A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO. Guarapari/ES 2012 Eduardo Assis Gonçalves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO. Guarapari/ES 2012 Eduardo Assis Gonçalves"

Transcrição

1

2 A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO Guarapari/ES 2012 Eduardo Assis Gonçalves

3 No final desta oficina, você deve: Saber a importância da aplicação; Descrever três ênfases da aplicação; Planejar aplicações para as lições que preparar.

4 Qual o propósito do ensino bíblico? Glória de Deus; Aquisição de conhecimento, bem como o seu uso; Promover mudanças;

5 O que satisfaz você como professor? Os professores não devem ficar satisfeitos com o seu ensino, a menos que os alunos não somente aprendam as verdades bíblicas mas comecem a aplicá-las na vida.

6 Dificuldades para fazer aplicações Crer que essa tarefa pertence ao Espírito Santo. Pensar que a aplicação é um resumo daquilo que foi dito. Reduzir a aplicação a uma série de exortações gerais. Falta de tempo e planejamento Dificuldade em estabelecer a conexão entre o conteúdo do ensino e sua utilidade prática. Desconhecimento da realidade dos alunos.

7 I. A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO

8 A importância das aplicações reside primeiramente nos próprios objetivos da mensagem divina, mas também tem que levar em conta as necessidades dos alunos.

9

10 A aplicação focaliza a verdade da Palavra de Deus sobre situações específicas, relacionadas à vida. Isso ajuda as pessoas a compreender o que devem fazer ou como usar o que aprenderam. A aplicação leva as pessoas a agirem. (David Veerman)

11 A. DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER Os professores devem procurar por respostas na vida de seus alunos. Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza (1Timóteo 4.12)

12 A. DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER A vida cristã exteriorizada é o resultado da formação do caráter de Cristo no interior. o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Colossenses 1.28)

13 A. DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER Quando Cristo é reconhecido como Senhor, o discípulo será dominado pela verdade de Deus e estabelecerá hábitos de estudo, oração, reverência, adoração, obediência e humildade. O desejo urgente de cultivar essas virtudes deve motivar os professores cristãos.

14 A. DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER O verdadeiro aprendizado da Palavra de Deus é melhor demonstrado pelas mudanças no caráter do discípulo, por aquilo que ele pensa, deseja e faz por quem ele se torna.

15 B. O CRESCIMENTO CRISTÃO A aplicação do conteúdo recebido produz uma transformação interior e se desenvolve para mais conhecimento e prática, e de modo consistente nos leva a conformar com a vontade de Deus. (cf. 2Tm 3.16).

16 B. O CRESCIMENTO CRISTÃO O cristão cresce por meio da ação e não por sonhos, desejos ou conversas. Incorporar atividades que exprimam os princípios aprendidos no programa de ensino, conduzirá o aluno ao crescimento, de modo ativo e positivo.

17 B. O CRESCIMENTO CRISTÃO Isso foi presente no ensino de Jesus: Todo aquele,... que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 7.24); nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céus (Mt 7.21);...pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.20).

18 B. O CRESCIMENTO CRISTÃO A condição espiritual e interior se manifesta por meio de feitos e ações exteriores.

19 C. A BASE ESPIRITUAL A Palavra de Deus fornece a base para a vida e a vivência cristã. Os alunos não conseguirão edificar a fé cristã sobre o fundamento das experiências humanas cotidianas. A Bíblia é o mapa e a bússola.

20 C. A BASE ESPIRITUAL Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2Timóteo 3.16). Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto... (Jeremias 17.9)

21 C. A BASE ESPIRITUAL Jesus deu grande ênfase à aplicação baseada na Palavra de Deus. Lucas Esse foi o seu método de ensinar a Bíblia: instrução aplicada, direcionado às necessidades humanas.

22 II. PLANEJANDO A APLICAÇÃO

23 Para se chegar à aplicação é preciso partir do objetivo. A aplicação da lição está relacionada com seus objetivos. Deve ir ao encontro das necessidades específicas de seus alunos. Personalizar a lição, relacioná-la com a vida e envolver seus alunos na aplicação da mesma em suas próprias experiências.

