Edital de Concessão de Bolsa 1º semestre de 2008

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital de Concessão de Bolsa 1º semestre de 2008"

Transcrição

1 Edital de Concessão de Bolsa 1º semestre de 2008 Cursos de Graduação A Diretora Administrativa das Faculdades São Camilo Rio de Janeiro. Srtª Gilceia Maria Lodi, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital que regerá o processo de concessão de bolsas para alunos matriculados no 1º semestre letivo de 2008, a saber: I. Das Bolsas de Estudo Cursos de Graduação: Serão disponibilizadas aos alunos, efetivamente matriculados nas Faculdades São Camilo RJ, 60 bolsas parciais de 25% à 50% (vinte e cinco à cinqüenta por cento), distribuídas entre os cursos de graduação em Enfermagem e graduação em Administração Hospitalar. Parágrafo Único: As bolsas serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados nos referidos cursos. II Do Período de Inscrição: As inscrições para concorrer à bolsa para o 1º semestre de 2008, estarão abertas de 10/12/2007 à 05/01/2008, na central de atendimento das Faculdades São Camilo RJ, das 09:00 às 21:00 horas. III Da Avaliação dos Documentos: Fica estabelecido o período de 10/01/2008 à 25/01/2008, para análise da documentação e devolutiva ao aluno. IV Dos Documentos: Os documentos exigidos do aluno e do grupo familiar, são os seguintes: 1. Cópia da Carteira de Identidade e/ou Certidão de Nascimento de todos os componentes do grupo familiar indicados na ficha de inscrição, inclusive do aluno. 2. Cópia do CPF de todos os membros do grupo familiares maiores de 18 (dezoito) anos, inclusive do aluno. 3. Cópia da última declaração de imposto de renda completa e o recibo de entrega de todos os componentes do grupo familiar. Os isentos deverão apresentar o comprovante de isenção, conforme as normas da Secretaria da Receita Federal. 4. Tratando-se de rendimento formal, anexar cópia dos comprovantes dos rendimentos brutos de todos os componentes do grupo familiar, incluindo o aluno, com idade superior a 16 (dezesseis) anos, referentes ao mês anterior à data da solicitação. 5. Tratando-se de renda decorrente de trabalho informal, anexar cópia de comprovantes e/ou informar a origem dos rendimentos informais declarados.

2 6. Se sócio ou dono de empresa: comprovante de pró-labore, feito por contador inscrito no CRC e cópia do contrato social. 7. Se trabalhador autônomo ou profissional liberal, declaração de percepção de rendimento (DECORE) dos últimos 3 (três) meses, feita por contador inscrito no CRC e guias de recolhimento do INSS, compatíveis com a renda declarada. 8. Tratando-se de aposentado ou pensionista, anexar cópia do último comprovante trimestral do INSS e comprovantes bancários dos depósitos. 9. Tratando-se de produtor rural, anexar declaração do Sindicato Rural com especificação dos rendimentos dos últimos 12 (doze) meses constantes no talão de produtor e apresentar o mesmo para conferência. 10. Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar no grupo familiar do aluno. Anexar cópia do recebimento de pensão alimentícia quando for o caso. 11. Cópia de comprovantes de gastos com moradia: sendo alugada, anexar cópia do contrato de locação com os três últimos comprovantes de pagamento; sendo financiada: anexar cópia do recibo de pagamento da prestação do mês anterior à data de inscrição e documento comprobatório da data do término do financiamento. 12. Cópia de comprovantes de despesas mensais da família.(água, luz, telefone, etc.) 13. Comprovantes de pagamento de mensalidades de escola particular de outro componente do grupo familiar, se houver. 14. Se houver doença crônica no grupo familiar: atestado médico comprobatório com CID. V Da Habilitação das Bolsas: Só serão concedidas bolsas aos alunos matriculados a partir do 2º período. VI Das Exigências ao Aluno Bolsista: - O aluno perderá automaticamente a bolsa nos casos de atraso nos pagamentos; - Estar regularmente matriculado; - Ser freqüente; - Ser adimplente financeiramente; - Não possuir pendências de documentos na secretaria geral e de livros, revistas e periódicos na biblioteca; - Apresentar todos os documentos relacionados no item III deste Edital; - Atender as exigências do Conselho Nacional de Assistência Social CNAS, constantes na ficha sócio econômica; - Apresentar boletim de notas do último semestre letivo, tendo o seu CR (coeficiente de rendimento) igual ou superior a 7,0; - Quitar na data de vencimento, as mensalidades da Faculdade. VII Da Comissão de Bolsas: A Comissão é formada por três membros que de forma autônoma e isenta, julgam e concedem as bolsas após a análise dos documentos apresentados. VIII Do resultado:

