RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?"

Transcrição

1 RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles?

2 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; 2. Identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; 3. Promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.

3 Assegura o processo nacional de avaliação nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB. O Sinaes envolve a participação de toda a comunidade educativa, sob a gestão do INEP, com diretrizes e instrumentos aprovados pela CONAES e promove o processo de avaliação da qualidade das(os): IES autoavaliação e avaliação institucional (comissões in loco) para fins de credenciamento e recredenciamento. Atribui o Conceito Institucional (CI) Cursos de graduação avaliação dos cursos de graduação (comissões in loco) para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Atribui o Conceito de Curso (CC). Estudantes avaliação de desempenho dos estudantes ENADE

4 Indicadores de Qualidade da Educação Superior (2015) Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) O IGC é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação no triênio de referência e dos Conceitos da Capes dos programas de pósgraduação stricto sensu da Instituição de Educação Superior. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) O CPC consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didáticopedagógicos e corpo docente. Conceito ENADE Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico. Conceito de Curso - CC Resulta da visita in loco no momento de Reconhecimento ou Renovação dos cursos.

5 O CONCEITO ENADE Conforme estabelece a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, é um indicador de qualidade da educação superior que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. A Nota dos Concluintes no Enade é a média ponderada das notas padronizadas da respectiva unidade de observação, sendo 25% o peso da Formação Geral e 75% o peso do Componente Específico da nota final.

6 Características do ENADE É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação; Aplicação trienal a concluintes das áreas e cursos superiores de tecnologia conforme o ciclo do Enade; É composto de uma Prova e Questionário Socioeconômico, cujo preenchimento é obrigatório; Admite procedimentos amostrais, mas é censitário desde 2009; Ingressante é inscrito mas não faz o exame desde 2011 (uso de resultados ENEM); É vetada a identificação nominal: resultado individual acessado exclusivamente pelo estudante; Regulamentação: feita a cada ano por meio de Portarias de Diretrizes para a prova (por área avaliada), Portarias de Designação de Comissões Assessoras de Área e Portaria Ministerial com normatização do Exame (Portaria Normativa MEC nº 5, 10/3/2016).

7 Importância do Enade: constância da capacidade do Estado brasileiro avaliar a ES Aprimoramento tecnológico na aplicação dos instrumentos e metodologia de cálculo; Produção e disseminação de conhecimento sobre avaliação via aprimoramento de relatórios e estudos sobre os resultados da avaliação; Integração de Bases de Dados (de dentro e de fora do INEP): ampliação de medidas de qualidade; Avança na promoção de uma cultura avaliativa dos cursos e IES, provocando a participação e a reflexão dos diversos atores institucionais; Cumpre o papel de aferir qualidade e de subsidiar a regulação, apoiando a política de promover o aperfeiçoamento da ES. Nesse sentido, o ENADE serve de base para formação do CPC!

8 Composição do CPC e pesos das suas dimensões e componentes

9 CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO CPC Química Bacharelado CPC 2014 Nº de concluintes inscritos 91 Nº de participantes 72 Nota Bruta FG 54,0083 Nota Bruta CE 33,5431 Nota Bruta Geral 38,6736 Nota contínua do ENADE 1,9401 Nota Bruta Org. Did. Pedagógica 4,8310 Nota Padronizada Org. Did. Pedagógica 2,2822 Nota Bruta infraestrutura e inst. Físicas 4,8375 Nota Padronizada e inst. Físicas 2,7746 Nota Bruta Oport. de ampliação de formação 4,7560 Nota Padronizada Oport. de ampliação de formação 2,8506 Concluintes participantes no ENEM 44 Percentual de concluintes participantes com nota ENEM 61,1% Nota bruta IDD 0,4122 Nota Padronizada IDD 1,8178 Nº de docentes Nº de matrículas 173 Nota Bruta Mestres 0,9524 Nota Padronizada Mestres 4,2063 Nota Bruta doutores 0,8762 Nota Padronizada Doutores 4,3810 Nota Bruta Regime de trabalho 1,0000 Nota Padronizada Regime de Trabalho 5,0000 CPC contínuo 2,7530 CPC faixa 3

10 CONCEITOS E ÓRGÃOS DE CONTROLE Controladoria Geral da União Solicitação de Auditoria: / adote providências com vistas a identificar as causas e evitar que cursos da UFRN obtenham baixo conceito nas avaliações do Enade, conforme se verificou nas edições 2008, 2009, 2010 e 2011 do referido exame. Solicitação de Auditoria: /09 Do esclarecimento prestado pela Universidade, por meio do Anexo III do Memorando Eletrônico Nº 8/2016 PROPLAN, DE 13 DE Abril de 2016, depreende-se que, em relação ao desempenho, houve foco em cursos que obtiveram baixo conceito em anos anteriores e que melhoraram, no entanto, as providências citadas não foram suficientes para evitar que outros cursos obtivessem baixo conceito nas avaliações do Enade e o desempenho geral da UFRN diminuísse, não sendo demonstradas providências efetivas e que englobem toda a instituição no sentido de impedir que uma parte fique em situação menos favorecida, mas que também não seja afetada a parcela que ainda se mantém como núcleo de excelência, prejudicando como um todo a qualidade de ensino da Universidade.

11 Instrumentos aplicados pelo ENADE (em 2014) 1 - Questionário do Estudante (68 questões): obtém informações socioeconômicas e a avaliação das IES referentes à infra estrutura e instalações físicas; organização didáticopedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional ) suas condições de formação acadêmica (preenchido na internet). 2 - Prova (40 questões) Formação Geral: 10 questões (8 questões de múltipla escolha; 2 discursivas); Componente Específico da área avaliada: 30 questões (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas). 3 - Questionário de percepção sobre a prova (9 questões): aplicado junto com a prova. 4 - Questionário das Licenciaturas (13 questões): aplicado junto com a prova. 5 - Questionário do Coordenador (74 questões): obtém informações de perfil do coordenador e sua percepção sobre a formação oferecida pelo curso (coletado nos quinze dias subsequentes à prova, via internet).

12 ENADE Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo 2. Sistema de Informação 3. Engenharia Civil 4. Engenharia Elétrica 5. Engenharia de Computação 6. Engenharia Mecatrônica 7. Engenharia Mecânica 8. Engenharia Química 9. Engenharia de Alimentos 10. Engenharia de Produção 11. Engenharia Ambiental 12. Engenharia Florestal 13. Engenharia Bacharelados e licenciaturas em: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física (L/B); Geografia; História; Letras,Português; Matemática (L/B) e Química (L/B). Licenciaturas: Artes Visuais; Educação Física; Letras; Português e Espanhol, Letras- Português e Inglês, Música e Pedagogia.

13 PANORAMA DOS CURSOS DO CCET - ENADE CURSOS CONCEITO ENADE Matemática L Matemática B Química L Química B Física L Física B Ciência da Computação

14 CURSO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - CPC Matemática L Matemática B Química L Química B Física L Física B Ciência da Computação PANORAMA DOS CURSOS DO CCET - CPC Nenhum dos cursos citados recebeu avaliação in loco de Reconhecimento ou Renovação. O Curso de Química do Petróleo optou por fazer ENADE juntamente com o curso de Química Bacharelado e recebeu visita in loco para reconhecimento de curso em 2012, obtendo o conceito 5. Os cursos de Física (B/L), Ciência da Computação e Química (L) tiveram Renovação de Reconhecimento automática, em dezembro de 2015, sem necessidade de visita in loco, por ter obtido CPC 4. Os cursos de Matemática (B/L) e Química (B) não tiveram Renovação Automática, portanto poderão ter processo aberto.

15 Questionário do Estudante (Obrigatório, respondido antes da prova) As questões de 01 a 26 tratam de informações mais gerais, como, estado civil, etnia, nacionalidade, escolarização dos pais, renda, auxílios e oportunidades acadêmicas até questões de motivação. Alguém em sua família concluiu um curso superior? Quantas horas por semana, aproximadamente, você dedicou aos estudos, excetuando as horas de aula? Qual o principal motivo para você ter escolhido este curso? Qual a principal razão para você ter escolhido a sua instituição de Educação Superior?

16 Questionário do Estudante Questão 27 a 68 Organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. Considera-se o grau de concordância, segundo a escala que varia de 1 (discordância total) a 6 (concordância total). As opções Não sei responder e Não se aplica destinam-se à situações de não pertinência ou quando não há condições de avaliar o item. 27. As disciplinas cursadas contribuíram para sua formação integral, como cidadão e profissional. 28. Os conteúdos abordados nas disciplinas do curso favoreceram sua atuação em estágios ou em atividades de iniciação profissional. 30. O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadoras. 38. Os planos de ensino apresentados pelos professores contribuíram para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e para seus estudos. 41. A coordenação do curso esteve disponível para orientação acadêmica dos estudantes. 64. A biblioteca dispôs das referências bibliográficas que os estudantes necessitaram. 65. A instituição contou com biblioteca virtual ou conferiu acesso a obras disponíveis em acervos virtuais.

17 Questionário do Estudante Ciência da Computação ENADE 2014 Questões 38 e 47 referentes à organização didático-pedagógico 69,8 % é o percentual de concordância dos estudantes do curso; 83,4% a média de concordância nacional. 85,7% é o percentual de concordância dos estudantes do curso; 84,2% a média de concordância nacional.

18 Questionário do Estudante Ciência da Computação ENADE 2014 Questões 63 e 64 sobre infraestrutura 72,1% percentual de concordância dos estudantes do curso; 83% média de concordância nacional. 86,1% grau de concordância dos estudantes do curso; 87,4% média de concordância nacional.

19 Questionário do Estudante Ciência da Computação ENADE 2014 Questões 44 e 46 referentes a oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional Questão 44. Foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de Projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica. 90,7% foi o percentual de concordância dos estudantes do curso em relação a questão 44, enquanto que 81,4% foi a média de concordância nacional. Questão 46. A instituição ofereceu oportunidades para os estudantes atuarem como representantes em órgãos colegiados. 60,5% foi o percentual de concordância dos estudantes do curso em relação a questão 46, enquanto que 62,4% foi a média de concordância nacional. OBS: Para calcular o componente Nota referente às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional (NAj), obtém-se, excluindo-se os itens com resposta (Não sei responder/não se aplica), a média das respostas dos itens 43, 44, 45, 46, 52, 53 e 67 do Questionário do Estudante.

20 RELATÓRIO DE CURSOS RESULTADO DOS QUESTIONÁRIOS Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante para os concluintes da IES. Os percentuais em negrito coincidem com as categorias de repostas escolhidas pelo coordenador

21 Cálculo da Notas - Questionário do Estudante Obtém-se a média das respostas dos itens 27 a 68 do Questionário para cada estudante i da unidade de observação j. Em seguida, calcula-se a média das notas do componente geradas para cada estudante i da unidade de observação j, obtendo-se, assim, a Nota referente à organização didático-pedagógica e Infra estrutura da unidade de observação j, em sua forma bruta. OBSERVAÇÕES: 1. os itens com resposta Não sei responder e Não se aplica são excluídos do cálculo das médias das respostas por estudante e, consequentemente, por unidade de observação. 2. Contribuem na composição do CPC, organização didático-pedagógica (7,5); infraestrutura (5,0) e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional (2,5).

22 Questionário das Licenciaturas ENADE 2014 (todos os cursos de licenciatura) 13 questões estudantes respondentes Gráfico 8- Percentual referente à resposta dada a seguinte pergunta: Quantas horas de estágio curricular obrigatório você integralizou?

23 Questionário das Licenciaturas ENADE 2014 (todos os cursos de licenciatura)

24 Algumas questões da prova - Enade 2014 Formação Geral ENADE 2014

25 Conhecimentos Específicos Química (B) ENADE 2014

26 Estatística das questões das Provas Ciência da Computação ENADE 2014

27 RELATÓRIO DE CURSO RESULTADOS FÍSICA ENADE 2014

28 RELATÓRIO DE CURSO RESULTADOS FÍSICA ENADE 2011 Concluintes de Física (B) 2014 *07 concluintes inscritos e participantes. 85,6% diferente abordagem do conteúdo 14,3% desconhecimento do conteúdo 0,0% falta de motivação O curso aparece com a 22ª melhor nota. Concluintes de Física (B) 2011 *11 concluintes inscritos e 10 participantes 33,3% diferente abordagem do conteúdo 16,7% espaço insuficiente para responder às questões 50,0% falta de motivação O curso aparece com a 43ª melhor nota.

29 QUESTIONÁRIO PERCEPÇÃO DA PROVA ENADE 2014 (Questões de 01 a 09) Questão 7 - Você se deparou com alguma dificuldade ao responder à prova. Qual? Concluintes de QUÍMICA (B) 26,1% desconhecimento de conteúdo 31,9% diferente abordagem do conteúdo 33,3% falta de motivação para fazer a prova Concluintes de QUÍMICA (L) 26% desconhecimento do conteúdo 39% diferente abordagem do conteúdo 23,4% falta de motivação para fazer a prova Concluintes de MATEMÁTICA (B) 16,7% desconhecimento de conteúdo 16,7% diferente abordagem do conteúdo 66,7% falta de motivação para fazer a prova

30 Questão 7 - Você se deparou com alguma dificuldade ao responder à prova. Qual? Concluintes de Matemática (L) 21,9% desconhecimento do conteúdo 40,6% diferente abordagem do conteúdo 29,7% falta de motivação Concluintes de Física (B) 14,3% desconhecimento do conteúdo 85,6% diferente abordagem do conteúdo 0,0% falta de motivação Concluintes de Física (L) 20% desconhecimento do conteúdo 28% diferente abordagem do conteúdo 44,% falta de motivação Concluintes de Ciência da Computação 39% falta de motivação para fazer a prova 31,7% desconhecimento do conteúdo 7,3% diferente abordagem do conteúdo

31 Relatórios de Curso, de IES e Síntese de Área Como vimos, os relatórios compreendem uma série de informações estatísticas agrupadas por curso, por IES e por área de avaliação participante do Enade. O que podemos aprender com os Relatórios de Cursos?

32 O Relatório de Curso é publicado 01 ano após o Exame e apresenta os resultados da prova e alguns resultados do questionário de impressões da prova e do Questionário do Estudante. Os dados relativos aos resultados da prova e a opinião dos estudantes podem ser úteis para orientar as ações pedagógicas e administrativas da Instituição e do curso. Confrontar os conteúdos das provas com as ementas dos componentes dos cursos, identificando os conteúdos que podem ser inseridos. Agregar os dados e informações dos Relatórios de Curso e Diretrizes do ENADE às discussões de atualização do Projeto Pedagógico de Curso.

33 ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIÊNCIA DE TRABALHO Curso de Química Prof. Fabiano do Espírito Gomes

34 Alguns dados dos cursos do CCET Atualização do PP dos Cursos do CCET que fazem Enade CURSOS ANO DO PP ANO ESTRUTURA CURRICULAR MATEMÁTICA L MATEMÁTICA B CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO QUÍMICA L QUÍMICA B FÍSICA L FÍSICA B

35 Situação dos cursos do CCET em relação aos projetos de ensino Tipo do Projeto Quantidade executados Quantidade de discentes envolvidos Monitoria Pamqeg PET 55 Tutoria 1 105/35 vagas por ano PROJETO PIBID Nº BOLSISTAS Interdisciplinar (Qui./Fis/Biol.) 36 Física 40 Matemática 41 Química 19 TOTAL 136

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Identificar mérito e valor das instituições,

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Portaria Normativa 40 de 2007 republicada em 2010 Capítulo

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. CPC Conceito Preliminar de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. CPC Conceito Preliminar de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CPC Conceito Preliminar de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÃO Este documento explana, analisa e discute

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel Procuradora Educacional Institucional Núcleo de Regulação de Cursos NRC / Progic Universidade Federal de Pelotas pi@ufpel.edu.br paula.moitinho@ufpel.edu.br

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014 Universidade Federal Rural de Pernambuco Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014 Conceito Preliminar de Curso - CPC Índice Geral

Leia mais

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017 CPC e IGC 2016 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Novembro 2017 Enfoques da apresentação Processo Avaliativo da Educação Superior realizado pelo Inep no âmbito do Sinaes Síntese

Leia mais

Coordenadoria de Avaliação Institucional

Coordenadoria de Avaliação Institucional Coordenadoria de Avaliação Institucional . Composição do CPC e pesos das suas dimensões e componentes Fonte: Notas Técnicas, INEP (204) 2. Notas de Referência DIMENSÃO COMPONENTE SIGLA PESO COMPONENTE

Leia mais

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 ROTEIRO SINAES Princípios e concepções Os Ciclos Avaliativos do Enade e os Indicadores de Qualidade Enade 2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SINAES Responsabilidade : responsabilidade

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento de Desenvolvimento e Avaliação Divisão de Regulação e Avaliação O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Profª

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR- MESTRADO PROFISSIONAL - MPPGAV Disciplina: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Curso de Engenharia de Alimentos Análise comparativa de desempenho do Relatório de Curso -ENADE 2011, entre UNISINOS, UNICAMP e UFRGS. Sonia Maria Martins- TAE/ICTA

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2017 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

(Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792)

(Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792) (Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792) Enquadramento dos Cursos Procurador Institucional Inscrições dos Estudantes Irregulares Coordenador do Curso Inscrições dos Estudantes Ingressantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos ENADE: análise das notas e pontos críticos

Leia mais

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul)

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) Núcleo de Regulação de Cursos Coordenação de Processos e Informações Institucionais

Leia mais

Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Desempenho dos Estudantes Corpo Docente Nota dos Concluintes no Enade (NC) 20,00% Nota do Indicador de Diferença entre

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%) e a discursiva (2 questões)

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÃO. ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÃO. ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÃO ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Boa Vista-RR Outubro/07 Ord. Este documento explana, analisa

Leia mais

O que é o Enade? Quais os objetivos do Enade? Quem participa do Enade? Ciclo Avaliativo do Enade

O que é o Enade? Quais os objetivos do Enade? Quem participa do Enade? Ciclo Avaliativo do Enade CONCEITO ENADE (CE) E CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO () DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INBIO - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO COGEPLAN COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO COPAC 2 1 Aspectos gerais da avaliação O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%) e a discursiva (2 questões)

Leia mais

Avaliação da Educação Superior: revisão do Conceito Enade e perspectivas regulatórias

Avaliação da Educação Superior: revisão do Conceito Enade e perspectivas regulatórias Avaliação da Educação Superior: revisão do Conceito Enade e perspectivas regulatórias Diretoria de Avaliação da Educação Superior Brasília-DF Março 2017 Avaliação da Educação Superior: revisão do Conceito

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos ENADE 2016 Área de saúde Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos SEAVI/SGC/UDO/PROGRAD ENADE Início Portaria Nº 107 de 22 de julho de 2004 Art. 3º - O ENADE avaliará

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%) e a discursiva (2 questões)

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%) e a discursiva (2 questões)

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: implicação do Enade no contexto geral da avaliação

Avaliação da Educação Superior Brasileira: implicação do Enade no contexto geral da avaliação SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO 2016 / UFSM SANTA MARIA /RS Avaliação da Educação Superior Brasileira: implicação do Enade no contexto geral da avaliação Diretoria de Avaliação da Educação Superior Daes/Inep Prof.ª

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

LISTAGEM DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2014 INDICADORES INSTITUCIONAIS 584 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UFG IGC: 4 (3.

LISTAGEM DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2014 INDICADORES INSTITUCIONAIS 584 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UFG IGC: 4 (3. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS / Universidade Federal De Goias Mantida (IES) Pedro RodriguesINDICADORES DE QUALIDADE D EDUCAÇÃO SUPERIOR 2014 LISTAGEM DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2014

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior - ABAMES Rodrigo Capelato 2013 AGENDA

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis ARQUITETURA E URBANISMO Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior NOTA TÉCNICA APLICAÇÃO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (CPC)

Leia mais

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes OUTUBRO, 2011 S I Avaliação da Cursos N A E Avaliação Instituciona l Enade S AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

Avaliação dos ciclos do SINAES

Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação da Ed. Superior no INEP - Implementar o Sinaes -Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; - Divulgar os resultados; -Realizar estudos para a melhoria

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal da Bahia Município: Salvador Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Goiás Município: Jataí Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Goiás Município: Catalão Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Universidade Federal da Bahia Município: Salvador Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO III)

ENGENHARIA (GRUPO III) ENGENHARIA (GRUPO III) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DESTAQUE: MARCOS REGULATÓRIOS Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria nº40/2007, consolidada dez, 2010 MEC CNE Cons. Nac. de Educação

Leia mais

MATEMÁTICA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati

MATEMÁTICA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati MATEMÁTICA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Irati Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa PEDAGOGIA Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Pitanga Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Irati Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Chopinzinho Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Prudentópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%) e a discursiva (2 questões)

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis PEDAGOGIA Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Avaliação do Enade - Trienal Cursos Avaliados I Bacharel na área de: a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos;

Leia mais

ENGENHARIA SANITÁRIA. Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis

ENGENHARIA SANITÁRIA. Universidade Federal de Santa Catarina. Município: Florianópolis ENGENHARIA SANITÁRIA Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

GEOGRAFIA. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa

GEOGRAFIA. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa GEOGRAFIA Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre CONTROLE E AUTOMAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

GEOGRAFIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava

GEOGRAFIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava GEOGRAFIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais