1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa."

Transcrição

1 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. - Convenção coletiva: Sindicato dos empregados negociando com o Sindicato dos Empregadores. Para toda uma categoria. Quando frustrada ambas teríamos uma possibilidade de arbitragem para tentar solucionar este litígio. E quando esta não for optada pelas partes é que surge o dissídio coletivo que se trata da negociação coletiva frustrada. 2. Dissídio Coletivo do Trabalho: - Direito individual: Disposições previstas tanto na legislação trabalhista, como no contrato de trabalho, que regulam o contrato individual de trabalho. - Direito administrativo. - Direito processual do trabalho. Fonte de Direito Coletivo Art. 8 1 CF Principais diretrizes em relação ao direito coletivo do trabalho. 1 Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical; II - é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município; III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas; IV - a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei; V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

2 2 Princípios do Direito Coletivo: - Liberdade Sindical: Livre criação de sindicato. Não é necessária autorização do Estado para criar um sindicato. A principal diferença entre sindicato e associação é que, esta representa apenas os seus filiados (associados), enquanto naquele, a representação é em relação a determinado interesse da categoria. Exige-se o registro no órgão competente. - Principio da unicidade sindical: Um único sindicato para cada categoria para uma única base territorial. Chama-se base territorial a área de atuação de um sindicato, e nessa base o sindicato atua com exclusividade. Entidade sindical: - Sindicato: Base territorial mínima (Município). Cinco Sindicatos da mesma categoria podem formar uma Federação. - Federação: Estado. Três Federações podem formar uma Confederação. - Confederação: Nacional Confederação e Federação são entidades sindicais de grau superior. Central sindical: - CUT, CGT, Força Sindical, etc. Associação de entidades sindicais. As centrais sindicais não possuem o poder (legitimidade) de representar a categoria. Portanto, apenas as Entidades Sindicais tem poder para fazer acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios coletivos. VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais; VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

3 3 As centrais sindicais são financiadas por contribuição sindical, podendo estas, serem identificadas como órgão de atuação política. - Art. 511 CLT: Art É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos ou profissionais liberais exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividades ou profissões similares ou conexas. 1º A solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constitue o vínculo social básico que se denomina categoria econômica. 2º A similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas, compõe a expressão social elementar compreendida como categoria profissional. 3º Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares. - 1 : categoria Econômica Empregador, Patronal. - 2 : categoria Profissional Empregados, Trabalhadores ou Obreiros. - 3 : categoria Diferenciada Profissão Regulamentada, exemplo, vigilante ou vigia. Fazem parte de uma mesma categoria, aqueles que, possuem atividades idênticas, similares e conexas. Súmula TST Quando o empregador está obrigado a cumprir as disposições de norma coletiva de uma categoria diferenciada. Fontes de receita dos sindicatos: - Contribuição sindical/ Imposto Sindical / Contribuição Sindical propriamente dita: Prevista na CF art. 8, IV, parte final, como sendo a contribuição prevista em lei. Não poderia ser chamado de imposto, pois o valor arrecadado é vinculado. Financia todas as entidades Sindicais e as centrais sindicais. 2 Súmula 374 TST: Empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria.

4 4 É chamado de imposto sindical, pois é compulsória, todo empregado e todo empregador são obrigados a efetuar o pagamento desta contribuição. Ex: Em relação ao empregado 1 dia de trabalho pago uma vez por ano. - Contribuição Confederativa: Art. 8, primeira parte da CF. Instituída pela Assembléia Geral, revertida para a categoria profissional. Súmula STF Somente os filiados. Oposição. Quem não for filiado não é obrigado a pagar contribuição confederativa. Direito de - Contribuição Assistencial: O TRT da 4ª Região entende que essa contribuição é devida por todos os membros da categoria econômica. O TST entende que só é obrigado a pagar quem quer pagar, pois se pode exercitar o Direito de Oposição. A contribuição assistencial tem como fonte, acordo coletivo, convenção coletiva e dissídio coletivo. - Mensalidade: Só é devida por quem for associado. O fato da pessoa não ser associada não perde o direito de ser representada. 3. Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo: Art. 114, 1, 2, 3, CF: 1º - Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros. 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito. 3 Súmula 666 STF: A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo.