24 A. PERSONALIZAR A LIÇÃO A aplicação depende da compreensão da verdade bíblica. Precisamos oferecer instruções que reflitam os princípios bíblicos encontrados no texto construir uma ponte entre dois mundos. E é melhor que os próprios alunos consigam ver a aplicação.

25 A. PERSONALIZAR A LIÇÃO 1. Faça perguntas de sondagem. 2. Apresente alternativas. 3. Leve os alunos a situações desagradáveis ou graves, imaginárias ou reais, que requeiram a aplicação da verdade.

26 A. PERSONALIZAR A LIÇÃO 4. Dê oportunidade aos alunos que se expressem a respeito dos pontos da aplicação. 5. Ajude os alunos a interpretar suas próprias experiências.

27 B. RELACIONAR À VIDA A fé pode constituir-se em idealismo abstrato para muitas pessoas. A verdade sem aplicação torna-se inútil. O professor precisa ajudar com paciência a classe, tornando concreto o sentido do texto às pessoas de hoje nas situações de hoje.

28 B. RELACIONAR À VIDA 1. Use exemplos para ajudar seus alunos na aplicação daquilo que aprenderam em situações da própria vida deles.

29 B. RELACIONAR À VIDA 2. Familiarize-se com os problemas de seus alunos para elaborar situações que lhes sejam reais.

30 B. RELACIONAR À VIDA 3. Confronte seus alunos com a Palavra de Deus. Eles precisam enxergar como relacioná-la com suas necessidades.

31 C. ENVOLVA OS ALUNOS O aprendizado será mais eficiente quando os alunos participarem da realização da aplicação. Combine com a classe um certo padrão de comportamento ou uma atividade; Avalie os resultados nas aulas seguintes;

32 III. ÊNFASES NA APLICAÇÃO

33 A. SALVAÇÃO O professor deve estabelecer com objetivo primordial levar cada um de seus alunos a Cristo. A instrução deve treiná-los nos princípios e nos procedimentos que os prepararão para que creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Os alunos devem compreender sua responsabilidade pessoal no momento que creem em Cristo.

34 B. ESPIRITUALIDADE Após a conversão, o aluno precisa ser estimulado a buscar o crescimento espiritual. Presença regular nas atividades da igreja ; Estudo sistemático da Bíblia; Prática da oração; Adoração; Comunhão com outros irmãos.

35 B. ESPIRITUALIDADE Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13). À medida que a realidade de Cristo aumenta por meio da fé, o fruto do Espírito também torna mais evidente (Gl ).

36 C. MORDOMIA / SERVIÇO O desenvolvimento da vida espiritual também envolve a responsabilidade pessoal dos alunos com relação ao uso de seu tempo, habilidades e posses. Aprender a apoiar o programa da igreja; Aprender a verdadeira mordomia;

37 C. MORDOMIA / SERVIÇO Cada geração necessita de treinamento para que as pessoas se tornem mordomos liberais, sistemáticos e alegres. Um currículo adequado, apropriadamente ensinando, deve levar os alunos à responsabilidade pessoal com relação aos seus talentos. O professor não deve perder a oportunidade de direcionar seus alunos à prática do serviço cristão, como um estímulo para vidas rendidas para sempre a Cristo.

38 IV. QUATRO PASSOS QUE AJUDAM

39 1. O QUÊ DA QUESTÃO O que Deus exige de mim à luz desta mensagem? Oferecer instruções que reflitam os princípios bíblicos encontrados no texto.

40 2. O ONDE DA AÇÃO Onde em minha vida estas verdades se aplicam? Se não especificarmos onde os princípios bíblicos se aplicam na vida real, os ensinos permanecem abstratos e irrelevantes. É necessário ter em mente as situações vivenciadas pelos alunos, nas quais devem aplicar o princípio bíblico.

41 3. O PORQUÊ DA AÇÃO Por que eu devo realmente praticar isto? A aplicação necessita apresentar a motivação correta.

42 4. O COMO AGIR Em que sentido? Como praticar? Esclarecer os passos práticos e os recursos que possibilitaram alcançar os objetivos estabelecidos.

