TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Transcrição

1 Tendências 2014 TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 13/02/2014 Prezados, Considerando alguns acontecimentos importantes no campo jurídico no ano de 2013 sobre os quais vislumbramos desdobramentos em 2014, preparamos o presente memorando apontando os principais acontecimentos de 2013 e algumas tendências para as entidades do Terceiro Setor neste ano. Alterações nos processos de CEBAS Em , entrou em vigor a Lei nº /2013 que, dentre outros, altera a Lei nº /2009, introduzindo alterações materiais e procedimentais à certificação das entidades, no âmbito dos 3 (três) Ministérios certificadores: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Os novos critérios visam definir situações que estavam incertas e contemplar entidades que estavam sem Certificação. Ressalvadas as exceções previstas na Lei, as regras são aplicáveis aos processos já em trâmite e aos próximos protocolos a serem realizados. Dentre as alterações destacamos aquelas aplicáveis a todas as entidades: (i) (ii) (iii) Possibilidade de remuneração de dirigentes estatutários (conforme será detalhado na nota abaixo); Certificação decorrente de protocolos realizados entre e com prazo de validade de 05 anos; Processos anteriores à Lei nº /2009 com decisões negativas terão os respectivos débitos tributários restritos ao período de 180 dias anteriores à decisão final, afastada

2 (iv) a multa de mora; e Pedidos protocolados no decorrer dos 360 dias que antecedem o termo final de validade do certificado vigente serão tempestivos. A Lei está pendente de regulamentação atualmente em discussão entre os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Saúde, Fazenda e Casa Civil. Considerando a relevância dessa legislação, recomendamos que V.Sas. analisem eventuais impactos da regulamentação em suas atividades. Para mais informações sobre a Lei nº /2013, confira nosso Memorando enviado em , especialmente sobre o assunto. [Clique aqui] Possibilidade de Remuneração de Dirigentes A possibilidade de remuneração de dirigentes estatutários sempre foi uma importante demanda das entidades sem fins lucrativos. As entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP já estavam autorizadas a remunerar seus dirigentes estatutários que atuem efetivamente na gestão executiva, desde que a remuneração não ultrapasse, em seu valor bruto, ao limite estabelecido para a remuneração de servidores do Poder Executivo Federal. A Lei nº /2013, acima mencionada, ampliou a possibilidade de remuneração de dirigentes, alterando as Leis nº /2009 e nº 9.532/1997, autorizando expressamente a possibilidade de remuneração de dirigentes estatutários e não estatutários em todas as entidades (qualificadas ou não como OSCIP) na forma abaixo descrita: Dirigentes Estatutários: Poderão ser remunerados desde que (i) sua remuneração obedeça ao limite de 70% do teto previsto para servidores do Poder Executivo Federal; (ii) o valor total pago pela entidade aos seus dirigentes não ultrapasse em 5 (cinco) vezes o valor da remuneração individual; e (iii) o dirigente não seja cônjuge ou parente até 3º grau, inclusive afim, de instituidores, sócios, diretores, conselheiros, benfeitores ou equivalentes da instituição. Dirigentes não estatutários: Poderão ser remunerados sem qualquer limitação, desde que tenham vínculo empregatício.

