Um estaleiro estrategicamente posicionado para servir ao Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um estaleiro estrategicamente posicionado para servir ao Brasil"

Transcrição

1 Um estaleiro estrategicamente posicionado para servir ao Brasil O estaleiro Brasa, com sua localização única no coração do Rio, está bem posicionado para servir os grandes players do setor de petróleo offshore no Brasil. Em pouco mais de um ano, o estaleiro surgiu em um terreno em Niterói que estava vazio até Criado para desenvolver soluções inovadoras para as crescentes demandas do setor de construção e exploração de petróleo, o estaleiro ganhou excelente reputação por seu trabalho de qualidade com padrões internacionais, além de oferecer flexibilidade na execução e entrega do projeto. A expansão do mercado de FPSOs cria desafios tecnológicos para o setor. O rápido desenvolvimento dos campos em águas profundas e no pré-sal na costa brasileira provocou uma grande mudança no tamanho dos projetos de FPSO, em especial na complexidade dos topsides. É aqui que a expertise do estaleiro Brasa pode desempenhar um papel importante. Uma joint venture 50/50 entre Synergy Group e SBM Offshore, o Brasa é especializado em integração de FPSOs e na construção de topsides. Com sua barcaça com guindaste para carga pesada, que possui a maior capacidade em toda a América Latina, e um cais que pode receber mega-fpsos, o estaleiro está atraindo empresas internacionais de petróleo e gás que participam de licitações para contratos brasileiros. No longo prazo, o conteúdo local é irreversível, porque o governo está determinado a fazer com que o crescimento do setor beneficie o país e sua população. O estaleiro Brasa é uma empresa brasileira que emprega mão de obra local altamente qualificada e especializada e contribui para o desenvolvimento do know-how tecnológico do país. Clientes de petróleo e gás, em especial a Petrobras, a empresa nacional de petróleo, reconheceram a importância do estaleiro para concretizar os seus projetos dentro dos mais altos padrões do setor, ao mesmo tempo assegurando uma abordagem sustentável. O estaleiro completou recentemente o projeto do FPSO Cidade de Ilhabela para a Petrobras. Um ambicioso projeto para um estaleiro novo, com a construção de 10 módulos totalizando mais de toneladas, um desafio que o Brasa cumpriu com excelentes resultados. Com a partida do Cidade de Ilhabela para a área offshore brasileira, o próximo projeto de grande porte do estaleiro será a integração de 12 módulos atualmente em construção ao FPSO Cidade de Maricá e ao FPSO Cidade de Saquarema, com conclusão prevista para 2015 e 2016, respectivamente. O estaleiro Brasa é um excelente exemplo do caminho a ser seguido pelo Brasil e mostra como uma jovem empresa fundada em cima da sólida experiência e conhecimento de seus sócios pode contribuir para o crescimento do país.

2 Brasa, com seu canteiro de construção com tecnologia de ponta, barcaça com guindaste para cargas pesadas e cais...estrategicamente localizados na Baía de Guanabara, ajuda a minimizar os gargalos do mercado brasileiro e, de modo particular, atende às necessidades de integrações de FPSOs Uma joint venture entre Synergy Group e SBM Offshore, o estaleiro Brasa contribui para a contínua expansão do mercado doméstico brasileiro de serviços de petróleo e gás, e ao mesmo tempo atende às exigências de conteúdo local para os operadores internacionais. No final de 2011, o ESTALEIRO Brasa nasceu em Niterói, uma cidade bem conhecida no Estado do Rio, no coração do setor offshore e de navegação. Possui m² de área construída e de operação.fabrication load-out, integration and commissioning Entrega de itens fabricados, integração e colocação em funcionamento O Brasa possui capacidade de fabricação de módulos de processo, além de load-out, integração e colocação em funcionamento de um FPSO com prazos de entrega competitivos. O estaleiro tem condições de realizar em paralelo a integração de um FPSO e a construção de módulos para outro. Estaleiro em plena marcha O estaleiro completou com sucesso a construção de 10 módulos ( toneladas), o içamento e a integração de 13 módulos do FPSO Cidade de Ilhabela, o seu primeiro projeto de FPSO de grande escala. O estaleiro Brasa está hoje em plena marcha na construção dos módulos para os FPSO Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema. Altos padrões de qualidade e segurança No Brasa, são sempre atendidos os mais altos padrões mundiais de qualidade e segurança durante a fase de construção, assim como o pleno cumprimento dos prazos de entrega. Equipamentos de Estaleiro e de Produção 1 barcaça com guindaste para cargas pesadas (a maior capacidade em toda a América Latina) 7 Guindastes móveis (35 a 130 toneladas) 3 Caminhões Munck (10 toneladas) 4 Gruas (5 toneladas) 8 Empilhadeiras (2.5 / 7 / 15 toneladas) 1 Cavalo com carreta plana Equipamento de soldagem de alto padrão Andaimes Gruas Quantidade Cap. máx. içamento Braço: Torre: 2 unidades 5 toneladas a 5 metros 2.3 toneladas a 40 metros 40 metros 40 metros

