5.4 Emprego dos sinais de pontuação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5.4 Emprego dos sinais de pontuação"

Transcrição

1 5.4 Emprego dos sinais de pontuação Sinais de pontuação que assinalam pausa: vírgula (,) ponto e vírgula (;) ponto (.) Sinais de pontuação que assinalam entonação: ponto de exclamação (!) ponto de interrogação (?) reticências (...) aspas ( ) parênteses () colchetes [] travessão

2 Vírgula Emprega-se a vírgula nos seguintes casos: Para separar termos de mesma função: Ex.: Comprei banana, maçã, abacaxi e abacate. Para isolar vocativo: Ex.: Maria, venha aqui! Saia do telefone, Pedro! Para isolar aposto explicativo: Ex.: Maria, minha aluna, passará no concurso do TRE. para marcar a supressão de um verbo: Ex.: Uma flor, essa menina! Que terrível, a espera por José...

3 para separar orações paralelas justapostas, isto é, não ligadas por conjunção: Ex.: Abriu o caderno de questões, passou os olhos pela prova, calculou o tempo, começou a resolvê-la. para isolar orações ou termos intercalados: Ex.: A prova, disse a professora, será fácil. para isolar expressões explicativas, retificativas ou conclusivas. Ex.: A prova de Português, aliás, será muito fácil para vocês! Não se deve, no entanto, deixar de estudar. Afinal, todos querem ter sucesso, isto é, alcançar a aprovação. para separar as orações subordinadas adjetivas explicativas: Ex.: O homem, que pensa, é um ser racional.

4 para assinalar a antecipação dos adjuntos adverbiais* Ex.: Com mais de setenta anos, andava a pé. Dentro da sala de aula, todos prestavam atenção. Atualmente, os concursos estão muito concorridos. para separar as orações coordenadas ligadas por conjunções: Ex.: Estude, pois a prova se aproxima. Estudou a teoria, mas não resolveu exercícios. nos complementos verbais deslocados para o começo da frase, repetidos por pronome enfático*: Ex.: A rosa, entreguei-a para a menina. Ex.: A mim, nada mais me resta!

5 para separar as orações subordinadas adverbiais antepostas à principal ou intercaladas: Ex.: Enquanto a mãe costurava, ela fazia a lição. Se você lhe der aquela boneca, a menina ficará muito feliz. O desempenho foi, conforme esperado, acima da média. para separar o paralelismo de provérbios: Ex.: Ladrão de tostão, ladrão de milhão. Ex.: Quem com ferro fere, com ferro será ferido. para separar o nome do lugar, nas datas: Ex.: Goiânia, 11 de fevereiro de após a saudação em correspondência: Ex.: Com muito amor, Respeitosamente,

6 Casos proibitivos de uso da vírgula: entre sujeito e verbo da oração, quando juntos: Ex.: Os candidatos inscritos para o concurso da polícia civil, farão a prova no dia... entre o verbo e seus complementos, quando juntos: Ex.: Para a inscrição, deverão ser entregues, todos os documentos que constam no edital. Entre o substantivo e o adjunto adnominal: Ex.: A declaração, do presidente, foi polêmica. Adoro noites, de frio.

7 Entre oração principal e oração subordinada substantiva: Ex.: A professora disse, que esse assunto é importante. Antes de e, ou, nem, quando a oração for curta*. Ex.: Isto ou aquilo, tanto faz. Não estudou a lei nem a doutrina. Com a expressão: tanto quanto. Ex.: Tanto Maria quanto Joana passarão no concurso.

8 A vírgula e a semântica: O que eu mais gosto de fazer é comer, gente! O que eu mais gosto de fazer é comer gente! O aluno resolverá rapidamente a prova. O aluno resolverá, rapidamente, a prova. Escute minha professora. Escute, minha professora.

9

10

11

12 Ponto e vírgula Para separar enumerações, como os incisos de leis, decretos, portarias etc. Ex.: Art Extingue-se a punibilidade: I - pela morte do agente; II - pela anistia, graça ou indulto; [...] Para separar os considerandos de um decretos, de uma sentença etc. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e Considerando que o Congresso Nacional aprovou o texto da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, por meio do Decreto Legislativo n o 22, de 1 o de fevereiro de 2006; Considerando que o Governo brasileiro ratificou a citada Convenção em 15 de fevereiro de 2006; Considerando que a Convenção entrará em vigor internacional em 20 de abril de 2006 e, para o Brasil, em 1 o de junho de 2006;

13 Para separar orações coordenadas extensas: Ex.: O governo, depois do confronto com os manifestantes, resolveu negociar; mas os termos da negociação ainda serão analisados pela Procuradoria Regional do Trabalho. Para separar orações coordenadas de sentidos opostos: Ex.: João estuda muito; Maria não quer saber dos livros. Para marcar uma pausa maior que a vírgula Ex.: Raupp admite que partido está revendo posição; Gilmar critica efeito cascata. Substituir a conjunção aditiva e ****: Ex.: Maia rejeita recurso de aliado de Eduardo Cunha; deputados discursam.

