informamos que este Suplemento visa alterar:.. Edital, Seção V, Anexo II, Formulário 02 Acessórios e Ferramentas

Leia mais

Grupo 09 Centrais de testes e limpeza

Grupo 09 Centrais de testes e limpeza Grupo 09 Centrais de testes e limpeza Fornecedor: Tipo Descrição Página CPR Central de teste para circuitos de refrigeração 01 Descrição 01-01 CPC Central de teste para circuitos de refrigeração 02 Descrição

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 MÓDULO 2 Projetista SAS Pequeno Porte Passo a Passo de Instalação ABRAVA -São Paulo,Maio de 2011 Luciano Torres Pereira Leonardo Chamone Cardoso

Leia mais