3 O resultado, contemplando os processos deferidos, será divulgado no dia 20/02/2008. IX: Dos prazos de Concessão: Fica estabelecido o prazo de 01 de janeiro à 30 de junho de 2008 para o período vigente das bolsas. Parágrafo único: O aluno candidato deverá efetuar o pagamento da mensalidade de janeiro e fevereiro de 2008 nos prazos de vencimento. Caso contemplado, o crédito será compensado no mês imediatamente posterior da data do resultado, ou seja, em março de X Das Disposições Gerais: - Os resultados das bolsas serão comunicados na página da Web das Faculdades São Camilo RJ, - Este Edital estará disponível na página da Web, e nos murais da faculdade. XI Dos anexos: - O aluno que estiver interessado em concorrer à bolsa, deverá preencher os formulários existentes na Web ou na central de atendimento a serem entregues juntamente com todos os documentos solicitados no prazo previsto neste edital. Registre-se, publique-se e cumpra-se. Rio de Janeiro, 06 de dezembro de Gilceia Maria Lodi Diretora Administrativa

4 INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS ASSISTENCIAL As Faculdades São Camilo Rio de Janeiro entende que a melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento da sociedade é investir no aluno e na família. Para tanto, reservamos o direito de conceder bolsa de estudo a alunos cuja família encontra-se em dificuldade financeira e de acordo com a disponibilidade de recursos da Instituição. A Comissão analisará cada processo, diante dos critérios estabelecidos na Política e Regulamento para Concessão de Bolsas de Estudo e Descontos, comprovação da necessidade sócio-econômica e desempenho acadêmico. Cordialmente, As Faculdades São Camilo Rio de Janeiro I. REQUISITOS PARA SOLICITAÇÃO 1. Estar matriculado na Instituição há mais de um ano ou semestre letivo (de acordo com o regime escolar). 2. Ter renda bruta familiar máxima de 5 (cinco) salários mínimos, sendo que a renda per capta não deve ultrapassar 1 e ½ (um e meio) salários mínimos, para bolsa integral, ou renda bruta familiar de até 10 (dez) salários mínimos, sendo que a renda per capta não pode ultrapassar 3 (três) salários mínimos, para bolsa parcial. 3. Apresentar cópia de documentos que comprovem toda a situação descrita no formulário. 4. Estar aprovado no ano ou semestre letivo. 5. Estar em dia com as mensalidades escolares. II. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO 1. Cópia da Carteira de Identidade e/ou Certidão de Nascimento de todos os componentes do grupo familiar indicados na ficha de inscrição, inclusive do aluno. 2. Cópia do CPF de todos os membros do grupo familiares maiores de 18 (dezoito) anos, inclusive do aluno. 3. Cópia da última declaração de imposto de renda completa e o recibo de entrega de todos os componentes do grupo familiar. Os isentos deverão apresentar o comprovante de isenção, conforme as normas da Secretaria da Receita Federal. 4. Tratando-se de rendimento formal, anexar cópia dos comprovantes dos rendimentos brutos de todos os componentes do grupo familiar, incluindo o aluno, com idade superior a 16 (dezesseis) anos, referentes ao mês anterior à data da solicitação. 5. Tratando-se de renda decorrente de trabalho informal, anexar cópia de comprovantes e/ou informar a origem dos rendimentos informais declarados. 6. Se sócio ou dono de empresa: comprovante de pró-labore, feito por contador inscrito no CRC e cópia do contrato social. 7. Se trabalhador autônomo ou profissional liberal, declaração de percepção de rendimento (DECORE) dos últimos 3 (três) meses, feita por contador inscrito no CRC e guias de recolhimento do INSS, compatíveis com a renda declarada.