5 5 - Acordo coletivo. - Convenção coletiva. Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros (MPT). Não obtendo êxito em arbitragem, ocorre o ajuizamento do dissídio coletivo, perante o TRT ou TST. O 2 trata do comum acordo. O Dissídio coletivo tem natureza: - Econômica: cláusulas para contrato de trabalho. - Jurídica: interpretar disposições de dissídio coletivo. 3 : se não tiver comum acordo entre as partes o MPT, em caso de greve em atividade essencial pode ajuizar dissídio coletivo. TRT da 4ª Região Dispensa o comum acordo. O não comparecimento do Sindicato Patronal em dissídio coletivo não gera os efeitos da confissão ficta, pois não se trata de matéria de fato, mas sim, de matéria de direito. O TRT entende que o não comparecimento do Sindicato Patronal para justificação de não comum acordo importa no comum acordo tácito. O TST considera que a simples manifestação de ausência de comum acordo impede o ajuizamento do Dissídio Coletivo. Da decisão do TRT cabe Recurso Ordinário para o TST. - Art , CLT Legitimados para ajuizar o Dissídio Coletivo Regra. 4 Art Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação.

6 6 - Art. 857, parágrafo único 5, CLT federação e na falta desta confederação. - Art , CLT em caso de suspensão do trabalho (greve). Presidente, Procuradoria da Justiça do Trabalho (MPT) art. 114, 3 7, CF. - Art , CLT Quorum para aprovação em Assembléia Geral: - 1ª convocação aprovação por 2/3 dos associados. - 2ª convocação aprovação de 2/3 dos presentes. Procedimento - art. 860 e seguintes: Dissídio Coletivo nunca poderá ser ajuizado em Vara do Trabalho, mas a audiência poderá ser realizada perante uma Vara do Trabalho (art , CLT). Na audiência o Sindicato poderá ser representado por preposto com conhecimento do dissídio (art ). Início da vigência da sentença normativa art. 867, parágrafo único 11, CLT: 5 Art Parágrafo único. Quando não houver sindicato representativo da categoria econômica ou profissional, poderá a representação ser instaurada pelas federações correspondentes e, na falta destas, pelas confederações respectivas, no âmbito de sua representação. 6 Art A instância será instaurada mediante representação escrita ao Presidente do Tribunal. Poderá ser também instaurada por iniciativa do presidente, ou, ainda, a requerimento da Procuradoria da Justiça do Trabalho, sempre que ocorrer suspensão do trabalho. 7 Art. 114, 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) 8 Art A representação dos sindicatos para instauração da instância fica subordinada à aprovação de assembléia, da qual participem os associados interessados na solução do dissídio coletivo, em primeira convocação, por maioria de 2/3 (dois terços) dos mesmos, ou, em segunda convocação, por 2/3 (dois terços) dos presentes. 9 Art Quando o dissídio ocorrer fora da sede do Tribunal, poderá o presidente, se julgar conveniente, delegar à autoridade local as atribuições de que tratam os arts. 860 e 862. Nesse caso, não havendo conciliação, a autoridade delegada encaminhará o processo ao Tribunal, fazendo exposição circunstanciada dos fatos e indicando a solução que lhe parecer conveniente. 10 Art É facultado ao empregador fazer-se representar na audiência pelo gerente, ou por qualquer outro preposto que tenha conhecimento do dissídio, e por cujas declarações será sempre responsável. 11 Art Parágrafo único - A sentença normativa vigorará: a) a partir da data de sua publicação, quando ajuizado o dissídio após o prazo do art. 616, 3º, ou, quando não existir acordo, convenção ou sentença normativa em vigor, da data do ajuizamento;

7 7 Dissídio em vigor, duas possibilidades: Ajuizamento antes e ajuizamento depois de 60 dias. Sempre que for ajuizado dissídio após os 60 dias para acabar o dissídio antigo ou após findado o prazo do dissídio (prazo máximo de 4 anos), a vigência começa na data da publicação (art. 867, 1ª parte). Na segunda parte depois da vigência do dissídio coletivo, início da vigência na data do ajuizamento (efeito ex tunc ). Se ajuizado antes dos 60 dias para o final do dissídio coletivo, a data da vigência começa no primeiro dia após o término do dissídio anterior (alínea b ). Como regra, acordo, convenção ou dissídio só produzirão efeitos durante o prazo de sua vigência. Existe a exceção de eficácia após a vigência em relação ao direito adquirido. Por exemplo, quando estabelecido em uma cláusula que a gestante terá uma estabilidade por 7 meses após o parto. Esta emprega comprovou a gravidez dentro do prazo de convenção, acordo ou dissídio, e o parto veio a ocorrer após o prazo. Assim, ela adquiriu o direito de ter 7 meses de estabilidade após o parto que será exercido após o prazo de vigência. Existe a possibilidade de estender as cláusulas de um dissídio coletivo para outros empregados (art CLT). Necessidade de convalidação nos termos do art CLT. vigência. É possível a revisão do Dissídio coletivo Art , CLT, após um ano de sua b) a partir do dia imediato ao termo final de vigência do acordo, convenção ou sentença normativa, quando ajuizado o dissídio no prazo do art. 616, 3º. 12 Art A decisão sobre novas condições de trabalho poderá também ser estendida a todos os empregados da mesma categoria profissional compreendida na jurisdição do Tribunal: a) por solicitação de 1 (um) ou mais empregadores, ou de qualquer sindicato destes; b) por solicitação de 1 (um) ou mais sindicatos de empregados; c) ex officio, pelo Tribunal que houver proferido a decisão; d) por solicitação da Procuradoria da Justiça do Trabalho. 13 Art Para que a decisão possa ser estendida, na forma do artigo anterior, torna-se preciso que 3/4 (três quartos) dos empregadores e 3/4 (três quartos) dos empregados, ou os respectivos sindicatos, concordem com a extensão da decisão. 14 Art Decorrido mais de 1 (um) ano de sua vigência, caberá revisão das decisões que fixarem condições de trabalho, quando se tiverem modificado as circunstâncias que as ditaram, de modo que tais condições se hajam tornado injustas ou inaplicáveis.

8 8

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 7 Profª. Liz Rodrigues - Direitos coletivos dos trabalhadores (art. 8º a 11 da CF/88): - liberdade sindical e substituição processual; - direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIR. COLETIVO DO TRABALHO DIR. COLETIVO DO TRABALHO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIREITO COLETIVO DO TRABALHO: os sujeitos são os Sindicatos. *DISSÍDIO COLETIVO:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA

FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA Distinções entre as relações coletivas e as relações individuais de trabalho a) Critério rio relativo aos sujeitos

Leia mais

A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame.

A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame. A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA ATUAL LEGISLAÇÃO ORDINÁRIA DÉCADA DE 30 VIGENTE Art. 511. É lícita a associação para fins de estudo, defesa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio coletivo e modalidades Parte I Prof. Cláudio Freitas - Dissídio coletivo: ação judicial especial em que figuram como partes

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II Aula 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. MARIA INÊS GERARDO www.mariainesgerardo.com.br Conteúdo Programático desta aula O Direito

Leia mais

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Constitucional Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Direitos sociais coletivos dos trabalhadores Art. 8º É livre a associação profissional ou

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff - Direito de associação sindical: Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

