Lei do Contrato de Seguro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lei do Contrato de Seguro"

Transcrição

1 Lei do Contrato de Seguro DECRETO-LEI nº. 72/2008 de 16 de Abril (Com as declarações de rectificação nºs. 32-A/2008 e 39/2008)

2 Revoga Articulado de seguros do Código Comercial, com excepção dos seguros para riscos de mar (se bem que os princípios gerais desta nova lei também a eles se apliquem, desde que não incompatíveis) Aspectos da legislação de Acesso e de Exercício da Actividade Seguradora e Resseguradora Aspectos da Lei da Transparência Seguradora e disposições relativas ao regime jurídico do contrato de seguro Legislação sobre o Pagamento dos Prémios de Seguro

3 Principais objectivos da nova lei Consolidação (e actualização), num único diploma, do regime geral do contrato de seguro. Reforço da protecção do consumidor, considerado a parte mais frágil da relação contratual.

4 Entrada em vigor 1 de Janeiro de 2009 Aplicando-se: A partir de aos seguros novos No vencimento das apólices aos seguros renováveis Aos seguros temporários de curta duração aplica-se o regime vigente à data da celebração do contrato

5 Estrutura do diploma Preâmbulo Título I Regime comum Título II Seguro de danos (inclui também seguros de responsabilidade civil, crédito, caução, protecção jurídica e assistência). Contém uma Parte Geral e uma Parte Especial. Título III Seguro de pessoas (inclui também operações de capitalização). Contém uma Parte Geral e uma Parte Especial.

6 QUESTÕES FUNDAMENTAIS

7 Preâmbulo Apresenta o diploma Define o seu objectivo Revela a sua estrutura Sintetiza as novidades Menciona a legislação que fica revogada Refere a sua entrada em vigor

8 Título I Regime comum

9 Direito subsidiário Às questões sobre contratos de seguro não reguladas no presente regime nem em diplomas especiais aplicam-se, subsidiariamente, as correspondentes disposições da lei comercial e da lei civil, sem prejuízo do disposto no regime jurídico de acesso e exercício da actividade seguradora.

10 Normas de aplicação imediata As disposições imperativas em matéria de contrato de seguro que tutelem interesses públicos, designadamente de consumidores ou de terceiros, regem imperativamente a situação contratual, qualquer que seja a lei aplicável, mesmo quando a sua aplicabilidade resulte de escolha das partes.

11 Imperatividade Existem normas de imperatividade absoluta, que não admitem convenção em sentido diverso. Apenas nos seguros de grandes riscos se admite convenção em sentido diverso relativamente às disposições constantes dos artigos 59º. e 61º. (relativas ao pagamento dos prémios). E existem normas de imperatividade relativa - não imperativas nos seguros de grandes riscos -, podendo ser estabelecido um regime mais favorável ao tomador do seguro, ao segurado ou ao beneficiário da prestação de seguro.

12 Seguros proibidos Entre outras situações, é proibida a celebração de seguro que cubra o risco de Morte de crianças com idade inferior a 14 anos ou daqueles que por anomalia psíquica ou outra causa se mostrem incapazes de governar a sua pessoa. Mas não é proibida a cobertura do risco de morte por acidente de crianças com idade inferior a 14 anos, desde que contratada por instituições escolares, desportivas ou de natureza análoga que dela não sejam beneficiárias.

13 Proibição de práticas discriminatórias Na celebração, na execução e na cessação do contrato de seguro são proibidas as práticas discriminatórias; não sendo consideradas como tais as que provadamente resultem dos princípios da técnica seguradora.

14 Informações Antes do tomador se vincular, o segurador deve prestar, por escrito (o ISP pode fixar regras), um vasto conjunto de informações; sem prejuízo das informações prévias a prestar pelo mediador, quando haja intervenção deste. A proposta de seguro deve conter a menção de que tais informações foram dadas. O incumprimento dos deveres de informação dá ao tomador o direito a rescindir o contrato e faz incorrer o segurador em responsabilidade civil.

15 Silêncio do segurador Se o tomador do seguro for uma pessoa singular e subscrever o contrato em proposta do próprio segurador, o risco tem-se por aceite; caso este último nada informe em contrário, durante 14 dias após a recepção da proposta, sendo de apenas 5 dias se existir intervenção de mediador.

16 Entrega da apólice A apólice, nos seguros de massa (entendendo-se como tais os seguros não considerados como grandes riscos), deve ser entregue ao tomador no prazo de 14 dias. Nos grandes riscos, as partes podem acordar prazo diferente. Em ambas as situações, quando convencionado, a apólice pode ser entregue em suporte electrónico duradouro. Se a apólice não for entregue no prazo estabelecido, o tomador pode resolver o contrato, com efeito retroactivo e direito à devolução da totalidade do prémio pago.