3 Também, foi instituída a possibilidade de que haja remuneração de dirigente estatutário ou diretor que, cumulativamente, tenha vínculo estatutário e empregatício, exceto se houver incompatibilidade de jornadas de trabalho. Certamente a possibilidade da remuneração de dirigentes estatutários é um incentivo à profissionalização das entidades sem fins lucrativos e, embora sempre existam críticas, trata-se de inegável evolução da legislação. Desafios para as entidades atuantes na área de assistência social Em 2013, foi um ano difícil para as entidades atuantes na área de assistência social com relação a seus processos de inscrição nos Conselhos Municipais de Assistência Social. Em decorrência da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social CNAS nº 16/2010, que estabeleceu novos parâmetros para a inscrição das entidades nos Conselhos Municipais, as entidades procederam novamente sua inscrição nos referidos órgãos, que passaram a exigir o cumprimento de novos requisitos pelas instituições, gerando morosidade e obstáculos no acesso à inscrição. Nesse sentido, é importante que as entidades reflitam sobre o papel de suas atividades dentro da Política Nacional de Assistência Social e definam uma estratégia de atuação, a fim de evitar a perda de sua inscrição nos Conselhos Locais. Ademais, é importante que as entidades tenham participação cada vez mais ativa junto aos Conselhos, demonstrando a relevância de sua atuação, para que suas atividades sejam contempladas nas políticas públicas e reconhecidas pelo poder público. Vale dizer que a inscrição nos Conselhos Municipais permanece essencial para a Certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social, das entidades atuantes na área de assistência social, bem como para manutenção de benefícios locais, tais como, a nota fiscal paulista.

4 Nova forma de cálculo da isenção para entidades do PROUNI A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou em a Instrução Normativa nº 1.394, estabelecendo nova forma de cálculo da isenção a ser usufruída pelas Instituições de Ensino Superior (IES), participantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI). A IN nº 1.394/2013 revoga a IN RFB nº 456/2004 e produz efeitos desde 1º janeiro de Desse modo, é importante que as instituições que aderiram ao Programa do Governo Federal fiquem atentas às novas regras já para este exercício. Pela nova forma de cálculo estabelecida, o benefício fiscal da isenção fica atrelado à proporção da ocupação efetiva das bolsas concedidas. Referida previsão já constava na Lei nº /2005, mas não era regulamentada de maneira expressa na IN RFB nº 456/2004. Nos termos da IN nº 1.394/2013 a proporção da ocupação efetiva das bolsas deverá ser calculada a partir da relação entre o (i) valor total das bolsas efetivamente preenchidas e (ii) o valor total das bolsas devidas, de acordo com o seguinte procedimento: (a) valor total das bolsas integrais ou parciais preenchidas - apura-se o somatório dos valores das bolsas integrais, parciais de 50% ou parciais de 25%, no âmbito do PROUNI, excluídas as bolsas da própria instituição, observados os descontos concedidos; (b) valor total das bolsas integrais ou parciais devidas - apura-se o somatório dos valores, expressos em reais, da totalidade de bolsas de estudos integras, parciais de 50% ou parciais de 25% devidas no âmbito do PROUNI, excluídas as bolsas da própria instituição, observados os descontos concedidos; (c) proporção da ocupação efetiva das bolsas = (a) / (b) Sugerimos que as entidades avaliem o impacto dessa alteração no montante da isenção a ser usufruída para que não sejam eventualmente surpreendidas no momento do fechamento de seus documentos contábeis e fiscais. É sabido que a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar em favor do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo SEMESP, com base no artigo 178 do Código Tributário Nacional, suspendendo os efeitos da IN nº 1.394/2013 até que seja ultimado