PEC 369/2005 Poder Executivo

PEC 369/2005 Poder Executivo PEC 369/2005 Poder Executivo Dá nova redação aos arts. 8o, 11, 37 e 114 da Constituição. Art. 1o Os arts. 8o, 11, 37 e 114 da Constituição passam a vigorar com a seguinte redação: Art. 8o É assegurada

Leia mais

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; P A R E C E R ASSOCIAÇÕES DE PILOTOS NATUREZA JURÍDICA FUNDAMENTOS LEGAIS PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA UNICIDADE DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ARTIGO 8º. DA CF/88 DECRETO-LEI Nº 1.402, DE 5 DE JULHO DE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Natureza jurídica - Organização: estrutura e unicidade CRFB. Art. 8º (...) II - é vedada a criação de mais de uma organização

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia Demais benefícios ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO O Adicional de Qualificação AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma: I -

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DIREITO COLETIVO *Histórico *Denominação *Conceito: segmento do Direito do Trabalho que regula a organização sindical, a negociação coletiva e os instrumentos normativos decorrentes e a greve (Gustavo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Origem Direito Coletivo do Trabalho - Princípios a) Liberdade associativa: positiva e negativa. Desvinculação e devido processo

Leia mais

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar Direito Constitucional Prof. André Vieira TRE-Brasil Direito Constitucional Prof. André Vieira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I o

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Prof.ª Eliane Conde Competência Material A competência em razão da matéria é definida em função da natureza da lide descrita na peça inaugural,

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto. Parecer Jurídico nº 14/2015 Interessado: CAU/DF. Assunto: Questionamento sobre a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical Ementa: Direito Administrativo. Questionamento sobre a obrigatoriedade

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Competência Material da Justiça do Trabalho Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO SINDICAL O sistema sindical previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º, estabelece diretrizes baseadas nos seguintes

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde - Legitimidade e interesse: A titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, pois a eles cabe decidir sobre a oportunidade

Leia mais

DIREITO COLETIVO (conceito)

DIREITO COLETIVO (conceito) Aula 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Aula 14 - Os conflitos coletivos de trabalho: formas de solução dos conflitos coletivos de

Leia mais

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF.

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS AS TRÊS DIMENSÕES QUE ESTRUTURAM A ATIVIDADE SINDICAL A associação sindical A negociação coletiva

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, lazer, segurança, previdência social,

DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, lazer, segurança, previdência social, DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical 2009 Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais Módulo VI Legislação Sindical Iconografia: Conceitos e pontos de vista Organograma e Fluxograma Exemplos e exposições Comparação Atores e responsáveis

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 Publicada em 1º de março de 2019, a Medida Provisória nº 873/19 promoveu alterações em dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho no que pertine à contribuição sindical,

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO TEMA: PRINCÍPIOS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO PROCESSUAL O QUE É? EXEMPLOS: Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento

Leia mais

Direito Coletivo. Paula Freire 2015

Direito Coletivo. Paula Freire 2015 Direito Coletivo Paula Freire 2015 Conceito É o segmento do Direito do Trabalho encarregado de tratar da organização sindical, da negociação coletiva, dos contratos coletivos, da representação dos trabalhadores

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: REPRESENTANTE NO LOCAL DE TRABALHO FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar

Leia mais

Associação ou Sindicatos: Qual a diferença entre estas duas entidades. O que são os SINDICATOS

Associação ou Sindicatos: Qual a diferença entre estas duas entidades. O que são os SINDICATOS Associação ou Sindicatos: Qual a diferença entre estas duas entidades O que são os SINDICATOS Pp Antonieta Rosalina da Silva Salvador CRPP SINDICAL - Nº 010 Graduada em Letras pela UNIFACS, Teologia Bacharelado

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues 1939 - Instituída 1946 - Integrada ao Poder judiciário 1988 - CF/88 Arts. 111 a 116 EC 24/99 Extinção dos Classistas EC 45/04 Nova competência Art. 111 da CF/88: São órgãos da

Leia mais

RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito

RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito A GREVE NO DIREITO BRASILEIRO Editora LTr São Paulo, 2006 CATALOGAÇÃO NA FONTE Melo, Raimundo Simão de A greve no direito brasileiro/

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas - LC 75/93 Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I I N T R O D U Ç Ã O C AT E G O R I A S ( E C O N Ô M I C A - P R O F I S S I O N A L - D I F E R E N C I A D A ) L I B E R D A D E / U N I C I D A D E / P L U R A L I D

Leia mais

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO DA COMPETÊNCIA MATERIAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO Objetivos da disciplina conteúdo programático

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: NÃO DEVE SER USADO COMO CONTEÚDO DE ESTUDO, NÃO DEVE SER

Leia mais

4ª SÉRIE ZAC POR DENTRO DO NOVO REGISTRO SINDICAL

4ª SÉRIE ZAC POR DENTRO DO NOVO REGISTRO SINDICAL 4ª SÉRIE ZAC POR DENTRO DO NOVO REGISTRO SINDICAL 03 de maio de 2019 3/4 SÉRIE 3/4 TEMA: TRAMITAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E DO REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES SINDICAIS - CNES INTRODUÇÃO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Estabilidade e garantias provisórias no emprego Prof. Cláudio Freitas - Estabilidade (definitiva) x garantia provisória no emprego.

Leia mais

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Mestre e Doutor em Direito. Desembargador Federal do Trabalho Professor de DPT e Direitos Humanos Sociais Metaindividuais

Leia mais

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Com o advento da Lei nº. 13.467/2017, que introduziu no ordenamento jurídico nacional a malfadada Reforma Trabalhista, foram substancialmente alteradas

Leia mais

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS JUDICIAIS

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS JUDICIAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVOS E JUDICIAIS Remédios constitucionais administrativos São a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: Direito de petição: o direito de petição

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Sociais Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS SOCIAIS Os artigos 6º ao 11 da Constituição Federal consagram vários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC dando continuidade à Série ZAC Verás que um filho teu não foge à luta, disponibiliza

Leia mais

Do Ministério Público do Trabalho

Do Ministério Público do Trabalho Direito Processual do Trabalho Do Ministério Público do Trabalho Ministério Público Nos termos do art. 127 da CRFB/1988, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional

Leia mais

Direitos Sociais. Profª Bruna Vieira

Direitos Sociais. Profª Bruna Vieira Direitos Sociais Profª Bruna Vieira Recordando... Teoria geral Gerações ou dimensões dos direitos fundamentais: 2.1. 1ª Geração: consubstancia-se fundamentalmente nas liberdades públicas. Finalidade: limitar

Leia mais

Sindicato e Organização das OCEMG

Sindicato e Organização das OCEMG Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de MG - OCEMG Funções do sindicato patronal: Assistencial: no âmbito dos sindicatos patronais, essencialmente, e a assessoria na área jurídica e econômica.

Leia mais

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art. 1 1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.8º, inciso IV, CF; 3. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL: art. 513, l, e, da

Leia mais

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES O Direito Coletivo do Trabalho tem como figura principal o sindicato, cuja finalidade é a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho A greve no Direito Brasileiro. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Conceito - Legislação CRFB/88. Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores

Leia mais

Cartilha de Contribuição

Cartilha de Contribuição Cartilha de Contribuição 1) O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL? É a principal fonte de custeio das entidades sindicais. Ela objetiva o fortalecimento das empresas que representa, pois financia as diversas

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista Processo nº 0000506-63.2013.5.15.0038 RTOrd C O N C L U S Ã O Nesta data, faço conclusos os presentes

Leia mais

V JORNADA JURÍDICA CNTQ Nova Iguaçu RJ - 30 e 31/10 e 1/11/2014

V JORNADA JURÍDICA CNTQ Nova Iguaçu RJ - 30 e 31/10 e 1/11/2014 V JORNADA JURÍDICA CNTQ Nova Iguaçu RJ - 30 e 31/10 e 1/11/2014 1) Precedente Normativo 119 do TST Sumula 666, do STF 2) Orientação Jurisprudencial n 419, da SDC 1 3) A terceirização e a ação em trâmite

Leia mais

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04 Direitos Sociais. Questão 01 ESAF / ATRFB - 2012 O texto constitucional prevê o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço à categoria dos trabalhadores domésticos. Questão 02 ESAF / ATRFB - 2012

Leia mais

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Direito Constitucional Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Justiça do Trabalho CF. Art. 111 São órgãos da Justiça do Trabalho: I o Tribunal Superior do Trabalho; II os Tribunais Regionais do Trabalho;

Leia mais

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho.

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. O artigo 114 da Constituição Federal traz que o Poder Judiciário Trabalhista também deve julgar...outras controvérsias

Leia mais

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611: Conceito Entende-se por Convenção Coletiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas.

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. As contribuições cobradas pelos Sindicatos são motivos de muitas dúvidas pelos empregados. Assim, a fim

Leia mais

A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO.

A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO. A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. A Emenda Constitucional n. 45, de 8.12.2004, introduzindo nova redação ao artigo

Leia mais

Boletim Jurídico da CBIC

Boletim Jurídico da CBIC Boletim Jurídico da CBIC Foi publicada na última sexta-feira (dia 01/03/2019), a medida provisória nº 873, que alterou os dispositivos da CLT que tratam sobre a contribuição sindical. Vamos entender o

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Entidades sindicais: organização. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Critérios de agregação Entidades sindicais: organização CLT. Art. 511. É lícita a associação

Leia mais

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 866 Autor: Deputado Orlando Silva Tipo de emenda:

Leia mais

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: mariaclaudia@feltenadvogados.com.br - ASPECTOS QUE DEVEM SER RESSALTADOS, ANTES DE ADENTRAR AO TEXTO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição Sindical Benefícios de recolher a Contribuição Sindical Patronal: A empresa contribuirá para o fortalecimento da sua categoria econômica;

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As comissões de conciliação prévia instituídas pela Lei N. 9.958/2000 Barreto Júnior * Buscando um meio simples de solucionar os conflitos trabalhistas oriundos da relação capital-trabalho,

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas www.adeilsonfreitas.adv.br contato@adeilsonfreitas.adv.br INTRODUÇÃO CONCEITO: Estabilidade no emprego é garantia que o empregado tem de não ser despedido

Leia mais

Danielle de Mello Basso

Danielle de Mello Basso Mestranda em Direito da Sociedade da Informação. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Conferencista pela OAB/SP e AASP. Professora substituta da FMU e Universidade São Judas. Professora convidada

Leia mais

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 263, 425 e 721 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema:

Leia mais

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA REFORMA SINDICAL LEI Nº 13.467/ 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA IVANI CONTINI BRAMANTE DESEMBARGADORA FEDERAL DO TRABALHO PROFESSORA DE DIREITO DO TRABALHO FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO

Leia mais

Audiência Trabalhista

Audiência Trabalhista Direito Processual do Trabalho Audiência Trabalhista Oportunidade de ouvir das partes e instruir o processo. É o ato público no qual o réu pode apresentar sua resposta à petição inicial, o juiz procede

Leia mais

Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais.

Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Semana 14 - Os conflitos coletivos de trabalho: formas de solução dos conflitos coletivos

Leia mais

Processo do Trabalho I

Processo do Trabalho I Processo do Trabalho I»Aula 5 Jurisdição e Competência Parte 1 Introdução Jurisdição Competência Em razão da Matéria Competência Funcional Jurisdição e competência da Justiça a do Trabalho I Introdução

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Sociais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DOS DIREITOS SOCIAIS Introdução Nesta aula vamos dar uma

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Conceito e Finalidade e Natureza Jurídica A ação de inquérito para a apuração de falta grave é uma ação constitutiva

Leia mais