17 A propósito de grandes riscos O Decreto-Lei nº. 94-B/98 de 17 de Abril, que regula o Acesso e Exercício da Actividade Seguradora e Resseguradora, nos seus artigos 2º. e 123º. define como tais: Veículos ferroviários Aeronaves (responsabilidade civil e danos próprios) Embarcações marítimas, lacustres e fluviais (responsabilidade civil e danos próprios) Mercadorias transportadas Crédito Caução

18 e ainda desde que, relativamente ao tomador, sejam excedidos dois dos seguintes valores: a) Total de balanço 6,2 milhões de euros b) Montante líquido do volume de negócios 12,8 milhões de euros c) Número médio de empregados, no último exercício 250 (Estes valores aplicam-se igualmente para o caso do tomador estar integrado num conjunto de empresas, para o qual sejam elaboradas contas consolidadas.) os seguros dos seguintes riscos: Automóvel (r. civil e danos próprios) Incêndio e elementos da natureza Outros danos em coisas (ex: agrícola, pecuário, roubo) Responsabilidade civil geral Perdas pecuniárias diversas (ex: Emprego, perda de lucros, perda de rendas ou de rendimentos)

19 Consolidação do contrato Após a entrega da apólice, o tomador do seguro dispõe de 30 dias para invocar qualquer irregularidade entre o acordado e o conteúdo da apólice, prazo, findo o qual, o contrato se considera consolidado.

20 Texto da apólice A lei define o conteúdo mínimo da apólice (que no essencial corresponde ao que já anteriormente se estabelecia). Mas dispõe ainda que: Algumas cláusulas (causas de invalidade e de prorrogação, de suspensão ou de cessação do contrato, de âmbito, limitação ou exclusão de coberturas, de deveres de aviso dependentes de prazo) devem ser escritas em caracteres destacados e de maior dimensão do que os restantes. Sob pena do tomador do seguro poder resolver o contrato.

21 Modalidades de apólices As apólices podem ser nominativas, à ordem ou ao portador. Por defeito, serão nominativas.

22 Pagamento dos prémios No essencial mantém o sistema vigente (incluindo a possibilidade do pagamento através do desconto em lota). As alterações mais significativas são: O aviso de pagamento passa a ser feito com 30 dias de antecedência relativamente ao vencimento do recibo. Eliminação do regime especial previsto para os contratos de prémio variável e para os contratos titulados por apólices abertas. A base do sistema do pagamento dos prémios estabelecida no diploma apenas se aplicará aos seguros de vida, colheitas, pecuário, mútuos com o produto das receitas e grandes riscos, se as partes não convencionarem sistema em contrário.

23 Repartição de riscos O diploma estabelece também os princípios definidores quando ao co-seguro e resseguro. Mas nada de muito importante altera nesse domínio.

24 Seguro de grupo Acrescem deveres de informação específicos, que se acentuam em relação aos seguros de grupo contributivos.

25 Participação de sinistro Deve ser feita no prazo fixado no contrato ou, na sua ausência, no prazo máximo de 8 dias, sob pena das penalizações que o contrato pode prever; nunca oponíveis aos terceiros lesados, em caso de seguro obrigatório de responsabilidade civil (situação em que funciona o direito de regresso contra o incumpridor).

26 Pagamento do sinistro Deve ser feito no prazo máximo de 30 dias após a definição das responsabilidades.

27 Resolução após sinistro Salvo disposição legal em contrário, não pode ser convencionada nos seguros de vida, saúde, de crédito e caução, nem nos seguros obrigatórios de responsabilidade civil. Tal limitação não se aplica aos seguros de grandes riscos.

28 Prescrição O direito do segurador ao prémio prescreve no prazo de 2 anos a contar do seu vencimento. Os restantes direitos prescrevem no prazo de 5 anos, a contar do conhecimento desses direitos, sem prejuízo da prescrição ordinária.

29 Título II Seguro de danos

30 Actualização Nos seguros de habitação, salvo estipulação em contrário, a actualização automática é obrigatória e implica a prévia informação ao tomador do seguro; sob pena de impedimento da aplicação da regra proporcional, no caso de infra-seguro.

31 Dolo Nos seguros de R.C. obrigatórios, caso a lei e o regulamento sejam omissos, há cobertura de actos ou omissões dolosas do segurado.

32 Título III Seguro de pessoas

33 Apólice nominativa A apólice no seguro de pessoas não pode ser emitida à ordem nem ao portador.

34 Seguro de Vida Acrescem mais informações - quer précontratuais, quer fazendo parte da apólice - para além das previstas para a generalidade dos ramos.

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009 APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO Instituto de Seguros de Portugal 6 de Maio de 2009 1 OBJECTIVOS DA INICIATIVA REGULATÓRIA Estabelecimento de princípios gerais a observar

Leia mais

Informações Pré-Contratuais A entregar ao Tomador do Seguro

Informações Pré-Contratuais A entregar ao Tomador do Seguro Informações Pré-Contratuais A entregar ao Tomador do Seguro A - SEGURADOR, entidade legalmente autorizada para a exploração do seguro de saúde. C - COBERTURA 1. O contrato garante à Pessoa Segura, em caso

Leia mais

CA UNIVERSITÁRIO [CAPITAL]

CA UNIVERSITÁRIO [CAPITAL] SOLUÇÕES CAPITALIZAÇÃO SEGURO ÍNDICE p2 CLÁUSULA 1ª - DEFINIÇÕES CLÁUSULA 2ª - INCONTESTABILIDADE CLÁUSULA 3ª - GARANTIAS CLÁUSULA 4ª - TAXA TÉCNICA DE JURO GARANTIDA CLÁUSULA 5ª - DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Leia mais

Norma Nr.014 / 1997 de 09/10 RAMO AUTOMÓVEL - SEGUROS DE DANOS PRÓPRIOS

Norma Nr.014 / 1997 de 09/10 RAMO AUTOMÓVEL - SEGUROS DE DANOS PRÓPRIOS Norma Nr.014 / 1997 de 09/10 RAMO AUTOMÓVEL - SEGUROS DE DANOS PRÓPRIOS O Decreto-Lei nº 214/97 de 16/08 veio estatuir a forma de fixar contratualmente o valor seguro para veículos terrestres a motor o

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Empresas de seguros de direito português

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Empresas de seguros de direito português Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal 2016 Vida Não Vida Mistas Total Em regime de estabelecimento 18 43 12 73 Empresas de seguros de direito português 14 24 5 43 Empresas de seguros

Leia mais

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Sucursais de empresas de seguros estrangeiras

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Sucursais de empresas de seguros estrangeiras Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal 2017 Vida Não Vida Mistas Total Em regime de estabelecimento 18 43 12 73 Empresas de seguros de direito português 14 24 5 43 Empresas de seguros

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE Publicidade

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE Publicidade PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE 2010 Publicidade Pelo Decreto-Lei n.º 8-A/2002, de 11 de Janeiro, foram aditados os artigos 131.º-A e 131.º-B ao regime jurídico do acesso e exercício

Leia mais

CONDIÇÕES PARTICULARES

CONDIÇÕES PARTICULARES CONDIÇÕES PARTICULARES Ramo Apólice Seguro (Contrato) Plano de Coberturas Natureza Cobrador NIF Tomador ACIDENTES PESSOAIS GRUPO 14.00072288 SEGURO DESPORTIVO SEGURO NOVO 202114 502477350 Tomador do Seguro

Leia mais

Foi ouvida a Comissão Nacional de Protecção de Dados. Capítulo I. Disposições gerais

Foi ouvida a Comissão Nacional de Protecção de Dados. Capítulo I. Disposições gerais PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º /2010-R, de...de Junho REGULAMENTA O REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO Pelo Decreto-Lei n.º 384/2007,

Leia mais

SUMÁRIO: Estabelece o regime jurídico do trabalho no domicílio TEXTO INTEGRAL

SUMÁRIO: Estabelece o regime jurídico do trabalho no domicílio TEXTO INTEGRAL DATA: Terça-feira, 8 de Setembro de 2009 NÚMERO: 174 SÉRIE I EMISSOR: Assembleia da República DIPLOMA / ACTO: Lei n.º 101/2009 SUMÁRIO: Estabelece o regime jurídico do trabalho no domicílio TEXTO INTEGRAL

Leia mais

Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro*

Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro* Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro* A introdução do euro na administração pública financeira implica a redenominação dos montantes das taxas devidas pelas entidades licenciadas para operar no âmbito

Leia mais

ENQUADRAMENTO LEGAL DO FCT E FGCT IMPLICAÇÕES DE NATUREZA LABORAL. Catarina Santos Ferreira. 7 de outubro de 2013

ENQUADRAMENTO LEGAL DO FCT E FGCT IMPLICAÇÕES DE NATUREZA LABORAL. Catarina Santos Ferreira. 7 de outubro de 2013 ENQUADRAMENTO LEGAL DO FCT E FGCT IMPLICAÇÕES DE NATUREZA LABORAL Catarina Santos Ferreira cs.ferreira@abbc.pt 7 de outubro de 2013 Largo de São Carlos, nº 3, 1200-410 Lisboa Portugal. - Tel: +351 21 358

Leia mais

CIRCULAR N.º 10/2009, DE 20 DE AGOSTO

CIRCULAR N.º 10/2009, DE 20 DE AGOSTO CIRCULAR N.º 10/2009, DE 20 DE AGOSTO SEGUROS DE CAPITALIZAÇÃO E OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DO VALOR DE RESGATE E DO VALOR DE REEMBOLSO NO VENCIMENTO DO CONTRATO No âmbito dos

Leia mais

TEORIA GERAL DE SEGURO

TEORIA GERAL DE SEGURO TEORIA GERAL DE SEGURO Finalidade do Seguro A finalidade específica do seguro é o restabelecimento do equilíbrio econômico perturbado, quando ocorre um evento (sinistro) que cause: O Código Civil Brasileiro