5 8. Tratando-se de aposentado ou pensionista, anexar cópia do último comprovante trimestral do INSS e comprovantes bancários dos depósitos. 9. Tratando-se de produtor rural, anexar declaração do Sindicato Rural com especificação dos rendimentos dos últimos 12 (doze) meses constantes no talão de produtor e apresentar o mesmo para conferência. 10. Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar no grupo familiar do aluno. Anexar cópia do recebimento de pensão alimentícia quando for o caso. 11. Cópia de comprovantes de gastos com moradia: sendo alugada, anexar cópia do contrato de locação com os três últimos comprovantes de pagamento; sendo financiada: anexar cópia do recibo de pagamento da prestação do mês anterior à data de inscrição e documento comprobatório da data do término do financiamento. 12. Cópia de comprovantes de despesas mensais da família.(água, luz, telefone, etc.) 13. Comprovantes de pagamento de mensalidades de escola particular de outro componente do grupo familiar, se houver. 14. Se houver doença crônica no grupo familiar: atestado médico comprobatório com CID. OBSERVAÇÕES: 1. Todos os componentes do grupo familiar, maiores de 16 anos, empregados e os que estiverem desempregados ou não estiverem exercendo atividade remunerada, deverão comprovar essa condição mediante cópia da carteira de trabalho e previdência social (todas as páginas que comprovem a situação, a identificação pessoal, o contrato de trabalho e as alterações salariais). 2. Todos os componentes do grupo familiar, maiores de 16 anos, que estiverem exercendo atividade remunerada informal, deverão comprovar essa condição mediante cópia da carteira de trabalho e previdência social (todas as páginas que comprovem a situação) e declaração feita por terceiros informando a atividade desenvolvida e a remuneração, com firma reconhecida em cartório. III. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1. A apresentação dos documentos solicitados é de exclusiva responsabilidade do aluno ou responsável e constitui condição para participação no programa de bolsa assistencial. 2. A apresentação de informações e/ou documentos inidôneos desclassifica o aluno e impende a sua participação em futuros processos. 3. A bolsa concedida tem validade para o semestre ou ano letivo. A eventual concessão não implica na obrigatoriedade de prorrogação. 4.a Assistente Social irá analisar os documentos entregues juntamente com a ficha de Inscrição devidamente preenchida. 5. A parte residual da mensalidade deverá ser paga até a data do vencimento. Caso contrário a bolsa será cancelada e o pagamento deverá ser integral. 6. O aluno que for reprovado na série será desclassificado. 7. O recebimento do formulário não gera obrigatoriedade por parte da Instituição. 8. Os dados declarados serão tratados confidencialmente.

6 INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS ASSISTENCIAL LEIA COM ATENÇÃO TODO O FORMULÁRIO ANTES DE PREENCHER. QUALQUER INFORMAÇÃO INVERÍDICA, O MAU PREENCHIMENTO, BEM COMO A NÃO APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ELIMINARÁ SUAS POSSIBILIDADES DE SER CONTEMPLADO COM A BOLSA. DADOS PESSOAIS DO ALUNO: Nome Completo: Idade: Matrícula no Curso Série Ano de Ingresso Endereço no apto. CEP Bairro Cidade Estado Telefone Estado Civil RG CPF Reside com pais familiares outros (especificar) Residência própria alugada financiada cedida Mensalidade do Financiamento ou aluguel R$ Estudou o Ensino Médio em escola: pública particular Utiliza transporte intermunicipal sim não Trabalha? não sim Remuneração R$ Empresa Endereço no apto.. CEP Bairro Cidade Estado Telefone Cargo ou Função Foi bolsista no semestre anterior? Não Sim % Recebido PERCENTUAL DE BOLSA DESEJADO: DADOS DO GRUPO FAMILIAR (Familiar que residem com o aluno) Nome Parentesco * Escolaridade ** Ocupação Renda Mensal ** Em caso de curso superior, informar se completo ou incompleto. ** Colocar o cargo, função ou desempregado, aposentado, autônomo, estagiário e outros. ** IMPORTANTE: Todas estas situações deverão ser comprovadas com documentos. Existe algum familiar que estuda em escola particular? Sim Não Existe algum familiar com doença crônica? Sim Não Qual?