3 Empregos para o Brasil Além de aumentar a autonomia do Brasil no setor de petróleo e gás, o Brasa é o único estaleiro totalmente dedicado a FPSOs. Gerou novos postos de trabalho, emprega atualmente pessoas e oferece treinamento para os funcionários, preparando assim uma nova geração de técnicos e engenheiros para atuarem em futuros empreendimentos brasileiros. Nosso Diferencial A Equipe A equipe do estaleiro Brasa é uma mistura de diferentes culturas empresariais, compreendendo funcionários diretos, terceirizados e parceiros, de várias nacionalidades e com experiência diversificada. Nosso pessoal altamente qualificado e experiente veio do estaleiro Mauá, das empresas Synergy e SBM Offshore, e de muitas regiões do Brasil, como São Gonçalo, Niterói, Rio e região de Volta Redonda. A Flexibilidade Os Funcionários e os Supervisores do estaleiro Brasa são multi-treinados e têm uma mentalidade orientada à flexibilidade e ao desempenho: Nossos soldadores são duplamente qualificados (Tubulações e Estruturas) Nossos instaladores são multidisciplinares (Tubulação, Estrutura, Instalação, P&I) Nossos projetistas possuem múltiplas qualificações Nossos técnicos de PCP têm uma ampla gama de habilidades A Motivação A motivação de nossa equipe é essencial. Portanto: Escutamos os nossos funcionários (estreita comunicação com equipes de Supervisão e Gerência) Oferecemos excelentes condições de trabalho (instalações, ferramentas, equipamentos...) Realizamos frequentemente Pesquisas de Clima e mantemos uma forte comunicação interna.

4 Estaleiro Brasa: um brilhante exemplo de sustentabilidade unida à produtividade O Estaleiro Brasa é reconhecido como excelente exemplo em sustentabilidade em termos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS). Trabalhando em conformidade com a regulamentação local e respeitando o meio ambiente, ao mesmo tempo em que envolve a comunidade, o estaleiro tem alcançado suas aspirações. De forma pioneira, o estaleiro pode deixar sua marca ética e ecológica durante todos os passos do seu desenvolvimento, indo muito além das exigências legais determinadas pelas leis brasileiras. Em linhas gerais, o projeto envolveu a implantação das novas instalações de fabricação do estaleiro dedicadas a FPSOs complexos para o mercado brasileiro. Especificamente, o plano para o estaleiro de 65,000 m2 era para que tivesse a capacidade de montar módulos de topsides uma meta que foi alcançada. O desafio adicional ao construir o estaleiro era aderir ao seu programa ecológico dedicado à preservação do frágil ambiente ecológico do entorno. Situado na ilha da Conceição, dentro da ambientalmente sensível Baía de Guanabara, o estaleiro Brasa preocupou-se em preservar cuidadosamente esse patrimônio e, ao mesmo tempo, criar um próspero ambiente de trabalho que oferecesse empregos à comunidade local. Este último ponto ajudaria particularmente seus clientes a cumprir as obrigações impostas pelo governo brasileiro às empresas internacionais de adquirir pelo menos 65% de conteúdo local para todos os seus projetos no país. O Diretor Philippe Levy ressalta a importância da expansão do estaleiro porque projetos de conteúdo local são a base para o futuro, quando todos os complexos e pesados módulos terão que ser construídos no Brasil. A construção do estaleiro foi realizada dentro de um cronograma muito apertado, e sua conclusão permitiu que a montagem dos módulos do FPSO Cidade de Ilhabela começasse no prazo, em julho de O Brasa concluiu com sucesso o seu escopo para a embarcação do 3Q de 2014 José Miranda Formigli Filho, Diretor de Exploração e Produção da Petrobras diz: O Estaleiro Brasa vai realmente contribuir para o desenvolvimento da capacidade local de entregar grandes projetos como o Ilhabela. Ressaltando ainda a importância geral do estaleiro, José Miranda Formigli Filho diz: Vemos nesta questão de conteúdo local uma oportunidade para desenvolver o país. Plano SOS de emergência para a baía Uma iniciativa vital para a prevenção do impacto ambiental é o contrato com a Oceanpact, uma empresa especializada em respostas rápidas e eficientes às emergências ambientais ao longo da costa. O Estaleiro Brasa também conta com um Plano de Emergência Individual, que prevê respostas adequadas a todos os cenários possíveis de ocorrer que possam colocar em risco a baía.