Leia mais

Decreto-Lei n.º 122/2005, de 29 de Julho ALTERAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DE PAGAMENTO DOS PRÉMIOS DE SEGURO

Decreto-Lei n.º 122/2005, de 29 de Julho ALTERAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DE PAGAMENTO DOS PRÉMIOS DE SEGURO Compilação efectuada sob responsabilidade da APROSE por Corvaceira Gomes (Director Executivo da APROSE). Autoriza-se a cópia e impressão deste ficheiro somente para fins de uso pessoal. É expressamente

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007)

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007) CONDIÇÕES GERAIS (Anexo II do Despacho nº 24 145/2007, de 9 de Outubro de 2007) Cláusula 1ª Definições e siglas No âmbito do presente Contrato de Uso do armazenamento subterrâneo de gás natural, entende-se

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Mínimo Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémios e Encargos

Leia mais

CAPÍTULO I DA PROVISÃO DE SINISTROS OU EVENTOS OCORRIDOS E NÃO AVISADOS (IBNR)

CAPÍTULO I DA PROVISÃO DE SINISTROS OU EVENTOS OCORRIDOS E NÃO AVISADOS (IBNR) Estabelece critérios para fins de cálculo da provisão de sinistros ou eventos ocorridos e não avisados (IBNR), da provisão de prêmios não ganhos para riscos vigentes mas não emitidos (PPNG-RVNE) e da provisão

Leia mais

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR CONDIÇÕES FUNDADAS EM RAZÕES DE INTERESSE GERAL

PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR CONDIÇÕES FUNDADAS EM RAZÕES DE INTERESSE GERAL PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR CONDIÇÕES FUNDADAS EM RAZÕES DE INTERESSE GERAL No exercício de atividade em Portugal, quer através de sucursal, quer em regime de livre prestação de serviços, as empresas

Leia mais

CONDIÇÕES PARTICULARES Ramo Apólice Seguro (Contrato) Plano de Coberturas Natureza Cobrador NIF Tomador CAUÇÃO/DIRECTA 71.00002283 CAUÇÃO DIRECTA SEGURO NOVO 010093 512004048 Tomador do Seguro Data/Hora

Leia mais

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário - CGTP-IN RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário - CGTP-IN RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF Tendo por base o documento entregue pela administração na reunião de 15 de Maio de 2018, o SNTSF/FECTRANS contrapõe o seguinte: CAPÍTULO I ÁREA, ÂMBITO

Leia mais

GENERALI Companhia de Seguros, S.p.A.

GENERALI Companhia de Seguros, S.p.A. APÓLICE Nº 9020/10000327 CONDIÇÕES ESPECIAIS E PARTICULARES SEGURO DE DOENÇA EMPRESAS PREÂMBULO As presentes Condições Especiais fazem parte integrante da Apólice e completam, especificam, derrogam e/ou

Leia mais

SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO MÍNIMO PARA RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE Nº AG

SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO MÍNIMO PARA RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE Nº AG PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO MÍNIMO PARA RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS - 201 APÓLICE Nº AG50001033 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade - Companhia

Leia mais

Contrato de Seguro 2. O que distingue os seguros de danos dos seguros de pessoas? 2 Qual a diferença entre seguros individuais e seguros de grupo?

Contrato de Seguro 2. O que distingue os seguros de danos dos seguros de pessoas? 2 Qual a diferença entre seguros individuais e seguros de grupo? CONTRATO DE SEGURO 1 Contrato de Seguro 2 O que distingue os seguros de danos dos seguros de pessoas? 2 Qual a diferença entre seguros individuais e seguros de grupo? 3 Antes do contrato 3 O que é e para

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL (ao abrigo do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal

Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal Concurso público para a aquisição de madeiras e similares para o Município do Funchal CADERNO DE ENCARGOS Caderno de encargos Pag. nº1 Índice Cláusula 1ª - Objecto Cláusula 2ª - Contrato Cláusula 3ª -

Leia mais

23 de setembro de Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2014

23 de setembro de Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2014 23 de setembro de 2015 Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2014 Índice Relatório de Regulação e Supervisão da 2014 1.1 Atividade regulatória 1.2 Entendimentos em matéria de conduta

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 31.12.2015 L 347/1285 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/2452 DA COMISSÃO de 2 de dezembro de 2015 que estabelece normas técnicas de execução no que respeita aos procedimentos, formatos e modelos para os

Leia mais

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha.

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. SUCURSAL em Portugal, Av. da Liberdade, Edifício MAPFRE, n.º 40 - R/C MAPFRE

Leia mais

Anexo à Consulta Pública do Banco de Portugal n.º 1/2017: Quadro de opções

Anexo à Consulta Pública do Banco de Portugal n.º 1/2017: Quadro de opções Anexo à Consulta Pública do Banco de Portugal n.º 1/2017: Quadro de opções DSP2: Opções para os Estados-Membros Artigo 2.º (Âmbito) 5. Os Estados-Membros podem dispensar da aplicação da totalidade ou de

Leia mais

FACE VIDA. Informações Pré-Contratuais. Seguro de Vida

FACE VIDA. Informações Pré-Contratuais. Seguro de Vida SEGURADOR PRODUTO temporário anual renovável. PLANO - Morte ou Invalidez Absoluta e Definitiva PLANO MAIS - Morte ou Invalidez Absoluta e Definitiva - Morte por Acidente - Morte por Acidente de Circulação

Leia mais

BB Escriturário - TI. Cartão de Crédito. Prof. Lucas Silva. Instagram.com/professorlucassilva. facebook.com/professorlucassilva

BB Escriturário - TI. Cartão de Crédito. Prof. Lucas Silva. Instagram.com/professorlucassilva. facebook.com/professorlucassilva Cartão de Crédito Prof. Lucas Silva Instagram.com/professorlucassilva facebook.com/professorlucassilva CARTÃO DE CRÉDITO Crédito Rotativo 30.04 06.06 Dinheiro de plástico Indutor ao Consumo Cartão de Crédito

Leia mais

SEGURO DE CARTÕES DE DÉBITO PARA NÃO RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE Nº AG fidelidade.

SEGURO DE CARTÕES DE DÉBITO PARA NÃO RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE Nº AG fidelidade. PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR SEGURO DE CARTÕES DE DÉBITO PARA NÃO RESIDENTES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CONDIÇÕES GERAIS - 205 APÓLICE Nº AG50001063 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de

Leia mais

Norma Nr.004 / 1998 de 16/03 ALTERA AS NORMAS NºS. 19/94-R E 3/96-R PROVISÕES TÉCNICAS

Norma Nr.004 / 1998 de 16/03 ALTERA AS NORMAS NºS. 19/94-R E 3/96-R PROVISÕES TÉCNICAS Norma Nr.004 / 1998 de 16/03 ALTERA AS NORMAS NºS. 19/94-R E 3/96-R PROVISÕES TÉCNICAS Considerando que, nos termos do artigo 71º. do Decreto-Lei nº. 102/94, de 20 de Abril, se prevê a regulamentação por

Leia mais

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha.

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. SUCURSAL em Portugal, Av. da Liberdade, Edifício MAPFRE, n.º 40, R/C. MAPFRE

Leia mais

SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO CLASSIC BASE DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A. CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE N.º AG fidelidade.

SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO CLASSIC BASE DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A. CONDIÇÕES GERAIS APÓLICE N.º AG fidelidade. PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR SEGURO DE CARTÕES DE CRÉDITO CLASSIC BASE DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A. CONDIÇÕES GERAIS - 225 APÓLICE N.º AG63902731 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de

Leia mais

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=208622 Conteúdo mínimo a incluir para a prestação de serviços Elementos a incluir Identidade e endereço do fornecedor Serviços fornecidos Identificação do

Leia mais

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 1 Qual o diploma legal que regula a venda com redução de preços sob a forma de Promoções, Saldos e Liquidação? -

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP Dispõe sobre as regras e os critérios para operação do seguro de garantia estendida, quando da aquisição de bens ou

Leia mais

PPR CAPITAL GARANTIDO EMPRESAS

PPR CAPITAL GARANTIDO EMPRESAS PPR CAPITAL GARANTIDO EMPRESAS Condições Gerais da Apólice Definições Objecto do contrato Início e duração do contrato Declaração do risco e incontestabilidade Direito de livre resolução Domicílio e comunicações

Leia mais

INVALIDEZ ABSOLUTA E DEFINITIVA

INVALIDEZ ABSOLUTA E DEFINITIVA SOLUÇÕES VIDA COBERTURA COMPLEMENTAR INVALIDEZ ABSOLUTA E DEFINITIVA ÍNDICE p2 p3 CLÁUSULA 1ª - DEFINIÇÕES CLÁUSULA 2ª - GARANTIAS CLÁUSULA 3ª - EXCLUSÕES CLÁUSULA 4ª - INÍCIO E DURAÇÃO DA COBERTURA COMPLEMENTAR

Leia mais

ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO

ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO Não dispensa a consulta da Norma Regulamentar publicada em Diário da República NORMA REGULAMENTAR N.º 7/2013-R, de 24 de outubro ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA,

Leia mais

PPR ÚNICO - 12ª Série

PPR ÚNICO - 12ª Série 1 TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se essencialmente a Clientes, com perfil conservador, que privilegiam a garantia de rendimento e capital investido

Leia mais

SEGURO DE RESPONSABILIDADECIVIL

SEGURO DE RESPONSABILIDADECIVIL SEGURO DE RESPONSABILIDADECIVIL Foi contratado entre a Ordem dos Médicos Veterinários e a Ocidental Seguros o seguro de Responsabilidade Civil Profissional com inicio em 1 de Janeiro de 2018. GARANTIAS

