MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL."

Transcrição

1 1 MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL. TOLEDO PARANÁ 2015

2 2 FACULDADE SUL BRASIL FASUL Mantenedora FASUL Ensino Superior Ltda. Diretor Geral Aziz Rachid Júnior Coordenação do Curso de Administração Luís Carlos Fábris Coordenação do Trabalho de Conclusão do Curso de Administração Eliana Cunico Direitos deste regulamento reservados à: FASUL Ensino Superior Ltda. Av. Ministro Cirne Lima, CEP Toledo Paraná Tel. (45)

3 3 MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL - FASUL. CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º - O presente manual estabelece os princípios teóricos, metodológicos e as diretrizes gerais para o Trabalho de Conclusão de Curso TCC, do Curso de Administração da Faculdade Sul Brasil FASUL, que se nomeia em sua Grade Curricular Gestão Holística Empresarial I GHE I (7º período) e Gestão Holística Empresarial II GHE II (8º período). Art. 2º - O TCC de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FASUL constitui-se em atividade curricular obrigatória, devendo ser elaborado em consonância com os princípios e às diretrizes nacionais para os cursos de bacharelado em Administração. Art. 3º - O TCC constitui-se em trabalho de natureza investigativa e ou experimental, resultante de pesquisas de campo e bibliográficas, além de atividades em sala de aula, relacionadas às áreas do conhecimento desenvolvidas no curso. Art. 4º - O TCC é condição sine qua non para obtenção do Grau de Bacharel em Administração, e sua aprovação não isenta o acadêmico do cumprimento das demais atividades previstas para integralização curricular do curso.

4 4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 5 - O presente manual tem por finalidade normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, ao qual devem submeter-se os acadêmicos do Curso de Administração. DOS OBJETIVOS Art. 6º. São objetivos do TCC: 1º - Criar condições para que o acadêmico analise e trate as informações de forma sistemática, para expô-las e sustentá-las, tanto por escrito como oralmente, capacitando-o a compreender a atuação do todo no contexto sócio-político-econômico, mercadológico e ético; 2º - Promover condições para que o acadêmico reflita criticamente sobre as informações e experiências recebidas e vivenciadas, exercitando-se dos processos de Administração desenvolvidos durante o curso, em que ele apresenta novos estudos que venham ao encontro das necssidades de novas sistemáticas e inovações necessárias a uma moderna Administração; 3º - Propiciar ao acadêmico uma orientação que o direcione a reflexão crítica e contextualizada da dinâmica da Administração em relação ao tema escolhido; 4º - Elaborar o TCC, em estilo monográfico, pautado nas grandes áreas da Administração, buscando aprofundamento e melhor entendimento em área com a qual melhor se identifique, permitindo qualificação mais direcionada com suas afinidades; 5º - O desenvolvimento das Etapas inerentes ao TCC ocorrerá na disciplina de Gestão Holística Empresarial I - GHE I (7º Período) e na disciplina de Gestão Holística Empresarial II - GHE II (8º Período), em conformidade com as instruções contidas neste manual.

5 5 DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA Art. 7º - O TCC é desenvolvido por meio de pesquisa e diagnóstico em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, dos mais diversos segmentos mercadológicos, seguindo a área de concentração de Gestão Estratégica Empresarial, tendo como base as seguintes linhas de pesquisa: 1º Planejamentos Empresariais e Administração Estratégica (Linha 1): compreende o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre aspectos do planejamento e da administração estratégica, compreendendo as seguintes sublinhas de pesquisa: Procedimentos do Planejamento Estratégico; Marketing Estratégico e Comportamento do Consumidor; e Estratégias de Operações e de Qualidade; 2º - Organização e Gestão de Pessoas (Linha 2): compreende o desenvolvimento de estudos e pesquisas do processo de socialização, do comportamento organizacional e da gestão estratégica de pessoas, compreendendo as seguintes sublinhas de pesquisa: Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Responsabilidade Social e da Ética; Empreendedorismo e Estratégicas em Empresas de Pequeno Porte; 3º - Administração Financeira e Técnicas Quantitativas (Linha 3): compreende o desenvolvimento de pesquisa no âmbito de estudos relacionados ao gerenciamento e planejamento quantitativo de informações, compreendendo as seguintes sublinhas de pesquisa: ambiente financeiro, aos processos e instrumentos de gestão financeira, as técnicas de orçamento de capital, a gestão de custos e a administração de materiais. 4º - O Apêndice I do presente manual detalha os objetivos das linhas e sublinhas de pesquisas mencionadas nos Parágrafos 1º e 2º deste Artigo.

6 6 DA MATRÍCULA E LOCAL DO TCC Art. 8º Está habilitado a se matricular no TCC, o acadêmico regular do Curso de Administração da FASUL, que estiver cursando o 7º período do curso. 1 Somente a Secretaria Acadêmica poderá matricular oficialmente os acadêmicos no TCC; 2 O acadêmico somente poderá matricular-se na disciplina GHE II (8º Período) se tiver sido aprovado na disciplina GHE I (7º Período), ou seja, a matrícula só será efetuada se o acadêmico cumprir com o pré-requisito (aprovação na disciplina GHE I); 3 Caso o acadêmico tenha sido aprovado na GHE I (7º período) e venha por ventura trancar a matrícula, quando houver o (re) ingresso no Curso de Administração, deverá apresentar um novo Projeto de Pesquisa, para que assim possa cumprir com os procedimentos estabelecidos neste documento. Entende-se desta forma, que o trabalho realizado na GHE I (7º Período) perde a validade; 4 A constituição das equipes, para realização do TCC, será realizada pelos acadêmicos e coordenada pela Coordenação de TCC; 5 Cada equipe será constituída de 03 (três) membros; 6º Considera-se que não haverá grupos com menos ou mais membros do que o descrito no parágrafo anterior, salvo se o número de acadêmicos não for exato para este fim, devendo, assim, ocorrer o máximo de grupos com pelo menos 03 (três) membros. 7º - Em hipótese alguma serão admitidos grupos com mais de 03 (três) membros. Art. 9º - Será designado, no início do 7º Período, o(s) professor(es) responsáveis pela condução da disciplina GHE I, a qual será desenvolvida presencialmente, de acordo com o calendário acadêmico. Art. 10º Serão designados, no início do 8º Período, o(s) Professor (es) Orientador (es) que irão acompanhar o TCC durante a disciplina GHE II.

