TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXPANSÃO DA PLATAFORMA ABERTA DE SERVIDORES MIDRANGE COMPLEXO INTEL INSTALADA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXPANSÃO DA PLATAFORMA ABERTA DE SERVIDORES MIDRANGE COMPLEXO INTEL INSTALADA."

Transcrição

1 TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXPANSÃO DA PLATAFORMA ABERTA DE SERVIDORES MIDRANGE COMPLEXO INTEL INSTALADA. GESTOR: DITEC/SUPRO ELABORAÇÃO : SUPRO/NUCIP PERÍODO : OUTUBRO/2011

2 TERMO DE REFERÊNCIA SUPRO/GETIS-2011/047 Brasília, 18 de outubro de Assunto: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXPANSÃO DA PLATAFORMA ABERTA DE SERVIDORES MIDRANGE COMPLEXO INTEL INSTALADA, PARA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO/VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES FASE III, EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES NEGOCIAIS DO BRB. 1. Do Resumo Executivo: Em estreita consonância com o Artigo 6º Inciso IX da Lei 8.666/93, com a Instrução Normativa nº 04 e o disposto no Manual de Material e Patrimônio - MMP, encaminhamos a seguir o Termo de Referência do presente, com vistas a propiciar a DIPES/SUSEG, o conhecimento detalhado do conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterização do serviço a ser contratado. 2. Do Objetivo: O presente projeto básico tem como objetivo, descrever as especificações técnicas para subsidiar a contratação de serviços de expansão da plataforma aberta de servidores Midrange (média), para continuidade e sustentação do processo de consolidação/virtualização de servidores Fase III, em atendimento às necessidades negociais do BRB. 3. Definição do Objeto: O objeto pretendido para o processo licitatório é a contratação de empresa especializada para fornecimento sob o regime de empreitada por preço unitário, de componentes de hardware (servidores x64 Multi-Core) e componentes de software (Licenças de VMWare e Windows 2008 Datacenter), incluindo ainda os serviços de instalação, configuração e garantia desses componentes em conformidade com as especificações técnicas deste Termo de Referência. 4. Fundamentação da Contratação: Esta contratação visa a expansão da plataforma aberta de servidores Midrange (média), para atendimento das demandas técnicas e negociais, tendo em vista que os recursos atuais da plataforma de servidores Midrange, conforme indicadores abaixo, não são suficientes para atendimento das demandas previstas:

3 4.1. Das necessidades Técnicas e Negociais Projetadas: De acordo com o levantamento atual e projetado, encaminhamos no quadro resumo a seguir, as seguintes demandas técnicas e negociais, relativas à infraestrutura de servidores virtuais : Necessidades Negociais Projetadas Quantidade de Servidores Virtuais Infraestrutura para o Terminal Service de Estações de Caixa 40 Infraestrutura para o Terminal Service da CAC 12 Infraestrutura para o Terminal Service de Corrrespondentes Não Bancários 12 Infraestrutura para o Terminal Service Departamental 12 Infraestrutura para o Terminal Service Desenvolvimento 06 Reserva Técnica 20% sobre o total do parque virtual instalado Total Dos Benefícios diretos e indiretos que resultarão da contratação: A estratégia preconizada no Direcionamento Tecnológico para Arquitetura de Servidores", busca alcançar os seguintes benefícios diretos e indiretos: Redução do números de servidores de baixa plataforma por meio de processo de consolidação/virtualização; Expansão de 80% da capacidade de processamento atual para atendimento do plano de capacidade projetado; gerenciamento remoto do parque por meio de ferramental; alta disponibilidade; otimização da administração do parque; Redução de serviços de hospedagem contratados junto a Oi; expansão da reserva técnica para atendimento tempestivo das demandas negociais.; redução de custos operacionais; melhoria de performance dos acessos Da Conexão entre a contratação e o planejamento existente: A presente contratação está aderente ao Planejamento Estratégico do Conglomerado BRB, bem como do Plano Diretor de Tecnologia, tanto na perspectiva Financeira quanto dos Clientes no que tange à disponibilização de recursos tecnológicos para prover a área negocial do Banco, em alcançar os objetivos estratégicos de aumento de receita e oferecimento de produtos e serviços de qualidade para ampliação da base de clientes Dos Critérios ambientais adotados, se houver: O conjunto de características dos serviços a serem contratados não tem impacto possível sobre os recursos e os serviços ambientais para a conservação dos ecossistemas.

4 4.5. Da Descrição da Plataforma Aberta de Servidores Midrange - Complexo Intel Atual: Dos Componentes de Hardware e Software: A Plataforma Aberta de Servidores Midrange Complexo Intel instalada tem componentes de hardware e software representados por equipamentos ES7000 modelo ES7600R, particionáveis e células eletricamente independentes, com processadores Intel Xeon X7460 Hexa Core de 2.66 Ghz, com 16 MB de memória cache e 1066 Mhz de FSB, 128 GB de memória por célula, com licenciamento de softwares de virtualização VMWare vsphere 4 e Sistema Operacional W2008 Datacenter, respectivamente. A Plataforma Midrange Complexo Intel é composta por 8(oito) servidores modelo ES7600R, sendo 4 (quatro) servidores em cada Cyber Data Center, sob uma solução de contingenciamento, configurada em um único cluster Do Ambiente Virtual : O ambiente para plataforma Midrange instalado no BRB consiste em uma solução que contempla os seguintes itens: a) Solução de virtualização implementada em VMWare vsphere 4.0 U1; b) Suporte ao licenciamento DataCenter para os servidores virtuais com sistemas operacionais Microsoft.(Windows 2000AD até Windows 2008 Datacenter R2); c) Ambiente suportado em hardware do ES7000 modelo 7600R. A implementação dos equipamentos ES7000 modelo 7600R empregados no processo de virtualização é composto por um sistema interconectado com oito células físicas divididas em quatro partições. Estas partições são a base de sustentação do cluster lógico instalado que é abrigado no Datacenter BRB. Toda a infraestrutura virtual implementada no perímetro de rede interna é gerenciada pelo serviço Vmware Vcenter Server versão 4.0 instalado em servidor virtual. d) Os hosts que compõem o cluster lógico instalado são: Servidor Físico 01, Servidor Físico 02, Servidor Físico 03 e Servidor Físico 04. e) Segue detalhes técnico do hardware em uso de cada célula: Marca/Modelo: Unisys ES7000 modelo 7600R CPU: 4x Intel Xeon X GHz Hexa-core (24 cores) Memória: 128 GB RAM Disco: 3x 146 GB 15K RPM 2x RAID1 / 1x Spare Rede: 1x On-board Dual-port (Broadcom), 2x Off-board Dual-Port (Intel) FC HBA: 2x Single-port (Emulex)

5 Das Funcionalidades: VMware vcenter Server fornece um ponto único de controle do datacenter. Ele é executado em um servidor com sistema operacional Windows e faz o gerenciamento centralizado dos hosts Vmware ESX. Também fornece serviços essenciais para datacenter, tais como controle de acesso, monitoramento de desempenho e configuração. O vcenter Server unifica recursos de hosts individuais a serem compartilhados entre as máquinas virtuais em todo o datacenter. Também permite o uso de recursos avançados do vsphere tais como: VMware DRS, VMware HA e Vmotion. VMware DRS equilibra continuamente as cargas de trabalho das máquinas virtuais em seu hosts ESX. VMware HA permite que as máquinas virtuais rodando em um cluster ESX possam ser recuperaradas automaticamente. Vmotion permite a movimentação de máquinas virtuais entre os hosts de cluster ESX, online e totalmente transparente.

6 Host é um computador que usa o software de virtualização para executar máquinas virtuais. Tipicamente, um host é um computador que executa o Vmware ESX. Os hosts fornecem os recursos de CPU e memória que as máquinas virtuais usam e permitem o acesso aos dispositivos de armazenamento. Adicionando um host a um cluster gerenciado pelo vcenter Server, permite que se gerencie as máquinas virtuais que estão em execução. Cluster é um grupo de hosts que compartilham recursos e uma interface de gerenciamento. Quando se adiciona um host em um cluster os recursos tornam-se parte dos recursos do cluster, que permitem soluções de VMotion, de Distributed Resource Scheduler (DRS) e High Availability (HA).

7 Datacenter é o recipiente primário de objetos do inventário, tais como hosts e máquinas virtuais. A partir do datacenter, você pode adicionar e organizar objetos do inventário. Normalmente, você adiciona hosts, folders e clusters em um datacenter Diagramas do Ambiente Atual: Clientes Servidores Virtuais Vcenter Server Vmware ESX 4.0, Clusters, Datacenter Servidores Físicos Hosts, HBA, Rede

8 Para melhor compreensão dos serviços a serem contratados, apresentamos a seguir os requisitos dos serviços - especificações técnicas. 5. Dos Requisitos dos Serviços - Especificações Técnicas: 5.1 Dos Componentes de Hardware: Quantidade de Componentes de Hardware Configuração de Hardware 04 Sistemas particionáveis com 4 células eletricamente independentes, Cada Célula (Servidor) com : - 4 Processadores compatíveis com a família Intel Xeon X7460 ou E7-8870, 2.4 Ghz ou superior, 30 MB de memória cache ou superior, 06-core ou superior e 6.4 GT/s Intel QPI/SMI. - Mínimo de 256 GB de Memória RAM LV DDR3 DIMM. - Mínimo de 03 discos internos de 146 GB ou superior com velocidade mínima de 15K RPM, com controladora RAID em RAID 1 + Hotspare para boot local. - Minimo de 06 interfaces Gigabit Ethernet Pcle. - Mínimo de 02 placas HBA Dual Port 10 Gb/s totalizando 4 portas. - Deve ser montado em rack padrão de 19 polegadas. - Fonte redundante. - Intel QuickPath Interconnect (QPI) running at 6.4GT/s. - Intel Scalable Memory Interconnect (SMI) running at 6.4GT/s interfaces Fibre Channel Pcle de 4 GB. - Sistema de Gerenciamento Remoto para servidor Switch KVM 04 portas console de gerência com Monitor LCD, teclado, mouse e respectivo sistema operacional.

9 5.2. Dos Componentes de Software: Os componentes de software devem possuir os seguintes licenciamentos a ser adquirido para compor em conjunto com os componentes de hardawre, a expansão da Plataforma Aberta de Servidores Midrange Complexo Intel : Quantidade de Licenças Descrição da Licença 16 Licenças de Vmware vsphere versão Enterprise Plus 16 Licenças do Windows 2008 Datacenter para 16 sockets 5.3. Das Condições Ambientais de Operação: Todos os componentes de hardware deverão ser novos, de primeiro uso e em linha de produção; Os componentes de hardware e software deverão manter compatibilidade e escalabilidade com a Plataforma Aberta de Servidores Midrange Complexo Intel instalada e descrita no item 4, permitindo a adição no cluster lógico instalado para maior redundância e gerenciamento dos recursos disponíveis; Os componentes de hardware devem ser eletricamente independentes com gerenciamento remoto; Os componentes de hardware e software devem manter a compatibilidade e aderência aos servidores virtuais implementados na infraestrutura atual, possibilitando a execução da funcionalidade de VMotion entre todos os hosts do cluster lógico; Os componentes de hardware devem manter a compatibilidade com a família de processadores Intel Xeon X7460 e E7-8870, tendo em vista a necessidade de garantia de performance, integração e padronização do pleno funcionamento, redundância e gerenciamento do cluster lógico instalado ; Os componentes de hardware e software devem permitir que as funções do software VMWare : VM DRS e VM HA estejam habilitadas em todos os hosts possibilitando melhor distribuição de carga Os componentes de hardware e software devem ser fornecidos por uma única empresa, como garantia de pleno funcionamento da solução de Plataforma Aberta de Servidores Midrange Complexo Intel instalada no BRB, essencialmente no que tange aos processos únicos de configuração do ambiente, para a manutenção da compatibilidade e aderência dos novos componentes de hardware e software com a infraestrutura de cluster lógico instalada Os componentes de software relativo ao Sistema Operacional e solução de virtualização devem obedecer as especificações técnicas constantes do item , tendo em vista a garantia de aderência, compatibilidade técnica e padronização à Plataforma Aberta de Servidores Midrange instalada.

10 5.4. Dos Diagramas do Ambiente Após Expansão Da Plataforma Aberta de Servidores Midrange - Complexo Intel : 5.5. Dos Serviços de Instalação e Configuração : A instalação e configuração deverão ser executadas por técnicos do fabricante dos equipamentos ou empresa credenciada pelo fabricante; A contratada deverá entregar o Plano de Instalação e Configuração contemplando no mínimo: Descrição de todos os produtos a serem instalados; Diagrama de interconexão dos equipamentos; Projeto lógico de configuração; Documentação do ambiente; A instalação física deverá estar em conformidade com cronograma a ser fornecido pelo BRB; Os equipamentos serão instalados nos Racks e locais indicados pelo BRB, situados no Distrito Federal - DF; Os técnicos da contratada deverão realizar a configuração e integração de todos os equipamentos ao ambiente atual ; A Instalação física e a configuração dos equipamentos serão acompanhadas por técnicos do BRB;

11 5.6. Da Garantia e Assistência Técnica e Nível de Serviço: Durante o período de Garantia técnica deverá ser permitida a atualização dos softwares e do Firmware de todos os equipamentos para as versões mais recentes, sem ônus adicional para o BRB; O período de Garantia Técnica deve ser de 6 (seis) meses para todos os componentes de hardware e software será contado a partir da data do Termo de Aceite dos componentes, a ser emitido pelo Gestor do Contrato; O tempo máximo de espera TME para o atendimento inicial do chamado será de 2 (duas) horas, após a abertura do chamado; O atendimento, para hardware, será do tipo on site mediante manutenção corretiva nas dependências indicadas pelo BRB, realizado por profissionais especializados e deverá cobrir todo e qualquer defeito apresentado, incluindo a substituição de peças, componentes, ajustes, reparos e correções necessárias; O atendimento deverá ser realizado pelo fabricante dos equipamentos ou empresa credenciada pelo fabricante; O atendimento deverá acontecer em regime de 24x7x365 e o tempo máximo para reparo TMR deverá ser de 4 (quatro) horas, contados após a abertura do chamado, incluindo troca de peças ou componentes mecânicos ou eletrônicos, sem ônus adicional para o BRB; Todas as peças e componentes mecânicos ou eletrônicos substituídos deverão apresentar padrões de qualidade e desempenho iguais ou superiores aos utilizados na fabricação do(s) equipamento(s), sendo sempre novos e de primeiro uso ; O atendimento para os softwares será do tipo telefônico, deverá ser realizado por profissionais especializados e deverá cobrir todo e qualquer defeito apresentado; 5.7. Local e Entrega: Os equipamentos deverão ser entregues em perfeito estado de funcionamento, sem marcas, amassados, arranhões ou outros problemas físicos; Todos os produtos fornecidos deverão ser novos, em linha de produção e de primeiro uso; Os equipamentos deverão ser entregues no Banco de Brasília S/A BRB, SIA Trecho 3/4 Lotes nºs 1225/75, de acordo com as quantidades especificadas, em um prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos e contados a partir da data de publicação do extrato do contrato no Diário Oficial do DF; A entrega deverá ser previamente agendada na Gerência de Teleprocessamento, Infraestrutura e Suporte - telefone (61) ; Os equipamentos deverão atender, rigorosamente a todas as especificações técnicas mínimas exigidas; 5.8. Do Termo de Aceite: A Superintendência de Produção SUPRO do BRB, será responsável pela homologação e assinatura dos Termos de Aceite dos componentes de hardware, software e serviços; O Termo de Aceite será emitido somente após a entrega e pleno funcionamento de todos os componentes de hardware e software contratados; O(s) problema(s) detectado(s) no(s) componente(s) entregue(s) que caracterizarem defeito por transporte e/ou por processo fabril, deverá(ão) ser solucionado(s) pela Contratada. Até a solução destes problemas não será emitido o aceite dos equipamentos; Caso sejam detectados problemas referentes à configuração, a contratada deverá providenciar a correção necessária, caso contrário não será emitido qualquer aceite;

12 5.9. Das Qualificações Técnicas dos Licitantes: Para fins de Qualificação Técnica, na fase de habilitação do procedimento licitatório, recomendamos a exigência de: Apresentação de pelo menos 1 (um) Atestado de Capacidade Técnica, emitido por empresa de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, conforme o Artigo 30 1 da Lei 8.666/93, comprovando aptidão para desempenho de atividade de fornecimento de componentes de hardware e software e de serviços de instalação, configuração e assistência técnica compatíveis com o descrito neste Termo de Referência. Segue no anexo I modelo de Atestado Das Obrigações da Contratada: Os termos que regem as futuras obrigações da Empresa a ser Contratada para fornecimento sob o regime de empreitada por preço unitário, de componentes de hardware (servidores x64 Multi-Core) e componentes de software (Licenças de VMWare e Windows 2008 Datacenter), incluindo ainda os serviços de instalação, configuração e garantia desses componentes, estão detalhados no Anexo II deste Termo de Referência. 6. Modelo de Prestação de Serviços: 6.1. Forma de Execução / Fornecimento: Instalação e Configuração dos Componentes de Hardware e Software: O serviço de implantação de instalação e configuração dos componentes de hardware e software contempla as seguintes atividades: Reunião Inicial : O consultor da Contratada conduzirá uma reunião de planejamento de instalação do sistema, onde serão levantados os requisitos para a configuração. a) Instalação e configuração de Software Básico: A instalação e Configuração dos componentes de software tem como objetivo preparar o ambiente para entrar em produção de forma rápida e segura. As ações específicas destas etapa incluem: Verificar se todos os pré-requisitos foram atendidos; Identificar os requisitos de domínio e usuários; Identificar a configuração de particionamento do servidor; Identificar a configuração para o particionamento de discos, sistema de arquivos, compartilhamento e protocolos; Revisar a configuração do Hardware; Instalar o Software Básico; Determinar as opções iniciais do sistema operacional, grupos de usuários, identificação e password; Avaliar os requisitos de backup e propor procedimentos de backup de discos; Determinar procedimentos de inicialização e desligamento do sistema; A instalação, configuração e licenciamento de softwares para a conexão entre os servidores fornecidos pelo fornecedor.

13 b) Configuração das Máquinas Virtuais com Alta Disponibilidade: O objetivo deste serviço é configurar as máquinas virtuais do software Vmware vsphere4. As principais atividades são: Instalação do VMWare vsphere 4; Instalar os Sistemas Operacionais Windows nas Máquinas Virtuais; Determinar as opções iniciais do sistema operacional, grupos de usuários, identificação e password; Propor procedimentos de recuperação da máquina virtual; Configuração do ambiente de alta disponibilidade (HA High Availability). Determinar procedimentos de inicialização e desligamento do sistema; Testar o ambiente virtualizado. Pré-requisitos: O BRB disponibilizará um profissional responsável por fornecer todas as informações necessárias ao consultor da empresa contratada e acompanhá-lo durante o processo de instalação e configuração do sistema Suporte ao Ambiente : Este serviço tem como objetivo acompanhar os administradores do ambiente, aprofundando os conhecimentos, garantindo a entrada segura em produção. Principais atividades: Movimentar o ambiente físico para o ambiente virtual; Acompanhamento em produção do Servidor; Esclarecimentos de dúvidas na operação dos componentes de hardware; Análise da utilização de Recursos dos componentes de hardware. Pré-requisitos: O BRB disponibilizará um profissional responsável por fornecer todo as as informações necessárias ao consultor da empresa contratada e acompanhá-la durante o processo de instalação e configuração do sistema. Esse profissional deve ter experiência na administração de ambiente Windows. 7. Mecanismo de Gestão Contratual: Após a assinatura do CONTRATO, o CONTRATANTE designará formalmente um empregado, ou comissão de empregados, doravante denominado de Gestor ou Comitê de Gestor, com autoridade, para exercer, como representante da Administração, toda e qualquer ação de orientação geral, acompanhamento e fiscalização da execução contratual. Em conformidade com os artigos 73 a 76 da Lei nº 8.666/93, os serviços objeto do CONTRATO serão recebidos pelo Gestor, individualmente, mediante termo circunstanciado (Termo de Aceite), firmado pelas partes.

14 Os produtos gerados por Ordem de Serviços somente serão considerados aceitos após minucioso teste de funcionamento a ser realizado pela equipe técnica do CONTRATANTE. A recusa em firmar o Termo de Aceite por parte do CONTRATANTE, bem como os motivos que lhe deram causa serão formalmente comunicados à CONTRATADA, observando-se o mesmo prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o recebimento da solicitação recusada. 8. Estimativa de Preços: Em conformidade com o disposto no Manual de Material e Patrimônio MMP, as informações pertinentes a esse item está a cargo da SUSEG/GECON. Como subsídios para estimativa de preços, encaminhamos no Anexo III, a Planilha de Custo e Formação de Preços. A proposta da licitante deverá vir acompanhada dos Manuais e Catálogos dos produtos, exclusivamente em língua portuguesa, com exceção de termos técnicos, onde conste a apresentação dos recursos disponíveis nos equipamentos e softwares ofertados, para que sejam avaliadas suas características e verificada a conformidade com o solicitado nas especificações; 9. Adequação Orçamentária: Em conformidade com o disposto no Manual de Material e Patrimônio MMP, as informações pertinentes a esse item está a cargo da SUSEG/GECON. 10. Do Pagamento: O pagamento será efetuado em até 10 dias úteis após o recebimento do(s) documento(s) fiscal(is) e da emissão do Termo de Recebimento e Aceitação em Definitivo de Equipamentos, exclusivamente através de crédito em conta corrente do BRB, em conformidade com as condições descritas nesse termo de referência. 11. Processo Produtivo Básico (Produção de Bens de Informática): De acordo com o Art. 1 do Decreto n 5450/2005, "A modalidade de licitação pregão, na forma eletrônica, destina-se à aquisição de bens e serviços comuns" e, conforme o 1 do Art. 2, "Consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais do mercado." Nesse sentido, declaro que a aquisição de componentes de hardware (servidores x64 Multi- Core) e componentes de software (Licenças de VMWare e Windows 2008 Datacenter), incluindo ainda os serviços de instalação, configuração e garantia desses componentes, objeto

15 de contratação, trata-se de um bem comum. 12. Das Disposições Gerais: Com base nos termos apresentados e nos elementos que compõem o presente Termo de Referência, evidenciamos todos os pontos para caracterização do complexo de serviços, contemplando todas as informações de modo a propiciar à SUSEG/GECON, as condições necessárias para a contratação dos serviços e o alcance de melhores resultados para o Banco. Sendo o que teria a considerar. Atenciosamente, BRB BANCO DE BRASÍLIA S/A SUPRO - SUPERINTENDÊNCIA DE PRODUÇÃO GETIS - GERÊNCIA DE TELEPROCESSAMENTO, INFRAESTRUTURA E SUPORTE NUCIP NÚCLEO DE INOVAÇÃO DA PRODUÇÃO

16 ANEXO I Modelo de Atestados e Termos para o Processo Licitatório LOGOTIPO DO CLIENTE ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA <número da correspondência> <local>, <data> Ao BRB Banco de Brasília S/A Comissão Permanente de Licitação Sr. Presidente. Atestamos, para fins de comprovação junto ao BRB Banco de Brasília S.A., que a Empresa <Razão Social da Licitante>, forneceu <fornece> - componentes de hardware e software e de serviços de instalação, configuração e assistência técnica, compatíveis em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação DIPES/CPLIC 2011/xxx, conforme tabela abaixo, e prestou <presta> de forma satisfatória serviços relacionados com a sustentação operacional dos mesmos à nossa Empresa. Componentes Descrição Quantidade Fornecida Hardware Software Serviços (Instalação, Configuração e Garantia) Atestamos ainda que os serviços supracitados (Fornecimento de Componentes de Hardware e Software, Instalação, configuração e Garantia técnica), encontram-se amparados por instrumentos contratuais cuja cópia autenticada segue em Anexo. Sendo o que teríamos a atestar para o momento, subscrevemo-nos. Atenciosamente. <representante legal da Empresa cliente> <cargo> <telefone>

17 C.DITEC/SUPRO/GETIS-2011/ Brasília-DF, xx de xx de 2011 TERMO DE CONFORMIDADE TÉCNICA À Comissão Permanente de Licitação REF: LICITAÇÃO DIPES/CPLIC 2011/xxx Sr. Presidente. Declaramos, para fins de comprovação junto ao BRB Banco de Brasília S.A., que todos os componentes de hardware e software e serviços de instalação e configuração ofertados pela Empresa <Razão Social da Licitante>, em atendimento ao Objeto da licitação DIPES/CPLIC 2011/xxx, estão em conformidade com todos os itens sem ressalvas de conformidade com as Especificações Técnicas Mínimas para os Componentes de hardware e software aposto neste de Termo de Referência. Sendo o que teríamos a atestar para o momento, subscrevemo-nos. Atenciosamente. SUPRO SUPERINTENDÊNCIA DE PRODUÇÃO

18 ANEXO II Obrigações da Contratada 1. Durante o prazo contratual, a assistência técnica prestada será de responsabilidade e às expensas da CONTRATADA, incluindo reposição de peças e componentes bem como transporte dos técnicos e dos equipamentos; 2. Deverá constar no instrumento de Acompanhamento de Assistência Técnica (Ordem de Serviço), o número de série dos equipamentos, local onde os equipamentos estão instalados, anormalidade observada, nome do responsável pela solicitação e número do telefone para contato com uma via para a CONTRATADA e outra a ser remetida quinzenalmente ao Gestor do Contrato, obrigatoriamente assinadas pelo responsável administrativo da unidade onde se deu a assistência técnica, para registro frente aos controles da CONTRATANTE e como condicionante do pagamento do faturamento devido; 3. Os equipamentos deverão permanecer em operação sempre disponíveis para a utilização da CONTRATANTE durante todo o período do Contrato, com índice de disponibilidade mínima de 98% (noventa e oito por cento) a ser auferido por Ferramenta de Monitoração Especialista, a ser disponibilizada pela CONTRATADA; 4. A inobservância de conformidade do indicador de SLA acima referenciado implicará em glosa sobre o faturamento mensal devido pela Contratante em valor equivalente a diferença percentual apurada entre o SLA mínimo (98%) e aquele apurado no mês da prestação dos serviços, a ser aplicada no mês subsequente à prestação dos serviços, limitada a um máximo de 15% do valor mensal devido. 5. A ocorrência de não cumprimento dos níveis de serviços pactuados por mais de 3 (três) meses consecutivos, derivará na aplicação de penalidades outras descritas no título pertinente do Contrato e relativas ao não cumprimento parcial e/ou total do Objeto. 6. Entende-se por hora da solicitação de abertura do chamando de assistência técnica, a hora da abertura do chamado via recurso de comunicação 0800 e/ou via WEB. Necessariamente os recursos de abertura de chamado deverão estar disponíveis 24x7 (24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive feriados); 7. No caso de substituição de equipamento defeituoso, o equipamento substituto deverá ser obrigatoriamente da mesma marca e modelo do equipamento retirado, observando-se ainda os procedimentos administrativos pertinentes para o adequado controle patrimonial das partes, ao final do tempo máximo de resolução (TMR) de 6 (seis) horas; 8. Todo e quaisquer serviços de manutenção preventiva sobre equipamentos nos seus locais de produção deverão ser previamente agendados junto ao Gestor do Contrato de forma a não comprometer a operação de seus negócios bancários; 9. As manutenções corretivas serão realizadas nos locais onde os equipamentos se encontrarem instalados, mediante acionamento prévio do Gestor do Contrato; 10. Todas as solicitações feitas pela CONTRATANTE, serão registradas pela CONTRATADA, para acompanhamento e controle da execução dos serviços; 11. Prestar os serviços objeto deste contrato, conforme solicitado pela CONTRATANTE e em conformidade com os termos do presente instrumento; 12. Prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pela CONTRATANTE, atendendo de imediato às solicitações;

19 13. Comunicar à CONTRATANTE qualquer fato extraordinário ou anormal que ocorra durante a vigência do contrato, para adoção das medidas cabíveis; 14. Assumir a responsabilidade pelos encargos fiscais e comerciais resultantes da adjudicação desta licitação; 15. Indicar um profissional que atuará como seu preposto junto à CONTRATANTE, para tratar das questões relativas à execução dos serviços contratados; 16. Entregar todos os equipamentos novos de fábrica, de um único fabricante, acondicionados adequadamente em caixas fechadas, de forma a permitir completa segurança durante o transporte. Os modelos de todos os equipamentos ofertados pela CONTRATADA, deverão estar em linha de produção, ou seja, sendo produzido pelo fabricante na ocasião da entrega; 17. Observar os Cronogramas de Entrega definidos pelo Gestor do Contrato; 18. Ao final da vigência do Contrato os equipamentos de interesse do Banco, que estiverem em uso durante todo o período de locação, serão transferidos para a propriedade do Banco, sem ônus adicionais, mediante termo de doação, ficando às expensas do BRB sua manutenção. 19. O prazo de entrega dos componentes de hardsware e software, é de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data de expedição da Ordem de Fornecimento emitida pelo Gestor do Contrato; 20. A expedição da Ordem de Fornecimento somente efetivar-se-á após a publicação do extrato do Contrato no Diário Oficial do Distrito Federal. 21. Os equipamentos deverão ser entregues e instalados no DF, nos endereços indicados pelo Gestor do Contrato; 22. A CONTRATADA será responsável pela embalagem, transporte, desembalagem e montagem do(s) equipamento(s) para realização dos testes de conformidade técnica; 23. Depois de montado(s) o(s) equipamento(s), os técnicos da CONTRATANTE, com o apoio de técnicos da CONTRATADA, efetuarão os testes de conformidade; 24. O aceite/aprovação dos equipamentos pela CONTRATANTE, não exclui a responsabilidade civil da CONTRATADA por vícios de quantidade ou qualidade do produto ou disparidade com as especificações técnicas exigidas no Edital ou atribuídas pela CONTRATADA verificados posteriormente, garantindo-se à CONTRATANTE as faculdades previstas no art. 18 da Lei nº 9.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); 25. Considerar-se-á como "data de conclusão e entrega" para contagem do prazo de pagamento, a emissão pela CONTRATANTE do respectivo Termo de Recebimento e Aceitação em Definitivo de Equipamentos ; 26. Ao final de cada visita, o técnico da CONTRATADA ou da assistência técnica autorizada entregará ao preposto do CONTRATANTE um relatório circunstanciado do atendimento, mencionando: data e hora de abertura do chamado técnico, número do chamado técnico, data e hora do primeiro atendimento, os defeitos verificados, as providências adotadas, as recomendações e orientações técnicas e demais datas e horários necessários ao acompanhamento dos trabalhos executados. O relatório deverá conter assinatura e carimbo de funcionário da área de informática da CONTRATANTE; 27. Para retirar o equipamento ou qualquer dispositivo do mesmo da CONTRATANTE, deverá a CONTRATADA solicitar expressa autorização da CONTRATANTE, sob pena de ser responsabilizada, nos termos da lei, pelo destino do mesmo; 28. Independentemente das substituições já mencionada anteriormente, a CONTRATADA compromete-se a trocar todos equipamentos (independentemente da

20 gravidade do problema constatado) dentro do prazo de 10 (dez) dias e sem ônus, caso ocorram 04 (quatro) ou mais chamadas com os mesmos defeitos constatados, dentro do período de 30 (trinta) dias. 29. Responsabilizar-se pelo deslocamento dos seus técnicos à CONTRATANTE, pela retirada e entrega dos equipamentos, assim como pelas despesas de transporte, frete e seguro correspondente; 30. Elaborar e apresentar mensalmente a CONTRATANTE o(s) relatório(s) de serviços; 31. Informar a CONTRATADA toda ocorrência que estiver prejudicando a prestação dos serviços e o cumprimento dos prazos de execução dos serviços de atendimento, suporte e manutenção; 32. Contratar todos os profissionais obrigatoriamente pelo regime da CLT, assegurandose os benefícios trabalhistas previstos na convenção coletiva do trabalho da categoria, como vale-refeição e assistência médica; 33. Respeitar as normas e procedimentos de controle e acesso às dependências da CONTRATANTE, devendo os técnicos apresentar-se identificados por crachá ou devidamente uniformizados; 34. Substituir, sempre que exigido pela CONTRATANTE e independentemente de justificação por parte desta, qualquer empregado cuja atuação, produtividade, permanência e/ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios à disciplina da repartição ou ao interesse do serviço público; 35. Retirar qualquer empregado que não corresponder à confiança ou perturbar o desenvolvimento dos trabalhos, até 24 horas após receber a notificação; 36. Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente a CONTRATADA decorrentes de sua culpa ou dolo quando da execução dos serviços; 37. Responsabilizar-se por todos os encargos fiscais, previdenciários e obrigações previstas na legislação social e trabalhista em vigor; 38. Submeter à análise e aprovação do Gestor do Contrato, a substituição de equipamentos, que deve ocorrer por outros que apresentem as mesmas características técnicas e funcionais; 39. Ficar responsável por todas as despesas inerentes aos serviços contratados, inclusive as de pagamento de seguros contra acidentes de trabalho, responsabilizando-se também por danos a terceiros; 40. Fornecer mensalmente, junto com as respectivas faturas de cobrança da prestação dos serviços, cópia da folha de pagamento, bem como dos comprovantes de quitação das obrigações trabalhistas e do recolhimento dos encargos sociais de seus empregados à disposição da CONTRATANTE, ou seja, os comprovantes devem se referir apenas aos empregados disponibilizados à Administração; 41. Instruir seus empregados quanto às necessidades de acatar as orientações do preposto da CONTRATANTE, inclusive quanto ao cumprimento de Normas Internas e de Segurança e Medicina do Trabalho; 42. Acatar as decisões e observações feitas pela fiscalização e/ou preposto da CONTRATANTE, relativamente à prestação dos serviços; 43. A CONTRATADA deverá, também, fornecer a CONTRATANTE, toda e qualquer informação que lhe seja solicitado quando ao objeto e execução dos serviços contratados, bem como facilitar a fiscalização da execução dos serviços, cuja omissão não diminui ou substitui a responsabilidade da contratada decorrente das obrigações pactuadas.

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET)

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) IplanRio Empresa Municipal de Informática Janeiro 2012 1. OBJETO Registro de preço para aquisição de Dispositivos Móveis do tipo,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR

TERMO DE REFERÊNCIA - TR TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 014/2009 ANEXO II 1. OBJETO 1.1. Prestação de serviços de suporte técnico assistido ao PRODERJ, sob demanda, para o desenvolvimento e implantação de soluções

Leia mais

Termo de Referência. (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300.

Termo de Referência. (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300. Termo de Referência Expansão da solução s de armazenamento (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300. Termo de Referência Expansão da solução de armazenamento do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 CENTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 Anexo II 1 DO OBJETO 1.1 - Prestação de serviços de suporte técnico assistido

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I. OBJETO.. Aquisição de memórias para servidores corporativos da Seção Judiciária do Espírito Santo. 2. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS Lote Módulo de Memória de 52 Megabytes para servidores

Leia mais

Termo de Referência. Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Diretoria de Infra-Estrutura de TIC DIT

Termo de Referência. Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Diretoria de Infra-Estrutura de TIC DIT Termo de Referência Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Termo de Referência Aquisição de Servidores Tipo 1A-1B para camada de Banco de Dados / Alta Disponibilidade RQ DEPI nº 11/2009

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14:

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Senhores, A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Questionamento 1: 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMCAS No que diz respeito ao subitem 2.1.2, temos a seguinte

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PROJETO PROEDUCAR MANUAL DE ORIENTAÇÃO 1 - O QUE É O PROJETO PROEDUCAR? O projeto PROEDUCAR leva o nome do Consórcio que ganhou a licitação para atualizar os equipamentos distribuídos por meio do programa

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 DISPÔE SOBRE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS NO TOCANTE À AQUISIÇÃO, LOCAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE, HARDWARE, SUPRIMENTOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da contratação de serviços: 1.1 O presente Projeto Básico tem como objetivo a contratação de empresa para locação de impressoras, incluindo o fornecimento de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA GESTOR: DITEC/SUPRO ELABORAÇÃO : SUPRO/NUCIP

TERMO DE REFERÊNCIA GESTOR: DITEC/SUPRO ELABORAÇÃO : SUPRO/NUCIP TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE EXPANSÃO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA EMC² - STORAGES MODELOS DMX4-950 E CLARIION CX4-120C. GESTOR:

Leia mais

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Projeto Básico da Contratação de Serviços: Constitui objeto do presente Projeto Básico a contratação de empresa especializada em serviços de comunicação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Corporativa eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira,

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL Empresa: Vixplus Informática Ltda ME Ao PREGÃO nº 008/2013. Prezados Senhores: Pela presente formulamos Proposta Comercial para fornecimento de equipamentos e softwares

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais

PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015.

PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. Atualiza o macroprocesso da fase de Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação e Comunicações, instituído no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA Outubro de 2013 1 1 OBJETO Prestação de Serviço de Manutenção da licença

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS.

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS. TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS. JUSTIFICATIVA Justifica-se a presente contratação, tendo em vista a necessidade desta

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Para realização de suas atividades técnicas e administrativas a Agência Nacional de Telecomunicações Anatel utiliza-se de sistemas informatizados, sendo eles adquiridos no mercado ou desenvolvidos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO TERMO DE REFERÊNCIA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA REGISTRO DE PREÇO PARA EVENTUAL AQUISIÇÃO DE RÁDIOS PORTÁTEIS DIGITAIS (HT) PARA A DE PRIMEIRO GRAU. I - Objeto Registro de preço para eventual aquisição de rádios portáteis digitais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

2.2 - Prestação de Serviços de Suporte Técnico Assistido

2.2 - Prestação de Serviços de Suporte Técnico Assistido Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 010/2011 1 DO OBJETO 1.1 - Contratação de empresa para o fornecimento de licenças de uso de software SAP, BusinessObjects Enterprise - BOE, com manutenção

Leia mais

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Projeto Básico da Contratação de Serviços: Constitui objeto do presente Projeto Básico a contratação de empresa especializada em serviços de comunicação

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 052/2010 Data: 19/11/2010 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de tecnologia

Leia mais

ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA CONCORRÊNCIA DIRAT/CPLIC 001/2007 1 ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA ESTABELECE, RESPONSABILIDADES DIVERSAS, TIPOS E HORÁRIO DE COBERTURA DE SUPORTE, E DEMAIS RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA RELATIVAS

Leia mais

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

Acordo de Nível de Serviço (SLA) Faculdade de Tecnologia Acordo de Nível de Serviço (SLA) Alunos: Anderson Mota, André Luiz Misael Bezerra Rodrigo Damasceno. GTI 5 Noturno Governança de tecnologia da informação Prof. Marcelo Faustino

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348

Leia mais

Por meio deste, aditamos o seguinte: ( 01 ) Ficam retiradas do Edital as seguintes exigências:

Por meio deste, aditamos o seguinte: ( 01 ) Ficam retiradas do Edital as seguintes exigências: Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 12/08117 Objeto Data 19/12/2012 ADM. CENTRAL - Aquisição de appliance de Data Warehouse e licença de uso de uma solução de ETL, licença de uso de uma solução de BI

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 Trata-se de resposta ao pedido de esclarecimento ao Edital de Licitação do Pregão Eletrônico nº 03/2015- que tem por objeto AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS

Leia mais

ANEXO X ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA. Pregão para Registro de Preços nº 004/2015

ANEXO X ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA. Pregão para Registro de Preços nº 004/2015 ANEXO X ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Pregão para Registro de Preços nº 004/2015 1) DO OBJETO Constitui objeto desta especificação a contratação de empresa para o fornecimento de peças originais de reposição de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS TERMO DE REFERÊNCIA Serviços de informática Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS 1 I VISITA IN LOCO No dia 24 de junho de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS realizamos

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Plano de Controle de Qualidade. Resolução 3.954

Plano de Controle de Qualidade. Resolução 3.954 Plano de Controle de Qualidade Resolução 3.954 1. DA RESOLUÇÃO 3.954, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2011 Com as alterações advindas pela Resolução 3.954/11, um dos objetivos do Conselho Monetário Nacional é que

Leia mais

Código: MAP-DILOG-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Instalações. Aprovado por: Diretoria de Logística

Código: MAP-DILOG-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Instalações. Aprovado por: Diretoria de Logística Código: MAP-DILOG-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Instalações Aprovado por: Diretoria de Logística 1 OBJETIVO Estabelecer critérios e procedimentos para a execução

Leia mais

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 13 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. PADRONIZAÇÃO DOS RECURSOS DE T.I. 4 5. AQUISIÇÃO

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO 1.1 Contratação de serviço de fornecimento de assinatura de jornais impressos e revistas, assim como acesso às matérias on line dos respectivos jornais e revistas para

Leia mais

PROJETO BÁSICO PARA RECARGA DE GÁS E REMANEJAMENTO DE CONDICIONADORES DE AR TIPO SPLIT E JANELA

PROJETO BÁSICO PARA RECARGA DE GÁS E REMANEJAMENTO DE CONDICIONADORES DE AR TIPO SPLIT E JANELA PROJETO BÁSICO PARA RECARGA DE GÁS E REMANEJAMENTO DE CONDICIONADORES DE AR TIPO SPLIT E JANELA Janeiro/2013 Página 1 de 6 1. DO OBJETO 1.1 Contratação de empresa(s) especializada(s) em manutenção e instalação

Leia mais

QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Sobre o item 18.1. A prestação do serviço

Leia mais

ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009

ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009 ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009 O CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CNPq, fundação pública federal, vinculada ao

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO Folha de Informações e Despachos À CPL/SRP Seguem os esclarecimentos dos itens levantados

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Processo n.º E-04/. /2012. Contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de gerenciamento de tráfego para elevadores do prédio da SEFAZ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 670

Leia mais

IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001. Atividade Autoridade Responsabilidade

IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001. Atividade Autoridade Responsabilidade IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001 1 OBJETIVO Estabelecer as orientações e procedimentos para prestar o atendimento ao cliente que procura algum dos serviços ou produtos que compõe o portfólio e/ou o atendimento

Leia mais

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 4 a. ELABORAÇÃO DO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES... 5 b. HOMOLOGAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados da Empresa Municipal de Informática S.A - IplanRio, visando

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 2011 1 1. APRESENTAÇÃO No momento de sua concepção não haviam informações detalhadas e organizadas sobre os serviços de Tecnologia da

Leia mais

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA 1 JUSTIFICATIVA 1.1 O objetivo do presente pregão eletrônico é a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de locação de equipamentos de radiocomunicação

Leia mais

CONTRATO Nº 104/2014

CONTRATO Nº 104/2014 CONTRATO Nº 104/2014 TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, QUE CELEBRAM O MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA/RS E A EMPRESA POLYTEK COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMATICA LTDA. O MUNICÍPIO DE SANTANA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Capitulo I - Objetivo. Artigo 1º - O presente regulamento

Leia mais

Liner. Manual do Usuário

Liner. Manual do Usuário Liner Manual do Usuário Parabéns, Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel Liner. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos digitais, convertendo

Leia mais

PORTARIA Nº 1.998, DE 22 DE ABRIL DE 2015.

PORTARIA Nº 1.998, DE 22 DE ABRIL DE 2015. PORTARIA Nº 1.998, DE 22 DE ABRIL DE 2015. Institui o macroprocesso da fase de Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação e Comunicações no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS.

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. Seção 3a: Cronograma de Requisitos e Especificações Técnicas CONDIÇÕES

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DG DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DGA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO

DIRETORIA DE GESTÃO DG DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DGA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010/2014 OBJETO Contratação de empresa especializada para execução dos serviços de instalação e fornecimento de vidros temperados incolor em imóveis da Eletrobrás Distribuição Rondônia,

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 26430 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.S.PERNAMBUCANO 158149 - INST.FED.EDUC.CIENC.E TEC.SERTãO PERNAMBUCANO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - EQUIPAMENTO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012.

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. Acrescenta a arquitetura de padrões tecnológicos de Interoperabilidade - e- PINGRIO, no segmento recursos tecnológicos o padrão tecnológico sistemas operacionais

Leia mais

Requisitos técnicos dos produtos Thema

Requisitos técnicos dos produtos Thema Requisitos técnicos dos produtos Thema 1 Sumário 2 Apresentação...3 3 Servidor de banco de dados Oracle...4 4 Servidor de aplicação Linux...4 5 Servidor de terminal service para acessos...4 6 Servidor

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO VIII REFERENTE AO EDITAL DE PREGÃO Nº 041/2013 ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Página 1 de 8 OBJETO Contratação de serviços de reprografia e impressão de documentos por meio da instalação de equipamentos

Leia mais

Processo Manutenção de Computadores

Processo Manutenção de Computadores Dono do Guilherme Ferreira Lúcio Lemes Aprovado por Chefe de Departamento Analisado criticamente por Chefe de Departamento Substituto: Ednardo Melo de Farias Junior 1 OBJETIVOS Este processo consiste em

Leia mais

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA Este documento tem como objetivo orientar e subsidiar os fiscais de contratos nos procedimentos administrativos de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem por objetivo estabelecer as exigências técnicas e a metodologia para a contratação

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

gladiador INTERNET CONTROLADA

gladiador INTERNET CONTROLADA gladiador INTERNET CONTROLADA funcionalidades do sistema gladiador sistema Gerenciamento de usuários, gerenciamento de discos, data e hora do sistema, backup gladiador. Estações de Trabalho Mapeamento

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 61/2008 Data: 17/12/2008 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de solução informatizada e integrada para o acompanhamento

Leia mais

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Diretoria de Soluções Tecnológicas Superintendência de Tecnologia da Informação Objeto Objeto: Prestação

Leia mais

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Preparado por Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues Versão: 1.1 Renata Rossi de Oliveira Aprovado por 17/09/12 Nome do Projeto:

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças 1. DO OBJETO: Governo do Estado do Rio de Janeiro Código de Classificação: 13.02.01.15 TERMO DE REFERÊNCIA Outorga de permissão de uso, com encargos, de área localizada no prédio sede da, situado na Avenida

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

Basic Exchange System

Basic Exchange System BXS Basic Exchange System Manual de Configuração AJUSTE DE HORA DÍGITRO Versão 1.2 Manual de Configuração do Ajuste de Hora Dígitro Código de Identificação: 012073012.010779FNS041015 Versão 1.2 by Dígitro

Leia mais

ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA GERÊNCIA DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS

ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA GERÊNCIA DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS TERMO DE REFERÊNCIA Nº. 002 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA CONTÁBIL Porto Velho, 24 de Fevereiro de 2014. 1. OBJETO Prestação de serviços especializados em auditoria

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I - Objeto Registro de preço para eventual aquisição de pneus para a JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO, conforme especificações e condições

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI ESCRITÓRIO DE PROJETOS EP PROJETO BÁSICO

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI ESCRITÓRIO DE PROJETOS EP PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO 1. OBJETO Contratação de serviços de atualização da Ferramenta Corporativa de Antivírus atualmente instalada na plataforma da Justiça Eleitoral, com 27.182 licenças para microcomputadores.

Leia mais

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES Pergunta 01: No EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES, no item 4.17. II há a afirmação sobre a não aceitação de proposta

Leia mais

Para/To: N o de páginas/n o of. pages: 06 De/From: Silvana Luz Simões Data/Date: 28 / 08/ 2007 Ref.: Solicitação de proposta ATT.:

Para/To: N o de páginas/n o of. pages: 06 De/From: Silvana Luz Simões Data/Date: 28 / 08/ 2007 Ref.: Solicitação de proposta ATT.: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq DAD/CGADM/COINF/SERVIÇO DE LICITAÇÃO SELIC SEPN 507, Bloco B, Ed. Sede CNPq, Sala 211, CEP: 70.740-901,

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

Processo Nº 25545/2014 RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS

Processo Nº 25545/2014 RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS Processo Nº 25545/2014 RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS Brasília/DF, 18 de junho de 2014. Objeto Consultoria para desenvolvimento de metodologias e sistemáticas de inteligência para acompanhamento das famílias

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB 1 - DO OBJETO Constitui objeto da presente licitação a aquisição de: 1.1-01 (um) SERVIDOR WEB para hospedar o novo Portal do CREMEB;

Leia mais

CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba

CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba 1 OBJETIVO 1.1 Realizar, em 2013, apoio financeiro para viabilizar a execução de serviços em inovação e tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES.

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. RESOLUÇÃO CAS Nº 39 /2010, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010 POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 5º do Regimento Unificado das

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004.

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. Disciplina os procedimentos relativos à adoção, pelas sociedades seguradoras, das condições contratuais e das respectivas disposições tarifárias e notas

Leia mais