Leia mais

PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS

PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS Condições Gerais da Apólice Definições Objecto do contrato Início e duração do contrato Declaração do risco e incontestabilidade Direito de livre resolução Domicílio e comunicações

Leia mais

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 ACIDENTES DE TRABALHO - RISCOS RECUSADOS Considerando que nos termos do nº 1 do artº 60º do Decreto-Lei nº 143/99, de 30 de Abril, o Instituto de Seguros de Portugal deve estabelecer

Leia mais

Caderno de Encargos CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA APROVISIONAMENTO AJUSTE DIRECTO

Caderno de Encargos CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA APROVISIONAMENTO AJUSTE DIRECTO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA APROVISIONAMENTO Caderno de Encargos AJUSTE DIRECTO Prestação de Serviços Para Limpeza do Pavilhão Gimnodesportivo de Vila

Leia mais

APÓLICE DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL ARTIGO PRELIMINAR

APÓLICE DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL ARTIGO PRELIMINAR APÓLICE DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL ARTIGO PRELIMINAR CAPÍTULO I Definições, Objeto da Garantia e Exclusões Definições Objeto do Contrato e Âmbito da Garantia A garantia dada por este Contrato

Leia mais

MODELO DE COMPROMISSO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

MODELO DE COMPROMISSO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO MODELO DE COMPROMISSO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Considerando que a (nome da Instituição e sua sede) adiante designada por (designação) prossegue fins (especificar) no domínio (especificar) e desenvolve

Leia mais

INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO OU ACTIVIDADE COMPATÍVEL POR ACIDENTE

INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO OU ACTIVIDADE COMPATÍVEL POR ACIDENTE SOLUÇÕES VIDA COBERTURA COMPLEMENTAR INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO ÍNDICE p2 p3 CLÁUSULA 1ª - DEFINIÇÕES CLÁUSULA 2ª - GARANTIAS CLÁUSULA 3ª - EXCLUSÕES CLÁUSULA 4ª - INÍCIO E DURAÇÃO DA COBERTURA

Leia mais

Apólice de Seguro PPR Taxa Garantida 2% + Condições Gerais

Apólice de Seguro PPR Taxa Garantida 2% + Condições Gerais Apoio ao Cliente: 210 042 490 / 226 089 290 Atendimento personalizado disponível todos os dias úteis das 8.30h às 18.00h ocidentalseguros.pt Ocidental - Companhia Portuguesa de Seguros de Vida S.A., Sociedade

Leia mais

RELATÓRIO AGREGADO DO SECTOR SEGURADOR

RELATÓRIO AGREGADO DO SECTOR SEGURADOR RELATÓRIO AGREGADO DO SECTOR SEGURADOR Iº Trimestre 2010 Banco de Cabo Verde Departamento de Supervisão e Estabilidade das Instituições Financeiras Área de Supervisão do Sector Segurador Avenida Amílcar

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 201/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 201/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 201/XII Exposição de Motivos Em de 22 de novembro de 2011, foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia a Diretiva n.º 2011/83/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de

Leia mais

Actividade Seguradora Prémios de Seguro Directo (2007)

Actividade Seguradora Prémios de Seguro Directo (2007) Actividade Seguradora Prémios de Seguro Directo (2007) 21 Janeiro 2008 No ano de 2007 o volume de prémios de seguro directo em Portugal ascendeu a 13 749 milhões de euros, o que traduz um acréscimo de

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

SEGUROS DO RAMO VIDA 2

SEGUROS DO RAMO VIDA 2 SEGUROS 1 SEGUROS DO RAMO VIDA 2 Conceitos importantes 2 Pagamento do prémio do seguro 3 Como é pago o prémio? 3 Quando e como deve ser feito o aviso para pagamento do prémio? 3 Quais as consequências

Leia mais

SECÇÃO III Poder disciplinar

SECÇÃO III Poder disciplinar SECÇÃO III Poder disciplinar Artigo 328.º Sanções disciplinares 1 - No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções: a) Repreensão; b) Repreensão registada; c) Sanção

Leia mais

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 09/2014. Aquisição de Serviços de Fornecimento de Energia Eléctrica

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 09/2014. Aquisição de Serviços de Fornecimento de Energia Eléctrica Ajuste Directo (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 09/2014 Aquisição de Serviços de Fornecimento de Energia Eléctrica CADERNO DE ENCARGOS INDICE CADERNO DE ENCARGOS Capitulo I Disposições

Leia mais

Cláusula 1ª Definições

Cláusula 1ª Definições Solução Renda Zurich Condições Gerais Cláusula Preliminar Entre a Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A., entidade legalmente autorizada a exercer a atividade seguradora no Ramo Vida, doravante designada