7 7 1 O local, data e horário de orientação serão definidos entre os Professores Orientadores e seus orientandos. Devendo ser estabelecido cronograma de orientações contendo data, hora e local; 2º O cronograma deverá ser encaminhando para o Coordenador de TCC e para Coordenação de Curso, para conhecimento e acompanhamento; 3º As orientações sempre deverão ser realizadas nas dependências da faculdade, em concordância com o cronograma estabelecido. Art. 11º Nenhum acadêmico ficará sem orientação para o desenvolvimento do TCC, desde que atenda o que prescreve o Artigo 8º deste Manual. DAS ETAPAS E DOS PROCEDIMENTOS Art. 12º O TCC é realizado no 7º Período por meio da disciplina Gestão Holística Empresarial I - GHE I e no 8º Período pela disciplina Gestão Holística Empresarial - GHE II e se aplica através da elaboração das seguintes Etapas: 1º - Etapa I: Projeto de Pesquisa PP, o qual deverá ser realizado em conformidade com o Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL; (1º bimestre / 1º semestre), a avaliação será com base no resultado da Banca de Qualificação; 2º - Etapa II: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em estilo monográfico, o qual tem como base o Projeto de Pesquisa - PP. Nesta etapa é apresentado relatório contendo os elementos pré-textuais, a fase inicial da introdução, a fundamentação teórica, a metodologia, o instrumento de coleta de dados e o referencial utilizado; (2º bimestre / 1º semestre), a avaliação será realizada pelos professor(es) da disciplina; 3º - Etapa III: aplicação do instrumento de coleta de dados, tabulação, apresentação e análise dos dados; as considerações finais e conclusão, quando cabível, apresentando os elementos pós-textuais, conforme o Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de

8 8 Trabalhos Acadêmicos da FASUL; (1º bimestre / 2º semestre), a avaliação será realizada pelos professor(es) orientadores da disciplina; 4º - Etapa IV: o TCC deverá ser concluído considerando os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Também deverão ser realizadas as verificações de normas ABNT e correção ortográfica e gramatical; (2º bimestre / 2º semestre), a avaliação será com base no resultado da banca de defesa. Art. 13º- No Curso de Administração: 1º - Para o desenvolvimento do TCC o acadêmico deverá seguir as Normas do Manual de Trabalhos Acadêmicos da FASUL, o Manual do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração, das normatizações e regulamentações publicadas em edital e/ou circulares apresentadas pela Coordenação de TCC e do Professor Orientador; 2º - Determina-se que o Projeto de Pesquisa contenha o mínimo 20 (vinte) laudas e no máximo 30 (trinta) laudas, havendo tolerância de até 10% (dez por cento) para mais no limite máximo de laudas; 3º - Destaca-se que todos os elementos do Projeto de Pesquisa deverão estar dentro do limite de laudas estipuladas no Parágrafo 2º; 4º - Fica determinado que o TCC contenha o mínimo 60 (sessenta) laudas e no máximo de 80 (oitenta) laudas, havendo tolerância de até 10% (dez por cento) para mais no limite máximo de laudas; 5º - Destaca-se que todos os elementos do TCC deverão estar dentro do limite de laudas estipulados no parágrafo anterior. DAS FORMAS DE ACOMPANHAMENTO Art Os Professores Orientadores deverão acompanhar o TCC dos grupos sob sua responsabilidade, de forma a proporcionar aos discentes a oportunidade de ampliação de seus conhecimentos. 1º - O acompanhamento será comprovado através do:

9 9 I - do registro das orientações realizadas, em conformidade com o cronograma estabelecido, no prontuário do acadêmico constante no Sistema SAGRES; II - da apresentação do Projeto de Pesquisa em banca de qualificação (Etapa I); III - do relatório parcial do TCC (Etapa II); IV- do relatório final do TCC (Etapa III); e, V - da defesa pública. DA DOCUMENTAÇÃO Art No início do 7 Período os acadêmicos são orientados na disciplina de Gestão Holística Empresarial I GHE I a escolherem uma grande área e um assunto para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, o qual dará origem ao TCC. Art. 16º. Deverão ser apresentados, dentro dos prazos estabelecidos pela coordenação do TCC, em Edital, os seguintes documentos: 1º - Definição da Grande Área e do Assunto de Pesquisa. Neste documento os acadêmicos irão apresentar a área da administração e o assunto a serem pesquisados, bem com justificar o interesse pelo assunto escolhido. 2º - Termo de Orientação. Neste documento fica estipulado o Professor (a) Orientador (a) e o grupo de acadêmicos a serem orientados. 3º - Carta de Apresentação. Este documento tem como objetivo a apresentação do acadêmico do Curso de Administração à empresa foco do estudo para o desenvolvimento do TCC. 4º - Termo de Cooperação. Neste documento a organização foco do estudo desenvolvido por meio do TCC, compromete-se a cooperar no fornecimento das informações necessárias para o bom andamento da pesquisa. 5º - Autorização para Defesa em Banca Examinadora. Este documento autoriza os acadêmicos a apresentarem o TCC para exame em Audiência Pública.

10 10 6º - Termo de Confirmação da Revisão Ortográfica e Gramatical do TCC. Neste documento os acadêmicos confirmam a realização de correção ortográfica e gramatical por pessoa especializada. 7º - Autorização para Publicação por Via Digital e/ou Impressa. O documento autoriza a FASUL a publicar, de forma digital ou impressa, tanto o TCC. CAPÍTULO DAS ATRIBUIÇÕES Seção I Do Coordenador de TCC Art. 17º. Ao Coordenador do TCC compete: 1º - Executar a política de TCC; 2º - Promover reunião com os professores orientadores e orientandos, quando se fizer necessário; 3º - Indicar os professores orientadores, de acordo com as áreas afins e as temáticas escolhidas pelos acadêmicos; 4º - Organizar, com no mínimo dez (10) dias de antecedência da data de entrega dos trabalhos concluídos, as bancas examinadoras, discriminando hora, dia e sua composição, em conformidade com a Coordenação do Curso; 5º - Providenciar informações aos membros da banca examinadora em relação aos procedimentos referentes à avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, com no mínimo dez (10) dias de antecedência da data marcada para realização das Bancas de Qualificação e Examinadora; 6º - Fixar em edital a data e horário da entrega das Etapas do TCC, prevendo espaço de tempo para reformulações dos relatórios pertinente a cada etapa, dentro do mesmo ano letivo; 7º - Lançar no sistema SAGRES as notas referente ao processo avaliativo das disciplinas GHE I e GHE II.

11 11 8º - Encaminhar aos membros componentes das Bancas Examinadoras dos TCC, juntamente com os trabalhos a serem avaliados, os relatórios de orientação realizados pelos professores orientadores, permitindo o conhecimento da trajetória dos acadêmicos durante as orientações realizadas durante as disciplinas GHE I (7º Período) e GHE II (8º Período); 9º - Redigir e baixar normas e editais sobre o TCC, submetidas à apreciação da Coordenação do Curso de Administração. 10º - Fornecer informações sobre o TCC aos professores e acadêmicos; 11º - Fixar cronogramas. Seção II Do Professor Orientador Art. 18º. Ao Professor Orientador compete: 1º - Acompanhar o desenvolvimento do TCC em termos de coerência lógica, fundamentação teórica, relevância social e científica, metodologia e fontes de pesquisa, de acordo com temática escolhida pelos acadêmicos; 2º - Orientar os acadêmicos nas questões relacionadas ao conteúdo, forma, seqüência, anotações bibliográficas e conclusões do TCC; 3º - Manter a Ficha de Acompanhamento de Orientação devidamente atualizada a qual é liberada na área do docente no sistema SAGRES, na opção PRONTUÁRIO do aluno, o qual o Professor Orientador deve informar data, horário, local e descrição da orientação. Ao final do Período o relatório será impresso e assinado pelo Professor Orientador e pelos acadêmicos e entregues à Coordenação do TCC; 4º - Esclarecer ao acadêmico sobre os aspectos a serem avaliados; 5º - Orientar o acadêmico, na preparação da defesa pública do TCC;

12 12 6º - Atender os acadêmicos, conforme carga horária estabelecida nas normas emanadas pelo Colegiado de Curso, em conformidade com o cronograma estabelecido entre o professor orientador e os respectivos grupos. 7º - O professor orientador deverá encaminhar, por , ao Coordenador do TCC, as faltas dos acadêmicos, da mesma forma que os acadêmicos deverão comunicar, por , as faltas do Professor Orientador. 8º - Orientar, no máximo, até 06 (seis) trabalhos por ano. Seção III Do Acadêmico Art. 19º. Ao acadêmico compete: 1º - Após a liberação pela Coordenação de TCC, tomar a iniciativa de contato prévio com o Professor Orientador, para ponderar sobre a temática escolhida; 2º - Cumprir rigorosamente o cronograma de prazos de orientação, entrega das produções do TCC; 3º - Empenhar-se na busca de conhecimento e assessoria necessária ao desempenho das atividades do TCC; 4º - Manter contatos com o Professor Orientador conforme o cronograma estabelecido; 5º - Requerer por escrito via protocolo junto à Secretaria Acadêmica, para a apreciação da Coordenação do Curso e da Coordenação do TCC, o seguinte: I - prorrogação de prazos do TCC; II - cancelamento do TCC; III - solicitação de adiantamento de apresentação do trabalho em banca examinadora; IV - demais assuntos pertinentes ao TCC. 7º - Comparecer no dia e hora marcados para a defesa do TCC;

13 13 8º - Apresentar o Projeto de Pesquisa, em sessão pública, submetendo-o à Banca de Qualificação, assim como o TCC, também em seção pública, para apreciação da Banca Examinadora, estabelecida para avaliação. Seção IV Das Atribuições Da Banca Examinadora Art São atribuições da Banca Examinadora: 1º analisar previamente o trabalho e formular questionamentos para a argumentação do acadêmico no momento de apresentação; 2º reunir-se em local, data e horário, previamente estabelecidos pelo Coordenador de TCC, para a apresentação do trabalho pelo acadêmico; 3º avaliar a apresentação do TCC de acordo com os critérios estabelecidos para as bancas examinadoras; 4º fazer comentários apreciativos, formular questões e pedir esclarecimentos sobre o tema desenvolvido, sobre partes/aspectos da construção do trabalho e outras informações que julgar necessário; 5º - é expressamente vedado aos membros componentes da Banca Examinadora proferir questões que não sejam pertinentes ao tema desenvolvido no TCC, assim como manifestarem-se de forma desrespeitosa aos demais membros da banca, assim como aos acadêmicos que estão apresentando o TCC. Seção V Da Orientação Do TCC Art. 21º O acadêmico será acompanhado e avaliado pelo Professor Orientador considerando os critérios estipulados no Capítulo Avaliação. Art. 22º - O Professor Orientador deverá direcionar as atividades dos acadêmicos no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa PP e do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC de forma que permita o pleno entendimento dos caminhos a serem seguidos, evitando interferir

14 14 nas decisões relativas ao desenvolvimento do trabalho, salvo quando houver dúvida quanto aos resultados que serão obtidos pelos acadêmicos pelos meios por eles escolhidos. Art. 23º - Cabe aos acadêmicos buscarem todas as informações necessárias com o Professor Orientador para o bom desenvolvimento do TCC, assim como pesquisar fontes fidedignas, confiáveis e cientificamente válidas, visando à qualidade da pesquisa desenvolvida. DAS NORMAS Art. 24º O Projeto de Pesquisa e o TCC deverão ser apresentados na forma escrita, de acordo com as Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL e o Manual de Normas do Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Administração. DA ENTREGA E ENCADERNAÇÃO DO TCC Art. 25º O Projeto de Pesquisa realizado no final do primeiro bimestre do 7º Período, na disciplina de GHE I, deverá ser entregue: 1º - Para qualificação em 03 vias encadernadas em espiral; 2º - As vias impressas deverão ser protocoladas junto à Secretaria Acadêmica, na data determinada em edital pela Coordenação do TCC; 3º - É totalmente vedado aos acadêmicos entregarem o trabalho diretamente ao Professor Orientador, ao Coordenador de TCC ou à Coordenação de Curso; 4º - Não serão tolerados atrasos no protocolo dos trabalhos. Em casos excepcionais, os acadêmicos deverão protocolar junto à Secretaria Acadêmica justificativa de atraso direcionada à Coordenação do TCC, a qual formará Comissão Examinadora constituída pela Coordenação de Curso e de TCC, mais o Professor Orientação, para análise da justificativa de atraso, deliberando sobre o deferimento ou não do requerimento. 5º - No caso de deferimento do pedido, a avaliação se procederá normalmente pela Banca de Qualificação.

15 15 6º - No caso de indeferimento da justificativa de atraso, após a nota final da Banca de Qualificação, haverá penalização de 20% (vinte por cento) na nota final atribuída ao Projeto de Pesquisa. Não cabendo nenhum recurso sobre a decisão da Comissão Examinadora. 7º - Relativo à entrega das Etapas II e Etapa III, do TCC, o protocolo deverá ser realizado junto à Secretaria Acadêmica. Em caso de atraso deverão ser considerados os procedimentos mencionados nos Parágrafos 4º, 5º e 6º do presente artigo. 8º - Quando da Etapa IV, o acadêmico deverá protocolar 03 (três) vias impressas e encadernadas em espiral do TCC, destinados aos componentes da Banca Examinadora. Igualmente ao parágrafo anterior, os casos excepcionais de atraso seguirão os procedimentos delineados nos parágrafos 4º, 5º e 6º deste artigo. 9º - Após a realização da Banca Examinadora e realizada os ajustes mencionados pela banca, o acadêmico deverá protocolar a versão final do seu trabalho, no Sistema TCC On Line - FASUL no portal da faculdade, e entregar à coordenação de TCC, na data estabelecida, o comprovante de envio do trabalho para o sistema, assim como a Declaração de Correção Ortográfica e Gramatical do TCC e Autorização para Publicação Digital e/ou Impressa, de acordo com o edital divulgado para esta finalidade, pela Coordenação do TCC. Item A - O não cumprimento do prazo estipulado implicará na anulação do trabalho como um todo. Item B Somente a via do TCC e do Artigo Científico entregue sob protocolo na data e local indicado pela Coordenação do TCC serão consideradas oficiais, sendo vedado à entrega dos trabalhos diretamente aos membros da Banca Examinadora, e/ou orientador. 10º - Também deverá ser entregue uma versão em CD, contendo arquivos em PDF e Word, do Projeto de Pesquisa e do TCC, juntamente com o comprovante de protocolo da versão final do TCC, mencionado no parágrafo anterior.

16 16 DA FORMAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA Art. 26º A Banca Examinadora dos trabalhos produzidos no segundo bimestre do 8º Período, na disciplina GHE II, será composta por 03 membros. 1º O Professor Orientador é membro efetivo e presidente da Banca Examinadora quando o trabalho a ser apresentado é de autoria de seus orientandos. 2 Os membros componentes da Banca Examinadora serão convidados pela Coordenação de TCC juntamente com a Coordenação de Curso. 3º Cabe ao Presidente da Banca Examinadora entregar documentação referente à defesa do TCC à Coordenação de TCC, em data e local previamente divulgado em edital. 4º A presença do Professor Orientador como componente de Banca Examinadora será facultativa somente em casos de impedimento expresso do mesmo, devendo se informada por meio documental ( ) com a maior antecedência possível. 5º A Coordenação de TCC indicará o novo Presidente da Banca Examinadora entre os membros da mesma, caso haja impedimento do Professor Orientador. 6º O membro da Banca Examinadora que não puder comparecer à apresentação do trabalho deve comunicar, por meio documental ( ), em tempo à Coordenação de TCC para suprir sua falta. 7º A ausência de um membro da banca não impede a apresentação do trabalho. O professor convidado ausente é responsável em repassar sua avaliação e respectiva nota ao Coordenador de TCC, no máximo 24 horas antes da data da realização da mesma.

17 17 CAPÍTULO DA AVALIAÇÃO Seção I Da avaliação das Etapas I e II Art. 27º - O Projeto de Pesquisa (Etapa I), fase preliminar para o desenvolvimento do TCC em estilo monográfico, visa subsidiar e delinear as etapas devendo ser elaborado com a seguinte formatação: A - Introdução contendo: Assunto, Tema, Justificativa, Problema, Hipóteses, Objetivo Geral e Objetivos Específicos; B - Capítulo 1: Fundamentação Teórica; C - Capítulo 2: Metodologia; D - Capítulo 3: Cronograma; e, E - Referências. Art. 28º A avaliação do Projeto de Pesquisa (Etapa I) será realizada mediante ao exame de Banca de Qualificação, atribuindo nota conforme os seguintes critérios: 1º - Cumprimento do prazo de entrega, isto implica em entregar o Projeto de Pesquisa rigorosamente na data fixada, pelo Coordenador do TCC, em edital; 2º - Na Estrutura do Projeto de Pesquisa, devendo ser considerado: Item A Coerência da estrutura apresentada com a estrutura informada pelo Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL; Item B Coerência entre os seguintes elementos: assunto, tema, justificativa, problema de pesquisa, hipóteses, objetivo geral e objetivos específicos; Item C Fundamentação teórica em concordância com a proposta da pesquisa;

18 18 Item D A metodologia deverá permitir a compreensão dos métodos utilizados no desenvolvimento da pesquisa, assim como tornar possível a repetição do experimento no futuro; Item E A estrutura do texto deverá ser coerente, compreensível, permitindo leitura corrente e livre de erros; 3º - Tema delimitado pelas linhas de pesquisa do curso de Administração; 4º - A atualidade do tema, ou seja, a pesquisa realizada no TCC está em conformidade com as atuais práticas da administração; 5º - A pesquisa trará contribuição à organização em estudo, de forma a confirmar ou não as práticas realizadas pela mesma, dentro da temática estudada; 6º - O acadêmico demonstra conhecimento sobre a temática proposta respondendo aos questionamentos realizados pela Banca de Qualificação do projeto; 7º - O acadêmico demonstra habilidade na comunicação escrita estando em conformidade com o Item E, do 2º deste artigo; 8º - O acadêmico demonstra habilidade oral, ou seja, expõe a construção do projeto com segurança e conhecimento. Art. 29º Cada componente da Banca de Qualificação atribuíra nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) aos itens definidos no Formulário de Notas da Banca de Qualificação, tendo como base o Art. 28º do presente manual. 1º - A nota final de cada componente da banca será a média aritmética das notas lançadas em cada item. Art. 30º A nota final atribuída ao Projeto de Pesquisa será a somatória das notas apresentadas por cada membro da Banca de Qualificação, considerando os seguintes pesos: 1º - Professor Orientador, peso 0,4; 2º - Demais Professores Avaliadores, peso 0,3 (cada).

19 19 Art. 31º O Projeto de Pesquisa para ser qualificado deverá atingir o mínimo de 4,0 (quatro) pontos. 1º - Ressalta-se que a nota final será lançada em ata específica, onde será mencionado se a aprovação foi com ou sem ressalvas, ou se o projeto foi reprovado. 2º- As ressalvas deverão ser realizadas no prazo de 7 (sete) dias a contar da data da Banca de Qualificação, e entregues, mediante protocolo à Secretaria Acadêmica, direcionada ao Coordenador do TCC. 3º - A não realização dos ajustes dentro do prazo estipulado por este manual, implicará em redução de 20% (vinte por cento) da média obtida pelos acadêmicos, havendo tolerância de até 15 (quinze) dias. Atraso superior a este prazo implicará na anulação do Projeto de Pesquisa. Item A No caso da nota resultante após o desconto na nota pelo atraso inferior a 15 (quinze) dias na entrega dos ajustes estipulados for inferior ou igual a 3,9 (três pontos e nove décimos), o projeto será considerado não qualificado e deverá seguir o exposto no Art. 32º desde manual. 4º - Em havendo a anulação do Projeto de Pesquisa, os acadêmicos terão prazo de 10 (dez) dias para apresentação de novo Projeto de Pesquisa, o qual será avaliado por uma Comissão Examinadora, a qual irá substituir a Banca de Qualificação, formada pela Coordenação do Curso, pela Coordenação do TCC e pelo Professor Orientador. Observa-se que os procedimentos de avaliação neste caso seguirão os procedimentos mencionados nos Art s 28º, 29º, 30º e 31º, sendo que no caso de atraso na realização dos ajustes mencionados pela comissão implicará na automática anulação do Projeto de Pesquisa e atribuição de nota 0,0 (zero) no primeiro bimestre do 7º Período, na disciplina GHE I. 5º - Para continuidade do desenvolvimento do TCC, ou seja, a realização das atividades da Etapa II, os acadêmicos terão como base o último Projeto de Pesquisa apresentado. 6º - No caso de desistência dos acadêmicos ou de qualquer componente do grupo, implicará na dependência da disciplina. Quando da rematrícula, no ano seguinte, deverá ser apresentado um novo Projeto de Pesquisa com temática diferenciada dos projetos anteriores em que o(s) acadêmico(s) participou.

20 20 Art. 32º No caso da nota final for igual ou inferior a 3,9 (três pontos e nove décimos) o projeto será considerado não qualificado, devendo obedecer ao seguinte procedimento: 1º - No caso da não qualificação, o acadêmico deverá apresentar um novo projeto no prazo de 15 (quinze) dias a partir da data da Banca de Qualificação. Destaca-se que o assunto poderá ser o mesmo, mas a temática deverá mudada; 2º - O novo projeto passará por nova Banca de Qualificação 20 (vinte) dias após a primeira banca, seguindo os mesmos procedimentos mencionados nos Art s 28º ao 31º; 3º - No caso de reprovação do segundo projeto apresentado o acadêmico será considerado reprovado na disciplina, ocasionando dependência, mesmo que a Etapa I represente somente as atividades do primeiro bimestre da disciplina Gestão Holística Empresarial GHE I, referente ao 7º Semestre do curso de Administração. 4º - Não caberá nenhum tipo de recurso por parte dos acadêmicos, os quais deverão proceder a rematrícula na disciplina quando a mesma for ofertada novamente. Art. 33º A Etapa II consiste no desenvolvimento do TCC tendo como base o Projeto de Pesquisa, o qual deverá ser realizado no segundo bimestre do 7º Período, na disciplina Gestão Holística I GHE I. O desenvolvimento desta etapa consiste em: A Complementação dos elementos pré-textuais e da Introdução; B Complementação da Fundamentação Teórica; C Definição da Metodologia; e, D Definição do instrumento de coleta de dados. 1º - Utilizar e adequar o conteúdo do Projeto de Pesquisa transformando-o em formatação própria seguindo as normas pré-definidas pelo Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL; 2º - Complementar a pesquisa bibliográfica, realizada durante o Projeto de Pesquisa, visando ampliar e dar sustentação teórica ao tema de pesquisa no que se refere à Fundamentação Teórica e a Metodologia da Pesquisa; 3º - O instrumento de coleta de dados refletirá as informações necessárias para a análise e considerações finais (e/ou) conclusão, a ser desenvolvido na Etapa III; 4º - O Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL, demonstra a estrutura completa do TCC, em estilo monográfico, cujos detalhes serão apresentados pela Coordenação do TCC mediante normativas e circulares.

21 21 Art. 34º A avaliação da Etapa II é de responsabilidade do Professor Orientador, cujos critérios de avaliação são: A Comparecimento nas orientações, assim como cumprir os prazos para realização das atividades determinadas pelo Professor Orientador; B Comprometimento com a realização das determinações do Professor Orientador; C Realização de pesquisas que venham ao encontro dos propósitos do TCC, independente das orientações recebidas; D Coerência entre as pesquisas realizadas e a temática proposta no trabalho; E Clareza e coerência da estrutura de texto, que deverá estar livre de erros; F Referencial bibliográfico atualizado, considerando as pesquisas não somente em livros, mas artigos, dissertações e teses desenvolvidas nos últimos 05 (cinco) anos. Art. 35º A nota atribuída pelo Professor Orientador obedecerá à escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Art. 36º Será considerado aprovado na disciplina Gestão Holística Empresarial I o acadêmico que: 1º Obtiver média, resultante da nota do primeiro bimestre (Etapa I) e do segundo bimestre (Etapa II), igual ou superior a 7,0 (sete); Art. 37º Se a média obtida estiver entre 4,0 (quatro) e 6,9 (seis pontos e nove décimos), o acadêmico estará em exame, devendo proceder às correções determinadas pelo Professor Orientador, considerando o prazo determinado, em edital, pela Coordenação do TCC; 1º - Após proceder às correções solicitadas pelo Professor Orientador, nova avaliação será realizada por Comissão Examinadora formada pela Coordenação de Curso, pela Coordenação do TCC e pelo Professor Orientador, cujos critérios serão os mesmos mencionados no Art. 31º deste manual.

22 22 2º - As correções solicitadas pelo Professor Orientador deverão ser informadas à Coordenação do TCC; 3º - Cada avaliador atribuíra nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez); 4º - A nota do exame será a média das notas atribuídas pelos componentes da Comissão Examinadora. 5º - Será considerado aprovado os trabalhos cuja média aritmética da média semestral e do exame for igual ou superior a 5,0 (cinco). No caso do trabalho não atingir esta média será considerado reprovado e o (s) acadêmico (s) estará (ão) em dependência da disciplina. Art. 38º Se a média da disciplina Gestão Holística Empresarial I for inferior a 3,9 (três pontos e nove décimos), o trabalho será considerado reprovado, ocasionando dependência na disciplina e impedindo a progressão do TCC. Seção II Da avaliação das Etapas III e VI Art. 39º O desenvolvimento do TCC em sua Etapa III deverá ocorrer no primeiro bimestre da disciplina Gestão Holística Empresarial II GHE II (8º Período), sendo operacionalizado da seguinte forma: 1º - Desenvolver a coletada de dados, seguindo a metodologia estabelecida para tal, com a utilização do instrumento desenvolvido para este fim. 2º Elaborar a tabulação, apresentação e análise dos dados coletados, estabelecendo relação com a Fundamentação Teórica desenvolvida. 3º Tecer as considerações finais e a conclusão, quando da pertinência, em que deverão ser consideradas as observações realizadas em loco, os estudos bibliográficos e a análise dos dados. 4º Verificar junto ao Professor Orientador a necessidade de complementar a Fundamentação Teórica, ou extrair algum item que não seja necessário.

23 23 Art. 40º A avaliação da Etapa III será realizada pelo Professor Orientador, atribuindo nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), tendo como base os critérios estabelecidos do Art. 34º do presente manual. Art. 41º A Etapa IV do TCC, a ser realizada no segundo bimestre da disciplina Gestão Holística II (8º Período), será operacionalizada da seguinte forma: 1º Realização da revisão final do conteúdo do TCC verificando a coerência do trabalho como um todo, ou seja, os Objetivos Específicos foram atingidos e em consequência o Objetivo Geral, assim como o problema de pesquisa foi devidamente respondido. Há necessidade da verificação da coerência da entre Introdução, Fundamentação Teórica, Apresentação e Discussão dos Dados, Considerações Finais e/ou Conclusão. 2º Revisão das referências utilizadas no desenvolvimento do TCC evitando mencionar referências que não foram utilizadas e incluir as que por venturam não foram referenciadas. 3º Verificação das Normas ABNT, constante no Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL, considerando citações, fontes, margens, estrutura de capítulos (títulos de nível 1, 2 e 3), espaçamentos, numeração de páginas, fórmulas, gráficos, tabelas, figuras. 4º Verificação dos elementos pré-textuais e do sumário, se atendem as especificações do Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL. 5º Correção ortográfica e gramatical preliminar. Art. 42º Finda a Etapa IV e de posse da Autorização para Defesa de TCC em Banca Examinadora, o acadêmico deverá protocolar junto à Secretaria Acadêmica, em três vias do TCC, impressas e encadernadas em espiral. Destaca-se que somente o TCC deverá ser encadernado.

24 24 Art. 43º - No caso do(s) acadêmico(s) não obter do Professor Orientador o documento de Autorização para Defesa de TCC em Banca Examinadora, deverá proceder da seguinte maneira: 1º - O (s) acadêmico (s) poderá (ão) mediante requerimento, direcionado à Coordenação do TCC, justificando os motivos que levam à defesa sem a anuência do Professor Orientador, junto à Secretaria Acadêmica, solicitar a defesa do TCC; 2º - Nas situações mencionadas no Parágrafo 1º do presente artigo, será formada uma Comissão Examinadora com os seguintes integrantes: Coordenação do Curso de Administração, pela Coordenação do TCC e pelo Professor Orientado, para deferimento ou não. 3º - A Comissão Examinadora terá prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir do protocolo do requerimento para emitir parecer, o qual será dado mediante avaliação do TCC por cada componente da comissão e, posteriormente, em reunião, em que serão debatidas as avaliações e pareceres sobre o trabalho, deliberar sobre o deferimento ou não do requerimento. 4º - No caso de deferimento do requerimento, o (s) acadêmico (s) apresentará (ão) o trabalho para os professores da Banca Examinadora, sem impingir qualquer responsabilidade ao Professor Orientador designado, cuja aprovação está vinculada à obtenção de notas em conformidade com o Regimento Interno da FASUL. 5º - No caso de indeferimento do requerimento, além de não caber novo recurso a nenhuma outra estância do curso ou da instituição, os acadêmicos terão um prazo para a devida adequação do trabalho de acordo com o que for determinado pela Comissão Examinadora, para apresentação perante a Banca Examinadora, cuja aprovação está vinculada à obtenção de notas em conformidade com o Regimento Interno da FASUL. Art. 44º - A avaliação da Etapa IV do TCC será mediante Banca Examinadora, em seção pública presidida pelo Professor Orientador. 1º - A presidência da Banca Examinadora caberá ao Professor Orientador independente da sua anuência pela defesa ou não.

25 25 Seção III Da Defesa e Avalição Do TCC Art. 45º O acadêmico estará habilitado para defesa do TCC, após autorização do Professor Orientador, mediante a apresentação da Autorização para Defesa de TCC em Banca Examinadora, com antecedência de 15 (quinze) dias da data de apresentação. Art. 46º Os acadêmicos têm até 20 minutos para apresentação do seu trabalho e os membros da Banca Examinadora terão até 20 minutos para arguir o candidato, após sua apresentação. Art. 47º A Banca Examinadora avalia o TCC e a defesa pública feita pelo acadêmico, atribuindo nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, em conformidade aos critérios definidos no Art. 48º do presente manual. Único: É vedado aos membros da Banca Examinadora formular questões fora do tema proposto ou mencionar comentários desairosos a respeito do trabalho, do acadêmico ou do professor orientador. Art. 48º - Os critérios de avalição na Banca Examinadora são: 1º - Clareza, coerência e estrutura do texto, limpo de erros ortográficos e gramaticais; 2º - Clareza e coerência entre problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamentação teórica, metodologia, considerações finais e/ou conclusão. 3º - Pertinência do Tema com a Administração atual. 4º - Utilidade prática da pesquisa para a empresa foco do estudo. 5º - Demonstração do conhecimento do assunto e do trabalho pelos acadêmicos. 6º - Facilidade e segurança na verbalização do assunto durante a apresentação do trabalho. 7º - Coerência e segurança nas respostas aos questionamentos realizados pelos componentes da Banca Examinadora.

26 26 Art. 49º O acadêmico, de outros períodos, que assistir a defesa de trabalho em Banca Examinadora, registrando presença em Ata, terá crédito de 1(uma) hora em Atividades Extracurriculares para cada assistência em Banca Examinadora, limitado há 10 (dez) horas. Seção IV Da Nota da Banca Examinadora Art. 50º Cada componente da Banca Examinadora atribuíra nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) aos itens definidos no Formulário de Notas da Banca Examinadora. 1º - A nota final de cada componente será a média aritmética das notas lançadas em cada item. Art. 51º A nota final atribuída ao TCC será a somatória das notas apresentadas por cada membro da Banca de Qualificação, considerando os seguintes pesos: 1º - Professor Orientador, peso 0,4; 2º - Demais Professores Avaliadores, peso 0,3 (cada). Art. 52º Será considerado aprovado na disciplina Gestão Holística II o acadêmico que: 1º Obtiver média, resultante da nota do primeiro bimestre (Etapa III) e do segundo bimestre (Etapa IV), igual ou superior a 7,0 (sete); Art. 53º Se a média obtida estiver entre 4,0 (quatro) e 6,9 (seis pontos e nove décimos), o acadêmico estará em exame, devendo proceder às correções determinadas pela Banca Examinadora, considerando o prazo determinado, em edital, pela Coordenação do TCC;

27 27 1º - Após proceder às correções solicitadas pela Banca Examinadora, nova avaliação será realizada por meio de Banca Examinadora, preferencialmente com os mesmos componentes da banca anterior, tendo os mesmos critérios utilizados na primeira avaliação, mencionados no Artigo 48º deste manual. 2º - A atribuição de notas seguira os procedimentos dos Art s 49ª e 50º. 3º - Serão considerados aprovados os trabalhos cuja média aritmética da média semestral, representada pela média final da disciplina Gestão Holística Empresarial II GHE II e do exame for igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. No caso do trabalho não atingir esta média será considerado reprovado e o acadêmico estará em dependência da disciplina. Art. 54º Se a média obtida, na primeira avaliação da Banca Examinadora for igual ou inferior a 3,9 (três pontos e nove décimos), o trabalho será considerado reprovado, ocasionando dependência na disciplina e impedindo a progressão do TCC. DA ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Art. 55º - O Projeto de Pesquisa seguirá rigorosamente o Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL. 1º - Aspectos complementares que venham a atender a exigências do Curso de Administração da FASUL serão informados mediante regulamentações e circulares emitidas pela Coordenação do TCC, em concordância com a Coordenação do Curso.. DA ESTRUTURA DO TCC Art. 56º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, seguirá rigorosamente o Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FASUL.

28 28 1º - Aspectos complementares que venham a atender a exigências do Curso de Administração da FASUL serão informados mediante regulamentações e circulares emitidas pela Coordenação do TCC, em concordância com a Coordenação do Curso. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS Art. 57º Caso o acadêmico não compareça a defesa, terá o prazo de quarenta e oito (48) horas para solicitar nova banca, justificando por escrito o motivo, sendo o documento apreciado pela Coordenação do TCC e pela Coordenação de Curso, conforme artigo 66, 4 do Regimento Interno da FASUL. Art. 58º O Manual do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Administração da Faculdade Sul Brasil FASUL poderá ser alterado pela Coordenação do TCC, com aprovação da Coordenação do Curso, à medida que se fizer necessário. Art. 59º A qualquer momento, caso seja colocada em dúvida à autoria do TCC apresentado pelo acadêmico, a FASUL promoverá a instauração de sindicância, observada a legislação referente aos direitos autorais e, caso seja comprovada a fraude, o acadêmico será considerado reprovado na disciplina de Gestão Holística Empresarial I e II, sem direito a pedido de revisão ou recurso, independentemente dos resultados obtidos nas avaliações. 1º - Todo trabalho será submetido a minucioso exame para verificação de possível plágio, sendo utilizados os meios disponíveis para este propósito, desde pesquisas em meios eletrônicos e digitais e a utilização de software específico a este propósito. 2º - Caso seja detectada alguma evidência de plágio, será instaurada comissão que irá avaliar as evidências. 3º - A comissão será presidida pela Coordenação do Curso, havendo mais quatro componentes: o Coordenador do TCC, o Professor Orientador e mais dois Professores do Colegiado do Curso de Administração.

29 29 Art. 60º O acadêmico reprovado em TCC deve cursar a disciplina integralmente no ano letivo seguinte, com apresentação de novo Projeto de Pesquisa e passando pelas quatro etapas constituintes do processo de desenvolvimento do TCC. Art. 61º A FASUL reserva-se o direito de publicar, nos meios institucionais, parte ou a íntegra dos trabalhos finais da disciplina de Gestão Holística Empresarial I e II, desde que indicada à autoria dos trabalhos, sendo que os direitos de publicação, divulgação e comercialização são reservados a FASUL. Art. 62º Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso. Art. 63º Este manual entra em vigor a partir do ano letivo de Eliana Cunico Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração Luís Carlos Fabris Coordenação do Curso de Administração

30 APÊNDICES 30

31 31 APÊNDICE I ESPECIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE CONCENTRAL, LINHAS E SUBLINHAS DE PESQUISA.

32 32 ESPECIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE CONCENTRAL, LINHAS E SUBLINHAS DE PESQUISA. Área de Concentração: Gestão Estratégica Empresarial LINHA DE PESQUISA 1: Planejamento Estratégico e Administração Estratégia SUBLINHA DE PESQUISA 1.1 Procedimentos do Planejamento Estratégico SUBLINHA DE PESQUISA 1.2 Marketing Estratégico e Comportamento do Consumidor OBJETIVOS Esta linha de pesquisa tem por objetivo o estudo teórico e prático do desenvolvimento do Planejamento Estratégico tendo como base as informações externas às organizações (análise SWOT/PFOA) e o diagnóstico interno (Identificação dos recursos organizacionais), cuja demonstração do equilíbrio entre as informações externas e os recursos das organizações permitirá o desenvolvimento de estratégias competitivas. Os estudos da Administração das Estratégias focadas na logística, no marketing, no comportamento do consumidor, nas operações e na qualidade, serão de utilidade para compreensão das ações desenvolvidas pelas organizações visando sua competitividade e sustentabilidade. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos nos procedimentos no desenvolvimento do planejamento estratégico, ou seja, a análise externa e interna, a determinação das diretrizes organizacionais, a formulação das estratégicas, a implementação e o controle da estratégia. Desta forma poderão ser entendidos os motivos e a forma como são aplicadas as funções da Administração Estratégica, que irão refletir na sustentabilidade da organização. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos que investigarão as ações desenvolvidas através do desenvolvimento do planejamento, organização, implementação e controle dos planos de marketing, os quais permitirão às organizações atingirem os resultados esperados, com responsabilidade social e

33 33 SUBLINHA DE PESQUISA 1.3 Estratégias de Operações e Qualidade LINHA DE PESQUISA 2 Organização e Gestão de Pessoas SUBLINHA DE PESQUISA 2.1 Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas SUBLINHA DE PESQUISA 2.2 Gestão da Responsabilidade Social e da ambiental, além de considerar as influências da administração estratégicas nos planos de marketing. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo estudar as operações nas organizações envolvendo a produção de bens tangíveis (produtos) e intangíveis (serviços), considerando os aspectos de produção limpa e responsável, além do desenvolvimento de produtos e processos. Dentro destas pesquisas se envolvem as estratégicas de qualidade que deverão contemplar a qualidade dos produtos e processos, mas também a qualidade de vida dos trabalhadores (ergonomia) e como tais procedimentos irão influenciar na competividade. OBJETIVOS Esta linha irá pesquisar as teorias e práticas do desenvolvimento de organizações dentro do ambiente em que atuam, focando o processo de socialização e comportamento organizacional, considerando os aspectos estruturais e infraestruturais. Tais estudos envolvem a gestão de pessoas enfatizando a gestão do conhecimento visando à geração de processos e procedimentos inovadores nas organizações, além das transformações nos trabalhos e nas práticas organizacionais. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos nas organizações focando a gestão do desempenho dos envolvidos nos processos organizacionais, assim como os procedimentos de socialização empresarial, motivados pela alta competividade existente no mercado. Também há como objetivo pesquisar a gestão de carreira, mudanças e transformação da cidadania organizacional, qualidade de vida no trabalho, cultura da organização e liderança, poder e comportamento organizacional. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo

34 34 Ética SUBLINHA DE PESQUISA 2.3 Empreendedorismo e Estratégicas em Empresas de Pequeno Porte LINHA DE PESQUISA 3 Administração Financeira e de Técnicas Quantitativas SUBLINHA DE PESQUISA 3.1 O ambiente financeiro e os processos e instrumentos de gestão financeira SUBLINHA DE PESQUISA 3.2 Técnicas de orçamento de capital desenvolver estudos nas operações das empresas que agem de forma socialmente responsável e a conduta ética adotada pelas organizacionais, assim serão analisadas como a responsabilidade social e ambiental influencia e/ou faz parte das estratégicas globais da organização. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo a discussão temas que demonstrem a evolução dos estudos sobre empreendedorismo e estratégia em pequenas empresas, buscando o entendimento das condições do surgimento de novos empreendimentos. Assim como as ações efetivas que levam as pequenas empresas sustentarem-se no mercado altamente competitivo, além de analisar a contribuição social destas empresas. OBJETIVOS Esta linha irá pesquisar as teorias e práticas dos principais temas relacionados a técnicas quantitativas de gerenciamento. Dentre elas, as áreas de finanças, custos e materiais, caracterizam as subáreas e, como objetivo maior, busca-se entender a importância da maximização da riqueza, dentre um dos principais desafios do administrador, de modo a contribuir positivamente e não causar impactos negativos à sociedade. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos nas organizações focando a estrutura do ambiente financeiro e os impactos que são gerados nas organizações, sejam elas de capital fechado ou aberto. E, complementarmente, visa possibilitar, por meio da pesquisa, o melhor direcionamento dos instrumentos da gestão financeira, na condução da gestão voltada a geração de bons resultados. OBJETIVOS Objetiva-se com esta linha de pesquisa, direcionar estudos que complementem o conhecimento teórico e contribua para a prática empírica da análise de investimentos, transparecendo alguns dos principais

35 35 objetivos dos gestores; SUBLINHA DE PESQUISA 3.3 Gestão de Custos SUBLINHA 3.4 Administração de Materiais OBJETIVOS Tem-se por objetivo pesquisar e aplicar conhecimentos direcionados para todos os aspectos do gerenciamento e das etapas de custeio, suas tipificações, precificação e estratégias de ponto de equilíbrio. OBJETIVOS Esta sublinha de pesquisa objetiva possibilitar a intensificação em pesquisas relacionadas a gestão de produtos, processos e logística, de modo a otimizar e destacar a importância da gestão de materiais e de capital de giro, no contexto organizacional.

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP)

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) Dezembro de 2012 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos Estágios da Faculdade Capivari,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA Alta Floresta/2010 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC 3 2 DA COORDENAÇÃO 4 3 DO PROJETO DO TCC 4 4

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC... 3 2 DA COORDENAÇÃO... 4 3 DO PROJETO DO TCC...

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA Este regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia Final da

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas a Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Relações Internacionais

Leia mais

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia A atividade de trabalho de conclusão de curso é desenvolvida em área escolhida pelo aluno, sob a orientação professor (es) orientador(es). O aluno descreverá

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES DISPOSIÇÕES GERAIS ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA Art. 1º. Este regulamento define os procedimentos referentes à elaboração,

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1 º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

Desenvolver a capacidade de planejamento para identificar, analisar e programar abordagens e soluções para problemas reais;

Desenvolver a capacidade de planejamento para identificar, analisar e programar abordagens e soluções para problemas reais; REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de graduação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL TOLEDO PARANÁ 2013 2 FACULDADE SUL BRASIL FASUL Mantenedora Fasul Ensino Superior Ltda Diretor Geral Aziz

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL 1 MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL TOLEDO PARANÁ 2013 2 FACULDADE SUL BRASIL FASUL Mantenedora FASUL Ensino Superior Ltda. Diretor Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UNIRV FACULDADE DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DA DISCIPLINA PESQUISA CIENTÍFICA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UNIRV FACULDADE DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DA DISCIPLINA PESQUISA CIENTÍFICA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UNIRV FACULDADE DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DA DISCIPLINA PESQUISA CIENTÍFICA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em disciplina constante das últimas séries do

Leia mais

FACULDADE DO GUARUJÁ

FACULDADE DO GUARUJÁ FACULDADE DO GUARUJÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01/2011 REGULAMENTO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS GERAIS Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se em pré-requisito para

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se atividade

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA Este Regulamento e a Resolução do Conselho Superior da Uneal (CONSU/UNEAL) que o aprovou foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado de 26 de

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade da Cidade de Santa Luzia - 2014 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º -O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos contribuir

Leia mais

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria CAPÍTULO I DA MONOGRAFIA 1. Este documento regulamenta, no âmbito do Bacharelado em Ciências

Leia mais

Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I

Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e julgamento de monografia,

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 023/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/03/2010. Maria Celenei de Oliveira Secretária Aprova Regulamento do componente

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I. DA FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE DIREITO

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE DIREITO PORTARIA N Institui normas para elaboração, apresentação e divulgação de monografia final no curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau-FMN- João Pessoa. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Aracaju/SE 2011 CAPÍTULO I Das finalidades e dos Objetivos Art. 1º - As Normas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Curso: Direito Faculdade das Américas FAM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Curso: Direito Faculdade das Américas FAM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Curso: Direito Faculdade das Américas FAM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) 1. DA DEFINIÇÃO DO TCC E SUAS FINALIDADES O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 023/2011-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 30/03/2011. Éder Rodrigo Gimenes Secretário Aprova Regulamento do componente

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FLUXO DO TCC 6o SEM 7o SEM 8o SEM PESQUISA EM INFORMÁTICA Além da ementa da disciplina, o aluno desenvolverá uma proposta de pesquisa, que poderá ou não continuar a ser trabalhada nas disciplinas de TCC1,

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DA FACULDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II Presidente Prudente 2009 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1. o - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) 2004 S U M Á R I O 1 CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS....3 2

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento estabelece as normas relativas às disciplinas Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06, DE 07 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a elaboração e a defesa de monografia final de curso no Curso de Graduação em Direito da UFMG.

RESOLUÇÃO Nº 06, DE 07 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a elaboração e a defesa de monografia final de curso no Curso de Graduação em Direito da UFMG. 1 RESOLUÇÃO Nº 06, DE 07 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a elaboração e a defesa de monografia final de curso no Curso de Graduação em Direito da UFMG. O Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012 Estabelece normas para realização, execução e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Comunicação Social (Cursos de Jornalismo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON 2 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO

REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma disciplina dos cursos

Leia mais

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS Seguem abaixo informações fundamentais que devem orientar a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que será feito individualmente e em forma MONOGRAFIA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 Institui regulamento referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC);

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC); Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fixados no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação da Faculdade Sequencial, e dá outras providências: O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, no uso

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau. RESOLUÇÃO CSA N.º 12/2010 APROVA O REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA DA FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2013 1 REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Apresentação:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Página 1 de 10 REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO OURINHOS SP 2009/2 Página 2 de 10 1 INTRODUÇÃO A necessidade de se elaborar e apresentar um trabalho de caráter científico no final do curso faz parte do

Leia mais

DO PROJETO DE MONOGRAFIA. Art. 2º. A elaboração da monografia deverá ser precedida de elaboração e aprovação de projeto de monografia.

DO PROJETO DE MONOGRAFIA. Art. 2º. A elaboração da monografia deverá ser precedida de elaboração e aprovação de projeto de monografia. Art. 1º. Este regulamento é aplicável aos cursos que em seu projeto definiram a monografia como trabalho final, conforme previsto no Regimento Interno do Instituto Superior do Ministério Público ISMP.

Leia mais

DIRETIVA ADMINISTRADORA DE PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA

DIRETIVA ADMINISTRADORA DE PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO (ESA) E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Atualizado em Agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1. Este Regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso

Leia mais

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Estabelece normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece as políticas da disciplina de Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Faculdade de Tecnologia de Americana Curso Superior de Tecnologia em Logística REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Americana, SP 2015 SUMÁRIO 1 SOBRE O TRABALHO

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL COORDENAÇÃO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC 2012

REGULAMENTO DE TCC 2012 REGULAMENTO DE TCC 2012 REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento normatiza o processo de elaboração, defesa e julgamento de Trabalho

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Estágio

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Avaré AVARÉ NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerações preliminares O Regulamento do Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso

RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso Regulamenta a elaboração e a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. O Colegiado

Leia mais

Regulamento TCC do curso de Relações Públicas 2014

Regulamento TCC do curso de Relações Públicas 2014 Regulamento TCC do curso de Relações Públicas 2014 O TCC do curso de Relações Públicas das Faculdades Integradas do Brasil tem dois formatos a ser escolhido pelo aluno: monografia, realizada individualmente,

Leia mais

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO N o 002/2014-FACIN, DE 08 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos e normas quanto aos requisitos necessários

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA FACULDADES INTEGRADAS VALE DO IGUAÇU - UNIGUAÇU CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIÃO DA VITÓRIA 2012 REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um componente obrigatório dos cursos de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º. Este Regulamento estabelece as normas relativas às disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC

Leia mais

Regulamento para Programa de Orientação

Regulamento para Programa de Orientação Regulamento para Programa de Orientação Capítulo I Disposição Geral Art. 1. O Título de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito será conferido ao aluno que, além de ter cursado com frequência e aproveitamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2012 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. INTRODUÇÃO Este documento estabelece normas para realização do Estágio Supervisionado (ES)do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)junto

Leia mais

A apresentação do TCC é parte da avaliação final do aluno para o qual será atribuída as menções satisfatório e insatisfatório.

A apresentação do TCC é parte da avaliação final do aluno para o qual será atribuída as menções satisfatório e insatisfatório. ORIENTAÇÕES PARA O T.C.C: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é desenvolvido ao longo dos 5º e 6º semestres do curso, durante a realização das Orientações do Trabalho de Conclusão de Curso, as quais

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES R E S O L U Ç Ã O N.º 85/2005 CONSUN APROVA O REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CCTP CAMPUS TOLEDO. (*) O Presidente do Conselho

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Plantando Conhecimento para a Vida. Regulamento do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Plantando Conhecimento para a Vida. Regulamento do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso TCC DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E SUA ESTRUTURA Art. 1º O Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Raízes deve

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1. Das Disposições Preliminares Art. 1 o. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO LENÇOENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ALEC FACULDADE ORÍGENES LESSA FACOL ISEOL - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA

ASSOCIAÇÃO LENÇOENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ALEC FACULDADE ORÍGENES LESSA FACOL ISEOL - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA ASSOCIAÇÃO LENÇOENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ALEC FACULDADE ORÍGENES LESSA FACOL ISEOL - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA PORTARIA Nº 17/ 2013 Usando as atribuições que lhe confere o regimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares Da Rocha

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares Da Rocha REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Art. 1º - Este regulamento fixa as normas para o Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.06/2008 Dispõe sobre a Normatização do Programa. de Cursos de Pós-Graduação Lato

Leia mais

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR PRA VOCÊ! Av. Portal do Lago, Qdra. 09, Lts. 01 a 28 - Portal do Lago. Caldas Novas (GO) - CEP 75.690.000 Telefones: UnU 1 (64) 3453 7880 e UnU 2 (64) 3455 3070. Site: www.unicaldas.edu.br

Leia mais

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO 2013 CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

Leia mais

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Guarapuava - 2013 I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento estabelece as regras

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Capítulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º. A monografia é exigida nos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme resolução nº 1 de 3 de abril de 2001 do CNE/CES (Conselho Nacional

Leia mais