SERPENTE. 1. Biologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERPENTE. 1. Biologia"

Transcrição

1 SERPENTE 1. Biologia As serpentes são um grupo de répteis que apresentam o corpo alongado, revestido por escamas, sem membros e sem pálpebras. As serpentes podem ser encontradas em praticamente todos os ambientes, podem ser arborícolas, terrícolas, fossoriais (vivem enterradas no solo) ou aquáticas. São carnívoras e se alimentam dos mais variados animais, desde aranhas e insetos, até vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas têm importante papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas populações de pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves. 2. Espécies envolvidas Serpentes NÃO peçonhentas encontradas frequentemente em Ribeirão Preto: Jararaquinha dormideira: comuns em hortas, onde se alimentam de lesmas. São de pequeno porte, medindo cerca de 15 a 40 cm. Coral falsa: apresenta o padrão de coloração coral, com anéis vermelhos, brancos e preto, como forma de proteção de predadores. Cobra-cipó: são serpentes arborícolas, que se alimentam de sapos, pássaros e pererecas. São agitadas e velozes. Cobra-cega: são de pequeno porte, possuem hábito subterrâneo, se alimentam de cupins, formigas e suas larvas. São inofensivas.

2 Serpentes Peçonhentas: Cascavel: Possuem o guizo ou chocalho na ponta da cauda. Podem atingir até 1,5m. Alimentam-se exclusivamente de mamíferos. Distribuídas em todo o território brasileiro, inclusive em áreas degradadas. Jararaca: Existem 30 espécies de jararaca diferentes, que são encontradas em vários ambientes: nos campos, nas matas e até nas periferias das cidades. Podem atingir até 1,5m. São ativas principalmente no crepúsculo e à noite. Alimentam-se de mamíferos e anfíbios. Coral verdadeira: serpentes de pequeno porte, caracterizadas pelos anéis vermelhos, pretos e brancos. 3. Importância epidemiológica Segundo o Instituto Butantan, no Brasil acontecem acidentes com serpentes por ano. A maioria dos acidentes acontece nos meses quentes e chuvosos, na zona rural, e acomete principalmente homens (70%), com idade entre 15 e 49 anos. Em 2014, foram notificados 6 acidentes com serpentes no município de Ribeirão Preto. 4. Como proceder em caso de acidente? O paciente deve ser tranquilizado e encaminhado rapidamente ao hospital ou centro de saúde mais próximo; Hidratar a vítima com água; Lavar o local da picada somente com água e sabão;

3 Na medida do possível, manter o acidentado em repouso. Evitar que a pessoa ande ou corra, deixando-a deitada e com o membro picado elevado; Jamais usar torniquete ou garrote, porque não impede a ação do veneno e pode aumentar as chances de complicações como necroses e até levar à amputação de um membro; NÃO cortar o local da picada, pois alguns venenos podem provocar hemorragias; NÃO passar substâncias (folhas, pó de café, couro de cobras, querosene, entre outras) no local da picada. Estas substâncias não impedem que o veneno seja absorvido e ainda podem provocar infecções; Evitar que o acidentado beba querosene, álcool ou outras bebidas alcoólicas; Sempre que possível, levar o animal ao serviço de saúde, pois o soro é específico para cada gênero de serpente. 5. Medidas preventivas Acidentes Ofídicos Utilizar botas de cano alto ou perneiras em áreas de mata. Essa medida pode evitar até 80% dos acidentes; Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, na manipulação de folhas secas, montes de lixos, lenha, palhas, entre outros; Não introduzir a mão em buracos, ocos de árvores ou vãos de pedras; Verificar sapatos, botas, cobertores e sacos de dormir antes de usá-los. 6. Medidas preventivas Encontro de Serpentes Manter limpas as áreas ao redor da casa, o paiol e as plantações, eliminando os montes de entulho, lixo, restos de alimento e folhagens; Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Evitar plantas trepadeiras muito encostadas à casa, cujas folhagens entrem pelo telhado ou mesmo pelo forro; Controlar o número de roedores, diminuindo a oferta de alimento das serpentes venenosas que predam esses animais; Não matar predadores naturais das serpentes como emas, siriemas, gaviões, gambás, cobra-muçurana e até mesmo animais domésticos como galinhas e gansos.

4 ESCORPIÃO 1. Biologia Os escorpiões são aracnídeos, com cerca de 160 espécies conhecidas no Brasil. O gênero Tityus é responsável pelos acidentes graves. Esses animais têm hábito noturno e têm preferência por locais escuros e úmidos. Por isso, são encontrados frequentemente em esgotos e caixas de gordura, que além de possuírem condições adequadas à sobrevivência do escorpião, oferecem alimento (barata) em abundância. Eles podem se alimentar de outros insetos ou aracnídeos (inclusive outros escorpiões). Podem passar um período muito longo sem se alimentar, capacidade que propicia o alto número desses animais no ambiente. Os escorpiões são mais ativos durante os meses mais quentes e chuvosos do ano e por isso, aparecem em maior quantidade nesse período. A espécie mais comumente encontrada, o escorpião amarelo Tityus serrulatus, é capaz de se reproduzir sem necessidade de acasalamento, o que favorece a grande dispersão desses animais no ambiente, sabendo-se que um escorpião pode ter até 20 filhotes por parto, sendo 2 partos por ano. 2. Espécies envolvidas Em Ribeirão Preto existem 3 espécies conhecidas de escorpião: Tityus serrulatus (escorpião amarelo): espécie mais comum e com maior dispersão. É responsável pelos acidentes mais graves. Pode viver de 3 a 4 anos. Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto): espécie menos comum, em que há necessidade de acasalamento para reprodução. Longevidade e número de filhotes semelhante ao amarelo.

5 Bothriurus araguayae: de tamanho menor em relação aos outros, possui coloração negra ou marromavermelhada e aparência envernizada. O veneno é menos tóxico, porém tem comportamento mais agressivo que as outras duas espécies. 3. Importância epidemiológica Entre os animais peçonhentos, o maior número de acidentes em Ribeirão Preto acontece com os escorpiões, configurando 76% dos acidentes no município. Os acidentes mais graves no Brasil estão relacionados ao gênero Tityus. A letalidade é baixa, podendo ocorrer apenas dor local, pequenas alterações no ritmo cardíaco e sudorese em um adulto saudável. Os grupos de risco são crianças e idosos, onde a taxa de letalidade e de complicações é maior. Os acidentes acontecem quando o animal é molestado, propositalmente ou não, pois o veneno é uma forma de defesa do animal. Quanto maior a infestação desses animais, maior o risco de ocorrer acidentes. 4. Como proceder em caso de acidente? Limpar o local com água e sabão Procurar serviço de saúde imediatamente Se possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois pode auxiliar no diagnóstico Não amarrar ou fazer torniquete Não aplicar nenhum tipo de substância no local da picada Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado O tratamento é com aplicação de soro antiescorpiônico, cuja necessidade é avaliada pelo médico. Os acidentes são classificados em leve, moderado e grave, conforme tabela a seguir:

6 5. Medidas de controle O controle de escorpiões se dá através do manejo ambiental, ou seja, da modificação das condições do ambiente que favorecem a ocorrência, permanência e reprodução desses animais, como por exemplo: Manter limpos quintais e jardins Manter a grama dos jardins sempre aparadas e recolher as folhas caídas Eliminar fontes de alimento para escorpiões (baratas, aranhas, grilos...) Não acumular material de construção ou entulho Não acumular lixo Não colocar fogo em terrenos baldios, pois desaloja os escorpiões Manter caixas de gordura bem vedadas para evitar a passagem de escorpiões Rebocar paredes e muros, retirando as frestas Vedar soleiras e reparar rodapés soltos Fechar/telar ralos e grelhas Manter todos os pontos de energia vedados Instalar frisos nas portas para evitar a passagem desses animais Nos casos de remoção de entulhos ou materiais de construção acumulados, tomar precauções que evitem acidentes, tais como: ter atenção onde pisar e onde colocar a mão; utilizar luvas de raspa ou similar; vestir calça comprida e calçados fechados. Considerações sobre o controle químico (aplicação de veneno) O controle químico não é eficaz para escorpiões, uma vez que eles têm capacidade de sentir onde há veneno no ambiente, além de possuir um mecanismo que impeça a absorção do veneno pelo seu organismo. Assim, o efeito do veneno para se controlar escorpiões é praticamente zero. Além disso, se o veneno é jogado no ralo, por exemplo, o escorpião vai procurar um local que não tenha veneno, e é nesse momento que ele mais aparece dentro das casas, aumentando o risco de acidentes. Por outro lado, para se evitar escorpiões, é preciso fazer controle do seu alimento mais comum no ambiente urbano, as baratas. Nesses casos, sempre que for realizado o controle químico (dedetização) para baratas, o ideal é que se tampe absolutamente todos os ralos (inclusive das pias), grelhas e caixas de gordura da casa, bem como outros locais em que foi aplicado o veneno e onde é possível existir escorpiões, a fim de evitar que esses animais saiam por esses locais para se desvencilhar do veneno ali presente.

7 ROEDOR 1. Biologia São animais de hábito noturno, por se sentirem mais seguros de saírem de seus abrigos durante a noite à procura de alimento. São considerados onívoros, e portanto, se alimentam de tudo o que serve de alimento para o homem. Escolhem aqueles alimentos que estão em condições de serem consumidos, separando os de sua preferência e os que ainda não estão estragados. 2. Espécies envolvidas Ratazana ou Rattus norvegicus: Animal robusto, que na abundância de alimentos proliferam-se de maneira acentuada. Vivem em tocas e galerias no subsolo, beira de córregos, lixões, interior de instalação, mais comumente encontrada fora do domicílio. Possuem grande habilidade de cavar tocas e nadar. É, portanto, a espécie de roedor mais favorecida pelo ambiente urbano degradado por ocupações clandestinas, adensamento de locais carentes de infraestrutura básica de habitação e saneamento, sendo responsável por surtos de leptospirose, mordeduras, e agravos causados por alimentos contaminados por suas fezes e urina. Rato do Telhado ou Rattus rattus: Conhecidos como rato de telhado, rato de forro, rato de paiol ou rato preto, caracterizam-se por possuir orelhas grandes e cauda longa. Como o próprio nome já diz, costumam habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca do alimento e raramente escavam tocas. Possuem grandes habilidades, como caminhar sobre fios elétricos e subir em galhos de árvores, além de escalar superfícies verticais, adaptando-se perfeitamente à arquitetura urbana onde encontram grande facilidade para se abrigar e obter alimentos. Camundongo ou Mus musculus: Animais de hábito preferencialmente intradomiciliar, costumam fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas. Procuram viver próximo da fonte de alimento. Possuem hábitos exploratórios, sendo bastante curiosos. São facilmente transportados em caixas de alimentos e outros materiais, possibilitando sua fácil dispersão na área urbana. A vida média da ratazana é de 2 anos, do rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo vive cerca de 1 ano. A partir do 3º mês de vida já podem procriar, sendo que o tempo de gestação é, em média, de 19 a 22 dias e o número de filhotes por cria é de 5 a 12, na dependência da oferta de alimento e abrigo. Rato de telhado Ratazana Camundongo

8 Roedores ou ratos silvestres: Os roedores silvestres vivem em ambientes silvestres ou rurais e são os principais reservatórios naturais dos hantavírus. 3. Importância epidemiológica Os ratos urbanos têm papel importante na transmissão de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino e salmoneloses, entre outras. Os acidentes causados pela mordedura desses animais são frequentes, bem como as perdas econômicas pela contaminação dos alimentos. No Brasil, até o momento, as hantaviroses estão associadas aos roedores silvestres. 4. Observação da presença de roedores Fezes: sua presença é um dos melhores indicadores de infestação. As fezes podem levar à identificação da espécie presente. Ratazana: fezes grossas e arredondadas Rato de telhado: fezes finas e terminadas em pontas afiladas (fusioformes) Camundongo: iguais às do rato de telhado, porém muito menores Trilhas: sua aparência é de um caminho bem batido, com 5 a 8 cm de largura, sendo encontradas geralmente nas proximidades de muros, junto às paredes, atrás de materiais empilhados, embaixo de tábuas e em áreas de gramados. Manchas de gordura: deixadas em locais por onde passam constantemente como, por exemplo, nas paredes e vigas. Roeduras: os ratos roem, mas não ingerem, materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagens de alimentos para gastar sua dentição e como forma de transpor barreiras para alcançar os alimentos. Tocas: são encontradas junto ao solo, aos muros, ou entre plantas. Característica de infestação por ratazanas. 5. Medidas preventivas Acondicionar corretamente o lixo: dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente; Dispor o lixo na rua somente na hora que o coletor passa para recolher; Nunca jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios; Acondicionar os alimentos em recipientes bem fechados;

9 Inspecionar periodicamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que possa estar servindo de transporte ou abrigo aos ratos e camundongos; Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada dos ratos para os ambientes internos; Instalar telas (com menos de 1 cm de vão de diâmetro), grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros; Evitar o acúmulo de entulho ou materiais inservíveis que possam servir de abrigo aos ratos; Manter terrenos baldios limpos e murados; Manter os abrigos de animais domésticos sempre limpos; Recolher e descartar adequadamente as fezes dos animais domésticos; Evitar que os alimentos destinados aos animais domésticos fiquem expostos onde os ratos possam ter acesso, principalmente à noite. Acondicionar em locais fechados.

As Espécies. Ratazanas

As Espécies. Ratazanas Os ratos São animais de hábitos noturnos, por ser mais seguro saírem de seus abrigos à noite, à procura de alimento. Possuem várias habilidades físicas, como nadar, subir em locais altos se houver base

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 5 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Escorpião Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 4 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Aranhas Os acidentes causados por aranhas são comuns, porém a maioria não apresenta repercussão clínica. Os gêneros

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 7 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Serpentes Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de uma peçonha através

Leia mais

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6.

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6. SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 02 2. ESCORPIÃO 04 3. SERPENTE 06 4. ARANHA 08 5. LACRAIA 09 6. TATURANA 10 7. VESPA E MARIMBONDO 12 8. ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Leia mais

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Características das serpentes As serpentes, também chamadas ofídios, cobras; São répteis, pecilotérmicos ( sangue frio ); Possuem a capacidade, de ingerir

Leia mais

A presença de insetos nos ambientes causa desconforto e pode transmitir doenças e causar contaminações.

A presença de insetos nos ambientes causa desconforto e pode transmitir doenças e causar contaminações. CONTROLE DE PRAGAS Entenda o problema A presença de insetos nos ambientes causa desconforto e pode transmitir doenças e causar contaminações. Em ambientes corporativos sua presença e inadmissível, para

Leia mais

AÇÕES PREVENTIVAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS CEVS:

AÇÕES PREVENTIVAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS CEVS: MEDIDAS PREVENTIVAS AÇÕES PREVENTIVAS PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! introdução Mesmo depois de realizados os serviços de controle de pragas, são importantes que algumas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA. Este é nosso primeiro Boletim Epidemiológico sobre escorpiões.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA. Este é nosso primeiro Boletim Epidemiológico sobre escorpiões. ANO 17 N 01 09 de outubro de 2017. Disponível em http://www.patobranco.pr.gov.br Este é nosso primeiro Boletim Epidemiológico sobre escorpiões. NOSSA VIDA E OS BICHOS OS ESCORPIÕES Como sabemos convivemos

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR 1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Acidentes com animais peçonhentos são mais comuns durante o verão, em épocas secas e chuvosas. Por isso,

Leia mais

PRINCIPAIS ARACNÍDEOS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA

PRINCIPAIS ARACNÍDEOS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA PRINCIPAIS ARACNÍDEOS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA Aranhas Aranha armadeira - Phoneutria nigriventer* Aranha de grama - Lycosa erythrognatha * Aranha marrom - Loxosceles gaúcho* Flamenguinha - Latrodectus curacaviensis

Leia mais

CIP Controle Integrado de Pragas

CIP Controle Integrado de Pragas CIP Controle Integrado de Pragas Explicação O que é o serviço: realizamos o controle e a prevenção de pragas de forma contínua na empresa ou residência. Visitas periódicas (minimamente mensal) serão realizadas

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 6 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Lagartas A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico

Leia mais

Escorpião. Controle de escorpiões de importância em saúde

Escorpião. Controle de escorpiões de importância em saúde Escorpião Controle de escorpiões de importância em saúde Escorpiões de importância em saúde Escorpiões são artrópodes que pertencem à classe Arachnida (assim como as aranhas) e constituem o principal

Leia mais

roeduras). causar graves acidentes, devido aos danos que causam às estruturas, maquinários e materiais.

roeduras). causar graves acidentes, devido aos danos que causam às estruturas, maquinários e materiais. Econômica: inutilizam em torno de 4 a 8% da produção nacional de cereais, raízes e sementes (ingestão, roeduras). causar graves acidentes, devido aos danos que causam às estruturas, maquinários e materiais.

Leia mais

ANIMAIS PEÇONHENTOS DEFINIÇÃO Prof. Fabio Azevedo São acidentes provocados por picadas ou mordeduras de animais que possuem glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno, como dentes ocos e ferrões.

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÕES Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais frequentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) Tytius

Leia mais

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento.

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento. Há no Brasil cerca de 2 mil espécies de formigas, das quais entre 20 a 30 são consideradas pragas urbanas por invadirem alimentos armazenados, plantas e materiais domésticos. A maioria alimenta-se de sucos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO O Ensino de Animais Peçonhentos e Venenosos Coordenadores Analía Del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Supervisora: Berenice Bueno Bolsista ID: Lucas

Leia mais

Manejo e controle de roedores na cidade de Uberlândia (MG)

Manejo e controle de roedores na cidade de Uberlândia (MG) Manejo e controle de roedores na cidade de Uberlândia (MG) GONÇALVES, Lucas Freitas 1 ARAUJO, Mariselene M.S. 2 RESUMO: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo e documental com o objetivo

Leia mais

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56 O verão acabou, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti está longe de terminar. Com casos cada vez mais frequentes de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela,

Leia mais

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu.

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu. Animais Peçonhentos Rosangela Emi Yonemitsu rosangelaemiy@gmail.com Resumo Este projeto animais peçonhentos foi realizado com crianças de 2 a 3 anos, com objetivos de identificar os animais peçonhentos;

Leia mais

ESCORPIÃO: NO NOSSO CONDOMÍNIO, NÃO!

ESCORPIÃO: NO NOSSO CONDOMÍNIO, NÃO! Prezados moradores e síndico, ESCORPIÃO: NO NOSSO CONDOMÍNIO, NÃO! MEDIDAS DE CONTROLE DE INFESTAÇÃO POR ESCORPIÕES E PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS EM IMÓVEIS E CONDOMÍNIOS O aparecimento

Leia mais

VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO

VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO MEDIDAS PREVENTIVAS DE CONTROLE DE PRAGAS UM TRABALHO BEM SUCEDIDO DEPENDE DAPREVENÇÃO VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 FIQUE ATENTO ÀS RECOMENDAÇÕES BARATAS ESCORPIÕES FORMIGAS ARANHAS

Leia mais

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CONTROLE DE BARATAS DE ESGOTO (Periplaneta americana) E FRANCESINHA (Blattella germanica)

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CONTROLE DE BARATAS DE ESGOTO (Periplaneta americana) E FRANCESINHA (Blattella germanica) MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CONTROLE DE BARATAS DE ESGOTO (Periplaneta americana) E FRANCESINHA (Blattella germanica) Manter alimentos guardados em recipientes fechados. Conservar armários e despensas fechados,

Leia mais

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE Revisão 00 POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE RETIRAR A CARNE DO CONGELADOR COM ANTECEDÊNCIA ; COLOCAR EM UM RECIPIENTE ; DEIXAR DENTRO DA GELADEIRA POR NO MÁXIMO 72 HS. >RESPONSÁVEL: Manipulador. >

Leia mais

Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos.

Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos. Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos. QUEM SÃO ELES? REINO RAMO CLASSE ORDEM SUB-ORDEM FAMÍLIA FAMÍLIA ANIMALIA CHORDATA MAMMALIA RODENTIA

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS 10 de junho de 2016 Página 1/8 DEFINIÇÃO DE CASO ACIDENTES OFÍDICOS Envenenamento causado pela inoculação de toxinas, por intermédio das presas de serpentes (aparelho inoculador), podendo determinar alterações

Leia mais

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo.

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. Algumas orientações básicas são exatamente importantes e

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS Cindy Dara Cassiano 1 Francisca Janete Andrade da Silva 1 Tatiana Zacarias da silva dos santos 1 Luana Maria Castelo Melo Silva 2 RESUMO

Leia mais

RDC , BPF, HACCP, ISO 14001, ISO

RDC , BPF, HACCP, ISO 14001, ISO Controle de Pragas A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras

Leia mais

Estudo de caso: CONTROLE DE ROEDORES EM USINAS SUCROALCOOLEIRAS

Estudo de caso: CONTROLE DE ROEDORES EM USINAS SUCROALCOOLEIRAS Estudo de caso: CONTROLE DE ROEDORES EM USINAS SUCROALCOOLEIRAS Adriano Nunes da Costa Biólogo adriano.nunes@protectapragas.com.br Fone: 16 99108-7494 Carlos Henrique O. Wadt Engenheiro Agrônomo carlos.wadt@protectapragas.com.br

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO 1 - Produto: NEXXOR 2 - Forma Física: Líquido 3 - Categoria: Venda Restrita para Instituições e Empresas Especializadas 4 - Formulação: Suspensão Concentrada Componentes Concentração

Leia mais

FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE. Luzia Hilda Natália Andrade

FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE. Luzia Hilda Natália Andrade FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE Luzia Hilda Natália Andrade INSETOS Os insetos fazem parte do Filo Artropoda, e compõem uma das maiores classes de animais invertebrados. A variedade de características desses

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais OFIDISMO Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais NE 13,62 CO 15,61 N 12,45 Frequência relativa (%) S 17,7 Acidentes ofídicos por região do país SE 39,88 Diagnóstico n acidentes % Bothrops 59.619 73,1

Leia mais

Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos?

Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos? Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos? Quando o fluxo sanguíneo não consegue atingir e irrigar o cérebro da forma adequada, os neurônios ficam sem oxigênio e o corpo acaba perdendo

Leia mais

Superintendência de Vigilância em Saúde

Superintendência de Vigilância em Saúde PREVENÇÃO Conhecendo e prevenindo As intoxicações ocorrem quando um ser humano, animal ou planta entra em contato com um produto tóxico. Todas as substâncias químicas podem ser tóxicas, dependendo da sua

Leia mais

Normas do LabGEO Laboratório Didático de Geociências

Normas do LabGEO Laboratório Didático de Geociências MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE GEOLOGIA APLICADA Normas do LabGEO Laboratório Didático de Geociências Esta norma, visa definir

Leia mais

Controle de vetores e pragas urbanas

Controle de vetores e pragas urbanas Controle de vetores e pragas urbanas Pragas Os insetos e outros animais, quando estão livres na natureza, desempenham um importante papel no equilíbrio ecológico. Entretanto, eles se tornam pragas quando,

Leia mais

O Escorpião Marrom (TityusBahiensis) tem o tronco marrom, patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom-avermelhado.

O Escorpião Marrom (TityusBahiensis) tem o tronco marrom, patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom-avermelhado. ESCORPIÕES Pertencentes à classe Arachnida, os escorpiões apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que os últimos 5 segmentos do abdome formam a cauda. No final da cauda está o télson,

Leia mais

CONTROLE DE ROEDORES EM CLÍNICAS PET

CONTROLE DE ROEDORES EM CLÍNICAS PET INTRODUÇÃO CONTROLE DE ROEDORES EM CLÍNICAS PET Os ratos apresentam hábitos noturnos. É possível, embora raro, vê-los durante o dia, quando sua população aumenta tanto que a concorrência por comida faz

Leia mais

Biologia de escorpiões

Biologia de escorpiões Biologia de escorpiões Biologia de Escorpiões O que é um escorpião? Filo Arthropoda (arthro: articuladas/podos: pés) Classe Arachnida (por terem oito pernas) Ordem Scorpiones. Foto: Manual de controle

Leia mais

O que são PérfuroP. rfuro-cortantes? Todo material que possa provocar cortes ou perfurações.

O que são PérfuroP. rfuro-cortantes? Todo material que possa provocar cortes ou perfurações. Limpeza Pérfuro-cortantes O que são PérfuroP rfuro-cortantes? Todo material que possa provocar cortes ou perfurações. Causas dos Acidentes de Trabalho Ato inseguro Condição insegura do ambiente Fator

Leia mais

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo!

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! DENGUE: O PERIGO REAL A Dengue é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

PRÁTICAS SEGURAS NAS ÁREAS DE RISCO CARTILHA EDUCATIVA

PRÁTICAS SEGURAS NAS ÁREAS DE RISCO CARTILHA EDUCATIVA PRÁTICAS SEGURAS NAS ÁREAS DE RISCO CARTILHA EDUCATIVA Apresentação Este material busca contribuir para que as comunidades situadas em áreas de risco tornem-se locais mais seguros e com melhor qualidade

Leia mais

LEPTOSPIROSE. O que saber sobre a doença e o que fazer

LEPTOSPIROSE. O que saber sobre a doença e o que fazer LEPTOSPIROSE O que saber sobre a doença e o que fazer a) O que é leptospirose? É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato. b) Como se pega a leptospirose?

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE CONTROLE DE ESCORPIÕES

MANUAL BÁSICO DE CONTROLE DE ESCORPIÕES MANUAL BÁSICO DE CONTROLE DE ESCORPIÕES DIVAL/GEVAC/NUNOR Brasília, agosto de 2015 ESCORPIÕES 1 - O que é um escorpião? O escorpião, assim como as aranhas, carrapatos, entre outros, são animais que fazem

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos? 3ºAno 1.3 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS UNIVIÇOSA COORDENAÇÃO DOS LABOATÓRIOS Química I e II, Microscopias I, II e, III Biofísica/Fisiologia, Controle de qualidade e Anatomia Humana. NORMAS DE SEGURANÇA NO

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 12 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 12.0 INTRODUÇÃO Em diversos ambientes há presença de animais peçonhentos,

Leia mais

RDC , BPF, HACCP, ISO 14001, ISO

RDC , BPF, HACCP, ISO 14001, ISO Descupinização A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras e hospitalares

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

ALERTA SOBRE CHUVAS INTENSAS

ALERTA SOBRE CHUVAS INTENSAS ALERTA SOBRE CHUVAS INTENSAS Este material é indicado para o período de chuvas intensas e/ou prolongadas, enchentes e enxurradas, deslizamento, alagamento, granizo, vendaval, descarga atmosférica, dentre

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Com 0,005% de Difenacume* USO DOMÉSTICO. Distribuído por: Raticida para combate a ratazanas, ratos e ratinhos

FICHA TÉCNICA. Com 0,005% de Difenacume* USO DOMÉSTICO. Distribuído por: Raticida para combate a ratazanas, ratos e ratinhos FICHA TÉCNICA Raticida para combate a ratazanas, ratos e ratinhos USO DOMÉSTICO Com 0,005% de Difenacume* * O Difenacume é um anticoagulante, de acção a longo-termo. Distribuído por: Sapec Agro, SA Av.

Leia mais

Animais Peçonhentos. Serpentes. Animais Peçonhentos. Animais Venenosos. Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron

Animais Peçonhentos. Serpentes. Animais Peçonhentos. Animais Venenosos. Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron Animais Peçonhentos Animais Peçonhentos Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron possuem glândulas venenosas que se comunicam com os dentes ocos, ferrões ou aguilhões por

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF UNIDADE: FL - TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

CARGO: AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS C. Português. Sobre o escorpião

CARGO: AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS C. Português. Sobre o escorpião CARGO: AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS C Português Sobre o escorpião Os acidentes com escorpião estão em franco crescimento, principalmente no interior de São Paulo onde ocorre a maioria dos acidentes graves.

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Segurança no trabalho - Visitantes - Condições ambientais - 1-Visitantes Todas as pessoas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP Telefone: (XX14) 3214-1874

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Com 0,005% de Difenacume* * O Difenacume é um anticoagulante, de acção a longo-termo. USO DOMÉSTICO

FICHA TÉCNICA. Com 0,005% de Difenacume* * O Difenacume é um anticoagulante, de acção a longo-termo. USO DOMÉSTICO FICHA TÉCNICA Raticida anti-coagulante indicado no combate a pragas de ratazanas USO DOMÉSTICO Com 0,005% de Difenacume* * O Difenacume é um anticoagulante, de acção a longo-termo. Isco em grânulos (pellets)

Leia mais

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS...

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS... ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO... 2 2 OBJETIVOS... 2 3 ABRANGÊNCIA... 2 4 PUBLICO ALVO PARA DIVULGAÇÃO... 2 5 FORMA DE DIVULGAÇÃO... 3 6 TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 7 NORMAS CORRELATAS... 3 8 DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular.

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. Nome: Alice nº 2 2º ano E NOME DO ANIMAL: Colhereiro. CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. HÁBITOS ALIMENTARES: carnívoro. GESTAÇÃO:

Leia mais

S E G U R A N Ç A NR 31 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO RURAL (CIPATR)

S E G U R A N Ç A NR 31 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO RURAL (CIPATR) CIPATR S E G U R A N Ç A NR 31 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO RURAL (CIPATR) A CIPATR tem uma grande importância na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais nas atividades

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PROFESSOR ANDRÉ RODRIGUES 1 PARA COMEÇAR Veneno - Substância tóxica que causa efeitos quando ingerida. Peçonha - Substância

Leia mais

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ACONDICIONAMENTO DO LIXO, INCLUINDO COLETA SELETIVA, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ACONDICIONAMENTO DO LIXO, INCLUINDO COLETA SELETIVA, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ACONDICIONAMENTO DO LIXO, INCLUINDO COLETA SELETIVA, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SILVA, Karla Magalhães da (Unitri) karla@unitri.edu.br RESUMO Este

Leia mais

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso:

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso: Os agrotóxicos são produtos químicos destinados a controlar as pragas e as doenças que causam danos à produção agrícola. São também consideradas agrotóxicos as substâncias empregadas como desfolhantes,

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

Aedes: criadouros e soluções

Aedes: criadouros e soluções Aedes: criadouros e soluções Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores Porto Alegre - 2016

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 1 ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação de toxinas. ACIDENTES

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

Vigilância em Saúde Ambiental

Vigilância em Saúde Ambiental Vigilância em Saúde Ambiental Informações em Saúde ROEDORES (Rodentia): - Gestão inadequada dos resíduos; - Maus hábitos de higiene; - Descuidos com o armazenamento de alimentos; - Facilidade de acesso

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

Utilização de iscas para controle de roedores em unidades armazenadoras de grãos

Utilização de iscas para controle de roedores em unidades armazenadoras de grãos Utilização de iscas para controle de roedores em unidades armazenadoras de grãos Roberto Carlos Painelli 1, Adriano Divino Lima Afonso 2, Gustavo Veloso 3, Helton Aparecido Rosa 4 09 1 Especialista em

Leia mais

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL 1. Fazer a colecta do barro na fonte e molhar; 2. Guardar em buracos feitos na terra e forrados com plástico do fundo ao topo

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Prof. Mariana Lima Arruda ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação

Leia mais

ANIMAIS SINANTRÓPICOS. Biologia Manejo Integrado de Pragas

ANIMAIS SINANTRÓPICOS. Biologia Manejo Integrado de Pragas ANIMAIS SINANTRÓPICOS Biologia Manejo Integrado de Pragas ANIMAIS SINANTRÓPICOS Animais sinantrópicos são aqueles que convivem com o homem de forma indesejada e são considerados pragas, quando sua população

Leia mais

MICROMAMÍFEROS FAMÍLIAS CADERNO DE ACTIVIDADES BIODIVERSIDADE. Micromamíferos 1

MICROMAMÍFEROS FAMÍLIAS CADERNO DE ACTIVIDADES BIODIVERSIDADE. Micromamíferos 1 MICROMAMÍFEROS FAMÍLIAS CADERNO DE ACTIVIDADES BIODIVERSIDADE Micromamíferos 1 Biodiversidade e Ambiente Biodiversidade e Ambiente é um projeto de educação e divulgação da biodiversidade e ambiente urbanos

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas EXERCÍCIOS 1. Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem,

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável Água Passeio na Mata Viveiro de Mudas Resíduos Sólidos Controle Biológico Observação de Aves O Parque Aimaratá está de portas

Leia mais

Roedores Biologia e Controle ROSE COSTA

Roedores Biologia e Controle ROSE COSTA Roedores Biologia e Controle ROSE COSTA Conhecimento Estratégias Conduta CONHECIMENTO Fatores Biológicos Fatores que interferem no Controle Fatores Antrópicos Urbano FATORES QUE INTERFEREM NO CONTROLE

Leia mais

Principais Acidentes Peçonhentos

Principais Acidentes Peçonhentos Principais Carlindo de Souza Machado e Silva Filho carlindo@cremerj.org.br Professor de Saúde da Criança e do Adolescente da UNIG Professor de Bioética e Ética Médica da UNIG Membro Titular da Academia

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR

SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA CEP CURITIBA PR ARTRÓPODOS ARACNÍDEOS Aracnídeos Exemplos: aranhas, escorpiões e os carrapatos. Habitat: terrestre (solos, rochas, teias, matas, desertos

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida 1 Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: LEVANTAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NOTIFICAÇÕES NA REGIÃO DA MOGIANA

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: LEVANTAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NOTIFICAÇÕES NA REGIÃO DA MOGIANA EIXO TEMÁTICO: Promoção da Saúde FORMA DE APRESENTAÇÃO: Resultado de Pesquisa ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: LEVANTAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NOTIFICAÇÕES NA REGIÃO DA MOGIANA Fabrício dos

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Resumo das características do produto biocida (SPC BP)

Resumo das características do produto biocida (SPC BP) Resumo das características do produto biocida (SPC BP) Nome do produto: RAT SERVICE Tipo(s) do produto: TP 14 - Rodenticidas Número da autorização: PT-0010136-0000 Número de referência do ativo R4BP 3:

Leia mais