14 Dois-pontos São empregados: antes de uma enumeração: Ex.: Gostava de vários autores românticos: Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo. antes de uma citação: Ex.: Disse Platão: Cometer injustiça é pior do que sofrê-la. para anunciar a fala de personagens: Ex.: As águas agitadas vieram banhar as pernas inúteis de mãe Nhola: Nossa Senhora d'abadia do Muquém!

15 antes de um esclarecimento, resultado ou resumo: Ex.: Joana conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. Não porque o amasse, mas para magoar Lucila. Em resumo: saí com cruzeiros no bolso, um tanto confuso. (Drummond). Indicar a supressão de um conectivo: Ex.: As ruas ficaram alagadas: a chuva foi muito forte. A postura de Temer reforçou ontem as críticas de senadores ao fato de ser inadequado o reajuste: o vencimento dos ministros do Supremo é o teto do funcionalismo da União.

16 Ponto de interrogação Para indicar pergunta direta: Ex.: Como estão os seus estudos? Pode aparecer combinada com a exclamação ou com as reticências: Ex.: O quê?! Não acredito nisso. Mas então era a mesma senhora que alguns anos depois...? (Machado de Assis). Atenção! Não se usa a interrogação nas perguntas indiretas. Ex.: Perguntei o que era aquilo.

17 Ponto de exclamação depois das interjeições, palavras, locuções ou frases exclamativas, que são preferidas com entonação de surpresa, admiração, espanto, etc. Ex.: Que injustiça! Não merecia aquele tratamento! para substituir a vírgula depois de um vocativo enfático: Ex.: Maria! saia já daí. Reticências para sugerir o prolongamento de uma ideia/pensamento: Ex.: Eu te avisei... para indicar hesitação na fala: Ex.: É... como eu vou te contar... veja bem... talvez seja melhor você se sentar.

18 para indicar a suspensão do pensamento: Quem com ferro fere... Cale a boca, José! para sugerir movimento ou continuação: Ex.: Todo dia Maria cantava. Cantava, cantava... Ás águas do rio sempre passam... para indicar a ocultação de palavras ou trechos de transcrições: Ex.: A primeira consequência que se tira [...] é que apenas as leis podem indicar as penas de cada delito... (BECCARIA, 1764, p. 20).

19 Aspas nas citações ou transcrições; Ex.: Segundo Aristóteles, o homem é um animal político. para evidenciar um termo ; Ex.: Maria ganhou um grande não como resposta. salientar estrangeirismos; Ex.: Mário não sai do facebook. marcar gírias ou arcaísmos; Ex.: A senhora é destruidora mesmo. Antigamente, o uso de ceroulas era muito comum. assinalar neologismos; Ex.: João só sabe falar internetês.

20 em expressões conotativas; Ex.: Fulana é uma cobra fofoqueira. demonstrar ironia no uso de alguma palavra; Ex.: Muito obrigada por atrapalhar meus estudos. Você é muito educado. para destacar o uso de uma figura de linguagem. Ex.:Pelé, o rei do futebol, não participou da abertura dos jogos. em títulos de livros, revistas, jornais, filmes etc., quando eles não estiverem em itálico. Ex.:Ontem, no jornal Folha de São Paulo, foi publicada matéria sobre os jogos paraolímpicos.

21 Parênteses Isolar palavras, locuções e frases de valor explicativo e a oração adjetiva explicativa: Ex.: Maria (que é minha aluna) passou no concurso da PC. O filme Pequeno Segredo (de David Schurmann) vai representar o Brasil no Oscar. b) Indicar o comportamento das personagens em peças teatrais. Colchetes Em definições do dicionário: Ex.: amor- (ô). [Do lat. amore.] 1. Sentimento... Para indicar omissões na transcrição de um texto. Ex.: "É homem de sessenta anos feitos [...] corpo antes cheio que magro, ameno e risonho" (Machado de Assis)

22 Travessão: indica o início da fala de um personagem; assim, como a vírgula e os parênteses, para separar frases explicativas; às vezes pode substituir os dois-pontos: Ex.: O que João queria era isto ser compreendido. Asterisco: para remeter a uma nota explicativa; para ocultar palavra que não se quer mencionar: Ex.: O jornal *** manipula seus leitores.

23 CESPE TCE/PA Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após tempo (l. 7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).

24 CESPE TJ/ES (...) a vida depende da vontade de outrem, a morte, da nossa. (...) 2. No trecho a morte, da nossa, a vírgula foi empregada para indicar a omissão do vocábulo vontade.

25 CESPE ANTAQ 2014.

26 CESPE ANTAQ As vírgulas que isolam a oração que muito raramente tratam o mundo feminino (l.7) poderiam ser suprimidas, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto.

27 CESPE TJ/SE 2014.

28 CESPE TJ/SE O emprego das vírgulas que isolam de 1940 (l. 19) é facultativo, de modo que a supressão dessas vírgulas não prejudicaria o sentido original ou a correção gramatical do texto.

29 CESPE TCU 2013.

30 CESPE TCU As aspas empregadas em inteligente (l.6) marcam o tom irônico que o termo adquire no contexto em que se insere.

31 CESPE PC/PE No texto, o sinal de dois-pontos empregado logo após incontornável (l.8) introduz a) uma expressão que o autor desejou realçar. b) uma enumeração. c) uma citação. d) um esclarecimento acerca do que foi enunciado anteriormente no período. e) uma exemplificação.

32 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase Crase acento grave Preposição a + artigo a = à preposição a + aquela/aquele/aquilo= àquela etc. preposição a + a qual/as quais = à qual/às quais Regra 1: Só há crase diante de palavras femininas. Exceção: aquele e aquilo.

33 Exemplos: 1. Maria vai à cidade. 2. Eu me dedico à leitura. Todas as palavras grifadas são femininas. Viu? 3. Jacó se apresentou às pessoas presentes. 4. Eu me refiro àquela menina ali.

34 Regra 2: verificar, pela regência verbal ou nominal, se existe uma preposição a! Exemplo: Verbo IR quem vai, vai A algum lugar. Maria vai a... Para onde Maria vai? Suponhamos que seja a igreja. Fica assim: este a é a preposição do verbo IR. Maria vai a a Igreja. este a é o artigo que aparece antes de Igreja. Maria vai a + a Igreja Maria vai à Igreja.

35 Regra 3: o termo regido precisa ser particularizado, ou seja, ter o artigo a. Professora, como saber se há o artigo a??? Comece uma frase qualquer com o termo regido. Se for possível começar sem a preposição, é porque ela não é necessária. Se não for possível, o artigo a é obrigatório. Exemplo: Eu me refiro a Joana D Arc ou eu me refiro à Joana D Arc? Referir-se A alguém. (O verbo pede a preposição A). Agora precisamos verificar se existe o artigo A antes de Joana D Arc. Vamos criar frases quaisquer. Joana D Arc é uma figura misteriosa. A Joana D Arc é uma figura misteriosa. Viu com a segunda ficou estranha? Pois é! Nesse caso, não existe o artigo A antes de Joana. Por isso não há crase!

36 Verificação de ocorrência ou não da crase: 1. Maria visitou a cidade. Visitar alguém e não visitar a alguém. Se não há preposição, não há crase! 2. José admirou a exposição. Admirar algo e não admirar a algo. Se não há preposição, não há crase! 3. Carla assistiu à comédia de Shakespeare. Assistir (ver) a algo. Existe a preposição A! A palavra comédia é feminina? SIM! Agora, para sabermos se existe o artigo A, vamos criar frases quaisquer com o termo regido: A comédia de Shakespeare fez sucesso. Comédia de Shakespeare fez sucesso. Qual fica melhor? A que tem o artigo, não é? Se existe preposição A e também o artigo A = CRASE! 1. Juca gosta de andar a pé. Volte alguns slides e releia a regra 1. Pé é palavra masculina!

37 Métodos práticos para verificação da ocorrência de crase: Trocar o termo regido feminino por um masculino correspondente: Exemplos: Ele vai à praia toda semana. Ele vai ao rio toda semana. Vou a + a escola = Vou à escola. Vou a + o colégio = Vou ao colégio. Ela é insensível a + a dor = Ela é insensível à dor. Ela é insensível a + o amor. = Ela é insensível ao amor.

