Programando em linguagem-c com o LabWindows/CVI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programando em linguagem-c com o LabWindows/CVI"

Transcrição

1 Programando em linguagem-c com o LabWindows/CVI 1. Introdução O LabWindows/CVI é um compilador C padrão que permite o desenvolvimento de programas em C como qualquer outro compilador, tanto para ambientes de linha de comando (DOS) como para ambientes gráficos (Windows). A diferença entre o LabWindows e outros compiladores conhecidos é que, além das funções normais do C padrão, estão à disposição do desenvolvedor funções dedicadas à construção de interfaces gráficas de medição e à aquisição de dados por computador. Além disto, o LabWindows possui um sistema que facilita a busca e a identificação de funções de forma mais rápida, o que auxilia muito o programador e evita que este precise guardar na memória todas as funções do C. O ambiente de programação possui três janelas principais: 1. Janela de Projetos Para desenvolver um programa no LabWindows é necessário criar um projeto. O projeto nada mais é que um conjunto de arquivos que fazem parte do programa, como arquivos fonte (.c), bibliotecas (.h), interfaces gráficas (.uir), etc. Os projetos são acessados através do menu File New Project (novos projetos) ou File Open Project (projetos já gravados no disco) 2. Janela de Edição do Código Como a maioria dos compiladores, o LabWindows possui um editor de texto que permite escrever o código fonte e arquivos de bibliotecas. O editor é acessado através do menu File New Source (para novos arquivos) ou File Open Source (para arquivos já gravados no disco). 3. Janela de Construção da Interface Gráfica Esta janela permite construir as interfaces gráficas que serão utilizadas no programa. O LabWindows possui recursos gráficos exclusivos para a área de medição, como por exemplo telas no estilo de osciloscópios, knobs, displays e botões exclusivos. A interface de construção é acessada através do menu File New User Interface (para novos arquivos) ou File Open User Interface (para arquivos já gravados no disco).

2 2. Escrevendo e compilando o primeiro programa Como forma de iniciar o contato com a nova ferramenta de desenvolvimento, escreva um programa no LabWindows que imprima na tela do computador o seu nome e número de matrícula. A seguir estão algumas dicas: 1. Inicie o desenvolvimento criando um novo Projeto (veja como na página anterior). Dê um nome significativo para o seu projeto; salve-o de preferência em disquete ou em um diretório temporário. 2. Crie agora um novo arquivo de código fonte (source), onde você irá escrever seu programa. Automaticamente o LabWindows abrirá a janela de edição de código. 3. Escreva o código do seu programa. Caso tenha dúvidas, consulte o professor. 4. Salve o código digitado no mesmo diretório do Projeto. Isto salva o arquivo em disco, porém ainda é necessário adicioná-lo ao projeto. 5. Vá para a Janela de Projetos. No menu Edit selecione Add files to project Escolha Source e adicione ao projeto o arquivo que você salvou no item 4. Perceba que agora o arquivo aparece listado na Janela de Projetos. 6. Neste ponto é possível compilar e rodar o programa. Faça isto através do menu Run firun Project ou do botão Run Project. Caso tenha corrido tudo bem o programa deve ter sido executado e o LabWindows deve ter aberto a Janela de Entrada/Saída Padrão (Standard Input/Output). Algo parecido com a figura abaixo deve estar na tela do seu computador. A janela de Entrada/Saída padrão é similar à interface de texto do DOS. Porém, o LabWindows a utiliza como interface padrão de entrada e saída de texto, ao contrário dos compiladores tradicionais. Para o usuário final do programa isto não faz a menor diferença, exceto que a interface do LabWindows é um pouco mais amigável. Caso tenha acontecido algum erro de compilação, o LabWindows abrirá a Janela de Erros.

3 Corrija os erros indicados e mande rodar o programa novamente. Em caso de dúvidas, consulte o professor. 1º PROBLEMA: escreva um programa no LabWindows que gere e imprima na tela um vetor de 100 posições que possua números reais (pontos flutuantes) aleatórios localizados no intervalo entre ± 0,5. 3. Desenvolvendo um programa com interface gráfica No exemplo anterior foi desenvolvido um programa que utiliza a interface de texto do sistema operacional (também conhecida como interface do DOS ou CONSOLE). Nesta seção vamos adicionar uma interface gráfica ao programa para mostrar os pontos aleatórios em um gráfico. Para tanto, é necessário que você já tenha resolvido o problema proposto na seção anterior. A maioria das ferramentas de desenvolvimento, baseadas nas técnicas de Engenharia de Software, iniciam o processo de desenvolvimento pela INTERFACE do programa. No LabWindows utiliza-se a mesma estratégia por dois motivos: i) a experiência dos desenvolvedores mostra que a definição das interfaces no início do projeto permite que os clientes identifiquem de forma mais clara as necessidades que devem ser satisfeitas pelo programa; ii) a definição antecipada das interfaces permite que o LabWindows gere parte do código do programa, economizando assim esforços que seriam dispendidos pelo programador. Vamos, portanto, adicionar uma interface gráfica ao gerador de números aleatórios criado anteriormente. 1ª parte aprendendo a lidar com o Editor de Interfaces 1. Crie um novo Projeto e salve-o no diretório utilizado anteriormente. 2. Vamos iniciar a criação da Interface para o projeto. Para tanto, crie uma nova interface através do menu File New User Interface (*.uir). Automaticamente o LabWindows abrirá a janela de construção da interface gráfica. 3. Clique no menu CREATE. Este menu possui todos os objetos que podem ser inseridos em uma interface gráfica. Entretanto a maioria dos itens estão desabilitados. Isto deve-se ao fato de que objetos só podem ser inseridos sobre um Painel (Panel). Portanto clique no item Panel e observe que o LabWindows cria um painel, que será a janela principal do nosso programa. 4. Dê um clique duplo sobre o painel. Isto abrirá uma janela com os atributos do painel. TODO OBJETO GRÁFICO POSSUI UMA SÉRIE DE ATRIBUTOS DE EXIBIÇÃO E DE IDENTIFICAÇÃO. A parte mais importante da janela é chamada Source Code Connection (conexão com o código fonte), que serve para permitir a comunicação entre os objetos da interface e o código fonte do programa. Veremos como isto funciona logo a seguir. 5. No campo Constant Name digite INTERFACE, como mostrado na figura abaixo. Dê um nome para o painel no campo Painel Title e feche a janela de atributos do painel clicando em OK.

4 6. Adicione agora um gráfico ao painel através do menu Create Graph Graph. Centralize o gráfico no painel. 7. Dê um clique duplo no gráfico. Digite GRAFICO no campo Constant Name. Digite um nome para o gráfico no campo Label. 8. Por fim, adicione um botão à interface através do menu Create Command Button. 9. Dê um clique duplo no botão. Digite BOTAOFECHAR no campo Constant Name, FecharPrograma no campo Callback Function e Fechar no campo Label. 10. Neste ponto a interface inicial deve ter a aparência mostrada na figura abaixo. 2ª parte o que são Nomes de Constantes (Constant Names) e Callback Functions Na parte anterior vimos que cada componente da interface gráfica possui uma série de atributos. Os dois mais importantes são a Constant Name e o Callback Function. Estes atributos são responsáveis por "conectar" cada componente da interface com o código fonte, permitindo a troca de informações entre a interface e o programa. A Constant Name identifica cada componente da interface. Sempre que o programa precisa alterar algo na interface, como escrever um texto, mostrar dados em um gráfico ou alterar a cor de um botão, ele utiliza este identificador para realizar a tarefa. Assim, pode-se assumir que a Constant Name é utilizada sempre que o fluxo de informação é direcionado DO PROGRAMA PARA A INTERFACE. A Callback Function identifica uma função que será chamada sempre que o controle da interface for acionado. No exemplo anterior, sempre que o botão Fechar for acionado, uma função chamada FecharPrograma será chamada no código fonte. Assim, o campo Callback

5 Function é utilizado sempre que o fluxo de informação é direcionado DA INTERFACE PARA O PROGRAMA. De forma gráfica teríamos algo similar ao apresentado na figura abaixo. CÓDIGO FONTE INTERFACE GRÁFICA #include <.> void main (void) { int aux; float num[300]; PlotWaveform (, INTERFACE_GRAFICO, ); } int CVICALLBACK FecharPrograma () { } CONSTANT NAME CALLBACK FUNCTION IMPORTANTE: observe que as Constant Names são formadas pelo NOME DO PAINEL_NOME DO COMPONENTE. Assim, o nome do botão Fechar é INTERFACE_BOTAOFECHAR, o nome do gráfico é INTERFACE_GRAFICO e assim por diante. 3ª parte Geração automática do código Vimos na primeira parte que uma das vantagens para iniciar um projeto pela interface é que o LabWindows gera automaticamente parte do código executável. Vamos gerar o código da parte da interface que já está pronta. 1. No editor de interfaces selecione o menu Code Set target file. Escolha a opção New Window e selecione OK. O código será gerado em um novo arquivo fonte (.c). 2. Selecione o menu Code Generate All code. Isto abrirá uma janela composta de duas partes: a) Na parte superior pode-se escolher a interface que será mostrada ao iniciar o programa. No caso temos apenas uma interface, portanto selecione-a na lista clicando sobre o nome INTERFACE. b) Na parte inferior pode-se escolher qual função de Callback será responsável por terminar a execução do programa. No nosso caso novamente temos apenas uma função, chamada FecharPrograma. Selecione-a clicando sobre o seu nome. Feche a janela clicando sobre o botão OK. 3. Observe que o LabWindows abriu uma janela de código fonte com grande parte do código do programa já pronto. Especificamente já existe uma função main responsável por iniciar o programa e carregar a interface através de três funções:

6 LoadPanel carrega o arquivo de interface do disco rígido para a memória e associa a interface a uma variável de manipulação (handle da interface), no caso chamada interface. DisplayPanel mostra a interface na tela do computador. RunUserInterface ativa o processo de troca de informações entre ocódigo do programa e a interface gráfica. Abaixo da função main o LabWindows criou a função FecharPrograma, que será chamada sempre que o botão Fechar for acionado. Esta função possui uma única estrutura do tipo switch que seleciona qual tipo de EVENTO foi gerada pelo botão. Os botões podem gerar vários eventos, como por exemplo EVENT_RIGHT_CLICK, EVENT_LEFT_CLICK e EVENT_GOT_FOCUS. O evento padrão dos botões é o EVENT_COMMIT, que é gerado sempre que o botão é pressionado. A função FecharPrograma responde a este evento chamando a função do LabWindows QuitUserInterface, responsável por finalizar o programa. 4. Após verificar o código gerado, salve o arquivo em disco; solicite a sua inserção no projeto através do menu Edit da janela de Projetos; solicite a execução do programa através do menu Run ou do botão Run Project. Você deve ter verificado que o LabWindows criou um programa totalmente funcional, em que é possível alterar o tamanho da janela, maximizá-la e minimizá-la. Porém, até agora a única coisa que podemos realmente fazer com o programa é finalizá-lo. 4ª parte plotando um conjunto de números aleatórios Finalizando a tarefa de criar uma interface gráfica para o programa do problema 1, vamos gerar e plotar os números aleatórios. 1. Adicione mais 1 botão ao painel. Chame sua Constant Name de BOTAOPLOTAR; chame a sua Callback Function de PlotarDados; chame o seu Label de Plotar 2. Gere a função de Callback que será chamada ao acionar o botão. Selecione o botão na interface dando um clique sobre ele; clique no menu Code Set target file e selecione o arquivo fonte que você havia salvado antes; clique no menu Code Generate Control callbacks. O LabWindows gerará automaticamente o esqueleto da função PlotarDados, logo abaixo da função FecharPrograma. 3. Gere os números aleatórios utilizando parte do código feito no exercício anterior. Observe que esta geração deve ser feita dentro do switch que existe na função PlotarDados, logo após a declaração case EVENT_COMMIT:

