CURSO DE DIREITO DO TRABALHO 515

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE DIREITO DO TRABALHO 515"

Transcrição

1 CURSO DE DIREITO DO TRABALHO PRÉ-CONTRATO. RESPONSABILIDADE PRÉ-CONTRATUAL. CONCEITO. ELEMENTOS. NATUREZA JURÍDICA. FUNDAMENTOS. EFEITOS NO CONTRATO DE TRABALHO Conceito. Elementos Impõe-se ao autor do dano ocasionado a outrem a necessidade de repará-lo, mesmo antes da celebração do contrato, ou seja, na fase das negociações, dos atos preparatórios. Esse dever de ressarcimento do dano acarreta a responsabilidade civil pré-contratual, advinda da culpa in contrahendo, expressão atribuída a Rudolph Jhering. Essa responsabilidade se verifica quando uma das partes viola o dever de boa-fé na fase das negociações que antecedem o contrato, e lesa, com esse comportamento, a outra pessoa. A boa-fé, a que nos referimos, é vista aqui sob o prisma objetivo, alusiva ao dever recíproco de se comportar com lealdade; é assegurada desde as fases preparatórias do contrato. Não guarda relação com o estado de espírito dos envolvidos, dispensandose a intenção de prejudicar, a má-fé. A boa-fé subjetiva, por sua vez, consiste na convicção pessoal de estar agindo de acordo com o Direito. Apontam-se (54) como elementos genéricos da responsabilidade précontratual, que estão presentes também em outros tipos de responsabilidade; o consentimento às negociações; o dano patrimonial; a relação de causalidade e a inobservância ao princípio da boa-fé. E como elementos específicos da responsabilidade pré-contratual: a confiança na seriedade das tratativas e a enganosidade da informação. O consentimento manifestado por ocasião das negociações poderá ser expresso ou tácito, mas é imprescindível à configuração da responsabilidade pré-contratual. Mister também a existência do dano, visto "como um prejuízo ao direito alheio" (55) ; ele pressupõe certeza e atualidade. Autoriza o ressarcimento da "perda de tempo e trabalho na fase pré-negocial, bem como a perda de oportunidade de contratar com outrem", e os gastos (54) CAPPELARI, Récio Eduardo. Responsabilidade pré-contratual. Aplicabilidade ao Direito Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1995, p. 35. (55) DE PAGE, Henri. Apud PEREIRA, Caio Mário. Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1992, p. 38.

2 516 ALICE MONTEIRO DE BARROS efetuados (56), em face da frustração de uma confiança razoável na futura conclusão do contrato. Os autores apontam também o dano patrimonial como elemento do conceito da responsabilidade pré-contratual, ao qual acrescentamos o dano moral que poderá surgir quando, antes de admitir o trabalhador, a empresa efetua investigação, ainda que por intermédio de terceiro, sobre opiniões políticas, religiosas, sindicais, gravidez da empregada, orientação sexual ou outro fato irrelevante para fins da aferição da aptidão profissional do empregado e deixa de contratá-lo por um desses motivos considerados, em princípio, de nenhuma relevância para a celebração do contrato. A relação de causalidade, ou seja, a conexão entre o prejuízo alegado (dano) e a conduta que lhe deu origem é outro elemento genérico do conceito em exame. Logo, a retirada abrupta das negociações, sem reflexão sobre as consequências, poderá gerar reparação. Ainda como elemento genérico cita-se a boa-fé. A par desses elementos, a doutrina arrola como específicos do pré-contrato, a seriedade nas negociações e a enganosidade. A seriedade nas negociações preliminares cria uma confiança entre as partes e autoriza a responsabilidade pré-contratual daquele cujo comportamento injustificado, ou seja, desistência da concretização do negócio, ensejou na contraparte uma convicção razoável no cumprimento do negócio frustrado. Essa confiança não é aquela que a parte, por suas características psicológicas, depositou no outro sujeito, mas é aferida por meio de uma apreciação objetiva no quadro do ambiente econômico-social em que os contratos pré-negociais ocorreram (57). O momento em que a confiança surge poderá ser determinado pela formulação concreta do convite feito por um profissional a um destinatário único e determinado. Nesse caso, a confiança do destinatário na realização do contrato é muito maior do que ocasionaria um anúncio dirigido a várias pessoas. A respeitabilidade da pessoa que desencadeia as negociações também deverá ser avaliada; ela poderá advir de razões objetivas ou de relações contratuais anteriores. Importante é que o comportamento crie para a contraparte a razoável convicção de que o contrato seria celebrado. (56) CAPPELARI, Récio Eduardo. Responsabilidade pré-contratual. Aplicabilidade ao Direito Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1995, p. 39. (57) PRATA, Ana. Notas sobre responsabilidade pré-contratual. Coimbra: Almedina, 2002, pás sim.

3 CURSO DE DIREITO DO TRABALHO 517 Por fim, a enganosidade da informação, como, por exemplo, a publicidade enganosa, configuram a responsabilidade pré-contratual, como, aliás, se infere do art. 48 do Código de Defesa do Consumidor. A parte que saiba ou deva saber de algum risco que ameace o sucesso do negócio deverá comunicar à contraparte Natureza da responsabilidade pré-contratual Há três vertentes doutrinárias sobre a temática: a que atribui feição contratual à responsabilidade pré-contratual; a que sustenta ser ela extracontratual e a terceira, que lhe atribui a natureza de uma responsabilidade sui generis. Aderimos à segunda corrente, que lhe atribui a natureza extracontratual, porque nas negociações preliminares o contrato ainda não chegou a ser celebrado. O que caracteriza a responsabilidade pré-contratual é o comportamento de uma das partes e não o descumprimento do pacto ainda não firmado. É esta, aliás, a teoria adotada na maioria dos sistemas jurídicos (58) Fundamento da responsabilidade pré-contratual O principal fundamento da responsabilidade pré-contratual é o princípio da boa-fé, o qual atribui às partes que pretendem celebrar o pacto uma série de deveres alusivos à fase pré-negocial. Esses deveres já não pertencem ao simples convívio social, mas se situam no campo das obrigações. Há, entretanto, vertentes doutrinárias que apontam outros fundamentos da responsabilidade pré-contratual como sendo de natureza sui generis; sustentam que seu fundamento é de natureza objetiva. Outros afirmam que o fundamento dessa responsabilidade pré-contratual reside na teoria que veda o enriquecimento ilícito, e existem ainda os que fundamentam o instituto na teoria do abuso de direito Pré-contrato e contrato preliminar Alguns autores consideram expressões sinónimas pré-contrato e contrato preliminar. Filiamo-nos a corrente diversa. As negociações preliminares ou o pré-contrato não se confundem com o contrato preliminar; aquele não gera direito e obrigação, mas apenas res- (58) CAPPELARI, Récio Eduardo. Op. cit., p. 54.

4 518 ALICE MONTEIRO DE BARROS sarcimento de danos, na forma do art. 186 do Código Civil de 2002, que estabelece: "Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito". Já o contrato preliminar é o ajuste por meio do qual "as partes ou uma delas se comprometem a celebrar futuramente um outro contrato que será o principal" (59). Ele gera a obrigação de concluir o contrato principal. Os autores citam como exemplo de contrato preliminar de emprego "a concessão de bolsa de estudo para aprimoramento da qualificação profissional do candidato", em face das circunstâncias em que for concedida (60). Há quem afirme tratar-se o contrato de experiência de um contrato preliminar, por meio do qual ajustar-se-á o contrato posterior, se a experiência for satisfatória. Essa teoria não é aceitável, porque o objetivo do contrato preliminar é a celebração do contrato definitivo e o do contrato de experiência é a avaliação subjetiva recíproca Efeitos no Direito do Trabalho. Perdas e danos Se o executante não der execução ao contrato preliminar, poderá a parte contrária considerá-lo desfeito e pedir perdas e danos (art. 465 do Código Civil). Por outro lado, concluído o contrato preliminar e desde que não conste cláusula de arrependimento, quaisquer das partes terá o direito de exigir a celebração do contrato definitivo, conferindo prazo à outra parte para que o efetive. Esgotado o prazo, poderá o juiz, a pedido do interessado, conferir caráter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigação (art. 463 e 464 do Código Civil). No tocante à responsabilidade pré-contratual no Direito do Trabalho, em regra, não há muitas situações capazes de ensejá-la, porque o contrato de trabalho é precedido de negociações de curta duração, todavia, em relação aos altos empregados, ou aos que exercerão funções técnicas, poderão ocorrer negociações mais longas, das quais surgirão gastos por parte do trabalhador, alusivos às viagens, estada e permanência em local distante de sua residência. Poderá verificar também a perda de oportunidade de o trabalhador obter outra atividade em virtude das negociações preliminares que se interromperam injustificadamente pela outra parte, após dar moti- (59) PEREIRA, Caio Mário da Silva. Op. cit., v. L, p. 48. (60) OLIVEIRA, Paulo Eduardo V. O Dano Pessoal no Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2002, p. 144.

5 CURSO DE DIREITO DO TRABALHO 519 vos para criar expectativa sobre a conclusão do negócio. Essa atitude, geradora do dano emergente e do lucro cessante devidamente comprovados ou, pelo menos, estribado em sérias presunções, exige reparação (61). Por outro lado, o trabalhador que negociou com alguém, tendo em vista a celebração de um contrato, tem a obrigação de manter sigilo sobre informações relativas ao processo de produção, de organização de métodos empresariais da contraparte, da situação financeira da empresa ou de seus novos projetos (62). Inclui-se também no dever de sigilo a obrigação da parte que teve acesso a informações da empresa de não se utilizar delas em seu próprio benefício. Esses deveres persistem mesmo que não se tenha logrado êxito na celebração do pacto laborai. (61) VIALARD, António Vasquez. La responsabilidad en el Derecho dei Trabajo. Argentina: Astrea, 1988, p (62) PRATA, Ana. Op. cit., p. 64.

Direito Civil. Do Contrato Preliminar. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Contrato Preliminar. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Contrato Preliminar Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 22) 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução ao erro) A boa-fé do anunciante

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

Conduta voluntária. Ilicitude. Culpa. Dano. Nexo causal

Conduta voluntária. Ilicitude. Culpa. Dano. Nexo causal Aula 10 1 Pressupostos Conduta voluntária Ilicitude Culpa Dano Nexo causal Código Civil Ato ilícito Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012

A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012 A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012 Formação do contrato de trabalho O vínculo de emprego é uma relação jurídica de natureza contratual.

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA ANO LECTIVO 2016-2017 INTRODUÇÃO 1. A origem. A actio in personam do Direito romano 2. A sistematização germânica do Direito Civil e o movimento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor PUBLICIDADE ENGANOSA Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil Luiz Macoto Sakamoto 3. GESTÃO DE RISCOS ACIDENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL Origem da Responsabilidade Civil Dimensões

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017.

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017. DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena victorlucena84@gmail.com 1º semestre de 2017. AULA 4 Contrato preliminar; Noções gerais; Evolução do contrato preliminar; Aplicabilidade; O

Leia mais

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz...

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz... 1 de 6 20/06/2016 14:57 DIREITO DE FAMÍLIA Tese se baseia em artigo do Código Civil que trata da fidelidade recíproca. Apesar de tendência indicar que a Justiça não irá mais entrar na questão da traição

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017 Responsabilidade Civil Paula Ferraz 2017 O que é Responsabilidade Civil? O fundamento legal dessa obrigação encontra-se amparado no Novo Código Civil Brasileiro Lei n.º 10.406 de 10/01/2012, vigente a

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto Desde os primórdios do Direito Romano, convencionou-se classificar a responsabilidade civil, quanto à origem,

Leia mais

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Formação dos Contratos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO

RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO Ana Paula Martins 1 anapmartins1698@gmail.com Antônio Leonardo Amorim 2 Amorimdireito.sete@hotmail.com

Leia mais

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747 INDICE DO VOL. II Contrato de patrocínio... 5 Contrato de prestação de serviço... 7 Contrato de prestação de serviço telefónico público... 8 Contrato de publicidade... 12 Contrato de recolha de automóveis...

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

Proteção contra a despedida arbitrária. Renato Rua de Almeida (*)

Proteção contra a despedida arbitrária. Renato Rua de Almeida (*) Proteção contra a despedida arbitrária Renato Rua de Almeida (*) Introdução I-A proteção da relação de emprego contra a despedida arbitrária ou sem justa causa como direito fundamental no texto constitucional

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Documentos médicos Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Atestado Atestado médico Atestado médico Conceito Afirmação escrita e assinada, que uma pessoa faz da verdade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO Mestrando em Direito pela Unicuritiba. PEDRO FRANCO DE LIMA Mestranda em Direito pela Unicuritiba. FRANCELISE CAMARGO DE LIMA Mestrando em

Leia mais

AULA Partes a) Sujeito ativo (credor): titular do direito de receber o objeto obrigacional.

AULA Partes a) Sujeito ativo (credor): titular do direito de receber o objeto obrigacional. AULA 02 1. Conceito de Obrigações Caio Mário: o vínculo jurídico em virtude do qual uma pessoa pode exigir de outra prestação economicamente apreciável 1 Washington de Barros Monteiro: obrigação é a relação

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO Natália Pereira SILVA RESUMO: O contrato é um instrumento jurídico de grande importância social na modernidade, desde a criação do Código Civil de 2002 por Miguel Reale, tal

Leia mais

ILICITUDE PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

ILICITUDE PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES ILICITUDE PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Ilicitude ou antijuridicidade? Conceito. Há doutrina ensinando que os termos são sinônimos. Ocorre que o CP apenas fala em ilicitude. Isto se dá, pois o FT é um

Leia mais

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO Balanço sobre o Novo Processo Civil Jorge Morais Carvalho 10 de março de 2016 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO Introdução Distinção entre mediação e conciliação. Problemas jurídicos da

Leia mais

Responsabilidade Civil no Direito de Família 13

Responsabilidade Civil no Direito de Família 13 Responsabilidade Civil no Direito de Família 13 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21 1 NOÇÕES DE RESPONSABILIDADE CIVIL...25 1.1 Diversos Sentidos da Palavra Responsabilidade...25 1.1.1 Origem da Palavra...25 1.1.2

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ROMPIMENTO INJUSTIFICÁVEL DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ROMPIMENTO INJUSTIFICÁVEL DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ROMPIMENTO INJUSTIFICÁVEL DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES Rosemary Pinheiro Leal Nunes 1 Luciana de Carvalho Paulo Coelho 2 SUMÁRIO Introdução; 1 Responsabilidade civil; 1.1 Considerações

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1 CONCEITO DE DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO Dano moral e material - vício e defeito Vício: atinge o produto ou o serviço (lata de sardinha estragada) Defeito:

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Faculdade de Direito da Universidade de Macau Plano de Curso de Direito das Obrigações I Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Ano Lectivo 2017/2018 Regente: Manuel Trigo Assistente:

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

> Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais

> Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais > Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais Comissão Especial de Proteção de Dados Pessoais Câmara dos Deputados Rafael A. F. Zanatta Brasília, 03 de maio de 2017 >

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL DEFININDO RESPONSABILIDADE CIVIL A responsabilidade civil consiste na obrigação (vínculo obrigacional) que impende sobre aquele que causa um

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO MARDEGAN, B. R. do N. 1 Resumo: Com o aumento da demanda pelas cirurgias plásticas, os casos de danos causados por elas também aumentaram.

Leia mais

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA.

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 13 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 13 Obs.: Formas de proteção

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL E O MÉDICO JOVEM! GISELLE CROSARA LETTIERI GRACINDO gcwallace1@gmail.com Advogada Assessora Jurídica do CFM - Doutoranda em Bioética Porto Portugal - Membro da Comissão de Bioética,

Leia mais

RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS

RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresenta-se uma resumida análise sobre a res sperata e a indenização por lucro cessante,

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de Dir.

Leia mais

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O QUE É O esocial????? A QUEM CABE FISCALIZAR EMPREGADOR (PODER DIRETIVO NÃO É SÓ PUNITIVO) AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL

TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL EMENTÁRIO DE TEMAS: Parte Geral de Contratos: Formação dos Contratos. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 RESUMO: Declarações unilaterais de vontade derivadas da lei, que resultam em obrigações de dar e fazer. Palavras-chave: Fonte

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD MEDIDAS DISCIPLINARES CSD Contrato de Trabalho Definição: contrato de trabalho é o acordo firmado entre empregado e empregador. Finalidade: o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Prof. Vinicius Marques Formação do contrato pelo Código Civil: Fase de negociações preliminares ou puntuação. Fase de proposta, oblação ou policitação. Fase de contrato

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS Caroline Dias Raimundo 1 RESUMO: Este trabalho se propõe a levantar e analisar os conceitos que delineiam os princípios da boa-fé, a importância destes

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) 2017/2018

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) 2017/2018 Unidade curricular Direito das Obrigações I (1.º semestre, 2.º ano, turma A) Ficha de unidade curricular Curso de Direito (Licenciatura) 2017/2018 Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O Aspectos Legais Código Civil Lei 10406/02 Artigo 186 Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Breves Comentários sobre a Função Social dos Contratos Alessandro Meyer da Fonseca* O Código Civil, composto de uma parte geral e cinco partes especiais, estabelece as regras de

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Unidade curricular Direito do Trabalho II (2.º semestre, 4.º ano Dia) Curso de Direito (Licenciatura) Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher

Leia mais

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 Leonardo Stein 2, Eloísa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Trabalho de conclusão do curso de Graduação em Direito

Leia mais