Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado:"

Transcrição

1 Identificação do discente: Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: Curso: DIREITO Identificação do professor-orientador: Nome completo: JOSE LUIS SOLAZZ Curso: Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado: Identificação do Projeto: Título: DIREITOS, JUSTIÇAS E PRÁTICAS CONCILIATÓRIAS: PARADIGMAS DE POLÍTICA CRIMINAL. Curso: DIREITO Linha de pesquisa do curso a qual o projeto está vinculado: Empresarialidade: exercício da atividade em face dos direitos fundamentais. Palavras-chave (três): Práticas de Direito Formas de Justiça Conciliação

2 DIREITOS, JUSTIÇAS E PRÁTICAS CONCILIATÓRIAS: PARADIGMAS DE POLÍTICA CRIMINAL Resumo da proposta de projeto a ser desenvolvido em 12 meses pelo estudante (contendo objetivos e método de pesquisa): Esta proposta de investigação consiste na pesquisa e análise do conjunto de paradigmas de Política Criminal, buscando as possibilidades analíticas que correlacionam à administração de justiça as práticas conciliatórias. Procura-se desvendar, a partir das ciências da cultura e das ciências jurídicas, as abordagens, estratégias e exercícios da correlação soberania justiça práticas de conciliação que permitam viabilizar o conhecimento, o diagnóstico e a apreensão das lógicas do processo, dos conceitos-chave e das relações entre eles, produzindo-se, a partir da apreensão dos pressupostos implícitos e dos inventários proposicionais das dinâmicas sociais de justiça, as políticas de intervenção nos conflitos sociais que permitem a construção de elaborações, entendimentos, textos científicos e tecnologias sociais para que se constituam processos fecundos d(e) pesquisa e (..) achados substantivos que dela resultam. (MERTON, 1979: 79-80). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca das formas conciliatórias presentes nos modelos e paradigmas sociais e jurídicos de conciliação (em sentido estrito), de compensação, bem como o modelo pedagógico e o terapêutico. A proposta é de uma pesquisa bibliográfica exploratória acerca dos modelos de Política Criminal presentes na literatura jurídica e social contemporânea. Desta maneira, viabiliza-se a codificação dos paradigmas das formas de justiças e das práticas conciliatórias.

3 Logo, objetiva-se relacionar as potencialidades destas práticas de pesquisa e de diagnóstico, suas metodologias e técnicas de investigação a estratégias de novos saberes, habilidades e habilitações para as áreas atuação jurídica. A pesquisa pretende estudar, fundamentar e discernir os diferentes sistemas jurídicos de enfrentamento da violência que visam consolidar novos aspectos e paradigmas sociais passíveis de serem pensados para o enfrentamento das diversas formas de violência presentes na Contemporaneidade brasileira. 1. JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA A perspectiva de novas formas de resolução dos conflitos sociais tem trazido novas perspectivas, percepções, entendimento e abordagens para a doutrina jurídica e a prática jurisdicional. Frente ao acontecimento da conciliação como modelo de política criminal, é fundamental a análise dos componentes históricos e sociais que fundamentam e justificam estas novas abordagens e dimensões de nossa socialidade contemporânea. Busca-se, aqui, a caracterização destas novas maneiras de pensar e novas formas de lidar com os conflitos sociais. 2. OBJETIVOS

4 Esta pesquisa descritiva pretende estudar e fundamentar as dinâmicas sociais acerca das formas de conciliação presentes na socialidade brasileira, buscando discernir seus conteúdos, dinâmicas e práticas que têm se consolidado desde a efetivação da necessária conciliação presente desde 1996 no Código de Processo Civil. Trata-se de apurar os aspectos relevantes de uma mudança de paradigma na forma de lidarmos com os conflitos sociais e jurídicos que viabilizam um novo contexto político de emergência de formas pacificadoras de resolução dos conflitos e de ultrapassagem do paradigma estatal de mediação e de intervenção política necessária. Trata-se, pois, de sistematizar as políticas conciliatórias presentes no âmbito jurídico-político, observando as características das formas de conciliação para que novas tradições possam emergir e efetivarem-se na Contemporaneidade. 3. CERTAS QUESTÕES METODOLÓGICAS As Ciências Sociais e Jurídicas têm criado novas formas de resolução dos conflitos nas últimas décadas, privilegiando as diversas formas de conciliação como recurso social e jurídico para a pacificação dos conflitos. Temos, assim, a emergência de novas estratégias sociais para a mediação dos conflitos da Contemporaneidade. A partir da Analítica do Poder, proposta por Michel Focault, e as proposições dos pensadores do Abolicionismo Penal, propomos a compreensão destas novas engrenagens sociais e a abordagem destas novas mecânicas de poder.

5 Apresentamos, então, uma pesquisa descritiva acerca processos sociais e jurídicos das formas de conciliação no Brasil. Trata-se do levantamento das proposições acerca deste processo político e jurídico com suas características, motivos históricos e fatores sociais de sua implementação e estabelecimento a partir de Cronograma Etapa Descritiva 1: Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Levantamento Abordagem Abordagem Práticas de Práticas de Finalização bibliográfico analítica 1: analítica 2: Conciliação Conciliação da Etapa A Verdade e As Formas Jurídicas Modelos de Política Criminal Judiciária 1 Judiciária 2 Descritiva 1: Relatório Etapa Descritiva 2: Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Políticas Crítica da Análise da Preparação Preparação Relatório Abolicionistas Política Diversidade: dom Texto dom Texto Final Criminal Novos Final 1 Final 1 Brasileira 1 Parâmetros Bibliografia DELEUZE, Giles: Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, FOUCAULT, Michel: Em Defesa da Sociedade Curso no Collège de France ( ). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

6 FOUCAULT, Michel: A Verdade e As Formas Jurídicas. Rio de Janeiro, Nau Ed., FOUCAULT, Michel: Vigiar e Punir A História da Violência nas Prisões. Petrópolis, Editoras Vozes, 1987.

PROJETO: II JORNADA DE DIREITO PENAL Criminologia na Amazônia e Zona de Fronteira: Prevenção, Combate, Defesa, Segurança e Desenvolvimento.

PROJETO: II JORNADA DE DIREITO PENAL Criminologia na Amazônia e Zona de Fronteira: Prevenção, Combate, Defesa, Segurança e Desenvolvimento. UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE PROGRAMA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROJETO: II JORNADA DE DIREITO PENAL Criminologia na Amazônia e Zona de Fronteira: Prevenção, Combate,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Sobre a noção de experiência Este curso visa estudar a noção de experiência, herdada da filosofia moderna,

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Serviço Social TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

Leia mais

Iziane Luiza Bertotti 2, Fernando Battisti 3

Iziane Luiza Bertotti 2, Fernando Battisti 3 THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: UMA FORMA DE MATERIALIZAÇÃO DA ÉTICA NA ESFERA JURISDICIONAL 1 THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: A FORM OF MATERIALIZATION OF ETHICS IN THE JURISDICTIONAL FIELD Iziane Luiza Bertotti

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AULA. Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Educação

PLANO DE AULA. Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará (UFPA) Serviço Público Federal Instituto de Ciências da Educação (ICED) Faculdade de Educação ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE PLANO DE

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos ANEXO III DO EDITAL Nº 245/2013

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos ANEXO III DO EDITAL Nº 245/2013 ANEXO III DO EDITAL Nº 245/2013 MODELO DO PLANO DE AÇÃO DA PROVA DIDÁTICA DO EDITAL 17/2013 PROFESSOR PEDAGOGO 1. IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A): 1.1 Nome: 1.2 Carteira de Identidade nº: 1.3 NRE da vaga:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÂO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÂO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÂO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto OEI/BRA

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-17 PERÍODO: 3º PERÍODO CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO DE HISTÓRIA II Carga horária: 120 h Professor (a) Responsável

Leia mais

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA Carmen Célia Barradas Correia Bastos- UNIOESTE/Cascavel/PR Nelci Aparecida

Leia mais

2. Condições para inscrição Que o candidato tenha título de mestre reconhecido pela CAPES.

2. Condições para inscrição Que o candidato tenha título de mestre reconhecido pela CAPES. EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO, PARA O ANO ACADÊMICO DE 2018 1. Preâmbulo 1.1 A

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 1. Ementa (sumário, resumo) A política de Estágio

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Escola e Currículo I Código da Disciplina:_EDU321 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 1ºSemestre/2015 Faculdade responsável: Faculdade de Pedagogia Programa

Leia mais

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 19 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-práticos para a

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática DISCIPLINA DE INVERNO JULHO de 2012 Disciplina: PESQUISA COM O COTIDIANO ESCOLAR: DO INVISÍVEL AO POSSÍVEL. Disciplina Optativa, 02 créditos 30

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003247A - Projeto Experimental II: Execução Docente(s) Celia Maria Retz Godoy dos Santos Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador ASSUNTO: Direito Público TEMA: Processo e Constituição TÍTULO: Processo e Constituição: os direitos dos homoafetivos: realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador Objetivo Geral: Detectar

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR Professor(es): ADRIAN CLARINDO Turma: BIO2016 Período

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Período: 2017.2 Disciplina: Filosofia da Educação no Mundo Ocidental Professor: Marcio

Leia mais

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO Selson Garutti 1 ; Rita de Cássia da Silva Oliveira 2. RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo qualiquantitativo exploratório que tem por objetivo

Leia mais

SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS ( )

SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS ( ) SER POLICIAL MILITAR NO NORTE DE GOIÁS: O COTIDIANO DE TRABALHO EM UM UNIVERSO DE CARENCIAS E RISCOS (1977-1987) Nome dos autores: Adriano dos Anjos Alves 1 ; Mariseti Cristina Soares Lunckes 2 ; 1 Aluno

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da NHZ5021-15 Nome da Educação em saúde e sexualidade disciplina: disciplina: Créditos (T-P-I): (3-0-3) Carga horária: 36 horas Aula prática: - Câmpus: SA Código da

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

Título I: Definição Básica Capítulo I - Constituição e Objetivos

Título I: Definição Básica Capítulo I - Constituição e Objetivos Resolução n 01 de fevereiro de 2018; O CONAC do CCSA, no uso de suas atribuições, aprova, a partir do parecer do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE BACHARELADO EM MARKETING DA, o Regulamento do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 1 ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Luciana Schwengber Unisc Dr. Cláudio José de Olieira - Unisc Resumo: Este artigo consiste na problematização da produtividade das Provas do ENADE - Exame

Leia mais

COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE

COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE Aracaju-SE Abril/2016 1. APRESENTAÇÃO A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe tem como competência

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR PROGRAMA DE MONITORIA 2017.1 PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR Monitoria: ( ) Titular ( ) Suplente *Curso: Período: Professor Orientador: Disciplina: Período de trabalho: Aluno (a) Monitor(a): Contatos:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO 10e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D -17 3.º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO D 07 HERMENÊUTICA JURÍDICA )MATRIZ 2008/01) Noções

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Projeto Experimental

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Projeto Experimental Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003053A - Projeto Experimental Docente(s) Juarez Tadeu de Paula Xavier Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contextualização

1 Introdução. 1.1 Contextualização 1 Introdução 1.1 Contextualização Sabe-se que não é de hoje a grande exigência do mercado por produtos de qualidade e, com base nessa contínua exigência as empresas, cada vez mais, buscam meios de assegurar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003.

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. Aprova o documento contendo as Orientações para a Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da UFMS, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA CÂMARA

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Raimunda Lucena Melo Soares Doutora em Educação Universidade Federal do Pará, e-mail: rlvida@hotmail.com Resumo Este texto investiga como o problema da

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 9 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA HC 322 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA I Carga horária: 8 h/a

Leia mais

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos BEZERRA 1, Leonardo P. BRAGA 2, Rafaelle ORIENTADOR: Prof. Gustavo Barbosa de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO \ Universidade Castelo Branco Pós Graduação em Educação (Educação Matemática, Gestão Escolar Integradora, Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia Institucional e Clinica) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO PÓS GRADUAÇAO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO PÓS GRADUAÇAO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO PÓS GRADUAÇAO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Leticia Ribeiro de Souza Silva Orientador: Gabriel Cesar

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Direito da Administração e Políticas Públicas LINHA DE PESQUISA

Leia mais

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC 1 SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC Educação, Linguagem e Memória Maria Aparecida Casagrande 1 (maparecida@pc.sc.gov.br) Introdução A presente

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003240A - Projeto Experimental I: Orientação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 ETAPAS DO EXAME 19/09 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 21/10 a 23/11 Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Leia mais

Período Turma (s) Carga Horária 58 horas-aula Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof.Me. José Carlos da Silva Oliveira

Período Turma (s) Carga Horária 58 horas-aula Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof.Me. José Carlos da Silva Oliveira Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PSICOLOGIA JURÍDICA 85 Período Turma (s) Carga Horária 5º Período A, B, D 48 horas-aula relógio 58 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS?

A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS? A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº 7.210 E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS? Dimas de Lima Santos dimasfilos@gmail.com Ana Karla Loureiro da Silva anakarlaloureiro@hotmail.com Maria da Conceição

Leia mais

1. Sobre a Instituição

1. Sobre a Instituição Sistematização e Avaliação de Experiências de Justiça Restaurativa Julho de 2005 1. Sobre a Instituição Nome da Organização: ILANUD/Brasil CNPJ: 04.073.479/0001-47 Razão Social: Instituto Latino Americano

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/1 Luís Fernando Fortes Garcia luis@garcia.pro.br Página: www.garcia.pro.br/tcc_ulbra Roteiro O que é um trabalho de conclusão de curso? Objetivo da disciplina O que

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

4.3 Conhecer o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário e seus auxiliares;

4.3 Conhecer o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário e seus auxiliares; 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Edson Mendonça Junqueira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Público e Estágio Profissional 1.3 DISCIPLINA: Prática Jurídica II - Penal 1.4 SÉRIE: 5ª TURMAS: A e B TURNO: Diurno

Leia mais

A presente pesquisa está sendo operacionalizada por meio da coleta de dados quantitativos e qualitativos que dêem conta do funcionamento concreto dos

A presente pesquisa está sendo operacionalizada por meio da coleta de dados quantitativos e qualitativos que dêem conta do funcionamento concreto dos Resumo A pesquisa busca analisar o tratamento judicial concedido à violência contra a mulher, e a aplicabilidade e a eficácia da Lei 11.340/06, chamada de Lei Maria da Penha, desde o atendimento dado pelas

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii

Sumário. Apresentação, xiii Sumário Apresentação, xiii Parte I Dinâmica das carreiras no mercado e organizações, 1 Capítulo 1 Desenvolvimento das pessoas na carreira, 3 Introdução, 3 Carreira profissional: a busca de uma definição,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR Monitoria: ( ) Titular ( ) Voluntário Curso: Período: Professor Orientador: Disciplina: Período de trabalho: Aluno (a) Monitor(a): Contatos:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso II Código: CH Total: 72 horas Pré-requisitos:

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A FELICIDADE CONTEXTUALIZADO NOS DIREITOS HUMANOS. GT 03: Políticas Públicas e Direitos Humanos

CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A FELICIDADE CONTEXTUALIZADO NOS DIREITOS HUMANOS. GT 03: Políticas Públicas e Direitos Humanos CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A FELICIDADE CONTEXTUALIZADO NOS DIREITOS HUMANOS GT 03: Políticas Públicas e Direitos Humanos Lorena Oliveira Barbosa Freitas 1 Ruth da Paz Camargo 2 Ancilla

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Vanessa Martins Hidd Santos NOVAFAPI INTRODUÇÃO A avaliação institucional constitui objeto de preocupação e análise na NOVAFAPI, desde sua fundação quando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO

PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica Estágio IV CÓDIGO: DIR-582 CH Total: 60H PRÉ-REQUISITO: - PERÍODO LETIVO: 2016.1 Turma: 10º semestre PROFESSORA: LUANA VALÉRIO SANTANA

Leia mais

EDITAL Nº 03/ PROEC

EDITAL Nº 03/ PROEC EDITAL Nº 03/2017 - PROEC A Universidade Estadual do Paraná por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público a abertura de seleção de projeto para o Subprograma Incubadora dos Direitos Sociais

Leia mais

O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas

O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas Priscilla Jessica Santiago Santos¹* (PQ), Fabiana Cristina Pessoni Albino² (PQ). ¹ Pedagogia/Monitoria/UEG Inhumas (priscilla17_santos@hotmail.com).

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE 2018.1 O, no âmbito de seu Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social, em consonância com a Resolução/CEP/2005, divulga, a quem

Leia mais

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR 0 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA AMBIENTAL E PEDAGOGIA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva 01 02 03 04 DISCIPLINA EMENTA PERFIL DO CANDIDATO VAGA Introdução aos Estudos sobre Segurança Introdução à Educação a Distância Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada Antropologia do Direito

Leia mais

EDITAL N. 03/2009 I DAS VAGAS DE ESTÁGIO:

EDITAL N. 03/2009 I DAS VAGAS DE ESTÁGIO: EDITAL N. 03/2009 PROVA DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS A Coordenadoria Geral de Estágios, através de sua Coordenadora Prof ª. Dra.

Leia mais

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

2. Condições para inscrição Que o candidato tenha título de mestre reconhecido pela CAPES.

2. Condições para inscrição Que o candidato tenha título de mestre reconhecido pela CAPES. EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO, PARA O ANO ACADÊMICO DE 2017 1. Preâmbulo 1.1 A

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano (A) Estágio Curricular Supervisionado Ementa/Bibliografia Objetivos: Levantamento e análise

Leia mais

RESOLUÇÃO N 044/ 2010.

RESOLUÇÃO N 044/ 2010. RESOLUÇÃO N 044/ 2010. INSTITUI E REGULAMENTA NO ÂMBITO DA DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, O NUCLEO DE ENFRENTAMENTO À VIOLENCIA CONTRA A MULHER NUDEM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CONSIDERANDO o disposto

Leia mais

Sociologia do Conflito

Sociologia do Conflito Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Disciplina: Sociologia do Conflito Professor: Arthur Trindade M. Costa Período: 1º / 2016 Sociologia do Conflito Programa

Leia mais

1.3 - Título do Projeto. Monitoria e formação discente no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho PSICOLOGIA DO TRABALHO II

1.3 - Título do Projeto. Monitoria e formação discente no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho PSICOLOGIA DO TRABALHO II POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS (P.U.R.O. / U.F.F.) PROJETO DE MONITORIA 2013 MONITORIA VOLUNTÁRIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO II Prof. Fabia Monica Souza dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 288 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.145 Componente Curricular: Serviço de Assistência Jurídica Estágio IV Código: DIR-480 Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ARTES COLEGIADO DOS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E DESIGN DIGITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ARTES COLEGIADO DOS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E DESIGN DIGITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ARTES COLEGIADO DOS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E DESIGN DIGITAL Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de Design Gráfico e Design Digital Capítulo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) BRA/06/005 - OEI - A Educação Como

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Edson Mendonça Junqueira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Público e Estágio Profissional 1.3 DISCIPLINA: PRÁTICA JURIDICA II - PENAL 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Direito Campus: Queimados Missão Formar profissionais conscientes da finalidade do Direito como instrumento de transformação social e construção da cidadania, capazes

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE Componente Redação Professor: Anne Werlang; Ariadne Coelho; Joel Vale; Pâmela Curricular: Aguiar Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2ª série Apresentação da disciplina O enfoque atual pressupõe colaboração,

Leia mais

Segurança Pública, Redes e Governança

Segurança Pública, Redes e Governança Segurança Pública, Redes e Governança Arthur Trindade M. Costa Universidade de Brasília Fórum Brasileiro de Segurança Pública Nas últimas décadas, a segurança pública tem sido apontada como um dos principais

Leia mais