43 CONCLUSÃO

44 O teste final do ensino encontra-se na transformação da vida dos alunos. Isso requer a aplicação da verdade, pois essa aplicação edifica o caráter e fornece ao cristão crescimento e base espiritual.

45 Para que a transmissão da verdade para a vida dos alunos seja um sucesso, é preciso um planejamento deliberado por parte dos professores. Eles devem constantemente aspirar personalizar as verdades bíblicas, relacioná-las às situações da vida que os alunos estão enfrentando e então envolvê-los na ação. As evidências de sucesso dessas aplicações são: salvação, espiritualidade e mordomia/serviço.

46 LIVROS RECOMENDADOS Manual do professor eficaz, de Donald Griggs, Cultura Cristã Sinopse - O processo de planejamento - O plano de aula - Como utilizar técnicas e recursos pedagógicos - Planos para treinamento - Com exercícios e atividades O livro indispensável para pastores, professores e professoras de escola dominical, para ser consultado individualmente ou para ser usado em programas de treinamento de obreiros.

47 A verdade na prática de Dan Doriane, Cultura Cristã Sinopse "Um grande livro. Não há muitos livros publicados que lidem de maneira tão cuidadosa e criativa com a teoria e a prática da aplicação das Escrituras para o mundo de hoje. A obra do Dr. Doriani é ampla em seu escopo, escrita de modo atraente, abertamente inclusiva e recheada de insights úteis. Nenhum pregador expositivo sério vai querer ficar sem essa obra." D.A. Carson "Insights significativos e estimulantes do uso das Escrituras. Doriani coloca um excelente fundamento para uma nova "ciência da aplicação" ou "hermenêutica aplicada". O livro é envolvente, antecipa conceitos e trabalha com eles de modo efetivo. John M. Frame "Como pregador admirável e estudioso brilhante que é, Doriani, de maneira hábil e prática, ajuda a preencher o vazio em nosso entendimento de como nos mover da interpretação bíblica para a aplicação na vida real. Bryan Chapell Daniel M. Doriani (M.Div., Ph.D., Westminster Theological Seminary; S.T.M., Yale Divinity School) é deão da faculdade e professor de Novo Testamento no Covenant Theological Seminary.

48 Pregação Cristocêntrica de Bryan Chapell, Cultura Cristã Sinopse Uma perspectiva completa dos alvos e métodos do sermão expositivo, com seções sobre sermões para casamentos, funerais e ocasiões evangelísticas recursos difíceis de encontrar. O livro expõe aos alunos o propósito redentivo de toda a Escritura enquanto comunica o método expositivo de pregação. Ferramenta extraordinária para o curso de homilética. O melhor livro que já li sobre esse assunto R. C. Sproul Pregação Cristocêntrica é um guia profundo, equilibrado e útil sobre o que a pregação expositiva já foi e ainda pode se tornar. A última parte, discutindo uma teologia de mensagens cristocêntricas é uma contribuição nova e muito necessária. James Montegomery Boice O plano da obra é lógico, o esboço é claro, a percepção da comunicação é inteligente e eu gosto da teologia e da preocupação prática que transparecem no livro todo. A pregação confortadora segundo o padrão apresentado aqui certamente será edificante. J. I. Packer Bryan Chapell (Ph.D., Southern Illinois University) tornou-se professor de Homilética após dez anos de ministério pastoral. É também professor e presidente do Covenant Theological Seminary. Prega e ensina regularmente em todo o mundo.

49 DÚVIDAS?

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros Como preparar estudos bíblicos a partir de livros 4º Congresso Nacional de Educação Cristã Rev. Misael B. Nascimento. D.Min. 22 e 23/04/2016 Esta oficina focaliza em como preparar estudos bíblicos a partir

Leia mais

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura.