7 JUSTIFIQUE, COM DETALHES, A SUA SOLICITAÇÃO: DECLARO, PARA EFEITOS LEGAIS QUE AS INFORMAÇÕES ORA FORNECIDAS CORRESPONDEM À REALIDADE. Rio de Janeiro, de de. PARA USO INTERNO DA COMISSÃO assinatura do aluno ICC007

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005.

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005. EDITAL PROUNI 2/2013 DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE REGULAMENTAÇÃO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Coordenadora

Leia mais

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA 1ª Siga atentamente a lista de documentos solicitados, pois na falta de algum destes, seu pedido será indeferido. 2ª Entregar toda a documentação em envelope devidamente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO

PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO PROCESSO SELETIVO 09/2013 BOLSA DE ESTUDO 1.0 - O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, no período de 25 de março

Leia mais

Colégio Imaculada Conceição

Colégio Imaculada Conceição Anexo II SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL 2018 I - DADOS DO/A ALUNO/A: Nome: CPF (aluno) Matrícula/RA: Período: Ensino: Idade Rua: Nº Complemento: Bairro: Cidade: CEP: UF: Fone Res: Fone recado: Cel. Resp:

Leia mais

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018.

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018. Passo 1- LEITURA DO EDITAL Passo a Passo para seleção de gratuidades Disponível no site da Escola na aba de SERVIÇOS o responsável deve ler o EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE

Leia mais

EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Processo Seletivo para Bolsas de Estudos para o 1º semestre

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 Pró - Reitoria de Graduação Diretoria de Assistência Estudantil FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

Leia mais

- DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017

- DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017 - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017 I - DOCUMENTAÇÃO DO CANDIDATO: o - Cópia da Certidão de Nascimento e do RG o - Cópia

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITÓRIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITÓRIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CONVOCATÓRIA PARA RECADASTRAMENTO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS A TODOS OS ALUNOS VETERANOS ATIVOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA A) Para fins desse processo seletivo são considerados dependentes do grupo familiar: todas as pessoas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA Para ter validade, o formulário deve ser assinado pelo próprio discente requerente; somente a retirada ou entrega

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: Os documentos abaixo são referentes ao estudante e seus familiares, devem ser xerocopiados e entregues juntamente com a ficha preenchida: 1) Comprovante

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Página 4 de 8 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Não serão analisados processos com documentação incompleta e/ou ficha socioeconômica incompleta e/ou rasurada. Nesses

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA FORMULÁRIO DE RENOVAÇÃO; HISTÓRICO ACADÊMICO ATUALIZADO (2015.2); COMPROVAÇÃO DE MORADIA dos pais (conta de água ou de luz) COMPROVAÇÃO DE MORADIA

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO Data: / / 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Completo: Gênero Data de nascimento Identidade Órgão Emissor UF CPF ( ) Fem. ( ) Masc. / / Naturalidade UF Estado civil Matrícula:

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

EDITAL Nº 068/2016 ERRATA

EDITAL Nº 068/2016 ERRATA 1 EDITAL Nº 068/2016 ERRATA PROCESSO SELETIVO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE BELO HORIZONTE No cabeçalho

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL - 2018 RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: Para análise e renovação da Bolsa de Estudo Social, o aluno deverá entregar XEROX de toda

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS RIBEIRÃO PRETO, 24 de agosto de 2017. Edital nº 01 /2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A ABEC Associação Brasileira de Educação e Cultura, pessoa jurídica de direito

Leia mais

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17 REGULAMENTO CRÉDITO ESTUDANTIL FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL 2018/1 1. OBJETIVO Para uma formação de excelência, sólida e bem reconhecida se faz necessário dedicação e investimento. O Programa de Crédito

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL - VETERANOS

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL - VETERANOS REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL - VETERANOS O Centro Universitário Central Paulista UNICEP, por meio de seu departamento de Relacionamento Discente, divulga as regras para a concessão de Bolsa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 07/17 PROBIN

PROCESSO SELETIVO 07/17 PROBIN PROCESSO SELETIVO 07/17 PROBIN 1 - O Diretor Geral da UniFAI Centro Universitário de Adamantina torna público para conhecimento das conveniadas, que estarão abertas, no período 22 de março de 2017 a 31

Leia mais

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Procedimento de Avaliação Sócioeconômica - Cotas EP1 e EP1A Concurso Vestibular EAD/UAB/UFSM 2014. Observações: a) Os documentos

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 022 /2016

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 022 /2016 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO Nº 022 /2016 O Reitor do Centro Universitário Barriga Verde UNIBAVE e Presidente da Fundação Educacional Barriga Verde FEBAVE, Professor Elcio Willemann, no uso de

Leia mais

Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica - Feliz/RS - CEP: Telefone: (51) Sítio eletrônico:

Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica - Feliz/RS - CEP: Telefone: (51) Sítio eletrônico: ANEXOS ANEXO A - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A documentação deverá ser entregue ao Setor de Registros Escolares no ato da inscrição na seleção para os benefícios 2011/2. Não serão aceitas inscrições caso toda

Leia mais

Processo de Solicitação de Bolsas. I - Condições Gerais

Processo de Solicitação de Bolsas. I - Condições Gerais Processo de Solicitação de Bolsas I - Condições Gerais 1. O solicitante deverá encaminhar pelo correio, em envelope registrado, a totalidade dos documentos aqui arrolados, juntamente com o Formulário de

Leia mais

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL:

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: - Estar matriculado em instituição de ensino; - Morar no município e estudar em outro; - Ter renda per capita de até 1,5 salários mínimos

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP - Unidade Tiradentes PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS Chamada para concessão da Isenção do Restaurante Universitário

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DOS ESTUDANTES I - Comprovante de matrícula de

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 1) DOCUMENTOS GERAIS (para todos os candidatos) Na Confirmação de Vaga, o candidato deverá entregar

Leia mais

EDITAL Nº 010/ PROAE

EDITAL Nº 010/ PROAE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENADORIA DE APOIO PEDAGÓGICO E AÇÕES DE PERMANÊNCIA EDITAL Nº 010/2016.2 PROAE PROCESSO

Leia mais

PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES:

PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES: PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. As informações prestadas no formulário,

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto;

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; EDITAL DE INSCRIÇÃO 1. REQUISITOS BÁSICOS PARA A INSCRIÇÃO Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; Ter nascido nos meses de janeiro a junho de 2.001; Residir em Salto; Possuir renda

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto;

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; EDITAL DE INSCRIÇÃO 1. REQUISITOS BÁSICOS PARA A INSCRIÇÃO Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; Ter nascido nos meses de janeiro a junho de 2.002; Residir em Salto; Possuir renda

Leia mais

CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE

CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil do

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 157/2016, de 20/12/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2017 1º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

F U N D A Ç Ã O A N T O N I O - A N T O N I E T A C I N T R A G O R D I N H O Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves

F U N D A Ç Ã O A N T O N I O - A N T O N I E T A C I N T R A G O R D I N H O Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves F U N D A Ç Ã O A N T O N I O - A N T O N I E T A C I N T R A G O R D I N H O Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO Vagas 2017 A pré-inscrição avaliação

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

Informações sobre o Benefício do Vestibular Social. 2) A bolsa concedida é intransferível e tem validade APENAS para o 2º semestre de 2017.

Informações sobre o Benefício do Vestibular Social. 2) A bolsa concedida é intransferível e tem validade APENAS para o 2º semestre de 2017. ATENÇÃO: Leia atentamente o formulário. Preencha corretamente todos os campos, com letra legível, sem rasuras e com caneta azul. É imprescindível anexar a documentação solicitada. Somente serão considerados

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

(2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO):

(2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO): DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DO CANDIDATO (2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO): 1 Foto 3x4 atual; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor (obrigatório para os maiores de

Leia mais

EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - 2017 A Universidade Federal do Espírito Santo, representada pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018 SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018 Eu responsável pelo (a) aluno (a) a ser matriculado em 2018, na turma no Curso: ( ) Ensino fundamental I; ( ) Ensino Fundamental II ou ( ) Ensino Médio vem, por intermédio

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS PARA MANUTENÇÃO DE BOLSA PROUNI FACHA

LISTA DE DOCUMENTOS PARA MANUTENÇÃO DE BOLSA PROUNI FACHA Orientações: LISTA DE DOCUMENTOS PARA MANUTENÇÃO DE BOLSA PROUNI FACHA - 2016 O programa de bolsas de estudo é voltado para alunos e candidatos em situação de carência econômica conforme regras vigentes.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS Jaraguá do Sul, 22 de agosto de 2017 Edital nº 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A UNIÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora

Leia mais

1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS Curso: Administração ( ) Economia ( ) 1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS Dados do Candidato Nome: Data de Nascimento: / / Cidade/ Estado Idade: sexo: feminino( ) masculino ( ) estado civil: RG CPF Nome

Leia mais

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012.

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012. EDITAL Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS PELA UFMS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015 A CHEFE DA COORDENADORIA DE APOIO À FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Divisão de Assistência e Ações Afirmativas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Divisão de Assistência e Ações Afirmativas DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA SISU Apenas para os candidatos classificados dentro da Política de Ações Afirmativas - AF1A e AF1B. Comprovação da renda familiar por meio de documentação

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONOMICA. Leia com atenção todos os itens

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONOMICA. Leia com atenção todos os itens RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONOMICA Leia com atenção todos os itens A documentação a ser apresentada é referente ao estudante e a TODAS as pessoas relacionadas no Quadro de Composição Familiar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE EXTENSÃO ANEXO II

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE EXTENSÃO ANEXO II ANEXO II DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (de todos os membros do grupo familiar incluindo o estudante): a) Todos os documentos deverão ser apresentados em CÓPIAS, pois não serão devolvidos. b) As declarações dos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 1º semestre

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 1 - DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS (OU CÓPIAS AUTENTICADAS): Registro de nascimento;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 259/2016 Dispõe sobre a Renovação de Cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico- Administrativo e Bolsa Dependente CONCEDIDAS EM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº , COM ALTERAÇÕES DA LEI DECRETO Nº , COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50

PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº , COM ALTERAÇÕES DA LEI DECRETO Nº , COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50 PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº 14.038, COM ALTERAÇÕES DA LEI 14.213 DECRETO Nº 49.458, COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50.236 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO 2º SEMESTRE DE 2013 A Fundação Universidade de

Leia mais

para os cursos sem migração curricular e 26/12/16 para os cursos com migração curricular.

para os cursos sem migração curricular e 26/12/16 para os cursos com migração curricular. COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 1. Abrir no portal do aluno o requerimento Bolsa Carência do dia 13/12 até o dia 19/12/2016. 2. Anexar os seguintes documentos de todo grupo familiar, inclusive

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

2º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018.

2º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018. CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) Nº DE PROTOCOLO: QUANTIDADE DE MEMBROS: CANDIDATO/RESPONSÁVEL LEGAL/FINANCEIRO: CPF:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE DOCUMENTAÇÃO GERAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE Documentos de identificação: a) 1 (uma) Foto 3x4 do candidato; b) Formulário de Inscrição; c) Atestado de Matrícula; d) Histórico Acadêmico

Leia mais

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê:

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê: EDITAL Nº 209/2017 RETIFICAÇÃO 01 Dispõe sobre o Exame de Classificação para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), na forma integrada ao ensino

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

Modelos de. Declarações. Para 2017

Modelos de. Declarações. Para 2017 1 Modelos de Declarações Para 2017 2 Segue abaixo os modelos sugestivos das seguintes declarações: 1. Declaração de desempregado; 2. Declaração que não exerce atividade remunerada, ou do lar; 3. Declaração

Leia mais

EDITAL N. 02/ O candidato deverá solicitar o formulário de inscrição no seguinte período, horário e local:

EDITAL N. 02/ O candidato deverá solicitar o formulário de inscrição no seguinte período, horário e local: EDITAL N. 02/2015 Dispõe sobre a realização de estudo socioeconômico para concessão de benefícios sociais previstos no Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFSul, do Câmpus Avançado Jaguarão.

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. Toda a documentação deverá ser entregue

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016 Chamada para seleção de estudantes de graduação, candidatos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2017.1 Chamada para seleção de estudantes de graduação, candidatos ao Programa de Assistência

Leia mais

FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016

FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016 FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016 Responsável Financeiro: Candidato (a): Curso: período: Turno: ( ) MATUTINO ( ) NOTURNO ( ) DESPERIODIZADO Matrícula Nº Endereço: Bairro: Cidade/UF: E-mail: Ponto de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/2 1. Abrir no portal do aluno requerimento Bolsa Carência do dia 25/07/17 até o dia 27/07/17. O prazo para a abertura de requerimento poderá ser encerrado antecipadamente

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Ministério da Educação INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos

Leia mais

CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub

CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub A Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu - CPGSS, vinculada à Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

Leia mais

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL REAVALIAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DO BENEFÍCIO PERMANENTE 2014 A Diretoria Geral

Leia mais

Modelos de. Declarações. Para 2017

Modelos de. Declarações. Para 2017 1 Modelos de Declarações Para 2017 2 Segue abaixo os modelos sugestivos das seguintes declarações e a página: 3. Declaração de desempregado; 4. Declaração que não exerce atividade remunerada, ou do lar;

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

Qualificar Mais EDITAL

Qualificar Mais EDITAL Qualificar Mais EDITAL EDITAL N 001 05 de Outubro de 2016 Disponibilidade de Vagas e Regras para matrículas de Alunos e Processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos Sumá rio 1. Documentos de Identificação e Comprovantes... 2 2. Documentos do Ensino Médio...

Leia mais

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO ATENÇÃO Leia atentamente o Edital de Abertura para solicitação de isenção do pagamento

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades e

EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades e EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades 2017.1 e 2017.2 Anexo VII Documentação comprobatória Apresentar os Documentos comprobatórios FOTOCÓPIAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 537/UFFS/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 537/UFFS/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 537/UFFS/2015 Ministério da Educação ALTERA O EDITAL Nº 458/UFFS/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni 1º SEMESTRE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DA BOLSA PROMISAES

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DA BOLSA PROMISAES LEIA COM ATENÇÃO! OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFU destinam-se exclusivamente aos estudantes provenientes das camadas de baixa condição socioeconômica (Tendo como um dos critérios renda familiar

Leia mais

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017.

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017. CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): DATA: CURSO/TURNO: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG e CPF de TODOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL nº 005, 26 de fevereiro de 2014. PROCESSO SELETIVO PARA A MORADIA ESTUDANTIL campus DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES Campus Baturité EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor do campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17 Edital Nº 017/2017 CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE CRÉDITO ESTUDANTIL 2018-1 A Direção da Faculdade da Indústria SJP, Instituição de Ensino Superior integrante das Faculdades da Indústria do Sistema FIEP, no

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 209/2015 Dispõe sobre a realização de cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico-Administrativo e Bolsa Dependente, relativamente

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 01/2015 DG/CM/IFRN EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DO IFRN 2015.

EDITAL INTERNO Nº 01/2015 DG/CM/IFRN EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DO IFRN 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMPUS CEARÁ-MIRIM EDITAL INTERNO

Leia mais