38 Trocar o termo regente por outro que exija preposição diversa de a. Exemplos: Ele nunca foi a Europa ou à Europa? Ele nunca veio da Europa. Ele nunca esteve na Europa. Ele nunca foi a Madri ou à Madri? Ele nunca veio de Madri. Ele nunca esteve em Madri. DA não é formada por DE + A? Pois é! Veja que temos um artigo A aí! Sinal de que, se a preposição for trocada, de DE para A, haverá crase! A mesma coisa acontece com NA, formado por EM + A. O correto é: Foi à Europa. DE é apenas a preposição de, sem artigo nem nada. Se não há artigo antes de Madri, não haverá crase.

39 Casos obrigatórios da ocorrência de crase: nas locuções adverbiais: à noite, à tarde, à beça, à revelia, à deriva, à farta, à vista, à primeira vista, à hora certa, à esquerda, à direita, à toa, às vezes, às escondidas, às avessas, às claras, às pressas, à vontade, às ocultas, à espanhola, à milanesa, à oriental, à ocidental etc.; prepositivas: à custa de, à força de, à beira de, à espera de, à vista de, à guisa de, à semelhança de, à frente de, à razão de, à cata de, à roda de, à mercê de, à base de, à moda de, à maneira de etc.; conjuntivas: à medida que, à proporção que.

40 E agora??? 1. Carlos respondeu a prova à caneta. 2. O psicopata matou a jovem à facada. 3. Zezé vendeu à vista. 4. Pedro comprou à prestação. Há crase nas locuções que indicam meio ou instrumento, como é o caso de todos os exemplos acima. Cuidado com as palavras masculinas! Por exemplo: Matou a tiro. É instrumento? Sim, mas tiro é palavra masculina, então não há crase!

41 Casos em que nunca ocorre a crase: Diante de palavras masculinas; Exemplo: Eu me dirigi a João. diante de palavras femininas de sentido geral e indeterminado; Exemplo: Ele tem aversão a cirurgia. [uma cirurgia qualquer, não especificada]. diante de verbos; Exemplo: Ficou a pensar na aprovação. diante de artigos indefinidos; Exemplo: Condicionou sua aprovação a uma conquista.

42 Casos em que nunca ocorre a crase: diante de nomes próprios que não admitem artigo; Ela voltou a Portugal. / Ela atribuiu o feito a Joana D Arc. diante de: o pronomes pessoais; Exemplo: Fez referências a ela. o pronomes indefinidos; Exemplo: Maria obedecia a todos. o dos interrogativos; Exemplo: A qual concurso você se refere? o dos demonstrativos (à exceção de aquele, aquela, aquilo); Exemplo: Eu me dirigi a esta pessoa.

43 Casos em que nunca ocorre a crase: o dos relativos (à exceção de a qual e as quais ); Exemplo: Este é o cargo a que aspiramos. palavra no plural depois de um a no singular; Exemplo: Resistente a falhas. expressões com palavras repetidas. Exemplo: Corpo a corpo; sorriso de orelha a orelha.

44 Crase facultativa: Depois da preposição até ; Ex.: Foi até a escola. / Foi até à escola. Antes de pronome possessivo singular no feminino; Ex.: Respondi a sua carta. / Respondi à sua carta. Antes de nome próprio feminino; Ex.: Dirigiu-se a Maria. / Dirigiu-se à Maria.

45 Crase facultativa: Horas: Haverá crase antes de horas exatas. Ex.: Todos chegaram às 19h. Não haverá crase se a hora for indeterminada. Ex.: Os atrasados chegaram após as 19h. Horas correlacionadas: Quando há só preposição, não se usa o acento grave: A biblioteca funcionará de 8h a 12h. Quando há preposição + artigo, usa-se o acento grave: A prova será das 8h às 12h.

46 Diante das palavras distância, terra e casa: Se forem determinadas: há ocorrência de crase. Os pássaros estavam à distância de 10 metros. Chegaram à terra do ouro. Maria chegou à casa do noivo. Se forem indeterminadas: não há ocorrência de crase. Os pássaros estavam a distância da explosão. Os navegadores chegaram a terra. Maria chegou a casa. Expressão A domicílio???

47 Fátima cheira a rosa. Fátima cheira à rosa. Saiu a francesa. Saiu à francesa. Chegou a noite. Chegou à noite. Pintar a mão. Pintar à mão. Crase e ambiguidade:

48 CESPE INSS Na linha 10, o emprego do acento indicativo de crase em à chuva é exigido pela regência da forma verbal exposto e pela presença do artigo definido feminino que especifica o substantivo chuva.

49 CESPE MEC Na linha 22, o emprego do acento grave em à ampliação justifica-se em razão de o termo dedicados exigir complemento regido pela preposição a e o termo ampliação estar precedido de artigo definido feminino.

50 CESPE STF Na linha 16, o acento indicativo de crase em à sua casa é obrigatório, uma vez que o vocábulo casa está especificado pelo pronome sua e o verbo ir fui exige a preposição a.

51 CESPE STJ A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo a em dá suporte a exigências recíprocas (l.20).

52 CESPE FUB O emprego do acento indicativo de crase em Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras (l.25) é obrigatório, devido à fusão da preposição que segue a forma verbal com o artigo definido feminino singular que precede o termo Academia.

53 Gabarito: 1 C 2 E 3 E 4 E 5 E 6 D 7 C 8 C 9 E 10 C 11 C

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula. Professora: Júnia Andrade 1

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula.  Professora: Júnia Andrade 1 FICHAMENTO DE AULA www.pontodosconcursos.com.br 1 Ponto (. ) empregado para finalizar frase declarativa e marcar fim de período. Ex.: fiz minha inscrição no concurso para a área técnica. Mas pretendo também

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005.

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. d) Com certas orações reduzidas de gerúndio que se leem com pausa. Ex.: Chegou tarde naquela noite, deixando a

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

SEDF / CESPE Gramática

SEDF / CESPE Gramática GRAN ONLINE SEDF / CESPE Gramática EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pontuação

Língua. Portuguesa. Pontuação Língua Portuguesa Pontuação Vírgula 1. Ordem direta e indireta da oração: S V O A O presidente ofereceu um jantar aos empresários algumas semanas após as eleições. Vírgula 2. Predicativo deslocado: Os

Leia mais

Unidade 10 Sinais de Pontuação

Unidade 10 Sinais de Pontuação UNIDADE 10 Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva PONTUAÇÃO Prof. Flaverlei A. Silva Pontuação indica na escrita as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar a expressão de pensamentos, sentidos e emoções, tornando mais clara e precisa

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

PONTUAÇÃO. Profª Giovana Uggioni Silveira

PONTUAÇÃO. Profª Giovana Uggioni Silveira PONTUAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PONTO (.) a) Para indicar o fim de um período simples, de uma frase com sentido completo. Chegamos. b) Para abreviar: Sr. (Senhor) etc. (et cetera) etc. (et cetera)

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronomes Possessivos São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse. número pessoa Pronomes possessivos singular (um possuidor)

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM AULA 8: PONTUAÇÃO TUTORA: ARIANA DE CARVALHO Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula:

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: 1. No interior de uma oração para destacar : Conjunções Ex.: Chovia muito, entretanto,

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário DATA 05/07/2016. DISCIPLINA Português - Gramática. PROFESSOR Ricardo Erse. MONITORA Paula Moura

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário DATA 05/07/2016. DISCIPLINA Português - Gramática. PROFESSOR Ricardo Erse. MONITORA Paula Moura CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITORA Paula Moura AULA 03/07 Ementa: Ponto e vírgula (continuação)... 1 Período

Leia mais

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição.

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição. PALAVRA A PALAVRA A Preposição a Artigo a, as Classifique o A A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas as aulas A governabilidade começou a existir

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata este expediente dos recursos recebidos face à publicação do Edital 55/2016 que divulgou o Gabarito Preliminar do concurso público 564 - Psicólogo. Após

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

PONTUAÇÃO. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

PONTUAÇÃO.  PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES PONTUAÇÃO GRAMÁTICA PONTUAÇÃO As regras de pontuação se baseiam, em sua maioria, nas regras de análise sintática, portanto saber pontuação requer conheciento prévio da sintaxe. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

Crase - Emprego e Casos crase acento grave

Crase - Emprego e Casos crase acento grave Crase Crase - Emprego e Casos A crase é uma palavra com origem grega que denota "fusão". O sinal indicador deste fenômeno gramático é o acento grave. A crase ocorre quando a preposição "a" fundese com:

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 8. Pontuação

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 8. Pontuação Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 8 Pontuação Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe Página1 Curso/Disciplina: Português para Concurso. Aula: Estudo da Sintaxe: Sujeito. Conceito; Classificações: sujeito determinado e indeterminado - 02 Professor (a): Rafael Cunha Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO...

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... 1. Vírgula (,) É usada para: a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa oração, a vírgula

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais