ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA COMUNICAÇÕES ESPACIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA COMUNICAÇÕES ESPACIAIS"

Transcrição

1 ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA

2 Histórico e Introdução O que é um Satélite Um satélite artificial é um sistema que orbita em torno do nosso planeta, com uma altitude e velocidade constante. Os satélites estão equipados com meios radioeléctricos e são dotados de energia, dispondo ou não, de um sistema de controle remoto. O conceito do satélite artificial enquanto veículo espacial e suporte de uma estrutura receptora e emissora, foi desenvolvido por Artur C. Clark, um radioamador britânico.

3 Histórico e Introdução A idéia dos satélites de comunicação apareceu pouco depois da 2ª guerra mundial. A proposta inicial era colocar três repetidores separados de 120º sob a linha do equador a 36000km de altitude (geoestacionário). Estes repetidores teriam a finalidade de realizar a comunicação de rádio e televisão por toda parte do globo. Apesar de Clarke ter formalizado a idéia, sugerindo o seu uso na área das comunicações, Newton já havia sugerido em seu livro Philosophie naturalis principia mathematica o lançamento de um satélite artificial através de um canhão.

4 Histórico e Introdução Devido a falta de tecnologia para lançamento de tais equipamentos (através de foguetes), o exército americano fez os primeiros satélites de propagação de radiocomunicações entre 1951 e 1955, utilizando a lua como um refletor passivo. Esse experimento não obteve sucesso devido a grande distância entre a terra e a lua e a falta de tecnologia para operar com sinais de baixíssima amplitude e relação sinal/ruído. Sergei Koreleve em 1957, fêz o lançamento para o espaço do Sputnik-1, um satélite composto por um pequeno emissor de rádio.

5 Histórico e Introdução O satélite espacial Sputnik I realizou a primeira experiência de transmissão e recepção de sinais do espaço, que enviava para a Terra sinais nas freqüências de 20 a 40MHz, o que iria provocar a possibilidade de uma comunicação de longa distância. Somente no final de 1960, com a troca de baterias por células solares, realizou-se uma retransmissão de dados enviados da Terra. O satélite militar Courier 1B podia armazenar e retransmitir até palavras por minuto.

6 Histórico e Introdução A partir de 1960, chegaram a conclusão que a utilização de satélites artificiais era a melhor opção para as comunicações, abandonando o experimento do satélite natural (Lua). A intenção era fazer com que eles fossem como as torres de repetição de microondas existentes no sistema telefônico. Em Dezembro de 1961 é lançado no espaço o OSCAR-1, que se tornou o primeiro satélite de radioamador. O primeiro satélite de comunicação foi lançado em 1962 (Telstar I). Este satélite tinha órbita baixa e foi o primeiro satélite de utilização comercial, patrocinado pela AT&T (American Telephone and Telegraph).

7 Histórico e Introdução A partir daí, vários outros satélites foram lançados a fim de realizar testes, aperfeiçoamentos e comunicações intercontinentais como forma de atrair atenção e mercado. Dentre os que foram lançados podemos destacar: O Telstar 2, Relay 1, Relay 2, Syncom1 e Syncom2. O Syncom 3 destacou-se por ter realizado, ao vivo, a retransmissão dos jogos olímpicos de 1964.

8 Histórico e Introdução Em 1965 é lançado o Intelsat, mais conhecido como Early bird com 240 circuito telefônicos que apesar de ter sido projetado para funcionar 18 meses, permaneceu em operação 4 anos. Depois de 1965, com o crescente mercado em expansão, verificou-se que os projetos foram ficando cada vez mais especializados e voltados para países específicos. Assim aconteceu com o Canadá através do Anik, Espanha através do Hispasat e os EUA com sua rede de satélites de defesa DSCS (Defense Satellite Communications System), FLTSATCOM (Fleet Satellite Communications System) e o AFSATCOM (Air Force Satellite Communication System).

9 Histórico e Introdução Vale ressaltar a época da Guerra Fria, onde a URSS desenvolveu sua série de satélites Molniya que tiveram um impacto econômico, social e político muito grande por unificar o imenso estado soviético tão diversificado através da televisão (primeiro PB e depois colorida) e do telefone. Na década de 70, as antenas de comunicação para os satélites tinham 12m de diâmetro e precisavam de elevada potência. No início da década de 80, as antenas reduziram para 7m de diâmetro, sendo diminuídas gradativamente.

