Troféu Transparência Comunicação Visual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Troféu Transparência Comunicação Visual"

Transcrição

1 Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual

2 Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover ações que viabilizem de forma ética o desenvolvimento de gestores de negócios na construção de relacionamentos no mercado. Abrangência São Paulo/Campinas/Rio de Janeiro/Curitiba/Salvador/Belo Horizonte

3 CÓDIGO ESPECIFICADOR DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA CEST

4 O que é o código Cest?? Foi criado para estabelecer uma sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS, relativos às operações subsequentes. Será indicado em documentos fiscais, como por exemplo, a NF-e, NFC-e e o CF-e SAT. Lei Complementar 147/2014 Convênio ICMS 92/2015 D.O.U de 20/08/2015 1º/01/2016 Alterações: Convênio ICMS n 139/ Prorrogação para 1º/04/2016; Convênio ICMS n 146/2015 Alteração Cest; Convênio ICMS n 16/2016 Correção do texto e alteração para 10/2016; Convênio ICMS n 53/ Alteração Cest; Convênio ICMS n 90/16 - Prorrogação para 1º/07/2017; Convênio ICMS n 102/16 - Altera lista de mercadorias - (Anexo VII - combustíveis/lubrificante); Convênio ICMS n 117/ Altera lista de mercadorias - (Anexo XVIII - alimentos).

5 7 dígitos CEST - Composição ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO Medicamentos de referência - positiva, exceto para uso veterinário O sexto e o sétimo correspondem à especificação do item O terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria/bem O primeiro e o segundo correspondem ao segmento da mercadoria/bem 01. Autopeças Convênio ICMS Nº 92 - ANEXO I SEGMENTOS DE MERCADORIAS 02. Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope 03. Cervejas, chopes, refrigerantes, águas e outras bebidas 04. Cigarros e outros produtos derivados do fumo 05. Cimentos 06. Combustíveis e lubrificantes 07. Energia elétrica 08. Ferramentas 09. Lâmpadas, reatores e starter 10. Materiais de construção e congêneres 11. Materiais de limpeza 12. Materiais elétricos 13. Medicamentos de uso humano e outros produtos farmacêuticos para uso humano ou veterinário (...) dentre outros

6 CEST - Obrigatoriedade Quem é obrigado? Todos os contribuintes, independente do regime tributário da empresa, em relação aos itens indicados nos anexos do Convênio ICMS nº92/ seguimentos.

7 CEST - Obrigatoriedade As mercadorias constantes nos anexos do Convênio ICMS 92/15 que não estiverem listadas em convênios, protocolos e nas legislações internas dos Estados e do Distrito Federal como sujeitas à substituição tributária, não entram automaticamente no referido regime de tributação. O fato de uma mercadoria estar relacionada em um dos anexos não significa que essa mercadoria estará sujeita ao regime de substituição tributária nos Estados e no Distrito Federal. Para que uma mercadoria possa ser considerada pelas unidades Federadas como sujeita ao regime de substituição tributária, ela deverá, necessariamente, constar dos anexos do Convênio.

8 CEST- Prazos Qual o prazo para adequação cadastral para que se atenda a exigência? Convênio ICMS 92/2015 1º/01/2016 (inicial). Alterações: Convênio ICMS 139/2015-1º/04/2016 Convênio ICMS 16/2016 1º/10/2016 Convênio ICMS 90/2016 1º/07/2017 (vigente)

9 CEST x NCM - Correlação

10 Relação de CST e CSOSN Obrigatoriedade do CEST: CSOSN (Simples Nacional) Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação CST (R.P.A) 10 - Tributada com cobrança de ICMS por substituição tributaria 30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária 70 Com redução da Base de Cálculo e cobrança de ICMS 60 - ICMS pago anteriormente por substituição tributaria (substituído) ou antecipação 70 - Com redução da base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição Outros 90 - Outras, desde que destaque substituição tributária

11 CEST Pontos de Atenção 1 - Venda porta a porta - As operações que envolvam contribuintes que atuem na modalidade devem observar o CEST no Anexo XXIX, ainda que as mercadorias estejam listadas nos outros Anexos do Convênio ICMS nº 92/ Se a empresa já vinha classificando os seus produtos, será necessário uma revisão, pois, muitos itens foram inclusos na tabela, outros foram revogados e alguns tiveram apenas mudanças no numero de codificação. 3 - O faturamento pode ser prejudicado, caso o layout da NF-e não esteja em acordo com a nota técnica 2015/003. Se o produto esta na lista do CEST, a nota fiscal, quando emitida, necessariamente terá que vincular, além do CEST, outras classificações como: CFOPs de Substituição Tributária; CST ICMS Substituição Tributária e CSON Substituição Tributária ICMS Simples Nacional. 4 - O Código CEST não é único por NCM. Isto é, para uma classificação pode existir mais de um código CEST. É muito importante informar o CEST correto, pois a mesma NCM pode ter mais de um CEST e, por sua vez, cada CEST pode ter diferentes alíquotas. A escolha de um CEST errado pode afetar o cálculo do ICMS ST, aumentando o valor final da venda e a NF pode ser rejeitada talvez não pelo SEFAZ, mas, neste caso, pelo cliente. 5 - Verificação se os itens que constam na listagem de produtos sujeitos a ST do Regulamento de ICMS interno do estado estão na tabela do Convênio 92/15 com a mesma classificação fiscal. 6 - No caso de recebimento de um fornecedor, é importante ressaltar que, uma vez que o contribuinte é quem está realizando a emissão do XML, ele já deve informar o CEST do produto inserido na NF-e. O cliente que está recebendo não precisará preencher nada, ele apenas executará o processo de escriturar a nota como uma movimentação de entrada.

12 CEST Pontos de Atenção Existem 2 tipos de chocolates em barras (3.0) que, apesar de serem produtos muito semelhantes, possuem suas particularidades e, por isso, NCMs diferentes. Porém, para esse caso, o gestor fiscal precisa ficar atento, pois o CEST é o mesmo para as 2 NCMs diferentes. Veja o quadro apresentado abaixo: Outra situação, para dois produtos com a mesma NCM, o CEST a ser utilizado pode ser diferente, como no exemplo do quadro abaixo:

13 CEST Regras de Validação Nota Técnica 2015/003 (versão 1.90) Altera o leiaute da NF-e para receber a informação do ICMS devido para a UF do destinatário, nas operações interestaduais de venda para consumidor final, atendendo as definições da Emenda Constitucional 87/15. Também visa atender à necessidade de identificar o Código Especificador da Substituição Tributária CEST, para permitir o controle da Substituição Tributária conforme condições previstas na Lei Complementar 147/2014. O prazo previsto para a implementação das alterações trazidas pela versão 1.90 são: Homologação (ambiente de teste das empresas): 31/10/2016; Produção: 07/11/2016.

14 Operação com ICMS-ST sem informação do CEST

15 CEST no Sped fiscal Bloco K Registro Tabela de Identificação do Item (Produto e Serviços) Nº Campo Descrição Tipo Tam. Dec. Obrig. 01 REG Texto fixo contendo "0200". C O 02 COD_ITEM Código do item. C O 03 DESCR_ITEM Descrição do item. C - - O 04 COD_BARRA Representação alfanumérico do código de barra do produto, se houver. C - - OC 05 COD_ANT_ITEM Código anterior do item com relação à última informação apresentada. C UNID_INV Unidade de medida utilizada na quantificação de estoques. C O 07 TIPO_ITEM Tipo do item - Atividades Industriais, Comerciais e Serviços: 00: Mercadoria para Revenda; 01: Matéria-Prima; 02: Embalagem; 03: Produto em Processo; 04: Produto Acabado; 05: Subproduto; N 2 - O 06: Produto Intermediário; 07: Material de Uso e Consumo; 08: Ativo Imobilizado; 09: Serviços; 10: Outros insumos; 99: Outras. 08 COD_NCM Código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). C 008* - OC 09 EX_IPI Código EX, conforme a TIPI. C OC 10 COD_GEN Código do gênero do item, conforme a Tabela N 002* - OC 11 COD_LST Código do serviço conforme lista do Anexo I da Lei Complementar Federal nº 116/2003. C OC 12 ALIQ_ICMS Alíquota de ICMS aplicável ao item nas operações internas. N OC 13 CEST Código Especificador da Substituição Tributária. N 007* - OC N (informar no 0205)

16 CEST Principais Dificuldades Falha na regulamentação, desencontro de informações e delonga na atualização interna dos estados; Dificuldade na indicação no documento fiscal devido a parametrização; Não existem códigos CEST's para todos os NCM's; Existe mais de um código CEST para um mesmo NCM/SH; Existe mais de NCM/SH para um mesmo código CEST; Riscos da não adequação do CEST; Na compra: Aumento do custo do produto; Risco fiscal, se for conivente com o CEST errado do produto adquirido; Danos no Fluxo de Caixa. Na Venda: Apuração errada do ICMS-ST contingência fiscal; Notas Rejeitadas pelo cliente, por erro no cálculo do ICMS-ST; Retrabalho nas correções.

17 Troféu Transparência 2015 OBRIGADO Comunicação Visual

ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 000 Nº 17 14 de junho de 2017 ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Inteiro Teor Recentemente o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) publicou Convênios

Leia mais

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Informações ao Usuário O Convênio ICMS 92, de 20 de agosto de 2015, instituiu em sua cláusula terceira o CEST (Código Especificador da Substituição

Leia mais

CEST Código Especificador da Substituição Tributária

CEST Código Especificador da Substituição Tributária Implementado no Convênio ICMS 92/2015 Últimas disposições em Convênio ICMS 52/2017 Este convênio trata da identificação de mercadorias sujeitas à Substituição e Antecipação de Recolhimento do ICMS Aplicável

Leia mais

Nota Técnica

Nota Técnica Nota Técnica 2015.003 versão 1.80 Nessa versão da Nota Técnica, serão ativadas diversas regras de validação para recebimento de informações correspondentes ao ICMS devido para a Unidade da Federação de

Leia mais

Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0

Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0 PASSO-A-PASSO Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Configurações Retaguarda Informações

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação ATUALIZAÇÃO DE ICMS MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação CEST Código Especificador da Substituição Tributária SEGMENTOS

Leia mais

Av. Fagundes Filho, 145 9º andar Conj. 90 Edifício Austin Vila Monte Alegre São Paulo SP afrac.org.br feiraautocom.org.

Av. Fagundes Filho, 145 9º andar Conj. 90 Edifício Austin Vila Monte Alegre São Paulo SP afrac.org.br feiraautocom.org. CEST - Cadastro Especial de Substituição Tributária Edgard de Castro VP RELAÇÕES INSTITUCIONAIS AFRAC Leandro Felizali DIRETOR DE SOFTWARE AFRAC QUEM SOMOS? A AFRAC - Associação Brasileira de Automação

Leia mais

0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa;

0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Pós-graduado em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário; 0 Consultor e Instrutor SEBRAE/SE; 0 Instrutor SENAC/SE; 0 Professor de Graduação da FANESE; 0 Professor de

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K

C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K Í N D I C E I N T R O D U Ç Ã O 3 O Q U E É E P A R A Q U E S E R V E O C E S T? 5 O C E S T

Leia mais

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por:

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por: PALESTRA ICMS - Atualização 'questões práticas' A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico,

Leia mais

Manual: Implantação do CEST nas NFe

Manual: Implantação do CEST nas NFe GESTÃO COMERCIAL Manual: Implantação do CEST nas NFe HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br CEST Perguntas e Respostas Introdução: O Código CEST foi instituído com o objetivo de uniformizar

Leia mais

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio.

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. MAPA ETECNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO CST e CSOSN Sumário Introdução... 3 Como saber se preciso utilizar CST ou CSOSN?... 3 Onde encontrar mais informações a respeito de CST e CSOSN?... 3 Tabelas sugeridas

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD WORKSHOP APRESETAÇÃO: Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003 Sistema JAD CONSUMIDOR FINAL EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Para o Direito Tributário, o consumidor final é o adquirente da mercadoria ou

Leia mais

BLOCO K PARA CONTADORES

BLOCO K PARA CONTADORES BLOCO K PARA CONTADORES SUMÁRIO PROJETO SPED...4 EFD ICMS/IPI SPED FISCAL...5 GERAÇÃO DO BLOCO K...6 BLOCO K ENVIO MENSAL...7 FILIAIS ENVIO SEPARADO...7 SEM MOVIMENTO DEVE SER ENVIADO...7 MULTA POR ATRASO

Leia mais

O que você precisa saber.

O que você precisa saber. O que você precisa saber. O CEST e o Impacto na Subs3tuição Tributária no País O CEST é a abreviatura de Código Especificador da Subs8tuição Tributária. O obje8vo deste novo código é estabelecer uma forma

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica EFD ICMS/IPI

Considerações na Proposta Técnica EFD ICMS/IPI Considerações na Proposta Técnica EFD ICMS/IPI O sistema IOB Auditor Eletrônico SPED no âmbito da EFD ICMS/IPI está baseado em conceitos gerais, ou seja, em algumas situações as verificações são realizadas

Leia mais

CODIGO CEST. Sistema JAD

CODIGO CEST. Sistema JAD WORKSHOP APRESETAÇÃO: CODIGO CEST Sistema JAD SISTEMA JAD Conceito CEST O que é? Cest é uma sigla que significa "Código Especificador da Substituição Tributária". Foi criado para estabelecer uma sistemática

Leia mais

Apresentação. Bruno Maestrello Graduado em Sistemas de Informação MBA Gestão da Tecnologia da Informação Gerente Comercial

Apresentação. Bruno Maestrello Graduado em Sistemas de Informação MBA Gestão da Tecnologia da Informação Gerente Comercial Apresentação A Tecnospeed 10 Anos de Mercado Foco em Documentos Fiscais Eletrônicos Mais de 1000 Clientes Desenvolvedores de Software Participante do Projeto Piloto NFCe Bruno Maestrello Graduado em Sistemas

Leia mais

CÓDIGO ESPECIFICADOR DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - CEST BRASIL TRIBUTÁRIO SETEMBRO DE 2016

CÓDIGO ESPECIFICADOR DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - CEST BRASIL TRIBUTÁRIO SETEMBRO DE 2016 CÓDIGO ESPECIFICADOR DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - CEST BRASIL TRIBUTÁRIO SETEMBRO DE 2016 1 IMPORTANTE! O PRAZO DO INÍCIO DA OBRIGATORIEDADE DE UTILIZAÇÃO DO CEST FOI ALTERADO PARA 01 DE JULHO DE 2017,

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Slide 1 Slide 2 Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS É o instituto jurídico previsto na Constituição da República que autoriza, desde de que prevista em lei, a possibilidade de atribuir a outrem, sujeito

Leia mais

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída.

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. 0-Informe os Dados de Sua Empresa 0-1-Regime tributário de Sua Empresa 0-1-0-Simples Nacional CRT= 1-vCredICMSSN

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE FEVEREIRO 02/02 3 Feira Principal COMBUSTÍVEIS Arquivo Magnético Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das

Leia mais

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Cadastros de Produtos Um ponto muito importante para que a geração e validação de um arquivo SPED EFD Contribuições são os cadastros

Leia mais

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Estoque>Produto Referência: FN06 Versão: 2018.10.08 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

NCM. O que é NCM? Exemplo: Uma pesquisa pelo código NCM permite

NCM. O que é NCM? Exemplo: Uma pesquisa pelo código NCM permite ICMS O que é ICMS? O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ou ICMS é um imposto nacional sendo

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Através deste documento reproduzimos um manual básico e prático no que tange a todo o módulo tributário do Linx Farma BIG para empresas que

Leia mais

PORTARIA SEF N 378/2018

PORTARIA SEF N 378/2018 PeSEF de 03.12.18 PORTARIA SEF N 378/2018 Aprova as Especificações do Arquivo Eletrônico e Manual de Preenchimento do Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação

Leia mais

Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) 1) Introdução: 2) Finalidade:

Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) 1) Introdução: 2) Finalidade: Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as regras para utilização do Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), veremos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Parte 2 Tributação Normal versus Tributação por ST Indústria Distribuidor Varejista Consumidor Final Tributação Normal versus Tributação por ST Tributação Normal

Leia mais

BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS

BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS www.portaldosped.com.br antoniosergio25@uol.com.br DESCUIDO FATAL Tudo parecia colaborar para o sucesso do negócio: Mas bastou a chegada de um fiscal

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 As necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo é evitar alterações

Leia mais

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem.

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Profa. Jackeline F. Fares AULA 45 06/09/2017 Direito TRIBUTÁRIO ICMS parte 2 Dúvidas da aula anterior CONCEITO DE INSUMO Insumo é um gênero que engloba a matéria

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 ANO XXVII - 2016 1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 IPI IPI NA VENDA PARA ENTREGA FUTURA... Pág. 201 ICMS RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES DESTINADAS A NÃO CONTRIBUINTES... Pág.

Leia mais

Sumário NFe (Nota Fiscal Eletrônica):

Sumário NFe (Nota Fiscal Eletrônica): Sumário NFe (Nota Fiscal Eletrônica): 1. Requisitos; 1. Certificado Digital 2. Computador 3. Software 4. Internet 2. Campos obrigatórios e como preenchê-los: 1. Dados do Emitente (você) 2. Dados do Destinatário

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Emenda Constitucional nº 42 19/12/03 Art. 37 da Constituição Federal... XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP. Valor do FCP Retido por Subst. Trib. Percentual do FCP Retido por Subst. Trib.

Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP. Valor do FCP Retido por Subst. Trib. Percentual do FCP Retido por Subst. Trib. 1 NT_2016_002_v1.42 Fundo de Combate a Pobreza FCP Retido por Substituição Tributária Grupo CST 10, 30, 70, 201, 202, 203, 900 Descrição Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP Valor do FCP Valor

Leia mais

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003 BC12156 Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Nota Técnica 2015/003... 5 Implementações Nota Técnica 2015/002... 10 2 Apresentação A Support

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 CHEGOU A HORA DE A Versão 11 do Protheus expira em definitivo no final de 2017 Sua Empresa 100% adequada as Novas Legislações TOTVS_V12 INICIAR SUA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Leia mais

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração.

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração. BLOCO K Implementação e pontos de atenção na declaração. INTRODUÇÃO A partir de janeiro de 2017, a Receita Federal vai dar mais um passo na evolução do SPED fiscal. Nesse período começa a ser exigida pelo

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10 Sumário 01/06/2018... 1 04/06/2018... 1 05/06/2018... 2 10/06/2018... 3 11/06/2018... 4 12/06/2018... 6 13/06/2018... 6 14/06/2018... 7 15/06/2018... 7 16/06/2018... 9 17/06/2018... 9 18/06/2018... 10

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: PRODUTOS BOTÃO: CAD. DE PRODUTOS ABA: FISCAL O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Cadastrar dados fiscais dos produtos. IMPORTANTE SABER! Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56 Sumário 02/05/2018... 1 03/05/2018... 1 04/05/2018... 1 09/05/2018... 3 10/05/2018... 3 11/05/2018... 5 12/05/2018... 5 13/05/2018... 5 14/05/2018... 6 15/05/2018... 7 16/05/2018... 8 17/05/2018... 9 18/05/2018...

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Manual Conectus: Inclusão Código CEST

Manual Conectus: Inclusão Código CEST Manual Conectus: Inclusão Código CEST INCLUSÃO CÓDIGO CEST CONECTUS Para atender a Nota Técnica 2015.003, foi desenvolvido no sistema Conectus a opção de cadastro de CEST para transmissões de Notas Fiscais

Leia mais

Vendas Presenciais a Clientes Consumidor Final Operação Interestadual

Vendas Presenciais a Clientes Consumidor Final Operação Interestadual Vendas Presenciais a Clientes Consumidor Final Operação Interestadual Introdução Na emissão de notas fiscais a clientes consumidores finais, não contribuintes de ICMS, em operações interestaduais, ocorre

Leia mais

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002 BC12155 Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Existentes no Boletim... 5 2 Apresentação A Support Informática está disponibilizando o

Leia mais

Comunicado CAT 14, de

Comunicado CAT 14, de Comunicado CAT 14, de 25 07 2016 (DOE 26 07 2016) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das Obrigações Principais e Acessórias, do mês de AGOSTO de 2016,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária

Parecer Consultoria Tributária Questão O cliente, do ramo industrial, sediado no Paraná, adquire um bem para seu imobilizado, cujo NCM está sujeito a substituição tributária (ICMS cobrado antecipadamente por substituição tributária).

Leia mais

DIVERSAS. 1º O arquivo deve ser comprimido no formato ZIP, e o nome do mesmo deverá seguir a estrutura: *.zip.

DIVERSAS. 1º O arquivo deve ser comprimido no formato ZIP, e o nome do mesmo deverá seguir a estrutura: *.zip. Código Pe/SEF: 1202009623. Disponibilização: 30/11/2018. PORTARIA SEF N 378/2018 Aprova as Especificações do Arquivo Eletrônico e Manual de Preenchimento do Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento,

Leia mais

Também é mostrado como configurar o Código de Enquadramento do IPI, especialmente exigido para operações sem o valor do tributo.

Também é mostrado como configurar o Código de Enquadramento do IPI, especialmente exigido para operações sem o valor do tributo. 1 Guia de Configuração do Sistema AtivaEmpresa para o ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final, conforme Emenda Constitucional 87/2015 e outros. Este guia tem o objetivo de orientar

Leia mais

Material de apoio NF-e 4.00 LOGIX

Material de apoio NF-e 4.00 LOGIX Material de apoio NF-e 4.00 LOGIX 10/2017 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Objetivo... 3 2. Pré-requisitos... 3 3. Conversores... 3 4. Parametrização da Versão... 3 5. Cadastro de Modalidades

Leia mais

DEPARTAMENTO PESSOAL

DEPARTAMENTO PESSOAL DEPARTAMENTO PESSOAL Esclarecendo dúvidas sobre estabilidades Terá estabilidade no emprego o empregado que se alistou no serviço militar? Primeiramente, convém esclarecer que a legislação trabalhista estabelece

Leia mais

O que é isso? Emenda Constitucional nº 87/2015; Convênio ICMS 93/2015; NF-e Nota Técnica 2015/003; Ajuste SINIEF 5/2015; Lei 15.863/2015 SEFAZ/CE Decreto??? Alíquotas do ICMS = 7%, 12%, 4%; Alíquota

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

TABELA DE CST Simples Nacional

TABELA DE CST Simples Nacional TABELA DE CST Simples Nacional 101 Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito Classificam-se neste código as operações que permitem a indicação da alíquota do ICMS devido no Simples Nacional

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016. Até: Segunda-feira, dia 3 ICMS - Scanc

Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016. Até: Segunda-feira, dia 3 ICMS - Scanc Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016 Até: Segunda-feira, dia 3 - Scanc Transportador revendedor retalhista (TRR) Entrega das informações relativas às operações interestaduais com combustíveis

Leia mais

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos Índice O que é a Substituição Tributária? 3 Convênio ICMS nº 52/2017: Introdução 4 Convênios Revogados 5 Pontos de Atenção 6 Mercadorias 7 Responsabilidade 8 Cálculo 9 Exemplificando o Cálculo (MVA) 10

Leia mais

ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018

ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018 ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018 1 A substituição tributária do ICMS é um regime jurídico em que a responsabilidade pelo ICMS devido

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017 ANO XXVIII - 2017 1ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017 TRIBUTOS FEDERAIS CRÉDITO DE PIS/COFINS SOBRE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS... Pág. 02 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES

Leia mais

Cadastro de Produtos

Cadastro de Produtos O sistema disponibiliza ao usuário o cadastro de produtos, a fim de atender a quesitos de registro fiscal, automação de rotinas e atendimento à obrigações acessórias. Exemplos de usos do cadastro de produtos

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG 15/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Responsabilidade

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

CEST. O CEST, que deveria ter seu início de aplicação em janeiro de 2016, teve este prazo prorrogado para abril de 2016, pelo Convênio ICMS 139/2015.

CEST. O CEST, que deveria ter seu início de aplicação em janeiro de 2016, teve este prazo prorrogado para abril de 2016, pelo Convênio ICMS 139/2015. CEST O CEST, que deveria ter seu início de aplicação em janeiro de 2016, teve este prazo prorrogado para abril de 2016, pelo Convênio ICMS 139/2015. Esta prorrogação tem como motivo a indefinição das situações

Leia mais

Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda:

Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda: Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda: Retirado o campo indicador da Forma de Pagamento do Grupo B (id:b05). Essa informação atualmente é solicitada no Registro

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Implementa nova Tabela CFOP

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Implementa nova Tabela CFOP Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2017.002 Implementa nova Tabela CFOP Versão 1.20 Abril/2019 Sumário Controle de Versões... 3 Histórico de Alterações / Cronograma... 4 1 Resumo... 5 2 Regras de Validação

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Implementa nova Tabela CFOP

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Implementa nova Tabela CFOP Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2017.002 Implementa nova Tabela CFOP Versão 1.10 - Agosto 2018 Sumário Controle de Versões... 3 Histórico de Alterações / Cronograma... 4 1 Resumo... 5 2 Regras de Validação

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

ICMS Presumido x ICMS Efetivo

ICMS Presumido x ICMS Efetivo ICMS Presumido x ICMS Efetivo Giovanni Dias Ciliato 19/12/18 1 CRISE ECONÔMICA: OPORTUNIDADES NAS DIFICULDADES Objetivo: Apresentar as novidades na EFD ICMS/IPI (e na GIA) relacionadas com o cálculo do

Leia mais

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Decreto 54.308 de 06/11/2018 Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Alteração: Através do Decreto n. 54.308/18, DOE de 07/11/18, foi regulamentada a Lei n. 15.056/17,

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 1 2 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA C.F. / 1988 L.C. 87/1996 Leis 6.374/1989 Decreto 45.490/2000 Portarias, DN, Comunicados, etc. 3 Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração

Leia mais

XML 4.0 Mudanças e Adequações MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00

XML 4.0 Mudanças e Adequações MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00 MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00 Junho/2018 1 1. OBJETIVO: Trazer informações e orientar sobre as mudanças e configurações relacionadas às adequações feitas no C-Plus 4, no C-Plus NF-e e no C-Plus PDV (NFC-e)

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento BM-1396 / 1447 / 1452 - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto Versão 5 2009 2006_98 2006_93 Basic Release 30_2 80_2 62_2 120_2 70_2 Autor Jaciara Silva Processo: Fiscal

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE ICMS Substituição Tributação por CNAE 18/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB

PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB LEIAUTE - ESCRITA FISCAL v. 1.7 (02/08/2010) HIERARQUIA DOS REGISTROS Tipo do Situação Registro 00 Dados da Empresa (header do arquivo). Obrigatório. Dados da empresa

Leia mais

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA Aquisições efetuadas em operação interestadual (compras fora do Estado da Bahia) e-book AQUISIÇÕES PARA REVENDA compra interestadual critérios do ICMS Estou com dúvidas

Leia mais

Atualização em ICMS e Substituição Tributária. Incluindo as novas obrigações em 2016

Atualização em ICMS e Substituição Tributária. Incluindo as novas obrigações em 2016 Atualização em ICMS e Substituição Tributária Incluindo as novas obrigações em 2016 Objetivo e Público Tem como objetivo levar aos participantes todas as rotinas e cálculos relativas ao ICMS e a Substituição

Leia mais

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI.

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI. SPED Fiscal Introdução A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 143/2006, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, e tem sido imposta aos contribuintes gaúchos

Leia mais

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Objetivo e Público É um curso completo, tanto para quem deseja reciclar seus conhecimentos, quanto para quem deseja conhecer as rotinas fiscais

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0

CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0 E-BOOK CICLUSS CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0 ORIENTAÇÕES PONTUAIS RELATIVAS À CONSISTÊNCIA DO CÓDIGO DE BARRAS GTIN EM FACE DA NOVA VERSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Índice Introdução

Leia mais

O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA

O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA Cruzamento de informações Ambiente Nacional (SPED) o ambiente nacional recepciona o arquivo

Leia mais

AJUSTES NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

AJUSTES NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA AJUSTES NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DECRETO 54.308/18 Ricardo Neves Pereira Auditor-Fiscal da Receita Estadual Subsecretário da Receita Estadual AGENDA 1 2 3 Contextualização e Histórico de Alterações na

Leia mais

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K Denilson Klein 1.0 15/10/18 1 / 13 Denilson Klein 1.0 15/10/18 2 / 13 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 5 5.1 Abertura do Bloco K

Leia mais

CPA 44 Anos Simpósio

CPA 44 Anos Simpósio CPA 44 Anos Simpósio Bloco K - Regras Gerais; CF-e/SAT Obrigatoriedade para 2017; CEST; e EC nº 87/2015 - Novos percentuais de partilha Apresentação: Fernanda Silva 25/11/16 Emissor NF-e CT-e Informamos

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 / BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor Jaciara Silva Processo:

Leia mais

IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT)

IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT) CONFIGURAÇÃO DO ARQUIVO TXT IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT) O arquivo TXT deverá ser gerado da seguinte forma: Um registro por linha Campos separados por vírgulas Campos Alfanuméricos

Leia mais

- Número Máximo de Itens por NF (1), de acordo com a legislação vigente uma NF-e emitida poderá ter até (mil) itens por documento.

- Número Máximo de Itens por NF (1), de acordo com a legislação vigente uma NF-e emitida poderá ter até (mil) itens por documento. Versão1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Emissão de NF-e - PROFIT e SAMB@NET Para realizar uma emissão de NF-e é necessário seguir alguns passos: 1º - Configurar os Parâmetros

Leia mais

Nota Fiscal eletrônica

Nota Fiscal eletrônica - NFe TAG raiz da NF-e G - 1-1 TAG raiz da NF-e 1 A01 infnfe Informações da NF-e G Raiz - 1-1 - Grupo que contém as informações da NF-e 98 H01 det Detalhamento de Produtos e Serviços G A01 1-990 Múltiplas

Leia mais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais 1 COMPARATIVO ENTRE AS CLÁUSULAS DO AJUSTE SINIEF 19/12 E DO CONVÊNIO ICMS 38/13 Cláusula Ajuste SINIEF 19/12 Convênio ICMS 38/13 Primeira A tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Ajuste Sinief 13 de 2013 Venda para Orgão Público 02/10/14

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Ajuste Sinief 13 de 2013 Venda para Orgão Público 02/10/14 02/10/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 Ajuste Sinief 13, De 26 De Julho De 2013... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações

Leia mais