7 4. Plote os dados no gráfico utilizando a função PlotY (interface, INTERFACE_GRAFICO, dados, 100, VAL_FLOAT, VAL_THIN_LINE, VAL_EMPTY_SQUARE, VAL_SOLID, 1, VAL_RED); 5. Execute o código através do menu Run Run project ou do botão Run project. 6. Observe que todas as vezes que o botão Plotar é clicado são gerados e plotados 100 novos números aleatórios. Entretanto o gráfico retém os dados plotados anteriormente. Para evitar isto é necessário apagar o gráfico antes de plotar novamente. Insira a função abaixo antes da função PlotY. DeleteGraphPlot (interface, INTERFACE_GRAFICO, -1, VAL_IMMEDIATE_DRAW); Este exemplo serviu para mostrar as formas básicas de programação utilizando o LabWindows. O objetivo era o de facilitar o primeiro contato com a ferramenta de desenvolvimento e apresentar as formas de raciocínio que devem ser utilizadas quando se está programando com o LabWindows. Especificamente os conceitos de Constant Names e Callback Functions devem estar bem claros como as formas de comunicação entre a interface e o programa executável. 2º PROBLEMA: adicione mais 3 botões à interface para plotar formas de onda quadrada; triangular; senoidal. Cada forma de onda deve conter 100 pontos e o gráfico deve apresentar pelo menos dois períodos de cada uma.

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT

Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT OBJETIVOS DO CAPÍTULO Aprender a utilizar o aplicativo Wgnuplot para fazer gráficos Aprender a utilizar o aplicativo Wgnuplot interativamente com um programa em FORTRAN

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Programação 2010/2011 MEEC

Programação 2010/2011 MEEC Programação 2010/2011 MEEC Code::Blocks Criação de projectos O Code::Blocks é um IDE (ambiente de desenvolvimemnto integrado) que permite a escrita do codigo, compilação, correcção de erros e depuração

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200

Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão e Adriana 1º Semestre/2016 Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá 1. Criando um novo projeto: 1.1 Iniciando o Quartus II, criando

Leia mais

Figura 1: Operações para gerar um programa executável.

Figura 1: Operações para gerar um programa executável. Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo. Lao Tse. PRIMEIROS PASSOS Para poder construir programas em C é necessário utilizar um ambiente de desenvolvimento. Por ambiente de desenvolvimento

Leia mais

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário: Introdução O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.5.3 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá se conectar remotamente à um computador,

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples.

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples. O que é Java Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/ 1 Objetivos Responder o

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Desenvolver aplicativos com várias janelas, Manipular lista de strings, Utilizar os componentes: MainMenu, ToolBar, ImageList,

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS que, no Visual Studio,

Leia mais

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário Nota de Aplicação NAP154 Utilização de Base de Dados com BluePlant Sumário 1. Descrição... 2 2. Introdução... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 2 4.

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho /

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho / Programação Estruturada Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br / http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 00 Apresentação da disciplina; Na

Leia mais

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a

Leia mais

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar :

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Calculadora Refinada feita em Java Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Crie um novo arquivo para o projeto conforme abaixo,

Leia mais

Programação 2017/2018 2º Semestre

Programação 2017/2018 2º Semestre Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2017/2018 2º Semestre Aula de Problemas 1 Os alunos deverão executar os passos aqui descritos no seu computador pessoal ou no laboratório.

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE Uso de ELEMENTOS GRÁFICOS 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS

Leia mais

TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO

TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO I Configuração do Hardware no Kit. 1-Abrir o Quartus II; 2-Fechar a janela "Getting Started with Quartus II, e abrir a janela do programador. Na barra de menus

Leia mais

Aprender a utilizar o aplicativo Gnuplot para fazer gráficos

Aprender a utilizar o aplicativo Gnuplot para fazer gráficos Capitulo 11. GRÁFICOS COM GNUPLOT (versão 5.03) OBJETIVOS DO CAPÍTULO Aprender a utilizar o aplicativo Gnuplot para fazer gráficos Aprender a utilizar o aplicativo Gnuplot interativamente com um programa

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Prática 14 Componentes II

Prática 14 Componentes II Prática 14 Componentes II 1. Objetivos Implementar e modificar componentes Usar componentes para disparar eventos 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Conhecendo o Delphi 2010

Conhecendo o Delphi 2010 2ª Aula 11 de fevereiro de 2011 Conhecendo o Delphi 2010 Inicie o Delphi clicando no ícone Delphi 2010 que se encontra no menu Iniciar / Todos os Programas / Embarcadero RAD Studio 2010 / Delphi 2010.

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Material Didático sobre Robocode Conhecendo o Robô 1 Criando nosso primeiro Robô 1.1 Ambiente de Batalha O ambiente de batalha é o local onde será realizada a guerra entre os Robôs. Abaixo

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

Instruções para instalação do Opencv no Qt Creator com o MinGW

Instruções para instalação do Opencv no Qt Creator com o MinGW Instruções para instalação do Opencv no Qt Creator com o MinGW Os programas necessários são: OpenCV 2.4.11 o http://sourceforge.net/projects/opencvlibrary/files/opencvwin/2.4.11/opencv-2.4.11.exe/download

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

UTILIZANDO O CODE BLOCKS

UTILIZANDO O CODE BLOCKS UTILIZANDO O CODE BLOCKS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Existem diversos ambientes de desenvolvimento integrado ou IDEs (Integrated Development Environment) que podem ser utilizados para a programação em

Leia mais

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná 1 Criando um projeto Com o Code::Blocks aberto, vá em File New Project... Selecione a opção Console Application, clique em Go e depois Next >. Selecione a linguagem C++ e clique em Next >. A seguir será

Leia mais

Escrito por Adriano Neres Rodrigues Qua, 30 de Dezembro de :00 - Última atualização Qua, 30 de Dezembro de :01

Escrito por Adriano Neres Rodrigues Qua, 30 de Dezembro de :00 - Última atualização Qua, 30 de Dezembro de :01 Introdução Geralmente as aplicações que nós desenvolvimentos possui vários formulários. Geralmente estes formulários são criados dinamicamente pela sua aplicação em tempo de execução através de código

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física IFGW, Unicamp 20 de março de 2006 Resumo Este guia visa apresentar conceitos básicos para utilização do software Origin R que

Leia mais

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router)

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router) 1 1 2 2 Índice 1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem 3 2 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação via Software no Computador 5 3 Instalando o Discador RASPPPoE 7

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X Utilizando o compilador CCS Primeirament é necessário fazer o Download da interface de desenvolvimento MPLAB X no site da Microchip. Neste momento, a versão é a 1.80. Siga o link:http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Programação Java com Banco de Dados MYSQL Instalando o Servidor MYSQL Iremos utilizar o Vertrigo, programa esse que possui o servidor MySQL, Apache e PHP. Porém nosso foco

Leia mais

Configure TeraLib 3.3 no Visual Studio João Tácio Corrêa da Silva

Configure TeraLib 3.3 no Visual Studio João Tácio Corrêa da Silva Configure TeraLib 3.3 no Visual Studio 2003 João Tácio Corrêa da Silva joaotacio@yahoo.com.br Ouro Preto - 2010 O tutorial apresentado é um complemento da documentação disponibilizada pelo INPE 1, que

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL I

ELETRÔNICA DIGITAL I ELETRÔNICA DIGITAL I DE10-LITE Programação Utilizando Diagrama Esquemático Professor Dr. Michael Klug 1 Utilização do software Download: https://fpgasoftware.intel.com/ Versão Lite: gratuita Para utilização

Leia mais

Criação de Aplicações GUI. Java JFC / Swing

Criação de Aplicações GUI. Java JFC / Swing Criação de Aplicações GUI Java JFC / Swing JFC Java Foundation Classes Inclui um conjunto de funcionalidades para desenvolver graphical user interfaces (GUIs) e adicionar funcionalidades gráficas e interativas

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP 5.0 5.3.7.6 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá usar o Windows para executar os utilitários de linha de acesso

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS.

Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS. Lição 1 Como executar uma aplicação Hello Word no testbed? Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS. Passos básicos

Leia mais

1 Introdução e Conceitos básicos

1 Introdução e Conceitos básicos 1 Introdução e Conceitos básicos Aula 01 Sumário Capítulo 1 Introdução e Conceitos básicos 1.1 Definições 1.1.1. Por que e como usar o computador à nosso favor? 1.1.2. Linguagem humana x linguagem máquina

Leia mais

PAINEL INFORMATIVO AIS

PAINEL INFORMATIVO AIS PAINEL INFORMATIVO AIS MANUAL DO USUÁRIO Versão 2014.07.20 PAINEL INFORMATIVO AIS 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CARACTERÍSTICAS... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. INSTALAÇÃO... 4 4.1 REQUISITOS DO SISTEMA...

Leia mais

Mapa Mental. Aplicabilidade de Mapa Mental

Mapa Mental. Aplicabilidade de Mapa Mental Mapa Mental Mapa mental, é uma técnica desenvolvida pelo inglês Tony Buzan a fim de gerir informações através de determinado tipo de diagrama, facilitando assim a compreensão e solução de problemas, auxiliando

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

A seguir, iremos ilustrar um exemplo prático e rápido das configurações, da montagem e edição de plantas e da plotagem em plotter, passo-a-passo.

A seguir, iremos ilustrar um exemplo prático e rápido das configurações, da montagem e edição de plantas e da plotagem em plotter, passo-a-passo. Plotagem A seguir, iremos ilustrar um exemplo prático e rápido das configurações, da montagem e edição de plantas e da plotagem em plotter, passo-a-passo. Configuração do Driver do Plotter no Windows Os

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Aula 2 Even e to t s d o M ouse

Aula 2 Even e to t s d o M ouse Aula 2 Eventos do Mouse Sumário Considerações iniciais Elementos de uma aplicação Principais tipos de eventos em Java: (WindowEvent, MouseEvent, ActionEvent, KeyEvent) Capturando os eventos: Definindo

Leia mais

Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)

Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais) Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia Elétrica Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo

Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo Criando o projeto Hello World No menu superior esquerdo, clique

Leia mais

Crystal Reports - Gerando seus relatórios.

Crystal Reports - Gerando seus relatórios. Crystal Reports - Gerando seus relatórios. O Crystal Reports é o gerador de relatórios do Visual Basic e com ele desenhamos os relatórios de nossos aplicativos. Embora possua um objeto chamado Printer

Leia mais

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Teclado Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br http://www.automato.com.br

Leia mais

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS OBJETIVO Mostrar o processo de criação de um banco de dados usando SQL Server Express LocalDB. Versão do SQL Server voltada pra desenvolvedores, e

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud Índice Analítico Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud... 2 Ativar o produto... 2 Fazer o download e a instalação do produto... 2 Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud...

Leia mais

Laboratório de Ciências Computação

Laboratório de Ciências Computação Laboratório de Ciências Computação APP Inventor https://goo.gl/bx1ezt 1 Dispositivos Móveis e Plataformas Os dispositivos móveis fazem parte de nosso dia a dia e nos permitem aplicar a computação de forma

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 Primeira Edição São Paulo 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO USO DO DEV C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

INTRODUÇÃO AO USO DO DEV C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia INTRODUÇÃO AO USO DO DEV C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Tela inicial do Editor de programas do DEV C++ Dicas

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Linguagem C. Compiladores e Interpretadores

Linguagem C. Compiladores e Interpretadores Linguagem C Criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no Laboratório Bell em 1972. A Linguagem C foi baseada na Linguagem B criada por Thompson. C é uma linguagem utilizada para programação de qualquer

Leia mais

Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar. gersonjpl

Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar. gersonjpl Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar gersonjpl / 0 Baixar este documento gratuitamente Para Adicionar um Form ao Projeto Execute os seguintes passos para adicionar um form

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java.

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. P. Fazendeiro & P. Prata POO FP0/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. 0 Iniciar o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais