HARDWARES DO COMPUTADOR. Prof. Patricia Pagliuca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HARDWARES DO COMPUTADOR. Prof. Patricia Pagliuca"

Transcrição

1 HARDWARES DO COMPUTADOR Prof. Patricia Pagliuca

2 Seu computador (aula 26/03/13) Monitor Gabinete Teclado Mouse

3 Monitores

4 Gabinetes

5 Teclados Ipad - um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple

6 Mouses Porta PS/2 de cor verde

7 Conceitos: Hardware e Software? Hardware: Conjunto mecânico (parte física) da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças. Software: Conjuntos de procedimentos básicos (parte lógica) que fazem que o computador seja útil executando alguma função. A essas ordens preestabelecidas chamamos também de programas.

8 Hardware Dentro do Gabinete temos os seguintes periféricos: Fonte de Alimentação, Placa mãe, Processador(CPU), Dissipador de calor e Cooler, Memória RAM, Disco Rígido(HD), Unidade de CD, Unidade de DVD, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Placa de Som. Assessório para o Computador: Caixas de Som e Fones de Ouvido, Impressora, Scanner, Multifuncionais, Câmera Digital, Webcam.

9 Fonte de Alimentação: Tensões fornecidas pelas fontes Os dispositivos que compõem o computador requerem níveis diferentes de tensão para seu funcionamento. Por isso, as fontes de alimentação fornecem, essencialmente, quatro tipos de tensão (em Volts - V): 5V: utilizada na alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória; -5V: aplicada em dispositivos periféricos, como mouse e teclado; 12V: usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco); -12V: utilizada na alimentação de barramentos de comunicação, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture). 3.3V: para (em Fonte ATX) utilizada para chip e processador. Fonte:

10 FONTE DE ALIMENTAÇÃO AT (Advanced Technology) Possui cabo de energia da placa mãe separado em 2 partes onde tem que juntar as duas pontas pretas e ligar na placa mãe. Possui cabos de energia para serem ligados os Leds (as luzes que ficam ligadas no seu gabinete). Usada em computadores mais antigos atingindo voltagens menores.

11 FONTE DE ALIMENTAÇÃO AT (Advanced Technology)

12 FONTE DE ALIMENTAÇÃO ATX (Advanced Technology Extended) Cabo de energia principal inseparável. Não possui os cabos dos Leds. Atinge voltagens muito maiores e é usada nos computadores atuais.

13 Hardware: Placa mãe É a principal placa para todo computador. É onde você conecta todos os componentes do micro e é por meio dela que eles se comunicam. Há no mercado diversos modelos de placa mãe, onde os componentes utilizados podem variar, tais como o processador, o chipset, o tipo de memória RAM, etc.

14 Hardware: Placa mãe

15 Tipos de Placa Mãe offboard

16 Tipos de Placa Mãe

17 Hardware: Processador(CPU) CPU (Central Processor Unit) é o componente central da placa mãe e é considerado o cérebro do computador. Por isso mesmo é um dos grandes responsáveis pelo desempenho do micro combinando com outros dispositivos obviamente.

18 Hardware: Processador(CPU)

19 Hardware: Dissipador de calor e Cooler Com o avanço da tecnologia dos processadores, manter sua temperatura de funcionamento sob controle e dentro de certos limites tornou-se um fator crítico. Por isso, estes acessórios tornam-se fundamentais para o perfeito funcionamento do computador e para a maior durabilidade da CPU.

20 Hardware: Dissipador de calor e Cooler

21 Hardware: Memória RAM É nesta memória que o processador grava as informações acessadas no HD para que elas sejam trabalhadas, devido a sua velocidade se muito maior que a dos discos rígidos. Por isso, quanto mais memória RAM o micro possuir, mais veloz será. DDR = Double Data Rating

22 Hardware: Memória RAM

23 RAM (Random-Access Memory) DDR1 é um tipo de memória mais antiga e esta saindo de linha praticamente não se encontram placas que aceitam este tipo de memória. Elas chegam a trabalhar com até uns 400 mhz devido ao dual chanel. Capacidade: 256 MB, 512 MB e 1GB. DDR2 é um tipo mais novo e trabalha com frequências de até 1066mhz no dual chanel e a que vai encontrar na maioria das maquinas por ai pois é um excelente custo x beneficio. Capacidade: 512MB, 1GB, 2 GB, 4 GB. DDR3 é a ultima lançada e pode trabalhar até a 1600mhz no dual chanel. Ha um tempo atrás ela era cara mas atualmente o preço destas memórias vem caindo bem, mas não ha tantas placas mães que utilizam esse tipo de memória se comparado ao numero de placas que utilizam a DDR2. Capacidade: 1GB, 2GB, 4GB, 8GB

24 RAM (Random-Access Memory)

25 ROM (Read-Only Memory - Memória de Apenas Leitura) é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo

26 Outros tipos de Memória ROM Mask-ROM: as primeiras ROMs eram chamadas assim, são circuitos integrados que guardam o software ou os dados gravados durante a sua criação. PROM (Programmable Read-Only Memory): Memória semelhante com possibilidade de inserção de dados posteriormente.

27 Outros tipos de Memória ROM EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory): permite a regravação de dados. O conteúdo do chip pode ser apagado expondo-o à luz ultravioleta por cerca de 10 minutos. Já o processo de reescrita dos dados requer uma voltagem cada vez maior e, com isso, a número de reprogramações acaba sendo limitado.

28 Outros tipos de Memória ROM EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory): permite que os dados sejam apagados e gravados com o uso de eletricidade.

29 Memória Cache (lê-se kéchi) É um tipo de memória volátil de alta velocidade que fica próxima à CPU acompanhando o trabalho desta. É de difícil produção e muito cara. Por isso é menos frequente encontrarmos quantidades de memória cache maiores que 2 MB. As expressões cache L1, L2, L3, etc. (L= level, ou seja, Nível) referem-se à cache.

30 Chipset

31 Chipset É o nome dado ao conjunto de chips que estão na Placa- Mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

32 Hardware: Disco Rígido (Hard Disk - HD) Dispositivo utilizado para armazenar todos os programas e arquivos que utilizamos em nosso computador, desde o sistema operacional até editores de texto, planilhas, antivírus, fotos, etc.

33 Hardware: Disco Rígido (Hard Disk - HD)

34 HD 1 - Prato, midia ou platter - aonde os dados são gravados 2 - Atuador ou actuator - parte mecânica responsável pelo posicionamento das cabeças de leitura e gravação. 3 - Componentes internos de controle do atuador, ligados a placa controladora lógica externa 4 - Cabeças de leitura e gravação ou magnetic heads - conectadas ao atuador, responsaveis pela leitura e gravação de dados na mídia 5 e 6 - Hard Disk Assembly superficie aonde são montados os componentes de um hard disk 7 - Placa controladora lógica ou logic board - responsavel pela inicialização, controle mecânico e envio de dados do hard disk para o computador. 8 - Conectores externos padrão IDE - conexão por onde são enviados os dados para a placamãe e consequentemente ao processador

35 SSD (Solid State Disks - Discos de Estado Sólido) Os HDs consomem muita energia, devido a necessidade de ficar girando a todo instante. Os SSDs, diferentemente dos HDs, não têm componentes mecânicos e consomem muito menos energia, e portando estão se tornando uma alternativa interessante aos HDs para notebooks. Entretanto, os SSDs ainda são muito mais caros que os HDs.

36 Alternativas para a falta de HD Cartão de Memória Flash parecido com pendrive, usado em Celulares, Smartphones, Tablets, Cameras Digitais e outros.

37 Hardware: Unidade de CD e Unidade de DVD Pode-se encontrar dispositivos que apenas lêem CDs, bem como dispositivos que além de ler também gravam CDs/DVDs. Podem ser internos ou externos, e podem ser utilizados tanto para áudio quanto para dados.

38 Hardware: Unidade de CD e Unidade de DVD

39 Hardware: Placa de Rede Esta placa estabelece a comunicação do seu computador com outros computadores em rede local. Atualmente também são utilizadas para a conexão com modem externo ADSL, para acesso à internet de banda larga.

40 Hardware: Placa de Vídeo Permite a comunicação do micro com o monitor de vídeo.

41 Hardware: Placa de Som É a placa responsável em enviar os sinais de áudio para as caixas de som. Ela define a qualidade dos arquivos de áudio que serão gerados pelo computador. Possui também uma entrada auxiliar de áudio, um entrada para microfone e uma entrada para joystick.

42 BIOS (Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída) é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

43 Acessórios de Hardware: Caixas de Som e Fones de Ouvido As caixas de som podem ser acopladas ao painel traseiro do computador (quando este possuir placa de som) e servem para reproduzir os sons emitidos pelo computador, tanto os sistemas operacionais, quanto os CDs de musica, paginas da internet, jogos, etc. Já os fones de ouvidos podem ser acoplados tanto na saída da placa de som, quanto nos dispositivos de CD-ROM que possuam saída de fones.

44 Acessórios de Hardware: Impressora É um periférico cuja finalidade é a de transferir para o papel as informações contidas nos computadores. As mais comuns encontradas no mercado são a jato de tinta, matricial e laser.

45 Acessórios de Hardware: Scanner É o periférico responsável pela digitalização de imagens, o processo inverso da impressora, ou seja, ele passa uma informação do papel para o computador.

46 Acessórios de Hardware: Multifuncionais Com o objetivo de integração e redução de custos, diversos fabricantes desenvolveram equipamentos que exercem diversas funções integradas. Dentre as mais usadas esta as funções de impressora, scanner, copiadora e aparelho de fax.

47 Acessórios de Hardware: Câmera Digital Por este dispositivo você pode tirar fotografias e transferi-las diretamente para o seu computador ou para uma impressora.

48 Acessórios de Hardware: Webcam Acessório utilizado por usuários de banda larga de internet. Com ele você será capaz de estabelecer contato visual com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo e em tempo real.

49 SOFTWARES PARA O COMPUTADOR Prof. Patricia Pagliuca

50 Software Para usufruir de toda a capacidade de processamento que o Hardware fornece, precisa-se de Software, que é o conjunto de instruções para serem compreendidas pela CPU. SOFTWARE Básico Utilitários Aplicativos

51 Software Básico É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware.

52 O que faz o Sistema Operacional? Imagine uma calculadora e várias pessoas querendo usá-la. Como você poderia dar a cada um aquilo que ele precisa? Quem usaria a calculadora primeiro? O que você faria se alguém se apossasse da calculadora por muito tempo? O que você faria se eles quisessem armazenar os resultados em algum lugar? Esta situação é semelhante ao que o S.O. geralmente enfrenta. Existem recursos que muitas pessoas querem usar. Se não houver algo que execute as tarefas, haverá conflitos e confusão geral.

53 Tipos de Sistema Operacional Monousuário: apenas um usuário utiliza todo o sistema de cada vez. Ou seja, não admite ser utilizado por mais de um usuário simultaneamente, gerenciando uma mesma CPU. Ex.: MS-DOS, Windows 3.1 Multiusuário: vários usuários podem estar utilizando o sistema de modo compartilhado em um dado instante. Ou seja, disponibiliza a mesma CPU para mais de um usuário ao mesmo tempo, através de clientes ligados ao computador. Ex.: UNIX, Linux, Aix, Windows (...98,NT,2000, XP)

54 Tipos de Sistema Operacional Monotarefa: só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex.: DOS Multitarefas: um usuário com mais de uma tarefa sendo executada por vez. (Técnica de passar de uma aplicação para outra de tal forma que elas parecem estar sendo processadas simultaneamente) - É uma regra hoje a nível de SO.

55 Utilitários Os programas utilitários do sistema fornecem um complemento necessário para uma ferramenta básica de gerenciamento do S.O. (podem estar incluídos no S.O. ou vendidos por fornecedores independentes). Fornecem ao usuário ferramentas para organizar os discos, verificar disponibilidade de memória, corrigir falhas de processamento. Úteis ao sistema computacional. Exemplo: Ferramenta de Backup, Winrar, Winzip, Desgragmentador de Disco, Limpeza de Disco, Antivirus e outros.

56 Software Aplicativo São os programas voltados para a solução de problemas do usuário. Podem ser de: uso geral: são programas que podem ser utilizados em vários tipos de aplicações. Exemplos: editores de texto, gráficos, planilhas, gerenciadores de banco de dados, etc. uso específico: se destinam exclusivamente a um único tipo de aplicação. Exemplos: folha de pagamento, crediário, imposto de renda, cadastro, contas a pagar e receber, etc.

57 Sistema de Segurança Filtro de Linha: Protege seu micro contra picos de energia e ruídos na linha. Estabilizador de Tensão: Protege contra interferências e variações nos níveis de tensão da rede elétrica.

58 Sistema de Segurança No-break: Evita que seu computador desligue em caso de falta total de energia elétrica, além de protegê-lo contra interferências, picos e baixas nos níveis de energia.

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho Introdução à Informática Por Edivaldo Laureano Pires Filho Definição de sistema Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Informática Setembro/2014 Roteiro Definições iniciais Sistema computacional Unidade Central de Processamento Placas-Mãe Memorias Barramentos Periféricos

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro Hardware Parte III Memória e Disco Rígido Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Memória Tipos Memória Principal RAM e ROM Memória Secundária Disco Rígido (HD) e Flash Memória Todo computador precisa de

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de es Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente alternada para a corrente contínua para alimentar

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Profa. Esp. Kadja Emanuelle Aula 2 Disciplina: Informática em Música Conservatório de Música de Sergipe aulademusika@gmail.com ARACAJU, 2017 Mas o que é mesmo Informática? A informática

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de computador Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de Von Neuman A arquitetura de computador proposta por Von Neumann é composta basicamente por: Computadores

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

MEMÓRIA. Prof. Elton Profa. Joice

MEMÓRIA. Prof. Elton Profa. Joice MEMÓRIA Prof. Elton Profa. Joice Mémória A memória contém tanto as variáveis (dados) como as instruções (programas) utilizadas para o acesso rápido dos dados, que são armazenados em um circuito integrado.

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PLACA DE VÍDEO Cabe a placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer no dispositivo de

Leia mais

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória.

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Aula 02 Principais componentes de hardware de um computador Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Hierarquia Memória Memória RAM Do inglês Random Access Memory (Memória de acesso aleatório

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA MEMÓRIAS de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos e pastas Teclas de

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA O que são as memórias? Armazenamento Instruções de um programa em execução Dados iniciais dos programas Resultados finais a serem transmitidos a

Leia mais

Fundamentos de Microinformática. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2

Fundamentos de Microinformática. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2 Fundamentos de Microinformática Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2 Conceitos Básicos COMPUTADOR Uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar,

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Computador (arquitetura básica): b

Computador (arquitetura básica): b Hardware É a parte física f de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos, elétricos e magnéticos). Componentes Básicos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 COMPUTADOR COMPUTADOR Barramento de Endereços: Determina qual a posição de memória que irá ser lida ou escrita (unidirecional). Barramento de Endereços: Transporta o dados

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho Introdução, eletricidade básica aplicada a microcomputadores. Introdução Na última aula, vimos os cuidados básicos

Leia mais

DRAM SRAM. RAM adequada

DRAM SRAM. RAM adequada Placa Mãe A placa-mãe (ou motherboard, em inglês) é uma placa de circuito impresso que permite interligar todos os componentes de um computador. Nesse sentido, conta com um programa (software) básico conhecido

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Slide 02 22/05/2017 Introdução à Computação Prof. Cleziel Franzoni da Costa @Cleziel 1 /Cleziel cleziel@hotmail.com cleziel.wordpress.com 42 3 Hardware x Software 4 Hardware x Software 5 Hardware Todo

Leia mais

Informática Básica Introdução

Informática Básica Introdução Informática Básica Introdução Fundamentos de Hardware É importante saber que o computador não é um único aparelho. É um sistema constituído por diversos dispositivos, cada um deles se encarrega por uma

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PLACA DE VÍDEO Cabe a placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer no dispositivo de saída

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil?

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? QUESTÃO 03. Diferencie memória de armazenagem. QUESTÃO 04. Porque a memória RAM é denominada

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Arquitetura e Funcionamento do Computador

Arquitetura e Funcionamento do Computador Arquitetura e Funcionamento do Computador Memória É todo componente capaz de ARMAZENAR informações. Memórias Digitais Memórias: são componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções)

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Dispositivos de entrada e saída Qual a diferença entre dispositivos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 83 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEMS E FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição maio 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

Curso Básico de Hardware

Curso Básico de Hardware Curso Básico de Hardware Arquitetura de Computadores I Conceitos Iniciais Versão 1.0 1999 Robson S. Martins http://www.robsonmartins.com Informações sobre o curso Este curso de Informática tem por objetivo

Leia mais

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO PABLO LEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br Pabloleonardo.silva@gmail.com www.pointdoconcurso.com.br Pablo Leonardo (Facebook) HARDWARE X SOFTWARE Hardware: Parte

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento.

Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento. Memórias Os computadores necessitam de uma memória principal, cujo papel primordial é armazenar dados e programas que estejam a ser utilizados no momento. O computador, além da memória principal, necessita

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto BIOS, BOOT, POST e CMOS Prof. César Couto Memória ROM ROM (Read Only Memory) Memória de computador somente para leitura ROM é utilizada para armazenar firmwares Firmware é o conjunto de instruções operacionais

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 B / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 54 QUESTÕES DE PROVAS FAPEMS NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR POR ASSUNTOS COM GABARITOS Caderno de Questões, elaborado por assuntos, segundo o conteúdo programático de Noções de Informática,

Leia mais