5 A baia promove a economia local de maneira essencial para as indústrias do turismo e da pesca de várias cidades localizadas em seu entorno, o que ressalta a importância das conquistas ecológicas do Brasa. Com a ajuda de voluntários, 140 mudas foram plantadas em uma reserva natural do Parque da Cidade, do Município de Niterói, para compensar ambientalmente a remoção da vegetação do estaleiro. O exercício ajudou a promover a consciência ambiental. O progresso das árvores será monitorado anualmente pelos eco voluntários. O local foi anteriormente um antigo estaleiro abandonado, e o trabalho compreendeu a demolição das instalações não aproveitáveis, com cerca de 40 toneladas de resíduos de construção sendo doados a outras empresas para reutilização. Foram também realizadas amostragem e análise de resíduos no solo para garantir que o mesmo não tenha sido contaminado. Também fazem parte do programa ambiental do estaleiro: Análise e controle da poluição da água do solo Instalação de um sistema de drenagem de águas pluviais, uma estação compacta para tratamento de efluentes sanitários, uma caixa separadora de água e óleo na área de lavagem de veículos, uma central de resíduos e calhas centrais de contenção nos edifícios Moagem de madeira e vegetais, incorporando o material em leiras de compostagem para a produção de adubo orgânico. Evento Limpeza da Baía de Guanabara de uma semana de duração Programa educacional com as comunidades e escolas locais visando a Semana Mundial do Meio Ambiente (incluindo a comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente, com atividades e jogos de conscientização) Workshop para buscar uma solução de economia de energia para o estaleiro Publicação de uma cartilha ambiental sobre redução e segregação de resíduos.

6 Capacidade de Içamento no Brasil - BSL A BSL fornece uma solução brasileira para içamento de cargas pesadas. A nossa missão é a de agregar valor e oferecer opções flexíveis de içamento para projetos no Brasil. Flexibilidade Oferecemos serviços ligados a içamento de módulos para integração em FPSOs e plataformas, bem como apoio a atividades de construção naval e a projetos de operação de descarregamento de carga. Operamos em águas abrigadas em todo o litoral brasileiro, e a nossa localização em Niterói permite acesso rápido e fácil, mantendo preços competitivos. As janelas para içamento e os mecanismos de notificação muitas vezes causam dificuldades ao longo de um projeto. Prestamos serviços Just in Time, estando onde o projeto precisa de nós, no momento certo. Não será necessário adiar qualquer trabalho a bordo, reduzindo atrasos e/ou tempo adicional. Geral informações Nome: Pelicano 1 Bandeira: Panamá Proprietários: Pelican Assets S.A.R.L. Notação de classe: A1, Barcaça, Serviços em Portos e Hidrovias Intracostais Ano de Construção: 1981 Construtor: Mitsubishi Heavy Industries País: Japão Sistema de Lemes Ativos 2 lemes ativos hidráulicos Thrustmaster de 2680 HP 2 unidades de alimentação hidráulica a diesel Sistema de Energia Motores a Diesel Energia da Barcaça: 1 gerador AC 625kW Energia de Emergência: 1 gerador AC 300kW Energia do Guindaste: 2 geradores DC 220kW Casco Comprimento total: 110,00 m Comp. entre perpendic. Lpp. 104,77 m Largura: 39,00 m Pontal na ossada: 7,00 m Calado máximo: 4,26 m Arqueação bruta: t Arqueação líquida: t Porte bruto: t Peso Vazio: 5.500,9 t Calado operacional (máx.): 3,50 m Sistema do Guindaste 2 moitões principais 1 moitão auxiliar 4 correntes para engrenagens Cap. c/ 2 moitões princ.: 2050 t Cap. c/ 1 moitão Principal: 900 t Cap. c/ moitão Auxiliar: 300 t Cap. das correntes: 10 t (cada) Altura máxima Do gancho: m (WL) Raio p/ Capacidade máx.: m Altura máx. acima da água: m (WL)

7 Ângulo da Lança (graus) Capac. Carga (ton) Raio (m) Alt. do Gancho (m)

8 FPSO Cidade de Ilhabela Após oito meses de atividades no Brasa, o FPSO Cidade de Ilhabela partiu do cais do estaleiro em setembro de A bem-sucedida conclusão deste projeto de grande porte representa uma grande conquista e é motivo de orgulho para o estaleiro. O estaleiro brasileiro completou dentro do cronograma o seu escopo para o FPSO, que compreendeu a construção de 10 módulos complexos e o içamento de 13 módulos a bordo. Esse marco é um testemunho do know-how, da experiência e do orgulho que os funcionários do Brasa levaram ao projeto. O navio da SBM Offshore atracou com segurança no estaleiro Brasa Niterói-Rio em 12 de janeiro de A integração do casco com os topsides foi então realizada no estaleiro, onde 10 dos 18 módulos do navio foram construídos. O Cidade de Ilhabela é o primeiro projeto de grande porte do Brasa, com a construção de módulos que pesam um total de aproximadamente toneladas. O navio foi o primeiro FPSO a ser integrado no cais número dois do Brasa. Três módulos adicionais foram construídos e entregues por outro estaleiro brasileiro e integrados no navio, através da utilização da barcaça do estaleiro com guindaste para içamento de cargas pesadas. Em julho de 2013 ocorreu a bemsucedida entrega ao estaleiro Brasa da Pelicano 1, a barcaça com o guindaste para cargas pesadas de maior capacidade da América Latina, que permitiu ao estaleiro realizar os içamentos dos módulos desse mega FPSO. Içamento de módulos dentro da empresa O içamento dos 13 módulos para bordo do FPSO Cidade de Ilhabela foi concluído no final de março de O navio foi virado duas vezes, para permitir o carregamento tanto a estibordo como a bombordo. A sequência teve que levar em consideração o grau de conclusão mecânica dos módulos e também para ter uma folga maior em um dos lados durante o processo de levantamento. O módulo mais pesado foi o de Compressão de Gás CO 2 (TS-073) de toneladas, que foi levantado em 3 seções. O levantamento mais pesado realizado pelo guindaste foi do Módulo Principal de Compressão B (TS-072), de peso superior a toneladas.

9 O FPSO possui instalações topside com capacidade de processar 150 mil barris por dia de fluidos de produção para exportação, assim como o considerável volume de gás associado do campo de pré-sal. Detalhes do navio: Comprimento Total: 344,9 metros Boca: 58 metros Altura: 30,3 metros Peso: toneladas O navio operará no campo de Sapinhoá (Parceiros do Bloco BM- S-09: Petrobras, BG, Repsol) com profundidade de água de metros. O FPSO possui capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo por dia e capacidade de armazenagem de 1,6 milhão de barris. Gas treatment B 758 t Water injection / utilies 786 t Seawater treatment 958 t Main gas compression A t Oil processing A t Oil processing B t Gas treatment A t Injection gas compression t Main gas compression B t CO 2 gas compression 2.332t

10 Sou Brasa Fazer parte da construção dos maiores FPSOs do mundo é mais que uma experiência fascinante; sinto que faço parte da história da exploração do petróleo no Brasil. Pedro Oliveira Engenheiro de Campo do PDE (Programa de Desenvolvimento de Engenheiros) Trabalhar no Brasa permite que eu participe do desenvolvimento do Brasil. Novos desafios e realizações são o que me dão orgulho de fazer parte dessa equipe. Mariana Fonseca Analista de RH O Brasa será o estaleiro de fabricação líder no Brasil nos próximos 5 anos, e eu gostaria muito de fazer parte dessa realização. Rodrigo Gomes Gerente de Desenvolvimento de Negócios

11 Sou Brasa O que me motiva são os desafios do dia-a-dia. Tenho muito orgulho de ser Brasa! Flavia Barbosa Analista de RH Segurança, Disciplina, Determinação, Liderança, Comprometimento, Qualidade, Foco e Equipe são as palavras-chave do sucesso do Brasa. Alexandre Schwenck Supervisor de Solda e Anderson Ferraz Supervisor de Estruturas

INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA

INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA UM NOVO MOMENTO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA ENSEADA. A QUALIDADE, A PRODUTIVIDADE E A TECNOLOGIA DOS MELHORES ESTALEIROS DO MUNDO AGORA NO BRASIL Resultado da associação entre Odebrecht, OAS, UTC e Kawasaki,

Leia mais

Excelência. locações e transporte Ltda. www.excelenciaguindastes.com.br

Excelência. locações e transporte Ltda. www.excelenciaguindastes.com.br www.excelenciaguindastes.com.br A Guindastes e uma empresa de Goiânia Goiás QUEM SOMOS que presta serviço em todo território nacional no segmento de Locação de Guindastes, Locação de Munck, Grupo Geradores,

Leia mais

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público nº 345 novembro 2014 Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público Odebrecht 70 anos: histórico e perspectivas em Óleo e Gás Foz Saneatins passa a se chamar Odebrecht Ambiental Saneatins

Leia mais

1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES

1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES 1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES FEV - 2013 Mercado de atuação do EEP descobertas do pré-sal: o Brasil se transformou no grande mercado para diversos equipamentos

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro.

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. comprometimento A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. Oferecemos todo tipo de serviços e soluções associados à preparação

Leia mais

Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia 1 Inovação e Tecnologia A Prensas Schuler instalou-se no Brasil em 1965, época de grande desenvolvimento da indústria, em particular a automotiva, assumindo imediatamente a posição ocupada até hoje: líder

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

1. Informações Institucionais

1. Informações Institucionais 1. Informações Institucionais Nossa Empresa Líder mundial em eventos de negócios e consumo, a Reed Exhibitions atua na criação de contatos, conteúdo e comunidades com o poder de transformar negócios Números

Leia mais

Parte de nossa história em algumas palavras...

Parte de nossa história em algumas palavras... Parte de nossa história em algumas palavras... José Renato Paiva, trazendo todo o seu conhecimento e experiência em logística de transporte terrestre, adquiridos desde sua adolescência e somados em mais

Leia mais

GRANDES MARCAS JUNTAS

GRANDES MARCAS JUNTAS GRANDES MARCAS JUNTAS 2 JUNTOS SOMOS FORTES Entrematic é um parceiro de negócios completo em entradas automáticas, agregando conhecimentos especializados e marcas bem conhecidas como Normstahl, DYNACO,

Leia mais

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com.

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com. Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes www.plmaquinas.com.br Andaime Tubular Equipamento leve e econômico que destina-se

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France

Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France Estrutura do grupo Reed Elsevier REED EXHIBITIONS Alcance Global 500 eventos por ano 43 países 43 setores da economia 7 milhões de visitantes

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás O que é? Conteúdo Local é a relação entre o valor dos bens produzidos e serviços prestados no país para executar o contrato e o valor total dos

Leia mais

Adequação Ambiental na Indústria Naval. Estaleiro Mauá. Daniel Meniuk Raphael Goffeto Schulz

Adequação Ambiental na Indústria Naval. Estaleiro Mauá. Daniel Meniuk Raphael Goffeto Schulz Adequação Ambiental na Indústria Naval Estaleiro Mauá Daniel Meniuk Raphael Goffeto Schulz Objetivos Descrever o ambiente para o surgimento e permanência da gestão ambiental no Estaleiro Mauá Apresentar

Leia mais

O desenvolvimento da indústria fornecedora de bens e serviços para petróleo e gás no Brasil e o BNDES

O desenvolvimento da indústria fornecedora de bens e serviços para petróleo e gás no Brasil e o BNDES Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social O desenvolvimento da indústria fornecedora de bens e serviços para petróleo e gás no Brasil e o BNDES 20.10.2009 Luciano Coutinho Mensagem Inicial Pré-sal:

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

www.nsclogistica.com.br

www.nsclogistica.com.br www.nsclogistica.com.br A Missão, Visão Valores Infra-Estrutura Nossa Frota Soluções Gris A A NSC logística atua no segmento de logística de telecomunicações desde 1988, estrategicamente situada as margens

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Grupo CARGO. Um jeito inteligente de fazer logística.

Grupo CARGO. Um jeito inteligente de fazer logística. Grupo CARGO Um jeito inteligente de fazer logística. Empresas do Grupo Cargo Iniciou suas atividades em 1.980 em Córdoba Argentina, prestando serviço no segmento de Transporte Nacional e Internacional.

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

3º. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro

3º. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DA Rio de Janeiro, 2002 ! A Light - Serviços de Eletricidade S.A. foi constituída em 9 de julho de 1904, no Canadá, e recebeu

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Plásticos: soluções modernas para o saneamento. Rogerio Kohntopp Tecnologia, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação

Plásticos: soluções modernas para o saneamento. Rogerio Kohntopp Tecnologia, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação Plásticos: soluções modernas para o saneamento Rogerio Kohntopp Tecnologia, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação Visão, Missão e Valores Visão Missão Valores Temos certeza que o lugar onde as pessoas

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

A Siderurgia brasileira de aços planos e o Atendimento ao Mercado Naval e Offshore

A Siderurgia brasileira de aços planos e o Atendimento ao Mercado Naval e Offshore A Siderurgia brasileira de aços planos e o Atendimento ao Mercado Naval e Offshore Workshop de Tecnologia de Construção Naval e Offshore PROMINP Firjan, 24 de Junho de 2009 Sergio Leite de Andrade Vice

Leia mais

Pessoas e negócios em evolução.

Pessoas e negócios em evolução. Silvestre Consultoria Pessoas e negócios em evolução. Silvestre Consultoria desde 2001 Nossos Serviços: Pesquisa de Clima Cargos e Salários Avaliação de Desempenho Recrutamento Especializado Mapeamento

Leia mais

SMIT, SERVIÇOS MARÍTIMOS DE MOÇAMBIQUE, LIMITADA PARCEIRO MOÇAMBICANO DE SOLUÇÕES MARÍTIMAS

SMIT, SERVIÇOS MARÍTIMOS DE MOÇAMBIQUE, LIMITADA PARCEIRO MOÇAMBICANO DE SOLUÇÕES MARÍTIMAS SMIT, SERVIÇOS MARÍTIMOS DE MOÇAMBIQUE, LIMITADA PARCEIRO MOÇAMBICANO DE SOLUÇÕES MARÍTIMAS 2 QUEM SOMOS 3 UMA EMPRESA LOCAL QUE REÚNE REQUESITOS INTERNACIONAIS A Smit Serviços Marítimos de Moçambique

Leia mais

A ISO 26000 e a sua relação com os referenciais certificáveis. Os 7 temas fundamentais da ISO 26000 vertente Ambiente - A experiência da EGEO

A ISO 26000 e a sua relação com os referenciais certificáveis. Os 7 temas fundamentais da ISO 26000 vertente Ambiente - A experiência da EGEO A ISO 26000 e a sua relação com os referenciais certificáveis Os 7 temas fundamentais da ISO 26000 vertente Ambiente - A experiência da EGEO Ana Maria Lopes CONTEÚDO EGEO SIG- nas empresas da EGEO social

Leia mais

História. Visão de Mercado

História. Visão de Mercado História Metas Visão de Mercado DIRETOR COMERCIAL/MARKETING renan@ditalia.com.br RENAN CAPOANI História A Ditália foi fundada em 29 de Maio de 1990 e produzia estofados e poltronas, em uma sala de 60m².

Leia mais

CONFIABILIDADE DESEMPENHO

CONFIABILIDADE DESEMPENHO CONFIABILIDADE DESEMPENHO www. magotteaux. com STRATEGIEDESIGN 09/2006 Em 1950, a MAGOTTEAUX desenvolveu as primeiras bolas fundidas ao cromo na sua planta de Vaux (Bélgica). Hoje, o grupo produz mais

Leia mais

FINAL DE CURSO (A2B) ATÉ UM LMI. UM SISTEMA. UMA CHAMADA TELEFÔNICA

FINAL DE CURSO (A2B) ATÉ UM LMI. UM SISTEMA. UMA CHAMADA TELEFÔNICA O sistema Cranesmart é um investimento na tecnologia atual. Ele vai mudar a maneira de você pensar sobre a instalação de um sistema de segurança no seus guindastes. FINAL DE CURSO (A2B) ATÉ UM LMI. UM

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg.

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg. > A MKS Marksell FEITA NO BRASIL, PARA O MUNDO. A MKS Marksell é uma empresa 100% Brasileira, pioneira e líder no segmento de equipamentos para movimentação de carga e pessoas desde 1983. Instalada em

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

Eng. José Roberto Muratori

Eng. José Roberto Muratori Eng. José Roberto Muratori OO tema foi escolhido devido a motivação de que cada vez mais percebe-se que os hábitos das pessoas estão em transformação. A alta exigência por conforto e segurança já não é

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP

Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP Geral Executiva Nome da Sociedade Fogás LTDA Indústria

Leia mais

Confiança e segurança em locação e serviços para indústria do petróleo. www.kl-offshore.no

Confiança e segurança em locação e serviços para indústria do petróleo. www.kl-offshore.no Confiança e segurança em locação e serviços para indústria do petróleo www.kl-offshore.no A K.Lund Offshore é um fornecedor forte e confiável de compressores e equipamentos de elevação de carga para a

Leia mais

Turbocompressor modelo ABS HST 20

Turbocompressor modelo ABS HST 20 Turbocompressor modelo ABS HST 20 Principais Aplicações O turbocompressor modelo ABS HST 20 é altamente adequado para as seguintes áreas de aplicação: Aeração de água, efluentes ou outros líquidos Flotação

Leia mais

2 Descrição da Empresa Focal

2 Descrição da Empresa Focal 2 Descrição da Empresa Focal 2.1 Origem e história da DNV A Det Norske Veritas 2 (DNV) é uma fundação global e independente, com o objetivo de salvaguardar a vida, a propriedade e o meio ambiente. Fundada

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

Pulsapak. Planta Compacta de Tratamento de Água Potável

Pulsapak. Planta Compacta de Tratamento de Água Potável Pulsapak Planta Compacta de Tratamento de Água Potável Pulsapak Planta Compacta de Tratamento de Água Potável Cidade de Plantagenet, Ontário. Vazão: 70 m3/h (308 US GPM). O Pulsapak, uma planta compacta

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

Limpeza, Conservação, Paisagismo e muito mais A serviço da sua empresa. parceria para a qualidade! www.ccrserv.com.br

Limpeza, Conservação, Paisagismo e muito mais A serviço da sua empresa. parceria para a qualidade! www.ccrserv.com.br parceria para a qualidade! Limpeza, Conservação, Paisagismo e muito mais A serviço da sua empresa. www.ccrserv.com.br folder separado.indd 1 11/04/2013 14:41:14 SERVIÇOS PRESTADOS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Especializada em oferecer as melhores soluções para a proteção contra riscos

Especializada em oferecer as melhores soluções para a proteção contra riscos apresentação O objetivo do trabalho é sempre proporcionar o melhor resultado para o cliente, o que envolve desde os cuidados na elaboração dos contratos até a administração dos conflitos com a seguradora

Leia mais

BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA

BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA BNDESPAR INGRESSA NO CAPITAL SOCIAL DA RENOVA ENERGIA Por meio de um investimento estratégico de até R$314,7 milhões, a BNDESPAR ingressa no capital social da Renova Energia. Parceria de Longo Prazo A

Leia mais

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS Ensinar para administrar. Administrar para ensinar. E crescermos juntos! www.chiavenato.com GESTÃO E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS Para Onde Estamos Indo? Idalberto Chiavenato Algumas empresas são movidas

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PLATEC FPSO. 1º WORKSHOP TECNOLÓGICO Campinas 24 e 25/04/2012. Floating Production Storage and Offloading. Realização: Apoio:

PLATEC FPSO. 1º WORKSHOP TECNOLÓGICO Campinas 24 e 25/04/2012. Floating Production Storage and Offloading. Realização: Apoio: Floating Production Storage and Offloading 1º WORKSHOP TECNOLÓGICO Campinas 24 e 25/04/2012 Realização: Apoio: Brasil - mundo Demanda brasileira nos estaleiros do mundo PLATEC FPSO 2 Plataformas Tecnológicas

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Conheça a MRV Engenharia

Conheça a MRV Engenharia Conheça a MRV Engenharia MRV em Números Ficha técnica MRV Engenharia Número de empregados nas obras (média 2014)...23.704 Vendas Contratadas (R$ milhões) (2014)...R$ 6.005 Receita liquida (R$ milhões)

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS Engº. Gilberto Mian SOBRE A METAX A Metax é especializada em Engenharia de Acesso, fornecendo soluções para acesso e elevação de carga, atuando

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

A LINTEC-IXON foi fundada em 1995, sediada na cidade de Santa Rosa, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

A LINTEC-IXON foi fundada em 1995, sediada na cidade de Santa Rosa, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. HISTÓRIA A LINTEC-IXON foi fundada em 1995, sediada na cidade de Santa Rosa, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo dos anos, vem investindo na qualificação de seus colaboradores

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL Para REFLEXÃO Exemplo de aspectos ambientais significativos Descarga de efluentes líquidos Disposição de

Leia mais

NAVEGAR RUMO AO FUTURO

NAVEGAR RUMO AO FUTURO NAVEGAR RUMO AO FUTURO NAVALRIA HISTÓRIA DESDE 2008 2013 Os navios AmaVida e Queen Isabel são entregues em fevereiro, e batizados em março. As atrizes Sharon Stone e Andie MacDowell foram as madrinhas,

Leia mais

Tel: (12) 3892-1499 Site: www.pronave.com.br. Porto de São Sebastião/SP

Tel: (12) 3892-1499 Site: www.pronave.com.br. Porto de São Sebastião/SP Tel: (12) 3892-1499 Site: www.pronave.com.br Porto de São Sebastião/SP BOAS PRÁTICAS NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS E PREVENÇÃO DE EMISSÃO DE PARTICULADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE BARRILHA Durante décadas, a descarga

Leia mais

Conselho de Administração do EEP e acionistas em dois momentos. No alto, em encontro com o Sr. Norberto Odebrecht durante a oficialização de parceria

Conselho de Administração do EEP e acionistas em dois momentos. No alto, em encontro com o Sr. Norberto Odebrecht durante a oficialização de parceria Conselho de Administração do EEP e acionistas em dois momentos. No alto, em encontro com o Sr. Norberto Odebrecht durante a oficialização de parceria tecnológica com a Kawasaki na sede da Odebrecht S.A.

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT

Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT S T E R T I L S u p e r i o r s o l u t i o n s b y q u a l i t y p e o p l e Superior solutions by quality people O Stertil

Leia mais

TRANQUILIDADE. Logística que supera desafios. Escolha o melhor suporte do Mercosul. Mais que movimentar materiais com agilidade,

TRANQUILIDADE. Logística que supera desafios. Escolha o melhor suporte do Mercosul. Mais que movimentar materiais com agilidade, Logística que supera desafios. Mais que movimentar materiais com agilidade, segurança e eficiência, a Transpes oferece um pacote de soluções completas para vários tipos de operações logísticas. Conte com

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Componentes extrudados para estruturas de apoio, placas e sistemas de montagem A Hydro Soluções Solares é líder no fornecimento de componentes estruturais

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. ETA (Estação de Tratamento de Água)

Mostra de Projetos 2011. ETA (Estação de Tratamento de Água) Mostra de Projetos 2011 ETA (Estação de Tratamento de Água) Mostra Local de: Araucária. Categoria do projeto: II - Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Transtupi Transporte Coletivo Ltda.

Leia mais