Leia mais

INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO OU ACTIVIDADE COMPATÍVEL POR ACIDENTE DE CIRCULAÇÃO

INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO OU ACTIVIDADE COMPATÍVEL POR ACIDENTE DE CIRCULAÇÃO SOLUÇÕES VIDA COBERTURA COMPLEMENTAR INVALIDEZ DEFINITIVA PARA A PROFISSÃO OU ACTIVIDADE COMPATÍVEL POR ACIDENTE DE CIRCULAÇÃO ÍNDICE p2 p3 CLÁUSULA 1ª - DEFINIÇÕES CLÁUSULA 2ª - GARANTIAS CLÁUSULA 3ª

Leia mais

ACTIVIDADE DO SERVIÇO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM Pedidos de Esclarecimento Telefónicos e Presenciais 5449 Correio Electrónico 491

ACTIVIDADE DO SERVIÇO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM Pedidos de Esclarecimento Telefónicos e Presenciais 5449 Correio Electrónico 491 A fim de melhor conhecer a actividade do Serviço de Mediação e Arbitragem do Centro durante o exercício de 2010, propomos a análise do quadro apresentado de seguida: ACTIVIDADE DO SERVIÇO DE MEDIAÇÃO E

Leia mais

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas João Santos Enquadramento Legal Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (CC) Aprovado pela Lei n.º 110/2009,

Leia mais

CONTRATOS DE CRÉDITO AO CONSUMO

CONTRATOS DE CRÉDITO AO CONSUMO Informação n.º 16/2009 CONTRATOS DE CRÉDITO AO CONSUMO Decreto Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/48/CE, de 23 de Abril, relativa a contratos de

Leia mais

Regime Jurídico do Contrato de Seguro

Regime Jurídico do Contrato de Seguro CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Jurídico do Contrato de Seguro Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

Caderno de Encargos CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÂO GERAL CONTRATAÇÂO PÚBLICA AJUSTE DIRECTO

Caderno de Encargos CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÂO GERAL CONTRATAÇÂO PÚBLICA AJUSTE DIRECTO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÂO GERAL CONTRATAÇÂO PÚBLICA Caderno de Encargos AJUSTE DIRECTO Prestação de Serviços na Modalidade de Avença para um Técnico Superior de

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a), do n. 1, do artigo 198. da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a), do n. 1, do artigo 198. da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Ordem dos Advogados, a Câmara dos Solicitadores, o Conselho dos Oficiais de justiça, o Instituto de Seguros

Leia mais

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º.

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU Regulamento de Atribuição de Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras de atribuição de Estudos sobre Macau, adiante designada por Bolsas.

Leia mais

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha.

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. SUCURSAL em Portugal, Av. da Liberdade, Edifício MAPFRE, n.º 40, R/C. MAPFRE

Leia mais

Informações Pré-Contratuais Seguro Acidentes Pessoais Desporto

Informações Pré-Contratuais Seguro Acidentes Pessoais Desporto DMI_AP05 AGO2015 Informações Pré-Contratuais Seguro Acidentes Pessoais Desporto A - SEGURADOR VIA DIRECTA Companhia de Seguros, S.A. B PRODUTO Seguro de Acidentes Pessoais OK! Desporto C - DO SEGURO: O

Leia mais

16 DE ABRIL DE DR I Série Número de Abril de 2008 Páginas 2228 a Corrigido com Declaração de Retificação nº 32-A/2008

16 DE ABRIL DE DR I Série Número de Abril de 2008 Páginas 2228 a Corrigido com Declaração de Retificação nº 32-A/2008 DECRETO-LEI N.º 72/2008 16 DE ABRIL DE 2008 REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE SEGURO DR I Série Número 75 16 de Abril de 2008 Páginas 2228 a 2261 Corrigido com Declaração de Retificação nº 32-A/2008 DR I

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 3.º Trimestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS

CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CADERNO DE ENCARGOS RELATIVO A CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS Procedimento por Ajuste Directo n.º DSTD/02/2009 Cláusula 1.ª Objecto O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 1/2010. Projecto de Norma Regulamentar - Publicidade

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 1/2010. Projecto de Norma Regulamentar - Publicidade DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 1/2010 Projecto de Norma Regulamentar - Publicidade 19 de Janeiro de 2010 1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO Os artigos 131.º-A e 131.º-B, que integram o regime jurídico do

Leia mais

Profissional Proposta

Profissional Proposta Proposta SEGURO NOVO ALTERAÇÃO (PREENCHER APENAS OS DADOS A ALTERAR) N.º APÓLICE N.º COTAÇÃO TOMADOR DO SEGURO / PROPONENTE PARTICULAR / EMPRESÁRIO EMPRESA É OU FOI CLIENTE DA CA SEGUROS? NÃO SIM N.º CLIENTE

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Noções Básicas sobre os Principais Ramos de Seguros Seguro de Automóveis Indenizar o prejuízos ocasionados ao veículo inclusive, prejuízos causados a terceiros, discriminados

Leia mais

Dever de Informação do Segurador ao Beneficiário de Contratos de Seguros

Dever de Informação do Segurador ao Beneficiário de Contratos de Seguros CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Dever de Informação do Segurador ao Beneficiário de Contratos de Seguros Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

REAL PPR Condições Gerais

REAL PPR Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

CONDIÇÕES PARTICULARES DA

CONDIÇÕES PARTICULARES DA 1 CONDIÇÕES PARTICULARES DA APÓLICE ORIGINAL PRODUTO RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL APÓLICE EFEITO VENC. ANUAL 0005000697 15/04/2018 00:00 15/04 TERMO CLIENTE NATUREZA FORMA DE PAGAMENTO ANUAL 2120296189

Leia mais

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 1 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 2018 2 1 LEI N.º 11/2013 DE 28 DE JANEIRO Estabeleceu um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal

Leia mais

Regime Jurídico do Contrato de Seguro

Regime Jurídico do Contrato de Seguro Regime Jurídico do Contrato de Seguro Aprovado pelo Decreto-Lei n o 72/2008, de 16 de Abril. Este diploma entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2009. As posteriores alterações estão inseridas no próprio

Leia mais

Consulta pública n.º 1/2014

Consulta pública n.º 1/2014 Consulta pública n.º 1/2014 Deveres de Informação na vigência dos contratos de crédito aos consumidores Projeto de Aviso 1 / 8 DEVERES DE INFORMAÇÃO NA VIGÊNCIA DOS CONTRATOS DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES

Leia mais

Condições Gerais de Venda. ZF Services Portugal

Condições Gerais de Venda. ZF Services Portugal Condições Gerais de Venda ZF Services Portugal GENERALIDADES 1. As presentes condições gerais de venda são as únicas aplicáveis aos produtos e serviços comercializados pela ZF Services Portugal (adiante

Leia mais

O NOVO REGIME DO CONTRATO DE SEGURO. Instituto de Direito do Consumo da. Faculdade de Direito de Lisboa. 28 de Maio de 2008

O NOVO REGIME DO CONTRATO DE SEGURO. Instituto de Direito do Consumo da. Faculdade de Direito de Lisboa. 28 de Maio de 2008 O NOVO REGIME DO CONTRATO DE SEGURO Instituto de Direito do Consumo da Faculdade de Direito de Lisboa 28 de Maio de 2008 Minhas Senhoras e meus Senhores A revisão do regime jurídico do contrato de seguro

Leia mais

PPR EMPRESAS Condições Gerais

PPR EMPRESAS Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 4.º Trimestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Apresentação à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública Fernando Nogueira

Apresentação à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública Fernando Nogueira Apresentação à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública Fernando Nogueira 16 de maio de 2012 Agenda 1. Principais indicadores de mercado 2. A atividade do ISP 3. Iniciativas legislativas

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 1.º Semestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Seguro de proteção ao crédito

Seguro de proteção ao crédito Seguro de proteção ao crédito Primeiro Curso de Formação em serviços financeiros e direitos dos consumidores no âmbito de Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Maria Eduarda Ribeiro Lisboa, 4 de abril

Leia mais

XXXII. Compensações ÍNDICE

XXXII. Compensações ÍNDICE XXXII Compensações ÍNDICE SECÇÃO I COMPENSAÇÕES DA ENTIDADE GESTORA DO ESTABELECIMENTO... 2 1. Compensação em caso de resgate... 2 2. Compensação em caso de rescisão por interesse público... 6 3. Compensação

Leia mais

CONTRATO N.º 74 FORNECIMENTO DE CATETER DE ABLAÇÃO RENAL

CONTRATO N.º 74 FORNECIMENTO DE CATETER DE ABLAÇÃO RENAL CONTRATO N.º 74 FORNECIMENTO DE CATETER DE ABLAÇÃO RENAL Entre Hospital Garcia de Orta, E.P.E., com sede na Av. Torrado da Silva, Pragal, 2801-951 Almada, pessoa colectiva n.º 506 361 470, registada na

Leia mais

Projeto U-Bike. Condições contratuais gerais

Projeto U-Bike. Condições contratuais gerais Projeto U-Bike Condições contratuais gerais Artigo 1º - Objeto Pelo presente contrato a Universidade do Porto (U.Porto) entrega ao aderente uma bicicleta com a obrigação de restituir. Artigo 2º. - Condições

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 CONSELHO DIRECTIVO C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 DATA DE EMISSÃO: 22-03-2011 ENTRADA EM VIGOR: 23-03-2011 Âmbito: Continente Através da Circular nº 01/2010, de 04-01-2010, foi divulgada a criação de

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Âmbito da Garantia.03 Artigo 3º Exclusões das Garantias.04 Artigo 4º Âmbito Territorial.04 Artigo 5º Início e Duração do Contrato.04 Artigo

Leia mais