5 o prazo de vigência dos termos de adesão firmados pelas instituições associadas ao referido sindicato anteriormente à vigência da IN nº 1.394/2013. Essa liminar vale apenas para instituições associadas ao SEMESP, mas representa importante precedente para questionar os efeitos da IN nº 1.394/2013. Captação de recurso No ano de 2013 foram regulamentados o PRONON e PRONAS, relevantes formas de captação de recursos por entidades sem fins lucrativos na área de saúde. Tratam-se dos mais recentes incentivos fiscais no âmbito federal, instituídos pela Lei nº /2012 (originada com a MP nº 563/2012) e regulamentados pelo Decreto nº 7.988/2013, constituindo os primeiros programas que contemplam incentivos fiscais para a área da saúde: o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Os programas têm como objetivo a captação e destinação de recursos para a prevenção e combate ao câncer e para a prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência, respectivamente, e sua principal forma de financiamento é a concessão de incentivos fiscais a doações e patrocínios para projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos cuja finalidade social seja a atuação nessas áreas. As pessoas jurídicas (tributadas pelo Lucro Real) incentivadoras dos Programas poderão deduzir os valores destinados a cada um dos Programas em até 1% (um por cento) do Imposto de Renda (IR) devido, sendo que as deduções decorrentes do PRONON e do PRONAS/PCD não concorrem entre si, nem tampouco com os valores destinados a projetos de qualquer outra natureza. Em 2013, foram editadas diversas Portarias pelo Ministério da Saúde operacionalizando, de fato, os referidos incentivos fiscais. São elas: Portaria GM/MS nº 875, de 16 de maio de 2013, que estabelece as regras e os critérios para apresentação e aprovação de projetos no âmbito do PRONAS e do PRONON (com as alterações da Portaria GM/MS nº 2.511, de 23 de outubro de 2013 ); Portaria Interministerial nº 1.943, de 5 de setembro de 2013, que fixa o valor máximo das deduções do imposto de renda correspondente às doações e aos patrocínios e Portaria GM/MS nº 1.944, de 5 de setembro de 2013 que define critérios e prazos para apresentação dos projetos no âmbito do PRONON e PRONAS (com as alterações da Portaria GM/MS nº 2.157, de 26 de setembro de 2013).

6 Para mais informações, favor contatar: Flavia Regina de Souza Oliveira T Juliana Gomes Ramalho Monteiro T Pedro João Zahran Turqueto T Juliana Furini de Vasconcellos T Michelle Baldi Ballon Sanches T

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 18/10/2013 PUBLICAÇÃO DA LEI Nº 12.868/2013 QUE ALTERA A LEI Nº 12.101/2009 E A LEI Nº 9.532/1997 No último dia 16.10.2013, entrou em vigor a Lei nº 12.868/2013

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 01/07/2013 ATENÇÃO: Nos termos do Despacho do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, nº 113, publicado no Diário Oficial da União de

Leia mais

CEBAS na Área educacional: Reflexos e Ajustes

CEBAS na Área educacional: Reflexos e Ajustes CEBAS na Área educacional: Reflexos e Ajustes Dra. Vanessa Ruffa Rodrigues Advogada tributarista; Professora na ESA- Escola Superior de Advocacia de São Paulo,Coordenadora de Atualização Legislativa para

Leia mais

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor Leandro Marins de Souza Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza leandro@marinsdesouza.adv.br Advogado Doutor em Direito do Estado pela USP Mestre em Direito Econômico

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO PROCESSO N : 73298-88.2013.4.01.3400 CLASSE 2200 : MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO IMPETRANTE : SINDICATO DAS ENTIDADES MANTENEDORAS DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 50 - Data 22 de fevereiro de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA - IRPJ ASSOCIAÇÕES CIVIS

Leia mais

Processo de credenciamento, submissão e aprovação de projetos. São Paulo, 16 de maio de 2014.

Processo de credenciamento, submissão e aprovação de projetos. São Paulo, 16 de maio de 2014. FUNDOS DE INCENTIVO PARA A SAÚDE Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS/PCD São Paulo, 16 de maio de 2014.

Leia mais

SEMINÁRIO LEI /2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR

SEMINÁRIO LEI /2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR SEMINÁRIO LEI 12.868/2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR ALTERAÇÕES ESTATUÁRIAS NECESSÁRIAS PARA MANUTENÇÃO DO CERTIFICADO DRA. LÚCIA BLUDENI

Leia mais

NORMATIVO: REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES ESTATUTÁRIOS COM RECURSOS DA LEI AGNELO PIVA

NORMATIVO: REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES ESTATUTÁRIOS COM RECURSOS DA LEI AGNELO PIVA CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 23/07/2014 Emissão inicial Vitorio Moraes Sergio Lobo Comitê Olímpico Brasileiro Remuneração de dirigentes estatutários Página 1 de

Leia mais

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas 1 Doações a Entidades Sem Fins Lucrativos Caracteriza-se como investimento social a doação voluntária da Pessoa Jurídica

Leia mais

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde CEBAS - FILANTROPIA BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONAS PCD Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONAS PCD Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento: PRONAS PCD Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: - Entidades beneficentes de assistência social

Leia mais

REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS Com base na Lei 13.151 de 28/07/2015, as entidades descritas no artigo 1º poderão remunerar seus dirigentes desde que atendam o artigo 4º. Este

Leia mais

C E B A S Cuidados para certificação e manutenção

C E B A S Cuidados para certificação e manutenção III FÓRUM NACIONAL DE DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES DE APOIO E ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM CÂNCER C E B A S Cuidados para certificação e manutenção LONDRINA 1 É sempre salutar registrar a

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Legislação Principais

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: Pessoas jurídicas de direito privado, associativas ou

Leia mais

Coordenação Geral de Tributação

Coordenação Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta nº 107 Data 15 de abril de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA IRPJ PROUNI. ISENÇÃO. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP ASSOCIAÇÃO BATISTA DE BENEFICÊNCIA TABEA ESPAÇO FELIZ CENTRO SOCIAL PIONEIRO Rua Chile, n 772, Planalto, Santa Rosa, RS CEP: 98900-000 CNPJ: 91.986.125/0009-45 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

PROUNI - Impostos e Contribuições - Isenção às Empresas que Aderirem - Disposições

PROUNI - Impostos e Contribuições - Isenção às Empresas que Aderirem - Disposições PROUNI Impostos e Contribuições Isenção às Empresas que Aderirem Disposições INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB nº 1.394/2013DOU: 13.09.2013 Dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Renda e de contribuições aplicável

Leia mais

Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS.

Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS. Importante! Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS. - Processos deferidos: 85,93% - Processos indeferidos: 14,07% - Processos em Supervisão:

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 12/02/2016 Janeiro/2016 ATENÇÃO 1 Prazo para adesão ao PPD é prorrogado até 29 de fevereiro de 2016 Em 9 de janeiro de 2016 foi publicado no Diário Oficial

Leia mais

São Paulo, 21 de outubro de À Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo AEP

São Paulo, 21 de outubro de À Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo AEP São Paulo, 21 de outubro de 2016. À Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo AEP A/C: Sra. Roseli dos Anjos (via email) Ref: Incentivo fiscal para captação de recursos

Leia mais

Entidades Filantrópicas

Entidades Filantrópicas Entidades Filantrópicas Nova Conjuntura e Aspectos Jurídicos Se uma sociedade livre não pode ajudar os muitos que são pobres, acabará não podendo salvar os poucos que são ricos John F. Kennedy 06/10/2004

Leia mais

Comissão Direito do Terceiro Setor. Dra. Lúcia Maria Bludeni - Presidente. Coordenação de Atualização Legislativa para o Terceiro Setor

Comissão Direito do Terceiro Setor. Dra. Lúcia Maria Bludeni - Presidente. Coordenação de Atualização Legislativa para o Terceiro Setor Comissão Direito do Terceiro Setor Dra. Lúcia Maria Bludeni Presidente Coordenação de Atualização Legislativa para o Terceiro Setor Dra. Vanessa Ruffa Rodrigues Quadro comparativo Alterações da Lei nº

Leia mais

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis Seminário: Desafios e Perspectivas das IES Realização: Fortaleza CE, 25/8/2011 Base legal: Lei n. 0 11.096, de 13 de janeiro de 2005

Leia mais

EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES

EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2017-2 A Direção da Faculdade da Indústria São José dos Pinhais, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital,

Leia mais

Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde.

Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde. Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde. Monaliza Costa Santos Assessora Jurídica da CMB A importância do CEBAS Apresenta-se como

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 24/08/2015 LEMBRETE Prorrogação da entrada em vigor do MROSC A Medida Provisória nº 684/2015 ( MP), publicada no Diário Oficial da União em 22 de julho

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2003 Altera a legislação do Imposto de Renda relativamente à concessão de benefícios fiscais para as doações destinadas à assistência e promoção social. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 05/02/2016 TENDÊNCIAS / 2016 Considerando alguns acontecimentos importantes no ano de 2015 sobre os quais vislumbramos desdobramentos em 2016, preparamos

Leia mais

Imunidade Tributária

Imunidade Tributária IX Seminário de Certificação das Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro Saúde 2016 Imunidade Tributária Um tema que gera intranquilidade nas Santas Casas e Hospitais Beneficentes

Leia mais

a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD

a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD http://novo.ocbes.coop.br/imagens/16 63584536314a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD Edição 09/2018: 01. SOLUÇÃO DE CONSULTA N 102 - COSIT Ementa: Impossibilidade de distribuição de resultados de aplicação financeira

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 10/2018 13 de novembro de 2018 NEWSLETTER 1. IRPJ CSLL CARF DECIDE QUE GANHO DE CAPITAL É CALCULADO PELA SOMA DO PATRIMÔNIO DE EMPRESAS ALIENADAS CARF profere decisão segundo a qual, na alienação de

Leia mais

MINUTA DE LEI COMPLEMENTAR. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

MINUTA DE LEI COMPLEMENTAR. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: MINUTA DE LEI COMPLEMENTAR Regulamenta a imunidade tributária sobre contribuições sociais descrita no artigo 195, 7º, da Constituição de 1988. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 19/2017

NOTA TÉCNICA N o 19/2017 NOTA TÉCNICA N o 19/2017 Brasília, 18 de abril de 2017. ÁREA: Assistência Social TÍTULO: Recursos para os Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal 4.320, de 17 de março

Leia mais

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor 13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais e OAB/GO Sonis Henrique Rezende Batista Advogado Membro da Comissão de Direito do 3º Setor

Leia mais

A IMPORTÂNCIA ESTRATATÉGICA DOS TÍTULOS PARA AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: VANTAGENS E OBRIGAÇÕES

A IMPORTÂNCIA ESTRATATÉGICA DOS TÍTULOS PARA AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: VANTAGENS E OBRIGAÇÕES A IMPORTÂNCIA ESTRATATÉGICA DOS TÍTULOS PARA AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: VANTAGENS E OBRIGAÇÕES Renato Dolabella Melo 1 Atualmente, a atuação do Terceiro Setor tem ganhado destaque junto à opinião

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60% (SESSENTA POR CENTO),

Leia mais

RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8.

RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8. Parecer 33/2018 Ementa: TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8.666/93 E ART. 51

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2018

PROJETO DE LEI Nº, DE 2018 PROJETO DE LEI Nº, DE 2018 (Do Sr. CARLOS GOMES) Institui o Programa Nacional de Financiamento de Startups Estratégicas PROSTARTUP, com objetivo de financiar startups consideradas estratégicas para o desenvolvimento

Leia mais

Seminário Gestão de Mantenedoras ANEC FAPCOM

Seminário Gestão de Mantenedoras ANEC FAPCOM Seminário Gestão de Mantenedoras ANEC FAPCOM NOVA LEI DO CEBAS Modificações da Lei 12.101/2009 pela Lei 12.868/2013 Aplicação intertemporal da Legislação de Filantropia Quando e Como as Novas Regras Serão

Leia mais

MANUAL DO PATROCINADOR Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016

MANUAL DO PATROCINADOR  Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 MANUAL DO PATROCINADOR www.manualdopatrocinador.com.br Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 Panorama Panorama Incentivo Fiscal Estímulos concedidos pelo governo, na área fiscal, para viabilização

Leia mais

Filantropia: CEBAS e PROSUS

Filantropia: CEBAS e PROSUS Pré-Congresso Filantropia: CEBAS e PROSUS ADIs 2028 e 4891: Julgamento e impacto ao setor da saúde Renato Nunes e Teresa Gutierrez ADIs 2028 e 4891: Julgamento e impacto ao setor da saúde Marco Legal:

Leia mais

RESOLUÇÃO N Parágrafo único. É vedada a abertura das contas de registro de que trata este artigo tendo como titulares pessoas jurídicas.

RESOLUÇÃO N Parágrafo único. É vedada a abertura das contas de registro de que trata este artigo tendo como titulares pessoas jurídicas. RESOLUÇÃO N 3402 Dispõe sobre a prestação de serviços de pagamento de salários, aposentadorias e similares sem cobrança de tarifas. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras O desafio intercongregacional: o repensar das obras e dos bens eclesiais.

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras O desafio intercongregacional: o repensar das obras e dos bens eclesiais. Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras O desafio intercongregacional: o repensar das obras e dos bens eclesiais. Brasília, 10 e 11 de março de 2016. Bens Eclesiais e Obras Eclesiais Organizações

Leia mais

Data Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO

Data Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO Data 09.04.2016 Versão1 REGULAMENTO - OFERTAS DE CAPTAÇÃO 2016.2 Regulamento das Ofertas para Ciclo de Captação 2016/2 das Instituições de Ensino Superior mantidas ou controladas pelo Grupo Kroton Educacional.

Leia mais

Fundo da Infância e do Adolescente - FIA

Fundo da Infância e do Adolescente - FIA Fundo da Infância e do Adolescente - FIA O que são incentivos fiscais? Os tributos são instituídos para serem arrecadados. Entretanto, para atingir outros fins de interesse da sociedade através do legislativo,

Leia mais

CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DEFINIÇÕES

CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DEFINIÇÕES Estabelece procedimentos para apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução e supervisão de celebração de termo de compromisso a ser firmado entre o Ministério da Educação e as entidades beneficentes

Leia mais

RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017

RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017 RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017 Dispõe sobre procedimentos e exigências relativos ao controle de responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda, necessários para a concessão de incentivos

Leia mais

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. CEBAS Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Por que estamos aqui? O que é uma organização de terceiro setor? Fundação X Associação Fins alheios (instituidor) Fins imutáveis Patrimônio

Leia mais

Circular 307/2013 São Paulo, 18 de Julho de Diário Oficial da União Nº 136, Seção 1, quarta-feira, 17 de julho de 2013

Circular 307/2013 São Paulo, 18 de Julho de Diário Oficial da União Nº 136, Seção 1, quarta-feira, 17 de julho de 2013 Circular 307/2013 São Paulo, 18 de Julho de 2013. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) REGRAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA (PRONON) E DO

Leia mais

Parecer PGFN 202/2013

Parecer PGFN 202/2013 Parecer PGFN 202/2013 Julho de 2013 Aspectos a serem abordados Contextualizando a discussão Entendimento do Parecer PGFN 202/2013 Entendimento divergente Impactos da aplicação do Parecer e pontos não enfrentados

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: /

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: / ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: 91.688.390/0001-90 Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de com o Relatório do Auditor Independente ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de 9.2.2005 Dispõe sobre plano de benefício de caráter previdenciário, Fapi e seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência e dá

Leia mais

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa PORTARIA NORMATIVA No 4, DE 2 DE MARÇO DE 2011 Regulamenta o inciso I do art. 6º-B da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, incluído pela Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA N. 303, DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS

MEDIDA PROVISÓRIA N. 303, DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS Autor: Fabiana Carsoni Alves F. da Silva MEDIDA PROVISÓRIA N. 303, DE 30.6.2006 - PARCELAMENTO DE DÉBITOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS Após vetar o projeto que convertia a Medida Provisória n. 280-B/06 em

Leia mais

Ementa: LEI DE INCENTIVO PRONAC LEI ROUANET REMUNERAÇÃO CAPTAÇÃO DE RECURSOS.

Ementa: LEI DE INCENTIVO PRONAC LEI ROUANET REMUNERAÇÃO CAPTAÇÃO DE RECURSOS. À LEVISKY NEGÓCIOS & CULTURA LTDA. São Paulo - SP Ementa: LEI DE INCENTIVO PRONAC LEI ROUANET REMUNERAÇÃO CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Prezados Senhores, Trata-se de consulta formulada pela Empresa Levisk Negócios

Leia mais

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS Art. 40 (...) CF/88 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo EDITAL Nº 279/2019 EDITAL DE INOVAÇÃO 2019-II: CHAMADA PARA PROPOSTAS

Leia mais

Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015

Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

OABSP. Temas Jurídicos do Terceiro Setor

OABSP. Temas Jurídicos do Terceiro Setor OABSP Temas Jurídicos do Terceiro Setor Incentivos fiscais Flavia Regina de Souza Oliveira Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados Títulos concedidos pelo Poder Público Título de Utilidade

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar (IGH), de que trata

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 81, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 Diário Oficial da União

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 234 de 30/12/2016 CAS

RESOLUÇÃO N o 234 de 30/12/2016 CAS RESOLUÇÃO N o 234 de 30/12/2016 CAS Estabelece e disciplina o Programa de Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP), destinado aos alunos dos cursos de Graduação presenciais, da Universidade Positivo

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 20/10/2015 ATENÇÃO Prorrogada a captação de recursos de projetos aprovados pelo Edital FUMCAD 2013 Em 29 de setembro de 2015, a Secretaria Municipal de

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Contratualização Sustentabilidade Certificação. Paula Raccanello Storto

GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Contratualização Sustentabilidade Certificação. Paula Raccanello Storto GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Paula Raccanello Storto Gestão Administrativa das OSCs Breve panorama jurídico Premissa: liberdade de associação Constituição Federal: Vedação da interferência estatal.

Leia mais

EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 Edição Número 81 de 29/04/2016 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

Altera os Anexos da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005.

Altera os Anexos da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005. INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 739, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007 Altera os Anexos da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso

Leia mais

Informativo 25/08/2017. CEBAS e IMUNIDADE

Informativo 25/08/2017. CEBAS e IMUNIDADE Informativo 25/08/2017 CEBAS e IMUNIDADE Informamos que o MEC já está aplicando a decisão das ADI s 2028 DF, 2.036 DF, 2.228 DF e 2.621 DF nos processos de CEBAS, protocolados antes da Lei nº 12.101/2009,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 819, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017.

LEI COMPLEMENTAR Nº 819, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017. LEI COMPLEMENTAR Nº 819, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017. Institui o Programa de Recuperação Fiscal 2017 (Refispoa 2017) e inclui 4º no art. 68 da Lei Complementar nº 7, de 7 de dezembro de 1973 que institui

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 26, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre os procedimentos para oferta de bolsas e seleção de bolsistas de que trata o Programa de Estímulo

Leia mais

NOTA DE ORIENTAÇÃO SOBRE A PORTARIA NORMATIVA MEC N. 15/2017. Finalmente, depois de 8 anos, MEC regulamenta o CEBAS!

NOTA DE ORIENTAÇÃO SOBRE A PORTARIA NORMATIVA MEC N. 15/2017. Finalmente, depois de 8 anos, MEC regulamenta o CEBAS! NOTA DE ORIENTAÇÃO SOBRE A PORTARIA NORMATIVA MEC N. 15/2017 Finalmente, depois de 8 anos, MEC regulamenta o CEBAS! A espera foi longa, as dúvidas foram se acumulando e, depois de 8 anos da publicação

Leia mais

CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Renovação, Integração e Capacitação Profissional CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Área da Saúde Jair Gomes

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 170, DE 2013

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 170, DE 2013 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 170, DE 2013 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, que altera a legislação do imposto de renda das pessoas físicas e

Leia mais

Manual do Patrocinador Cadastro e Arrecadação GIOVANI ROCHA DISEG COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO E CADASTRO 29/09/2014 FUNPRESP-JUD

Manual do Patrocinador Cadastro e Arrecadação GIOVANI ROCHA DISEG COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO E CADASTRO 29/09/2014 FUNPRESP-JUD Manual do Patrocinador Cadastro e Arrecadação GIOVANI ROCHA DISEG COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO E CADASTRO 29/09/2014 FICHA DE INSCRIÇÃO INSCRIÇÃO NO PLANO FICHA DE INSCRIÇÃO CLASSIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES

Leia mais

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA PRONON

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA PRONON COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA PRONON VIDEO INSTITUCIONAL 100 ANOS https://www.youtube.com/watch?v=suy54zjys5q&t=83s Apoiar o processo de fortalecimento institucional

Leia mais

DECRETO Nº 6.253, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007.

DECRETO Nº 6.253, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007. DECRETO Nº 6.253, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei nº 11.494,

Leia mais

RESOLUÇÃO 04/2017 Art.1º Parágrafo Único Art. 2º Art. 3º Art. 4º Parágrafo único Art. 5º

RESOLUÇÃO 04/2017 Art.1º Parágrafo Único Art. 2º Art. 3º Art. 4º Parágrafo único Art. 5º RESOLUÇÃO 04/2017 A Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo estabelece normas, critérios e requisitos para manutenção e concessão bolsas de estudo integrais, de caráter social, e por tempo determinado, em

Leia mais

10 anos do Prouni: mudanças e perspectivas

10 anos do Prouni: mudanças e perspectivas 10 anos do Prouni: mudanças e perspectivas DIPES/SESu/MEC Novembro/2014 Histórico normativo 2004 - Criação do Prouni pela MP nº 213, de 10 de setembro de 2004 2005 - Conversão da MP na Lei nº 11.096, de

Leia mais

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP.

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP. Este MANUAL DE ORIENTAÇÕES contém instruções e esclarecimentos sobre o Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP - Universidade Positivo), para alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura

Leia mais

TRIBUTÁRIO Nº 651/14 - ASPECTOS RELACIONADOS AO REFIS

TRIBUTÁRIO Nº 651/14 - ASPECTOS RELACIONADOS AO REFIS TRIBUTÁRIO 17/11/2014 LEI 13.043/14 - CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 651/14 - ASPECTOS RELACIONADOS AO REFIS No dia 14 de novembro de 2014 foi publicada a Lei nº 13.043/2014, resultado da conversão

Leia mais

Incentivos Fiscais. Dra. Ana Carolina Carrenho

Incentivos Fiscais. Dra. Ana Carolina Carrenho Incentivos Fiscais Dra. Ana Carolina Carrenho O que são incentivos Fiscais? Quem são as Organizações da Sociedade Civil? Normalmente temos dificuldade em identificar as organizações da sociedade civil:

Leia mais

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 Em conformidade com a Lei 12.101/2009, regulamentadas pelo Decreto nº 8.242/2014. A Associação Brasileira de Educadores

Leia mais

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Marcelo Alvares Vicente Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, advogado especialista em administração do passivo fiscal, professor

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017. INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.771, E 20.12.2017 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017. O SERETÁRIO A REEITA FEERAL O BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos

Leia mais

Lei nº12.101/2009 alterada pela Lei nº12.868/2013 Planejamento, Governança e Sustentabilidade

Lei nº12.101/2009 alterada pela Lei nº12.868/2013 Planejamento, Governança e Sustentabilidade Lei nº12.101/2009 alterada pela Lei nº12.868/2013 Planejamento, Governança e Sustentabilidade Ana Carolina B P Carrenho anacarolina@pinheirocarrenho.com.br Planejamento, Governança e Sustentabilidade O

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Pagamentos a Beneficiários Não Identificados - Evento S esocial.docx

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Pagamentos a Beneficiários Não Identificados - Evento S esocial.docx Evento S-1220 - esocial.docx 11/12/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 4 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares...

Leia mais

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTA 01 CONTEXTO OPERACIONAL: A Fundação Regina Cunha é uma fundação, com personalidade jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, de caráter

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de 2012

Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de 2012 1 de 8 13/03/2013 10:23 DOU de 31.12.2012 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para fruição dos benefícios fiscais relativos

Leia mais