A AVENTURA DAS PARTÍCULAS. Escola Secundária José Saramago 2007 Adaptado do CERN por Marília Peres

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A AVENTURA DAS PARTÍCULAS. Escola Secundária José Saramago 2007 Adaptado do CERN por Marília Peres"

Transcrição

1 A AVENTURA DAS PARTÍCULAS Escola Secundária José Saramago 2007 Adaptado do CERN por Marília Peres

2 A Procura do que é Fundamental Não é de hoje que as pessoas perguntam: "De que é que o mundo é feito? ou "O que o mantém unido?" Questão: Qual é o nome desta estátua e quem a esculpiu?

3

4 De que é Feito o Mundo? Porque razão tantas coisas neste mundo possuem características semelhantes? As pessoas concluíram que a matéria que compõe o mundo é na verdade um aglomerado de alguns blocos fundamentais de construção da natureza. A palavra "fundamental" é a chave aqui. Entendemos por blocos fundamentais de construção, objectos que são simples e sem estrutura - não são constituídos por nada menor. Mesmo na Antiguidade, as pessoas procuravam organizar o mundo à sua volta em elementos fundamentais, como a terra, o ar, o fogo e a água.

5

6 Hoje nós sabemos que há algo mais fundamental que a terra, a água, o ar e o fogo... Na realidade há átomos e espaço. - Demócrito (c. 400 ac) Por volta de 1900, as pessoas pensavam nos átomos como bolas permeáveis com pequenas quantidades de carga eléctrica vibrando internamente. Mas o átomo é fundamental? Os físicos perceberam que podiam classificar os átomos em grupos que compartilham propriedades químicas similares (como na Tabela Periódica). Isso indicava que os átomos eram compostos de simples blocos de construção, e que esses blocos em diferentes combinações é que determinavam as propriedades químicas da matéria. O Átomo

7 O Átomo Em grego a palavra átomo ("atomon") significa "que não pode ser dividido". Mas as entidades que nós chamamos de átomos são feitas de partículas mais fundamentais!

8

9 O Núcleo N é Fundamental? Por parecer pequeno, sólido e denso, os cientistas pensaram originalmente que o núcleo era fundamental. Mais tarde, descobriram que ele era feito de protões (p), que são carregados positivamente, e neutrões (n), que não têm carga. E então, os protões e os neutrões são fundamentais?

10 Os Protões e os Neutrões são Fundamentais? Os físicos descobriram que os protões e os neutrões são compostos de partículas ainda menores, chamadas quarks. Até onde sabemos, os quarks são como os pontos na geometria. Eles não são compostos de nada mais. Depois de testar esta teoria, os cientistas agora suspeitam que os quarks e o electrão (e algumas outras partículas) são fundamentais.

11 A Escala do Átomo Este é o modelo atómico moderno: Os electrões estão em constante movimento em torno do núcleo; os protões e os neutrões vibram dentro do núcleo e os quarks vibram dentro dos protões e neutrões. Se fossemos desenhar o átomo em escala e fizéssemos os protões e neutrões com um centímetro de diâmetro, então os electrões e quarks deveriam ter um diâmetro menor do que o de um fio de cabelo e o diâmetro do átomo inteiro deveria ser maior que o comprimento de trinta campos de futebol! 99, % do volume de um átomo é apenas espaço vazio!

12 A Escala do Átomo Ao mesmo tempo que um átomo é pequeno, o núcleo é dez mil vezes menor que o átomo, e os quarks e electrões são pelo menos dez vezes menores que eles. Não sabemos exactamente quão menores os quarks e electrões são; eles são definitivamente menores, e podem ser literalmente pontos, mas nós não sabemos com certeza. Também é possível que os quarks e os electrões não sejam fundamentais de facto, e eventualmente acabem sendo constituídos de outras partículas mais fundamentais. (Oh céus, c será que nunca termina essa loucura?)

13 O Que Estamos à Procura? Os físicos procuram constantemente novas partículas. Quando as encontram, eles as classificam e tentam achar padrões universais que dizem sobre como os blocos fundamentais de construção do universo interagem. O CERN, até agora, já descobriu cerca de duzentas partículas (a maioria delas não é fundamental). Para não perdermos de vista todas essas partículas, são representadas pelas letras dos alfabetos grego e romano. É claro que os nomes das partículas são apenas uma pequena parte de qualquer teoria física. Saiba que até o grande Enrico Fermi uma vez disse a seu estudante (e futuro Prémio Nobel) Leon Lederman, "Jovem, se eu me conseguisse lembrar dos nomes dessas partículas, teria sido um botânico!"

14

15 O Modelo Padrão Os físicos desenvolveram uma teoria chamada O Modelo Padrão, que explica o que é o mundo e o que o mantém unido. É uma teoria simples e compreensível que explica todas as centenas de partículas e interacções complexas com apenas: 6 quarks. 6 leptões. (O leptão mais conhecido é o electrão.) Partículas transportadoras de força, como o fotão. Falaremos a respeito dessas estranhas partículas logo, logo. Todas as partículas de matéria que nós conhecemos são compostas de quarks e leptões, e elas interagem trocando partículas transportadoras de força.

16 Quarks e Leptões Tudo desde galáxias até montanhas e moléculas, são feitas de quarks e leptões. Mas essa não é a história completa: os quarks comportam-se diferentemente dos leptões, e para cada tipo de partícula de matéria há uma partícula de antimatéria correspondente.

17 Matéria e Antimatéria Para cada tipo de partícula de matéria que nós encontramos, existe uma partícula correspondente de antimatéria ou uma antipartícula. As antipartículas parecem-se e comportam-se como suas correspondentes partículas de matéria, excepto pelo facto de terem cargas opostas. Por exemplo, um protão é electricamente positivo, ao passo que um antiprotão é electricamente negativo. A gravidade afecta a matéria e a antimatéria do mesmo modo, porque a gravidade não é uma propriedade ligada à carga. Uma partícula de matéria tem também a mesma massa de uma antipartícula. Quando uma partícula de matéria e uma partícula de antimatéria se encontram, elas aniquilam-se em pura energia!

18 De que é Feito o Mundo? O que é Antimatéria ria? Mais devagar! "Antimatéria?" "Pura Energia?" O que é isso, Star Trek? A ideia de antimatéria é estranha, ainda mais porque o universo todo parece ser inteiramente composto de matéria. Essa ideia parece ir contra tudo que nós sabemos sobre o universo. Fonte: Fermilab É possível comprovar a existência de antimatéria nesta fotografia recente da câmara de bolhas. O campo magnético nessa câmara faz com que as partículas negativas se curvem para a esquerda e as partículas positivas se curvem para a direita. Muitos pares electrão-positrão aparecem nessa foto como que vindos do nada mas, na verdade, eles surgem de fotões que não deixam uma trajectória na fotografia. Os positrões (anti-electrões) comportam-se exactamente como os electrões, mas fazem a curva para o lado oposto porque eles possuem carga oposta à dos electrões (em destaque um par electrão-positrão). Se a antimatéria e a matéria são exactamente iguais, mas opostas, então por que há muito mais matéria do que antimatéria no universo? Bem... nós s não sabemos.. Essa é uma pergunta que tira o sono aos físicos. f

19 Quarks Os Quarks são um tipo de partícula de matéria. A maior parte da matéria que vemos em nossa volta é feita de protões e neutrões, os quais são compostos de quarks. Existem seis quarks, mas os físicos usualmente falam em termos de três pares: - up/down - charmoso/estranho - top/bottom bottom. Para cada um desses quarks, existe um antiquark correspondente. Os quarks têm a característica não habitual de possuírem uma carga eléctrica fraccionária, diferente da do protão e do electrão, que têm cargas inteiras de +1 e -1, respectivamente. O quark mais difícil de ser encontrado, o quark top, foi descoberto em 1995 depois de ter sido previsto teoricamente por 20 anos. Querem ver a ideia que os físicos de partículas têm de duplo sentido?

20 A escolha do nome para os quarks... Dando Nome aos Quarks...começou quando, em 1964, Murray Gell-Mann e George Zweig sugeriram que as centenas de partículas conhecidas na época pudessem ser explicadas como combinações de apenas três partículas fundamentais. Ele escolheu o nome "quarks" para essas três partículas, uma palavra sem sentido usada por James Joyce no romance O despertar de Finnegan: "Três quarks para Muster Mark!" Para fazer com que seus cálculos funcionassem, os quarks tinham de possuir cargas eléctricas fraccionárias de 2/3 e -1/3. Essas cargas nunca haviam sido observadas anteriormente. Os quarks nunca foram observados sozinhos e então, inicialmente esses quarks eram considerados como uma ficção matemática. Experiências recentes convenceram os físicos não apenas de que os quarks existem, mas também de que existem seis deles e não três. Como os quarks receberam seus nomes engraçados? Existem seis sabores de quarks. "Sabores" significa apenas diferentes tipos. Os dois mais leves são chamados up e down.

21 Dando Nome aos Quarks O terceiro quark é chamado estranho. Recebeu esse nome por causa do "estranho" longo período de vida da partícula K, a primeira partícula composta encontrada que continha esse quark. O quarto tipo de quark, o quark charmoso. Foi descoberto em 1974 quase que simultaneamente no Centro do Acelerador Linear de Stanford (SLAC) e no Laboratório Nacional de Brookhaven. O quinto e o sexto quarks foram algumas vezes chamados de truth (verdade) e de beauty (beleza) no passado, mas até os físicos acharam que esses nomes eram muito engraçados e... Assim, quark bottom foi descoberto no Laboratório Nacional Fermi (Fermilab), em 1977, numa partícula composta chamada upsilon (y ). O quark top foi descoberto por último, também no Fermilab, in É o quark de maior massa. Ele foi previsto durante muito tempo mas nunca havia sido observado até então. Fonte: CERN

22 3 Gerações de Matéria Tanto quarks quanto leptões existem em 3 grupos distintos. Nós chamamos cada um desses grupos de geração de partículas de matéria. Uma geração contém um exemplar de quarks e leptões de cada tipo de carga. Cada nova geração tende a ser mais pesada que a anterior. Toda matéria visível no universo é feita da primeira geração de partículas de matéria - quarks up, quarks down e electrões. Isso porque todas as partículas da segunda e terceira gerações de partículas são instáveis e decaem, tornando-se partículas de primeira geração, a única geração estável. Espere um minuto. Se as gerações acima da primeira decaem rapidamente, são raramente observadas e não compõem nenhuma matéria estável ao nosso redor, então por que elas existem?

23 NÃO SABEMOS. QUEM SABE ATÉ EXISTEM MAIS! APENAS AINDA NÃO AS DESCOBRIMOS!

24 Resumo da Matéria

25 O que o Mantém m Unido? As Quatro Interacções O universo que conhecemos e amamos existe porque as partículas fundamentais interagem. Essas interacções incluem forças atractivas e repulsivas, decaimento e aniquilação. Existem quatro interacções fundamentais entre as partículas, e todas as forças no mundo podem ser atribuídas a essas quatro interacções!

26 Resumo sobre Interacções Gravidade Fraca Electromagnética Forte Electrofraca Transportada por: Gravitão (ainda não observado) W + W - Z 0 Fotão Gluão Actua em: Todas Quarks e leptões Quarks e leptões carregados W + W - Z 0 Quarks e gluões

27 Vamos continuar!

Física de Partículas 1: Os constituintes da matéria

Física de Partículas 1: Os constituintes da matéria Física de Partículas 1: Os constituintes da matéria Foto CERN L. Peralta O Big Bang Física de Partículas As diferentes escalas Uma equação para o electrão A equação de Dirac admite 2 tipos de soluções

Leia mais

Do que o Mundo é Feito? Por que tantas coisas neste mundo compartilham as mesmas características?

Do que o Mundo é Feito? Por que tantas coisas neste mundo compartilham as mesmas características? Do que o Mundo é Feito? Por que tantas coisas neste mundo compartilham as mesmas características? Os cientistas concluíram que a matéria que compõe o mundo é na verdade um conglomerado de alguns blocos

Leia mais

FÍSICA. por Carlos Fiolhais

FÍSICA. por Carlos Fiolhais FÍSICA por Carlos Fiolhais O Big Bang, ou o início do Universo, é um buraco branco Carlos Fiolhais O que estuda a física? A palavra "physis", que está na raiz de física, vem do grego e significa "Natureza".

Leia mais

Introdução Altas Energias

Introdução Altas Energias Introdução à Física de Altas Energias São Paulo Regional Analysis Center Programa Introdução Uma visão geral das partículas e suas interações Aceleradores e Detectores Como explorar o interior da matéria

Leia mais

Física Nuclear

Física Nuclear Enquadramento: Objectivos Programa Bibliografia Requisitos Funcionamento Método de avaliação Objectivos Pretende-se que os alunos complementem a sua formação através da familiarização com a constituição

Leia mais

Matéria e Antimatéria

Matéria e Antimatéria Matéria e Antimatéria Leandro de Paula Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 3 de novembro de 2006 leandro@if.ufrj.br MATÉRIA E ANTIMATÉRIA 1 Matéria e Antimatéria Quais são os constituintes

Leia mais

Física IV para Engenharia Elétrica. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo

Física IV para Engenharia Elétrica. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo 1 Física IV para Engenharia Elétrica 2º Semestre de 2014 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdirg@if.usp.br Aula 10 Física das Partículas elementares

Leia mais

Introdução ao Modelo Padrão. Augusto Barroso

Introdução ao Modelo Padrão. Augusto Barroso Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) Augusto Barroso 1 O que é o Standard Model? 2 Programa Os Constituintes Elementares Leptons & Quarks As Interacções Forte, Electromagnética, Fraca & Gravítica

Leia mais

A teoria de quase tudo. Gláuber Carvalho Dorsch

A teoria de quase tudo. Gláuber Carvalho Dorsch A teoria de quase tudo Gláuber Carvalho Dorsch Parque Botânico da Vale 10 de Março de 2019 O Modelo Padrão da Física de Partículas: Uma teoria de quase tudo O Modelo Padrão da Física de Partículas: Uma

Leia mais

Zoo. Partículas. las. Higgs GUT. SUSY Supercordas. Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo. Mecânica. Electromagnético. Geiger.

Zoo. Partículas. las. Higgs GUT. SUSY Supercordas. Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo. Mecânica. Electromagnético. Geiger. 1895 1905 1900 1910 1920 e - Teoria Cinética, Termodinâmica Partículas Átomo Núcleo p + Boltzmann Movimento Browniano Relatividade Restrita Interacções Electromagnético Fotão Mecânica Quântia Onda/Corpúsculo

Leia mais

Partículas Elementares

Partículas Elementares Partículas Elementares Átomos consistem de elétrons que formam as camadas eletrônicas, e núcleos, compostos por prótons e nêutrons que, por sua vez,consistem de quarks ( dos tipos u e d, ou seja,up e down).

Leia mais

Noções básicas sobre o núcleo e o declínio radioactivo

Noções básicas sobre o núcleo e o declínio radioactivo Noções básicas sobre o núcleo e o declínio radioactivo 20 de Abril de 2005 1 Constituição do núcleo O átomo é uma nuvem de Z electrões que rodeia um núcleo constituído por Z protões e N neutrões. Figura

Leia mais

As transformações de Lorenz fazem com que certas expressões percam validade. -Uma massa efectiva que depende da velocidade (via factor γ)

As transformações de Lorenz fazem com que certas expressões percam validade. -Uma massa efectiva que depende da velocidade (via factor γ) Relatividade: Relações a reter As transformações de Lorenz fazem com que certas expressões percam validade. Ex.: Energia cinética: num contexto relativista, E k ½ mv 2 embora tenda para ½ mv 2 se for v

Leia mais

Léptons e Quarks: os constituintes básicos de todo o Universo

Léptons e Quarks: os constituintes básicos de todo o Universo Léptons e Quarks: os constituintes básicos de todo o Universo Vimos que, segundo o modelo de Bohr, os átomos são formados por elétrons que estão em órbita em torno de um núcleo que, por sua vez, é formado

Leia mais

Da Terra á Lua. A força gravítica Uma interacção fundamental

Da Terra á Lua. A força gravítica Uma interacção fundamental Da Terra á Lua A força gravítica Uma interacção fundamental Da leitura do texto surgiram as questões: Por que cai a maçã? Que levou Newton a concluir que a força causadora da queda da maçã na sua cabeça

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 16 Professora: Mazé Bechara Aula 16 Criação e aniquilação de matéria (e antimatéria) 1. As antipartículas o que são. 2. Processos que evidenciam o caráter corpuscular

Leia mais

A CAÇA À PARTÍCU A ÚLTIMA PEÇA DO PUZZLE?

A CAÇA À PARTÍCU A ÚLTIMA PEÇA DO PUZZLE? A procura da partícula de Higgs tem sido um dos tópicos mais activamente perseguidos pelos físicos de partículas.o ano 2000 foi bastante excitante no LEP, o grande acelerador de partículas do CERN. Os

Leia mais

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22 18/Maio/2016 Aula 21 Introdução à Física Nuclear Estrutura e propriedades do núcleo 20/Maio/2016 Aula 22 Radioactividade: Poder de penetração. Regras de conservação. Actividade radioactiva. Tempo de meia

Leia mais

Observar o Universo. astropartículas astronomia e física de partículas

Observar o Universo. astropartículas astronomia e física de partículas Observar o Universo astropartículas astronomia e física de partículas Sofia Andringa, LIP-Lisboa O que sabemos do Universo? São Tomé e Príncipe, Setembro 2009 Da Terra, vemos o Sol, a luz reflectida na

Leia mais

Astropartículas no LIP

Astropartículas no LIP Astropartículas no LIP detectar, electrões e núcleos, do H ao Fe, e neutrinos, e procurar a matéria escura 330 a 430 km, Estação Espacial Internacional 1.4 km, Observatório Pierre Auger -1.5 a -2.0 km,

Leia mais

A Partícula Elementar. Ricardo D Elia Matheus

A Partícula Elementar. Ricardo D Elia Matheus A Partícula Elementar Ricardo D Elia Matheus Dentro das Coisas Átomos? Uma tabela para os Átomos Além do átomo http://htwins.net/scale2/ http://htwins.net/scale2/lang.html http://htwins.net/scale2/ Dentro

Leia mais

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS 01-03-2013 Dulce Campos 2 O que é de facto ENERGIA? ENERGIA Ainda não sabemos o que é energia " Ainda não sabemos o que é energia.

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica

Electromagnetismo e Óptica Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Departamento de Física Electromagnetismo e Óptica Série-1: Cargas Eléctricas e Campos Eléctricos Setembro de 2009 1. Três esferas metálicas idênticas estão

Leia mais

O COMEÇO DO UNIVERSO. O BIG-BANG Parte I

O COMEÇO DO UNIVERSO. O BIG-BANG Parte I O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG Parte I A RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO Como podemos observar o universo a distâncias bem maiores do que o mais distante quasar detectado?! Resposta: através de um experimento

Leia mais

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia

Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Arquitectura do Universo. Espectros, radiações e energia Nascimento e estrutura do Universo A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar (formado pela estrela Sol e planetas à sua volta), que está integrado

Leia mais

Estruturas Geométricas da Física Moderna

Estruturas Geométricas da Física Moderna Estruturas Geométricas da Física Moderna João Pimentel Nunes (Departamento de Matemática, IST) NMATH, Jornadas de Matemática, IST 2015 A Matemática e o Universo O Universo que nos rodeia tem estruturas

Leia mais

Partículas Elementares (2015/2016)

Partículas Elementares (2015/2016) Partículas Elementares (2015/2016) Introdução Mário Pimenta, Jorge Romão, Ruben Conceição A Física de Partículas Ordens de grandeza Super-cordas? Partículas Núcleos Átomos células 1 Ano-luz Terra-Sol Terra

Leia mais

interação forte (no interior dos núcleos) não depende das massas nem das cargas elétricas

interação forte (no interior dos núcleos) não depende das massas nem das cargas elétricas Vitor Oguri prótons e nêutrons - mesmo spin ( J = ½ ) interação forte (no interior dos núcleos) não depende das massas nem das cargas elétricas prótons e nêutrons, genericamente conhecidos como núcleons,

Leia mais

Universidade da Madeira. Um modelo Standard. Grupo de Astronomia. para o Universo. Laurindo Sobrinho. 08 de março de 2014

Universidade da Madeira. Um modelo Standard. Grupo de Astronomia. para o Universo. Laurindo Sobrinho. 08 de março de 2014 Um modelo Standard para o Universo Laurindo Sobrinho 08 de março de 2014 1 Partículas e Forças Universidade da Madeira O nosso Universo é governado por quatro forças fundamentais: força gravítica, força

Leia mais

O Espaço: contínuo ou discreto? João Penedones

O Espaço: contínuo ou discreto? João Penedones O Espaço: contínuo ou discreto? João Penedones CERN Master Class Universidade do Porto, 15 de Março de 2014 O Espaço: plasticina ou Legos? Matéria contínua Matéria discreta Espaço discreto Espaço contínuo

Leia mais

COMPREENDER O PLASMA. Plasma explicação para às crianças

COMPREENDER O PLASMA. Plasma explicação para às crianças COMPREENDER O PLASMA. Plasma explicação para às crianças Por Mehran Tavakoli Keshe de Keshe Foundation Extractos das oficinas para crianças Pesquisadores (Conhecimento para Criança Workshop) publicado

Leia mais

Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B)

Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B) Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B) Augusto Oliveira adoliv@ctn.ist.utl.pt PSR WP4 ARIAS 2014 Resumo 1. A radiação 2. Energia 3. O jogo do lego da natureza 4. O átomo 5. Níveis

Leia mais

Questionário de Revisão do Capítulo 1

Questionário de Revisão do Capítulo 1 Questionário de Revisão do Capítulo 1 1) Os elementos básicos da matéria que formam o nosso planeta são: a. Átomos e moléculas compostos por fótons, nêutrons e quarks. b. Átomos e moléculas compostos por

Leia mais

Universo. explosivo, inflacionário, acelerado e desconhecido. Laurindo Sobrinho. V EAAM 23 de Setembro de Grupo de Astronomia

Universo. explosivo, inflacionário, acelerado e desconhecido. Laurindo Sobrinho. V EAAM 23 de Setembro de Grupo de Astronomia Universo explosivo, inflacionário, acelerado e desconhecido Laurindo Sobrinho V EAAM 23 de Setembro de 2006 1 1 O Universo em Expansão Ao examinar a luz emitida por galáxias distantes Edwin Hubble verificou

Leia mais

Temática: Distribuição eletrônica

Temática: Distribuição eletrônica Temática: Distribuição eletrônica Nesta aula, você verá que em átomos com poucos elétrons, todos os orbitais da mesma camada têm a mesma energia, entretanto as energias dos orbitais dos átomos com muitos

Leia mais

Introdução à Física de Partículas e à Cosmologia

Introdução à Física de Partículas e à Cosmologia Introdução à Física de Partículas e à Cosmologia do Infinitamente pequeno ao Infinitamente grande! Pedro Abreu LIP/IST Lisboa, Portugal Adapted from talks given by Rolf Landua and Angel Uranga at CERN

Leia mais

Um modelo Standard para o Universo

Um modelo Standard para o Universo 1 Um modelo Standard para o Universo (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira 2 Partículas e Forças O nosso Universo é governado por quatro forças fundamentais: força gravítica, força eletromagnética,

Leia mais

O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG

O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG ESTÁGIOS INICIAIS DO UNIVERSO No modelo padrão do Big-Bang, de acordo com as equações de Friedmann, os estágios iniciais do universo são caracterizados por condições de

Leia mais

Mecânica Quântica e Indiscernibilidade

Mecânica Quântica e Indiscernibilidade Mecânica Quântica e Indiscernibilidade t ou ou?? Mecânica clássica Partículas discerníveis ( A, A ) ψ ( A A ) ψ =, Mecânica quântica Partículas indiscerníveis ( A, A ) ψ ( A A ) ψ = ψ, ou = ( A, A ) ψ

Leia mais

A aventura da Física de Partículas e Astropartículas

A aventura da Física de Partículas e Astropartículas A aventura da Física de Partículas e Astropartículas Mário Pimenta Lisboa, Julho 2018 O Universo para compreender, Big Bang 13.8 Billion Years 10 28 cm Today //Escalas, Big Bang Proton Atom Radius of Earth

Leia mais

!"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;!

!#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;! !"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! 234252346'728'9/:/*.0/;! A'CD9'!AEBF1A19'11! Programa! "#!$%&'(%)*+'&%&,!-%./%!01!23!!!!!!! 4,5)(6,78%!&%!$%&'(%)*+'&%&,! 97(:7',&%&,5!&(!;5?8(:(5=!

Leia mais

Definições de Estabilidade

Definições de Estabilidade Radioquímica Definições de Estabilidade 1. Não se deteta radioatividade. Não há transformação em outro nuclídeo.. Sistema nuclear é estável em relação a outro quando a diferença de energia é negativa:

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)

Leia mais

O LIVRO DE COLORIR DA EXPERIÊNCIA ATLAS

O LIVRO DE COLORIR DA EXPERIÊNCIA ATLAS O LIVRO DE COLORIR DA EXPERIÊNCIA ATLAS O LIVRO DE COLORIR DA EXPERIÊNCIA ATLAS Ilustrações de CERNland.net, Carolina De Luca e Rebecca Pitt Texto de Katarina Anthony da Colaboração ATLAS Tradução por

Leia mais

Thaisa Storchi Bergmann

Thaisa Storchi Bergmann Thaisa Storchi Bergmann Membro da Academia Brasileira de Ciências Prêmio L Oreal/UNESCO For Women in Science 2015 3/9/16 Thaisa Storchi Bergmann, Uma breve história do Universo, Parte I 1 Uma brevíssima

Leia mais

Zoo. Partículas. las. Higgs GUT. SUSY Supercordas. Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo. Mecânica. Electromagnético. Geiger.

Zoo. Partículas. las. Higgs GUT. SUSY Supercordas. Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo. Mecânica. Electromagnético. Geiger. 1895 1905 1900 1910 1920 e - Teoria Cinética, Termodinâmica Partículas Átomo Núcleo p + Boltzmann Movimento Browniano Relatividade Restrita Interacções Electromagnético Fotão Mecânica Quântia Onda/Corpúsculo

Leia mais

1 Estrutura do átomo. c Leonor Cruzeiro

1 Estrutura do átomo. c Leonor Cruzeiro 1 Radiações c Leonor Cruzeiro 1 Estrutura do átomo Um físico famoso, chamado Richard Feynman, disse que se tivesse de condensar os conhecimentos que tinha da física numa frase diria que a matéria é constituída

Leia mais

No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização. Bom Trabalho!

No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização. Bom Trabalho! Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Curso: Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Física e Química TESTE DE AVALIAÇÃO Módulo Q1 Estrutura atómica. Tabela periódica. Ligação Química. 11ºAno

Leia mais

MOLÉCULAS NA TROPOSFERA. Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais

MOLÉCULAS NA TROPOSFERA. Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais MOLÉCULAS NA TROPOSFERA Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais 08-02-2011 Dulce Campos 2 A atmosfera é constituída maioritariamente por moléculas. Os átomos ligam-se, formando as moléculas, porque

Leia mais

DEFEITOS NOSSO UNIVERSO

DEFEITOS NOSSO UNIVERSO OS DEFEITOS NOSSO UNIVERSO Angelino Gonçalves DO VI Semana da Astronomia 08 de Junho de 2006 1 Transições de fase no Universo Jovem. À medida que andamos para trás s no tempo até ao momento da criação,

Leia mais

O átomo. O Interior do Átomo

O átomo. O Interior do Átomo O átomo Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Os gregos antigos

Leia mais

Zoo Partículas. Higgs! GUT! Supercordas! Detectores Modernos Anisotropias RCF (COBE, WMAP) Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo.

Zoo Partículas. Higgs! GUT! Supercordas! Detectores Modernos Anisotropias RCF (COBE, WMAP) Teoria Cinética, Termodinâmica. Electromagnetismo. Teoria Cinética, Termodinâmica Electromagnético 1895 Fotão 1905 2 Mecânica Fraco Detector Forte Acelerador 3 Geiger! Raios Cósmicos Nuvens! Galáxias; Expansão do Universo Ciclotrão! Matéria Escura Sincrotrão!

Leia mais

Detecção de um decaimento raro em CMS

Detecção de um decaimento raro em CMS Detecção de um decaimento raro em CMS Colaboração CMS, CERN 19 Julho 2013 CMS detectou um importante e raro decaimento previsto pelo Modelo Padrão da física de partículas. A medida do decaimento de mesões

Leia mais

Introdução à Física das Partículas Elementares. Alfred Stadler, Universidade de Évora, 2007

Introdução à Física das Partículas Elementares. Alfred Stadler, Universidade de Évora, 2007 Introdução à Física das Partículas Elementares Alfred Stadler, Universidade de Évora, 2007 Física das partículas elementares Do que consiste a matéria ao nível mais fundamental? (Partículas elementares!)

Leia mais

O Átomo de hidrogénio

O Átomo de hidrogénio O Átomo de hidrogénio O conceito de átomo como sendo a mais pequena porção indivisível de matéria foi introduzido no ano 450 antes de Cristo mas, só em 808, Dalton propôs um modelo atómico em que os átomos

Leia mais

Obj b ecti t vos FAMÍLIAS NUCLEARES

Obj b ecti t vos FAMÍLIAS NUCLEARES Objectivos Reconhecer as diversas famílias nucleares Enquadrar a estabilidade nuclear com a composição do núcleo Compreender o conceito do defeito de massa Saber caracterizar os diversos tipos de radiação

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 13. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 13. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 13 Professora: Mazé Bechara Convite Amanhã, às 18h, tem um colóiquio com o título A mecânica quântica em exemplos simples, do prof. Amir Caldeira da Unicamp, pode

Leia mais

10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. A vida média de uma partícula é 100 ns no seu referencial próprio. 1.a) Qual a duração da partícula no laboratório, sabendo

Leia mais

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS

PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA PARTÍCULAS ELEMENTARES e INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS Crédito: Sprace Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br BIK0102 Estrutura da

Leia mais

Aula 14. Partículas, e o início do Universo...

Aula 14. Partículas, e o início do Universo... Aula 14 Partículas, e o início do Universo... Partículas elementares Década de trinta, Átomo Novas partículas Prótons Nêutrons Elétrons Problema quase resolvido?? múon píon káon sigma... Partículas instáveis,com

Leia mais

EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO NA HISTÓRIA

EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO NA HISTÓRIA FÍSICA 2016-2 EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO NA HISTÓRIA Modelos atômicos foram sugeridos, desde a antiguidade, pensadores afirmavam que a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Informação Prova da Disciplina de Física e Química - Módulo: 1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica.

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

Interações fundamentais da natureza

Interações fundamentais da natureza Interações fundamentais da natureza Segundo o entendimento científico atual, todos os fenômenos físicos observados, da colisão de galáxias à interação entre os constituintes de um próton, são originados

Leia mais

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC 8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC 1. A vida média de uma partícula é 100 ns no seu referencial próprio. 1.a) Qual a duração da partícula no laboratório, sabendo que

Leia mais

O Bóson de Brout- Englert-Higgs

O Bóson de Brout- Englert-Higgs O Bóson de Brout- Englert-Higgs Leandro de Paula leandro@if.ufrj.br Mestrado Profissional de Ensino de Física 15 de abril de 2014 Plano das Apresentação Introdução Simetrias e leis de conservação O Modelo

Leia mais

Interna'onal Masterclasses

Interna'onal Masterclasses Interna'onal Masterclasses 10 th Edi'on 2014 Interna'onal Masterclasses hands on par'cle physics 2014 Edi'on Programa A Estrutura Elementar da Matéria Do que o mundo é feito: q As parbculas e suas interações

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

PROCESSOS DE DECAIMENTO

PROCESSOS DE DECAIMENTO PROCESSOS DE DECAIMENTO (Transformações Radioactivas) M Filomena Botelho Objectivos Compreender o que são transformações radioactivas Saber distinguir os diversos tipos de transformações radioactivas Transformações

Leia mais

o universo no seu mais pequeno: o que sabemos acerca da matéria

o universo no seu mais pequeno: o que sabemos acerca da matéria o universo no seu mais pequeno: o que sabemos acerca da matéria Os Gregos antigos afirmaram que a matéria do universo é formada de pequenos ingredientes indivisíveis chamados átomos. Tal como o número

Leia mais

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral;

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral; Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Como se carateriza o modelo O modelo quântico: Números quânticos. Energia das orbitais. Princípios e regras para a distribuição dos eletrões pelas orbitais.

Leia mais

Universidade da Madeira. à Astronomia. Introdução. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia

Universidade da Madeira. à Astronomia. Introdução. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia Introdução à Astronomia 1 (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira Sol Terra 2 http://umbra.nascom.nasa.gov/sdac.html http://www.msss.com/earth/earth.html 700 000 Km 6 370 Km O raio do Sol é cerca de 110

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Demócrito (Sec. V a.c.)

Demócrito (Sec. V a.c.) ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito (Sec. V a.c.) Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG

O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG ESTÁGIOS INICIAIS DO UNIVERSO No modelo padrão do Big-Bang, de acordo com as equações de Friedmann, os estágios iniciais do universo são caracterizados por condições de

Leia mais

ESTUDOS DO MODELO PADRÃO NO EXPERIMENTO LHCb. Murilo Rangel

ESTUDOS DO MODELO PADRÃO NO EXPERIMENTO LHCb. Murilo Rangel ESTUDOS DO MODELO PADRÃO NO EXPERIMENTO LHCb Murilo Rangel Fundamental Elementar Indivisível Século IV a.c. 2 Idade Média 3 Física Previsão Compreensão Descrição Século XVIII 4 Unificação Uma Teoria Século

Leia mais

VI Semana da Astronomia 06 de Junho de 2006

VI Semana da Astronomia 06 de Junho de 2006 Buracos Negros Artificiais Laurindo Sobrinho VI Semana da Astronomia 06 de Junho de 2006 1 Sumário Buracos Negros artificiais podem ser uma realidade já em 2007. 1 - O que são buracos negros e como é que

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica : De Dalton ao modelo quântico. APSA O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Modelo Grego Leucipo e Demócrito

Leia mais

Radiação electromagnetica

Radiação electromagnetica Radiação electromagnetica A radiação eletromagnética é uma forma de energia absorvida e emitida por partículas com carga elétrica quando aceleradas por forças. Ao nível subatómico, a radiação eletromagnética

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

Guião para uma visita ao Exploratório do Pavilhão do Conhecimento (dia 23 de Novembro de 2001)

Guião para uma visita ao Exploratório do Pavilhão do Conhecimento (dia 23 de Novembro de 2001) Guião para uma visita ao Exploratório do Pavilhão do Conhecimento (dia 23 de Novembro de 2001) Ao entrarem na zona da exploratório certamente que repararam na libelinha suspensa. Nesse modelo estão representados

Leia mais

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos.

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. 1 A Troposfera A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. A atmosfera é constituída, maioritariamente, por moléculas. Espécies

Leia mais

8/Maio/2015 Aula 19. Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 6/Maio/2015 Aula 18

8/Maio/2015 Aula 19. Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 6/Maio/2015 Aula 18 6/Maio/2015 Aula 18 Conclusão da aula anterior 3º oscilador harmónico simples 4º barreira de potencial, probabilidade de transmissão. Efeito de túnel quântico: decaimento alfa. 8/Maio/2015 Aula 19 Aplicações:

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Química Básica: Profa. Alessandra Barone

Química Básica: Profa. Alessandra Barone Química Básica: Átomo Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Átomo Fermions: formam a matéria Bósons: intermedeiam forças Quarks e leptons -Glúone fóton Partículas Quark up Quark down Quark charmoso

Leia mais

Introdução à Física de Partículas

Introdução à Física de Partículas Introdução à Física de Partículas Pedro Abreu LIP/IST Lisboa, Portugal Adapted from talks given by Rolf Landua and Angel Uranga at CERN RESSALVA Estas são aulas sobre Física de Partículas. Cobre aproximadamente

Leia mais

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON INTRODUÇÃO À FÍSICA DEFINIÇÃO A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando

Leia mais

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade República de Moçambique Física Ministério da Educação Exame Extraordinário 12ª Classe / 2013 Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências 120 Minutos Esta prova contém 40 perguntas com 4 alternativas

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades FÍSICA Aula Processos de eletrização I Atividades propostas Atividades para sala 0 D Analisando os dados, pode-se concluir que: o próton é formado por quarks up e quark down.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 206/207 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA ºTESTE Física e Química A 0ºAno Subdomínio.: Massa e tamanho dos átomos.. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas diferentes.

Leia mais

Universidade da Madeira. O Sol. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia SOHO, NASA, ESA

Universidade da Madeira. O Sol. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia SOHO, NASA, ESA 1 O Sol (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira SOHO, NASA, ESA 2 1 O interior do Sol Composição do Sol Elemento Numero % Massa % Hydrogen 92.0 73.4 Helium 7.8 25.0 Carbon 0.02 0.20 Nitrogen 0.008 0.09

Leia mais

O Sol e o seu interior

O Sol e o seu interior O Sol e o seu interior Laurindo Sobrinho 08 de fevereiro de 2014 SOHO, NASA, ESA 1 1 O interior do Sol Composição do Sol Elemento Numero % Massa % Hydrogen 92.0 73.4 Helium 7.8 25.0 Carbon 0.02 0.20 Nitrogen

Leia mais

Evolução dos Modelos Atómicos. Pág. 178

Evolução dos Modelos Atómicos. Pág. 178 Evolução dos Modelos Atómicos Pág. 178 Modelo da nuvem electrónica Nuvem electrónica Núcleo Região negativa do átomo onde se movimentam os electrões (carga -1) Carga Nuclear Região positiva do átomo onde

Leia mais

Origens históricas dos raios-x. Tubos de Crookes

Origens históricas dos raios-x. Tubos de Crookes Origens históricas dos raios-x Tubos de Crookes http://www.answers.com/topic/crookes-tube Origens históricas dos raios-x Tubo de Raios-X http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/energianuclear/imagens/energia-nuclear99.jpg

Leia mais

Física 2 - MIEIC - Apontamentos

Física 2 - MIEIC - Apontamentos Física 2 - MIEIC - Apontamentos Jaime Villate Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2007-11-21 Capítulo 1 Carga e força eléctrica A fotografia mostra a máquina de Wimshurst, inventada na década

Leia mais