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Franklin Ferreira No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO Jörg Garbers HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS 1 1.1.1 O SERMÃO TEMÁTICO 1.1.1.1 DEFINIÇÃO "Sermão temático é aquele cujas divisões principais derivam

Leia mais

membros uns dos outros

membros uns dos outros membros uns dos outros Colossenses 3.16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Assessoria de Educação Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Agenda O que é a EBD? Considerações sobre o Ensino Algumas recomendações para os professores

Leia mais

O ensino que transforma

O ensino que transforma O ensino que transforma Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente

Leia mais

CAPACITAR PARA SERMOS COMO CRISTO

CAPACITAR PARA SERMOS COMO CRISTO CAPACITAR PARA SERMOS COMO CRISTO A IDEIA DE CAPACITAR NO NOVO TESTAMENTO A IDEIA DE CAPACITAR Grego: catartizo Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo

Leia mais

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária TREINAMENTO DE PROFESSORES Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã PERÍODO Aula 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO Qual é a imagem do ensino que você traz? Perigos enfrentados pela igreja

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

1.! Quem'somos?' 2.! Visão'

1.! Quem'somos?' 2.! Visão' 1. Quem'somos?' Perspectivas é um movimento internacional que une cristãos no propósito de pensarepotencializarseuenvolvimentonatarefadeglorificaradeusentretodosos povos. Oferecemos12temposdereflexãosobreaMissioDei,nasperspectivasBíblica,

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

A Excelência do Professor de Escola Dominical

A Excelência do Professor de Escola Dominical A Excelência do Professor de Escola Dominical INTRODUÇÃO O professor de Escola Dominical deve perseguir a excelência nestas três áreas de seu ministério: Evangelismo, Hermenêutica e Teologia. Caso falhe

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE. Pr. Eliezer Morais

FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE. Pr. Eliezer Morais FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE Pr. Eliezer Morais eliezermorais@terra.com.br PROCESSO DE APRENDIZAGEM APRENDER INTERNALIZAR SIGNIFICAR TRANSFORMAR APLICAR CONSTRUIR

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã.

Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã. Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã. Tecnologia e Educação Cristã caminham juntas? Para entendemos melhor as propostas que estão acontecendo

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS ECLESIOLOGIA AULA V JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA DISTRIBUI AOS MEMBROS DO CORPO, DONS, RESPONSABILIDADES E MINISTÉRIOS, PARA EDIFICAÇÃO UNS DOS OUTROS E PARA CRESCIMENTO. Definição de Dons Os dons

Leia mais

Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS PR. PAULO ALESSANDRO

Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS PR. PAULO ALESSANDRO Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS 4.12-16 PR. PAULO ALESSANDRO INTRODUÇÃO! Pr. Paulo Alessandro Mensagem passada: Refere-se ao texto trabalhado anteriormente! 4.7-12 Deus concedeu Graça,

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus 28.18-20 Introdução: Eu creio que andar em obediência a Deus é um consenso de todos os cristãos, mas parece que nos esquecemos da ordem de Jesus para a

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada.

Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada. Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada. Introdução - É muito importante estudarmos a Bíblia Sagrada, pois ela nos revela a vontade de DEUS e nos ensina a viver essa vontade de forma que através dela nos

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

erbreberbebebrbeabe ebetbet

erbreberbebebrbeabe ebetbet erbreberbebebrbeabe ebetbet Mensagem 01 Piedade na Palavra Pregador: Davi Merkh Data: 2 08 2009 INTRODUÇÃO: PIEDADE NA PALAVRA (pelo Espírito) 2 Últimas Palavras * Como foram as entradas hoje em Nova Iorque?

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal Dom Espiritual Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo Espírito Santo a todo crente, segundo a vontade e graça de Deus para edificaçãoda Igreja e bem comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

3ª LIÇÃO A Vitória Por Meio da Preparação para as provas.

3ª LIÇÃO A Vitória Por Meio da Preparação para as provas. A vitória nas provas 3ª lição 1 3ª LIÇÃO A Vitória Por Meio da Preparação para as provas. INTRODUÇÃO: A. Deus nos revelou que vamos sofrer e que seremos provados. É nossa responsabilidade preparar-nos

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR

A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR A Igreja é a assembleia de Deus ao redor de Jesus Cristo para cumprir a Grande Comissão Sua Missão é Divina Atos Por que a igreja existe no mundo. Epístolas Por que a igreja

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária.

O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária. SEMINÁRIO: MAPA!1 !2 O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária.!3 Objetivo: CONHECER A DEUS E FAZER SUA VONTADE!4 Conhecer

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Bichano poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui? Depende bastante de para onde quer ir respondeu o gato. Não me importa muito para onde, disse Alice. Então não importa

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

GRADE CURRICULAR. Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA).

GRADE CURRICULAR. Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA). GRADE CURRICULAR Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA). O currículo todo é composto por dez livros e possui uma carga

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho DÚVIDA A dúvida e seu impacto nas nossas vidas 3 de 4 Pedro Siena & Eduardo Carvalho Nossos Encontros 1 Dúvida 2 Foco 3 Fundamentos 4 4 Discernimento Ação Ação Discernimento Fundamentos Foco Dúvida Ação

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Bíblia: A evangelização dentro e fora da igreja. Integração e comunhão. Brincadeiras, tempo livre. Tempo livre

Bíblia: A evangelização dentro e fora da igreja. Integração e comunhão. Brincadeiras, tempo livre. Tempo livre Acampamento 2017 A igreja evangelista: Dentro e fora das quatro paredes SAB (25/02) DOM (26/02) SEG (27/02) TER (28/02) Bíblia: A igreja evangelista é a igreja de Lausanne? Bíblia: As tarefas do reino

Leia mais

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 Igreja Cristã da Família Anália Franco Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 CADA LAR UMA IGREJA DEUT 6: 1-9 II TIMÓTEO 3: 14-17 Pb Roberto Carlos Oliveti Igreja Cristã da Família Anália

Leia mais

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL EDUARDO ASSIS GONÇALVES eduardo@cep.org.br Introdução Na sua igreja é feito o planejamento de currículo? Quem faz esse planejamento? Quais as principais dificuldades

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA

MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA Quando Jesus disse aos discípulos que não impedisse as crianças de ir ter com Ele, falava a todos os Seus seguidores

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Introdução O desejo de felicidade está enraizado profundamente em cada pessoa, infelizmente muitos não alcançam este objetivo. São diversos os motivos

Leia mais

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser a natureza

Leia mais

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3 Apresentação A Editora Cultura Cristã continua a contribuir para o amadurecimento dos crentes e para o fortalecimento da Igreja. Numa época de crise em que mesmo a mídia secular noticia o abandono da fé

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Leia 2Re 5.1-27 e responda... a) Quem são os personagens da narrativa? b) É possível caracterizá-los a partir da narrativa? Se você

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

Estudos na Palavra de Deus

Estudos na Palavra de Deus Estudos na Palavra de Deus Não faça nada que você não queira que Deus veja. Não diga nada que não deseja que Deus ouça. Não escreva nada que não deseja que Deus leia. Não vá a qualquer lugar onde não queira

Leia mais

CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?

CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO? CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO? Base Bíblica Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os

Leia mais

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book.

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. e Aprenda a Pregar a Palavra Com Facilidade. Acesse - https://pregadorvocacionado.com/ Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. Isso significa que você quer muito aprender a pregar,

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização.

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. - O trabalho de ganhar almas é de iniciativa divina e somente quem tem comunhão com o Senhor

Leia mais

Buscar a Deus em primeiro lugar. Esperar o regresso de Jesus. Usar sabiamente o tempo. Viver de forma saudável. Ser disciplinado.

Buscar a Deus em primeiro lugar. Esperar o regresso de Jesus. Usar sabiamente o tempo. Viver de forma saudável. Ser disciplinado. Lição 12 para 24 de março de 2018 Um hábito é uma forma de agir consolidada por sua repetição contínua. Como mordomos, cultivar bons hábitos nos ajuda a administrar corretamente os negócios de Deus. Vamos

Leia mais

LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO APÓSTOLO PAULO, PAI NA FÉ DE TIMÓTEO Timóteo, o filho na fé do apóstolo Paulo, foi um exemplar homem de Deus e um honrado discípulo

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL

PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois,

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais