Superior de Silveira Martins/Universidade Federal de Santa Maria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Superior de Silveira Martins/Universidade Federal de Santa Maria"

Transcrição

1 Atitudes e Fatores que Influenciam o Consumo Frutas, Legumes e Verduras (FLV) Orgânicas: um estudo comparativo entre os consumidores das feiras agroecológicas e dos supermercados. Ramany H. Minello Paz 1, Roni Blume 2 1 Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins/Universidade Federal de Santa Maria 2 Professor Dr. adjunto, da Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins/Universidade INTRODUÇÃO Federal de Santa Maria Nas últimas duas décadas, tem aumentado a preocupação dos consumidores com a qualidade dos alimentos, principalmente com os efeitos que estes possam ter sobre a saúde e bem estar. A percepção destes atributos de qualidade pelos consumidores é variada, pois estão associadas a questões culturais, sociais, econômicas e ambientais, e estas acabam impactando no mercado, de certa forma, isso ocorre pela tomada de decisão do consumidor por determinado produto. Os produtos da agricultura orgânica têm surgido no mercado como uma alternativa para esta demanda qualificada. A agricultura orgânica tende em suas bases agregar o conceito de qualidade de vida, assunto que desperta crescente interesse na população, influenciando muitas pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis. Além disso, a agricultura orgânica deve ser entendida como algo muito além do que apenas a produção sem o uso de agrotóxicos, pois se define como um sistema de produção onde as interações ecológicas são essenciais, tendo em vista à preservação do meio ambiente (LAGO et al.,2006). Nos últimos três anos o segmento de alimentos orgânicos no Brasil vem se expandindo até 50% ao ano, especialmente nas regiões sul, sudeste e no distrito federal, movimentando um montante de aproximadamente U$ 200 milhões anuais. Segundo os dados da Organics Brasil, em 2007, o mercado mundial de orgânicos movimentou cerca de 33,5 bilhões de dólares, sendo que se estima um crescimento de 20% ao ano para a próxima década. Neste sentido entender questões referentes ao comportamento do consumidor, principalmente quanto à percepção de valores relacionada com os produtos orgânicos, tornou-se pauta de investigação para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Como exemplo de estudo, Vilas Boas e Pimenta (2008) em trabalho realizado na cidade de Uberlândia-MG, averiguaram que os atributos mais valorizados pelos

2 consumidores de produtos orgânicos estavam relacionados às características como ausência de insumos químicos, propriedade sensorial (sabor, cheiro e cor), mais concentrado, mais nutritivo, menor perecibilidade, e sujo de terra/feio. Em termos de percepções, estas foram ligadas as seguintes preocupações: evitar desperdício, evitar doenças degenerativas, melhor assimilação pelo sistema digestivo, respeito ao meio ambiente, entre outros. Em outro trabalho, Archanjo; Brito; Sauerbeck (2001) visando compreender o perfil de consumidores de orgânicos em Curitiba-PR, destacam que o consumo de produtos orgânicos não está diretamente relacionado com o valor nutricional dos alimentos, mas aos diversos significados que lhes são atribuídos pelos consumidores. Entre estes a pesquisa destacou: a busca por uma alimentação individual mais saudável, de melhor qualidade e sabor, até a preocupação ecológica de melhorar ou preservar a saúde ambiental. É nesse sentido que a necessidade de se alimentar sem colocar a saúde em risco está fazendo com que cada vez mais consumidores tenham preferência por produtos de origem orgânica, que podem ser encontrados não somente em feiras alternativas como também nas redes de supermercados, aumentando a demanda por estes produtos. Deriva desta importância a proposta deste trabalho de pesquisa na qual visa estabelecer um comparativo entre os consumidores das feiras agroecológicas e dos supermercados em Santa Maria RS, visando identificar as atitudes e fatores que influenciam a suas decisões de compra, bem como o entendimento que estes possuem sobre o que é um produto orgânico. OBJETIVOS Decorrente dos apontamentos apresentados tem-se como objetivo geral deste trabalho estabelecer um comparativo entre os consumidores das feiras agroecológicas e dos supermercados no município de Santa Maria-RS, buscando identificar as atitudes e fatores que influenciam a suas decisões de compra, bem como o entendimento que estes possuem sobre o que é um produto orgânico. Para tanto será importante: a) Delinear o perfil socioeconômico dos consumidores. b) Verificar como os consumidores identificam os produtos orgânicos. c) Identificar quais atributos são considerados como importantes na decisão de compra destes produtos.

3 d) Estabelecer um comparativo entre os consumidores das feiras agroecológicas e dos supermercados no município de Santa Maria-RS. METODOLOGIA Quanto a estratégia metodológica da pesquisa, esta terá um caráter qualitativo exploratório, pois trata-se de investigar atributos que influenciam nas decisões de compra de um determinado grupo focal. A pesquisa de caráter qualitativo, de acordo com Bauer e Gaskell (2002), é utilizada para explorar as opiniões existentes sobre determinado assunto e as suas diferentes representações. O desenvolvimento da pesquisa iniciará pela revisão de bibliografias relacionada com o tema do consumo de produtos orgânicos e o entendimento desta nomenclatura relacionado com frutas, legumes e verduras. Os dados apurados darão subsidio para determinar a população que irá compor a amostra a ser inquerida, bem como para a estruturação do instrumento de coleta de dados. Para o instrumento de coleta de dados primários será desenvolvido um roteiro de entrevistas semi-estruturado com perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas visam uma padronização das respostas às mesmas perguntas a fim de estabelecer uma comparação independente do sujeito inquerido. As perguntas abertas visam captar informações adicionais, espontâneas visando auxiliar na análise e interpretação dos resultados. Cabe destacar que a etapa de inquérito será realizada durante o trabalho de campo propriamente dito, sendo este adequado para que se atinja os objetivos desta pesquisa, além de proporcionar uma melhor visão e compreensão à respeito do contexto do problema. A análise dos dados implicará na utilização de todo o material que será obtido durante a pesquisa, ou seja, das consultas bibliográficas, dos dados secundários e das entrevistas. Este material possibilitará analisar de forma descritiva as questões elencadas no questionário. Cabe destacar, que será essencial realizar um pré-teste no instrumento de coleta de dados a fim de avaliar as questões quanto a dificuldade de entendimento do inquerido. Ainda sobre a análise poderão ser utilizadas ferramentas estatísticas de análise descritiva de dados para comparar os atributos mais importantes e as motivações dos consumidores dos supermercados e das feiras na tomada de decisão de compra.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES Ao recorermos ao exame da literatura observou-se que o entendimento de hábitos do consumo para um determinado produto tem efeitos diretos e indiretos sobre uma cadeia produtiva. Os efeitos diretos para o caso dos produtos orgânicos se relacionam com as especificidades do elo em questão. No caso do varejo estudos relatam uma pré-disposição dos consumidores à pagarem por produtos com uma qualidade diferenciada (ARCHANJO; BRITO; SAUERBECK, 2001; VILAS BOAS; PIMENTA, 2008). Em termos práticos tem-se que os resultados desta pesquisa poderão proporcionar o entendimento do perfil dos comparadores de FLV orgânicos nas feiras agroecólogicas e nos supermercados no município de Santa Maria. Tem-se também a expectativa de que os resultados apresentem características determinantes dos consumidores como, por exemplo, questões relacionadas com gênero e faixa etária. Em outros trabalhos, com os de Follman e Ciprandi (2004) e Godoy (2005), verificou-se que a maioria dos compradores de produtos orgânicos são mulheres com faixa etária variando dos 30 aos 60 anos, portanto são consumidores que valorizam atributos diferenciados nos produtos consumidos, sendo isto um diferencial que pode influenciar na decisão de compra. Também será importante conhecer esta demanda para o delineamento de ações e estratégias de capacitação, que podem ser organizadas em forma de cursos de extensão, buscando qualificar os produtores desta cadeia produtiva. Além disso, ao entender como os consumidores percebem os produtos orgânicos poderão ser efetivadas campanhas visando o esclarecimento quanto aos atributos qualitativos que diferenciam estes produtos. Tais informações poderão proporcionar uma maior confiança quanto à origem do produto tornando-se um fator decisivo no momento da efetivação da compra. CONCLUSÃO O crescimento da competição nos mais diversos mercados contribuiu para que os consumidores passassem a exigir produtos diferenciados e com melhores padrões de qualidade. Exigência esta observada tanto para os produtos como para os meios de produção, visando sobre tudo a preservação de meio ambiente. Assim, a busca por produtos com características singulares tem potencializado uma pré-disposição dos consumidores à pagarem um preço extra por este produtos, e isto tem proporcionado o surgimento de novos nichos de mercado.

5 Desta forma o entendimento da demanda por produtos orgânicos em determinados canais de distribuição de Santa Maria RS tem se mostrado como um instigante tema de pesquisa. Cabe destacar que é crescente a oferta destes produtos e esta expansão de crescimento demonstra a tendência de um mercado promissor, tanto para os agricultores quanto para o varejo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARCHANJO L. R; BRITO, K. F. W.; SAUERBECK, S. Alimentos Orgânicos em Curitiba: consumo e significado. Revista Cadernos de Debate, Vol. 8. São Paulo: UNICAMP, p. 1-6, BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com contexto, imagem e som. Rio de Janeiro: Vozes, FOLLMANN, T. M.; CIPRANDI, O. Perfil dos Consumidores da Feira Agroecológica de Lages. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CAV), Lages, SC, GODOY, W. I. As Feiras-Livres de Pelotas, RS: Estudo Sobre a Dimensão Sócio Econômica de Um Sistema Local de Comercialização. 284 f.: il. Tese (Doutorado). Produção Vegetal. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, LAGO, A.; LENGLER, L.; CORONEL, D. A.; SILVA, T. N. Agricultura familiar de produtos orgânica: um olhar sob a ótica do marketing. Revista de Extensão Rural. Santa Maria, RS, v. 13, p , PIMENTA, M. L.; VILAS BOAS, L. H. B. Percepção de consumidores de alimentos orgânicos na cidade de Uberlândia na perspectiva de valores: uma aplicação da laddering e cadeia de meios e fins. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD. 3., Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD. 1 CD-ROM.

INTRODUÇÃO. Co-autora 2

INTRODUÇÃO. Co-autora 2 INOVAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR: um estudo sobre feirantes da Região Central do RS. Rafaela Colpo 1, Roni Blume 2, Ramany H. Minello Paz³, Antonio Luiz Fantinel³, Marcella Antonello 3 ; 1 Acadêmica do

Leia mais

Atributos do produto, escolha de canais de comercialização e estratégia de comunicação valorizados pelo consumidor de alimentos orgânicos

Atributos do produto, escolha de canais de comercialização e estratégia de comunicação valorizados pelo consumidor de alimentos orgânicos Atributos do produto, escolha de canais de comercialização e estratégia de comunicação valorizados pelo consumidor de alimentos orgânicos Ana Raisa Paiva Mestranda em Agronegócios Contexto e Justificativas:

Leia mais

Consumidores de produtores orgânicos: quais são suas motivações?

Consumidores de produtores orgânicos: quais são suas motivações? Consumidores de produtores orgânicos: quais são suas motivações? Autores: Acadêmica - Tatiana Marcelino de Freitas Profa Andréa Cristina Trierweiller, Dra. Sumário Objetivo Introdução Revisão Bibliográfica

Leia mais

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS (FAE) NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso ALEXANDRE L. HÜNING

Leia mais

O composto de marketing e a oferta de alimentos orgânicos no Brasil

O composto de marketing e a oferta de alimentos orgânicos no Brasil O composto de marketing e a oferta de alimentos orgânicos no Brasil Jean Philippe Révillion ICTA/UFRGS CEPAN/UFRGS Perfil dos consumidores no Brasil (Cerveira e De Castro, 1999): O consumidor de produtos

Leia mais

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM ERAZO,Rafael de Lima ¹; PEREIRA,Henrique dos Santos ² 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, ra-fa-erazo@hotmail.com;

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS

COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS COMERCIALIZAÇÃO E DESTINO DE FRUTAS E HORTALIÇAS APÓS AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DE MUNICIPIOS PARAIBANOS Apresentação: Pôster Jairo Janailton Alves dos Santos 1 ; Jordânia Araújo 2 ; Vanessa da Costa Santos

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO

SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO Rosana Maria Pereira Silva 1* (IC), Nubia Francisca de Oliveira Prado 2 Franco Junior 3 (IC), Tereza Abujamra

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Consumo de Hortaliças em Belém do Pará

Consumo de Hortaliças em Belém do Pará Consumo de Hortaliças em Belém do Pará Adria Oliveira de Azevedo (1) ; Leidiane Ribeiro Medeiros (2) ; Michelle de Souza Borges (3) ; Rodrigo Fonseca Moraes (4) ; Jessivaldo Rodrigues Galvão (5) ;Sergio

Leia mais

Consumo de orgânicos na alimentação escolar no RS Giuliana Cadorin Bacharel em Políticas Públicas

Consumo de orgânicos na alimentação escolar no RS Giuliana Cadorin Bacharel em Políticas Públicas Consumo de orgânicos na alimentação escolar no RS Giuliana Cadorin Bacharel em Políticas Públicas O Estado possui papel preponderante tanto em relação aos mecanismos de aquisições públicas quanto ao incentivo

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN.

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN. ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN Eliseu Holz Tasso Orientador: Prof. Dr. João Armando Dessimon Machado Co-orientador:

Leia mais

Relatório das Atividades

Relatório das Atividades Relatório das Atividades - 2011 Este relatório tem o objetivo de apresentar aos associados e simpatizantes da ACOPA, as principais atividades da Associação no ano de 2011 no contexto de seus objetivos,

Leia mais

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura CI Orgânicos Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura O que são produtos orgânicos Os princípios agroecológicos contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e demais recursos naturais.

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Diagnóstico da comercialização de hortaliças no município de Bambuí-MG Roberta FONSECA ¹; Marcos Winícius Gonçalves de SOUZA²; Luciano Donizete GONÇALVES ³; Anderson Mendes ARAUJO 4. ¹ Estudante de Agronomia

Leia mais

AGENDA. O Programa RAMA. Introdução. Resultados Consumidores. Premiação. Desafios

AGENDA. O Programa RAMA. Introdução. Resultados Consumidores. Premiação. Desafios 22 FEVEREIRO 2017 AGENDA Introdução Resultados 2016 Consumidores Desafios O Programa RAMA Premiação INTRODUÇÃO Coordenação entre os Elos da Cadeia da Abastecimento FATURAMENTO DO VAREJO R$ 348,8 Bilhões

Leia mais

Painel: Normatização da Rotulagem Nutricional para a Indústria de Alimentos Tema: Proposta Modelo Rotulagem Nutricional Frontal Palestrante: ROGÉRIO

Painel: Normatização da Rotulagem Nutricional para a Indústria de Alimentos Tema: Proposta Modelo Rotulagem Nutricional Frontal Palestrante: ROGÉRIO Painel: Normatização da Rotulagem Nutricional para a Indústria de Alimentos Tema: Proposta Modelo Rotulagem Nutricional Frontal Palestrante: ROGÉRIO OLIVEIRA DE CASTRO VIEIRA O RÓTULO Toda e qualquer informação

Leia mais

Palavras-chave: Abate de animais. Serviço de Inspeção Municipal. SIM. Município.

Palavras-chave: Abate de animais. Serviço de Inspeção Municipal. SIM. Município. O Crescimento dos Abates Inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Osni Morinishi Rocha RESUMO Considerando a importância da produção pecuária com destaque para aves, bovinos e suínos para

Leia mais

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Juan Diego Ferelli de Souza Pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Desafios da Ovinocultura

Leia mais

CONVERSÃO DE CAFÉ CONVENCIONAL PARA CAFÉ ORGÂNICO

CONVERSÃO DE CAFÉ CONVENCIONAL PARA CAFÉ ORGÂNICO CONVERSÃO DE CAFÉ CONVENCIONAL PARA CAFÉ ORGÂNICO MAXIMIANO, A.R. 1 ; PIZOLATO NETO, A. 1 ; SILVEIRA, A.L.da 1 ; CAMARGOS, A.E.V. 1 ; SILVEIRA, L.H.da 1 ; SCHENKEL, C.A. 2 1 Estudante do Curso de Engenharia

Leia mais

POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL 1. INTRODUÇÃO

POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL 1. INTRODUÇÃO POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL TEIXEIRA, Sandro Silva 1 ; GOMES, Mario Conill 2 1 Instituto Federal Sul Rio Grandense- Curso de Eletromecânica

Leia mais

CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS 1. INTRODUÇÃO

CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS 1. INTRODUÇÃO CADEIA DO LEITE: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIRECIONADORES COMPETITIVOS MACHADO, Morgan Yuri Oliveira Teles 1 ; GOMES, Mário Conill 2 1 Programa de Pós-Graduação em Sistema de Produção

Leia mais

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES Dr. José Ricardo Peixoto Professor Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV Universidade de Brasília -

Leia mais

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Visita das merendeiras aos agricultores familiares D. Dalvacir e Claudino Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA O PROCESSO ADMINISTRATIVO E A TOMADA DE DECISÃO NA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR The administrative process and decision-making unit of agricultural production in the family farming s unit production

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle Naviraí, Agosto de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento.

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria:

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria: Consumo de produtos orgânicos no Brasil Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos Uma parceria: Metodologia 4 Regiões 9 Cidades 905 entrevistas Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre

Leia mais

DESTINO DAS SOBRAS DE ALIMENTOS DAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR

DESTINO DAS SOBRAS DE ALIMENTOS DAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR DESTINO DAS SOBRAS DE ALIMENTOS DAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR LUANA CAROLINE TREUK DA SILVA 1 ; TATIANA MARIN 2 RESUMO Objetivo: Identificar o destino dos alimentos que não são vendidos

Leia mais

20/08/2014. Índice de Confiança do Agronegócio. Parceiros: Pesquisa de campo: Motivações

20/08/2014. Índice de Confiança do Agronegócio. Parceiros: Pesquisa de campo: Motivações Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros: Pesquisa de campo: Motivações 1 Índice de Confiança do Agronegócio Brasileiro Motivações Medir, trimestralmente, as expectativas dos diferentes agentes do

Leia mais

BRASILEIRO Brazilian Agribusiness Cepea Report

BRASILEIRO Brazilian Agribusiness Cepea Report BOLETIM PIB do agronegócio MAIO/18 BRASILEIRO Brazilian Agribusiness Cepea Report Notas Metodológicas - BOLETIM CEPEA do Agronegócio Brasileiro BRAZILIAN AGRIBUSINESS CEPEA REPORT O Boletim PIB do Agronegócio

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros:

Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros: Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros: Pesquisa de campo: Motivações Índice de Confiança do Agronegócio Brasileiro Motivações Medir, trimestralmente, as expectativas dos diferentes agentes do agronegócio,

Leia mais

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil Experiências Minas Gerais / EMATER - MG Curitiba Junho de 2015 PRESENÇA NO ESTADO DE MINAS GERAIS 93% dos municípios mineiros Escritório Central em Belo Horizonte

Leia mais

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte PROJETO DE LEI Institui a Política Estadual de Incentivo a Produção Agroecológica pelos Agricultores Familiares. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Faço saber que o Poder Legislativo aprovou

Leia mais

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ORGÂNICOS DA CIDADE DE BOTUCATU 1INTRODUÇÃO

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ORGÂNICOS DA CIDADE DE BOTUCATU 1INTRODUÇÃO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ORGÂNICOS DA CIDADE DE BOTUCATU Thiago Pontes 1, Tamiris Cristina Oliveira de Andrade 2, Aline Aparecida de Oliveira Montanha 3 1 Discente do Curso de Tecnólogo em Agronegócio,

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DO NATAL/RN: UM OLHAR A PARTIR DO COMPORTAMENTO DOS PRODUTORES E CONSUMIDORES

CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DO NATAL/RN: UM OLHAR A PARTIR DO COMPORTAMENTO DOS PRODUTORES E CONSUMIDORES CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DO NATAL/RN: UM OLHAR A PARTIR DO COMPORTAMENTO DOS PRODUTORES E CONSUMIDORES Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza (1); Daniele Bezerra dos Santos (Orientadora)

Leia mais

O USO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS PARA GESTÃO HÍDICA NO SEMIÁRIDO

O USO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS PARA GESTÃO HÍDICA NO SEMIÁRIDO O USO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS PARA GESTÃO HÍDICA NO SEMIÁRIDO José Adailton Lima Silva¹; Monalisa Cristina Silva Medeiros²; Laíse Nascimento Cabral³; Thais Mara Souza Pereira 4 ; Vera Lucia Antunes de

Leia mais

INTRODUÇÃO. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN

INTRODUÇÃO. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN ÁREA TEMÁTICA: 1 ( x ) TRABALHO PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO (PEES): UM ESTUDO DE MICROAMBIENTE DA REDE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA DA ASSOCIAÇÃO TRÊS LAGOAS EM CASTRO-PR Luciane

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS BATISTA DE LIMA, Damião 1 SOUZA GONDIM, Perla Joana de 3 SÁ MELO, Raylson de 1 MELO SILVA, Silvanda

Leia mais

AZEITE DE OLIVA: ESTUDOS COM CONSUMIDORES RESUMO

AZEITE DE OLIVA: ESTUDOS COM CONSUMIDORES RESUMO AZEITE DE OLIVA: ESTUDOS COM CONSUMIDORES Bruna G. de MELO¹; Natali A BRANDÃO²; Mariana B L DUTRA³ RESUMO O estudo do perfil do consumidor é uma ferramenta importante na determinação de suas potencialidades.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL HÁBITOS ALIMENTARES DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO LOURENÇO DO SUL - RS Kateline Tubino Martins Orientadora:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS.

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. NOME DO ALUNO: NÁSTIA DUARTE GARCIA Orientador: Prof. Dr. Alberto Bracagioli

Leia mais

Grandes números (2003 a 2014)

Grandes números (2003 a 2014) Grandes números (2003 a 2014) 4,4 mi t de alimentos adquiridas R$ 5,8 bi Para aquisição de alimentos Hábitos alimentares saudáveis 3 mil itens alimentícios adquiridos Mais de 380 mil agricultores fornecedores

Leia mais

Reflexões sobre nutrição em unidades de alimentação e nutrição

Reflexões sobre nutrição em unidades de alimentação e nutrição ENTREVISTA Reflexões sobre nutrição em unidades de alimentação e nutrição Entrevista com Rossana Pacheco da Costa Proença 1 Daisy Blumenberg Wolkoff Professora adjunta no Departamento de Nutrição Aplicada/

Leia mais

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr.

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. MEIRA, Suzana G. UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão suzanagmeira@hotmail.com CANDIOTTO,

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Campanha de sensibilização do pnase

Campanha de sensibilização do pnase São Tomé, 28 de Fevereiro de 2017. Campanha de sensibilização do pnase Em alusão a 1 de Março, Dia Africano da Alimentação Escolar, o Ministério da Educação Cultura de São Tomé e Príncipe dá início à campanha

Leia mais

COMPARAÇÃO DE PREÇO DAS SACOLAS ENTREGUES NO GRUPO COMÉRCIO JUSTO DA UEPG E SUPERMERCADOS DE PONTA GROSSA (PR)

COMPARAÇÃO DE PREÇO DAS SACOLAS ENTREGUES NO GRUPO COMÉRCIO JUSTO DA UEPG E SUPERMERCADOS DE PONTA GROSSA (PR) 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO COMPARAÇÃO DE PREÇO

Leia mais

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2 INFLUÊNCIA DA PÓS-COLHEITA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA EM MICRORREGIÕES DA PARAÍBA, E SUA IMPORTÂNCIA NA RENDA FAMILIAR DOS COOPERADOS DA COAPRODES SOUSA 1, Solange SILVA 2, Ridevaldo Bernardo

Leia mais

CONSUMO DE ALIMENTOS: CONVENCIONAIS X HIDROPÔNICOS X ORGÂNICOS. Apresentação: Pôster

CONSUMO DE ALIMENTOS: CONVENCIONAIS X HIDROPÔNICOS X ORGÂNICOS. Apresentação: Pôster CONSUMO DE ALIMENTOS: CONVENCIONAIS X HIDROPÔNICOS X ORGÂNICOS Apresentação: Pôster Carmem Sara Pinheiro de Oliveira 1 ; Allison Ferreira de Lima 2 Introdução A cada dia que passa o consumidor se torna

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

CONSUMO DE ALIMENTOS CONGELADOS POR INDIVÍDUOS FREQUENTADORES DE SUPERMERCADOS

CONSUMO DE ALIMENTOS CONGELADOS POR INDIVÍDUOS FREQUENTADORES DE SUPERMERCADOS CONSUMO DE ALIMENTOS CONGELADOS POR INDIVÍDUOS FREQUENTADORES DE SUPERMERCADOS PAZ, E. S. 1 ; VITOR, C. T. S. 2 ; FERNANDES, J. 3 ; MARTINEZ, M. 4 ; PALOMINO, M. 5 1 Acadêmica de Nutrição-Universidade

Leia mais

Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG

Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG Caracterização da produção de hortaliças no município de Bambuí MG Sylmara SILVA ¹; Raul Magalhães FERRAZ ¹ ; Luiz Fernando Ghetti PEREIRA ¹; Luciano Donizete GONÇALVES ² ¹ Aluno do curso de Agronomia

Leia mais

PERFIL DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: ESTILOS DE VIDA EGO TRIP E ECOLOGICO TRIP 1

PERFIL DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: ESTILOS DE VIDA EGO TRIP E ECOLOGICO TRIP 1 1 PERFIL DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: ESTILOS DE VIDA EGO TRIP E ECOLOGICO TRIP 1 Chiara Munaro 2 ; Romilda de Souza Lima 3 INTRODUÇÃO A busca por um estilo de vida saudável

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS ECOLÓGICOS DE TURVO (AGAECO)

POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS ECOLÓGICOS DE TURVO (AGAECO) POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS ECOLÓGICOS DE TURVO (AGAECO) RESUMO: O presente trabalho traz uma reflexão sobre a Polít (AGAECO). A

Leia mais

Consumidores de Produtos Orgânicos em Vitória da Conquista, Bahia

Consumidores de Produtos Orgânicos em Vitória da Conquista, Bahia Consumidores de Produtos Orgânicos em Vitória da Conquista, Bahia Salvador D. P. Trevizan[a] salvador@uesc.br Aroldo Dias Casemiro[b] aroldodc@gmail.com [a] Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),

Leia mais

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural 7º Seminário Estadual de Agricultura O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural Deputado Estadual José Milton Scheffer Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALESC Território

Leia mais

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Apresentação - Embrapa Movimento dos Pequenos Agricultores Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM SISTEMA CAMPONÊS DE PRODUÇÃO: Sustentabilidade da Agricultura Camponesa

Leia mais

Promoción al consumo de frutas y hortalizas en Latinoamérica

Promoción al consumo de frutas y hortalizas en Latinoamérica TALLER Montevideo 22 de mayo de 2007 Promoción al consumo de frutas y hortalizas en Latinoamérica Presentación de caso: Brasil Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo USP/ESALQ Departamento de Produção Vegetal

Leia mais

Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim

Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim Equipe de pesquisadores sobre Agricultura Urbana da Estação de Pesquisa Urbana M Boi -

Leia mais

Feiras Afro: análise de um mercado emergente no Rio de Janeiro

Feiras Afro: análise de um mercado emergente no Rio de Janeiro Feiras Afro: análise de um mercado emergente no Rio de Janeiro O presente estudo tem como finalidade realizar uma análise do atual mercado de feiras afro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. ...

Leia mais

AS DIFICULDADES DE PRODUTORES RURAIS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS NO MUNICIPIO DE SUMÉ-PB RESUMO

AS DIFICULDADES DE PRODUTORES RURAIS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS NO MUNICIPIO DE SUMÉ-PB RESUMO AS DIFICULDADES DE PRODUTORES RURAIS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS NO MUNICIPIO DE SUMÉ-PB Khyson Gomes Abreu; Iracema de Azevedo Monte Paiva (1); Nubiana da Costa Benedito (2); Carina

Leia mais

Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação. Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias

Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação. Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias PARA O SEU NEGÓCIO CRESCER AINDA MAIS: INOVAÇÃO No mercado atual, com consumidores

Leia mais

Evolução do Mercado de Pequenas Frutas no Brasil

Evolução do Mercado de Pequenas Frutas no Brasil Evolução do Mercado de Pequenas Frutas no Brasil Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida Engenheiro Agrônomo, Dr. Centro de Qualidade em Horticultura - CEAGESP Centro de Qualidade em Horticultura TENDÊNCIAS

Leia mais

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto A Pesquisa, na área de Marketing, pode ser Pura ou Aplicada.. Tipologia de Pesquisa para Marketing 1. Básica, Pura, Fundamental:

Leia mais

Agricultura Urbana na cidade de São Paulo: uma análise exploratória dos distritos de Parelheiros e Marsilac

Agricultura Urbana na cidade de São Paulo: uma análise exploratória dos distritos de Parelheiros e Marsilac Agricultura Urbana na cidade de São Paulo: uma análise exploratória dos distritos de Parelheiros e Marsilac Gisleine S. Cunha Zeri Disciplina: População, Espaço e Ambiente Setembro 2018 Objetivos Análise

Leia mais

CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS.

CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS. CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS. Danielle Batista de Moraes, Fernanda Paula França Ataíde, Drª Mariana Cunha

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

Alimentação Escolar Saudável

Alimentação Escolar Saudável Alimentação Escolar Saudável A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde em todo o mundo. A obesidade infantil cresceu cinco vezes nos últimos 10 anos no mundo. Três milhões de pessoas

Leia mais

Café Orgânico inclusão financeira e extensão tecnológica

Café Orgânico inclusão financeira e extensão tecnológica Café Orgânico inclusão financeira e extensão tecnológica Nome Programa de apoio financeiro e tecnológico a produção de café orgânico no Estado de Chiapas México O Programa de apoio financeiro e tecnológico

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG Vol. 03 N. 06 (2017) 0841-0845 doi: 10.18540/jcecvl3iss6pp0841-0845 OPEN ACCESS CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG CHARACTERIZATION OF THE CONSUMER MARKET FOR

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 07 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms.

Pesquisa de Mercado. 07 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms. Pesquisa de Mercado 07 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms. O que é? É o estudo de uma situação do mercado por meio do qual ultrapassamos a informação simples que chega

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros:

Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros: Índice de Confiança do Agronegócio Parceiros: Pesquisa de campo: Motivações Índice de Confiança do Agronegócio Brasileiro Motivações Medir, trimestralmente, as expectativas dos diferentes agentes do agronegócio,

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO ALUNA: Pâmela de Paula Orientador: Prof. Dr. Leonardo Xavier da Silva Coorientador: Tutor Ms. Eduardo

Leia mais

2. Revisão de literatura. 3. Justificativa. 4. Formulação do problema. 5. Determinação de objetivos. 6. Metodologia. 7.

2. Revisão de literatura. 3. Justificativa. 4. Formulação do problema. 5. Determinação de objetivos. 6. Metodologia. 7. METODOLOGIA Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Universidade

Leia mais

Os mercados institucionais: mecanismos e modalidades de compras públicas

Os mercados institucionais: mecanismos e modalidades de compras públicas Os mercados institucionais: mecanismos e modalidades de compras públicas Lecian Gilberto Conrad Especialista em cooperativismo e Consultor em Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. leciangilberto@yahoo.com.br

Leia mais

FORTALECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA AGROECOLÓGICA DE SOLÂNEA - PB

FORTALECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA AGROECOLÓGICA DE SOLÂNEA - PB FORTALECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA AGROECOLÓGICA DE SOLÂNEA - PB DANTAS 1, Severino Ranielson Cunha CCHSA/DCSA/PROBEX ALMEIDA 2, Milene Félix de CCHSA/DCSA/PROBEX RESUMO As feiras

Leia mais

O PROGRAMA DE MICROCRÉDITO RURAL AGROAMIGO NA BUSCA PELA MELHORIA NA RENDA E NAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO - PB

O PROGRAMA DE MICROCRÉDITO RURAL AGROAMIGO NA BUSCA PELA MELHORIA NA RENDA E NAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO - PB UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO O PROGRAMA DE MICROCRÉDITO RURAL AGROAMIGO NA BUSCA PELA MELHORIA

Leia mais

5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL

5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

PERFIL DO CONSUMIDOR DAS FEIRAS MUNICIPAIS DE PALMAS - TO

PERFIL DO CONSUMIDOR DAS FEIRAS MUNICIPAIS DE PALMAS - TO PERFIL DO CONSUMIDOR DAS FEIRAS MUNICIPAIS DE PALMAS - TO Nome dos autores: Grécia da Conceição Reis; Daniela Barbosa de Macedo; Samita Cristina Coelho; Paulo de Tarso da Silva; Clauber Rosanova. Grécia

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ. Relato de Experiência

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ. Relato de Experiência A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ Relato de Experiência Jean Carlos Tarcísio Vanderlinde Rafael Lucas Alves Ferreira Resumo

Leia mais

PERCEPÇÃO ACERCA DO CONSUMO DE PRODUTOS HORTIFRUTÍCOLAS PELOS ACADÊMICOS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO

PERCEPÇÃO ACERCA DO CONSUMO DE PRODUTOS HORTIFRUTÍCOLAS PELOS ACADÊMICOS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO PERCEPÇÃO ACERCA DO CONSUMO DE PRODUTOS HORTIFRUTÍCOLAS PELOS ACADÊMICOS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO VANESSA LUIZA LANGER 1,2*, GABRIELA CULAO 1,3, DÉBORA BETEMPS 1,4 1 Universidade Federal da Fronteira

Leia mais

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA Moisés de Souza Modesto Júnior 1, Raimundo Nonato Brabo Alves 2 1 Eng. Agrôn.

Leia mais

Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU

Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU C o o rdenação: Helena Martins Gonçalves Profe s s o ra A s s o c i a d a d o ISEG N ovembro 2 0 17 Agenda 1. Objetivos do estudo de mercado

Leia mais

5 Conclusão. b) Descrever as características pessoais dos consumidores de produtos orgânicos.

5 Conclusão. b) Descrever as características pessoais dos consumidores de produtos orgânicos. 5 Conclusão O presente capítulo tem como finalidade apresentar as conclusões do trabalho, conforme os resultados obtidos através da análise descritiva dos questionários, os testes estatísticos e a revisão

Leia mais

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO-SP

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO-SP UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO-SP RAPASSI, R.M.A. 1 TARSITANO, R.A. 2 PROENÇA, E.R. 1 COSTA, S.M.A.L. 1 RESUMO: Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E RENDA: O CASO DE PROCESSAMENTO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA BASSANO/RS ROBERTO TEBALDI Orientadora: Prof. Dra. Tatiana Mota Miranda Coorientadora: Judit Herrera Ortuño Camargo,

Leia mais

PROJETO ESPECIAL COTA MÁSTER VIA LÁCTEA

PROJETO ESPECIAL COTA MÁSTER VIA LÁCTEA PROJETO ESPECIAL COTA MÁSTER VIA LÁCTEA PÚBLICO CANAL RURAL Com uma presença no Brasil de 46 MILHÕES de domicílios, o Canal Rural tem a maior eficácia na informação para o produtor rural, conforme dados

Leia mais

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC,

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC, a2cpb@cav.udesc.br Daiane de Souza Bueno, acadêmica de Agronomia, CAV UDESC, dayah_bueno@hotmail.com

Leia mais

1.1 O cenário. Acesso em: 20 nov Site IBGE: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=330580#>.

1.1 O cenário. Acesso em: 20 nov Site IBGE: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=330580#>. 1 Introdução Apresenta-se aqui dissertação de mestrado sobre o papel do empreendedorismo na produção rural de baixa renda e suas limitações de consumo familiar e da produção rural. É importante ressaltar

Leia mais

QUAL A ACEITABILIDADE DA COMUNIDADE EM GERAL AO CONCEITO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

QUAL A ACEITABILIDADE DA COMUNIDADE EM GERAL AO CONCEITO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS QUAL A ACEITABILIDADE DA COMUNIDADE EM GERAL AO CONCEITO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ROSA, Ana Paula 1 ; SANTOS, Bruno 2 ; DAL FORNO, Carlos 3 ; BORBA, Dalciomar 4 RESUMO Inserido no contexto de sustentabilidade,

Leia mais

Cota Master 2ª Edição

Cota Master 2ª Edição Cota Master 2ª Edição De acordo com a pesquisa da ABMR&A 2017, dos produtores e pecuaristas que assistem TV especializada em agronegócio, + de 74% assistem Canal Rural. Segundo a pesquisa da ABMR&A 2017,

Leia mais

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Organic market of Paraíba state: characterization of production and level of public consumption CAVALCANTI,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG.

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE MONTE ALVERNE, MUNICÍPIO DE MIRADOURO- MG. Phillip de Alcântara GARCIA (1)*; João Batista Lúcio CORRÊA. (1) Instituto Federal

Leia mais

Divisão Agronegócio - 07/09/2018

Divisão Agronegócio - 07/09/2018 Divisão Agronegócio - 07/09/2018 Criada em 2015, a ASTECH é uma empresa de base tecnológica, localizada no Distrito de Correas, na Cidade de Petrópolis/RJ, especializada no desenvolvimento de produtos

Leia mais

Potencialidade dos alimentos orgânicos na cidade de Cruz das Almas, Bahia. Potential of organic food in the town of Cruz das Almas, Bahia

Potencialidade dos alimentos orgânicos na cidade de Cruz das Almas, Bahia. Potential of organic food in the town of Cruz das Almas, Bahia 14507 - Potencialidade dos alimentos orgânicos na cidade de Cruz das Almas, Bahia Potential of organic food in the town of Cruz das Almas, Bahia SILVA, Rodrigo França da 1 ; PASSOS, Danilo dos Reis Cardoso

Leia mais