10 Histórico e Introdução A partir daí o desenvolvimento não parou, tanto no tamanho quanto nas formas de transmissão/recepção, além da compactação dos dados visando à economia de banda (onde se lê banda pode ser lido meio circulante - dinheiro). A expansão das telecomunicações no Brasil começou com a família de satélites Brasilsat, atualmente formada pelo A2 que é um satélite de primeira geração e pelos B1, B2 e B3 de segunda geração, lançados pela Embratel a partir de Recentemente a Telemar/Oi lançou o satélite Amazonas que se encontra em operação na sua rede.

11 Histórico e Introdução Os satélites tiveram participação essencial na interligação de todo o território nacional, levando a televisão, a telefonia e a comunicação de dados aos quatro cantos do país, possibilitando a expansão da Internet e colocando ao alcance de todos um universo de serviços. Os satélites são responsáveis pela interligação entre os continentes, independentemente da distância. Na década de 90, o sistema VSAT (Very Small Aperture Terminal) surgiu e se firmou no espaço como mais um meio físico para o uso das comunicações.

12 Histórico e Introdução O Sistema VSAT, utiliza uma menor banda nos transponders, antenas menores e, em conseqüência, mais potência no enlace de subida(uplink) e de descida(downlink). A utilização dos VSAT são feitas em regiões remotas, onde a infra-estrutura local (cabos metálicos, enlaces de microondas ou fibra óptica) são pouco desenvolvidas. Um bom exemplo para os VSAT são os telefones rurais e telefones/fax para o ramo marítimo.

13 Histórico e Introdução Um aspecto importante na sua utilização é que os EUA possuem a metade de todos os terminais VSAT existentes em todo o mundo bem distribuídos pelo seu território apesar de possuírem uma das mais avançadas redes de comunicação terrestre. Uma recente tarefa da tecnologia VSAT, é a de transpassar redes terrestres com tráfego saturado que muitas vezes limitam redes de maior velocidade.

14 Configuração Básica

15 Configuração Básica ET (estação terrena de comunicação): Destinadas exclusivamente aos serviços de telefonia, comunicações de dados, transmissão e recepção de TV. Constituem os principais objetivos do sistema, sendo geralmente classificada como: HUB ou Master: Estação central coletora e/ou distribuidora de informações de uma determinada rede de estações remotas. Remota: Estação terminal de usuário, classificada em TRVO (para recepções exclusivamente de TV) e VSAT (estação transmissora e/ou receptora para telefonia, dados e TV, equipada com antena de pequena abertura).

16 Tipos de Satélite Existem duas zonas de elevada densidade de partículas radiativas em órbita da Terra, denominadas de cinturões de Van Hallen que compreendem as faixas de altitudes de km e km. A radiação existente nestas zonas deterioraria os equipamentos dos satélites sendo, impróprias para órbitas. Em decorrência destes cinturões as diversas órbitas são classificadas como :

17 Tipos de Satélite LEO (baixa órbita elíptica terrestre): abaixo dos 2000 km; MEO (média órbita elíptica terrestre): entre 5000 km e km; HEO (alta órbita elíptica terrestre): a partir de km (onde se incluem os satélites geoestacionários GEO).

18 Tipos de Satélite A vida útil de um satélite depende de suas características orbital. Abaixo dos 2000 km não é tecnicamente possível a manutenção de um satélite, devido ao seu baixo tempo de vida por deterioração e aquecimento. A necessidade de motores e combustível nos satélites para correção de órbita limita ainda o seu tempo de vida. O tempo de vida médio dos satélites LEO e MEO são da ordem dos 7 a10 anos, enquanto que o GEO é da ordem dos 15 a 20 anos.

19 Tipos de Satélite Os satélites também são classificados quanto à sua cobertura na superfície da Terra. Dependendo da abrangência geográfica de seu(s) feixe(s) são classificados em: REGIONAIS ou INTERNACIONAIS ou GLOBAIS. Satélites REGIONAIS possuem feixes cuja cobertura é restrita a alguns países. Satélites INTERNACIONAIS ou GLOBAIS possuem feixes de cobertura mundial, geralmente através de redes.

20 Tipos de SERVIÇO Os diversos tipos de serviços de Telecomunicações via satélite são agrupados de acordo com: Serviço Fixo Via Satélite ou FSS (Fixed Satellite Service) Serviço Móvel Via Satélite ou MSS (Mobile Satellite Service) O Serviço Fixo caracteriza-se por estações terrenas de posição fixa e definida, podendo utilizar satélites GSO ou móvel. No Serviço Móvel uma ou ambas estações terrenas não tem posição definida, podendo ser móvel ou transportável.

21 Sistemas não Geoestacionários Os Sistemas não Geoestacionários utilizam: Satélites de órbitas baixas LEO; Satélites em órbitas médias MEO; Satélites de órbitas altamente elípticas HEO. Podem ter períodos orbitais de revolução em torno da Terra tão pequenas quanto 100 minutos. Devido sua proximidade, tem a vantagem imediata de não necessitarem de emissores muito potentes.

22 Sistemas Geoestacionários Definição: colocados numa órbita sobre o equador, têm um período de rotação igual ao da Terra. Como sua velocidade angular de rotação é igual à do planeta, ele se encontra parado no espaço em relação a um observador na Terra. Para que um satélite entre em órbita, é necessário que atinja uma velocidade de pelo menos 28800km/h. Se ele for posicionado a 36000km de altitude, ficará numa órbita geoestacionária.

23 Sistemas Geoestacionários O satélite, do ponto de vista de transmissão, é uma simples estação repetidora dos sinais recebidos da Terra, que são detectados, deslocados em freqüência, amplificados e retransmitidos de volta à Terra. Um satélite é composto de uma parte comum (bus), onde se encontram as baterias, painéis solares, circuitos de telemetria e a parte de propulsão. Além do bus, temos a carga útil, composta essencialmente dos circuitos repetidores, denominados transponders.

24 Sistemas Geoestacionários

25 Aplicações As aplicações via satélite mais indicada são as que: Deseja-se espalhar a mesma informação, no link de descida, por uma região geográficamente muito extensa. Por exemplo: TV e Internet. Deseja-se atingir localidades remotas. Por exemplo: Campos de mineração, madeireiras, propriedades rurais, suburbanas e postos em rodovias. Deseja-se que o tempo de implantação seja muito rápido, ou de uso ocasional. Por exemplo: Shows, rodeios e corrida de automóveis.

26 Como funciona um Satélite? Quando se emite sinais na direção de um satélite, estes são recebidos pelo receptor que os amplifica, converte espectralmente, podendo demodular ou processar comandos e sinais terrestres que os reenvia através da cadeia emissora do satélite, como sinais destinados a todas as estações que operarem no mesmo espectro radioeléctrico do satélite. Em qualquer lugar do mundo que esteja situado no horizonte artificial do satélite, outro usuário, pode receber os sinais de rádio e responder ao chamador. É assim que se processa uma retransmissão aeroespacial.

27 Tipos de Órbita A órbita circular é realizada pelos satélites que orbitam a terra de forma circular, ou seja, aqueles que conseguem manter a mesma distância em relação à terra, entre os pólos e o equador, com movimento e altitude orbital constantes em relação à superfície terrestre. Esta é a mais comum e conhecida das órbitas. Os satélites que realizam órbitas elípticas tem uma característica peculiar porque permanecem em orbita mais tempo sobre a mesma localização da terra, focando o mesmo horizonte artificial durante várias horas ou dias, pelo fato das suas órbitas serem bastante extensas e longínquas da Terra, quer a partir dos pólos, quer do equador.

Redes Satélites.

Redes Satélites. angela@cba.inpe.br hermann@cba.inpe.br Breve Histórico 1. Idéia original de Arthur C. Clarke: : colocação em órbita de 3 repetidores separados a 120 o sob a linha do equador a 36000 km de altitude (Geo(

Leia mais

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS: CONCEITOS INICIAIS As micro-ondas funcionam acima de 100 MHz, as ondas viajam em linhas retas e podem ser estreitamente focadas

Leia mais

O que são os satélites?

O que são os satélites? Pág 1 O que são os satélites? Um satélite artificial é um sistema que orbita em torno do nosso planeta, com uma altitude e velocidade constante. Geralmente os satélites estão equipados com meios radioeléctricos

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Satélites Satélite é o elemento comum de interligação das estações terrenas, atuando como estação repetidora. Devido a sua

Leia mais

Satélites Artificiais

Satélites Artificiais Satélites Artificiais Área: STC 7 Autor: Bruno Nunes Nome do professor: Helena Oliveira Índice Introdução... 3 Satélites artificiais... 4 O que são?... 4 Para que servem?... 4 Como funcionam... 5 Como

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS PTR5923 Prof. Flávio Vaz flaviovaz@usp.br 09/11/15 PTR5923 - Tecnologias de Rastreamento de Veículos 2 Componentes do Sistema Sistemas Posicionamento Comunicação

Leia mais

2 Sistemas Via Satélite e VSAT 2.1. Histórico Resumido de Sistemas Via-Satélite

2 Sistemas Via Satélite e VSAT 2.1. Histórico Resumido de Sistemas Via-Satélite 21 2 Sistemas Via Satélite e VSAT 2.1. Histórico Resumido de Sistemas Via-Satélite A idéia dos satélites de telecomunicação apareceu pouco depois da segunda guerra mundial pelo então oficial de radar Arthur

Leia mais

COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE

COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE Sistemas de Telecomunicações 2007-2008 COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE Rui Marcelino Abril 2008 Engenharia Electrica e Electrónica - TIT Sumário 1. Revisão Histórica 2. Conceitos básicos da comunicação por satélite

Leia mais

Redes de Comunicações Via Satélite. Prof. Gilson Alves de Alencar

Redes de Comunicações Via Satélite. Prof. Gilson Alves de Alencar Redes de Comunicações Via Satélite Prof. Gilson Alves de Alencar Mercado de Comunicações Via Satélite Fonte: Satellite Communications Timothi Pratt Charles Bostian Jeremy Allnutt Potencial Mercadológico

Leia mais

Sistemas de Comunicações por Satélites

Sistemas de Comunicações por Satélites Sistemas de Comunicações por Satélites INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações Carlos Nazareth Motta Marins. Capítulo 1 Introdução Conceitos Básicos 1 Importância 40 anos de evolução tecnológica

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro CAp/UERJ - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro CAp/UERJ - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro CAp/UERJ - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Disciplina: Física / 3º Ano - E.M. Estagiária: Tainá Carvalho Lista de exercícios de mecânica Gravitação

Leia mais

VSAT. Very Small Aperture Terminal

VSAT. Very Small Aperture Terminal Comunicações Via Satélite VSAT Very Small Aperture Terminal AGENDA Introdução do Conceito de VSAT Aplicações VSAT Arquiteturas e Topologias de Redes Características Gerais da Tecnologia Segmento Espacial

Leia mais

O seguro para satélites apresenta características muito especiais, que o diferenciam de outros seguros.

O seguro para satélites apresenta características muito especiais, que o diferenciam de outros seguros. Paola Serrano, diretora de Aviação e Transportes da MAPFRE Global Risks, efetuou uma recente participação como palestrante nas Jornadas sobre Regulamentação espanhola e requisitos para colocar em órbita

Leia mais

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 14: FÍSICA DOS SATÉLITES. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 14: FÍSICA DOS SATÉLITES. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 14: FÍSICA DOS SATÉLITES Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila Lista 2 5.1, 5.6, 5.7, 5.8, 5.10, 5.11, 5.12, 5.13, 5.14, 5.15, 5.27, 5.30 Referências

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Sistemas de redes sem fio são classificadas nas categorias de móveis ou fixas:

Sistemas de redes sem fio são classificadas nas categorias de móveis ou fixas: Redes Sem Fio Sistemas de redes sem fio são classificadas nas categorias de móveis ou fixas: Redes sem fio fixa são extremamente bem adequado para implantar rapidamente uma conexão de banda larga, para

Leia mais

Objetivos. Satélites Parte 1. p. 2

Objetivos. Satélites Parte 1. p. 2 Objetivos Satélites Parte 1 Mostrar como um satélite é lançado. Esclarecer porque os satélites permanecem em órbita da Terra, ao invés de cair de volta em sua superfície. Apresentar as órbitas mais utilizadas.

Leia mais

Prof. Daniel Oliveira

Prof. Daniel Oliveira A camada física Prof. Daniel Oliveira Transmissão sem Fio O espectro eletromagnético O movimento de elétrons cria ondas eletromagnéticas que se propagam (inclusive no vácuo) O número de oscilações por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) ELC1138 COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE (3-1) OBJETIVOS - ao

Leia mais

Global Positioning System

Global Positioning System Global Positioning System O termo Global Positioning System (SIG) é aplicado para sistemas que realizam o posicionamento baseado por satélites operacionalizado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Leia mais

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa 1 Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa distância como para redes metropolitanas. Rede de Transporte

Leia mais

2 Sistemas via Satélite

2 Sistemas via Satélite 17 2 Sistemas via Satélite Em sua definição, um satélite é um corpo físico que gira em torno de um grande objeto, assim como a Lua (satélite natural) que gira em torno da Terra. Existem também os satélites

Leia mais

Satélites Nacionais de Telecomunicações

Satélites Nacionais de Telecomunicações Seminário: A Tecnologia Espacial e seus benefícios para a Sociedade Brasileira: uma Visão Prospectiva Satélites Nacionais de Telecomunicações Lauro T. G. Fortes Diretor do Departamento de Planejamento

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. André Muller Borges Secretário de Telecomunicações

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. André Muller Borges Secretário de Telecomunicações Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações André Muller Borges Secretário de Telecomunicações Banda Larga no Brasil 39,3 milhões de domicílios com acesso à Internet 57,8% dos domicílios

Leia mais

GLONASS Sistema idêntico ao GPS, mas projetado e lançado pela Rússia.

GLONASS Sistema idêntico ao GPS, mas projetado e lançado pela Rússia. Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. 1.1 - Viagens com GPS Funcionamento e aplicações do GPS. Descrição de movimentos. Posição coordenadas geográficas e cartesianas. APSA GPS e Coordenadas

Leia mais

Sensoriamento Remoto: Sistemas de imageamento e níveis de aquisição de dados. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.

Sensoriamento Remoto: Sistemas de imageamento e níveis de aquisição de dados. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Sensoriamento Remoto: Sistemas de imageamento e níveis de aquisição de dados Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Recapitulando... Os sensores podem ser: Imageadores ou Não-imageadores

Leia mais

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila Antenas nas estações terrenas 2 Três classes principais Antenas cornetas (Horn Antenna) Rede de antenas

Leia mais

Satélites. Grupo: Alana Ramos de Araujo Arthur Inácio do Nascimento José Maurilio da Silva Júnior

Satélites. Grupo: Alana Ramos de Araujo Arthur Inácio do Nascimento José Maurilio da Silva Júnior Satélites Grupo: Alana Ramos de Araujo Arthur Inácio do Nascimento José Maurilio da Silva Júnior Satélite História A idéia dos satélites para telecomunicações foi proposta por Arthur C. Clarke, em seu

Leia mais

Comunicações móveis por Satélite. slide 1

Comunicações móveis por Satélite. slide 1 Comunicações móveis por Satélite slide 1 Satélite de Comunicações São satélites colocados em órbita da terra com a missão de transportarem repetidores de sinais de telecomunicações. Os satélites podem

Leia mais

Comunicação Via Satélite

Comunicação Via Satélite Comunicação Via Satélite O objetivo deste tutorial é introduzir o leitor ao assunto Comunicação Via Satélite focalizando os aspectos e tecnologias mais comuns dessa área de conhecimentos. Carlindo Hugueney

Leia mais

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS PTR5923 Prof. Flávio Vaz flaviovaz@usp.br 04/11/2015 PTR5923 - Tecnologias de Rastreamento de Veículos 2 Componentes do Sistema Sistemas Posicionamento Comunicação

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof. Dr. Walter Jaimes Salcedo Sistemas Ópticos e de Micro-ondas O que é um sistema? Um sistema é um arranjo de componentes passivos e ativos para realizar uma função

Leia mais

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa XX OBA 2017 Conteúdos das Avaliações Material de estudo Fontes de Pesquisa Constituição da Avaliação 7 perguntas de Astronomia; 3 perguntas de Astronáutica. Perguntas Práticas e/ou Observacionais Poderá

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002

ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002 ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002 NORMA DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE SATÉLITES GEOESTACIONÁRIOS EM BANDA Ku COM COBERTURA SOBRE O TERRITÓRIO BRASILEIRO 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Esta

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Satélites Satélite é o elemento comum de interligação das estações terrenas, atuando como estação repetidora. Devido a sua altitude,

Leia mais

Telecomunicações Ltda. Quarta parte. Clovis Almeida

Telecomunicações Ltda. Quarta parte. Clovis Almeida c k Telecomunicações Ltda. Quarta parte Clovis Almeida c k Estações de Controle Controle do Satélite Telemetria Telecomando Controle das Comunicações trans022.ppt Estações de controle O controle do satélite

Leia mais

Lista 13: Gravitação NOME:

Lista 13: Gravitação NOME: Lista 13: Gravitação NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Espectro Radioelétrico - O Bem Escasso O que pode mudar na ocupação e nos limites de espectro?

Espectro Radioelétrico - O Bem Escasso O que pode mudar na ocupação e nos limites de espectro? Espectro Radioelétrico - O Bem Escasso O que pode mudar na ocupação e nos limites de espectro? Brasília, 20 de março de 2018 Ambiente 5G O sucesso do cenário 5G certamente demandará mudanças nas atribuições

Leia mais

Camada Física: Meios de transmissão não guiados

Camada Física: Meios de transmissão não guiados Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Camada Física: Meios de transmissão não guiados Em 1945 o escritor Arthur Clarke calculou que um satélite em 35.800 km em órbita circular

Leia mais

Exploração de Satélite

Exploração de Satélite Exploração de Satélite João Carlos Fagundes Albernaz Gerente Geral de Satélites e Serviços Globais Anatel A Importância dos Satélites para o Brasil ANATEL Satélites possuem cobertura sobre vastas áreas

Leia mais

Ccent. 30/2013 Abertis Telecom / Hispasat. Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência

Ccent. 30/2013 Abertis Telecom / Hispasat. Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência Ccent. 30/2013 Abertis Telecom / Hispasat Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência [alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei n.º 19/2012, de 8 de maio] 28/10/2013 DECISÃO DE NÃO OPOSIÇÃO DA

Leia mais

Serviço Fixo por Satélite

Serviço Fixo por Satélite Parte normativa Serviço Fixo por Satélite a) Interfaces fixo Satélite PORTUGAL Especificações Interfaces Radio Estações terrenas de controlo e encaminhamento de tráfego HUB s [REFERENCE NUMBER] [1.0 /

Leia mais

Capítulo 2. A camada física

Capítulo 2. A camada física Capítulo 2 A camada física slide 1 Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall, 2011 Roteiro do capítulo Lembrando a base teórica para comunicação

Leia mais

Lista 14: Gravitação

Lista 14: Gravitação 1. Durante um eclipse solar, a lua, a Terra e o sol alinham-se. (a) Qual a força exercida pelo sol sobre a Terra? ; (b) Qual a força exercida pela Terra sobre a lua?; (c) Qual a força exercida pelo sol

Leia mais

11ª Edição PIBID FÍSICA A FÍSICA ONTEM. Abril de 2015

11ª Edição PIBID FÍSICA A FÍSICA ONTEM. Abril de 2015 11ª Edição PIBID FÍSICA A FÍSICA ONTEM E HOJE Abril de 2015 A ES T A Ç Ã O ES P A C I A L A F I N A L, O Q U E É U M A ES T A Ç Ã O ES P A C I A L? [ P Á G 2 ] O R I G EM D E EN ER G I A EM U M A ES T

Leia mais

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais. Seção I Objeto

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais. Seção I Objeto ANEXO À RESOLUÇÃO N o 387, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2004 REGULAMENTO DE COBRANÇA DE PREÇO PÚBLICO PELO DIREITO DE USO DE RADIOFREQÜÊNCIA. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Seção I Objeto Art. 1.º Este Regulamento

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

GPS. Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste. Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha

GPS. Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste. Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha GPS Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha http://carlospuch.desnivel.com/blogs/2010/01/12/la-cobertura-gps-va-a-mejorar-en-los-proximos-meses/

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer Conceitos Básicos de Telefonia Celular CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0og4vkajs4g Primeiros sistemas de comunicação Única

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

Os Desafios da Conectividade no Campo. Jorge Bittar Consultor

Os Desafios da Conectividade no Campo. Jorge Bittar Consultor Os Desafios da Conectividade no Campo Jorge Bittar Consultor As barreiras e as alternativas tecnológicas Conectividade de longa distância nas regiões rurais Grandes dimensões de cobertura no meio rural

Leia mais

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais.

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. Satélites naturais são: a Lua que gravita em torno da Terra. Satélites artificiais são: dispositivos,

Leia mais

ANT Antenas e Propagação

ANT Antenas e Propagação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA ANT Antenas e Propagação Prof. Ramon Mayor Martins,

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Cobertura terrestre. Visada do satélite, Visada da estação e Período de eclipse do satélite CTEE 1

Cobertura terrestre. Visada do satélite, Visada da estação e Período de eclipse do satélite CTEE 1 Cobertura terrestre Visada do satélite, Visada da estação e Período de eclipse do satélite CTEE 1 Um satélite de imageamento é responsável pela cobertura de uma determinada área da Terra. Esta área de

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) O gráfico abaixo apresenta o número de horas mensais de insolação em algumas cidades litorâneas brasileiras. Suponhamos

Leia mais

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, março de 2016 Roteiro WMAN WiMAX Arquitetura Sistemas de Telefonia Celular Evolução dos Sistemas Celulares

Leia mais

ICP - Autoridade Nacional de Comunicações. Regulamento n.º XXXX/2015. Regulamento do Licenciamento Radioelétrico

ICP - Autoridade Nacional de Comunicações. Regulamento n.º XXXX/2015. Regulamento do Licenciamento Radioelétrico ICP - Autoridade Nacional de Comunicações Regulamento n.º XXXX/2015 Regulamento do Licenciamento Radioelétrico Por deliberação de 19 de agosto de 2009, o Conselho de Administração do ICP-ANACOM definiu

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS Setembro, 2017. GNSS Sistemas Globais de Navegação por Satélite Global Navigation Satellite

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial LISTA de exercícios da disciplina SEL413 Telecomunicações. A lista não está completa e mais exercícios serão adicionados no decorrer do semestre. Consulte o site do docente para verificar quais são os

Leia mais

Redes de Computadores. Topologias

Redes de Computadores. Topologias Redes de Computadores Topologias Sumário! Topologia Tipo de topologias 2 Topologia Configuração dos cabos, computadores e outros equipamentos 3 Topologia de cablagem! Topologia física Localização real

Leia mais

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer Propagação em Pequena Escala CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Definição Modelos que caracterizam as variações rápidas da potência do sinal quando o móvel é deslocado

Leia mais

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL Versão Data Responsável Comentários 1.0 21/09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial 1 INDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. CARACTERISTICAS...3 3. FUNÇÕES...4 4. OPERAÇÃO...4

Leia mais

2 Local Multipoint Distribution System LMDS

2 Local Multipoint Distribution System LMDS 2 Local Multipoint Distribution System LMDS Dentre os sistemas de rádio em banda larga que permitem oferecer ao usuário taxas de transmissão superiores a 10 Mbps, os sistemas LMDS (Local Multipoint Distribution

Leia mais

VIABILIDADE DA TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SATÉLITE FEASIBILITY OF DATA TRANSMISSION VIA SATELLITE

VIABILIDADE DA TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SATÉLITE FEASIBILITY OF DATA TRANSMISSION VIA SATELLITE VIABILIDADE DA TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SATÉLITE FEASIBILITY OF DATA TRANSMISSION VIA SATELLITE Loilson Serber Vieira 1 ; Carlos Eduardo Spinassi Elias 2 ; Rafael Scoczynski Ribeiro 3. 1 Centro de Ensino

Leia mais

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Informes! 1) Data da prova #1: 09/05/2016 1) Conteúdo? até a aula anterior

Leia mais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais 56 o Painel Telebrasil O papel das telecomunicações no desenvolvimento do País Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais Miriam Wimmer Ministério das Comunicações Brasília, 29 de agosto

Leia mais

Decisão de Inaplicabilidade da Autoridade da Concorrência

Decisão de Inaplicabilidade da Autoridade da Concorrência Ccent. 17/2019 RESTEL / Hispasat Decisão de Inaplicabilidade da Autoridade da Concorrência [alínea a) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei n.º 19/2012, de 8 de maio] 17/04/2019 DECISÃO DE INAPLICABILIDADE DA

Leia mais

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos

Leia mais

Comunicações Móveis por Satélite

Comunicações Móveis por Satélite Satélite Trabalho realizado por: Marco Costa Pedro Sobral Satélite - História Comunicações por Satélite surgiram após a 2ª Grande Guerra; Em 1957 a União Soviética lança o SPUTNIK, em plena guerra fria;

Leia mais

Telecomunicações CTEE 20:50 1

Telecomunicações CTEE 20:50 1 Telecomunicações CTEE 20:50 1 Design de comunicação Requisitos e Objetivos da Missão Geometria, Orbita, Controle, Serviço e Payload Descrever os principais componentes Identificar interfaces elétricas

Leia mais

Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias. CMS Bruno William Wisintainer

Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias. CMS Bruno William Wisintainer Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Onda eletromagnética Função da direção de propagação. Velocidade de propagação

Leia mais

Sistemas de Comunicação Via Satélite

Sistemas de Comunicação Via Satélite Sistemas de Comunicação Via Satélite Seminário ministrado na disciplina. Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Ciência da Computação. Universidade Federal do Maranhão. Setembro / 2003. SUMÁRIO

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA GERÊNCIA DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE SISTEMAS CARACTERÍSTICAS DO SATÉLITE BRASILSAT B1,

DIRETORIA DE ENGENHARIA GERÊNCIA DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE SISTEMAS CARACTERÍSTICAS DO SATÉLITE BRASILSAT B1, DIRETORIA DE ENGENHARIA GERÊNCIA DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE SISTEMAS CARACTERÍSTICAS DO SATÉLITE BRASILSAT B1, EM ÓRBITA INCLINADA, PARA PROJETO TÉCNICO DE REDES DE COMUNICAÇÕES

Leia mais

Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S

Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S 1. O sistema GPS Para indicar a posição de um lugar na superfície da Terra um modelo esférico da Terra e imaginam-se linhas: os paralelos:

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Ondas Eletromagnéticas A antena de uma estação transmissora de rádio irradia sinais na forma de ondas eletromagnéticas. Como é

Leia mais

Painel ABRASAT. Políticas para o Mercado de Satélite

Painel ABRASAT. Políticas para o Mercado de Satélite Painel ABRASAT Políticas para o Mercado de Satélite De que maneira a desoneração poderá impulsionar os serviços de banda larga via satélite e ajudar na expansão da infraestrutura existente Workshops TELEBRASIL

Leia mais

5.1. Metodologia para a Predição da Indisponibilidade por chuvas

5.1. Metodologia para a Predição da Indisponibilidade por chuvas 60 5 Simulações Este capítulo contém a descrição e os resultados obtidos de simulações, realizadas para análise da indisponibilidade por chuvas, de Redes VSAT nas Bandas Ku e Ka no Brasil. São descritos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO N o 557, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010. Aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofreqüências na Faixa de 380 MHz a 400 MHz. O CONSELHO

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução 1.1. Acesso sem fio Existem diversos tipos de acesso sem fio [1], dependendo do tipo de aplicação implementada. Sistemas sem fios podem ser usados de forma a permitir mobilidade ao

Leia mais

Após 2ª Guerra. O rádio-hf, O rádio-enlace em visibilidade e Os cabos metálicos (submarinos).

Após 2ª Guerra. O rádio-hf, O rádio-enlace em visibilidade e Os cabos metálicos (submarinos). Comunicações por Satélite Aula 01 Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Após 2ª Guerra Nos países europeus e nos EUA, as comunicações eram intensas (no caso europeu, já eram internacionais).

Leia mais

Técnicas de Posicionamento GNSS em Tempo Real. Palestrante: Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges

Técnicas de Posicionamento GNSS em Tempo Real. Palestrante: Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Técnicas de Posicionamento GNSS em Tempo Real Palestrante: Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Evolução dos métodos de levantamento no Brasil Sistema RTK convencional Sistema RTK em Rede Estações Totais

Leia mais

Comunicações e Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA

Comunicações e Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA Jornal Oficial da União Europeia C 125 Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 17 de abril de 2015 Índice IV Informações INFORMAÇÕES ORIUNDAS DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL MÉDIO CARGO: Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Técnico 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS TEMA: PROVA DISCURSIVA

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 03 e 04 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 1 Elementos

Leia mais

Sistemas de localização aérea via rádio

Sistemas de localização aérea via rádio Sistemas de localização aérea via rádio Armando Barbosa Sérgio Valente Índice Tráfego Aéreo em Portugal Sistemas de Rádio - Ajuda - Sistema VOR - Sistema ILS 1/30 1 Controlo do Tráfego Aéreo Infra-estruturas:

Leia mais

O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma

O resultado é uma série de fatias da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto

Leia mais

COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE

COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE HISTÓRICO A partir de meados do século XX, com o desenvolvimento das telecomunicações, em âmbito mundial, surgiu a necessidade de se utilizar algum canal de comunicação que permitisse

Leia mais

Sistemas de Comunicações COMUNICAÇÕES VIA. Fernando Pereira Paula Queluz SATÉLITE. Instituto Superior Técnico

Sistemas de Comunicações COMUNICAÇÕES VIA. Fernando Pereira Paula Queluz SATÉLITE. Instituto Superior Técnico COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE Fernando Pereira Paula Queluz Instituto Superior Técnico Estação de Terra Estrutura de um Sistema de Comunicação Via Satélite Estação de Terra Interface Terrestre Rede Terrestre

Leia mais

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. CARTOGRAFIA (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. ELEMENTOS DE UM MAPA. Escala: é a proporção entre o tamanho

Leia mais

Definição de sensoriamento remoto. Professor: Enoque Pereira da Silva

Definição de sensoriamento remoto. Professor: Enoque Pereira da Silva Definição de sensoriamento remoto Professor: Enoque Pereira da Silva Definição de sensoriamento remoto Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção

Leia mais

Lista de Exercícios A1

Lista de Exercícios A1 1 a QUESTÃO: A figura abaixo mostra simplificadamente um sistema de televisão inter-oceânico utilizando um satélite banda C como repetidor. O satélite tem órbita geoestacionária e está aproximadamente

Leia mais

1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos

1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos 1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos Os principais modelos de propagação teóricos apresentados para determinar a cobertura de células de um sistema de telefonia móvel foram: Propagação

Leia mais

COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE

COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE Fernando Pereira Paula Queluz Instituto Superior Técnico 1 Estrutura de um Sistema de Comunicação Via Satélite Estação de Terra Estação de Terra Interface Terrestre Rede Terrestre

Leia mais

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga Satélites Geoestacionários e GPS Paulo Crawford Departamento de Física da FCUL Centro de Astronomia e Astrofísica da UL http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/ Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos

Leia mais